aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-02-2018, 17h11

Juízes correm risco de se afastar mais da opinião pública

Ameaça de greve busca defesa de mordomia
7

KENNEDY ALENCAR
LONDRES

Mais uma vez, os juízes federais tentam defender o indefensável. A estratégia agora é uma possível paralisação no dia 15 de março, uma semana antes de o Supremo Tribunal Federal avaliar a legalidade do auxílio-moradia dado aos magistrados federais.

É errado juiz fazer greve, sobretudo em face das proteções e garantias que já possuem. Além da paralisação do dia 15 de março, há ameaça de uma greve por tempo indeterminado a partir de 3 de abril.

Mas os juízes federais têm um ponto correto e importante. O Supremo precisa julgar também a validade dos penduricalhos dos magistrados estaduais. Depois de cinco anos, o ministro Luiz Fux liberou para julgamento ação que questiona os benefícios dos magistrados do Tribunal de Justiça do Rio.

Se a mordomia dos juízes federais será combatida, seria importante o STF fazer um julgamento dos benefícios dos magistrados estaduais. Aliás, seria um dever do Supremo. Lá no Congresso, deveria ser votado o fim da farra do auxílio-moradia e dos demais penduricalhos que furam o teto constitucional.

Outro aspecto: os juízes federais correm o risco de se distanciar ainda mais da opinião pública. Ameaçar entrar em greve é muito grave, porque mostra do que são capazes para defender uma mordomia _sobretudo num momento de grave crise econômica, política e social no qual os mais ricos deveriam dar cota maior de sacrifício.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”, que também abordou a tentativa de censura do MEC à UnB:

Comentários
7
  1. walter disse:

    Caro Kennedy, você esta sendo conservador neste caso; estes juízes,não tem em sua maioria, o respeito do povo a muito tempo; bem como a categoria dos causídicos, preocupados em ganhar o máximo possível, encima de uma causa…são como aves de rapina, não tem qualquer intenção em preservar nada…Quanto a este penduricalho, do auxílio moradia, é uma vergonha entre outros, a intenção é malefica e predatória…insistem em agregar na calada noite, em seus ganhos, em definitivo…pior que tudo isto, é ameaçar a população com greves; caso isso ocorra, devem ser sumariamente advertidos, com o corte em seus “salários”; não há justificativa plausível para tal ato, contra o país…

  2. Sebastiao Augusto Canabrava disse:

    Esta greve nao pode acontececer, sob o risco de desordem social. Se juiz faz greve, quem levara decisao judicial a serio?

  3. frederico costa barros disse:

    Nada precisa ser votado no Congresso sobre os penduricalhos pois pelo direito público e pela Constituição(que já está em frangalhos) todo funcionário de carreira recebem subsídios podendo no máximo receber um auxílio moradia caso a exercer sua função fora do Estado que reside e se não me engano por um período de tempo determinado( cabe conferir este último ponto), assim todo e qualquer outro recebimento é ilegal.

  4. NEM TUDO QUE É LEGAL É JUSTO! disse:

    É lastimável vermos os “Juízes” reivindicando algo tão injusto como as mordomias – ratificação pura do declínio moral de uma nação. Inexiste o menor resquício de preocupação com o fato historicamente comprovado de que injustiças sociais geram, mais cedo ou mais tarde, convulsões sociais. Não admitir que, não só os juízes, mas grande parte de funcionários públicos, têm vantagens absurdas no tocante a direitos salariais, aposentadoria, estabilidade e tantas outras coisas, em relação à maioria dos brasileiros da iniciativa privada, é negar o óbvio.
    “Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para prejudicarem os pobres em juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, e para despojarem as viúvas, e para roubarem os órfãos”! (Bíblia Sagrada – Isaías 10. 1-2).

  5. P/Cleiton Mendes: SÓ FAXINA GERAL NO LEGISLATIVO FEDERAL + LAVA JATO FIRME E FORTE, PODERÃO TIRAR O PAÍS DA CORRUPÇÃO! disse:

    Preocupação com a opinião publica? Os juizes (que se consideram deuses) estão pouco se lixando pra opinião publica!!

  6. FG disse:

    Infelizmente creio que essa classe de trabalhadores nunca esteve preocupada com a população, o que está acontecendo agora é que isso está se tornando beeeemmmm transparente.

  7. Lauro Vieira disse:

    Esta greve será legal ou ilegal?

    Acontecendo a greve, quem irá interpor contra, se quem poderá fazê-lo, também, faz parte do Direito?

    O desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo José Antonio de Paula Santos Neto é proprietário de 60 imóveis e é muito a favor do tal auxilio!

    Se o Congresso tivesse honradez, limparia todos esses penduricalhos, inclusive os deles! É só mudar a lei. Eles é quem fazem as leis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 14:28:16