aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
02-06-2016, 21h00

Lava Jato cria “jurisprudência” para demissão de ministro, diz Temer

Presidente interino quer idade mínima e regra de transição para aposentadoria
29

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O presidente interino, Michel Temer, diz que, se houver novas revelações da Lava Jato sobre ministros, a “jurisprudência” é a demissão. “Se houver incriminações (…), os ministros sairão. É jurisprudência firmada na minha administração.”

Temer defende uma reforma da Previdência com idade mínima para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos. Afirma que deverá haver regra de transição para aqueles que estiverem perto de se aposentar e também para quem já está no mercado de trabalho.

“Idade mínima, sem dúvida”, diz. “Uma certa igualdade, uma certa isonomia” é importante entre servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

A criação de uma CPMF temporária, para o país voltar a ter superavit primário em 2018, não é descartada por Temer, apesar de ele e a equipe econômica preferirem evitar alta de tributos. No entanto, admite que, se necessário, fará uma proposta nesse sentido.

“Uma radiografia muito negativa”, diz Temer, ao ser indagado sobre o país que herdou da presidente afastada, Dilma Rousseff. Mas afirma que foi capaz de “encontrar uma base parlamentar muito sólida” para aprovar projetos em “harmonia” entre o Executivo e o Legislativo.

De acordo com Temer, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para estabelecer um teto para as despesas públicas fixará percentuais de gastos de 18% em educação e de 13% em saúde. Ele estima que a proposta vigore por, pelo menos, sete ou oito anos.

O presidente interino conversou com o SBT na tarde desta quinta-feira, no Palácio do Jaburu, em Brasília. Veja abaixo a íntegra da entrevista em vídeo, dividida em duas partes:

Parte 1 – “Se houver incriminações (…), os ministros sairão”

Parte 2 – Teto para despesas deve durar de 7 a 8 anos, diz Temer

Comentários
29
  1. O Presidente Temer disse o que todos nós já sabíamos, quem estava governando não sabia governar.
    E ainda sinaliza para o mercado que fará as mudanças estruturais para dar sustentabilidade de longo prazo ao estado brasileiro, afastando qualquer possibilidade de inadimplência, calote ou insolvência da dívida pública.
    Daqui para frente o governo só irá gastar menos do que arrecada, respeitando a lei de responsabilidade fiscal. Também não fará intervenção no preço dos combustíveis deixando a critério da Petrobras os reajustes para o mercado interno, obedecendo as leis do mercado de petróleo e variação do dólar que determinam os preços internacionais do barril.
    Outra medida é a redução da participação do estado em negócios privados como no caso das privatizações dos aeroportos, que tinham grande participação da Infraero.
    Ainda há um longo caminho a percorrer para consertar os erros que foram se acumulando por 13 anos de desgoverno.

    • Romanelli disse:

      Este caminho passa por eleições, pela aprovação popular ao q VOCÊS julgam ser prioridade ..e não pela TOMADA do poder ..entenda, POVO tb não quer vocês !
      .
      Ceder R$ 58 bi de dissidio ao funcionalismo, q promete dobrar (por mais categorias), 14 mil empregos e 170 bi de deficit é responsável ?
      .
      Não há uma só verdade, não foram só acertos, graves erros foram cometidos, agora:
      .
      Como falar q quem estava no governo não sabia governar se entre seus parceiros, e ALGOZES, estava o PMDB de Temer ? Não faz sentido
      .
      Ademais (S/citar as conquistas de LULA) bom NUNCA esquecer q DILMA nos entregou a MENOR inflação da HISTORIA prum mandato de 4 anos ..fora q c/ela batemos o recorde POSITIVO de geração de emprego e MENOR índice de desempregados ..isso no 1o mandato
      .
      depois, depois é aquilo, pagou (amos) pelos exageros, pelos obstáculos q vieram do clima e do estrangeiro, e tb pelo OPORTUNISMO RASTEIRO e bandido daqueles q não se conformam em ficar fora da festa promovida pela democracia

      • hugo machado filho disse:

        Não adianta reclamar, sai um ruim entra outro pior, mas é fácil de entender, nós não vivemos numa DEMOCRACIA, nós vivemos numa SCELUSCRACIA.
        Em tempo: Nenhum político grampeado, falava sobre o povo, suas conversas grampeadas eram sempre para se defender de crimes praticados.

