Política
16-08-2013, 18h00
Janot é favorito para procurador-geral
6A tendência da presidente Dilma Rousseff é nomear Rodrigo Janot para a Procuradoria Geral da República. O argumento de seguir o critério de mais votado na categoria é visto pela presidente e pelos auxiliares como o mais forte para justificar a escolha. Na visão do PT, escolher o mais votado marca diferenças com o PSDB, que não adotou esse critério no governo FHC.
Kennedy, se puder disponibilizar uma pequena biografia do magistrado, seria interessante. Abraço!
Caro Kennedy, por acaso os tucanos escolhem os mais votados? Veja o caso de São Paulo,não só no Ministério Público, mas também em outros órgãos, tais como USP, Defensoria, Procuradoria do Estado etc. Se o PT tivesse escolhido um PGR da República que aceitasse ser vassalo (sim, existem), haveria o mensalão?
A indicação do nome de um membro do Ministério Público Federal para ser sabatinado pelo Senado Federal para posterior nomeação ao cargo de Procurador-Geral da República tem merecido da presidente da presidente da República, certa cautela. É aquele velho adágio popular de que, gato escaldado tem medo de água fria! Principalmente, porque o PT partido da presidente, estava dentre aqueles que tinham interesse em retirar do MP o poder de investigação.
Seja quem for o escolhido, não pode ter preferencias partidárias. Coisa que infelizmente o canalha do Gurgel demonstrou o tempo todo pelo PSDB. Tem que ser indiciado sim por prevaricação.
Gostaria _muito_ que a presidente escolhesse a Sra. Deborah Duprat para o cargo de Procurador Geral. Ela ficou apenas 3 semanas como procuradora geral interina e _revolucionou_ o Supremo. Basta dizer que as 3 mais importantes decisões do Supremo dos últimos anos ocorreram em razão de petições dela: a legalização das relações estáveis homossexuais, a legalidade do aborto de fetos anencéfalos e a legalidade das marchas da maconha.
Esses 3 casos eram verdadeiros elefantes na sala de estar: estavam lá, ocupando espaço, incomodando, mas ninguém se importava de tirá-los. A Sra. Duprat foi lá e iniciou o processo que os retirou.
Além disso, ela foi a mais votada quando se conta a votação de todos os subprocuradores gerais do MPU (a tal lista tríplice que o Sr. Rodrigo Janot aparece encabeçando só contou com os votos dos subprocuradores gerais do MPF, que é um ramo do MPU).
Princípio básico da democracia, ganha o mais votado! Pena que o tucanato na segue esse princípio!