aki

cadastre-se aqui
aki
Política
04-05-2016, 9h11

Janot pode inviabilizar Lula em 2018; Temer já vive crise ministerial

Se ex-presidente ficar fora da briga pelo poder, Ciro seria opção do petista
63

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

As medidas adotadas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em relação a Lula tornam bastante difícil para o ex-presidente viabilizar uma candidatura ao Palácio do Planalto em 2018.

Janot fez uma denúncia contra Lula por obstrução de Justiça, acusando o petista de ter tentado participar de uma eventual compra de silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. O procurador-geral da República também pediu a inclusão de Lula no maior inquérito da Lava Jato, alçando o petista à condição de um dos chefes do esquema e dizendo que o escândalo na Petrobras não teria acontecido sem a participação do ex-presidente.

Em resumo, as providências de Rodrigo Janot foram duras e poderão tirar Lula do jogo eleitoral.

Outro efeito político das medidas: dar combustível a uma reação ainda mais crítica de Lula, do PT e da presidente Dilma Rousseff em relação à Lava Jato. Ontem, no Palácio do Planalto, repetia-se o argumento de que os governos Lula e Dilma fortaleceram a Polícia Federal e o Ministério Público e que acusar os petistas de atrapalhar a Lava Jato seria uma injustiça de Janot.

Ou seja, já se desenhava um argumento para uma guerra política com maior vitimização do PT. Além de tirar Dilma da Presidência, a consumação do golpe seria inviabilizar eleitoralmente Lula.

Complicador: a situação jurídica de Lula não está clara. Em breve, ele deixará de ser ministro da Casa Civil. Foi nomeado, mas sua posse está suspensa. Com a queda de Dilma do poder, Lula e outros ministros que estão na mira de Janot perderão o direito ao foro privilegiado.

Janot também pediu a inclusão de Lula e mais 29 investigados em um inquérito que já tem 39 pessoas. Ou seja, seriam 69 investigados em apenas uma apuração. Se esse inquérito se transformar num processo com 69 acusados, o Supremo Tribunal Federal vai levar anos para julgar.

Logo, o STF terá de decidir se vai desmembrar desse inquérito aqueles que virão a perder a prerrogativa de foro na corte mais alta do país ou se vai encarar a tarefa de investigar e julgar tanta gente num balaio só. Seria possível, mas dificilmente haveria um decisão antes das eleições de 2018, se levarmos em conta que o mensalão, que teve a denúncia feita em 2007 foi julgado em 2012.

As medidas de Janot reforçam a investigação que o juiz Sérgio Moro conduzia em Curitiba a respeito do sítio em Atibaia e de um apartamento no Guarujá. Se Lula continuasse ministro, o que não vai mais acontecer, o Supremo ainda decidiria em definitivo se a investigação de Curitiba viria para Brasília ou se ficaria no Paraná. Se algo voltar para o Paraná, aumenta a chance de uma condenação rápida de Lula por Moro e pela segunda instância, tornando o ex-presidente inelegível e gerando possibilidade de prisão.

Lula se diz inocente de todas as acusações e afirma que não teme ser investigado. Mas agora ele tem Janot e Moro no calcanhar. E isso pode, sim, inviabilizar uma candidatura presidencial dele.

Aumentou o bombardeio de acusações contra o ex-presidente, o que, no mínimo, gera mais desgaste pessoal e político e acirra o debate público.

*

Lula poderá apoiar Ciro em 2018

Se ficar fora da disputa pelo Palácio do Planalto em 2018, Lula teria o papel de um grande cabo eleitoral. Poderia jogar o seu peso político para vitaminar uma candidatura do PT, se sobrar no partido algum nome minimamente viável, como o ministro Jaques Wagner ou o prefeito Fernando Haddad.

Mas hoje, nos bastidores, fala-se muito num apoio do PT a Ciro Gomes, que deverá ser candidato pelo PDT. Ciro tem sido um duro crítico do PSDB e do PMDB. Com Lula fora do jogo, ele seria a aposta mais viável do ex-presidente e dos petistas.

*

Temer já vive crise ministerial

Antes de assumir o poder, o vice-presidente Michel Temer já vive a crise de excesso de aliados para ministérios de menos. Como antecipou o blog, Temer não deverá fazer uma redução drástica de pastas. Hoje, há 32 ministros. Ele pensa em ter cerca de 25, 26 para acomodar aliados.

