aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-11-2014, 16h36

Lava Jato aperta cerco contra PT, PMDB e empreiteiras

54

Postado por: ISABELA HORTA

A sétima fase da operação Lava Jato terá uma repercussão enorme no mundo político, porque tem potencial de apertar o cerco contra o PT e o PMDB.

A Polícia Federal prendeu Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras. Ele foi indicado na cota partidária do PT. Nos bastidores, comenta-se que Duque foi escolhido pelo então ministro da Casa Civil José Dirceu no primeiro ano de governo Lula, em 2003. E foi expedido um mandado de prisão contra Fernando Soares, lobista ligado ao PMDB.

Há ainda uma grande operação da Polícia Federal contra as principais empreiteiras do país. Executivos foram presos temporariamente ou levados para prestar depoimento. Ou seja, os corruptores também foram atingidos. É uma ponta dos esquemas de corrupção que sempre escapou no Brasil, como no caso dos Anões do Orçamento e também do Mensalão. Na Lava Jato, há uma grande possibilidade de fechar esse círculo.

Ainda haverá uma fase em que o nome dos deputados e senadores citados nas delações da Lava Jato se tornarão públicos. Os parlamentares tem foro privilegiado e, por isso, todas as informações e acusações que os envolvem tem de ser processadas no Supremo Tribunal Federal. Esses políticos só serão conhecidos quando o Ministério Público fizer uma denúncia ou pedir a abertura de inquérito no STF.

A nova fase da Lava Jato aumenta a agenda negativa com a qual a presidente Dilma tem de lidar. Haverá uma crise grave já no começo do segundo mandato. Quando a panela de pressão for destampada, as investigações poderão atingir a base de apoio do governo. Algumas reportagens nas últimas semanas indicam que haveria também citação de políticos da oposição. É preciso aguardar para saber a extensão do dano no mundo político. Mas sempre quem sai mais prejudicado é o governo de plantão.

Em entrevista ao SBT, Dilma afirmou que não faria oposição a uma CPI da Petrobras na próxima legislatura. Políticos do PMDB e da oposição avaliam que as comissões que estão em andamento produzirão muito pouco até o final do ano. As novas revelações exigirão futuras investigações no Congresso. Mas as CPIs acabam virando um palco político que o governo, que tem maioria, controla. E a oposição faz acordos de procedimento para não convocar políticos importantes para depor. Ou seja, haverá uma nova CPI, mas a notícia estará no Supremo Tribunal Federal, no Ministério Público e na Polícia Federal, onde as investigações estão muito mais avançadas.

Em meio a esse escândalo da Petrobras, Dilma não está tomando a iniciativa de ditar a agenda política do país. Há uma expectativa muito grande do mercado em conhecer o nome do novo ministro da Fazenda. Isso tem efeito na Bolsa e no mercado de dólar. O ideal seria que o substituto de Guido Mantega já fosse anunciado para indicar que condução econômica o país terá no segundo mandato da presidente.

O ex-presidente Lula sugeriu a Dilma que ela nomeasse Henrique Meirelles para o ministério da Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento. Nos bastidores, comenta-se que a presidente prefere Barbosa na Fazenda. Mas, se Dilma já tivesse feito essa escolha, já teria o nomeado. Isso significa que as opções estão em aberto. Ou seja, ela ainda estaria avaliando a possibilidade de escolher Meirelles, com quem não tem um bom relacionamento.

A sétima fase da Lava Jato e as incertezas sobre o novo ministro da Fazenda trazem um maremoto político e econômico para a presidente Dilma. Ela precisa estar preparada para lidar com essas questões.

Confira o comentário:

Comentários
54
  1. Daniel disse:

    Estamos só vendo a ponta do iceberg.
    Esse será o maior escandalo da história do Brasil.
    Mensalão é coisa de criança perto do Petrolão.
    Se mergulharem fundo nesse petroleo, capaz de acharem fóssil de molusco.

    • SILVIO LOPES ABELLA disse:

      concordo.

