aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-07-2015, 15h28

Janot prepara fornada de denúncias contra políticos

Eduardo Cunha e Renan Calheiros estão na mira dos investigadores
29

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prepara uma fornada de denúncias contra políticos que respondem a inquérito sobre a Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com um dos membros da equipe de investigadores, o objetivo é fazer as denúncias antes do término do atual mandato de Janot, que acontecerá em meados de setembro.

No início de agosto, será encaminhada à presidente da República a lista tríplice com os mais votados pela categoria para o cargo de procurador-geral. Apesar de haver oposição a Janot no Ministério Público Federal, ele deverá ser o nome mais votado.

Assim, a presidente Dilma Rousseff ganhará um argumento político para indicar Janot para comandar a Procuradoria Geral da República por mais dois anos: está seguindo critérios que são obedecidos desde o governo Lula.

Na fornada de políticos, os investigadores dão como certas denúncias contra os dois principais nomes do Congresso: o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o do Senado, Renan Calheiros. Um dos integrantes da equipe de investigadores afirma que o Ministério Público considera ter munição para sustentar as denúncias.

Cunha se diz inocente e perseguido por Janot. O presidente da Câmara alega que o procurador-geral fez uma acusação seletiva. Janot rebate. Já Renan adotou linha menos hostil ao Ministério Público. E também afirma ser inocente.

Quando Janot pediu abertura de inquérito em relação a Cunha e Renan, os dois peemedebistas debitaram na conta do Palácio do Planalto o dano político que sofreram. As prováveis denúncias estão fora do raio de ação de Dilma e auxiliares. Se se confirmarem, serão resultado das investigações.

No entanto, não devem ser descartadas retaliações de Cunha e Renan ao Planalto. Desde o momento em que passaram a responder a inquéritos no STF, os dois têm derrotado o governo em temas importantes, inclusive em assuntos que fragilizam a credibilidade fiscal do país.

A nova fase da Operação Lava Jato, Politeia, indica que o cerco aos políticos está se fechando.

 

Comentários
29
  1. José Carlos Damaceno disse:

    Infelizmente uma grande parte do povo incluindo aqui os seus leitores não está observando que Dilma está dando total apoio a Janot que no governo dela é que está sendo investigado de verdade doa a quem doer.

    • Lázaro de Godoy Neto disse:

      Concordo plenamente. A Presidenta Dilma está demonstrando de forma inequívoca que ela não pactua com ilegalidades, sejam elas cometidas por integrantes de seu partido ou por oposicionistas.

    • antonio brandeleiro disse:

      Apoio ! esta e tentando retardar as denuncias, e as roubalheiras estão aparecendo graças ao juiz moro, prende ladrões poderosos que abrem a boca para não mofar na cadeia, se tivesse um juiz desses em cada estado o Brasil seria passado a limpo em pouco tempo.

      • Antonio de Alencar disse:

        Brandeleiro, não adiantaria nada ter um juiz desses em cada estado se o governo, manter o Juiz engessado e engavetar tudo como fazia FHC, o cara tem que ser muito imparcial para não reconhecer que graças ao Lula e ao Marcio Tomaz Bastos, ministro da justiça na época, a PF se tornou hoje um òrgão independente e equipada para combater a corrupção, (basta ver as operações realizadas) e Dilma continuando o que lula começou tem dado total autonomia a PF e ao MPF, isso é o fato o resto é conversa quem não quer reconhecer os méritos do adversário político

        • antonio brandeleiro disse:

          Governo manter juiz engessado ! Lula e Dilma dando autonomia ! esta sonhando camarada ? o governo só olha para a arrecadação e cabide de emprego para os comparsas,
          no momento estão é perdendo o sono e pensando aonde deixaram a descoberto as falcatruas.

    • Rafael Prado disse:

      Não é a Dilma animal, ai é o Ministério Público que a Contistuição lhe garantiu esse Poder de Fiscal da lei e independente de qualquer um dos poderes, ou seja, o Janot tem o poder de agir conforme suas próprias convicções, a Dilma o orientando É CRIME DE RESPONSABILIDADE E POSTERIOR IMPEACHMENT.

    • Ubiratan Rosa Passos disse:

      Concordo. Prossiga, Dilma!