A pressão dos partidos por ministérios é grande. Há a ideia de notáveis em algumas áreas. É preciso compor politicamente com as forças que aprovaram o pedido de impeachment de Dilma na Câmara e que julgarão a presidente no Senado. O PSDB deu apoio, mas criticou a forma como a montagem da equipe está sendo feita.

Seria um erro colocar na Ciência e Tecnologia um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus que critica Darwin e o evolucionismo. E creio que seria um erro nomear investigados pela Lava Jato, porque vão se transformar em alvo da imprensa. Haverá no dia seguinte uma disputa na imprensa para ver quem derrubará o primeiro ministro do novo governo. Antes de assumir, Temer já tem uma prematura crise ministerial a administrar.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
63
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Ciro Gomes, Marina Silva… tudo farinha do mesmo saco.
    O país não suporta mais esse populismo demagógico e sindical.
    A hora é de renovação, sem gracinhas, Tiriricas e outros oportunistas.
    É hora de política com seriedade e comprometimento.

    • Cristina Bastos disse:

      Certíssima, Maria Aparecida. Nós merecemos gente séria e precisamos que estejam dispostos a reerguer nossa combalida economia.

      • mario perz disse:

        Gostaria que a senhora indicasse aqui pelo menos 5 nomes de gente séria na política brasileira, nome que nunca estiveram atreladas à corrupção!

        • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

          Cristovam Buarque, Celso Lafer, Jaime Lerner, Floriano Pesaro, Zulaiê Cobra Ribeiro… quer mais ??

          • Alberto disse:

            Acrescento cara sra/srta Ramos Tinhorão mais os seguintes,ao meu ver nada que os desabone,muito pelo contrário,senadores Reguffe e Ana Amélia e o governador Pedro Taques(ex-senador).

          • NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

            General Augusto Heleno (Presidente), Joaquim Barbosa (Ministro da Justiça), Cristovão Buarque (Ministro da Educação), Capitão Jair Bolsonaro (Direitos Humanos ou Polícia Federal), Zeina Latif (Ministra Planejamento ou Fazenda ou Banco Central)…
            Gente capaz e competente existem aos milhares!

          • VITOR DE DEUS DEL CASTRO disse:

            Cristovam Buarque??? Ele é um demagogo, foi um dos piores governadores que Brasília já teve, e pra piorar a área que ele tanto defende, a educação, foi a que mais sofreu na gestão dele

          • Timotio disse:

            Algum do Pt? Não. Obviamente. Mas acho que tem também no Pt, Não sei qual é a idade dele, mas Eduardo Suplicy, temos ainda, Tarso Genro, Jacques Wagner, Fernando Haddad,e por ai vai. No Pmdb apostaria em Roberto Requião. Homem de coragem e fibra. No próprio Psdb temos nomes bons. Enfim, creio que em TODOS os partidos podemos encontrar gente séria pra administrar esse País. O que precisamos URGENTEMENTE é de uma drástica reforma política, coisa que os deputados, acredito eu JAMAIS votarão, pois poderão perder poder de barganha, afinal só votam projetos para o País em troca de financiamento de campanha, financiamento esse que na minha opinião não poderia ser privado para evitarmos exatamente o que tem ocorrido no Brasil desde as Diretas Já, ou seja, Obras em troca de propinas, e vice-versa. Com o sistema político que aí está, nada vai mudar. Até esse bons nomes citados por voce e por mim poderão ser corrompidos. Quem viver, verá!

          • Marcos Aurélio disse:

            Cristovam Buarque é acusado de caixa dois com ajuda de Alckimim, Celso Lafer é o ministro que tirou os sapatos para ser revistado no aeroporto dos EUA (patético e submisso), Jaime Lerner foi condenado a 3 anos e meio de prisão por dispensa ilegal de licitações em 2011, Floriano Pesaro (sério?),Zulaie Cobra Ribeiro é talvez a melhorzinha que a senhora citou, porém existe uma característica nos seus indicados, todos estão de alguma forma ligados ao PSDB, sendo parte do partido ou aliados/apoiadores, inclusive, e infelizmente Cristovam Buarque. A quem a senhora está querendo enganar?