    • Claudiomiro disse:

      Não e por menos que o PMDB está tão apadrinhado com o PT, e não por trabalhar que o Senhor, Sarnei ficou tão rico, já o Lula por sua vez aprendeu bem direitinho com os nove dedinhos á engorda sue filho. Onde está nosso moral aonde vai nosso caráter de povo brasileiro.
      Dilma, renuncie, faça um favor pelo Brasil.

      • Antonio Carlos disse:

        Lamentavelmente, a corrupção no Brasil sempre existiu.
        Na época da Ditadura, se falava em 10%, que chega a ser ridículo nos dias de hoje, mas não existiam partidos com a goela larga, ansiosos por Ministérios e Presidências de Estatais.
        Entretanto, hoje se apura, se investiga e a PF tem autonomia. Antes não era assim, era muito pior que agora, só que nos governos anteriores, principalmente do PSDB, a Polícia Federal estava de mãos amarradas, não investigava e era muito fácil fazer isto, bastando o Ministro da Justiça colocar no seu comando geral um delegado “amigo”, que nomearia delegados regionais também “amigos” e pronto, nada seria investigado. Não se ouviriam notícias sobre escândalos, corrupção, etc. Exatamente como fizeram os Governos anteriores, onde tudo parecia uma maravilha, o País era um sonho, uma verdadeira Dinamarca. Sem contar, e este é o ponto fundamental, que havia uma Mídia favorável que também se beneficiava desta situação de “amigos” e nada divulgava. O Governo do PT não cerceou o trabalho investigativo da PF, muito pelo contrário, o incentiva, tanto é que ele existe.
        Não se iludam aqueles que pensam que os nomes virão só do PT, se a delação não for política o Brasil vai tremer.
        FHC, em 1985, nomeou o Paulo Roberto Costa, que é funcionário de carreira da Petrobras desde 1979, Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas. Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobras. Foi DIRETOR, por exemplo, da GASPETRO DE 1997 A 2000.
        Bom, independentemente do caso da Petrobras, eu quero ver quando começarão a ser investigados, com a mesma determinação, os casos do Mensalão de MG, o Metrô de SP, etc, etc, etc…..

        • Pasquale disse:

          Cumpanheiro,vc esta quase me convencendo que o culpado de tudo que acontece é o FHC.
          A eleição mais suja que me lembro ter visto,2014.

          • astrogildo godofredo disse:

            Meu querido, talvez a mais suja tenha sido a reeleição de FHC…comprada, e bem comprada!…E que agora tem a cara de pau, junto com seus ‘MUI AMIGO$” , de dizer que são contra! Faz-me rir!

        • Dejair Ribeiro Martins disse:

          Que fim teve o famoso relatório ” Saraiva ” dos tempos da Ditadura?

  2. elda de carvalho moteiro disse:

    Como disse, nossa Presidenta, não vai ficar pedra sobre pedra, que bom assim passaremos o Brasil a limpo.

    • Roger disse:

      Elda,

      Não acredito que você não esteja compreendendo o que está acontecendo…Mais provável que esteja se fazendo de desentendida…NÃO É A “PRESIDENTA” QUE ESTÁ PASSANDO O BRASIL A LIMPO NEM DEIXANDO PEDRA SOBRE PEDRA, COMO VOCÊ QUER DAR A ENTENDER, e sim A POLÍCIA FEDERAL É QUEM está investigando
      os grupos QUE MANTÉM ligação direta com o partido dela e seus aliados. Estão na pauta das investigações e nas manchetes diárias COMO INVESTIGADOS !! Entendeu agora, ou preciso desenhar ??

