aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
28-08-2018, 22h40

Lava Jato é “evolução” do combate à corrupção no Brasil, diz César Tralli

Ele vê Oriente Médio pior após intervenções ocidentais
15

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

O jornalista César Tralli, que cobriu durante 12 anos crimes do colarinho branco, diz que a Operação Lava Jato é uma “grande evolução” de investigações anteriores de combate à corrupção. “Não cometer erros do passado que prejudicaram outras investigações”, afirma Tralli, ao analisar estratégia da Lava Jato.

Tralli deu entrevista hoje ao “Jornal da CBN – 2ª Edição” para falar do livro “Correspondentes, Histórias e Aventuras de Jornalistas Brasileiros pelo Mundo”, da Globo Livros. Além da experiência como correspondente internacional baseado em Londres entre 1995 e 2000, o jornalista fez uma análise sobre a Lava Jato.

Ele considera que os casos Banestado e Satiagraha foram etapas de aprendizado para aprimorar o combate à corrupção no país. “A Lava Jato é um aprimoramento de todo o trabalho que vem lá de trás de investigações de crimes financeiros.” Hoje há varas especializadas no combate à esse tipo de delito e uma compreensão da “engenharia sofisticada de crimes financeiros”.

Ao falar da experiência como correspondente, Tralli lembra que, em 1998, durante a Copa da França, ouviu tiros de metralhadora em Beirute. Mas ele conta que se surpreenderia ao saber que os disparos foram feitos em homenagem a um gol do Brasil.

“O fato de ser brasileiro é o melhor cartão de visitas que existe até hoje para qualquer correspondente internacional”, afirma. Ele relata que há curiosidade sobre a cultura brasileira e simpatia pelo país no exterior, o que facilita e até protege o trabalho dos correspondentes.

Com várias coberturas no Oriente Médio, Tralli afirma que a situação hoje está pior após as intervenções ocidentais no Iraque, Síria e Líbia. “Pior, não tenho nenhuma dúvida. Parece que são disputas sem a menor perspectiva de acabar.”

Para ele, o “extremismo no comando de Israel dificulta muito o diálogo”. Tralli vê um paralelo com a realidade brasileira: “O extremismo insufla o extremismo. A violência só gera mais violência”.

De acordo com Tralli, “o olhar brasileiro” deve ser perseguido por um correspondente internacional. “Virar a esquina e enxergar uma pauta que fuja da rotina.” Ouça a entrevista a partir dos dez minutos no áudio abaixo:

Comentários
15
  1. walter disse:

    A Lava Jato caro Kennedy, é um achado para o Brasil; não puníamos de fato, os crimes viciados neste País, a maioria patrocinado, pelas negociatas nos três poderes, que rolavam soltas, na calada da Noite; um caso Emblematico, foi a quadrilha montada pelo Marcelo da Odebrecht, com todos os tipos de aparato, para dar segurança ao Ladrão; independente do sucesso do Dr Moro, e sua equipe bem composta, por procuradores de boa Fé, e outros Juízes, que incorporaram o espirito positivo, deste momento, que vai caminhar cada vez mais solido, se Deus quiser…acho admirável, o Tralli enaltecer esta extraordinária conquista, mas só teremos de fato a dimensão deste fato, daqui a dois governos legítimos, quando teremos o verdadeiro balanço de tudo, o que conseguimos recuperar, com todos estes bravos servidores do bem…

    • Criar uma nova categoria de crime o indeterminado, aceitar delações sem provas, sugerir a aceitação de provas ilícitas desde que de boa fé, fazer acordos de delação deixando livres pessoas que roubaram milhões e que continuam vivendo muuuiiiitttooo bem , aceitar a delação de um doleiro que já havia sido preso em outra grande operação BANESTADO, mas que por acordo de delação ficou livre desde que não voltasse a praticar os mesmos crimes e que atualmente se encontra livre não tendo sido obrigado a cumprir nem a pena do caso BANESTADO….. e assim por diante. Esse é o “Dr Moro”e a equipa de promotores bem intencionados que você tanto elogiou!!!!!! Fora as outras diversas “pequenas coisas” cometidas por essa quadrilha como rasgar a constituição na presunção de inocência, gravar e divulgar um aúdio da Presidente da República, mandar descumprir um HC de um desembargado, etc etc etc…Cuidado com o que você deseja porque pode acabar conseguindo para você.