    • BRAGA-BH disse:

      Você vai se candidatar a algum cargo?

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Tenho todos o elementos para servir a nação, entre eles: duas faculdades e uma pós graduação em universidade de prestígio nos EUA… Ahhh ! Falo 4 idiomas e tenho ficha limpa. Está bom assim ?

        • v.silva disse:

          Nos quinhentos anos de existência o Brasil foi governado por nobres da corte, intelectuais, generais, sociólogo, poeta; todos com graduação superior, viagem e convivência no exterior. Agora pergunto? Com todos esses predicados, por que não resolveram os problemas do nosso país.
          Obs. Não sou contra ensino superior, aliás sou engenheiro com pós graduação em administração.

    • walter disse:

      Perfeita Cara Maria Aparecida Ramos Tinhorão; nosso congresso, é uma “piada de mau gosto”; durante anos, votamos por votar, este é o resultado; construímos um ambiente perfeito para “canalhas; claro que existem exceções, mas não são regra.
      Quanto ao lula, temos uma situação terminal Kennedy; haverão “avalanches de acusações”, sinceramente, podemos esquecer lula em 2018; corre o risco de ser preso e não sair; terá que pedir asilo, e esquecer o Brasil; lembro bem do caso Fujimori, tentou retornar ao País, após asilo no japão, e não saiu mais da cadeia; são muitas acusações e dinheiro improcedente; não poderá alegar mais, que não sabia.

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Walter, caríssimo colega deste foro de debates.
        Você (como sempre) corretíssimo.
        Existe uma enorme inversão na escala de valores éticos e legais. Hoje assistimos a invasão de escolas, vandalismo e depredações orquestradas por “movimentos sociais”, que são exatamente os maiores beneficiários de educação, saúde e transporte público !
        É cuspir no prato… coisa de sindicalista pelego, submisso e rastejante.

    • Paula Ferreira disse:

      Quem??? Você seria capaz de citar um só nome, em que podemos confiar 100 ou pelo menos, 90%?

    • Ueslei disse:

      Magno Malta ou Ronaldo Caiado são boas opções.

    • voz ativa disse:

      Marina e Ciro não, chega de esquerda, chega de populismo bolivariano, chega de ser reféns de movimentos pseudo-sociais. Vamos renovar, basta dessas malas sem alça. Tem caras bons como Pedro Taques e Cristóvam Buarque. Vamos olhar para a frente.

  2. maria antonia Gurgel disse:

    Era isso o que estavam querendo o tempo todo.Inviabilizar Lula.Agora eu mim pergunto porque?

    • Pasquale disse:

      Porque queriam dar brioches para o povo.

    • Luiz Silva disse:

      Os gastos aumentaram tanto no 1.o governo Lula que, na época da campanha pela reeleição, um repórter perguntou a seu principal acessor: E a redução de gastos? A resposta foi: Nós não estamos preocupados com isso. Maria Antonia, procure saber mais sobre “populismo”, o estilo de governar de Lula e Dilma. No populismo, os gastos desenfreados geram enormes ganhos sociais, tirando milhões de famílias da pobreza. Ele só tem um “pequeno” efeito colateral: o país vai à falência.

  3. Leonardo Gama disse:

    depois do anúncio dos ministeriáveis de Temer, ficou a impressão de que o pre-requisito era “ser citado na lava-jato”.
    não vejo como esse governo Temer, no quesito “Moralidade”, ser melhor do que os anteriores.
    PT e PSDB obviamente tinham que reservar parte dos seus ministérios e cargos para agradar aqueles pilantras que lhe apoiaram na campanha.
    porém o governo Temer, tem de fazer isso com uma imensidão de pilantras, quase todos os politicos corruptos apoiaram o impeachment, ou seja, esse pessoal vai cobrar pelo apoio, é muito pilantra para Temer agradar.
    “capitão, vai dá m…”

  4. Leonardo Gama disse:

    apoiar Ciro Gomes, era o q o PT deveria ter feito em 2010, era o melhor para o país.
    Lula saindo com 80% de aprovação, devia ter analisado alguém simpático a seus programas sociais, porém com outra visão!!! era isso que o Brasil precisava, outro partido, outra visão!!!
    se o governo Ciro desse certo, Lula aumentava sua popularidade, se desse errado, td mundo pediria a volta dele.
    Lula pensou apenas como petista, e o PT pensou apenas no poder . . . saldo: perdeu todo mundo (Brasil, PT, Lula)!!!

