aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-06-2014, 9h49

Lula diz que prioridade de Dilma é explicar inflação

44

O comentário na CBN destaca a morte de Marcello Alencar (PSDB), ex-governador do Rio de Janeiro, um político de ideias progressistas, perseguido pela ditadura militar, mas que acabou tendo um desempenho médio no governo. O PSDB não conseguiu se transformar em um partido forte no Rio de Janeiro e tem dificuldades, até hoje, para ter candidatura própria no Estado.

No Governo Federal, a presidente Dilma Rousseff terá uma trégua durante a Copa do Mundo para reorganizar sua estratégia na economia e na política. Passado o evento, a prioridade será explicar aos eleitores como melhorar a economia e responder dúvidas sobre a inflação. Foi essa a orientação que o ex-presidente Lula deu à campanha de Dilma. Lula avalia que outro erro político foi tratar mal os aliados. É comum escutar de muitos aliados, em Brasília, que não farão campanha por Dilma nos Estados.

Comentários
44
  1. Fernando disse:

    A presidente tem de explicar o porquê da economia está dando marcha a ré, a alta da inflação, os altos gastos da copa, a usina de Pasadena nos EUA, a usina de Nansey no Japão a desindustrialização no País, a falta de segurança a a invasão cada vez maior de drogas através dos traficantes, a falta de organização no sistema de saúde ect.etc acho que é pouca coisa.

    • walter nobre disse:

      “Ela pode tentar, mas não vai conseguir nada…nesta hora, as mentiras, já não estão colando…temos uma ingovernabilidade, a olhos vistos…mas AS MENTIRAS DA DILMA, SÃO INFELIZES…
      Não podemos esquecer, a criminalidade, deste governo…nos parece a distância, que tudo isso, faz parte; quando o próprio governo…solicitou facilidades ao Zé Dirceu…fica muito claro, que o errado..para eles; não é tão errado assim..
      Enfim, a Dilma, não agrada, nem ao PT…não tem qualquer MORAL, para a reeleição; se fosse digna, pediria, para sair”!!!

    • Concordo plenamente com a opinião do Fernando e acrescento que a Presidente deve dar explicações também sobre a continuada baixa qualidade na educação, que em quase 12 anos de PT no governo, nada mudou; pela bagunça e a incompetência generalizadas, que assolam a administração pública do país; pela corrupção desenfreada em todos os níveis do poder Executivo; pela corrupção desenfreada em todos os níveis dos poderes Legislativo e Judiciário, com a conivência e participação do Executivo, etc, etc etc e etc. Explicação existe, só não creio que possa ser veiculada.

      • Osvaldo Cruz disse:

        Cara vc só lê jornal e assiste televisão. Já tentou se informar na NET. Temos dezenas de Universidades Federais além de extensões, PROUNI, FIES, etc Temos PRONATEC. Nunca se investiu tanto em educação. Lembre-se que o FHC fechou a última UF antes de sair alegando que o GF não devia investir em universidades. A Marta criou o sistema de educação em tempo integral os CEUS e o Kassab destruiu, temos que começar novamente. O Alkmin começou o programa do estado de forma ridícula e só para inglês ver. Acorda coxinha. VAI BRASIL!!!

    • p/Fernando: BOA HORA PARA ELA EXPLICAR! disse:

      Você tem toda a razão, e essa é uma boa hora pois logo teremos eleições.
      Só para acrescentar: deveria explicar os relacionamentos atuais do governo com Antonio Palocci, Sé Dirceu, Sé Genoíno, Erenice Guerra, Rosemary Nóvoa de Noronha, João Paulo Cunha, Delúbio Soares e mais um montão de corruptos ligados ao governo, mesmo após exonerações, condenações, prisões;
      com o grande número de ministros exonerados ( para não serem demitidos ), nenhum deles por por iniciativa da Presidente e sim por denúncias da oposição e mídia;
      as condições de grande número de obras inacabadas, muitas com acusações de superfaturamentos;
      o caos da Saúde através do péssimo atendimento do SUS para o cidadão ” Padrão Pé de Chinelo ” ( por ironia, o que trabalha e sustenta esse país ) enquanto o cidadão ” Padrão Fifa ” ( por ironia, entre os quais se incluem os políticos e governantes corruptos e ladrões inveterados dos cofres públicos )têm sua assistência à saúde nos hospitais ” Sírios Libaneses da vida “.

  2. Shiwa disse:

    Kennedy, me responde uma coisa, o PT foi o único partido a ter a inflação dentro da meta estabelecida, nesses quase 12 anos, bem diferente do PSDB que estourava a meta, por que vocês jornalistas não dizem isso para a população?