  2. BRAVO! BRAVO! BRAVO SR. JANOT! EXCELENTE!!!

  3. Couto disse:

    Parabéns ao procurador. Nada de denúncia seletiva. Esta é uma oportunidade para denunciar e julgar os corruptos de todos os partidos envolvidos, inclusive os que foram postos debaixo do tapete em governos passados.

  4. PAULO BUENO disse:

    parabens a DILMA e ao MPF pelas investigações

  5. Edson disse:

    Lava-Jato, leva político, leva delação “espontânea”, leva escuta ilegal, VAZA-Jato. A Lava-Jato “lava” tudo, somente não lava os nomes ligados ao psdb (às exceções do falecido Sérgio Guerra e da “criatura” do aécio, o Anastasia). …Por que será? Será porque os tucanos voam, e voam mais alto que os demais partidos políticos, ficando acima do Bem e do Mal?

  6. carlos campos disse:

    Ótima noticia , parece que , além de petistas , outros idealistas políticos , também serão indiciados e levados a julgamento pelas mão do PGR , Dr Janot , porém fico me perguntando : E a denuncia contra o candidato que competiu com Dilma Roussef sobre Furnas ? Vai ficar por isso mesmo ?
    Espero que, pelo menos , seja investigada e mostrada ao país.

  7. essa investigação da lava -jato já tem mais de 1 ano e nosso procurador demorou muito na divulgações das lista dos políticos envolvidos ele deveria ter anunciado em outubro de 2014 só assim não teria esse 3 poderes no poder assim como governadores e senadores etc agora eles no poder acredito que não vai dar em nada ……..

    • Lucio Santos Ribeiro disse:

      ivani brandão, quem demorou não foi o procurador, quem demorou foi o juiz tucano S. Moro, ele demorou por que queria achar uma prova que comprometesse Lula e Dilma, Lula para impedir que ele se candidate em 2018 por que sabe que não tem como derrotar um presidente 80% aprovado, e a Dilma para servir de base ao impechment. Ele tá procurando provas até agora e não achou nada, poucos governantes seria capazes de passar por tantas investigações

      • dalto disse:

        Lúcio com todo meu respeito pela sua opinião, a qual eu discordo.
        Não é possível com tantas denúncias e provas de corrupção, a presidente Dilma e o ex presidente Lula, não sabiam de nada, eles são muito informados seja de de forma oficial e extra oficial, está aí o resultado: desempregos, inflação alta,saúde precária, sabe o que contribui para isto- o desvio de dinheiro do povo Brasileiro, leia-se Petrobrás, e tem pessoas que ainda acreditam em inocentes que não sabiam de nada, pergunto: numa loja, empresa ou numa residência, será possível que se houver alguma irregularidade ninguém saiba de nada ou não vê nada. Que Deus abençoe a todos e dê discernimento

  8. Pasquale disse:

    Tinha que preparar uma fornada,para quem elegeu o que aí se encontra.

  9. Everaldo Ribeiro Cassimiro disse:

    É muito engraçado, quando os outros são investigados o MP está fazendo seu papel, quando sou eu o investigado é uma afronta, e todos nós sabemos que Fernando Collor nunca saiu do chiqueiro que ele sempre esteve.

  10. denis disse:

    Espero que pegue todos de os partidos. Quem sabe diminuirá tanta roubalheira no sistema, não digo só legislativo, mas judicial e executivo tbm. Qq idiota sabe que se derrubar somente a Dilma nada vai mudar. O Sr.Moro um sem vergonha que só usa denuncias em favor de um partido(PSDB) que é mais sujo que pau de galinheiro e nada acontece com eles.
    Temos que mudar as instituições que estão todas corrompidas desde os vereadores, prefeitos,
    deputados estaduais, governador…
    que estão perto de nós e nada fazemos como se o único problema do País fosse só na esfera federal.

  11. Alberto Candido disse:

    Tem que botar pra torar em tudinho!!! Quem tiver contas a prestar, que preste!
    Agora querer só debitar a conta da corrupção nesse país a o PT é que ninguem aguenta mais.

  12. Otoniel Cardoso Garcia disse:

    Vamos contribuir com a moralidade do nosso país, assinem a petição autonomia Policia Federal, PEC 412, com isso, estaremos dando autonomia a quem pode nos representar de verdade!

  13. bettinelli disse:

    Mas nenhum tucano ainda? Aí não dá! Aécio estava na lista, lembram? E Cassio Cunha?