  5. Juliano Roberto disse:

    A única coisa que não entendo é o motivo de terem demorado tanto tempo pra entender quem era o chefe de fato da quadrilha.

  6. Luiz Silva disse:

    Ontem o Ministério Público reconheceu oficialmente que há indícios de envolvimento de Lula no Petrolão. Há quanto tempo a sociedade brasileira sabe que a OAS reformou o sítio disponibilizado a Lula em Atibaia e o triplex a ser disponibilizado a Lula no Guarujá? A pergunta é: porque somente agora, no virtual fim do governo do PT, é que Lula foi denunciado?

  7. Jaspion disse:

    Esta demora para que as coisas se definam é uma espécie de doença crônica que atrapalha e muito as decisões que seriam necessárias para que se tivesse o retorno à normalidade. A ideia de reduzir ministérios é correta, mas como as coisas não andam, Temer começa a ser pressionado por parasitas reclamões que querem espaço para obter poder. O momento é delicado, todos sabem disso, então já vai sendo Temer colocado em uma camisa de força. Se não for habilidoso, terminará com mais ministérios do que Dilma. Enquanto isso, os bocas mole do senado discutem a admissibilidade do impeachment, equivocadamente determinada pelos faladores do STF, e assim o fato necessário fica em 2o plano, que é a definitiva derrubada da Maria Louca, com as ações consequentes e necessárias para organizar um novo governo. Mas, como se vê, Temer já começa a ficar cercado de corvos e abutres.

    • Luiz Silva disse:

      O art.86 da Constituição diz: Admitida a acusação pela Câmara, o presidente será submetido a JULGAMENTO pelo Senado nos crimes de responsabilidade. Logo, o Senado NÃO discute admissibilidade. O mesmo artigo diz: O presidente, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por ATOS ESTRANHOS ao exercício de suas funções. É “atos estranhos”. Não é “atos do mandato anterior”. Logo, Dilma pode ser responsabilizada por qualquer ato que fez no exercício de suas funções. Tanto no mandato atual, quanto no mandato anterior. Quem defende o contrário está indo contra a Constituição.

  8. Terezinha disse:

    Ministérios não são para acomodar aliados.

  9. Leonardo Gama disse:

    Kennedy, qual sua opinião acerca do apoio do PT a Ciro? até que ponto seria benéfico?

    com apoio do PT, é praticamente certeza de Ciro ir pro segundo turno, mas em compensação, a rejeição que o PT possui, passar pra Ciro tbm!! e qual seria a moral dele para continuar suas duras criticas ao PT, se este está na mesma chapa?!?

  10. Kiko disse:

    Uma frase muito antiga que diz , que cada povo merece o governo que tem , isso por que o povo que elege esses nossos representantes sem querer saber de sua vida ou historia politica,prova disso e Color ser senador Paulo Maluf Deputado entre outros, quero que alguém me responda por favor pra onde devemos ir para poder renovar essa nossa politica oque devemos fazer;…?

  11. Ado Silva disse:

    O governo (governo!!??) e o artigo seu artigo, Kennedy, sugerem que tudo não passa de uma questão de opiniões e gostos pessoais que Janot, Moro e outros escolheram. E AS PROVAS!!??? Um homem na posição de Janot jamais daria andamento a um processo tão delicado se não tivessem sido produzidas provas sólidas dos crimes e a ligação dos investigados nesses crimes.
    Por outro lado, o articulista se confundiu um pouco quanto à decisão do Supremo para casos de foro privilegiado. Se Lula et caterva perderem essa condição (execrável sob todos os pontos de vista), a INVESTIGAÇÃO continuará em Curitiba, pela PF; apenas o JULGAMENTO das evidências é que passa para outra instância.
    E finalmente, Ciência e Tecnologia há muitas décadas não passa mais pela discussão entre Criacionismo e Evolução das Espécies. É hoje sobre nano-tecnologia, o número das coisas, materiais compósitos e outras áreas tão técnicas que o ministro nem tem como avaliar sem um cientista. A Universal está ali só pela grana…

  12. Tomara que o Lula apoie o Ciro Gomes.
    Ser apoiado por Lula será que é mesmo um bom negocio?
    Então porque os prefeitos petistas estão abandonando a legenda?
    Porque fogem como ratos?
    Se é tão bom ser petista e se é tão bom ser apoiado por Lula, porque fogem?
    As eleições de Outubro vão mostrar a realidade. Não tem Datafolha que possa mudar isto.
    Que zika! corrupção Mata mais que mosquita!