    • walter disse:

      Nesta hora A ZIKA, a dilma e o PT, e nisso estão unidos; o Temer mostrou em um més, uma maturidade, que o governo dilma inteiro, jamais teve; suas atitudes e posturas, estão caminhando positivamente; eles sabem, se Temer der certo, o País inteiro vão jogar “terra em cima deles”, como de fosse caca”; tudo indica, que as possibilidades represadas de nossa economia podem surpreender os grande analistas; podemos salvar o próprio ano, imaginem…
      Deus de fato, é Brasileiro, mais um pouco seriamos Venezuela…

  2. Carlos Augusto de Souza disse:

    Temer ainda não tomou nenhuma medida de fato para modificar a situação econômica do Brasil, ao invés de diminuir os gastos públicos está aumentando com reajuste da Elite dos Funcionários públicos federais, enquanto tem muitos trabalhadores país da família tirando o pão da boca dos filhos para pagar impostos e mais impostos o governo ignora a crise e aumenta o salários da Elite do funcionarismo público, É mesmo tudo um bando de hipócritas e corruptos, não vai demorar muito no Governo, seus dias estão contados.

  3. Nimue disse:

    Que deixem esse senhor Governar, sua equipe na área econômica não podia ser melhor, os ministros que forem denunciados na lava jato, que saiam, mas não queremos a presidente afastada de volta.

    • Romanelli disse:

      tb não gostaria de Dilma de volta ..mesmo pq ela esta INVIABILIZADA no Congresso desde praticamente 2011
      .
      agora, Temer?! ..c/sua agenda que não foi submetida à sociedade e é tocada pela OPOSIÇÃO derrotada nas urnas ..isso é GOLPE À maioria da sociedade que votou em mamam Vana!!!
      .
      desculpe ..FORA TEMER, eleições já
      .
      e bem que o TSE podia ajudar e mandar estes dois descansar, de quebra Aécio tb, não ?!

  4. Antenor disse:

    Kennedy, uma coisa que ficou patente, na entrevista, foi a grande diferença entre a postura de Temer com a da Dilma. Enquanto a Dilma, nas suas entrevistas, fazia de tudo para desviar o foco das respostas, Temer não foge delas e responde com objetividade e clareza. Quando você pergunta se ele está gostando de ser presidente ele responde que “chega a ser uma provação”, isto demonstra o quanto o “buraco” que a Dilma deixou é profundo. Pelo menos o Congresso está disposto a ajudar a fechar o buraco. Será?
    Serveró afirmou o que todo mundo já sabia: “Dilma mentiu”. Ela sabia de tudo sobre as mutretas de Passadena. Lula ensinou direitinho pra ela, hein? FORA DILMA!

    • Romanelli disse:

      Temer é politico vocacionado ..sabe mentir c/mais facilidade
      .
      Tb acho q Dilma ou foi incompetente e/ou omissa e/ou irresponsável e/ou conivente e/ou impotente c/muito do q se passava na Petrobrás ..impossível uma ministra das Minas e Energia, Casa Civil e/ou membro do Conselho não ter visto tudo o q se passou mas..
      .
      fato ..Cerveró, pro MP ainda não provou nada ..leia PHA ..atas e resumos executivos das reuniões do conselho dizem o contrário do q ele afirmou ..ali DILMA não sabia
      .
      fato ..Já em 2012, surpreendendo aliados, c/poder e MANDANDO, DILMA demitiu P.R.Costa, Jorge Zelada e Renato Duque ..DOIS anos antes da Lava Jato estourar ..aqui é de se pensar

  5. Tem demonstrado coragem ao trazer para a pauta do governo temas espinhosos evitados por todos dos partidos e pela maioria dos ex-governantes.
    O país não pode continuar ignorando estes temas. Deve encara-los e discuti-los na casa das leis. Chegando a melhor solução para o país ser viável e ao bom termo para todos. Se todos quiserem ganhar, todos perderemos. Todos devem ceder um pouco, para que as próximas gerações também tenham direitos.
    O futuro está sendo construído no agora. É o amanhã dos filhos e netos dos brasileiros que está em jogo.
    Que país vamos deixar para eles?
    Antidemocrático, dividido e falido ou verde e amarelo, orgulhoso, prospero e livre?
    Tudo depende de escolhas!

    • Romanelli disse:

      um país que não presa pelas regras ..pela manutenção de acordos e contratos ..um de que se farinha pouca, meu pirão primeiro ..um em que o POVO é apenas um detalhe, uma estatística sem a menor importância em se fazer ouvir e priorizar

  6. Maria da Consolação disse:

    Não tenho dúvida alguma que o ajuste fiscal será cobrado do mais pobre – redução do Bolsa Família, FIES, PRONATEC, desmantelamento do SUS, criação de impostos, reforma trabalhista e previdenciária, criação de impostos, etc. Dar aumento para os servidores pra ficar “bem na fita” não é de fato uma postura de alguém que deve ter zelar pela coisa pública. Além disso, é melhor parar de colocar a culpa em Dilma sendo que quem está no comando atualmente é ele – fica feio, né! Assuma sua administração!

