aki

cadastre-se aqui
aki
Política
19-12-2014, 9h13

Lista de Costa promete barulho, mas falta saber detalhes da delação

19

Postado por: Daniela Martins

É importante a reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” que traz pela primeira vez o que seria a lista completa dos políticos acusados por Paulo Roberto Costa na delação premiada. A lista dá dimensão do potencial dano ao Congresso, ao governo e à oposição.

Durante duas semanas, em oitenta depoimentos, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras listou vinte e oito políticos que teriam sido beneficiados por um esquema de corrupção na estatal. O governo e seus aliados são os mais atingidos.

Da oposição, Costa citou duas pessoas que já morreram: Eduardo Campos, que foi governador de Pernambuco e candidato do PSB a presidente, e Sérgio Guerra, que presidiu o PSDB.

Do campo governista, seriam 26 nomes. Principais citados: o ex-ministro Antonio Palocci, a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), o senador Humberto Costa (PT-PE), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o presidente do PP, o senador Ciro Nogueira (PI), o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) e a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Há mais uma série de deputados, senadores, um ex-ministro, entre outros.

Muitas das acusações já vieram a público e foram negadas por todos eles. Será preciso ver o detalhamento do depoimento de Paulo Roberto Costa para saber se há material para justificar condenações em eventuais processos. Por ora, são acusações que têm de ser provadas na Justiça.

Costa era um operador dos recursos. Esse tipo de coisa é feita na base da confiança. O operador precisa fazer um registro. Se ele tiver os detalhes exatos de como a eventual propina foi paga, vai complicar a vida de políticos importantes.

Essa reportagem fala apenas da delação de Costa. Ainda há a de Alberto Youssef, que foi um grande operador do PP, além das delações de executivos e de outros operadores. Portanto, isso é apenas a ponta de um iceberg, que ainda vai depender de convencer o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O procurador-geral analisará os casos que têm foro privilegiado e devem ser julgados no Supremo Tribunal Federal. Os políticos sem prerrogativa de foro ficarão a cargo dos demais integrantes do Ministério Público que participam da Operação Lava Jato. Esse é caso tende a esquentar ainda mais.

Dessa lista de Costa, o único cotado como possível ministro num segundo mandato é o atual presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, que não se elegeu governador do Rio Grande do Norte e vai ficar sem mandato parlamentar.

Caberá à presidente Dilma Rousseff fazer uma avaliação de custo e benefício. Dilma tem conversa marcada hoje com o vice-presidente da República, Michel Temer, justamente para discutir a reforma ministerial e o espaço do PMDB.

O partido deverá ter seis pastas, mas apresentou oito nomes. Henrique Alves tem forte apoio da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados. É uma bancada já meio rebelada em relação ao governo. Se atender à bancada, a presidente corre o risco de ver um futuro ministro em crise. Se não atender, comprará mais uma briga com o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que hoje é favorito para se eleger presidente da Câmara.

O PP também sofrerá o efeito da lista divulgada. Como o partido é bastante atingido, isso enfraquece a legenda na reforma ministerial. O PP deverá perder a pasta das Cidades para o PSD. O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kasssab, deverá ser o futuro ministro das Cidades. O PP tende a sofrer um dano político que reduzirá sua influência no governo.

Como disse a presidente da República, não é fácil montar ministério. Aliás, ela já está bem atrasada nessa montagem. Faz mais de 50 dias que se reelegeu e ainda não se sabe com quem ela vai governar no segundo mandato.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
19
  1. Pasquale disse:

    Como disse a presidente da República, não é fácil montar ministério. Aliás, ela já está bem atrasada nessa montagem. Faz mais de 50 dias que se reelegeu e ainda não se sabe com quem ela vai governar no segundo mandato.
    _____________________________________________________________________________________
    É corrupção para todos os lados,seria melhor ela jogar a toalha.
    Dizem que ela já esta tonta,todo dia sai uma notícia nova.
    A própria Foster fala que esta sendo investigada,se ela esta a Dilma tambem(vou fingir que acredito)
    Mas se os conselheiros da empresa não sabiam de nada,qual a função do conselheiro????
    Já sei… é jogar cartas na mesa de reunião,e pensar qual a maneira de exterminar com a credibilidade de uma MAJOR OIL,afinal temos que roubar o máximo que pudermos.
    Sem que ninguem desconfie,e em último caso a gente fala que NUM SABIA DI NADA.