  13. almeida disse:

    sem pt pelo o amor de Deus..fui metalurgico em sao paulo o lula e seu pessoal faliu sao bernardo do campo , abc, e sao paulo..fora pt.

  14. almeida disse:

    pesquizas nunca vi ninguem pesquizar nada esse pessoal fala em 11 milhoes de desempregados o pt partidos dos trabalhadores acabou com os empregos tenho certeza que o pais tem muito mais de 30 milhoes de desempregados..

    • Juliano Roberto disse:

      Fora os que ainda ficarão desempregados esse ano. Já pensou quando as obras olímpicas acabarem no Rio? Milhares de operários vão imediatamente pro olho da rua, sem a menor perspectiva de recontratação. O “legado olímpico” será uma cidade falida e desempregada.

  15. Alberto disse:

    Foi um golpe da PGR dirão os inocentes úteis.Concordo que foi um golpe,mas um golpe na orcrim.Réquiem.

  16. Aquele que não tem pecado que atire a primeira pedra. Qual politico que sempre foi certinho?

  17. Nardo disse:

    Agora Teremos Temer presidente e Cunha vice.
    Agora vai, principalmente, pelo aconselhamento de Aécio Neves.
    XIcumCunha não for não há o que Temer.

  18. Diego Silva disse:

    Tudo pode se esperar desse judiciário parcial. O STF costuma condenar pessoas baseado em delação, sem que hajam provas concretas das mesmas. O Janot quer condenar o Lula simplesmente porque ele acha que há culpa do ex presidente. Cadê as provas? Até agora nada. Sergio moro Quer prender Lula porque acha que O triplex e O Sítio pertencem a ele. Cadê as provas? Sinceramente é preocupante quando as pessoas que deveriam zelar pela justiça fazem julgamentos baseados em “axiologia”. E o pior de tudo é quando isso começar a afetar os cidadãos de bem. Se o judiciário comete injustiça, a quem recorrer?

  19. Roberto Boletti disse:

    Enquanto para ser eleito, precisar só de votos, iremos ter vários tiriricas, lulas etc…..
    Creio que deveria te um curriculum, um bom cidadão para ser vereador, e assim por diante, quando fosse candidato, a presidente, todos já o conheceriam e saberiam que se chegou a este cargo é porque estudou muito ser é uma pessoa confiável!
    Qualquer pequena empresa, solicita o que estudou, o que faz exige experiência, tudo!
    Imagino um presidente de uma empresa multinacional que fal 4,5 idiomas, ter que se submeter a autoridades incopetentes!
    Por isso vemos empresas fechando no Brasil e muitas que viriam, já desistiram vendo esse desserviço deste governo!A policia do senado ganhando muito mais do que os militares que atuam nas ruas, e os professores que aguentam 40, 50 alunos mal educados numa sala de aula, quem nunca trabalhou recebendo 9% de aumento, aposentados sem aumento, 35 anosa de trabalho pra nada!

  20. sonia de Souza disse:

    Eu vou de Caiado!!!!!

  21. Andre disse:

    Só há uma coisa estranha, né. O Janot mandou a cúpula do PMDB para investigação, mas o nome de um dos principais lideres do partido não está, que é o senhor Temer. O coitado não devia saber de nada mesmo, foi enganado por Lula, por Cunha , por Renan. Me espanta tanta ingenuidade neste homem santo. Diante disto, vou ter que concordar com o Cunha, o Janot é muito, mas muito seletivo e de pouca coragem.

  22. luiz santos disse:

    Se não tivermos mudanças nas instituições que comandam o país muito pouco ou nada ira mudar, pois dos políticos presos no mensalão não existe mais nenhum preso em regime fechado apenas os laranjas, muitos destes soltos com extinção da pena concedida pelo próprio supremo, ou seja estão na rua provando que ser político corrupto não se tem…, neste país.

