aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
21-11-2014, 9h20

Levy na Fazenda seria surpresa mais agradável para mercado

32

Postado por: Daniela Martins

Há possibilidade de Joaquim Levy ser indicado para o Ministério da Fazenda. A presidente Dilma Rousseff amadureceu a discussão sobre a equipe econômica. Levy seria a surpresa que a presidente teria para agradar ao mercado. Ele teve um excelente desempenho na Secretaria do Tesouro no governo Lula. Trabalhou com Antonio Palocci Filho, então ministro da Fazenda.

Diante da recusa do presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, ao convite para assumir a pasta, a presidente Dilma precisava encontrar um nome que pudesse causar impacto. Por isso, faz sentido indicar Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa para o Planejamento e deixar Alexandre Tombini no Banco Central.

Há chance de o anúncio ser feito ainda hoje. No entanto, como a presidente Dilma tem tentado guardar segredo, é bom ter cuidado ao tratar desse tema e não descartar mais surpresa ou reviravolta. O cenário ainda pode mudar, mas não é o mais provável. Um ministro disse que a nova equipe econômica causaria bom impacto no mercado e sinalizaria compromisso com a responsabilidade fiscal. Joaquim Levy na Fazenda, sem dúvida, seria um sinal nesse sentido. 

A indicação do ministro da Fazenda vai ajudar a responder se a presidente Dilma dará mais autonomia à área econômica no segundo mandato. Como já disse Guimarães Rosa, citando um provérbio capiau, “sapo não pula por boniteza, mas porém por precisão”. A personalidade de Dilma é centralizadora. Mas ela fez uma campanha em que 70% dos eleitores queriam mudança. Portanto, terá de mudar por uma questão de sobrevivência política. Precisa mudar para que seu segundo mandato tenha êxito.

A fórmula econômica aplicada no primeiro mandato afrouxou as contas públicas e abalou a credibilidade da política fiscal (controle dos gastos). A inflação está num patamar alto e precisa voltar para o centro da meta, que é de 4,5% ao ano. O crescimento está baixo. Logo, é necessário dar mais autonomia.

O nome do ministro da Fazenda será um bom termômetro dessa disposição _ Joaquim Levy indicaria maior grau de mudança, Nelson Barbosa significaria mudança num grau menor e Alexandre Tombini evidenciaria pouca mudança.

Por isso, faz sentido a formação com Levy na Fazenda, Barbosa no Planejamento e Tombini no Banco Central. Seria a formação que produziria maior repercussão positiva e sinalizaria maior grau de autonomia para a equipe econômica.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. Clovis Rodrigues disse:

    Nem se Jesus Cristo fosse nomeado por esse governo corrupto teria credibilidade,

    Abraços,

    Clovis Rodrigues

    • Raul Neto disse:

      Quanta baboseira meu caro. Deixe o país voltar a andar.

      • LUIZ disse:

        O Pais esta quebrado. As contas maquiadas e o desenvolvimento comprometido. IMPEACHMENT JA. Dilma embaixadora do Brasil em Cuba. Quem não estiver satisfeito que vá para Cuba com ela;.

    • Chico disse:

      Vcs continuam com ódio no coração e preconceito nas veias…

      Primeiro o governo não é corrupto. Existem corruptos espalhados em todos os cantos do país.
      sugiro ler o artigo do R. Semler (hj), para ver aonde está o seu dedão?

      Segundo: tem gente ainda procurando “um herói”? Temos q ter maturidade.

      E enfrentar a corrupção – que tem sempre dois lados, como o governo está fazendo. Apurando e punindo e não engavetando como fazia os governos anteriores. Que tem até vergonha seletiva – como diria o Boeachart.

      • LUIZ CALABREZA disse:

        Está apurando???? já foi adiado 5 vezes a reunião da CPI por falta de quorum…o discurso não cola com as ações..e que país é este que vc vive que não tem corrupção no governo, a DISNEYLANDIA???

      • Luís Carlos disse:

        MENOS TCHÊ, BEM MENOS……
        APURANDO O QUE MESMO??
        AHHHHH SEI, A PF APURANDO OS CRIMES DO PT, DA DILMA E DO LULA, CERTO?
        ISSO SÓ ACONTECE PORQUE NEM TODOS DA PF SÃO PARTIDÁRIOS DA CORJA E O MP NÃO É ATRELADO AO GOVERNO QUE AÍ ESTÁ.