  7. eu disse:

    Nesta entrevista Temer diz: “A criação de uma CPMF temporária, para o país voltar a ter superavit primário, não é descartada por Temer, apesar de ele e a equipe econômica preferem evitar alta de tributos. No entanto, admite que, se necessário, fará uma proposta nesse sentido”. Ora presidente, antes de assumir a presidência, e talvez nem cogitar disso, Vossa Excelência dizia ser totalmente contra mais impostos, principalmente a CPMF, como é que agora é possível, mesmo que temporária, uma coisa que nós sabemos que não é (temporária) e que se perpetuará nos bolsos do trabalhador que ganha mal e não rouba como os políticos?

    • Romanelli disse:

      a CPMF é dos nossos impostos o MAIS barato ..menos sonegável ..mais auditável e UNIVERSAL ..o MENOS regressivo e limpo que existe ..NUNCA deveria ser temporária, mas permanente
      .
      e numa situação ideal, paulatinamente, absorvendo e substituindo o tanto de outros tributos e taxas que pudéssemos faz\ê-lo ..sem duvida, apesar dos pesares, um EXCELENTE imposto
      .
      pena que fiscais, contadores, economistas, consultores, advogados, juízes, legisladores, banqueiros e tantos outros auxiliares e mantenedores desta imensa maquina burocrática chmada Brasil se sintam tão incomodados e ameaçados por ela

  8. Romanelli disse:

    Te convenceu q não há uma guinada à direita nem abandono de políticas consagradas na urna ? Convenceu q ELE não faz pressão pró impeach nem governa c/a oposição derrotada ?
    .
    E sobre a afirmação de q sob “sua ação” o país cresce em abril 0,1 % (desmerecendo os 1,7 de mar ante fev) ?
    .
    Será q por mudar nome de ministérios, enquanto nomeia réus e suspeitos ou, abandonando marcas tipo “minha casa” só pra tentar fazer-nos esquecer realizações de outras administrações, inclusive eliminando gastos irrisórios enquanto RIFA e RATEIA o Estado, c/apoio do seu partido, em R$ 58 bi e 14 mil vagas, fora de se ter conseguido autorização prum déficit de R$ 170 bi, será q isso deve ser visto como coisa séria ?
    .
    Então DILMA não caiu pelo “conjunto da obra” mas sim pelas pedaladas ? e os outros governantes q recebem/ram tratamento POLÍTICO e JURÍDICO diferentes, o q pensar disso ?
    .
    FATO, o PMDB participou do Petrolão e de TODOS governos desde a ditadura
    .
    Claro q estamos diante dum GOLPE

    • Isto é reflexo do movimento irresponsável do “volta Dilma”.
      O Congresso cheio de criminosos se aproveitando da situação por ainda haver mais uma votação para encerrar o processo de impeachment.

    • Responda.
      Quem ganhou as ultimas eleições dizendo “nem que a vaca tussa”?
      E depois de eleita a “vaca tossiu”.
      Quem foi eleita dizendo que tudo estava bem?
      E depois das eleições aumentou o preço dos combustíveis e criou a bandeira vermelha na conta de energia elétrica.
      Quem foi eleita acusando adversários de governarem com banqueiros?
      E depois de eleita colocou como Ministro da Fazenda o representante de um banco.
      Quem tinha o slogan de governo “Pátria Educadora”?
      Enquanto as Universidade Federais estavam paradas por meses.
      Quem votou em uma candidata que prometeu um governo e entregou outro, caiu em um…?

  9. Romanelli disse:

    Leio no Estadão q ministro de Temer diz q Minha Casa pra faixa um, a mais miserável, vai ser suspensa
    .
    Olha, pode faltar recursos, pode ter havido desvio e/ou desperdício, políticos e DESONESTOS podem ter se apropriado de parte dos imóveis ..sei lá.. as possibilidade do q eventualmente não deu certo podem ser enormes ..mas uma coisa q a sociedade brasileira precisa entender
    .
    O PAÍS precisa urgentemente se DESFAVELIZAR ..isso implica SUBSIDIAR, nem que doar, moradias os mais carentes ..e fiscalizar custos e destino das mesmas, claro
    .
    qq recurso empregado nesta MISSÃO compensa
    .
    -significa economia futura em Previdência e ASSISTÊNCIA social, saúde e segurança, combate a criminalidade ..viabilizar educação, acesso a infraestrutura ..catapultar crescimento e consumo de EXCELENTE qualidade por décadas ..ou dar dignidade e cidadania a quem não dispõe de nada
    .
    Qdo um ministro dum governo SEM RUMO, desmente seu presidente e encara o FAIXA 1 como ônus, dá um desanimo ?!

    • Não tem nada que crie mais favelas e pobreza no mundo do que governos socialistas.
      São especialistas em destruir economias e empobrecer países inteiros.
      Pergunte aos nossos vizinhos venezuelanos!

