aki

cadastre-se aqui
aki
Política
23-08-2017, 21h03

Lula vai a fortaleza eleitoral para reforçar escudo político e jurídico

Caravana pelo Nordeste quer elevar intenção de voto e diminuir rejeição
6

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A caravana de Lula ao Nordeste tem um objetivo estratégico importante no momento em que o ex-presidente trava uma batalha jurídica para viabilizar a sua candidatura presidencial.

O Nordeste sempre foi a principal base eleitoral de Lula enquanto ele esteve no Palácio do Planalto. A visita tem o objetivo de diminuir a rejeição e aumentar o índice de intenção de voto do petista numa região em que ele já é forte. Pelo peso nacional do Nordeste nas pesquisas de opinião, isso poderia ajudar Lula a continuar subindo nos levantamentos e ainda diminuir a taxa rejeição.

Ou seja, ele reforçaria o cacife eleitoral, que funcionaria como um escudo político contra uma eventual decisão judicial que tente tirá-lo do páreo em 2018. Quanto mais forte politicamente, mais difícil seria inviabilizá-lo nos tribunais.

O encontro de Lula com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) interessa aos dois. Lula abre uma fissura no atual campo governista, contando com o início de uma dissidência mais significativa no PMDB. Já o senador tira proveito do cacife eleitoral de Lula para buscar a própria reeleição e a do filho, que também se chama Renan e governa Alagoas.

*

Batalha congressual

No início da noite desta quarta-feira, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), obteve uma vitória ao conseguir fatiar a votação do relatório de reforma política do deputado Vicente Candido (PT-SP). A tendência era derrubar o fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões, numa sinalização da Câmara de que entendeu a repercussão negativa perante a sociedade.

Em relação ao distritão, mantinha-se a tendência de o tema não ser aprovado. Só uma reviravolta o ressuscitaria.

O mais provável será votar na semana que vem o fim das coligações proporcionais somente a partir das eleições municipais de 2020. Essa regra continuaria de pé para 2018. Também deverá passar na Câmara a regra para diminuir o número de partidos (cláusula de barreira), que já foi suavizada.

Assista aos temas do “SBT Brasil”:

Comentários
6
  1. Marco Túlio Castro disse:

    Lula já era. Em Alagoas além de estar acompanhado por Renan Calheiros ainda errou o nome da cidade de Penedo para Toledo.

  2. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    fico feliz que Lula está conseguindo subir na opinião pública nordestina, onde ele já é forte. Tenho acompanhado esse desempenho e averiguado que sua eleição é certa. Como o nordeste é a região onde mais eleitores existem, a maior porcentagem sendo Lulista, já dá para comemorar a vitória dele e afastar o fantasma de fraude nas urnas eletronicas. Que absurdo falarem uma bobagem destas sobre urnas eletronicas. Se tudo der certo o PT vai voltar a ser o maior partido brasileiro novamente.

  3. Ricardo da Silva Pereira disse:

    Eu sou a favor do fim das coligações proporcionais, mas acho que os deputados estão criando mais um remendo na reforma politica ao admitir federações e subfederações de partidos. Fale mais sobre essa questão Kennedy.

  4. walter disse:

    Vamos lá Kennedy, o Lula esta se desgastando muito nesta viagem; precisou aumentar o contingente, na seguranças pessoal…falta verdade em seus discursos, esta contrariando a lei, não tem mais legitimidade diante dos eleitores…ser apoiado por Renan, é um castigo e tanto; querem um País de canalhas…não importa que seja, deve responder a lei, sem subterfúgios…podem falar o que quiserem seus aliados; mas existe um desanimo flagrante, enorme. Com relação a reforma da previdência, o rodrigo Maia, mesmo jogando para a platéia, pensando nas próximas eleições, esta agindo de forma sóbria, diante do distritão e fundo de campanha; ninguém aprova isto…

    • Gustavo Garcia disse:

      Walter, como assim? O “Lula esta se desgastando muito nesta viagem”! Me parece que a tua opinião está contaminada demais pelo seu desejo pessoal.

  5. É LADRÃO SAINDO PELO LADRÃO! disse:

    No passado lula tinha votos em todo o Brasil, e não só no norte e nordeste. E o povo do norte e nordeste enxerga do mesmo jeito que o restante do povo brasileiro, afinal somos todos brasileiros, do norte, nordeste, sul, leste e oeste – todos sabem que lula enganou toda a nação, tornou-se corrupto e deu o “liberou geral” que institucionalizou a corrupção no país! Não será candidato porque estará preso, mas se fosse, não teria mais a força que tem. O povo está cansado de corruptos! A única vantagem que ele ainda tem é que, no momento, não há opções claras de alguém que não seja corrupto como ele, “é ladrão saindo pelo ladrão”. Corremos o risco de termos que escolher, em 2018, “O MENOS LADRÃO”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-27 16:20:25