aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-01-2018, 8h50

Julgamento de Lula é o auge da judicialização da política no Brasil

Decisão será a mais importante da história do Judiciário
38

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Com seu périplo ontem por Brasília, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, contribuiu para o acirramento dos ânimos em relação ao julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula no processo a respeito de um apartamento no Guarujá. Esse julgamento está marcado para a próxima semana, dia 24, em Porto Alegre.

Ao procurar autoridades federais, batendo à porta do Supremo Tribunal Federal, Thompson Flores dá um ar de gravidade ainda maior às ameaças que ele diz que os desembargadores vêm sofrendo. Como presidente do TRF-4, ele tem poder para pedir reforço da segurança individual dos desembargadores e também do prédio do tribunal.

O governo federal já recusou um pedido indevido e irresponsável do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., para envio de tropas federais à capital do Rio Grande do Sul. Auxiliares do presidente Michel Temer dizem que o general Sérgio Etchegoyen, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, almoçou ontem com Thompson Flores e não viu justificativa para nenhuma ação de segurança de iniciativa do governo federal.

Ou seja, todas as medidas de segurança podem ser solicitadas às autoridades do Rio Grande do Sul, como as polícias Civil e Militar. Também podem ser solicitadas medidas de apoio à Polícia Federal, que tem uma superintendência no Estado. Não há necessidade de intermediação do Palácio do Planalto.

Até comunicados ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça), presidido por Cármen Lúcia, com quem Thompson Flores se reuniu ontem, poderiam ser feitos diretamente ao departamento do órgão que trata da segurança de juízes. O périplo de Thompson Flores só ajuda a criar alarde. Só produz mais barulho numa hora em que o presidente do tribunal deveria ser o primeiro a agir no sentido contrário. Deveria ajudar a serenar os ânimos, mas foi em busca de palco federal.

Na internet, há relatos de militantes que defendem atos de violência no dia do julgamento. Esses relatos merecem condenação. Ameaças não devem ser minimizadas. Tampouco superestimadas.

Nas redes sociais, bravatas são o que mais existem hoje em dia em torno do julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula. Cabe às autoridades pesar corretamente a seriedade, a gravidade e a consistência dessas ameaças, bem como as que teriam sido feitas de outras formas, como telefonemas anônimos ou cartas enviadas ao tribunal. Cabe aos dirigentes do PT e de movimentos que pretendem ir a Porto Alegre dar orientações que evitem violência e que estimulem manifestações pacíficas.

Os aliados de Lula têm todo o direito de se manifestar, mas cometerão um erro grave se um protesto legítimo do ponto de vista democrático enveredar pela violência física.

Convém lembrar que, desde o começo da Operação Lava Jato, procuradores e o juiz Sérgio Moro recorreram à opinião pública para reforçar a investigação. Recorreram à arena política diversas vezes, seja se manifestando por entrevistas, notas ou posts nas redes sociais.

A politização do julgamento de Lula não começou por iniciativa do ex-presidente. Teve início no dia em que o procurador da República Deltan Dallagnol deu uma entrevista, apresentado seu famoso PowerPoint, enfiando uma acusação de crime de organização criminosa que não constava da denúncia. Moro já escreveu artigo sobre a importância do apoio da opinião pública no combate à corrupção.

Quem usa o debate público e político para realizar a sua ação judicial deve ter consciência de que receberá respostas na mesma moeda. Ou seja, receberá uma resposta política, que, aliás, é mais legítima vinda de um político, de partidos políticos e de movimentos sociais do que de integrantes do Poder Judiciário. Integrantes estes que não deveriam agir politicamente.

A absolvição ou condenação do ex-presidente Lula no dia 24, se o julgamento se encerrar nesse dia, como previu nota do próprio TRF-4, será o auge do processo de judicialização da política no Brasil.

Qualquer que seja o resultado, absolvição ou condenação, estaremos diante da decisão de maior impacto histórico da Justiça brasileira.

Nos processos de impeachment de Collor e Dilma, a Justiça teve papel lateral. Essas decisões, tomadas pelo Congresso Nacional, foram muito mais políticas do que jurídicas. O processo de impeachment possui natureza política inegável.