      • Romanelli disse:

        pernilongo ?! ..santo cristo ??!!
        .
        A Venezuela padece de 3 males ..governos populares (e irresponsáveis) tanto de direita como de esquerda ..crise do petróleo e interesse geopolítico
        .
        esquece a ideologia
        .
        Aqui no BRASIL a 1a gde favela foi criada pós guerra do Paraguai no RJ (por ex combatentes)
        .
        em SP (e por todo país), fora os cortiços, eclodiu com força pela URBANIZAÇÃO inevitável, e mecanização no campo mais a partir dos anos 60 ..seguido da falência do Estado, da intervenção obtusa do FMI, da quebra do BNH, aumento da expectativa de vida
        .
        Não há a mínima ciência no q vc afirmou, quer pros EUA, pra realidade da A.Latina, Africa ou mesmo pra Asia inteira (incluso Índia)

        • Hugo Chaves e Licolás Maduros são responsáveis pela destruição da Venezuela. Um país com reservas de petróleo muito maiores do que as brasileiras e em condição de exploração.
          De barriga cheia é fácil falar. Vá até a Venezuela e veja a realidade que você não quer ver.
          Ninguém mostra para os jovens de hoje, que o povo cubano se atirava ao mar infestado de tubarões, para fugir do regime dos irmãos Castro, tentando chegar aos EUA da mesma maneira que os sírios fazem hoje, tentando fugir para a Europa.
          O PT apoiou ditadores e financiou estes regimes, o petismo não gosta de democracia. O PT nunca quis acabar com a pobreza. Apenas usa os pobres para não perder eleições, dando esmolas e perpetuando a pobreza, para se perpetuar no poder. Compravam votos para se tornarem ditadores. O petismo em sua essência é uma ditadura de esquerda.

  10. Antonio Vieira disse:

    Lixo é o que é esse governo ilegítimo. Eleições já, pois esse grupo vai destruir o País e entregar o pouco que restou do governo do FHC para os amigos deles, senão laranjas.

    • Você está 13 anos atrasado. Depois que o FHC se foi, houve o maior roubo que se tem registro no mundo. Nunca antes na história mundial se roubou tanto.
      Só que os ladrões não levaram tudo! Eles deixaram a conta para nós pagarmos.

  11. Ruy disse:

    O Presidente está concedendo aumento exorbitante ao Judiciário Federal. Também, segundo o UOL foram criados mais 14 mil cargos federais ontem. Hoje aparece a notícia de que a Secretária para as Mulheres do Governo Temer (Jornal A TARDE Bahia) responde por desvios de R$ 4 milhões. Só discurso parece um pouco fora de sintonia com os fatos que estão acontecendo. Até porque TEMER era contra a CPMF achando que o Congresso não aprovaria isso, hoje já é favorável. O Brasil é uma Colônia mesmo. É de se lamentar.

  12. Geraldo disse:

    Percentuais de gastos 18% em Saúde e de 13% em Educação,
    não seria melhor? Ao invés de 13% em Saúde e de 18% em Educação.

  13. jose geraldo disse:

    DEIXEM O HOMEM TRABALHAR!

  14. Gabriel Gustavo R. Silva disse:

    Podem falar o que quiser mais o nível de discernimento do senhor Temer é impressionante, a mudança na forma de dialogar, de posicionamento, de conseguir expressar seu pensamento de forma que entendemos. Sei que isso não é suficiente para Governar, mas é um alivio para assistir e ouvir. Ele passa segurança, calma, classe, serei sincero nunca consegui assistir a senhora Dilma, irritava-me, era um apontar de dedos, era uma arrogância, era tudo que não se deve ser para Governar. Talvez senhor TEMER não fique na presidência, pois o futuro é incerto, mas foi a primeira vez em 13 anos que consegui assistir um politico falar até o fim. Parabéns Kennedy pela entrevista. A! não tenho nenhum partido. Sou somente um brasileiro.

  15. Antenor disse:

    Ou os assessores de comunicação do Temer (ou ele mesmo) venham a público e expliquem o que está acontecendo com essas medidas (reajuste de salários da turma e criação de milhares de cargos), ou a credibilidade de sua gestão vai derreter mesmo.
    A população e o mercado depositaram muitas esperanças nessa mudança de gestão. Ao que percebo, a comunicação está muito aquém do que se espera. Numa situação como esta, esperava-se mais pulso forte do governante. É uma pena que não estamos vendo isto; o que poderá custar muito caro a quem se propõe fazer “diferente” do que aí estava. Temer, pelo amor do que é mais sagrado, tome as rédeas da situação, porque DILMA E PT, NUNCA MAIS. Não dê espaço para que isto possa acontecer. Queremos um governo de posição firme e atitudes decisivas para a situação que se nos apresenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 11:08:56