aki

cadastre-se aqui
aki
Política
01-07-2016, 9h08

JBS estava na mira da Lava Jato fazia tempo

Prisão de doleiro dificulta tentativa de salvar mandato de Eduardo Cunha
31

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Fazia tempo que a JBS, a maior financiadora de campanhas eleitorais do país, estava na mira dos investigadores da Operação Lava Jato. As informações iniciais dão conta de que a operação de hoje é baseada na delação do ex-vice-presidente da Caixa Fábio Cleto, que revelou pagamento de propinas a autoridades públicas para obtenção de recursos do FI-FGTS (Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Os recursos desse fundo são bancados pelos trabalhadores da iniciativa privada e devem ser investidos em projetos de infraestrutura. O FI-FGTS é uma fonte barata de financiamento e muito cobiçada pelas empresas. O grupo JBS recebeu recursos do FI-FGTS.

O tamanho da rede de relacionamentos da JBS é enorme. Financiou campanhas políticas de diversos partidos e tem uma bancada de apoiadores significativa na Câmara e no Senado.

Portanto, o potencial de dano é enorme para a classe política como um todo e, em especial, para o PMDB neste momento, porque Fábio Cleto trabalhou na Caixa apadrinhado politicamente por Eduardo Cunha, o presidente afastado da Câmara.

*

Sem saída

A prisão do doleiro Lúcio Bolonha Funaro deverá dificultar ainda mais qualquer tentativa de evitar a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Cunha. Funaro é acusado de ser operador financeiro de Cunha e de diversos outros políticos.

A salvação de Eduardo Cunha da cassação é uma mercadoria difícil de entregar, por mais que o governo Temer, o PMDB e deputados de diversos partidos queiram preservar o presidente afastado da Câmara. A delação premiada de Fábio Cleto tende a complicar ainda mais a situação política de Cunha, acusado de receber propina por ter ajudado uma empresa do grupo JBS a receber recursos do FI-FGTS. Cunha e a JBS negam.

O volume de acusações contra Cunha vem crescendo e vai deixando o peemedebista sem saída política e jurídica. O potencial de dano para o PMDB e o governo Temer aumenta na medida em que Eduardo Cunha vai se complicando na Lava Jato.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
31
  1. mario perz disse:

    É tanta falcatrua e corrupção por parte do PMDB, PSDB e outros partidos e só miram no PT, qual será a razão de tudo isto? Hoje li que o PSDB não vai tomar nenhum partido para incriminar o corruptíssimo Eduardo Cunha, para perda de mandato na Câmara dos Deputados e isto é um acinte com o povo brasileiro que parou de bater as panelas e está na hora de voltar a bater as panelas, contra esse outro governo corrupto, eleições gerais já, fora Temer!

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      “Governo Temer se diz de salvação nacional, mas é de salve-se quem puder.”

      sigo aguardando as panelas e os manifestantes . . .

      • walter disse:

        Agora sim Joaquim, FINALMENTE O CUNHA PEDIU PARA SAIR…com isso o País vai caminhar; pode ser lento, o trabalho; mas o Brasil vai retomar na economia; votarão as medidas necessárias, para a retomada e sem maranhão, “um picareta descarado, e engraxado”…
        O Cunha demorou muito para sair, a pressão é tamanha, que desistiu de continuar a tentar; sua pressão maior, esta no Supremo; ninguém tinha mais tempo e nem paciência para ouvi-lo; podem ter certeza; vamos ouvir falar na fera, se for cassado, como tudo indica; possivelmente, fará Delação Premida”…

    • Rita disse:

      Assino embaixo mario perz. Essa falácia que só o PT acabou com o país já cansou. Fora Temer.

    • Gloria Mosqueraaria Dias disse:

      Perfeito!!!!

    • Fabio disse:

      Porque a missão não é acabar com a corrupção e sim tirar a esquerda do mapa politico.
      Veja o Kennedy, ele era um critico feroz do PT e da Dilma, agora passa a mão no Temer, desfala do Cunha e abraçou o golpismo.

