aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-12-2015, 9h19

Lamentável, ataque a Chico tem caráter fascista

Reformas de Dilma sofrerão resistências no Congresso
37

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Na madrugada de terça, houve um ataque com agressões verbais ao cantor e compositor Chico Buarque, ao ser abordado por jovens na saída de um restaurante no Rio de Janeiro. É um episódio preocupante, porque tem caráter fascista.

Episódios dessa natureza têm crescido no país. A intolerância política está aumentando no Brasil. Chico Buarque não foi questionado por suas posições políticas a favor do PT, mas constrangido de modo ignorante, assediado moralmente e atacado verbalmente. Toda pessoa pública que participa do debate político está sujeita a ouvir críticas ao seu trabalho e à sua posição ideológica.

Mas críticas devem ser feitas com civilidade. Ninguém tem o direito de xingar o outro, de lhe dirigir palavrões, de chamá-lo de um merda porque defende uma posição política constitucionalmente garantida.

Ninguém deve ser xingado por ser petista ou tucano, democrata ou psolista. Nem deve ser chamado de ladrão por pertencer a um partido ou outro. Generalizar é injusto. Há um caráter de covardia em reunir um grupo de jovens e abordar de forma agressiva, intolerante e burra uma pessoa em função de suas posições políticas.

A política, aliás, é um caminho civilizatório para diminuir a barbárie. Chico Buarque não merecia o que aconteceu por ser o grande compositor e cantor que é. Nenhuma pessoa merece ser vítima desse fascismo ignorante que tem ganhado força no Brasil. Foi um episódio lamentável, que precisa ser condenado com veemência para que outros não se repitam.

*

Reformas de Dilma sofrerão resistências 

O sucesso de propostas de reforma previdenciária e trabalhista que a equipe econômica afirma que apresentará ao Congresso vai depender da capacidade do governo de construir consensos. Não basta falar de planos impossíveis para agradar ao mercado, porque um eventual fracasso geraria um efeito econômico pior.

Olhando o Congresso que temos hoje e como ele votou no ano passado, as chances de êxito parecem baixas. Quando tinha capital político e popularidade, a presidente Dilma Rousseff nunca apresentou reformas dessa natureza.

O governo sugere que tentará fazê-lo num cenário de baixa popularidade e numa hora em que voltará a enfrentar o pedido de abertura de processo de impeachment, o que deverá acontecer depois do Carnaval, em fevereiro. É provável que o cenário econômico esteja pior. Portanto, haverá dificuldades.

É importante debater uma reforma da Previdência que estabeleça idade mínima para aposentadoria, sempre levando em conta que os mais pobres começam a trabalhar mais cedo. É preciso pensar em regras justas socialmente e que garantam a sustentação financeira da aposentadoria das futuras gerações.

O debate sobre flexibilização de regras trabalhistas é necessário porque as relações entre empregados e empregador mudaram nos tempos modernos. Mas deve haver preocupação em proteger o lado mais fraco, sobretudo num momento de crescimento de desemprego, justamente quando os empregados perdem poder de barganha.

Seria desejável algum tipo de acordo com a oposição. No entanto, o PSDB e o DEM têm tido uma posição radical. Muitas vezes votam em matéria fiscal como o PSOL, fazendo exatamente o contrário do que pregavam quando estavam unidos no governo FHC.

Em entrevista ao SBT, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), disse que, se houvesse sinceridade da parte de Dilma e uma iniciativa dela de propor diálogo sobre uma agenda mínima, os tucanos poderiam conversar.

No atual clima de guerra, é algo muito complicado, mas que precisaria ser tentado, porque o país está afundando política e economicamente. É preciso grandeza do governo e da oposição, algo que tem faltado aos dois lados.

E, claro, a iniciativa de conversar teria de partir da presidente Dilma, que deveria, depois de colher vitórias, como a que obteve no Supremo Tribunal Federal na semana passada, procurar estabelecer pontes e não achar que ganhou força para escalar a guerra.

