aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-09-2016, 21h50

Lava Jato será pedra no caminho de Lula para 2018

Petista terá de lutar contra eventual condenação em 2ª instância federal
18

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

A denúncia do Ministério Público será uma pedra e tanto no caminho do ex-presidente Lula para ser candidato em 2018. Provavelmente, a denúncia apresentada hoje contra o petista será aceita pelo juiz federal Sérgio Moro.

Também é provável que haja uma condenação nessa primeira instância da Justiça Federal. Na sequência, haveria uma análise da eventual sentença pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, que tem a tradição de confirmar praticamente todas as decisões de Moro.

Nesse cenário, com uma condenação em órgão colegiado, Lula seria enquadrado na Lei da Ficha Limpa e não poderia concorrer à Presidência em 2018. O ex-presidente terá de travar uma batalha jurídica para manter seus direitos políticos.

*

Duelo federal

O duelo entre Lula e a força-tarefa da Lava Jato vai esquentar. Foi feita contra o ex-presidente a mais grave acusação de toda a sua carreira.

Na época do mensalão, Lula não foi apontado como chefe do esquema criminoso. Agora, ao acusar o ex-presidente de ser o comandante máximo do esquema de corrupção na Petrobras, o Ministério Público adotou um discurso político e recorreu à teoria do domínio fato, dizendo que Lula não poderia mais afirmar que não sabia de nada.

Na parte em que a denúncia tratou de um apartamento no Guarujá, de um sítio em Atibaia e do armazenamento de parcela do acervo presidencial, houve uma acusação mais técnica. Os investigadores trouxeram indícios e provas que, no entender do Ministério Público, provariam crimes do ex-presidente.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
18
  1. Gilberto vieira disse:

    Acorda povo, e muita coincidência desde a prisão de José Dirceu, até os acontecimentos atuais foram bilhões desviados e o presidente(a) nao sabia de nada, é acha que somos idiota. Que os julgadores tenha a serenidade de fazer justiça, na duvida absolva, caso o contrario, aplicar a lei
    o esquema é complexo mas na sua essência é simples:

    – Dinheiro desviados- manter o partido e eleger seus candidatos para o poder poder
    – Garantir os votos: bolsa família, minha casa minha vida.

    Só que cometeram um erro, esqueceram da imprensa

    • Edi Rocha disse:

      “Não temos como provar. Mas temos convicção”. (Dallagnol)

    • walter disse:

      Caro Gilberto é isso mesmo; nem com as lagrimas de crocodilo do lula, ninguém se sensibiliza, esta sozinho nesta, vai pagar…
      O mal deste partido, foi se considerar acima de tudo e de todos.Aliás, este é o mal dos outros partidos também…
      Ninguém, por mais isento, em qualquer lugar do mundo; depois de “governar”, por treze longos anos, pode afirmar com convicção, que não deixou a desejar, por excesso ou falta, só o LULA…kkk.É tão absurdo, como fomos enganados, na cara dura.
      Falta lhe, o mínimo de dignidade, para admitir, pelo menos meia culpa; afirmar que vai andando até a delegacia a Pé, se alguém confirmar seus crimes; espero que saiba, que terá que andar até Curitiba; acabou, não há guarida, com os delatores reunidos, apontarem para ele, afirmando que foram manipulados…

  2. SÓ A CADEIA PODERÁ COLOCAR FREIO NESSE "COMANDANTE DO CRIME"! disse:

    Não vejo só a teoria do domínio do fato como sustentação dos crimes cometidos por Lula. Há claros indícios, e é claro que nesses tipos de crimes, é difícil encontrar “documentos assinados” pelos ladrões.
    Aceitar que Lula não sabia do que Dirceu e quadrilha faziam, já foi um crime contra a nação brasileira!
    Aceitar que Dilma não sabia do que assinava, na compra da refinaria de Pasadena, idem.
    Agora aceitar novamente que o chefe da quadrilha não era o chefe; que não é dono do sítio de Atibaia; que não é dono do apto do Guarujá; que não recebia propinas das empreiteiras etc etc etc.
    Não dá mais para aceitar tanta falta de vergonha na cara!