      • Edi Rocha disse:

        Caro Fabio, discordo da sua opinião. O Kennedy é o jornalista mais imparcial dentre os que conheço. Faz os comentários sobre “o que ocorre de uma maneira geral” e não puxando pra um lado ou outro. Entrevista tanto um lado quanto o outro, e pergunta o que tem que perguntar, mesmo que para o entrevistado(a) a pergunta seja delicada.
        .
        Sugiro que leia com mais razão do que emoção, que tente analisar as críticas dos dois lados e então confronte-as. Assim você verá que qualquer dos lados tem suas boas e más virtudes.

    • Paulo disse:

      A resposta porque só miravam o PT é simples. Era ali a base do esquema todo. Se você analisar o cronograma das propinas investigadas, tudo tinha sua origem na cúpula do PT, que era o comando central de todo o esquema. Então o objetivo inicial da força tarefa foi desmontar a espinha dorsal que já havia sido criada na época do mensalão. Uma vez que a quadrilha petista foi desarticulada nas diversas fases da Lava Jato, então partiu-se para as “filiais” nos demais partidos. Observe que, um a um, vão sendo investigados todos os elos da cadeia da corrupção mais bem estruturada que já se viu neste país. Como PT era o Governo, centralizava todo o comando, e o PMDB seu maior aliado, agora é a bola da vez. Já o PSDB também tinha sua participação, que vai sendo igualmente desmontada, além dos outros partidos menores. Portanto, não foi uma perseguição isolada ao PT, mas a desarticulação de toda a quadrilha chefiada pelo partido. Todos os envolvidos agora estão sendo investigados tal e qual o PT.

    • walter disse:

      Tem razão Mario, as acusações vão atingir os Graúdos em cheio; por isso o Cunha é um grande problema…se esta ligado a JBS em liberações do FIFGTS; estamos falando de Milhões e Milhões, e com a prisão do tal Lúcio Funaro, que é acusado como operador do PMDB, e já foi do PT; agora o PMDB do Temer e o próprio PSDB estão nesta “farofa”; por isso o Supremo, e a PGR, tem sido duro com o Cunha; só vai restar a opção da Renúncia, enquanto pode…quanto mais insistir,em pressionar seus pares; deverá ser preso…quanto a JBS, é um atravessador “Kamikaze”…quando for apurados todas as suas ações;terão um fim semelhante a odebrecht; espero sinceramente que sejam apurados os grandes mandantes, nos desvios do Erário Público; novas eleições JÁ…

    • juliano disse:

      500 anos de corrupção e de repente, quando os trabalhadores estão no governo, resolvem acabar coma ladroeira. Mas só prendem a turma do PT. Cadê o PSDB de minas que criou o mensalão, onde estão os presos? Onde foram parar as delações premiadas que mencionam o PSDB.
      54 milhões votam e alguns iluminados acham que podem dar o golpe. Seis milhões nas ruas patrocinados pela Globo e associados sem muita discussão política podem tirar qualquer governo. Que república de bananas ou de coxinhas é esta?

  2. Edi Rocha disse:

    Absurda a informação de li hoje de que o PSDB não quer apoiar a cassação de Eduardo Cunha.
    A essa altura do campeonato e ainda têm a cara de pau de cogitar isso? Esse partido não tem eleitores, não?
    .
    Cunha pode ter feito tudo que fez, repleto de processos, afastado do cargo, contas na Suiça, recebeu propinas, contribui diretamente com a crise da Petrobras ao ser um dos que roubaram da empresa, quebrou o decoro na câmara, intimidou testemunhas, ah, quer saber, é muita coisa, se for elencar tudo mesmo, tenho que pesquisar porque a lista é grande. Aí vem um partido de grande importância, que quase venceu as últimas eleições e que já governou o país, e vem dizer que não apoiar a cassação? Que absurdo! Afinal de contas, o PSDB é contra a corrupção ou não?

  3. Leonardo Gama disse:

    28/06: Temer se reúne, clandestinamente com Cunha;
    30/06: Temer se reúne com Aécio;
    01/07: PSDB diz q não trabalhará pela Cassação de Cunha.

    • Edi Rocha disse:

      Se a gente não ficar de olho, esses políticos não se importam de fazer um ato ridículo como esse. Quem ajudar Cunha esqueçam as eleições, não vão ganhar muitos votos!!!

  4. ANTONIO PLA disse:

    QUAL O MOTIVO DO SILENCIO DO AECIO NEVES ? FALAVA TANTO !