O país precisa de uma classe política que busque a paz, sob pena de prejudicar ainda mais a vida dos mais pobres.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
37
  1. simon cameron disse:

    Não vejo como evitar a intolerância política depois da covardia perpetrada contra o povo por políticos corruptos e impunes. O povo, enfim, está cansado de levar tapa na cara e manter-se calado, chega.

  2. Edi Rocha disse:

    A partir do momento em que a estratégia é ir contra o povo, fazer com que a situação das pessoas piore só para fragilizar o governo, fica difícil. Esse trecho de uma matéria da Folha deixa claro: “Até março, aliados de Cunha defendem que ele paralise projetos de interesse do governo na câmara para gerar um cenário de caos que agrave o quadro de crise.” (leia-se, com apoio da oposição).

  3. Paulo disse:

    Ninguém pode ser atacado por suas posições políticas, concordo. Mas quando o sujeito usa sua fama para defender ditaduras e torturadores – como faz o Chico en relação a Venezuela e Cuba – é compreensível que seja hostilizado publicamente. É um grande artista, sem dúvida. Mas fascismo é defender o fascista Maduro, como ele faz. Defensores de ditaduras não merecem respeito.

  4. Robson Silveira disse:

    A análise e comentário do Kennedy sobre o episódio com o Chico Buarque é a mais democrática e inteligente avaliação publicada no Brasil até o momento. Sua transcrição integral neste blog é uma grande contribuição ao debate. Porque nenhuma linha publicada?

  5. Altair Oliveira da Silva disse:

    Esse é o comportamento determinado pelas constantes manipulações da mídia em favor de golpes, de estar sempre fomentando a desgraça do governo, de ter dado continuidade às eleições buscando um terceiro turno. Acredito que todos se lembram que desde o primeiro dia de governo a chamada oposição não deu trégua um dia sequer e o congresso nacional fez de tudo para inviabilizar tudo o que o governo precisaria para melhorar o país. Criou-se o clima de ódio e aí acontecem esses absurdos, como o fato do Chico Buarque. Na verdade a única diferença entre o Aécio e a miss colombiana é que ela soube perder.

  6. luiz paulo bandeira da silveira disse:

    deplorável o ataque a chico Buarque.na família de chico temos pessoas como sergio Buarque de hlanda,um dos maiores explicadores do brasil,aurélio Buarque de Holanda e por ai vai; chico Buarque é um patrimônio vivo da nossa cultura,suas contribuições na luta contra o facismo são inestimáveis mesmo sendo simpatizante do pt.E eis que de repente um grupo facistóide,incluindo aquele paulista nazistoide filha de sei lá quem,vem chatear o chico logo após o jantar.creio que foi estrategicamente preparado.

  7. Carlos wagner disse:

    Sinceridade da presidente ,ai eu acho querer demais dela ,é tipo forçar mesmo pois sinceridade realmente nao é o forte dela

  8. Diego Borges disse:

    Bom dia.
    Considero fascista esses ataques todos, a oposição não tem respeito pela opinião alheia e ao meu ver, não somam em nada porque ao invés de vangloriar o país e lutar pelo progresso do país, preferem enaltecer partido político. Ou seja: fascistas, fascistas, fascistas e mascotes da corrupção. Uma pena. Tenho pena desses caras de mente tão pequena. Abraço forte pro Kennedy, prazer em ler você!

  9. Clay Palmeira disse:

    Concordo com seu pensamento sobre a forma violenta e covarde do fato. Entretanto o ser humano em essência age por instinto, seja ele qual for, e que possa garantir sua sobrevicência. Porém, deixo-lhe uma pergunta. E quando a bárbarie se torna a própria política? O descaso moral, político e econômico que vive o País e que a cada dia noiticia fatos estarrecedores.