  3. PRECISO GUARDAR UMA "TRANQUEIRAS"! disse:

    SERÁ QUE A EMPREITEIRA “OAS” PAGA UM ALUGUEL NO “DEPÓSITO GRANERO! PARA EU GUARDAR UMAS “TRANQUEIRAS” QUE TENHO, QUE NÃO TENHO ESPAÇO PARA GUARDAR EM MINHA CASA, DURANTE UNS 60 MESES?

  4. Cícero C osta disse:

    Concordo que a lava-jato possa ser uma pedra no caminho do Lula para 2018, mas todo mundo viu que na denúncia apresentada ontem não foram apresentadas provas. Foi mais um discurso político contra o Lula. O próprio procurador disse: “NÃO TEMOS PROVA, MAS TEMOS CONVICÇÃO”. Ora, eu não sabia que “convicção” sem provas pode incriminar alguém.

    • Mauro disse:

      O pior cego é aquele que não quer ver!
      O mote de Lula e de Dilma foi sempre o mesmo: Não sabia; não vi; não sou responsável e isso não é novidade no mundo do crime, pois essas afirmaçoes sempre foram usadas pelos chefes criminosos, da máfia ao PCC.
      Lula e seus asseclas tentam criar uma teoria da conspiração; tese essa que é mais para a platéia que os admira e que nem pensa muito…só os segue cegamente!
      A verdade é que evidências e testemunhos são explicitos e explicito Lula deverá ser a partir de agora, pois insistir na perseguição ou manter-se calado não vai livra-lo. Ou seja claro, ou escuro vai ficar para ele. Simples assim!

    • Fernando disse:

      O procurador é um despreparado. todavia arrogante, tenho plena convicção disto.

    • Joaquim disse:

      Cicero, acho que você esta enganado a denuncia de ontem se limitou ao triplex e ao deposito da Graneiro. O resto foi apenas um explanação do que esta por vir. Talvez uma maneira de pressionar o Janot, para agir de maneira mais rápida. As provas estão lá, leia as 145 paginas da denuncia antes de falar.
      Sobre a chefia de todo o esquema, para min é muito clara, não dá para culpar o Dirceu de novo. O presidente tem total responsabilidade com o bom funcionamento da empresa BRASIL S.A., da qual todos nós somos sócios e acionistas. E pelo mostrado até o momento eles ( Lula e Dilma ) foram no mínimo conivente e este não é o papel de um presidente.

  5. Sônia Ribeiro disse:

    “O chefe a a madame” queriam um triplex no Guarujá, ao preço de um puxadinho periférico…..hahaha. Agora devem estar passando seus momentos de relax, em Sto. Antonio da Purificação, claro, que sempre patrocinados pelos grandes amigos desinteressados, apenas pelos lindos olhos azuis da “madame”….. Em 2018, se finalmente conseguirmos transformar este pulgueiro chamado Brasil, em algo minimamente aceitável, “chefe e madame” estarão desfrutando de muito sol praiano – apenas o estarão vendo NASCER QUADRADO!!!

  6. Mauro disse:

    Inumeros promotores.Delegados e investigadores federais.Auditores da Receita Federal.
    Perto de 300 pessoas de vários orgãos federais do Executivo e do judiciário, trabalham para construir uma novela contra a pessoa mais honesta e sincera do Brasil. É a tese da defesa de Lula.
    O Brasil está contra Lula. Coitado!É um perseguido sem motivos. Tudo não passa de uma grande e poderosa armação.
    Os esquerdopatas jamais vão admitir que estava se fazendo no Brasil, uma cópia escancarada e deslavada do que se fez com sucesso (até agora!) na Venezuela, por Chavez e Maduro.
    Desmonte da principal estatal, corrupção, cooptação do parlamento, nomeação de juizes e uma base sólida de apoiadores nos movimentos populares. Tudo as custas de corrupçao e desvios.
    Não tenho dúvidas da afirmação de que Lula era o cacique-mór e tudo funcionava sob suas ordens ou sob seu beneplácito, pois do contrário não teria sucesso.
    Lula vai ter que se explicar, pois agora o não sei de nada, não vai colar.