    • Luiz Eugenio disse:

      O PT conseguiu manter a meta por causa do plano Real, que ajustou a economia. aliás, Om PT foi contra sua implantação. O plano foi tão bem feito e elaborado, que demorou 12 anos pro PT quebrar o Brasil. Veja pra onde foi nossa dívida interna e externa. Pra onde foi a Petrobrás, o mensalão, e etc… Vocês comunistas de esquerda devem ter nascido com neurônios a menos para não enxergarem o que está acontecendo com o Brasil. Alíás, quem não consegue enxergar que Fidel “Paredon” Castro foi um assassino cruel e ainda é um ditador de um país sem liberdade, que Che Guevara foi um porco assassino e torturador, tendo matado mais de 1 milhão de pessoas só por discordarem de seu pensamento, e que Maduro é outro ditadorzinho de outra republiqueta das bananas, dificilmente consegue entender fatos mais importantes.

      • Osvaldo Cruz disse:

        O FHC acabou com o plano real que nunca foi dele. Vc está dizendo um monte de asneiras, o Lula pegou o Brasil quebrado em pleno acordo com FMI (lembra dessa sigla), veja os dados econômicos da transição de governo. Que divida externa é essa, hj o Brasil é credor no FMI. Nunca estivemos tão bem, nunca investimos tanto. Temos problemas sim, mas nada se compara ao que fomos a 12 anos atrás. O que foi conquistado será demonstrado nas urnas em outubro, mesmo com a campanha da mídia e da ação dos coxinhas e alienados como vc.

      • Osvaldo Cruz disse:

        Mude para os EUA e veja se deixam vc viver lá. A não ser que já trabalhe para eles, o que duvido muito. Vc ainda fala em comunistas ? Parece piada! Acorda pra vida, aqui é BRASIL!

    • Jose Maria disse:

      Shiwa, vives em um outo mundo? Estuda menino. FHC é que deu governabilidade aos governos do PT. O Plano Real, é Real até hoje, não fora o Estadista FHC, Lula não teria governado a contento, creia. É só estudar os nuances da história e terás resultados excelentes.

    • Telmo disse:

      Então Shiwa, a Dilma deverá fazer a comparação que é necessária, ou seja, como de fatos não podemos negar, de 2002 para trás, o povo enganado pela mídia estava a vibrar e torcer pelo Brasil (e devemos torcer), vivendo uma crise econõmica/social sem precedentes. Inflação galopante acima dos 20%, FMI nas manchetes de jornal levando nossas riquezas em pagamento dos juros da dívida externa (que eles fizeram e LULA quitou), desemprego em altas taxas, economia estagnada voltada para meia dúzia de grupos na especulação financeira, educação e saúde só pra quem tinha dinheiro (tudo privatizado). Agora que temos inflação abaixo de um dígito, o país reverteu sua condição de subserviência do capital especulativo das transnacionais, a educação foi resgatada pelos CAMPIs Federais em todo país, ENEM, SISU, Brasil sem fronteiras, mais médicos, não tenho plano de saúde – uso o SUS e constato sua eficiência, enfim, naquela época a crise era aqui, agora a crise é lá fora, esse pessoal que tanto agride e critica, acho que desconhece a história, ou jogam no outro lado. Em tempo: Foi a partir de Lula que a Corrupção começou a ser apurada, antes era tudo pra baixo do tapete. Ainda temos muito a conquistar. Vamos em frente, agora com o decreto 8243 que potencializa a participação popular. Avante Brasil ao hexa…

  3. Ricardo disse:

    Lula é o PT e é a reflexão do governo, não necessita de recado… Explicar o inexplicável? Preocupou-se com desigualdade, projetos assistencialistas e esqueceu-se da prosperidade e do principal, a economia, uma inflação assustadora que até dizem que é maior do que se lê na mídia. Tiveram sua chance, é hora de mudar para melhor, Joaquim Barbosa, de cabeça erguida, mostrou isso!

  4. Luiz Eugenio disse:

    Penso que mais importante do que explicar a inflação, é o governo explicar o aumento da dívida pública, passando de R$ 850 bilhões em 2002 para R$ 2,1 trilhões, em 2014. Um aumento de 150% em 12 anos.
    Outra explicação deveria ser como o PT quebrou a Petrobrás, fazendo a empresa que ocupava a posição de número 12 no ranking das maiores empresas, a ocupar hoje a posição de número 120.
    De quebra, poderia explicar à população o que representa o decreto 8.243 que transforma o Brasil numa república comunista, aos moldes dos soviets da antiga URSS.