  10. Ronaldo Barata disse:

    Por que o nosso velho Chico não volta a criar músicas com versos como aqueles:
    Dormia
    A nossa pátria mãe tão
    distraída
    Sem perceber que era
    subtraída
    Em tenebrosas
    transações
    Afinal, e a intensa roubalheira nos 10 anos (2 + 8) de FHC?

  11. Lauro Vieira disse:

    Vocês acham que aqueles, que cometeram este absurdo contra o Chico, estão tomando como base o descontrole que há no Congresso Nacional. Estão completamente sem norte. O reflexo emitido pelo Congresso mais a má formação que o cidadão está tendo, só pode dar nisso. Infelizmente!

    Previdência: Está na hora que de começarem a trabalhar para a instituição de uma nova previdência, começando do zero, fechando a previdência atual. Estabelecer um novo Plano de Previdência, com novos benefícios com novos valores de contribuição.

  12. Robson Fonseca disse:

    Rídiculo o papel demonstrado pelos conhecidos coxinhas, quero o fim da corrupção no meu país, mas não quero me associar a esses grupos de analfabetos políticos e no fundo antigos beneficiários de pomposos benefícios pagos pela população a esses grupos facistas e que se fazem passar por moralistas, como os partidos da oposição que na verdade são grandes ladrões que se fazem de santos e agora querem também importunar a vida do cidadão de bem. Basta, vão embora vagabundos.

  13. Júlio César Bittencourt Gomes disse:

    Fascista só, não. NAZISTA e preconceituoso ao extremo. É como uma pessoa que se diz cidadão, com menos de 40 anos e defende a ditadura militar. só o fato de defender a vagabundagem que retardados fardados fizeram há mais de 50 anos mos tra como nossa educação vai mal. Jovem ? Só se for da elite mais robótica, mal educada e burra. Jovens que só conhecem funkeiros, sertanejose e mcs não sabem o que é lutar pela democracia. Chico Buarque é um símbolo do melhor da música popular brasileira em todos os tempos (e quem diz isso é um roqueiro heavy metal assumido) e tem que ser respeitado. Você, “jovem”, vá estudar e depois que se desculpar com mestre Chico, tome bênção !

  14. Aldo disse:

    Falta a nossa presidenta a habilidade politica de um Lula e um FHC.
    Falta ao nosso parlamento maturidade, ética e inteligencia no trato dos interesses nacionais.
    A casa legislativa estampa o retrato da sociedade que o elegeu como seus representantes.
    É aquela velha máxima : Cada povo tem o governo que merece.
    Mais juízo, ética, honestidade e educação a todos brasileiros em 2016.
    Quem sabe na próxima eleição a safra politica seja melhor…

  15. José Carlos Lins e Silva disse:

    Concordo integralmente com o Kennedy eu sou um fã de carteirinha do Chico Buarque, simplesmente adoro o seu trabalho. Mas devo dizer que fiquei profundamente frustrado por ele apoiar um partido que protagonizou o maior escândalo de corrupção do país, que mente o tempo todo e destruiu nossa economia e isso ainda vai trazer muito sofrimento à população. Mas se alguma critica deve ser feita a ele que seja de forma respeitosa e civilizada.

  16. ivan veloso disse:

    Mesmo se não fosse Chico Buarque o agredido, a ninguém se dá o direito de insultar quem quer que seja por suas posições pessoais políticas, partidárias, de religião ou preferências sexuais. Mas é bom lembrar que o Sr. Lula foi quem mais fomentou o ódio entre classes. È só ver os seus delírios, fortemente incentivado pelos excessos de álcool nos vídeos gravados em reuniões fechadas com seu público amestrado de sindicalistas, “movimentos sociais” e pobres menos avisados como ocorreu no início do ano com catadores de lixo em São Paulo. Esta no vídeo trechos como: “Vocês acham que ÊLES gostam de ver seus filhos na Universidade, que vocês viagem de aviâo que vocês tenham carros?. Em tempo o ÊLES é o que o Sr Lula chama de “elite branca e de olhos azuis”. Agora que ganhou a eleição e que o ódio está latente o que dá em estupidez como o fato com Chico, ainda se dá espaço pra esse senhor aparecer como se ele não tivesse feito nada? Ora, me compre um bode…

  17. Apolonio disse:

    O Ministro Barbosa quer reforma da previdência , reforma das leis trabalhistas. Muito mais arrocho. Cunha saindo tudo vai ser aprovado e o pobre trabalhador vai morrer enforcado.