    • Joaquim José da Silva Xavier disse:

      para a Constituição de 88 cola sim!!! quem se defende alega o que quiser, quem acusa não, deve provar aquilo que alegou … se acusa sem prova, não tem nada de jurídico, é politico!!!

      não quer dizer que Lula seja inocente, porém se ele for condenado com base nessa denúncia aí… vai alegar ser perseguido politico, e não vão poder contradize-lo . . .

    • Cícero Costa disse:

      Mas Mauro, num Estado Democrático de Direito, toda acusação tem de ter provas. Não se pode condenar alguém apenas pela “convicção”.

      Exemplo: Seu guarda, tá vendo aquele corolla ali? Eu sou o dono dele, não tenho como provar, mas tenho a convicção que sou o dono.

  7. josé dias disse:

    Meus Deus, ainda tem gente que consegue dar fé nas palavras deste Sr. Lula, o homem mais honesto que Jesus Cristo, ora bolas se engana que disse nos comentários que não existem provas!
    O Sr, todo poderoso da OAS, já abriu a boca e apresentou documentos da podridão Lula, pois ele
    se viu no mato sem cachorro e viu que poderia apodrecer na prisão, assim como o maior doleiro do país, que não estava abrindo a boca por medo de ser morto, palavras dele mesmo, porém
    agora resolveu abrir o bico também….
    Aguardem Sérgio Moro não é criança e o Ministério Público não iria soltar essa entrevista sem cunho jurídico.
    Até que enfim o povo brasileiro vai aos poucos ficando livre desses canalhas, segurem tem muitos ainda na fila da espera para fazerem companhia ao Lula ! !
    Cunha, já foi…. Daqui há pouco vão os Renan’s da vida, com certeza.
    Só dar tempo ao tempo.

    • Alberto disse:

      Corretíssimo comentário caro sr José Dias.

      • José Dias disse:

        Pois é, infelizmente temos que ter muita paciência, porque temos também um STF, cheio de corrupção e de aliados obscuros de Lula, porém o cerco está se fechando, aos poucos as coisas vão se encaixando e vai muita gente pro Aeroporto às pressas !
        Infelizmente não temos ninguém intocável na política brasileira, todos tem telhado de vidro, deveríamos acabar definitivamente com a carreira de Políticos, até porque vão colocando seus descendentes na carreira, tudo do mesmo sangue, assim sem chance de sermos felizes.
        Hoje se tivesse uma nova eleição pra Presidente, em quem confiável e honesto poderíamos votar.
        Só Deus na causa…. continuaremos à deriva até que o povo aprenda a votar, mas esse nem seria o caso, votar em quem ?????????
        Abraço,

  8. Carlos disse:

    NÃO É UMA PESSOA OU UM PARTIDO QUE ESTÁ APURANDO TODA ESSA REDE DE CORRUPÇÃO E SIM VÁRIOS ÓRGÃOS E VÁRIAS AUTORIDADES, ONDE TEM INTERLIGADO INÚMEROS DESVIOS, DESDE A ENTRADA DO PT NO PODER, SERÁ UMA “MERA COINCIDÊNCIA”????? UM GOLPE????? FAÇA ME O FAVOR…CORRUPÇÃO SEMPRE EXISTIU, PORÉM O QUE VIMOS FOI A “INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO” COM O “APARELHAMENTO DO ESTADO” EM PROL DE UMA IDEOLOGIA POLÍTICA EXTREMAMENTE corruPTa.

  9. sebastião lima disse:

    se o apartamento de guarujá e o sitio de atibaia não são nem do luladrão e nem da oas, que se incorpore ao patrimonio da união venda e o dinheiro arrecadado seja aplicado em beneficio do povo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-22 12:44:04