Uma decisão da Justiça que pode viabilizar ou impedir a candidatura ao Palácio do Planalto de um ex-presidente que é líder nas pesquisas terá imenso impacto histórico. Qualquer que seja a decisão, ela significará a maior intervenção judicial já feita no processo político-eleitoral do país.

Olhando o passado, em 1955, quando o Supremo impediu a volta de Café Filho ao Palácio do Catete, houve um enorme impacto, porque os espíritos golpistas que teriam sucesso em 1964 estavam animados naquela época _tentando impedir que Juscelino Kubistchek assumisse a Presidência. Getúlio Vargas se matara no ano anterior.

O general Henrique Lott deu o chamado golpe de Estado preventivo para garantir a posse de JK. Na ditadura, o Supremo teve seu poder diminuído. Foi um apetrecho do regime. É positivo que os militares, que tiveram ações decisivas na história do país, adotem atitude profissional hoje em dia.

Se Lula for absolvido no dia 24 ou se for condenado e isso der início a uma série de recursos da defesa do ex-presidente perante as cortes superiores em Brasília, estaremos diante da mais importante decisão da história do Judiciário brasileiro. O momento é grave na vida nacional.

Portanto, dirigentes petistas e líderes sociais devem agir com responsabilidade. Autoridades públicas como o presidente do TRF-4 também têm obrigação de agir com responsabilidade e de atuar com isenção, algo que tem faltado a Thompson Flores levando em conta as suas declarações e atitudes no que se refere ao processo do ex-presidente Lula.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
38
  1. Ricardo Santana disse:

    Lula será, de forma justa, no fazer Justiça, condenado por seu crimes, como são os ladrões de galinhas.

    • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

      Ue’, Sr Ricardo, mas ele roubou galinhas? Ou e’ tambem uma conviccao sua?

      • Bastião Pingaruim disse:

        Leve uma galinha assada quando visitá-lo no triplex da Papuda.Cedilha,til e outros acentos existem,viu caríssimo cidadao(viu!!!).

        • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

          Ola, Sr Walter Pingaruim! Assim o Sr esta’ me ofendendo. O fato de eu ter uma posicao (baseada na legalidade), nao me faz um criminoso.
          Mas, se for para livrar um inocente da prisao, eu aceito me assentar provisoriamente no carcere. Mesmo se este inocente for o Sr (que recomenda cana para mim).
          A injustica nao cabe a ninguem. Nem mesmo aos injustos.
          Lembrando, que meu sobrenome e’ Canabrava (com muito orgulho). Nao e’ trocadilho como o seu.

          • Bastião Pingaruim disse:

            Leia com atenção ao escrito.A “cana”é para o seu guru,tão somente.Em tempo eu não sou o sr Walter.Saudações caro cidadão.

    • walter disse:

      Exatamente caro Ricardo, que a justiça seja feita, não pode haver, “dois pesos e duas medidas”; a lava jato foi o maior castigo, aos crimes do colarinho branco, não pode ter distinção; próximo passo é acabar com o fórum privilegiado, uma vergonha nacional; a lei deve ser igual para todos mesmo; neste ponto o lula pode pegar carona neste discurso, mesmo sendo um ex presidente, esta respondendo na esfera comum…importante em tudo isso, são os novos caminhos da justiça brasileira, muitas mudanças virão; teremos melhora na economia por consequência; ficará claro; no Brasil pune se qualquer um que cometa delito, não importa quem possa ser; novo País aos olhos do mundo…

    • jairo disse:

      Lula para os jurista de boteco, ele esta sendo julgado por todos os tipos de crimes, mas não pelo a insana denuncia e heresia jurídica feita na torre de babel !
      Onde já se viu um bem imóvel, em nome de uma empresa dado como garantia de uma divida, ser vendido ou dado sem transferência de bens, onde figura o proprietário outra pessoa ..
      como pode uma pessoa ter pose sem morar um dia no imóvel? como pode ter propriedade sem estar no nome?
      então são vários aleijões jurídicos que nunca provaram nada de nada, só o disse eu acho, ouvir dizer e nda mais.
      O problema é que muitos se dizem formados em direito, mas na hora da aula de devido processo legal estavam no boteco tomando todas ou em outros lugares nebulosos.