      • tunico disse:

        Para de falar besteira. Vc desconhece as funções e atribuições da Policia Federal. Voce se lembra da georgina no escandalo do inss?
        quantos escandalos o Pt colocou debaixo do tapete?
        Voce não presta atenção nas palavras da Presidente?E o Lula falando do Mensalão?
        Pesquise que voce vai ver que o que se diz sobreinvestigação é mentira ou desviar o caminho para não ser atingido?

        • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

          Cara, para de dizer bobagem, nåo alucina.
          O caso da Jorgina foi na década de 80 e não tem nada a ver com o PT, PSDB ou qualquer outro partido.
          Vcs criticam por criticar, falam qualquer idiotice que vem na cabeça, nåo sabem nada.

  2. LUIZ CALABREZA disse:

    Na altura deste campeonato qualquer indicação já seria uma boa surpresa…resta achar um herói..só um…

  3. Se Levy é a melhor opção, certamente Dilma não irá escolhê-lo… Se nem Trabuco não quis, é porque a bomba é bem maior… Tombini é um nome de peso, mais adequando à nossa situação financeira. Só resta saber quem vai querer engolir o “sapo” de Guimarães Rosa…

  4. Helio disse:

    A terceirização é o maior sistema de corrupção do mundo, é só verificar quantas empresas estão prestando serviço dentro da coperge ou qualquer outra obra da Petrobras, Paulínia , Capuáva e.t.c., e logo você chegará a está conclusão, verifica a quantidade de contrato que é assinado para a conclusão de cada obra vezes dez por cento de propina para cada contrato, não tem dinheiro que chega, deve tirar fora as construtoras das licitações e passar para a engenharia como antes.

  5. joaquim barreto disse:

    O curriculo desse cidadão é de muita “competência” – “Secretário de Lula e colega de Palocci” -, sinal de que a roubalheira e o atraso vão continuar. Nossa salvação es´ta nas mãos do Delegado e do Juiz do Paraná, pra botar todos na cadeia, ou Voces não acreditam que o Lula e a Dilma e os 39 ministros estão por traz de tudo isso que está acontecendo na Petrobras, Eletrobrás, BNDEs, etc. Cadê os delegados e juizes dos outros estados que não investigam as roubalheiras embaixo dos narizes deles, ou só tem competentes e machos no Paraná?

  6. Rita de Cassia disse:

    LEMBRANDO QUE ESTA CORRUPÇÃO JA VÊM DESDE A EPOCA DA DITADURA,MAS ERA DEMONINADA DE “COLARINHO BRANCO” , NEM NA EPOCA DO SENHOR INTELECTUAL FHC FORAM EXTINTAS.AGORA A RESPONSABILIDADE E NOSSA DE COBRAR.QUEM NAÕ TEM CAIXA 02 EM SUAS FINANÇAS PARTICULARES QUE JOGUE A PRIMEIRA PEDRA. O BRASIL IA PASSAR VERGONHA NA COPA…..QUE FOI UM SUCESSO NA OPNIÃO DOS “GRINGOS”

  7. Zeca Castro disse:

    É apenas uma esperança de alguma novidade. Nós vivemos mais de esperança do que de realidade com esse Governo.

  8. Edilson luis da Silva Almeida disse:

    Na minha opinião o governo brasileiro atual vem dando uma contribuição importante que não usar as instituição para jogar a sujeira para baixo do tapete investigar e punir os culpado independente quem for não transforma o procurado geral da republica em engavetado este é o caminho para para combate incessante a corrupção mas não podem haver discriminação os governo do PSDB vem sendo brindado e necessário derrubar esta blindagem só assim vai servir de exemplo para todos os Brasileiro ondem os pais possa fazer este debate em casa com os seu filho e inclua na grade escolar onde as criança creca repudiando a corrupção para combate no judiciário em todos os governos na imprensa

  9. Lucas disse:

    A PresidentA tanto criticou o Aécio pela sua preferência por Armínio Fraga para ministro, caso vencesse, sob a alegação de que ele era a favor da independência do BC, o que só beneficiaria só aos Bancos, porém a primeira escolha da PresidentA, após eleita, para o cargo foi um presidente de banco, que recusou. Não sei o que pensar, acho que estamos ferrados na mão dessa mulher e do PT!