    • Romanelli disse:

      Há lava JATO é como uma LAVAGEM pra PORCOS aonde cabe de tudo visando a criminalização da política ..ali vimos enriquecimento de agentes públicos, passando por FINANCIAMENTO do modelo político, abuso na formação de cartel e perseguições políticas de desafetos

      Como resultado o país foi mergulhado numa crise ímpar, ficando vulnerável a ataques movidos por interesses alienígenas ao país

      A LAVA JATO foi e é um instrumento de GOLPE POLÍTICO ..um processo cravado de ILEGALIDADES

      ..seus agentes, no plano interno, deveriam ser acionados pela lei 7.170 por atentarem contra o estado de direito e contra os direitos nacionais ..e no plano internacional, tenho esperanças que sejam instados por atentarem contra a HUMANIDADE com suas praticas de tortura e de envenenamento social

      Seus prejuízos, BILIONÁRIOS ao país, levarão décadas pra serem repostos

  2. Tiago disse:

    A Lava Jato poderia ser uma operação para mudar o Brasil, mas foi criada e movida por interesses políticos. Revelou detalhes da relação promíscua entre o poder público e grandes empresários; demonstrou como era a compra apoio no congresso e revelou a origem do dinheiro que financiava campanhas eleitorais.
    Seria eficaz se tivesse gerado uma mudança de cultura política de fato, dando fôlego a uma verdadeira reforma política, mas não. A Lava Jato serviu pra dar apoio a um golpe; tornou Lula, o grande líder brasileiro, um preso político e deu poder a delinquentes. Sem falar na criação de personagens folclóricos vendidos como “super-heróis enviados por Deus para livrar o Brasil dos corruptos malvados”. Refiro-me a Moros e Dalagnóis.

  3. Denis Reis disse:

    A lava jato não prendeu um Tucano sequer, apenas na Jurisdição de Sergio Moro tem 83 tucanos depois da lista de Janot e de fachin, NÃO é justiça, sim perseguição política da organização criminosa PSDB/Globo contra seus adversários políticos !

    • Juliano Bianchi disse:

      A Lava Jato destruiu empreiteiras que concorriam no exterior. Pegou algum banco/ banqueiro? Afinal para lavar dinheiro precisa-se deles…
      Gilmarzão e Alexandre Moraes tão soltando a tucanada adoidada. A cada dia cai a máscara que a Lava Jato foi instrumento de perseguição política. E, infelzmente, só isso.

  4. Romanelli disse:

    NADA justifica o desrespeito a LEI e a Constituição patrocinados pelos servidores públicos do PR,RS, STJ e STF. DESMANDOS cometidos colocam em xeque todo o trabalho, sendo que entre dvs CRIMES praticados estão a CRIMINALIZAÇÃO da política – logo, da democracia – a destruição de empresas e empregos, e a falta de noção pelo dano causado aos Interesses do país, hoje fartamente exploradores por estrangeiros.

    No tocante a principal vitima, LULA, dentre tantos, tivemos ABUSOS e arbítrios diversos como:

    Condução coercitiva; fraude no estabelecimento de foro e juiz natural; aceite de delação sem provas; escutas ilegais feitas contra presidente, réu, preso e advogados de defesa; NÃO definição do crime cometido; desrespeito a petição e acusação inicial sem o MP estabelecer vinculo entre corruptor, agente e corrompido; PRISÃO imotiva sem que réu represente perigo a ordem pública etc

    NO FUTURO a L.J. servirá pra explicar o GOLPE, seus agentes e meios, como os atores que se valem do Judiciário

  5. Alberto disse:

    Corretíssima a afirmação do jornalista Tralli.

