aki

cadastre-se aqui
aki
Política
12-12-2014, 9h24

Lava Jato mudará para melhor gestão de empresas e estatais

28

Postado por: Daniela Martins

Um dos maiores impactos das revelações feitas pela Operação Lava Jato deverá ser a mudança da cultura corporativa das empresas brasileiras. Já temos uma lei anticorrupção mais severa. Deverá haver uma mudança em procedimentos internos.

A punição aos que são acusados de corruptores vai forçar as empresas a rever suas práticas. As empresas deverão ter novos códigos corporativos de conduta, manuais de ética de verdade para lidar com negócios públicos, porque o crime vai dar cadeia na Lava Jato.

As denúncias também deverão afetar a governança da Petrobras. Já há enorme pressão sobre a atual diretoria da estatal e o governo a respeito da maneira como a empresa tem sido conduzida nos últimos anos. Foram anunciadas medidas internas para reforçar controles contra corrupção. Mas a Lava Jato deverá promover uma limpeza maior nos procedimentos da Petrobras. E isso também afetará a cultura corporativa das estatais.

Como consequência política, as denúncias em bloco da sétima fase da Lava Jato deverão mudar a forma como são financiadas as campanhas eleitorais de todos os partidos. É muito provável que, em breve, o Supremo Tribunal Federal conclua o julgamento que proíbe doações eleitorais de empresas. O ministro Gilmar Mendes, que pediu vista do processo em abril, deveria devolvê-lo logo ao plenário para conclusão do julgamento, que já tem maioria, para acabar com contribuições de pessoas jurídicas.

É aguarda, agora, a revelação dos políticos com foro privilegiado. O Ministério Público ainda apresentará os nomes dos deputados e senadores acusados de envolvimento com corrupção pela Lava Jato, concluindo um elo importante entre o sistema político e as grandes corporações.

Essa primeira fornada de denunciados pelo Ministério Público é um divisor de águas no combate à corrupção de crimes do colarinho branco no Brasil. Foram 36 denunciados, a maioria executivos de grandes empreiteiras acusadas de formar cartel para pagar propina e obter contratos na Petrobras.

É provavelmente o maior caso de denúncia de corruptores na história do país. As consequências jurídicas ficarão a cargo da Justiça, assegurando o amplo direito de defesa aos acusados, o que é fundamental numa democracia.

A Lava Jato mostra a maturidade das nossas instituições e como evoluímos no combate à corrupção. O país não vai acabar. O Congresso não vai acabar. O Brasil está punindo quem costumava ficar livre das garras da lei apesar de seus crimes. É uma boa notícia, que vai melhorando o país.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
28
  1. Yanko Alves disse:

    Assim como um policial militar, ou civil, Dilma – Presidenta, também é uma agente de Estado. Se um policial, não age sobre uma suspeita de crime e ainda finge que não vê, pode ser condenado por prevaricação e negligência, ok? Porque no caso de Lula e Dilma não? Porque eles nunca sabem de nada?

    • Síria disse:

      Não sei se você sabe, mais o roubo na Petrobras vem desde o governo do Sr. Fernando Henrique Cardoso. Ele e suas privatizações… Embolsou muito dinheiro público. Pelo menos no governo da Dilma os ladrões estão sendo punidos. E o que dizer do caso do metro de São Paulo (PSDB). Tem ladrão em todos os partidos. Todos devem ser punidos. E o povo precisa tomar vergonha na cara e nunca mais eleger quem desrespeitou a confiança do povo.

    • roberto das graças alves disse:

      Yanko. peço reflexão. a corrupção na Petrobrás é antiga. passou pelos governos militares, sarney, collor, itamar, fernando henrique e os + atuais, lula e dilma. famoso o processo contra o jornalista paulo francis, governo fhc, por denuncia feita nos estados unidos acerca do tema. a questão é outra, meu caro. o cartel é crime de difícil combate, no mundo inteiro. a pergunta deve ser como os órgãos de controle tais como auditorias interna e externa; tcu, cvm, cgu e até mesmo as norte-americanas sec e dep. de justiça desconheciam o fato, sem olvidar o ministério público e polícia federal, que somente agora tiveram condições objetivas de atuar. ora, querer que a presidência da república atue no dia a dia das empresas estatais é desconhecer o funcionamento do estado e das sociedades anônimas. respeito sua opinião mas dela divirjo.