  10. Jonathan disse:

    Certamente os 70% dos brasileiros que pediam e pedem mudanças não estavam/ estão pensando na mera troca de Ministro da Fazenda. O que queremos é mudança estrutural, que vai muito além de nomeações de ministros.

  11. VALTER LUIS disse:

    Pessoas honestas e de credibilidade irão recusar trabalhar nesse governo infestado de corruptos.

  12. Jorge Alves Braz disse:

    Para quem criticou a Marina na campanha, por conta da Neca Setúbal, a PresidANTA deveria primeiro sondar a aceitação do candidato Trabuco e assim divulgar depois, mas ao fazer exatamente o contrário, passou por mais um vexame, por conta da imcompetência. Demonizou os banqueiros e agora correu atraz de um, que lhe deu um NÃO, na lata! Puro vexame!

  13. Bello Tavares disse:

    Em meio a tanta impunidade e corrupção, será difícil achar alguém para resgatar a credibilidade do povo brasileiro e do resto do mundo em relação a economia do país e seu desenvolvimento. Os políticos e alguns outros acham que estão acima de tudo e de todos. É bom nem comentar muito, senão corro o risco de ser processado e ter que pagar indenização.

  14. LUIZ CALABREZA disse:

    Não é trabuco que precisamos..precisamos de um canhão…e gostaria de viver neste pais que o Chico aqui comentou que não tem corrupção…deve ser a DISNEYLANDIA…

  15. Frederico Gosling disse:

    Acho engraçado como nossa Mídia afirma as coisas sem nenhum sentido, o Kennedy é uma pssoa bem conceituada nos meios Palacianos, mas como ele pode afirmar que o Trabuco foi convidado pela Dilma e não aceitou, isto está me parecendo campanha de Marketing, a DILMA não convidou o Trabuco, a informação é de fonte confiável.

  16. Fernanda Lins disse:

    ADORO o blog! Você é um ótimo escritor

  17. Jose Maria disse:

    Agora a coisa ficou feia, Trabuco não aceitou ser ministro da fazenda, agora, outro qualquer que aceitar será visto como o tapa buraco, credibilidade, zero. Também, doido aquele que aceitar cortar esse abacaxi verde.

  18. Dalvo José Rossi disse:

    Tem lei contra estelionato eleitoral?

  19. Marcio Motta disse:

    O bom é deixar no Banco Central o nome que tem seu próprio DNA. Mas o Trabuco ter dado “chabú” é mau sinal…

  20. Elaine otto disse:

    Continue sonhando …nada mudará na continuidade de Dilma … uma personalidade centralizadora traz no DNA este caracter.

  21. Flavio Macedo disse:

    SE ESTÁ RUIM DO JEITO QUE ESTÁ, CONVIDAR UM CHICAGO BOYS PARA MINISTRO DA FAZENDA VAI PIORAR E QUEBRAR E PARA O PAÍS. DESEMPREGO VAI AUMENTAR.QUEM LIGA.

  22. lucimara vieira disse:

    Todos que estamos tecendo comentarios, somos ilustres desconhecidos, porem, em nossas regioes, nos locais de trabalho, podemos ser formadores de opiniao.Eu considero a Presidenta DILMA ROUSSEFF uma mulher inteligente,perspicaz e muito humana, assim como e tambem, o ex-presidente LULA.Por eles , irei continuar dedicando grande parte dos meus dias defendendo-os, porque sei que OS DOIS lutam para um Brasil melhor e para que os pobres e miseraveis tenham uma vida digna, e como ainda existem muitas pessoas necessitadas, e como a DILMA ira olhar por elas, sinto muito informar aos perdedores, mas ainda vira muitos anos de PT pela frente!

  23. Alessandro Barros disse:

    A expectativa que faça uma boa gestão na Fazenda, o receio é se a senhora presidente eleita resistir as ideias e necessidades do país, como várias reformas não a política, mas tributária e previdência que a grosso modo há necessidades emergenciais de serem revistas, vão gerar isso ou aquilo, bem, se não forem feitas podem gerar atrasos, mais do que pela ausência de serem conduzidas de forma adequada. E se (Levy) conduzido e for retirado pós alguns meses, aí sim estaremos sem rumo econômico.

  24. Eliana disse:

    Concordo plenamente com você

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 19:57:24