aki

cadastre-se aqui
aki
Política
05-02-2015, 9h53

Lava Jato ouve Vaccari no aniversário do PT

21

Postado por: Daniela Martins

A nona fase da Operação Lava Jato foi iniciada hoje. O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, está sendo levado para prestar esclarecimentos. O juiz Sérgio Moro aguardava o momento adequado das investigações para conversar com ele. A ação contra Vaccari já era esperada pelo governo e pelo partido. São mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva, não uma prisão.

O PT tem um encontro em Belo Horizonte, neste final de semana, para comemorar os 35 anos do partido. Dilma Rousseff vai indicar até amanhã o novo presidente da Petrobras. A ação contra Vaccari joga mais dinamite no ambiente político. Reforça o discurso da oposição no Congresso. Fica mais complicado, politicamente, administrar a crise.

Vaccari é um personagem importante. Como tesoureiro, esteve no centro da arrecadação das campanhas eleitorais do partido em 2010 e em 2014. É preciso saber quais são as acusações que pesam contra ele. Mas é uma situação preocupante. As informações que chegaram ao governo nas últimas semanas davam conta de diversas citações de acusados e presos pela Lava Jato a respeito de contatos com Vaccari.

Informações preliminares dizem que esta nona fase da Lava Jato também atingirá a Odebrecht. A principal empreiteira do país não estava na primeira lista de empresas citadas e ainda não era um dos alvos principais da investigação.

A nova fase da Lava Jato dificulta ainda mais a administração da  crise para o Palácio do Planalto, que já não tem ido bem nessa condução.

*

Sobre a transição da presidência da Petrobras, a tendência é que Dilma amarre hoje o nome do novo dirigente da estatal e o indique amanhã. A ideia de uma diretoria e de uma presidência provisórias já havia sido descartada. Não é possível deixar acéfala uma empresa do porte da Petrobras.

O roteiro combinado entre Dilma e Graça Foster foi atropelado pelos diretores, que não aceitaram esperar até o final do mês para que a troca fosse concretizada. Isso já criou um problema enorme, pois a empresa está, na prática, sem comando. Se já houver uma decisão realmente tomada com relação ao nome escolhido, como alguns ministros diziam ontem, é possível que Dilma antecipe o anúncio para acalmar o mercado.

Mas, pelo que temos acompanhado, a presidente demora a decidir em situações de crise. As crises acabam saindo do Palácio do Planalto maiores do que entraram.

O ex-presidente Lula já havia aconselhado Dilma a fazer a substituição de Graça Foster durante a reforma ministerial. Com a mudança de ministério, a troca ficaria mais diluída. E ela poderia aproveitar, inclusive, para nomear novos comandantes para a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o BNDES.

A presidente Dilma não fez a troca e ainda não anunciou até hoje os presidentes do BNDES, do Banco do Brasil e da Caixa. E combinou com Graça um roteiro de saída de maneira amadorística. Numa empresa de capital aberto, os fatos relevantes têm de ser comunicados ao mercado.

Até o final do dia de ontem, o nome de Murilo Ferreira era o mais cotado para a presidência da Petrobras. Na avaliação de quem esteve envolvido nas articulações, Murilo é um nome já testado na condução de uma grande companhia, conhece a área de energia, tem interlocução boa com o governo e é respeitado pelo mercado.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
21
  1. Pasquale disse:

    O PT tem um encontro em Belo Horizonte, neste final de semana, para comemorar os 35 anos do partido
    _______________________________________________________________________________________

    Teriam que se esconder…irão comemorar o maior roubo que já existiu no País.
    Nunca antes na historia do Pais se roubou tantos BILHÕES.

    • Antonio Celso Alencar disse:

      Você deve ser jovem, muito jovem.
      Você já ouviu falar no caso Banestado? … Na CPI do Banestado?
      E no caso BankBoston? …Contas CC5?… Não?
      Então você é só mais um produto da mídia e sequer tem noção da diferença entre mil, milhões ou bilhões.
      Um dia você vai descobrir que esta conta vai ser paga por todos nós, inclusive você.

  2. cmm disse:

    ACREDITO QUE O POVO QUER SABER POR QUE RAZÃO DILMA E LULA CONTINUAM BLINDADOS???

    • antonio joao da silva disse:

      o que podemos verificar é que por muito menos Collo,teve o fim do seu mandato,hoje tem até que concorde com dilma,Lula,é Brasil,povo de cultura voltada para novela do comendador.se fizer uma pesquisa,só 10% está acompanhando o caso da petrobrás,os outros 90% além de não acompanha,acha que tudo tá certo,tem que rouba,pois faria o mesmo se lá tivesse.

    • Douglas disse:

      Opa, que beleza!!! A Agua já está batendo na barriga do Lulla e da Dillma. Já, já estará no pescoço!!! KKKKKKKKKKK. Parabéns PT vocês conseguiram!!! Nunca antes, na história deste País, vimos tais coisas. KKKKKKKKK

    • guilherme disse:

      Porque seus eleitores assim o querem. Quem não vale nada apoia a quem menos vale….Lei da sobrevivência dos corruptos e seus corruptores..

  3. Antenor disse:

    Até hoje não consigo entender como o PT conseguiu esconder TANTA SUJEIRA EMBAIXO DOS TAPEDES DA REPÚBLICA!!!
    O engraçado é que os dirigentes da Petrobrás passavam por cima desses “tapetes” todos os dias e nem percebiam as ondulações gigantescas causadas pelas sujeiras acumuladas.
    VAI DIZER QUE NÃO SABIAM??? Pra cima de mim?
    O pior é que ainda vamos ter mais tapetes com grandes ondulações em outras estatais. É só aguardar os acontecimentos.