  18. Alfredo José Barreto Luiz disse:

    O Brasil precisa, urgentemente, que todos os formadores de opinião se manifestem sobre o aumento da barbárie em curso no nosso país. Muitos que tinham voz ficaram calados na alemanha nazista. Alguns deles foram vítimas da alemanha nazista logo depois. Que não seja por coragem (como Chico e o Kennedy Alencar) que seja por covardia. Quem agride e ameaça outras pessoas por motivos políticos é fascista, ou seja, pratica crime contra a civilização. São bárbaros que precisam ser chamados pelo nome: criminosos ignorantes e incivilizados, colocados no seu lugar e controlados (porque educados parece que não dá).

  19. Gilmar brenga disse:

    A música do chico que melhor representa o Brasil atual, é aquela que diz que dormia a nossa pátria mãe tão distraída, sem saber que era subtraída em tenebrosas transações.

  20. Gilson Carlos Bicudo disse:

    Triste é ver esses artistas (não só o Chico) entregarem sua imagem em defesa de um governo que destrói o país… fica a imagem de que a Lei Ruanet é o bolsa família da classe artística brasileira.

  21. Juliano Roberto disse:

    Kenendy, concordo com tudo o que você escreveu, mas havemos de lembrar que quem estimulou a política do “nós contra eles” esses anos todos foram os partidos e os pensadores de esquerda, Lula à frente. Se a esquerda tivesse chegado ao poder e feito um trabalho decente, o debate hoje seria apenas no campo da ideologia. Mas não foi isso que aconteceu, então a decepção geral é mais que explicada, principalmente entre aqueles da classe média, como eu, que escolheram o PT em 2002 pensando em um país mais justo e menos desonesto. A sensação de traição piora quando vemos as relações promíscuas dos líderes petistas com os banqueiros e empreiteiros que sempre atacaram. Fica realmente muito difícil ver uma figura pública atualmente defender o PT sem dar a impressão de que está se beneficiando financeiramente disso. Ideologia tem limite.

  22. Sidney disse:

    Grande Chico, gênio da raça, liga não. “Apesar deles, amanhã há de ser outro dia”…

  23. walter disse:

    Caro Kennedy,o Chico não deveria desafiar uma Nação; qualquer artista que se presa, deve preserva seu público;sua opinião sobre religião ou política não importam, quando quer contrariar a maioria, paga o ônus; o País vive um momento de caos…tripudiar, diante das mazelas; todos sabem das retóricas dele com a dilma…
    Quanto ao maior problema nas aprovações que é a CPMF; será demasiadamente difícil passar; a dilma fez escolhas erradas, mesmo o Levy; não será com a ‘conversinha” do barbosa que vai convencer…o País é contra este tributo….nenhum outro governo; seja de que partido for, não deixará de tentar este tributo; será necessário,s e não o sistema de saúde para; mas o PT não conseguirá esta compreensão”…

  24. Gabriel Marquetti disse:

    Aham… Mas o Chico tem todo o direito de generalizar ao chamar o PSDB de bandido em resposta.
    Lamentável é achar que temos que poupá-lo de situações inconvenientes porque ele é o artista genial que é. NÃO!!! Deve sim ser cobrado, sem violência, claro, mas que arque com o ônus de ser o idiota, em sentido estrito, que é.