  23. Wilson disse:

    Estava na hora de alguém corrigir o erro dos Brasileiros que voltaram nesta gangue
    Fora Dilma e leva o Lula e o PT com você!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. MAURICIO JOSE DA SILVA disse:

    Ilmo. Sr. Luiz Silva, peço permissão para expor a minha linha de pensamento, por vários dias vejo criticas ao governo do PT, hoje tenho 54 anos, e desde os 15 anos, sempre ouvi falar de corrupção nos setores dos bancos e empreiteiras, e nunca se fez nem sequer uma CPI para investigar as mesmas, foi a partir do governo do PT que a Policia Federal e Ministério Publico começaram a investigar e denunciar, concordo com a maioria dos comentários, devemos fazer uma limpeza a bem da moral e dos bons costumes, nos poderes Executivos, Legislativos e no Judiciário, não quero com isso generalizar. Seguindo um raciocínio lógico, é difícil me convencer de que só com os rendimentos recebido pelos nossos políticos, os mesmos poderiam comprovar o patrimônio pertencente aos mesmos. Não acredito que esta investigação da Lava-Jato consiga condenar os políticos de renome nacional. Gostaria muito que os lideres do PT, em especial o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizesse uma delação premiada e cita

  25. Jorge dos Santos Rodrigues disse:

    Hoje, não resta mais dúvida que desde o chamado mensalão do PT, depois Petrolão e com a lava jato, todo o orquestramento político-jurídico foi para defenestrar o PT e seus maiores representantes. No mensalão haviam políticos de vários partidos, muitos deles condenados e presos, mas a mídia inteira só anunciava os integrantes do PT, como Genuíno e José Dirceu. Veio o Petrolão na lava jato, o PMDB inteiro lá dentro, mas quem está sendo despedido do poder é o PT. E agora, ainda com receio que o PT reconquiste o poder, os articuladores políticos, como, pasmem, Eduardo Cunha, Romero Jucá e outros PMDBistas atolados em denúncias de corrupção, busca mecanismos para inviabilizar uma eventual candidatura Lula em 2018, se não for antes. Não resta dúvida que o Brasil não está preparado para uma democracia onde a vontade do povo seja respeitada.

    • Timotio disse:

      Faço minha suas palavras. Pra ser sincero, permita-me expressar minha opinião. Da crise atual, pra mim, 90% é de responsabilidade do Congresso e do Senado Federal. Analiso assim: Lula teve oito anos de excelente governo. Milhares de empregos, faculdade para todos, etc. Dilma teve um primeiro mandato muito bom. Venceu uma das piores crises internacionais que afetara o Brasil, baixando preços de linha branca e outras medidas que mantiveram os empregos em alta. Agora imagine o seguinte, oito anos com Lula, quatro anos com Dilma de Bons resultados no emprego e renda, é óbvio que a oposição viu aí, uma chance mínima, ou quase zero de chegar ao poder, pois, um segundo bom mandato de Dilma fortaleceria ainda mais a candidatura de Lula em 2018, e se tivesse novamente sucesso, seria reeleito em 2022, e ai, meu caro, o Pt dificilmente sairia do poder pelas conquistas que propusera ao povo menos favorecidos até 2002. A oposição decidiu então “Boicotar” o governo Dilma, partindo para o “GOLPE.”

      • Ai a conta da bondade chegou… e é bem salgada com sal do Pré-Sal.
        O sal que dá nome ao salário faltou.
        Por que o emprego sumiu na ressaca da maré de bondade.
        A marolinha virou tsunami e o país naufragou.
        Conta outra Timotio. A do Titanic brasileiro, afundado na maré vermelha, nós já sabemos.
        Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

        • Timotio disse:

