aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-03-2016, 0h29

Lula deve ser ministro, provavelmente da Casa Civil

Presidente e antecessor vão conversar de novo na manhã desta quarta
28

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Terminado o jantar no Palácio da Alvorada, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula combinaram de conversar novamente na manhã desta quarta. A tendência é Lula aceitar ser ministro. E o destino provável passou a ser mais a Casa Civil do que a Secretaria de Governo.

A Casa Civil tem o peso simbólico de ser o ministério mais importante. Se Lula colocou José Dirceu e Dilma Rousseff na Casa Civil, a ideia seria que ele fosse para a mesma posição. Seria uma sinalização de deferência e de importância da tarefa.

Até o início da noite, o desenho ministerial que fora montado indicava a Secretaria de Governo como destino de Lula. Mas, segundo um ministro que soube detalhes do jantar, Jaques Wagner tomou a iniciativa de sugerir a Casa Civil como o posto mais adequado para o ex-presidente. Lula e Dilma decidiram refletir por mais uma noite. Os dois deverão bater o martelo na manhã desta quarta.

Desde a semana passada, quando Dilma convidou Lula para ser ministro da Casa Civil, houve um vaivém a respeito do destino do ex-presidente. Lula resistia a pedir a saída de Wagner do posto. Ele e o atual ministro são muito amigos. Então, começou a construção da possibilidade de o ex-presidente comandar a Secretaria de Governo.

Na noite desta terça, pesou a avaliação de que a entrada de Lula no ministério se tornara irreversível, sob pena de transmitir a imagem de que nem ele acreditaria mais na rejeição do impeachment. Seria o fim do governo Dilma e do projeto petista de poder.

Então, foi vencido o último argumento de resistência de Lula: a de que a nomeação ministerial pareceria fuga das investigações conduzidas pelo juiz Sérgio Moro na Lava Jato. Foi lembrado no jantar no Alvorada que o Supremo Tribunal Federal julgara petistas com dureza no mensalão.

Mais: o PT, movimentos sociais e a base do partido cobravam a entrada de Lula no governo. Uma desistência agora desmobilizaria forças que ainda poderiam resistir ao impeachment de Dilma. A gravidade da crise demandava a presença de Lula no governo, avaliaram os participantes da reunião no Palácio da Alvorada.

Ainda na noite de ontem estava prevista uma conversa entre Lula e o presidente do Senado, Renan Calheiros, principal aliado do governo no PMDB. Tentar manter o apoio de Renan na crise é prioridade do ex-presidente.

Comentários
28
  1. Luis disse:

    Honestamente, o governo da Dilma acabou definitivamente no dia 15/03. Mesmo o lula sendo um político safo, chegou-se a um ponto irreversível. Eu enxergo ainda um ponto a favor para o Lula aceitar um cargo: o de que aliviando a pressão do Moro, ele vai poder explicar (ou não) diretamente as acusações que pesam sobre si.
    Por outro lado, fica a certeza de que o Moro, como retaliação, vai aumentar a pressão e até mesmo mandar prender pessoas ligadas ao instituto lula e à família do petista.
    Se eu fosse a Dilma, que é a única que tenho certeza que depois disso tudo vai para a casa sem dever algo para a justiça, negociaria com a oposição: “ok, eu renuncio, mas antes eu quero a cabeça do Cunha”. Eu acharia justíssimo.

    • Joaquim disse:

      Luis, como vimos ontem com a delação do Delcídio, não existe santos em Brasilia. Por que o Marcadante iria prestar solidariedade a um desafeto? A resposta é muito simples: por que foi mandado, tanto que não foi demitido.
      Quanto ao Lula é a tampa do caixão deste governo. E será preso com autorização do supremo, não cabendo contestação. Quanto a Dilma, se ela tivesse um pouquinho de juízo renunciava.
      Quanto a nós, teremos de nós virar com que restar e sinceramente espero que tudo isto sirva de lição para os que restarem, o mundo mudou, a corrupção não é mais tolerado a nível mundial, virou um crime sem fronteiras e já passou da hora do político brasileiro entender isto. A lei anti-corrupção foi uma imposição ao Brasil, só os burros dos políticos nacionais não viram o que estavam assinando.

    • Francisco Miranda disse:

      LUIZ. CABEÇA DE CUNHA E MALFEITORES QUE O APOIAM. VEJA SÓ. CHEIO DE SEGUIDORES, COMO SE FOSSE UMA SEITA. OU SERÁ ??

  2. Polibio Brasil disse:

    O que Dilma está esperando p/ renunciar? Essa afronta ao Judiciário de colocar esse criminoso Lula no Ministério acelera a queda e a condenação eterna desses dois malfeitores investigados pela Justiça. Amobs têm que ir p/ a cadeia por corrupção, crime eleitoral e crime de responsabilidade.

