aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Economia
03-09-2015, 21h31

Levy faz alerta sobre controle da dívida pública

5

Postado por: Daniela Martins

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, deixou claro que, se o governo não buscar recursos para manter a dívida pública sob controle, o país vai perder o grau de investimento. Sem o selo internacional de bom pagador, a crise econômica ficaria ainda pior.

Para cobrir o rombo no Orçamento de 2016, o governo estuda corte de gastos obrigatórios. Mais aumento de impostos também é algo em análise. Essas medidas precisam de respaldo do Congresso e da sociedade.

O governo começou a semana falando num rombo de R$ 30,5 bilhões no Orçamento de 2016 _ deficit primário de 0,5%. Hoje, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) sinalizou intenção de chegar no ano que vem a um superávit primário de 0,7%, o que equivale a R$ 46 bilhões.

A presidente Dilma Rousseff se reuniu hoje com Levy, Mercadante e o ministro Nelson Barbosa (Planejamento). A fim de acalmar o mercado financeiro, Mercadante foi destacado para dizer que Levy ficará no cargo, como tem informado o blog.

*

Se não houver um acordo entre deputados e senadores, há risco de um eterno pingue-pongue entre Câmara e Senado sobre a questão da contribuição de empresas para campanhas políticas.

Sem um acordo, permanece a regra atual, que permite doação de empresas, até que entre em vigor a proibição já decidida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Essa proibição não está valendo porque o ministro Gilmar Mendes pediu vista há 17 meses e ainda não devolveu o processo para que o julgamento seja encerrado.

Há um impasse no Judiciário e no Congresso. Mas existe um desejo na sociedade de alguma restrição à este tipo de contribuição eleitoral.

*

Confira os temas de hoje no “SBT Brasil”:

Comentários
5
  1. César disse:

    Enquanto não houver corte de gastos por parte do governo, com sinalização clara, de que está cumprindo com a sua parte. “Eu me recuso a pagar mais impostos”! BASTA! Enquanto o trabalhador comum, trabalha de Sol à Sol, de Segunda a Sábado, para ter um salário, que tem de ser espremido, para chegar ao fim do mês. Olho para camisas de clubes, com patrocínio de empresa estatal, ” Caixa Econômica Federal” a “Nossa Caixa”. Quanto ganha um jogador de futebol? Quanto ganha um técnico de futebol? Olho para a Formula 1, e lá está estampado no carro, azul e amarelo, “Banco do Brasil”, no box ao lado, está a Petrobrás. Quanto ganha um piloto de formula um? Quanto ganham os técnicos da Formula 1? Nada contra os esportes! Nada contra os pilotos ou jogadores, nada contra os técnicos também, mas, o dinheiro é publico, e se está faltando para o básico, para o decimo terceiro do aposentado, para a saúde e para a educação. Não é justo! Não é correto! Vamos continuar com o populismo barato? Ou vamos administrar o país de forma séria? O governo tem muito o que cortar! O povo já não aguenta mais! CHEGA!!!!!!!

  2. César disse:

    Agora é a hora, daqueles que fazem polpudas doações para campanhas políticas, se mostrarem patrióticos. Afinal, eles doam para partidos e para políticos, por amor a democracia! Não vão se importar em doar ao tesouro, por amor ao Brasil. São todos patriotas e generosos!

  3. Incompetência, teimosia, mentiras, roubalheiras e burrice imperam em todas as áreas desse governo falido que teima em se manter no poder a todo custo.
    Não adianta tirar a Dilma, pois outro que entrar também é do mesmo calibre.
    A farinha é igual tem que jogar o saco todo no lixo, e adquirir um de boa qualidade e que não esteja deteriorado.

  4. Alberto disse:

    Ninguém se entende,uma baderna,um rombo “pedalado” e a terra brasilis “sifu”.

  5. Pasquale disse:

    “Vai quebrar a cara quem apostar na alta do dólar”
    Guido Mantega,16/10/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-30 08:47:45