aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-08-2015, 21h18

Janot reconstitui cena do crime e caminho da propina

Eduardo Cunha nega todas as acusações, mas elas são consistentes
11

Postado por:ISABELA HORTA

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez uma reconstituição da cena do crime e dos caminhos da propina ao apresentar denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Cunha nega as acusações.

A denúncia contra Cunha é consistente. Não se baseou apenas nas palavras de Júlio Camargo, lobista e delator da operação Lava Jato.

Os investigadores obtiveram provas de uma reunião do presidente da Câmara com Júlio Camargo e com Fernando Baiano, que está preso em Curitiba e é acusado de ser lobista do PMDB na Petrobras. No encontro, em setembro de 2011, eles trataram de uma propina de US$ 5 milhões para o peemedebista. Há registros de ligações telefônicas e informações sobre o local, o dia e a hora dessa reunião.

Também foram apresentados depósitos feitos para uma igreja evangélica frequentada por Cunha que teria sido usada para lavagem de dinheiro. Os investigadores obtiveram movimentação financeira que aponta o caminho da propina.

Janot diz que Cunha apresentou várias versões para justificar requerimentos que teriam sido usados para pressionar uma empresa e um lobista a pagar propina.

O efeito político da denúncia do procurador-geral é demolidor para Cunha. Será difícil ele se sustentar na presidência da Câmara. Cunha é o primeiro presidente da Casa a ser denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) no pleno exercício do cargo.

Por ora, Cunha é o político mais importante atingido pela Operação Lava Jato. Além de negar as acusações da Procuradoria Geral da República, ele promete resistir no cargo.

Temendo um ataque do presidente da Câmara, o governo comemora discretamente a denúncia de Janot. Na avaliação do Palácio do Planalto, o enfraquecimento de Cunha também enfraquecerá a tese de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Já a oposição vê um grande aliado perder força justamente numa hora em que contava com ele para tentar derrubar Dilma.

*

Confira os temas desta quinta do “SBT Brasil”:

Comentários
11
  1. Marcelo Campos disse:

    Golpistas e analfabetos políticos agora estão em desespero, seu ídolo agoniza de forma rápida . Aécio e seu bando ainda conseguem a proeza de hoje firmarem um acordo para blindar o Cunha, se superando na falta de carater e golpismo descarado. Agora Dilma ganha o folego necessário para fazer o pais voltar ao rumo e seguir com os avanços dos últimos 12 anos.

  2. Antenor disse:

    É muito importante que tudo seja apurado e, quem tiver culpa, que seja exemplarmente punido. O que se pergunta é o seguinte (sem querer defender quem quer que seja): E as denúncias contra Renan Calheiros, Gleise Hoffmann, Paulo Renato, Humberto Costa, Roseana Sarney e mais alguns da base do governo? Se é para denunciar, que denunciem todos os citados e não apenas os seus dois desafetos. Assim, o Procurador Geral da União (que ainda nem foi devidamente reempossado) está colocando, acima da ordem, situação pessoal, com interesse de ser aliviado na sabatina do senado e, ao mesmo tempo “compensar a bóia” oferecida a ele pela presidente, dias atrás. Senhor procurador, e os outros envolvidos????

  3. Welton Danner Trindade disse:

    Esse homofóbico tem de cair! Ainda mais por usar religião para propagar ódio (e ganhar dinheiro).

  4. Reinon disse:

    É de qual partido o infeliz … Base aliada kkkkkkkkk… Toda a base ganhou grana do petrolão .

  5. Pedro disse:

    Pois é Kennedy as fico me perguntando porque toda vez que um político importante e denunciado as reações são no sentido de desqualificar quem faz a denuncia, e transferir a responsabilidade para o governo, foi assim no mensalão está sendo agora, será que esses senhores engravatado estão acima do bem e do mal,e não podem ser investigado?

  6. César disse:

    Não tenho duvidas sobre o envolvimento de políticos no esquema de propinas e desvios de recursos da Petrobrás. Há muitas denuncias neste sentido, por parte dos colaboradores premiados(delatores). Inclusive envolvendo o tesoureiro do PT, o Sr. João Vaccari Neto, que está preso. Se há uma acusação que recai sobre o Deputado Eduardo Cunha, que ele responda por ela. Se houve crime, que seja condenado pelo crime cometido. Mas da mesma maneira que recai sobre ele uma acusação, recai sobre o PT e a Presidente Dilma Rousseff, acusações de vários dos envolvidos presos, sobre o dinheiro desviado ter sido usado para financiar a campanha presidencial. Propina dos desvios usada como doações legais ao Partido dos Trabalhadores para lavar o dinheiro desviado da Petrobrás. Dinheiro este que entrou no PT e financiou a campanha da Presidente Dilma Rousseff. Se o Deputado Eduardo Cunha deve ser afastado para responder as acusações, a Presidente Dilma Rousseff deverá ter o mesmo destino. A justiça deve ser imparcial!

  7. carlos silva disse:

    Ei, Al Capone, vê se te emenda… Já sabem do teu furo nego no imposto de renda…

  8. Raymond disse:

    O PSDB está dando um mau exemplo ao ficar do lado do Cunha. O Brasil mudou e hoje milhões de brasileiros, de uma maneira ou de outra, acompanham de perto a política. Coerência conta e muito.

  9. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    Cunha

    E agora, Cunha?
    A festa acabou,
    a luz apagou,
    o povo sumiu,
    a noite esfriou,
    e agora, Cunha?
    e agora, Você?
    Você que é sem nome,
    que zomba dos outros,
    Você que faz versos,
    que ama, proptesta?
    e agora, Cunha?
    Está sem mulher,
    está sem discurso,
    está sem carinho,
    já não pode beber,
    já não pode fumar,
    cuspir já não pode,
    a noite esfriou,
    o dia não veio,
    o bonde não veio,
    o riso não veio,
    não veio a utopia
    e tudo acabou
    e tudo fugiu
    e tudo mofou,
    e agora, Cunha?

    Domínio Público – Cultura Popular

  10. veranis disse:

    Cunha vem se safando da justiça há muito tempo. Perdeu cargos na política por corrupção desde os tempos de Collor quando começou sua caminhada política ou seria de crimes? A oposição e a mídia golpista estão perdidas tentando se reposicionar, a ponto de um conhecido jornalista global ter dito em seu programa que precisaria ter enfiado algum petista junto com o cunha e o collor na denúncia da PGR. Fica difícil assistir essas pessoas nos seu jogos sujos, sem respeito à democracia, sem respeito ao Brasil. Até agentes estrangeiros mostram mais respeito por nosso país que essas pessoas, caso da imprensa internacional que tem em seus editoriais chamado os políticos brasileiros às falas e até a chanceler Merkel desembarcou por aqui num momento muito estratégico para a presidente Dilma. Às vezes penso que mais que dar um golpe e tomar o poder político que lhes foi tomado há cerca 14 anos, os tucanos precisam mesmo é salvar sua pele, já que mais dia menos dia, assim como cunha, seus crimes virão à tona.

  11. Alberto disse:

    Essa vai ser uma briga de foice na escuridão.Teoria da conspiração-“casualmente” a PGR escolheu a quem denunciar primeiramente,dentre os 40 de foro privilegiado.Será que foi por ordem alfabética? Por ordem de prestígio do cargo? Mas que vai ser uma briga engarrafada com certeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 14:06:54