    • Ricardo disse:

      Mas no Brasil todos afrontam a justiça, a própria justiça é tendenciosa, infelizmente. Estes processos de propina acontecem desde sempre, imaginem o que aconteceu nas privatizações? Agora as empresas privadas são grandes culpadas, se não as mais nefastas. Elas colocam as pessoas no poder, balela isso de que o povo elege. Elas tem o poder, dinheiro e a mídia e colocam as pessoas que vão fazer o melhor para as empresas. O povo que se lasque. A maior decepção foi o PT entrar neste esquema, eu votei no PT achando que a corrupção iria diminuir e ficou na mesma. A nossa sorte é que encontramos alguns abnegados como promotores e juízes. Agora precisamos abrir a caixa preta do estado de São Paulo, mais de 20 anos de poder e de vez em quando escapar algo como o caso da merenda.
      Temos que sair as ruas por uma reforma política feita por setores da sociedade e não por políticos.

  3. Pensador disse:

    Se Lula realmente ir para qualquer ministério, que seja, está atestando que realmente toda acusação é real. Como um presidente não tinha conhecimento de todo esquema sendo que José Dirceu era seu braço direito, ou seja, ministro da casa civil. Acredito que estão achando que somos idiotas e que o Brasil e palco de palhaçada.

  4. Marco Túlio Castro disse:

    A rainha abdicou mas vamos ver o quanto ainda vai durar a monarquia. Sabemos o que acontece quando caem os reis.

  5. Marco Túlio Castro disse:

    Lula tripudia os brsileiros de bem ao ter o descaramento de ir de jatinho, provavelmente pago por um amigo ao encontro com Dilma. Vamos ver se ele var rir da nossa cara como faz agora depois de preso. Este lixo não merece respeito nenhum.

  6. Pasquale disse:

    Confissão de culpa,simples como um copo de água.

  7. É hora do povo se unir. Não vamos aceitar de bom grado esta afronta. A Presidência da República, não é para ser exercida desta forma. Tudo tem um limite! E o limite do aceitável já está sendo ultrapassado em muito. A união da população de bem no dia 13 de Março renovou as nossas forças e as nossas esperanças. Se nos unirmos mais uma vez e sempre que for necessário, alcançaremos os nossos objetivos, que é limpar o país, destes políticos e empresários corruptos e construir o futuro.
    Devemos isto as futuras gerações que virão. Temos que deixar um país para eles. Temos que deixar um país melhor do que este lixo de país. Onde prospera a ganância, a ignorância, a corrupção, o crime e a impunidade. Não temos nada para nos orgulharmos neste momento. Nada!

    • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

      Assino embaixo de cada letra daquilo que você escreveu acima.
      É preciso o povo ter brios e enxotar essa quadrilha a pontapés !

  8. Francisco Miranda disse:

    SE AINDA TIVER ALGUMA INSTITUIÇÃO SÉRIA NESTE PAÍS, ESTE GOVERNO NÃO CHEGA AO MEIO DO ANO DE 2016.
    ESSA QUADRILHA É PIOR DO QUE EU PENSAVA. STF, STJ, CCE E OUTRAS, SEJAM FIRMES NA CONDENAÇÃO DESTAS AGREMIAÇÕES QUE CHAMAM DE PARTIDO.

  9. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Finalmente ficou provado e demonstrado que esse país não é uma nação, é apenas uma lojinha explorada por uma minoria (ou elite).
    A gerente já quebrou uma de $ 1,99 … agora vai quebrar a grande.

  10. Rafael disse:

    Agora só tá faltando a Dna. Marisa e o Lulinha para outros ministérios… aí o negócio tá bem formado! Sugiro para dona Marisa o Ministério das donas de casa e o Lulinha para o ministérios google! É Claro! Pesquisas no Google são quase pesquisas científicas!!! Só falta aceitarem nas faculdades(…pelo menos as que são de respeito).

  11. Stanislaw: SÓ PARA LEMBRAR: SÉ DIRCEU FOI, DA CASA CIVIL PARA O XILINDRÓ! disse:

    Tinha que ser esse ministério, em honra a grandes ministros desse ministério: Sé Dirceu, Palocci, Erenice Guerra…e a própria Dilma!