    • Herenergilson Catalunho disse:

      Mais uma vez tenho que repetir este comentário, pois ele será eterno.
      Nós temos que parabenizar a Presidenta Dilma.
      Ela está cumprindo o que prometeu, doa quem doer.
      Outro dia eu li um comentário que dizia que nos 8 anos do governo do PSDB foram feitas somente 48 ações da PF, 6 por ano, e no governo do PT, em 12 anos, foram feitas 2.256 ações, 188 por ano.
      Isso quer dizer que no governo do PT a PF agiu 31,33 vezes mais que no governo do PSDB.
      É por isso que na pesquisa do Datafolha, 68% dos entrevistados consideraram o PT o partido que mais combateu a corrupção.
      Pesquisei na internet e vi que é verdade.
      Porque o PSDB impedia a PF de investigar ??????
      Parabéns ao PT e a Presidente Dilma, que querem passar o Brasil a limpo.

      • Antonio Carlos disse:

        Um levantamento realizado pelo Vox Populi revela que boa parte da população atesta o discurso do governo petista de que as denúncias sobre corrupção são reveladas em maior número recentemente porque os governantes deram autonomia para que os esquemas fossem descobertos e os responsáveis, presos.

        Segundo a mostra do instituto, que contém 2,5 mil entrevistas feitas em 178 municípios brasileiros entre os dias 5 e 8 de dezembro, 31% acreditam que o ex-presidente Lula foi quem “mais combateu a corrupção” entre os três últimos chefes do Executivo federal. Em segundo lugar, vem a presidente Dilma Rousseff, com pequena diferença: 29%. E em último, o tucano Fernando Henrique Cardoso.

        “Feitas as contas, 60% escolheram um governante do PT, enquanto FHC nem sequer atinge um quarto do eleitorado que votou no PSDB em outubro”, constata o presidente do Vox Populi, Marcos Coimbra, que divulgou os dados na revista CartaCapital desta semana. Ele criticou o fato de a “grande mídia” não ter feito pesquisas sobre a crise na Petrobras.

        • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

          O PSDB, segundo dados oficiais do TSE, é o partido político campeão de barrados pela Lei da Ficha Limpa, vejam os números:
          PSDB: 56
          PMDB: 49
          PP: 30
          PR: 25
          PSB: 23
          PTB: 22
          PSD: 20
          PT: 18
          DEM: 16
          PDT: 13
          PPS: 9
          PRTB: 5
          PCdoB: 4
          PMN, PRB, PSC: 3
          PTdoB, PTN,PSL: 2
          PHS, PSDC, PSOL; PTC: 1

  2. antonio luiz cordeiro goes disse:

    Nós somos daqueles que defendemos a tese de que A corrupção no Brasil é uma questão genética, nascemos com o gene da corrupção, podemos desenvolver ou não..

  3. EDUARDO MARQUES DE AZEVEDO NETO disse:

    sou do RN,DA CIDADE DE FLORANIA, A PRESIDENTE DILMA TEM DE FAZER COMO O GOVERNADOR ELEITO DO RN, JÁ AVISOU QUE SÓ IRÁ NOMEAR PARA OS SEUS CARGOS FICHA LIMPA, AQUELES QUE TEM NOMES SITADOS EM INVESTIGAÇÃO NO MP ESTADUAL E FEDERAL NÃO SERÁ NOMEADO, ASSIM SERIA NOMEADOS POUCOS MINISTROS POLITICOS. O POVO DEU UMA CHANCE A PRESIDENTE E ELA NÃO PODE FALHAR.
    UM ABRAÇO
    EDUARDO AZEVEDO
    FLORANIA RN

  4. Luiz Carlos disse:

    Temos que ter muito cuidado com essas denúncias. Afinal tanto o Costa como o Youssef certamente serão condenados, e fariam e falariam qualquer coisa para tentar reduzir as penas. Acusar é uma coisa, provar é outra. O importante é que a operação Lava Jato mostrou uma coisa que todos já sabiam, ou seja que as empreiteiras pagavam valores para ganhar contratos. Cabe ao MP ir até o fim e investigar tudo e todos.

  5. Paulo Sergio disse:

    Sabe de uma coisa?? Isso não vai dar em nada!!Basta a Dilma dizer que não vao fechar o bolsa familia mas que “outros” estão pensando em fazer, ela se reelege quantas vezes quizer!!

    • Frederic disse:

      O Senador Aécio entrou com um projeto para tornar o bolsa família política de estado, se aprovada ninguém mais vai poder chantagear o povo com isso.

      • nuno disse:

        Frederic:O Aecio tem que explicar porque PERMITIU O PROER, BOLSA BANQUEIRO DO FHC, que deu milhões para banqueiros inconpetentes. O Aecio tem que explicar porque ENGAVETOU VARIAS CPIs para investigar o governo FHC. O Aecio Neves tem que explicar porque construiu um aeroporto com o DINHEIRO DO ESTADO DE MINAS, nas terras do tio dele; porque O PROCESSO DO AECIOPORTO AINDA NÃO ACABOU, mesmo com o MINEIRO procurador da republica Rodrigo Janot, não julgando-o; pois o processo FOI APENAS DEVOLVIDO PARA A JUSTIÇA DE MINAS.