      • Stanislaw p/ Jairo - A LEI TEM QUE SER PARA TODOS, DOA A QUEM DOER! disse:

        Jairo, há crime que se consuma independentemente da obtenção da vantagem indevida. No caso do apto do Lula no Guarujá, há declarações do Leo Pinheiro, empreiteiro da OAS dizendo que o apto era para o Lula; funcionários da OAS ligados à reforma do apto; porteiro do prédio; moradores do prédio; a construção de elevador privativo para o apto do Lula; as reformas exigidas pela esposa de Lula; as várias visitas ao apto por Lula, esposa, filhos etc. Há crimes que não deixam documento assinado, digitais, meu caro. Só que Juízes, promotores, desembargadores, normalmente, não são imbecis, tolos. Além de alto saber jurídico, são experientes para analisar fatos, documentos, declarações de testemunhas etc. Não têm motivo para incriminar inocente. Se quisermos um país melhor temos que exigir que a lei seja para todos, doa a quem doer, seja Lula, Temer, Aécio, Maluf, Renan, Jucá, Palocci, Dirceu, Fernandinho Beira Mar, Marcola etc.

      • Roberto Early disse:

        Esta mentalidade desonesta de dizer que pq nao esta no seu nome nao é seu ,é tipica da desonestidade moral e intelectual dos petistas e de muitos outros por ai ,pura hipocrisia ,é obvio que se eu cometo um ilicito vou encobrir os rastros para nao ser punido ,horas vamos combinar se o triplex estivesse registrado no nome do lula ,seria idiotice demasiada para um sujeito espertalhao e malandro como ele ,é de doer nos ouvidos escutar esta balela “Mas o triplex nao esta no nome dele”Mas o sitio nao esta no nome dele”.Quanta ingenuidade achar que um juiz federal iria engulir esta bobagem ,existem centenas de circunstancias que mostram claramente as ilicitudes de lula ,isto é fato ,mas aquela velha falavia do nao sei de nada ,nao me lembro de nada ,nao cola mais .

    • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

      Sr Ricardo, o Lula tambem tem esta acusacao (de ladrao de galinha)? Se tem, ela ainda nao virou denuncia. Voce tem provas? Ou, como a promotoria do caso, voce tem a plena conviccao? Vai, responde aqui, jurista de boteco.

  2. Edi Rocha disse:

    Independente se Lula é de fato ou não culpado/inocente.
    .
    Temos um processo em que a acusação é uma coisa e a condenado é outra. Vemos declarações públicas, contra o réu, de pessoas que o julgarão (não poderiam ser declarações a favor também, o correto é manifestar-se somente no processo).
    Enfim, essas pessoas que se manifestaram contra (publicamente), antecipam ao máximo o julgamento. É claro que é com o intuito de condenar.
    .
    São várias as trapalhadas da justiça, tem uma que anda meio esquecida que é dos três patetas que pediram a prisão de Lula em SP com uma peça ridícula. Tem a coercitiva sem motivo legal. O próprio powerpoint. E o judiciário fechando os olhos para os excessos dos seus membros com puro corporativismo.
    .
    Precisamos que a justiça ande dentro da lei (isso é tão óbvio).

  3. Luiz perez disse:

    Não sei por que tanta onda com o julgamento do recurso deste condenado.É só mais um bandido sendo julgado e outros virão.Dilma Pasadena e Drácula também enfrentarão a mesma situação.