  25. PEREIRA disse:

    Concordo plenamente que nenhuma pessoa merece ser vítima desse fascismo ignorante que tem ganhado força no Brasil. Realmente foi um episódio lamentável, que precisa ser condenado com veemência para que outros não se repitam. O povo brasileiro anda com os nervos em alta, pois não aguentam tanta cobrança sem benefícios a favor de quem tanto paga. O modo que o atual gestor governa é engraçado pra eles que estão no poder somente recebendo e gastando sem parar, mais para o cidadão de bem nada de graça tem, pois as contas não param de aumentar, constantemente se apresenta noticias referente a saúde pública que já saiu da UTI e foi direto para o cemitério, diante tanto descaso o Brasil está se transformando em um barril de pólvora com o estopim já acesso, na verdade acho que nem oposição temos, temos sim políticos brigando para estar no poder e o povo é que se dane, pois se serve mesmo para pagar imposto e votar em mais uma nova eleição. É triste a realidade do brasileiro que trabalha duro.

  26. Alexandre disse:

    Quem trouxe divisões por cotas, raças, classes e gêneros à tona foi o PT. Petista não tolera nada, petista classifica aqueles que não comungam com eles de reacionários, coxinhas, fascistas e racistas. É só falar de um malfeito do PT que eles citam o PSDB (como se este fosse diferente do PT), conforme inclusive foi dito pelo Chico Buarque.
    O que se cobra de Chico Buarque e demais membros da “esquerda caviar” é a coerência entre o discurso e a atitude.
    Eles não acham Cuba uma maravilha ? Então poque vivem em Copacabana e vão passar as férias em Paris ?
    Eles não dizem que a medicina cubana é avançada ? Então porque se tratam no Sírio Libanês ?
    Eles não defendem o socialismo ? Então porque raios não socializam o seus próprios bens materiais ?
    O que realmente eu lamento é ver a esquerda afundando cada vez mais o nosso país, tudo por conta de questões ideológicas ultrapassadas.

  27. Orlando jose disse:

    Kennedy, o PT sempre se especializou em agredir e criticar quem pensava diferente dele.
    Não dá realmente para entender uma pessoa que se diz esclarecida e com princípios democráticos que defenda cegamente a organização criminosa que se instalou no país. A partir do momento que se expões publicamente e ´e procurado pelos petistas por ser uma figura pública, o mesmo tem que estar disposto a ser contraditado em público.
    Além do mais Chico agrediu também a Revista Veja e o PSDB, ele pode?
    Quando a Veja alimentada pelo radicalismo opositor e mentiroso do PT com calúnias e falsidades sobre o governo FHC, principalmente, e também sobre Collor, a revista era ótima.
    Chico Buarque tem de ser contestado realmente, somente não pode haver violência.
    Agora, fascista é o PT que tenta dominar inclusive o STF, pois a votação da semana passada sobre o Impeachment foi um ato partidário a favar da quadrilha do Pt e seus apoiadores como o decadente Chico Buarque.

  28. Joaquim disse:

    Kennedy, falar em reforma da previdência sem mexer em direito adquirido é tapeação, não é possível em que um pais tão pobre ainda exista aposentadorias milionárias e vitalicias financiadas pelo dinheiro publico. Porém duvido que este desgoverno tenha coragem de tocar em pontos importantes, como o acima e como o caso dos sindicatos que não atual em favor do trabalhador e sim em causa própria.
    Sobre os artistas talves valesse a pena uma devassa nos beneficiários da Lei Rounet, mais uma vez dinheiro publico usado pelos amigos.

  29. Stanislaw. disse:

    Sua opinião é corretíssima, Kennedy, não só pelo fato de ter acontecido com o Chico Buarque, com certeza um orgulho de todos nós brasileiros pelo grande artista que é, mas porque ninguém deve ser agredido por suas posições políticas serem contrárias à nossa.
    Eu também fui petista, lulista. Mudei porque tanto o PT quanto Lula mudaram, em minha opinião, para o pior que pode haver em um partido e (ou) numa pessoa. Mas respeito quem não vê como eu e, opinião minha, acho que com a inteligência do Chico ele também não fez o mesmo por puro “orgulho” – mas ninguém pode ofendê-lo pois numa democracia é necessário haver respeito pelas opiniões contrárias.