  5. Alberto disse:

    Investigacão na JBS? Se ampliada pode causar insônia brabíssima.

  6. É preciso acabar de vez com esta cambada de ladroes. O Brasil precisa por fim nesta velha republica doa a quem doer, não podemos conviver mais com esta insegurança que o PT e PMDB nos colocou.]
    Perguntas;
    Cadê o dinheiro da Merenda?
    Cadê o dinheiro da Saúde?
    Cadê os empregos?
    São muitos milhões tirado do povo para bancar a esse cambada.

  7. Brasil sem Corrupção disse:

    Cunha é o centro nevrálgico da corrupção no Brasil atual,tem tanto à esclarecer e elucidar sobre a rede de corrupção na câmara e no senado, bem como os corruptores,,,pergunta básica, por que Cunha não é inquirido pela policia federal, para que nosso querido Brasil dê um passo importante na compreensão e na diminuição, se possível erradicação da corrupção no nível político? Novas leis anti-corrupção precisam ser criadas com foco na punição severa, do corrupto bem como do corruptor, e do “corruptado” ou seja do achacado pelos políticos e partidos…

  8. Antenor disse:

    Por essas e outras é que a Operação Lava Jato, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Procuradoria Geral da República devem ser cada vez mais apoiados pela população e pelos movimentos sociais que querem ver o Brasil passado a limpo. Temos que defender e apoiar, fortemente, tais instituições, principalmente nesse momento em que o Sr. Renan Calheiros tenta desengavetar projeto que fragiliza a atuação da PF e da Lava Jato. Apertem o cerco em direção ao Renan porque ele está querendo “melar” o que se conseguiu até agora, em termos de moralização e caça aos corruptos do nosso País. O STF precisa agir mais rápido para que não dê espaço para essa gente, como Renan, Lula, Cunha, Gleisi, Paulo Renato, Humberto Costa, Jucá, Sarney, Jader, Collor, Edson Lobão, Sérgio Machado e, por que não? – Dilma, por financiamento fraudulento de sua campanha. TODO NOSSO APOIO À PF E A LAVA JATO.

  9. francisco lima disse:

    Porque o STF, PGR, PF, RF e demais órgãos não fazem o mesmo esforço para prender o PAI da CORRUPÇÃO (L U L A), renan, senadora gleisi hoffmann e tantos outros LADRÕES do Senado e da Câmara?
    Que poder tem essas criaturas repudiadas pelo povo trabalhador e honesto desse país, que não vão presas? Para qualquer indivíduo mortal, as provas juntadas até o momento (porque a cada dia aparecem mais), são mais do que suficiente para que essas criaturas fossem pressas e seus bens sequestrados e devolvidos para o povo, pois roubaram dinheiro do povo.

  10. STF: É PRECISO PASSAR O BRASIL A LIMPO! disse:

    Por que só prendem empresários e funcionários das empresas privadas e estatais envolvidas na corrupção e os políticos com foro privilegiado e sem foro privilegiado também, continuam deitados em berço esplêndido sob as asas protetoras do STF?
    Por que Lula, Renan, Cunha, Jucá, Barbalho, Palloci, Aécio, Pimentel, Gleisi Hoffman, Paulo Bernardo e tantos outros acusados, indiciados, processados etc continuam livres e soltos?
    Se até altos empresários, donos de fortunas incríveis, estão sendo presos, por que os políticos continuam sendo blindados pelo STF dessa maneira?
    Que força é essa que tanto protege esses criminosos?
    Já está sendo criada uma barreira entre o STF e as instâncias inferiores, com revogações de prisões decretadas pelas instâncias dos “Sergios Moros” que querem passar o país a limpo!
    Isso não pode continuar acontecendo: o STF precisa apoiar os “Sergios Moros” do Brasil e não tirar deles o ímpeto apoiado por toda a população, sedenta de um país melhor!