      • M Rosário disse:

        Você não precisa desenhar nada porque sua afirmação está completamente equivocada: a Polícia Federal é vinculada ao Ministério da Justiça que, por sua vez, é vinculado ao Governo Federal. A grande diferença das ações da PF nos governos petistas é a liberdade de investigação e os meios para que isso ocorra de forma eficiente. A PF e hoje não é dirigida por ninguém filiado ao PT, como acontecia no governo Fernando Henrique Cardoso e hoje é LIVRE para exercer suas funções, coisa que também não acontecia no governo Fernando Henrique. Quando a Presidente Dilma diz que não ficará pedra sobre pedra, está dando carta branca para que a PF e o Ministério Público cumpram o seu papel, doa a quem doer. Se as posições dos presidentes petistas tivessem sido assumidas da mesma forma por seus antecessores, a corrupção no Brasil não teria atingido os níveis atuais revelados pelas investigações. Portanto, vamos acabar com esta imbecilidade de achar que o PT inventou a corrupção no Brasil, porque a cada dia fica mais claro quais são as verdadeiras intenções daqueles que espalham estas afirmações distorcidas.

  3. Elza disse:

    DILMA SABE DE TUDO E O LULA TAMBEM,CADEIA PRA ELES,E DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DO PÓVO,PAGAMOS IMPOSOTOS E PAGAMOS MUITO IMPOSTO,TODOS ENVOLVIDOS TERÃO QUE SER PRESOS,E NUNCA MAIS VOLTAR PRA CARGO PUBLICO,NUNCA MAIS.TEM QUE FAZER UMA AUDITORIA EM TODOS OS BENS DE TODOS OS LADORES.PRECISAMOS DE JUSTIÇA FORTE NESTE PAIS,ISSO NOS A SENSAÇÃO DE PAIS SEM NOÇAO,SEM LEIS QUE SEJAM DURAS PARA POLITICOS LADROES.BRASIL E DE TODOS OS BRASILEIROS,QUE JESUS CRISTO NOS ABENÇOE SEMPRE,AMEM

    • minha senhora acho que estas enganada porque A nossa Presidente Dilma foi a única que teve a coragem de por um ministro que esta prendendo os poderosos do Brasil antes só os pobres eram presos.hoje os grandes presidentes de empreiteiras estão sendo levados para esclarecerem portanto. portanto nã o podemos afirmar que o que esse senhor esta delatando é a verdade.como podemos da créditos a um homem que para se livrar da prisão esta levando o nome de grandes empresario deste país. eu e a senhora não podemos jugar .pois ainda esta em investigações . Presidente Dilma tem que tomar muito cuidado .porque o Presidente colo de Melo tentou descobri o que a Presidente Dilma descobriu e foi deposto. alguns dias depois descobriram que aqueles que jugaram eram os mesmo que hoje .todos os partidos e todos os poderosos deste país estão sendo suspeitos. portanto querem que a Presidente saia do poder para continuarem mamando as custas do sangue dos pobres.Deus é maior que tudo. o que essa Mulher passou e não entregou um companheiro não vai se intimidar.pode ter certeza . não tenho partido sou corajosa igual a ela. chega de jogarem tudo para debaixo do tapete.

  4. Antenor disse:

    A CASA CAIU, PT.
    AGUARDEM QUE VEM MAIS POR AÍ PARA TIRAR O SONO DE MUITOS – INCLUSIVE DE DILMINHA E LULINHA.
    CUIDEM DOS TELHADOS DE VIDRO QUE AS PEDRAS VÃO ROLAR.
    E VIVA A DELAÇÃO PREMIADA!!!!

  5. ALEXANDRE FHARIA disse:

    E O ROBA-ROBA CONTINUA…

  6. marcelo serafim disse:

    Ela esta titubiando porque demonizou os banqueiros e agora busca um para gerir a economia. Sei que esta pronta uma grande campanha para os poupadores abandonarem o Banco Bradesco se o Luiz Trabuco aceitar o cargo no governo.

  7. Antonio Ferreira disse:

    Vocês jornalistas estão narrando as imagens, onde o eleitor já imaginavam que todos os políticos e empreiteiras faziam negociatas, o que muitos investidores querem e uma análise para saber se seu dinheiro tem chance de render, assim como eu espero por meio da produtividade ganhar dinheiro, mas esquece é só sonho.

  8. Analise Melhor disse:

    O Prezado está equivocado. Nesta ação contra empreiteiras a PF vai encontrar de tudo. Gente de todos os partidos, ex-prefeitos, ex-governadores, família de políticos e envolvimento políticos que até já morreram de velhice e eram tidos como honestos. Espere um pouco antes de apontar intenções. Vai se surpreender.

