Livro de Cabeceira
Daniela Martins
Brasília
A ideia da série “Livro de Cabeceira” é descobrir quais as obras prediletas de alguns dos mais importantes autores de língua portuguesa contemporâneos. A cada episódio, nomes como Luiz Ruffato, Fernanda Torres, Milton Hatoum, Valter Hugo Mãe, Bernardo Carvalho, entre outros, revelam quais são os livros mais importantes e definidores de suas vidas.
O formato enxuto (os episódios têm menos de cinco minutos) é ideal para a veiculação na internet. A produção é caprichada, com boa imagem, bom áudio e videografismo.
O programa de estreia foi ao ar esta semana, com o depoimento do escritor pernambucano Marcelino Freire, autor de “Nossos Ossos” (prêmio Machado de Assis 2014) e de “Contos Negreiros” (prêmio Jabuti 2006) .
Marcelino fala sobre a descoberta dos poemas de Manuel Bandeira e sobre o impacto que a obra do poeta teve em sua vida: “Quando a poesia de Manuel Bandeira apareceu na minha vida, ela girou uma chave muito determinante e decisiva para o que eu seria como homem, como cidadão, como filho, como escritor.”
Alberto Mussa, carioca, autor de “O senhor do lado esquerdo” (prêmio Machado de Assis 2011), revela em outro episódio a sua relação com “Asfalto Selvagem”, escrito por Nelson Rodrigues em 1960.
É muito gostoso poder partilhar desse universo de referências com os autores.
O programa, produzido pela Cartola Filmes, vai ao ar nas noites de quinta-feira, às 21:40, no canal Curta! Os episódios também estão disponíveis neste link do YouTube.