  4. karla disse:

    Como presidente do TRF 4, Thompson Flores é uma autoridade Política. Cabe a ele tomar medidas que julgue compatíveis com a situação e, diga-se de passagem, o comportamento que os participantes do PT e CUT, vem demonstrando é coisa de guerrilheiros. É necessário mostrar que as autoridades não vão deixar a corda frouxa pra fazerem o que fizeram no Congresso Nacional, onde só baixaram a “bola” quando o Exercito foi convocado. Resultado foi um prejuízo de milhões em danos ao patrimônio público. Não há comprometimento da parcialidade no julgamento do recurso, haja vista que o mesmo será julgado por uma das Turmas de Desembargadores da Corte, sorteada aleatoriamente. Penso que querer passar a ideia que a Decisão Judicial no caso de Lula seja uma forma de impedimento de um candidato presidenciável, foi a blindagem que Lula passou a adotar como forma de intimidar o Judiciário. Se ele for inocentado, fica fácil para os outros políticos acusados da pratica de crimes, é só se candidatar à Preside

  5. Fabio disse:

    Kennedy, triste ver um pais onde o poder Judiciário se transformou num monstro devorador das nossa combalida Constituição.
    Juizes se tornaram inquisidores e antes de mais nada se preocupam apenas em manter seus altissimos privilegios.
    Juizes se tornaram uma casta cujo unico proposito é se manterem no alto da piramide social, fazendo com que o pais se afunde na falta de ordenamento juridico e de imparcialidade deste poder que um dia foi a ultima instancia a se recorrer.

  6. Ernandes disse:

    Parabéns Kennedy pela observação feita!! realmente há poucos jornalista imparcial neste país, os que ainda existem devem ser valorizados e respeitados. Não sou petista, mas está nítido que este judiciário tem lado!! e o lado dele é o PSDB, engraçado nenhum político do PSDB mediante a uma vasta quantidade de provas coletada é indiciado, eles coloca e deposita todas as suas fichas para condenar os políticos petista!! Não tenho duvidas, está escancarado, eles não esconde mais nada… Agora quem está financiando este judiciário?? será que são os estados Unidos?? será que é o banco e o capital financeiro?? é coisa para se pensar….. Eles não quer combater corrupção, eles querem combater somente o PT. Eles não contava com esta, porque o povo não é bobo, eles perceberam que o povo acordaram, e sabe que o objetivo do PSDB e dos bancos em conjunto a A FIESP é colocar os queridinho deles no poder..

  7. Milton Siqueira disse:

    Lula já vem sendo vítima de violência desde o início da Lava Jato. Inclusive física, quando foi levado ao aeroporto. Será vítima de novo neste julgamento que todos sabemos tem cartas marcadas. Só ele pode ser vitimizado?

  8. Celio Ribeiro disse:

    Acho frustrante o povo querer votar no melhor Presidente que o país já conheceu e acabar nessa esparrela da judicialização da política e, pior, essa perseguição descarada em cima de Lula. Esse pessoal sulista não tolera um nordestino, isso é fato comprovado, taí a republiqueta de curitiba que não me deixa mentir. Fascistas alimentados pelo ódio contra um projeto social democrático e igualitário para o Brasil. Somente Lula salva a nossa Democracia tão enxovalhada e golpeada.

  9. Sebastiao Augusto Canabrava disse:

    Sr Walter, o trabalhador de verdade (o que o Sr prova que nao e’), quer que o contrato seja cumprido. Nao se pode mudar a regra do jogo, com o jogo em andamento. Qualquer alteracao tem que ser para quem esta’ entrando no sistema. Nao e’ justo que, por exemplo, um trabalhador apos contribuir mais de 30 anos, este ja’ com mais de 50 anos, tenha esta “alteracao contratual” (sem anuencia dele) o obrigando a contribuir por mais tempo e ainda ter uma reducao na sua aposentadoria, quando a mesma for concedida.
    E ainda pior, vendo que, para algumas categorias, esta “alteracao contratual” nao sera’ aplicada.
    Nenhum trabalhador como o minimo de inteligencia aceitaria uma condicao destas. Por isto que afirmo que o Sr nao e’ trabalhador. O Sr atua como o PTB que se diz trabalhista, mas trabalha contra o trabalhador.