  9. Evilásio Santos de Souza disse:

    Talvez com o outro lado da corrupção sendo investigado e punido, o STF tenha a devida vontade jurídica de colocar e, enquadrar os senhores Deputados e Senadores envolvidos nesse mar de lama, realmente na cadeia e não o que está ocorrendo com os políticos do mensalão, cumprindo prisão domiciliar, quando deveriam estar sim em uma prisão de segurança máxima, onde devem estar os piores criminosos.

  10. Ulisses disse:

    A torcida contra o PT, Lula e Dilma é grande aqui. Espero que realmente seja uma investigação séria e não partidária, por que o Renato Duque era líder do governo do PSDB até o final da era FHC e foi indicado por Renan Calheiros para Petrobras e não pelo PT como informa o jornalista. Vai vir muito políticos do PSDB a tona se não estiver a PF aparelhada pela mídia e PSDB

  11. No caso da Petrobras, as investigações deveriam começar desde a época das Privatizações, o que poderíamos sim encontrar quem entregou nossas Mineradoras aos Estrangeiros. Hoje existe varias denuncias sobre as mineradoras, que pouco pagam pelas concessões de extração.
    Temos as Denuncias sobre o Nióbio, mas nossas autoridades tem medo de tocar no assunto, me parece que ate mesmo a mídia, no caso o amigo deste Blog. Tem muita gente recebendo por fora, para ignorar as denuncias, e vejam que no casa do Nióbio, o Brasil esta perdendo Bilhões por ano, mas a bola da vez é a Petrobras, enquanto nossas riquezas minerais vão para o bolso dos Americanos, que vivem as custas de Países como o Brasil. Tai amigo, e o Nióbio, quem vai investigar. OBS, me parece que é proibido Autoridades brasileiras entrar nestas Mineradoras, e ai, tem peito.

    • roberto disse:

      Jose Carlos da Silva Faria. Parabéns você conseguiu em poucas linhas escrever o melhor “nonsense” dos aficionados ao lulo/petismo. Pelo menos você foi original em alguns pontos e fugiu da ladainha pregada pela cartilha.

    • Amilton Sebastião Gonçalves Ferreira disse:

      Mas se isto realmente estiver acontecendo onde está a Presidenta da Republica e o PT que não cria um CPI no Congresso Nacional para investigar. Ao que me parece seria negligência de quem está no poder não tomar as providências cabíveis diante de tamanho descalabro. E, pelo visto a falta de ação do governo Dilma é proposital, porque a presidenta da república esbanja competência, sabe de tudo. Ou melhor quase tudo. Das falcatruas do PT ela não sabe.

  12. Jean disse:

    Só espero que esta investigação seja ampliada para todas as estatais do País.

  13. Pedro Lago disse:

    Caro Kennedy, a casa está caindo e nos próximos 4 anos teremos uma presidente se arrastando no planalto em meio a uma crise econômica e a uma crise política e sem competência e sem apoio para gerir nenhuma das duas. Pobre Brasil.

  14. edson disse:

    Penso que o elemento mal intencionado tem na política o ser canteiro de obras ideal e a cor partidária para esse é o de menos; ele estará onde melhor poder obrar.

  15. gregorio bezerra disse:

    A corrupção no Brasil tem tres cores: AZUL(psdb), VERMELHO(pt) e ARCO-IRIS(o resto). E ponto final.

  16. Amilton Sebastião Gonçalves Ferreira disse:

    Se gritaaaaarrrr peeeega LAAAAADRÃO, não fica um, meu irmão.Se gritaaaaarrrr peeeega LAAAAADRÃO, não fica um……………..

    Abaixo a corrupção. Prisão perpétua para quem roubar o erário, sem exceção. Sem privilégios. O sistema judiciário brasileiro parece que foi feito por bandido. Como pode os canalhas mensaleiros que usurparam o erário para estuprar a democracia comprando a consciência dos parlamentares para aprovar projetos que os petralhas boicotaram quando eram oposição já terem saído quase todos da cadeia em tão pouco tempo. Por isto que a roubalheira generalizada é a coisa cresce na era PETISTA. Corre solto por todo o mundo que o filhinho do LULA ficou mega milhonário da noite para o dia.