  14. Elizabete Gomes disse:

    Roteiro da Lava a Jato: quando você não tiver quem delatar ou não pode delatar alguém (Aécio Neves e & CIA ) é simples joga a culpa no Dirceu… Quer ver a Lava a Jato acabar rapidinho? É só o Dantas ser citado nas 8.322 delações. E o Moro está fazendo a diferença, pelo menos na vida dos trabalhadores que perderam seus empregos graças a Lava a Jato. Já conseguiu destruir 14 mil empregos nos estaleiros!! Moro, parece aqueles pedreiros que para descobrir um vazamento, arrebenta a casa inteira.

  15. Josimar Sampaio disse:

    Janot, Adsumus!!!!! Estamos aqui e com vc nesta empreitada !!!!!!!!!

  16. Assim caminha a humanidade, parabéns ao juiz Moro que conseguiu indiciar poderosos, quanto aos políticos, estes, com Foro privilegiado, demoram ser pegos, mas aos poucos estão sendo investigados. A justiça é morosa, assim funciona o estado de direito, dando ampla defesa ao contraditório. Esses políticos serão condenados, não irão ficar muito tempo na cadeia, as leis brasileiras em relação aos políticos corruptos é bastante branda. As benesses aos poderosos vêm desde o Império que a República não modificou.

  17. Ribamar Silva disse:

    Acho que chegou a hora do Dr. Janot mandar essa turma de politicos corruptos pra cadeia, se o trabalho de alguns setores da PF não fosse tão parcial e o Dr. Moro tão seletivo as coisas estariam melhor, se tão pegando petistas e peemedebistas, porque não pegar tucanos emplumados, será que os tucanos são santos, se o Lula fosse citado pegando propina de alguma estatal como furnas, como Aécio foi, com certeza o Dr. Moro tinha mandado a PF no encalço dele.
    Só por fazer palestras e receber por isso, Lula já está sendo investigado, imagine se algum delator citasse o nome dele?

  18. Eme Gómez disse:

    A verdade é que o Brasil está cheinho até a tampa de “analfabetos políticos” (é só dar uma olhada, p. exemplo, nos blogs de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes etc…. os comentários dizem tudo).
    Sinceramente, que todo partido político tem bandido isso tem; aqui, nos EEUU, China…
    Agora, chamar um governo que republicanamente não interfere e nem obstrui as operações contra a corrupção, como faz o governo do PT, de governo corrupto, aí não é ser somente “analfabeto político”, é ser burro mesmo.
    Para esses analfabetos políticos, ou burros, governo bom e honesto é o que deixa a esculhambação rolar solta, como nos tempos do FHC, quando o PGR Geraldo Brindeiro, escolhido a dedo (a partir do Lula adotou-se o critério de escolha do mais votado pela categoria) engavetou/arquivou nada mais, nada menos do que 359 inquéritos. Mais: o delegado-geral da Polícia Federal, Agildo Monteiro, era filiado ao PSDB, órgão totalmente desaparelhado (de propósito, lógico) e só servia para prender mula em aeroportos.
    Resumindo: governo corrupto é o que desarma as instituições para não enfrentar a corrupção.

  19. Manusdei Aurich disse:

    O Direito não é espetáculo. Foi espetáculo entre os antigos romanos; no papado também romano, inquisitorial com o Bispo Tomás de Torquemada, preposto da “santa madre Igreja”, aliás sua função era exatamente a de procurador geral, e o resultado foi 2.200 infelizes inocentes condenados e jogados vivos na fogueira. Dizia ele que Deus operava justiça através de suas mãos imundas, carrasco espanhol toledano.
    Depois tivemos o procurador geral do III Reich, Roland Freisler, perverso justiceiro nazifasci. Iniciava as sessões fazendo a “justiça nacional-socialista” : aos gritos, para depois, às gargalhadas, assistir ao fuzilamento de suas inocentes vítimas no pátio interno da própria Procuradoria Geral. Não creio firmemente que vamos chegar a tal, mas nosso vizinho Chile do famigerado General Pinochet repetiu a desgraça nazifasci do procurador Freisler. Essa espetaculosidade que está ocorrendo entre Curitiba-Brasília, com todo aparato televisivo, 24 horas nas redes sociais e a velha imprensa açodada, lembra dias sinistros já conhecidos no Patropi ditatorial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 17:22:05