  10. "TEM QUE MANTER ISSO AÍ, VIU?"; "É PRECISO ESTANCAR ESSA SANGRIA"; “É PRECISO ESCOLHER ALGUÉM QUE A GENTE MANDA MATAR, SE AMEAÇAR FAZER DELAÇÃO PREMIADA”. disse:

    Lula é líder de pesquisa porque a classe política está tão desmoralizada que não há candidato de confiança, dentro dos quadros políticos atuais, para a maioria da população – e ele está tendo o eleitorado petista. Dizer que a política está judicializada dá a impressão de ser culpa do Judiciário, MPF, PF e não as atitudes dos maiores ladrões do planeta, os corruptos ladrões de cofres públicos, travestidos de governantes e políticos. É não considerar a grande realidade: que estamos sendo protagonistas do maior escândalo de roubalheira a cofres públicos do planeta, por políticos, governantes e empresários corruptos. E que o país está pagando muito caro por tudo isso. E que nada é mais justo que todos os envolvidos nas roubalheiras paguem, doa a quem doer!

  11. Almir Gonçalves disse:

    Não vejo por este lado. Creio que o Thompson Flores está se resguardando. O que está se desenhando para o próximo dia 24, é uma situação de guerra, sim senhor. Se ele não toma atitudes neste sentido (bem radical),será cobrado por isso.
    O andar da carruagem é sinistro. Todo cuidado é pouco e, mesmo asism, sinto que teremos sérios problemas no dia do julgamento. Qualquer que seja a decisão, muitos ficarão insatisfeitos e cobrarão.

  12. Roberto Early disse:

    O fato é que as ilicitudes do ex presidente saltam aos olhos e que o povo brasileiro pede que seja ele apenado por seus graves ilicitos,fato também é a violencia e ódio espalhados pelos braços do PT ,com convocaçao de uma verdadeira guerra entre as pessoas,como bem disse Kennedy ,eles tem todo o direito de se manifestar tendo ou não a razão do seu lado ,mas é inconcebivel a violencia qualquer que seja ela ,tao propalada pelos ferozes militantes do partido.

  13. Não "enxergar" até que dá... mas não sejamos hipócritas! disse:

    Eu não consigo entender como podem ainda ter dúvidas (os petistas) de que o apto do Guarujá era propina para o Lula! As visitas dele e da família; as escolhas das reformas no apto; as declarações do porteiro, moradores etc; a construção e elevador privativo só para o apto de Lula; as declarações do dono da empreiteira; declarações de funcionários da empreiteira que tiveram contato com Lula e a família. Se não chegou a passar escritura em cartório, tenham paciência, é claro que não! Quando a coisa estourou, parou tudo! Vamos deixar de ser cegos, é claro que parou tudo.

  14. DIRETO AO ASSUNTO: É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO - VIVA A LAVA JATO! disse:

    Estão tentando armar um circo, pensando que vão intimidar o Judiciário, MPF, PF! Isso sempre foi tática dos “ALOPRADOS” (O TERMO É DO PRÓPRIO CORRUPTO LULA), mas não funcionou com Dirceu, Genoíno, Palocci, Vacari etc. E não vai funcionar com o chefe. Ninguém está acima da lei. Todos são iguais perante a lei e, se erraram, têm que pagar! E não vai parar no Lula não, vai chegar no Aécio, Renan, Jucá, Temer etc como, mesmo demorando anos, chegou no Maluf! Podem esbravejar, mas a lei tem que ser para todos! E vai ser, mesmo que demore, mesmo que alguns consigam protelar, como o bandido Maluf protelou, durante anos. Quem não quer enxergar isso, problema dele. Mas a verdade é que a nação quer que a lei seja para todos, doa a quem doer, e o Judiciário, MPF, PF, finalmente, resolveram criar vergonha na cara e fazer com que a lei seja cumprida, para todos, doa a quem doer!

  15. Silvio disse:

    Vão tirar Lula do páreo, a Folha já fritou o Bolsonaro, hoje indiciaram o Haddad que poderia ser apadrinhado do Lula. A ditadura midiático-judiciária não se contentou com o golpe branco e agora quer promover uma eleição sem opções a não ser o salvador que o PSDB ainda não escolheu, tudo com aparência de democracia.
    Ciro que se cuide!