  4. Por favor, tem como tirar essa mulher do controle do nosso pais não?
    Gente esse PT, quer que agimos igual aos argentinos, quando o povo acordar
    e ver que o dinheiro dos impostos e toda a riqueza do Brasil estão indo embora,
    não vai ter como controlar os saques em mercados para o povo se alimentar…
    Vai ser a lei de quem consegue mais, ou seja vai virar uma desordem nacional.

  5. Edinilson disse:

    Impeachment Já!!

  6. Eduardo Bragança disse:

    Quando que um país tomado pelo cancêr do PT poderá se recuperar? Infelizmente estamos com um futuro negro já determinado. Que pena ver que enquanto nos EUA até um grande político pode ser preso sem regime semi-aberto como aqui, nós estamos apodrecendo junto com o PT. A esperança de mudança do país, o grande PT e LULA, foram na verdade a desesperança disfarçada. Como um “ANTI-CRISTO” do apocalipse. Pelo menos o consolo dos brasileiros é que quando a quadrilha sair do poder não deve voltar nunca mais…

    • Chico disse:

      Vcs querem saber de sujeira ? Perguntem ao PSDB , mentor do cx 2 mineiro, ao dono do AECIOPORTO, ao trensalão de SP, etc, etc…

      Depois comparem as 2843 inveStigações da PF, com as 83 do FHC, AI É SÓ FAZER AS CONTAS!!!

  7. Joaquim disse:

    Ficou muito chateado quando falam, que a Petrobras tem um patrimônio muito grande, um corpo técnico de alto nível e uma grande reserva de petróleo. Mas não dizem que o melhor parte da empresa é o monopólio estatal do petróleo. Com isto ela não precisava nem explorar, nem refinar era só comprar e revender e seria a melhor empresa do mundo com 200 milhões de consumidores cativos e sem escolha.
    Com o o PT conseguiu quebrar uma empresa, que tem um monopólio???????? Quando esta pergunta for respondida nos teremos a tamanho do buraco.

  8. JC Tavares disse:

    Os tucanos estão loucos para pegar o poder central e aí que o Brasil irá pro saco de vez, afinal, eles são blindados pela mídia golpista e pela “justiça” caolha. Pelo menos agora se combate a corrupção, e colarinhos brancos intocáveis estão sendo incomodados. Com tucanos no poder isso jamais aconteceu ou acontecerá. Na verdade, o que querem é apenas alternância de poder, não para combater a corrupção, mas para “administrá-la” sem serem incomodados pela grande mídia e nem pela “justiça” entre aspas.

    • E triste percebermos que nem o conceite de combate a corrupção você percebe,aonde esta o combate a corrupção?O presidente do conselho de administração anterior e o atual da Petrobras nem chamados foram para explicarem aos acionistas desta empresa a falta de controle,de gerenciamento,de auditoria,que todos podiam aprovar aditivos e você fala em combate a corrupção???!!! Aonde esta a responsabilidade deste conselho em que o problema da substituição da presidente Graça já vem há mais de seis meses e não existe um plano de sucessão???Não tem mais o que estragar,tudo já foi estragado…

    • Antonio Celso Alencar disse:

      É isso.
      Mas, a legião de incautos que a mídia criou já não pode ver o óbvio. E nem quer…

  9. jeferson disse:

    Só falta ela escolher o lula

  10. Mario Moraes disse:

    Parabéns Juiz Claudio Moro, porém, sugiro redobrar a sua segurança e também a de seus familiares.
    Alguns representantes do PT, durante as eleições, afirmaram que valia/fariam tudo pelo poder. Mentir, negar o óbvio, fraudar, roubar…é fato corriqueiro entre os nossos administradores e políticos, salvo raras exceções.
    Na Argentina – de maneira misteriosa e sem motivo aparente – dizem que o Procurador Alberto Nisman ” resolveu se suicidar”.
    Os verdadeiros trabalhadores brasileiros estão ao seu lado. Queremos justiça!
    Sucesso, perseverança e muita atenção!
    Cordialmente.

  11. Cesar Barbosa disse:

    A posição de líder de um País não pode ser esculachada como esta acontecendo atualmente, é deplorável acompanhar diariamente reportagens e gozações a este respeito. Os Brasileiros com um pouquinho mais que o segundo grau logo logo vai sentir este peso no bolso.
    Que vergonha este PAÍS.

  12. Vincenzo disse:

    É uma pena, um Pais tão lindo, tão rico e abençoado, nas mãos de gente que não tem patriotismo nenhum, só se preocupam em acumular riquezas, não pensam que neste mundo estamos de passagem e nada levaremos, voltaremos do jeito que viemos. Este Pais poderia ser a primeira nação do mundo de tanta riqueza que possui, infelizmente, muitos poucos controlam quase tudo, enquanto isso o Pais fica parado no tempo

  13. lou disse:

    Então esse lance do dia importante pro PT e a depoimento do Tesoureiro Do PT depor ( que é claro ninguém tem provas contra ele senão já estaria preso)São as sangrias que delatam uma polícia federal totalmente aparelhada pela forças politícas, criatruras de provetas da meritocracia tucana, assim como em todo setor público, são como células terrorista, só esperando serem ativadas, prontas para o golpe! Me lembro dos sequestradores de Abílio Diniz, preso na vésperas da eleição com camisetas e materiais do PT na casa deles… o golpe hoje é o mesmo, o povo continua burro e agora com as redes sociais facilitou pros velhos golpistas amantes da república velha da oligarquia…mas como a história nos mostrou, eles são perdedores e mais uma vez falharão só lamento a ignorância popular, não entendem nada que rola nos bastidores da política aonde velhos lobos só sabem o que é o poder pelo poder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-28 13:31:34