    • walter.nobre disse:

      ISSO MESMO CARO, SE JÁ VIU, ALGUM CRIMINOSOS, ADMITIR SUA CULPA? O PT É CULPADO, PELO MENOS, POR DUAS PÉSSIMAS GESTÕES.
      A DILMA MENTIU NA CAMPANHA, JAMAIS QUIS DISCUTIR QUALQUER PLANO DE GOVERNO, NO PASSADO, OU FUTURO…MAS CONSEGUIU, 53 MILHÕES DE VOTOS, PARTE DISSO, GRAÇAS AO BOLSA,E ALIADOS DO PETROLÃO…AS PROVAS E COMPROVAÇÃO, DA GESTÃO TEMERÁRIA; SÃO MOTIVOS SUFICIENTES, PARA O AFASTAMENTO..MAS O JUDICIÁRIO É LENTO…SÓ VÃO PROCESSAR A DILMA, SE “APARECER NUMA FITA MATANDO ALGUÉM, E CARREGANDO DÓLAR NA CUECA”; E OLHE LÁ…

  2. Ana disse:

    Em qualquer instituição que ocorre irregularidades o Presidente é responsável, seja por ter conhecimento e ser conivente, seja por incompetência em desconhecer. Portanto a Dilma como Presidente do Brasil e quando foi Conselheira administrativa é responsável. O PT partido da Presidente foi beneficiado.

  3. Luís disse:

    É hora de lavar a roupa suja. Isso pode sim trazer lições e benefícios no futuro se for compreendido como uma necessidade de mudança cultural para um país que se acostumou a aceitar a corrupção como prática aceitável no dia-a-dia e na condução das negociações corporativas. É importante termos essa percepção nesse momento e não ficar só lamentando o passado. O futuro das nossas grandes empresas depende dessas mudanças.

  4. antonio barbosa disse:

    Tá certo. Tudo bem. É Natal e mesmo sabendo que ele, Papai Noel, só existe no imaginário das crianças, nós ainda conservamos seu espírito. Acreditar em Papai Noel faz parte do ilusório perene. O Brasil não vai mudar nunca, pelo simples fato de que nossas leis foram feitas para que a corrupção, o crime de toda espécie seja tolerável pela sociedade. Quer uma prova disto? Pergunte para o Zé Dirceu, Genoíno, Delúbio e companhia. Tem alguém preso? Nossas leis são ridículas e irão continuar assim, porque não há o menor interesse em mudá-las e torná-las rígidas. Você já viu ladrão prender ladrão? Sabe porque a gente vai para Europa e não quer voltar mais? Porque se sente livre e seguro. Por quê? Lá não tem crime? Claro que sim. Mas ai de você se for pego. Por isso as pessoas lá procuram os meios lícitos, sem jeitinhos, e quem é bandido é bandido e pronto. Não fica pousando de inocente, de “não vi nada, não sei de nada, não ouvi nada”. O Brasil é um país que teima em não ser sério e continuará assim por muito, muito tempo, sem nenhuma luz no fim do túnel.

    • Antonio Carlos disse:

      Seu argumento me parece em parte superado. Veja por este lado: poucos países no mundo prenderiam o Chefe da Casa Civil, o Presidente do Congresso Nacional e o do partido no poder de uma tacada só. Alguns conseguiram o Semi-aberto, o que não significa – longe disto – impunidade; outros sentem o peso do Regime fechado, entre eles, uma banqueira. Já a Lava Jato, como bem escreveu o Kennedy, vai mudar para sempre a cultura empresarial< à semelhança dos Estados Unidos após o escândalo da Locheed. Ao verem presidentes e diretores de algumas das maiores empresas do país presos – e nem duvide que serão – em regime fechado, TODOS se recusarão a pagar propinas. E não tendo quem pague …

  5. Santos disse:

    Não tenho dúvidas que os atuais acusados serão, e devem, ser punidos exemplarmente. Minha grande preocupação está na punição as “excelências”, sempre beneficiadas com penas brandas e/ou impunidade. Se quisermos diminuir a corrupção no país, estes senhores ditos “representantes do povo” tem que ser punidos também exemplarmente, com perda de mandato, perda de bens e vários anos de cadeia para servir de exemplo aos pares.

  6. Saulo disse:

    Prezado Kennedy,
    é interessante observar o que irá acontecer com as empresas privadas (as privatizadas aí incluídas) citadas na planilha do Sr. Youssef.
    Não é novidade que a cartéis de empreiteiras acontecem em obras públicas, mas também ocorrem nas privadas.
    Preços combinados acontecem com frequência, muitas vezes em conluio envolvendo um alto funcionário do contratante final e um “articulador” de sua confiança. Este percorre as empresas potencialmente contratadas e cuida que os “interesses de todos” sejam atendidos: a contratante paga um preço não muito acima do de mercado; nenhum participante do cartel apresenta preço muito baixo; a empresa ganhadora “da vez” leva o contrato; os outros empreiteiros levam subcontratações; o “alto funcionário” e o “articulador” levam seus percentuais.
    Em empresas privadas de capital fechado, isto é problema exclusivo dos proprietários. Mas, em empresas de capital aberto, quem defende os minoritários do sobrepreço imposto pelo cartel?
    Nos EUA, este tipo de investigação leva a consequências sérias: multas e punições aos diretores das empresas. E, por isso, a preocupação com os processos abertos em NY.