          O pior cego é aquele que Não quer ver. Você se enquadra entre esse tipo de cego. Agora diga-me, você acha CARO investimento no social? Matar a fome de quem há 500 anos foi oprimido por uma elite dominante? Ora ora. O Brasil tem uma dívida social com seu povo e deve sim pagá-la. A elite tem que devolver o que tirou do povo, e só apartir de 2003 começou a fazer isso. O resto são estórinhas de Cunhas e Aécios. Os deputados BOICOTARAM SIM O GOVERNO DILMA PRA PODEREM TOMAR O PODER Á FORÇA, COM GOLPE. Eles não tem votos nas urnas. São covardes. Tem medo de enfrentar Lula nas urnas. Por isso inventaram o tal crime das pedaladas fiscais, como se todos os poderes executivos, Estaduais, Municipais e federal não usassem desse mesmo artifício contábil. Anastasia do psdb fez isso, Alkcmim em São Paulo, Itamar Franco, fhc e Lula fizeram e tiveram suas pedaladas aprovadas. Então tá CLARO como água o GOLPE, pois reprovaram só a de Dilma. E tenho Dito. Não há controversas. É isso e nada mais.

    • Luiz Silva disse:

      Prezados Jorge dos Santos e Mauricio José: o PT, o PMDB e o PP armaram o maior esquema de corrupção da história e agora existe uma lista de políticos destes TRÊS partidos que deverão ser processados. O PT não está sendo despedido do poder enquanto o PMDB permanece. A presidente do Brasil, que é do PT, está sendo afastada. Nesse caso assume o vice, que é do PMDB. É isso o que prevê a Constituição. Impedir que Temer assuma é golpe. Nada impede, porém, que ele venha a ser afastado no futuro. Quanto ao receio de que o PT reconquiste o poder, o governo Lula só deu certo porque o preço internacional das commodities e o crescimento da China (coisas totalmente fora do controle dele) foram favoráveis. Quando a coisa mudou, veio a conta da política populista do PT. Mas então, o governo já era de Dilma.

    • Pasquale disse:

      Mas esta preparado para a destruição da Petrobras?…sei interessante.

    • Robinson Pais disse:

      Caro colega de debate seu posicionamento é claramente de uma pessoa que age com o coração, com paixão e a esquerda mostrou que com paixão, com uma verdadeira doença não se resolve nada. O governo do PT herdou o Plano Real e conseguiu destruir tudo o que foi construído. Esse partido defendia tudo ao contrário do que fez, enganou a nação e quebrou o país e você ainda o defende ???

  26. Marc disse:

    Dois problemas nesse plano para 2018:

    1) Qual será o capital político do Lula até lá? A tendência é ele chegar a 2018 ficha suja, com o apoio dos mais pobres cooptado pelo PMDB (se fizer a coisa certa e mantiver os programas sociais), dois anos mais velho e com aparência e saúde mais frágeis ainda do que hoje. Até um ano atrás, ninguém cogitaria a hipótese dele não ter 171 votos na câmara. O fato é que o mito Lula acabou entre a classe política; se isso se espalhar pro resto da sociedade, já era.

    Além disso, depois da Dilma, será que alguém ainda votaria em algum “candidato do Lula”?

    2) Ciro Gomes. O primeiro comentário que ele fizer, no primeiro debate, inviabiliza a candidatura dele. O cara é o seu próprio pior inimigo político, por absoluta falta de juízo na cabeça, assim como seu irmão.

    Me parece mais provável para 2018 é a esquerda fisiológica tentar colar na Marina Silva, a sua candidata mais viável – que não sei se vai conseguir administrar esse “apoio” todo.

  27. Se a justiça for feita, não vai sobrar cacique petista fora da cadeia para concorrer em eleição ou apoiar quem quer que seja.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  28. Wilma T, de Castro Barros disse:

    Não cabe a Lula nem a Ciro ou qualquer deles o direito de impor sua candidatura. Ceio que não saímos as ruas para garantir em definitivo mais do mesmo. Não e não! Queremos renovação, moralização do quadro, um basta na continuidade, na herança maldita de um mandato para outro. Queremos um projeto político adequado as necessidades dos novos tempos, essa política de clientelismo já mostrou, o suficiente, que não presta! Está claro é bastante visível que esa coalização ao estilo coronelismo desse ou daquele partido, faliu, se esgotou!
    Lula fez todo esforço para expulsar da Câmara e do Senado os herdeiros do clientelismo de, por exemplo, Vergílio (Amazonas), Magalhaes (Bahia) e outros próximos destes com a promessa de renovação, agora em forma ditatorial nos impõe a obrigação de continuar apoiando seu falido modelo? Não aceitaremos, estamos mandando de volta pro ninho as velhas serepentes, pra cadeia os bandidos de carteirinha e seus apadrinhados todo. Chega!