  6. Lucas TB disse:

    Na verdade a Lava Jato e todas as demais operações da PF são, realmente um grande avanço, que começaram com o investimento pesadíssimo que foi feito na PF (tanto contratando policiais como municiando com equipamentos e estrutura) desde 2003 até os dias de hoje. É uma pena que tenha virado uma coisa direcionada e limitada a poucos partidos e políticos, e que tenha punido gente sem provar sua real culpa. Ninguém é culpado até que se prove o contrário, é sempre bom lembrarmos.

  7. Georges Christian Costaridis disse:

    Sério mesmo? Prendendo 6 e soltando 5 em todo esse tempo? Virou piada essa briguinha entre ministérios de justiça onde um fala e o outro contradiz. Puro teatro, isso sim.

  8. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    A Operação Lava Jato é uma bênção no país dos bananas, onde o povo só se une pra pular/brincar carnaval.
    Onde e quando poderíamos imaginar que donos da República dos Bananas seriam presos, Lula, Maluf, Cunha…falta muito ladrão para ser preso, e muito trabalho a fazer.
    Vida longa ao Moro!

  9. Miguel Ângelo disse:

    Não vou desmerecer a Lava Jato. Contudo esta “evolução” tem parcialidade aos 3 poderes. Legislativo e Judiciário Moro sem dó atacou. Utilizou de desvios de conduta ética. Só no futuro quando estivem longe dos holofotes podem os repórteres investigativos apontarem. Judiciário deveria também ser investigado. Por causa disto esta “evolução” talvez não seja a “revolução” que precisamos onde todo os 3 poderes paguem pelos seus crimes. Não cabe mais ingenuidade na crítica política (não partidária) social. Oras! Oras! Falamos de miséria, insegurança, desleixo na saúde e educação. Criticamos altos salários, principalmente do Judiciário. Querem os políticos serem donos do corpo das brasileiras. Ditando o aborto um crime (também acho – contudo entendo que este dilema diminuiria com anticoncepcional masculino). Senhores religiosos que comandam o Brasil em Brasília. Onde estão a favor da melhora da vida do brasileiro? E vocês que votam (3 poderes todos) em causa própria. No fundo não há evolução..

  10. Miguel Ângelo disse:

    “Evolução” seria transformação, progresso, desenvolvimento. Então fazem hoje Moro o que os Juízes não faziam antes? Na lógica se isto for verdade. Involuídos estavam os outros Juízes que até o momento da Lava Jato nada fizeram? Pela lógica sim. É isto o que você diz quando consagra a Lava Jato como algo maior. E até nisto pela lógica. Pasmem! Moro é diminuído. Então Moro até a Lava Jato nada fez? Teria então ele no seu caráter um lapso de conduta para os 2 poderes (Legislativo e Executivo). Sendo que pior estaria notória a parcialidade e negação a existência de qualquer “evolução” já que esta Lava Jato não logrou apontar estranhezas do Judiciário. Quanto os 2 Poderes punidos + 1 Poder blindado (contra a existência desta “oãçulove”).Onde foram estes culpados e presos por terem falido o Brasil votando em causa própria e a favor dos empresários que disseram na lava jato que a corrupção acontecia desde a Ditadura? A Lava Jato somente evidencia décadas de cegueira de Curitiba e Brasília.

  11. Samuel Teixeira Martins Junior disse:

    Não há dúvidas que a “Lava Jato” foi e é um instrumento revelador importante dos anais ocultos da corrupção no Brasil, isto é fato inquestionável. Por outro lado, é fato também que violou dispositivos constitucionais das garantias individuais, gerando preocupações na aplicaçãoe reflexos nos menos favorecidos dos cidadãos brasileiros que não dispõem de grandes grupos jurídicos a lhes defenderem.

  12. Marcelo de Souza disse:

    No começo quase me convenceram, mas graças as Redes Sociais a Farsa foi desmascarada. Muitos que até então odiavam Lula e o PT se deram conta da farsa, tanto que mesmo preso (fisicamente) Lula segue imbatível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-22 14:27:15