    Daí a pergunta: todos falam sobre a Petrobrás, governos e prefeituras vítimas do cartel. Mas o que se dará AQUI com as empresas de capital aberto (Vale, Samarco, FIAT, CAEMA, Usiminas, CSN, …) que também estão na planilha de Alberto Youssef? E os minoritários brasileiros?

    Saulo

  7. siciliano disse:

    a lava jato esta divulgando que nosso pais e um deposito de bandido e que o governo não tem competência para ver o que acontecendo ou e conivente!!!

  8. Carlos disse:

    Amigos não acreditem que o pt vai investigar o pt, eles e seus agentes foram quem meteram a mão na Petrobrás, ou seja é literalmente a raposa cuidando do galinheiro, não importa se a corrupção no Brasil tem 500 anos o que importa é que no presente as instituições façam o seu papel e detonem essa mazela toda capitâniada por Lula e seus seguidores.

  9. Galego disse:

    Não dá para entender como uma empresa do porte da Petrobrás aceita sobre-preço em suas obras e pior, aceita aditivos intermináveis que elevaram o preço da refinaria Abreu Lima em mais de 3 vezes. Será que os técnicos concursados da Petrobrás são incompetentes? Ou será que “alguém” muito de cima manda todo mundo calar a boca. Também não dá para entender que a dona Dillma que manda na Petrobrás há 12 anos, de nada sabe! Parece até que a dupla Lulla/Dillma está com o COI até o pescoço (Conivente, ou Omisso/a, ou Incompetente). Realmente o Brasil nem o Congresso vão acabar, bem como a robalheira. País rico é país sem analfabeto funcional.!!

  10. Luís disse:

    Concordo que as investigações tem que ser mais abrangentes possíveis, incluindo todos os responsáveis. Mas a maior mudança que deve ser considerada agora, é a mudança cultural que precisa ser iniciada nesse processo de corrupção sistêmico. Senão não adianta ficar trocando nem punindo governos, como estamos fazendo agora. O que estamos vendo vai muito além de governos,congressos e senados. Estamos expondo nossos CORRUPTORES. Pode ser por aí um bom começo de mudança para corrigir a impunidade histórica da nossa corrupção sistêmica.

  11. Vicente disse:

    É ingenuidade pensar que os ladroes do dinheiro publico vão deixar de roubar… Do jeito que está, vão aprimorar as técnicas de desvios e não serão pegos… O PT QUE ROUBOU NO MENSALÃO É O MESMO QUE ESTÁ ROUBANDO A PETROBRAS E O MESMO QUE VAI CONTINUAR ROUBANDO… impeachment JÁ………….

  12. Daniel disse:

    Trabalho em industria ha muitos anos, passei por várias e tenho certeza que os codigos de condutas serão revistos. Principalmente porque prenderam os semi Deuses, que são acostumados ao conforto do Olimpo, ao reinado incotestável. Agora estão em situação nunca imaginaveis até então.
    Agora é o seguinte, cade os politicos envolvidos nas pilantragens?
    Por que até agora os nomes não apareceram?
    Quero ver bandido safado na cadeia!

  13. Eu acho que essa corrupção vem a muitos anos só que o Presidente que tentasse fazer qualquer denuncia iria morrer como morreu Getúlio .como foi deposto o Colo de Melo . o Fernando Henrique Cardoso e o presidente Lula foram espertos pois sabiam que se fizessem qualquer denuncia não iriam governar esse país . Mais veio uma Mulher que tem muita coragem pois se foi torturada e não entregou ninguém .mais não tem medo .botou pra quebrar e todos os poderosos deste país foram para a cadeia . é pena que para isso esta pagando um preço muito alto .pois o país parou .mesmo assim vamos acreditar que logo vem a bonança .tenho fé em Deus.

  14. jose carlos prado disse:

    O julgamento do “Mensalão” melhorou as prestações de contas das campanhas políticas? melhorou o controle do governo e do tribunal de contas sobre os contratos de prestação de serviço de comunicação dos governos? Acabou com o caixa dois das campanhas políticas???? ora …ora …então porquê isso irá acontecer agora??????

