aki

cadastre-se aqui
aki
Política
25-04-2018, 19h14

Lava Jato pressiona Fachin a recorrer ao plenário do STF

É reação contra vitória de Lula na 2ª Turma
7

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Em nota, foi dura a reação da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba contra a decisão da 2ª Turma do STF que tirou do juiz Sergio Moro trechos das delações da Odebrecht com acusações contra o ex-presidente Lula. Essa reação é uma resposta à primeira vitória relevante da defesa do ex-presidente em relação a Moro e à força-tarefa.

A decisão da 2ª Turma do STF abre uma brecha para Lula questionar os processos que estão em andamento e também as condenações de Moro e do TRF-4 na ação sobre o apartamento no Guarujá.

Já há nos bastidores movimento da força-tarefa para que Fachin leve ao plenário do tribunal futuro questionamento dos processos sob a alçada de Moro. No colegiado, a chance de vitória de Lula seria menor do que na 2ª Turma.

Essa reação contundente da força-tarefa da Lava Jato faz parte da guerra de narrativas. Procuradores da República batem mais duro do que Moro pode bater no STF. É uma pressão política que tem funcionado, porque acua alguns ministros do STF.

Essa briga reflete ainda uma divisão no STF e no mundo jurídico sobre a forma de interpretar e aplicar a lei penal na Lava Jato.

*

Recurso de Lula

A defesa do ex-presidente Lula tem pequena esperança de conseguir uma ordem de soltura da 2ª Turma do STF. O recurso diz que Lula não poderia ter sido preso antes do julgamento dos embargos dos embargos.

A ordem de prisão foi decretada no dia 05 de abril. Lula, preso no dia 07. O TRF-4 negou os embargos dos embargos no dia 18, na quarta-feira passada. O recurso versa sobre fato já vencido, mas os advogados apresentaram argumentação para tentar mostrar que a ordem de prisão foi arbitrária e, assim, tentar tirar Lula da prisão.

Se há um lugar do Judiciário que pode dar alguma vitória a Lula, esse lugar é a 2ª Turma do STF. A composição desse colegiado é a seguinte: Fachin, presidente e relator da Lava Jato, Celso de Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

Ouça o comentário feito hoje no “Jornal da CBN – 2ª Edição”:

Comentários
7
  1. mano disse:

    prezados: enquanto Aécio, Serra, Alckmin, Temer, Azeredo, etc não forem presos, nada muda no Brasil, aliás pode até ficar muito pior, uma vez que esses aí são experts da “política”. Turma café com leite da pesada.

    • walter disse:

      Mano e Kennedy, precisamos evitar o “bairrismo”; prender quem for condenado, sem pena e sem dó, não podemos ser injusto, o caso do Azeredo, é uma vergonha, precisa ser preso com urgência…podemos citar o Palloci como exemplo, por estar preso sem condenações; decidiu fazer delação finalmente, depois de ver o lula preso, e não ter seu HC liberado, colocará outros figurões na linha da justiça…o caso Geddel, confirma outra mula do crime, terão que confessar…neste caso, quem não fala, tem medo, ou ganha para isto; segurar a onda a prisão, sem falar, deve doer; fará delação, em algum momento…Se quisermos um Brasil melhor, precisamos nos unir, Votando…não jogando o voto no lixo…se limparmos em 50% do congresso, estaremos seguindo a favor do nosso querido País; depende de nós…

  2. walter disse:

    Caro Kennedy, é o mínimo que o fachin deve fazer; usaram de falsos pretextos, para tentar alijar a lava jato; ministros do supremo, que não se dão ao trabalho, de confirmar suas alegações pífias…são golpistas, sem qualquer constrangimento; precisamos de uma reforma séria, ao julgarem tantas vezes a mesma questão, numa instancia superior…para que supremo, não decidem NADA em definitivo, não predem condenados, cansam de permitir, a extinção de processos por tempo…estes 11 ministros, nos custam, 500 milhões por ANO… A SEGUNDA INSTÂNCIA, DEVE VALER A QUALQUER PREÇO, PARA A PRISÃO DE CONDENADOS…não importa quem seja, devem permanecer presos; podem recorrer, desde que existam fatos novos e comprovados; chega de impunidade neste PAÍS…

  3. […] Fonte: Lava Jato pressiona Fachin a recorrer ao plenário do STF | Blog do Kennedy […]

  4. OS TRÊS MOSQUETEIROS DO MAL NO BERÇO ESPLÊNDIDO DOS CORRUPTOS! disse:

    Sempre houve “Mosqueteiros do Mal” (ou “Disenterias verbais e decrepitudes morais”) no Judiciário blindando bandidos do colarinho branco. Exemplo é a vida de crimes e impunidades do corrupto Maluf. Há “Três Mosqueteiros do Mal” atuais no STF ávidos em blindar Lula, Aécio, Temer, Jucá, Renan, Padilha, Moreira Franco, Jader Barbalho, Gleisi Hoffman etc- numa “mistureira” maluca. Por que será? Nota-se que os mesmos mosqueteiros que defendem liberdade aos corruptos – não querem “prisão” após condenação em 2ª instância; são contra prisão preventiva; são a favor de dezenas de recursos com o condenado solto; agem de acordo com as defesas dos advogados dos bandidos do colarinho branco. Como cidadão tenho direito de pensar e externar o que penso: tudo isso cheira a uma enorme “teia de aranha do mal”, onde o STF foi transformado no “berço esplêndido” dos bandidos do colarinho branco. Até quando perdurará tanto vilipêndio?

  5. Vandirson disse:

    STF DECORATIVO
    TORNADO-SE MERA CLAQUE DA LAVA JATO…
    Posto as circunstâncias assim de uma Justiça que ZOMBA dela mesma… Contra Lula o jeitinho brasileiro as avessas, a favor de Lula a sisudez ortodoxa alemã e o encarceramento de praticas do tribunal do povo criado pelo Fuhrer Nazista, esse comportamento absolutista do judiciário não de conservadores e sim de revanchistas reacionários, onde o totalitarismo interdita o debate.. porque na mesma seara da Lava Jato os bem nascidos e favor do establishment não precisaram nem cortar o cabelo vide o desmemoriado Rocha Loures, o tucanato e seus trens ou ala mineira que aceita gorjeta amiga do Batistas… Que ética essa, onde esta essa justiça que os derrotados nas urnas choramingam dia a dia após com sua cólera insaciável… SAFADEZA PURA!

    • p/Vandirson. disse:

      O STF só demonstrará que está a serviço da lei quando colocar na mesma cadeia: lula, cunha, cabral, palloci, dirceu, vacari, delcídio, temer, aécio, renan, jucá, padilha, moreira franco, gleisi hoffman, paulo bernardo, vacarezza, marun, perondi, jader barbalho, collor etc etc etc. Só após essa “tchurma” na cadeia haverá mudança no país!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-03-30 16:25:20