    • Stanislaw p/Silvio. disse:

      Caro Silvio, durante anos o MPF, PF, Judiciário, outros órgãos fiscalizadores, foram omissos, partidários, lenientes e até coniventes com a política suja – criaram “vergonha na cara” e resolveram combater as quadrilhas de bandidos roubadores de cofres públicos – como criticá-los? E a imprensa tem que mostrar sim, qualidades e defeitos, e principalmente os crimes de candidatos e eventuais candidatos. O povo precisa saber em quem está votando pois a política no país se tornou balcão de negócios entre “bandidos”, com poucas exceções. É preciso que o povo saiba quem são “realmente” Lula, Aécio, Temer, Alkimin, Bolsonaro, Haddad, Meireles, Ciro Gomes, Álvaro Dias, etc, eventuais candidatos ao importante cargo de “PRESIDENTE DA REPÚBLICA”. Diante de tanta roubalheira desvendada atualmente, nós, eleitores, temos que apoiar incondicionalmente a Lava Jato e as ações contra os corruptos que dominaram o país!

  16. Alexandre Paim da Silva disse:

    Olá Kennedy. Gostaria apenas de parabenizá-lo por exercer de maneira tão profissional sua função como jornalista. Todas suas colocações contém a responsabilidade de um grande comunicador que você é. São poucos os profissionais dessa área que conseguem e possuem coragem para informar a população com isenção e imparcialidade. Parabéns.

  17. José Tadeu Barros disse:

    O circo foi armado de uma tal forma (e há tanto tempo) que Lula será condenado, possivelmente por unanimidade. A essa altura, provas ou ausência delas já não importam, se é que já importaram um dia.

  18. Claudio José Vanini disse:

    Acho válida a preocupação do presidente do TRF-4, porque todos assistimos reiteradamente manifestações violentas ligadas ao PT, porque não ter a preocupação com segurança ? Se a própria presidente do PT menciona que se o Lula for preso terão que prender muita gente e até matar gente… não me parece seguro o dia da condenação de Lula.
    A justiça está acima da opinião de qualquer individuo está a altura do que é correto doa a quem doer e seja quem for como qualquer cidadão brasileiro deve responder aos seus atos, ainda mais quando se trata da coisa pública, que deveria ser mais rígida ainda pois se trata de recursos coletivos e mau uso ou desvios, corrupção devem ser tratados e julgados de forma rápida para dar exemplo. Lula é como qualquer um, não representa nada diferente que não mereça um tratamento justo, neste caso cadeia.

    • Sebastiao Augusto Canabrava disse:

      Perfeito seu raciocinio, Claudio. Mas ele nao esta’ sendo tratado como qualquer um. Nao posso dizer se ele cometeu crimes ou nao. Nao tive acesso ao processo, nao sou proximo dele. Mas o que vejo (e tenho certeza de que voce e outras veem – mas gostam do que veem, por que voces nao gostam dele ou sao contras suas ideias) nao e’ um tratamento normal. Se voce der uma resposta concisa sobre os questionamentos abaixo, eu me calo
      a) Por que Lula nao pode tomar posse como ministro (mas Moreira Franco se tornou ministro apos indiciamento e Lula ainda nao tinha indiciamento)?
      b) Por que Moro divulgou o dialogo (dubio, por que depende da interpretacao) entre Dilma e Lula, se o mesmo era ilegal? Lembrando que Moro e’ guardiao da lei.
      c) Por que Lula foi condenado sem provas? Leia a sentenca e depois a resposta de Moro sobre a contestacao da defesa.
      d) E a principal: Quais outros politidos (graudos) foram processados e condenados com a mesma elouquencia?
      ….

  19. vagner augusto da silva disse:

    É uma vontade louca de derrubar o PT. Não provam nada e querem condenar somente para isso.

  20. mano disse:

    prezados: A impressão que ficou é de que o Brasil é uma República Judicial Absolutista. O judiciário e o MP de Curitiba são os protagonistas. Parece até que fizeram MBA na escola da Monarquia absolutista francesa. Até agora, o resultado da lava jato trouxe muito desemprego, aplicou dois pesos e duas medidas, poucos corruptos presos e a maioria em prisão domiciliar (mansões ou aps de luxo) e muito corrupto solto, seja por foro privilegiado ou via habeas corpus de Gilmar Mendes.