  12. Aldemiro Costa da Silva disse:

    hipocrisia, sistema está corrompido , políticos da oposição estão de mãos atadas , pois ainda não fizeram qualquer movimento politico em prol desse golpe contra a democracia, já que os mesmos representam o povo…..muito fraco esses representantes políticos da oposição. A ideia é que os mesmos só fazem lambança no parlamento para dizer que trabalham (Verdadeiro teatro) novela na TV parlamentar do Brasil. Não assistam novela na TV GLOBO,RECORD,SBT ou BAND,,,assistam na TV do parlamento brasileiro e você terá as suas conclusões.

  13. SUGESTÃO: LULA, SÍNDICO DO EDIFÍCIO SOLARIS, DO TRIPLEX NO GUARUJÁ! disse:

    ELE DEVERIA SER NOMEADO SÍNDICO DO EDIFÍCIO SOLARIS, DO TRIPLEX DO GUARUJÁ!

  14. Alexandre disse:

    Bom dia a todos, a cada dia que passa eu tenho uma mescla de felicidade e tristeza, a felicidade vem de cada evidência que aparece em torno do pseudo governo, sim pseudo, pois desde que o PT assumiu as únicas ações foram de aparelhar as instituições com cargos para fortalecer essa estrutura corrupta e se beneficiar e usurpar o máximo possível o dinheiro público.

    O PT não vai permitir que a Dilma renuncie pois tem muito em jogo, uma vez que ela abre mão, todo o esquema montado será quebrado, portanto, eles vão permanecer o máximo possível, e para isso vão continuar subornandom dando cargos, trocando, ameação e denegrindo a justiça e principalmente sufocando todos nós.

    As únicas ações do governo Dilma até hoje, só foram tomadas para se sustentar no poder. Me digam uma medida sequer que beneficia a população? Dilma é esperta demais para renunciar

  15. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    URNAFOBIA – O MAL DA OPOSIÇÃO JÁ FOI DIAGNOSTICADO

    FICA CLARO PARA TODOS, AQUELES QUE EVENTUALMENTE APOIAM OU MESMO SÃO CONTRA O GOVERNO.
    A OPOSIÇÃO SOFRE DE UM MAL SÚBITO, ESSE MAL CHAME-SE URNAFOBIA.
    TEM-SE UM TIME DE POLÍTICOS OBSOLETOS, DIGNOS DE SE OCUPAREM COM A ARRUMAÇÃO DA SUA BIBLIOTECA OU MESMO CUIDAREM CARINHOSAMENTE DE SEUS NETOS, QUE AO de APOXIMAREM DE UMA URNA, AS PERNAS BALANÇAM E FRAQUEJA.
    ENTENDEM QUE A ÚNICA OPORTUNIDADE DE CHEGAREM AO PODER É SURRANDO A DEMOCRACIA.
    TRATEM A URNA COM CARINHO!
    A CRISE TEM ESSA VIRTUDE. AS PESSOAS SE REVELAM

    ABRAÇOS

  16. Reinaldo Neves de Oliveira disse:

    Lula no Governo fica protegido, mas a mulher e o filho: vão pra cadeia sozinhos? No Governo, ele vai liquidar nossas reservas de 300 bilhões aumentando significativamente o valor da Bolsa Familia, e distribuindo mais para milhões de pessoas pouco esclarecidas votarem no PT. E o país vai à falência mais rapidamente. Mas se ele, na verdade “assumindo a presidência no lugar da Dilma”, não tiver tempo de “convencer o pessoal do PMDB”, e a Dilma receber o impeachment, cai todo mundo do Governo, e Lula também. E aí, pode ser que no dia seguinte, sem foro privilegiado, o Juiz Moro coloque ele na cadeia. Fora Dilma, fora Lula, fora PT. Vocês estão destroçando nosso país.

  17. davi disse:

    Caso a população não aprenda a votar (escolher) e exigir dos seus representantes a obrigação deles!.., minha opinião é: “Bem feito”. Temos o que merecemos! Lula-lá !

  18. Pernalonga disse:

    Para quem falava tanto em golpe… E isso afinal, o que é senão um golpe para reeleger Lula antes de 2018? Os que defendem as instituições devem estar agora com cara de tacho, não é mesmo? Num clássico golpe comunista um ex-presidente é reencaminhado ao poder para fugir da justiça com a desculpa de que conseguirá solucionar a crise. Agora temos uma presidente e um vice, ambos decorativos.

  19. Alberto disse:

    O cidadão aceitou e vai se abrigar-se na Casa Civil.O Ministro Teori remeteu ao Juiz Moro o proceso de investigação dos familiares cidadão Cunha,ficando somente com a parte do fofo privilegiado. Se não houver dois pesos e duas medidas os familiares do novo abrigado na Casa Civil irão responder junto ao Juiz Moro.Fortes emoções e muito rivotril,rsrsrsrs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-10-27 01:00:47