    • Chico disse:

      Chega a ser engraçado o pessoal q fala em corrupção sem destacar que ela tem 2 lados. E que com a nova lei agora tomara q prendam também os corruptores. Mas chega a ser hilárico , quando alguns falam q a corrupção aumentou???
      Sequer fazem uma análise para ver q aumentou a visibilidade e a vontade de apurar e PUNIR. E o tipo q só vê um lado ? Não se perguntam cadê os corruptos do Caixa 2 mineiro? do tremsalão paulista, etc? Defendo q todos os corruptos sejam presos – e não só alguns. Continuam com ódio no coração, e com ressaca da reeleição da presidenta Dilma.

      E vcs ???

      Acalmem-se, ainda vamos governar o país por mais 50 anos !!!

  17. moises morera disse:

    o spdb ta atolado

  18. douglas disse:

    As empreiteiras dos coxinhas também a casa caiu, que isso sirva de lição que a corrupção não tem lado politico, tem o lado de dentro do bolso, e isso acontece a décadas sem punição que se torna normal, coisas da nossa cultura, infelizmente.

  19. Helena/S.André SP disse:

    Estamos vendo a “eficiência” da PF no caso Lava Jato mas não vimos nenhuma no caso do Helicoca dos Perrella. Que diferença de tratamento….. Agora aproveita PF e vê se descobre alguma coisa sobre os R$ 10 milhões que o ex-presidente do PSDB e agora falecido, Sr. Sérgio Guerra, recebeu em 2009 para abandonar a CPI da Petrobrás instaurada naquele ano. Bem que eu desconfiei da forma abrupta que a CPI foi encerrada em 2009. Tinha que ter boi na linha. Esse PSDB….

  20. CBarros disse:

    Promessa de Dilma: “Não ficará pedra sobre pedra na Petrobrás”. Está de parabéns, promessa sendo cumprida.

  21. Celso disse:

    Aos que acreditam que só um partido é corrupto cito uma frase do sábio José Simão: não existe virgem no bordel. A corrupção existe a muito tempo no país e ela é apartidária, todos os partidos que passaram pelo poder se corromperam. Pra não jogar a culpa integralmente nos políticos, devemos admitir que nós, a sociedade, temos a nossa parcela de culpa. Temos a mania de levar vantagem em tudo. Por exemplo, conheço várias pessoas que acham que não tem nada de errado em subornar o guarda pra evitar uma multa de trânsito e alguns até dizem que se estivessem no lugar dos deputados e governantes fariam a mesma coisa que eles.

    • Satoshi Chiba disse:

      Sr. Celso, sabemos que corruptos há em quase todas as instituições, mas é a exceção. Só que em algumas delas a corrupção é muito mais acentuada e parece ser a regra. É o que se percebe nesses acontecimentos.

  22. Claudiomiro disse:

    Caros senhores e senhoras não restam outra coisa a fazer se não colocarmos na presidência da Republica do Brasil, em mãos certas, sugiro a vocês se a minha memoria não falhe uma pessoa digna de tal valor Joaquim Barbosa.

  23. Tiago disse:

    Como dizia presidenciável pr. Everaldo ” nunca se investigou e ‘prederam’tanta gente, mas também nunca houve tanta corrupção como neste governo”. A casa caiu! E o povo ja está na rua, acabou a mamata.

  24. marco antonio disse:

    Mensalao, Petrolao, sao apenas duas das cabeças da Hidra …as outras continua a todo vapor a devorar o dinheiro publico……

  25. Pasquale disse:

    A empresa tinha um certo prestígio internacional,já que é cotada nos EUA.
    Agora a credibilidade da empresa foi a zero,e o PT foi junto.
    Se a sra consegue fechar uma loja de 1,99,era de se esperar o acontecido.
    Uma verdadeira máfia,disfarçada de partido político.
    Agora entendo, porque o molusco não quis extraditar o mafioso italiano.
    SÓ QUE LÁ(ITALIA) REALIZARAM A OPERAÇAO,MÃOS LIMPAS E ACABARAM COM A FESTA.