  30. Getulio disse:

    Confesso que não ouço muito das musicas do Chico !
    Chico tirou “de letra” esses “boy zinhos”, não consiguiram tira lo do sério.
    Agora quem começou com esses ataques inconformadas depois de perder a eleição foi a oposição junto alguns da midia que destacavam com certo glamour e davam como normal pessoas serem humilhadas em restaurantes e locais tanto privado como publico , parte de equipes de jornalistas e reporteres da propia Globo passam por isso em coberturas de passeatas de protestos promovidas pelo PT parece um certo revide, isso faz muito mal para a sociedade brasileira acabando por dividi la e criando confusões e até algo mais grave pode acontecer no futuro se inibindo de pensar e posicionar apoaindo a esse ou aquele partido politico.
    Alem de corajoso Chico mostrou se inteligente em enfrentar uma situação que poderiam agredi lo fisicamente.

    • p/Getúlio. disse:

      Na verdade quem começou com essa divisão de “nós os humildes” e “eles, os das elite” foi um tal de lula!
      Só que o cretino que só engana as camadas menos esclarecidas quando adoece vai fazer tratamento em hospital “Padrão Fifa” e nunca pelo sistema SUS – reservado para muitos de seus idiotas seguidores.
      Esse cretino criticava as cestas básicas, dizendo que eram meio de “comprar votos” e depois fez do bolsa família sua plataforma para ganhar eleições.
      Pagou a dívida externa do país com o FMI, tomando dinheiro dos banqueiros nacionais, cuja dívida interna hoje é de 1 trilhão e 500 bilhões – só que a dívida externa para o FMI o país pagava juros de 4% ao ano – a dívida externa cobra 19,5% de juros ao ano!
      Hoje os maiores cânceres do país têm em Lula, Dilma, Renan Calheiros e outras coisas semelhantes os maiores motivos!
      Não consigo entender como o Chico ainda apóia um governo desse!

  31. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Sou ex eleitor do PT. Afundaram o socialismo e destruíram o ideal trabalhista.
    Se manter alheio ao que vem acontecendo com esse desgoverno é uma vergonha, e pior ainda é prestar apoio a essa calamidade política, social e econômica, que vive o nosso país.
    Meus pêsames Chico e outros ex heróis da luta pela redemocratização.
    Cordialmente.

  32. Carmosino Araujo Pereira disse:

    Diga me com quem tu andas, que eu direi quem tu és. Se você se misturar com porcos farelos ai de comer! O brasileiro povo humilde e pacato. Que o não tem em seu currículo lutar com armas, lute com as armas que tem. Não vote em políticos., Que foram eleitos no pleito anterior. Eles transformam-se em políticos viciados. E se acham no direito de fazer, ou patrocinar corrupções, sem os quais eles não se reelegeriam. Pois do bolso de sua empresa, comercio ou fazenda não sai um centavo, porque se saísse, todos iriam falir. Mudam se as cóleras mais os cachorros são o mesmo.
    Já vivi todos os tempos políticos desse brasil, já fui governo, já fui oposição. Sempre votei naquele que achava que tinha melhor proposta para melhorar a vida do povo. Agora está ruim, mas vivi a ditadura, se escrevesse ou falasse algo contra o governo, era preso, torturado, e em seguida nunca mais lhe via. Quem era doido de se expor nas redes sociais, que aliás não as tinha.

  33. Roberto disse:

    Lamentável o que aconteceu. Porém cresce na população um sentimento de intolerância contra aqueles que defendem abertamente o governo corrupto do PT porque dele também se servem.
    Esse sentimento só tende a aumentar, principalmente porque a população sente-se traída e enganada por esse governo que elegeu-se em cima de fraudes e mentiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 10:59:03