  11. Nesse ritmo vão fechar todas as empresas brasileiras.

  12. VICENTE GARIBALDI disse:

    A cada dia que passa eu fico mais envergonhado, enojado, com tudo isso que esta acontecendo com o nosso pais.
    Os nosso problemas são muitos, mais o mais grave é a impunidade generalizada pois quando um politico, um juiz, um delegado, que deve mostra ética, respeito moralidade perante a população e esta não cobra estas responsabilidade a coisa esta perdida.
    Eu não acredito mais em nada.
    Para mim a imagem no nosso pais esta traduzida fielmente nos dois filmes Tropa de elite 1 e 2 (O SISTEMA E FORTE, E QUEM SUSTENTA E O CRIME)

  13. FABIO BS disse:

    Cada vez mais ficam mais visíveis as “vísceras” do nosso sistema político-partidário-empresarial. Surpreendente também é a corrupção das grandes empresas brasileiras, que enriqueceram junto com políticos também criminosos e corruptos, ao longo dos anos graças à desgraça do povo brasileiro. Não dá pra entender como um criminoso como Eduardo Cunha ainda está solto.

    • Stanislaw: O QUE SERÁ, QUE SERÁ? disse:

      A MÍDIA, O STF, O SENADO FEDERAL, A CÂMARA FEDERAL ETC TÊM SE DEDICADO MUITO AOS ASSUNTOS “EDUARDO CUNHA E PRISÕES DE EMPRESÁRIOS”, EM DETRIMENTO À ATENÇÃO QUE DEVERIAM ESTAR DANDO, DIARIAMENTE, AOS ASSUNTOS REFERENTES A TANTAS OUTRAS PERSONALIDADES MUITO MAIS IMPORTANTES COMO:
      LULA, DILMA, RENAN CALHEIROS, SÉ SARNEI, ROMERO JUCÁ, JADER BARBALHO, PAULO BERNARDO, GLEISI HOFFMAN, FERNANDO COLLOR, ERENICE GUERRA, ANTONIO PALLOCI, ROSEMARY NÓVOA NORONHA, IDELI SALVATI, HUMBERTO COSTA, CÂNDIDO VACAREZA, EDUARDO AZEREDO, FERNANDO PIMENTEL, AÉCIO NEVES E TANTAS OUTRAS, TÃO OU MAIS “IMPORTANTES” DO QUE CUNHA E PRISÃO DE EMPRESÁRIOS!
      POR QUE SERÁ?!!!

  14. Pasquale disse:

    A imagem da FREE BULL,esta degastada.

  15. Maria da Consolação disse:

    O que está em curso no Brasil é um desmonte do Estado, um aniquilamento das empresas nacionais, a privatização do petróleo e o enfraquecimento das instituições. A pergunta que se deve fazer é: a quem interessa isso tudo? A corrupção tem que ser combatida? Tem, mas não acredito que o método que está sendo usado vai solucionar o problema a longo prazo, como não acredito que é a solução para os problemas brasileiros em curto ou longo prazo. O que precisamos saber é: a quem interessa essa situação atual?

  16. Pasquale disse:

    Maria da consolação agora a ninguém,mas a anos atrás…
    Privatizaçõ do Petróleo não, a empresa tem uma dívida gigantesca.
    Você sabe como se faz quando se tem uma dívida gigantesca?

  17. DIRETO AO ASSUNTO: ISSO É UMA VERGONHA... É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    1 – Uma minoria de privilegiados é sustentada por uma maioria de idiotas pagadores de impostos escorchantes: com altos salários, mordomias e “inúmeras possibilidades para roubar os cofres públicos sem fiscalização rigorosa”;
    2 – Para garantia de impunidade da minoria privilegiada: “lei do foro privilegiado”, através da qual essa minoria é julgada quando “suspeita, acusada, investigada, processada” etc.
    3 – Os julgadores do foro privilegiado não estão ali por “antiguidade, mérito, notável saber jurídico” mas porque “nomeados” pelo Presidente da República” – um dos membros da minoria privilegiada!
    “DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR-SE DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO”.
    RUI BARBOSA.

  18. Depois esses mesmos políticos corruPTos defendem reforma da previdência e congelamento de salários…o trabalhador precisa urgentemente de representantes honestos no executivo e legislativo, desde já 2016.Ou vamos viver apenas do bolsa-família para o dicumê na aposentadoria, a fim de enriquecer os políticos atuais, bem, comecem a faxina nas próximas eleições renovando a cabeça dos nossos políticos pois os atuais estão contaminados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 06:26:29