    • Stanislaw p/mano. disse:

      A Lava Jato trouxe muito desemprego? Não foram os vários governos corruptos desde a redemocratização do país que nos levaram a esse caos econômico, político e moral, aliados a um Judiciário leniente e até conivente, sempre ““deitado em berço esplêndido”? Só com o Mensalão, de forma tímida, lenta e moderada, (às custas principalmente do ímpeto e coragem de Joaquim Barbosa) e posteriormente com o Petrolão (graças ao ímpeto e coragem de Sergio Moro, e ‘Sergios Moros Brasil afora’; MPF, PF, RF, Tribunais de Contas etc – um monte de gente enchida de repente de muita vergonha na cara, indignação, revolta, sangue nas veias, que se começou o combate à corrupção, doa a quem doer! Com toda a certeza não se pode dizer que a Lava Jato, principalmente, e o Judiciário também, estão protegendo “A” ou “B”, visto que todas as quadrilhas travestidas de partidos políticos têm sido atingidas e seus membros, ladrões travestidos de políticos, governantes e empresários corruptos, levados aos bancos dos réus!

  21. Eder Oliveira disse:

    De acordo com a decisão da juíza Luciana Corrêa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos no Distrito Federal, se contrapõe à investigação da Lava Jato sobre o triplex do Guarujá.
    O processo atende uma empresa que solicita o pagamento de dívidas em desfavor da OAS Empreendimentos.
    O Centro Empresarial que estava sendo construído no Distrito Federal tinha contrato em Sociedade de Propósito Específico (SPE). A empresa credora impetrou uma ação de cobrança no valor de R$ 7,2 milhões corrigidos.
    A juíza acatou e determinou ao Banco Central o bloqueio nas contas da OAS, encontrando apenas R$ 10 mil reais. A empresa credora fez busca nos cartórios e achou num mesmo CNPJ quatro imóveis no Guarujá em nome da OAS.
    Para a surpresa dos empresários brasilienses, um deles é o apartamento atribuído a Lula.
    A guerra das togas confronta o juízo de Moro e o de Luciana.
    Em Brasília, a juíza entende que cabe penhora do triplex por se tratar de dívidas contraídas pela OAS

  22. JORGE RAMOS disse:

    Há muito tempo o “combate à corrupção”, no âmbito do Judiciário deixou de lado aspectos técnico-jurídicos para ingressar de vez no terreno político. Isso já existia obviamente na imprensa e no próprio parlamento, mas isso é da natureza dessas instituições. Tanto a PF quanto o MPF e os juízes envolvidos na Lava Jato estão integralmente “politizados”. O julgamento do impeachment foi político – porque feito pelo Parlamento – mas esse julgamento E NENHUM OUTRO – para ser HONESTO, JUSTO E ISENTO não teria de se-lo.

  23. Direto ao assunto: "TEM QUE MANTER ISSO AÍ, VIU?"; "É PRECISO ESTANCAR ESSA SANGRIA"; “É PRECISO ESCOLHER ALGUÉM QUE A GENTE MANDA MATAR, SE AMEAÇAR FAZER DELAÇÃO PREMIADA”. disse:

    Os políticos corruptos desmoralizaram tanto a classe política que o eleitor não encontra candidato de confiança, e isso tem favorecido Lula nas pesquisas, que tem seu eleitorado já formado (embora tenha diminuído bastante). Agora, dizer que a política está judicializada não pode deixar a impressão de ser culpa do Judiciário, MPF, PF mas deve, sim, que isso é culpa das atitudes dos maiores ladrões do planeta, os corruptos ladrões de cofres públicos, travestidos de governantes e políticos. É preciso falar da realidade de que estamos sendo protagonistas do maior escândalo de roubalheira a cofres públicos do planeta, por políticos, governantes e empresários corruptos. E que o país está pagando muito caro por tudo isso. E que nada é mais justo que todos os envolvidos nas roubalheiras paguem, doa a quem doer! É preciso apoiar sempre o combate aos corruptos, doa a quem doer, pois só assim poderemos sair do caos atual!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-04-24 01:14:31