  26. JorgeSP disse:

    A presidente falou.
    “Não vai sobrar pedra sobre pedra.”
    Parabéns presidenta por combater a corrupção no Brasil!

    • Satoshi Chiba disse:

      Sr. Jorge, sinceramente, não acredito que esteja pensando que é a Presidenta que está combatendo a corrupção. Ou o Sr. é muito inocente ou está fingindo de inocente. Quem está combatendo a corrupção são as instituições como a Polícia Federal, Ministério Público e o Poder Judiciário. A depender do Executivo este país já teria falido!

    • Valmont Santos disse:

      Sr. Satochi, a Polícia Federal pertence a qual dos Poderes da República?
      Por acaso, não é da estrutura do Ministério da Justiça, órgão do Poder Executivo?
      O senhor sabia que o Diretor da PF no Governo FHC era filiado ao PSDB e que chegou a se candidatar a cargo eletivo por esse partido?
      Quantas vezes o senhor já viu bilionários de empreiteiras no xadrez?
      O Executivo é Poder e está empenhado em fazer com que este País se livre da corrupção pesada, derivada das relações entre grandes empresas e políticos de todos os naipes. Daí a importância da Reforma Política e de se acabar com o financiamento de campanhas por essas empresas.
      Esta importante mudança de rumos é obra de Dilma Rousseff, sim senhor.

  27. gesiel disse:

    Lava-jato aperta o cerco CONTRA TODOS OS PARTIDOS e empreiteiras, POIS EMBORA A GRANDE MIDIA, tenha TENTADO MOSTRAR QUE O PT E O PMDB eram os unicos partidos envolvidos, ACABOU VAZANDO NA PROPRIA GRANDE MIDIA, o que disse o delator Paulo Roberto Costa, onde DISSE CLARAMENTE que “”ERAM VARIOS PARTIDOS ENVOLVIDOS””, e na propria RETA FINAL da eleição APARECEU O ENVOLVIMENTO DE POLITICOS do PSDB, como o PRESIDENTE DO PSDB Sergio Guerra.

  28. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy, se realmente, desta vez, os responsáveis pelo maior roubo dos cofres públicos forem punidos, o Brasil, enfim, poderá tomar o caminho do progresso pleno e essa canalhada que ocupa o legislativo e executivo, passem a ter medo. Enfim, se houver efetiva punição para aqueles que dizem que “não sabiam de nada”, passo a acreditar em dias melhores.

  29. vagner disse:

    Todo mundo é ingenuo, uns acreditam que quem governa vai tomar alguma providencia outros acreditam que quem se opõem vai fazer algo,tudo farinha do mesmo saco, mas todos em que se ligar numa coisa se você for funcionário publico vai ficar preso ao seu cargo durante pelo menos 25 anos da vida e vai ganhar um faz me rir no fim da vida e se você meter a mão igual estamos assistindo perde ai uns 5 anos da vida e vai gastar a vontade no final dela,ou você acha que os milhões que tomaram do costa era todo dinheiro que ele tinha, lembrando que eu não me lembro onde vi uma reportagem que falava de movimentação de + de 10 bilhões nas contas desse cidadão, o que precisa mudar é cultura do povo, temos que aprender que quem alimenta eles somos nós, sem dinheiro sem festa,vamos voltar a época do escambo, simples assim.

  30. vagner disse:

    Ora punição com 1 ano de cadeia a faz me rir

  31. Valmont Santos disse:

    É bom checar a informação sobre a verdadeira base política do Renato Duque. Comentam que ele era ligado ao PSDB e foi indicado, em 2003, por Renan Calheiros, do PMDB.
    A investigação da Lava Jato não se restringirá aos fatos ocorridos durante os governos petistas. Alcançará eventos da gestão FHC, por volta de 1998.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-12-13 09:33:31