  29. Se eu entendi bem, a lista que o Procurador Geral da República mandou para o Supremo pega toda a cúpula do PT. E é referente somente a Operação Lava-Jato. Não estão incluídas as investigações das outras operações da Polícia Federal.
    Ainda virão as denuncias das Operações Acrônimo e Zelotes.
    E tem gente que ainda finge que não viu o Brasil sendo roubado por esta quadrilha.
    Santa cegueira causada pelo fanatismo político ideológico aos militontos úteis.
    A ideologia é maior que o patriotismo. Maior que o civismo. Maior que a lógica. Maior que a racionalidade. Maior que a verdade. Deixa-os bitolados. Transformado-os em escravos sem vontade própria. Repetidores de mantras por controle remoto.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  30. Pasquale disse:

    Funcionários da BR Distribuidora se mobilizam contra privatização da empresa

  31. Antenor disse:

    Tem mais um agravante, meu caro Kennedy: Dona Dilma agora está praticando “O QUANTO PIOR MELHOR” situação que sempre criticou, acusando a oposição de assim agir. Isto demonstra que os “atores” do PT não se preocupam e nunca se preocuparam com os destinos do Brasil, mas sim do “partidão vermelho”. Com tudo o que o Temer possa enfrentar, será sempre melhor do que essa quadrilha que está aí. Pelo menos abre-se uma nova perspectiva para o País tomar um rumo mais decente.

  32. Robinson Pais disse:

    Me desculpe, mas o PT mostrou tudo o que não se deve fazer em gestão pública, um verdadeiro desastre, ou se coloca a Administração Pública nas mãos de pessoas competentes e com experiência, ou fica a ver navios….

  33. NÃO , NÃO, NÃO, SENHOR TEMER... O POVO NÃO QUER INVESTIGADO NA LAVA JATO NO NOVO GOVERNO! disse:

    COMO É QUE O EVENTUAL NOVO PRESIDENTE, SENHOR MICHEL TEMER, AO QUAL O POVO ESTÁ DANDO UM “CRÉDITO DE CONFIANÇA”, VISTO QUE FAZIA PARTE DO DESGOVERNO QUE LEVOU O PAÍS AO MAR DE LAMA E QUEBRADEIRA ECONÔMICA ETC, VISTO QUE A NECESSIDADE MAIOR É O PAÍS FICAR LIVRE DA QUADRILHA QUE DESGOVERNOU O PAÍS, PODE QUERER NOMEAR PARA CARGOS GENTE INVESTIGADA NA LAVA JATO?
    TENHA BOM SENSO, SENHOR TEMER, TODOS QUEREM TER CONFIANÇA NO NOVO GOVERNO, MAS COMEÇANDO DESSE JEITO O SENHOR QUEBRARÁ A ESPERANÇA QUE É O ALIMENTO DA CONFIANÇA NO NOVO GOVERNO!
    TODO MUNDO SABE QUE “INVESTIGADO” NÃO É CONDENADO, MAS JÁ PENSOU SE DE INVESTIGADO O TAL SE TORNA INDICIADO, PROCESSADO, CONDENADO?!!!

  34. DIRETO AO ASSUNTO: ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    É UMA VERGONHA O STF NÃO DAR ANDAMENTO NOS INQUÉRITOS DO RENAN CALHEIROS!!! QUE RABO PRESO SERÁ ESSE? QUE VERGONHOSO FORO PRIVILEGIADO QUE TANTO PROTEGE BANDIDO!
    E O LULA QUE NÃO TEM FORO PRIVILEGIADO E O MINISTRO TEORI ZAVASKI COLOCOU-O DEBAIXO DA PROTEÇÃO DO STF?

    “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.
    Rui Barbosa

  35. carlos alberto disse:

    o impeachment realmente é um golpe, para os bolsos da mídia!

  36. NÃO IMPORTA, QUALQUER UM QUE ELE INDICAR VOTAMOS EM MASSA, 2018 SE LULA NÃO PUDER COM CERTEZA VAI SER CIRO GOMES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 20:51:53