  6. Fernando M.A. disse:

    Destes nomes o que mais estranho é a de Roseana Sarney, afinal qual o motivo do esquema pagar algo a ela? O que se ganharia com isso?
    Que eu saiba o Maranhão não tem nenhuma grande operação da Petrobrás, ela não tem relação com a empresa e nem mesmo tem um poder nacional suficiente para ser tão relevante para fazer parte do esquema.
    Afinal a denuncia é que as empresas distribuíam propina para obter favores, não davam dinheiro sem esperar retorno.
    Tem que ter algo mais nisso, uma peça que falta.

  7. Júlio Menezes disse:

    Sr. Luis Carlos, o instituto da Delação premiada só é concedido se as denuncias delatadas forem provadas por quem as fez, assim os delatores so gozam dos beneficios da delação se puderem provar o que afirmam..

  8. J K disse:

    curioso que alguns da lista “renuncciaram à vida pública” esse ano.
    Seria para poder se exilar mais facilmente ?

  9. Paulo Cesar Diderot disse:

    Atenção.
    Duas novas agências de viagens, “Tucanos Sem Personalidade” e “Coxinha Vai Com As Outras” estão promovendo pacotes de viagens para Cuba.
    São 3 dias em Havana e mais 3 em Varadero, em hoteis “All Inclusive” a preços promocionais, principalmente com saídas de São Paulo, com direito a City Tour passando pela nova Embaixada dos EUA.
    Descontos especiais para manifestantes da Avenida Paulista.
    Faça a sua reserva, mas só existem vagas disponíveis a partir de setembro/2015.

  10. gesiel disse:

    Na lista divulgada pelo ESTADÃO, mostra que: “””8 politicos do PT receberam juntos UM TOTAL 4 MILHÕES”””; e que “””APENAS 1 UNICO politico do PSDB (sergio Guerra) recebeu sozinho 10 MILHÕES”””. E fica a pergunta: “”””””””””””Se NO GOVERNO DO PT, QUE FAZ INVESTIGAÇÃO E DEIXA SER INVESTIGADO, um politico do PSDB (oposição ao governo do PT) recebeu sozinho 10 MILHÕES DE PROPINA; QUANTO UM POLITICO DO PSDB TERIA RECEBIDO DE PROPINA NOS GOVERNOS DO SEU PARTIDO PSDB, QUE TEM MUITO MAIS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO QUE OS GOVERNOS DO PT, mas que NUNCA SE DEIXOU SER INVESTIGADO?””””””””” E’ dificil acreditar que “8 politicos do PT receberam 4 milhões, 8 do PMDB receberam 5 milhões e 12 do PP receberam 5 milhões, e um politico de oposição, do PSDB, recebeu sozinho 10 MILHÕES de propina, e que PELO MENOS ESSE POLITICO DE OPOSIÇÃO NÃO TENHA, RECEBIDO PROPINA DURANTE OS GOVERNOS DO SEU PARTIDO, onde A CORRUPÇÃO CORRE SOLTA, VISTO QUE O PSDB SE ACHA NO DIREITO DE NÃO PRESTAR CONTA AO POVO”. Outras 2 perguntas são sobre a grande midia conservadora: “”””Por que a gente não vê TAMBÉM uma pesquisa do IBOPE para avaliar o indice de aprovação do Alckmin, depois da eleição, como foi feito para avaliar a Dilma? Por que a gente também não vê uma pesquisa do DATAFOLHA depois da eleição, para perguntar quantas pessoas acham que o Alckmin sabia da corrupção no trensalão e no rodoanel, como foi feito recentemente com a Dilma em relação a corrupção na Petrobras?”””” Vale lembrar que o Paulo Roberto Costa foi DEMITIDO/EXONERADO, quando surgiram os primeiros indicios de corrupção na petrobras, da mesma forma que a Dilma fez com secretarios e ministros; suspeitos de irregularidades; AO CONTRARIO DO ALCKMIN, que mesmo TENDO SECRETARIOS e o PRESIDENTE DO METRÔ INDICIADOS POR CORRUPÇÃO, ainda os mantém no cargo.

  11. Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

    Bom dia a todos!
    O mundo está perplexo diante de tantas revelações após a abertura das relações entre EUA e Cuba.
    Manchete do “Cuba News” de hoje.
    Fidel Castro declara: “LOBÃO É O MEU ROQUEIRO PREFERIDO”.

  12. Herenergilson Asteriosvaldo Diderot disse:

    As vezes eu acho que o pessoal do PT,considera o brasileiro um verdadeiro idiota.
    É apenas a minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-08-09 01:43:47