  15. Não tão idiota assim disse:

    Nas manchetes que leio, só vejo, Dirceu, Genoíno, Lula, Dilma, só petistas! Estou certo de que só existem corruptos do lado de cá (PT), os demais partidos com seus eleitos representam o lado bom, a moralidade, a ética… é isso mesmo? Não sou a favor da corrupção! Sim, sou a favor da punição aos corruptos e corruptores! Mas não me venham com essa de que o PT inventou a “roda” da corrupção, não se passem por idiotas, por favor! Li outro dia que o Aécio Neves vai devolver o salário de senador, uma vez que não trabalhou durante a campanha! Boa Aécio, quer continuar navegando na desgraça do PT, e pagando de bom samaritano… mesmo assim vc não terá o meu voto! Desculpe, sou crescido demais para acreditar em papai noel! Não há um justo, um sequer, e olha que essa frase não é minha! PT saudações!

  16. CBarros disse:

    Infelizmente a presidente Dilma está se queimando atoa. Essa senhora Graça Foster já deveria ter sido convidada a deixar o cargo. Essa demora em demiti-la dá abertura para a oposição ficar tirando proveito politico da situação.

  17. Jayme Guedes disse:

    Só o eleitor que vota no PT poderá mudar para melhor a gestão, seja nas estatais, seja no governo. Difícil imaginar que o blogueiro acredite que o que aconteceu na Petrobrás deveu-se ao baixo nível técnico dos profissionais que só roubavam a empresa por deficiência na formação e na experiência profissionais. Quem está acabando com o Brasil é o eleitor que vota PT.

  18. Francisco Miranda disse:

    Eu, Francisco Miranda, gostaria muito da explicação do Sr. Kenedy:
    Porque os mensaleiros,eleitos para serem representantes do povo, levaram 10,12 anos de cadeia e os corruptores que nem conhecemos levaram mais de trinta anos e estão na cadeia ??
    Justiça ???

  19. Luciano disse:

    Somente a privatização das estatais mudará efetivamente a gestão das companhias petrolífera, de energia elétrica, e outras, pois, infelizmente, política e negócios, no Brasil, é mistura explosiva.

  20. José Eduardo Pires Manara disse:

    Infelizmente para nós brasileiros, a corrupção não é um caso pontual ( Petrobras ) , mas sim quase que faz parte da cultura nacional. Em meu tempo de criança, político famoso alardeava : ” eu roubo mas faço “, e olha que até candidato a presidente ele foi. Todos nós achávamos isto natural, como se roubar o coletivo ( ou seja, todos nós ) fosse uma coisa menos grave. Chegamos ai ao ponto : se a população não se mobilizar para, ter como exemplo este episódio ( e outros mais que diariamente pipocam : caso FAB, caso Santa Casa em São Paulo, e , aqui em Taubaté,caso comprovado de corrupção ainda impune – prefeitura anterior pagava por duzia de ovos R$ 20,00, etc, etc.. ) para expurgar do poder estes crápulas, tudo no final irá virar pizza, como sempre o foi. Chega de reelegermos corruptos ( Maluf, Dilma, Lula ) e vamos nos mobilizar por um pais melhor para nós mesmos, nossos filhos e netos. A hora é agora ; chega de abaixar a cabeça a tudo.

  21. Glauco Flores disse:

    Maturidade de nossas instituições???? Só serão realmente maduras quando nossas instituições forem totalmente independentes e protegidas das articulações políticas, que principalmente nos dias de hoje vemos para que essas imensas denúncias de corrupções deflagradas não atinjam o alto escalão do poder público. Atualmente estamos vivendo o pior momento politico que o Brasil já viveu. O Brasil realmente é muito maior que toda essa lama de corrupções, o Brasil é muito maior que esses politicos corruptos, mas não podemos fechar nossos olhos a todo sofrimento que nós, povo brasileiro estamos passando, por causa desse desgoverno. Ou então estamos vivendo num país das maravilhas????

  22. Moruntri disse:

    Mudará ser houver punição exemplar para todos os envolvidos, principalmente políticos e empresários; porém, no Brasil quase tudo termina em pizza, e, aí não muda nada.

  23. Ana disse:

    Seria muita ingenuo achar que só Youseef e Costa foram beneficiados, alias, os dois não tinham poder para articular, obviamente tinha mais peixe grande envolvido ou conivente.Lula Dilma, Mercadante, Renan

  24. Luciano Rocha Pereira disse:

    Sempre me posicionei ao lado de Dilma, porém, está na hora de nossa presidenta tomar uma posição em relação a esse episódio. Meus argumentos escassearam… Acredito muito na hombridade da nossa governanta, mas preciso de uma manifestação incisiva, no intuito de embasar meus argumentos. Tome cuidado Presidenta! Nomeie pessoas de confiança para todos os cargos. O exemplo a ser seguido, é a punição de todos os malfeitos acometidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 19:27:32