    • Yendis disse:

      Luiz Eugênio, vejo que você é mais um desinforma, ou coisa pior, pois não sabe nem o é comunismo, onde os meios de produção é que estão estatizados, o que a Dilma quer instituir a Democracia participativa, pois como todos falam inclusive os peudos intelectuias até os coxinhas é que a Democracia representativa já mais atende as demandas sociais. Estamos no rumo certo em todos os aspectos, o que não que quer dizer que é necessário sempre uma correção de rumos, até porque o mundo é dinâmico e vivemos uma crise mundia onde a cada dia temos um cenário diferente.

  5. Samuel disse:

    Inflação não se explica, se combate com menos gastos do governo, ajuste fiscal, reforma tributária que neste país acho que nunca sairá.

  6. Infelizmente o pais está andando de macha ré….

  7. Pasquale disse:

    Num dá pra expcricar Lula…Muita arrogancia.Interessante como o Lula apareceu e não para de falar(será que é para desviar a atenção do eleitor)Todos deveriam pegar um avião pra morar na Venezuela(sem papel higienico).

  8. Mário disse:

    Como se ele não soubesse do problema, afinal ele é o governo, ele é PT.

  9. Dimas Tobias disse:

    Explicar o quê?! Ninguém tem dúvida da INCOMPETÊNCIA DE DILMA E MANTEGA, querer falar do inexplicável é piada. Lula perdeu a noção de espaço e tempo, esse individuo acha que todos são otários é só ir ao Supermercado, Feira e a qualquer outro local de comércio e ver os preços dos produtos. Concordo com o Fernando, a única coisa que realmente eles teriam que explicar é a falta de controle com os vizinhos Bolivia, Paraguaí e outros que estão de portas abertas para todo o tipo de trafico, principalmente as drogas! Mas isso não é nada né, afinal esses são parceiros e amigos do Chefe.

  10. " EU NUM SABIA DI NADA "! disse:

    MAS QUANDO ESTOUROU O MENSALÃO E ELE ERA O CHEFÃO OFICIAL QUE TINHA POR OBRIGAÇÃO SABER DE TUDO, PRINCIPALMENTE DENTRO DO PALÁCIO DO GOVERNO, DISSE: ” EU NUM SABIA DI NADA “!
    AGORA QUE ” NA HORA DO BRASIL ” NÃO É MAIS NADA, SABE DE TUDO, MANDA EM TUDO, ATÉ NO GOVERNO?
    É, SÓ LEMBRANDO O RUI BARBOSA:
    ” De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto “.
    Rui Barbosa

  11. Angelo disse:

    Vejo um aumento de preços muito grande nos alimentos em especial.Acho que o fato de termos apenas duas grandes redes de supermercados colabora muito para essa alta…

  12. antonio maggi disse:

    Porque ele não explica se foi ele quem criou toda essa situação,ela é apenas figuração.

  13. Jorge Alves Braz disse:

    Explicar a inflação? Parafraseando um comercial: “sabe de nada, inocente”

  14. Joenck, Ademar disse:

    Não tem o que explicar. É incompetência.

  15. MARIA CECILIA ATTI disse:

    Lula querendo explicações da inflação. Só rindo

  16. ricardo danyi da silveira disse:

    Presidente Dilma, deixa o orgulho de lado, larga tudo e some. Aproveita e leva todo o pessoal do PT e o cancer do PMDB para bem longe. Chega de retrocesso moral, chega de mentiras, chega de tanto mi mi mi que não diz e não leva a nada.

  17. gilberto disse:

    Esse é apenas um dos efeitos da herança maldita do Lula.

  18. Conceicao disse:

    …Brasileiros, supostamente, olhem comentarios exigem conhecimento e resposanbilidade, primeiro. Uma dica, precisa se analisar com muita atencao, tambem o passado! Por ultimo o BRASIL precisa de construcao e nao destruicao, portanto acho muito razoavel voces optarem pela construcao, por favor.

    E vergonhoso tais comentarios e fico triste porque muito possivelmente voces se acham tao entendimentos e de barriga cheia se deleitam com ignorancia e maldade. E por isso mesmo que o mal vai longe porque esse tipo de pensamento vem da falta de cultura, de responsabilidade, enfim de falta de e monte de coisa…

    Vao a luta pela nobreza e nao pela pobreza!

    Tchau, tchau

    Ah, uma pergunta quantos de voces andaram chutando onibus e metros?

  19. Danii disse:

    Interessante estas palavras do Lula,a imprensa sempre falando da presença dele junto a Dilma,eu não creio que estas conversas fosse sobre como estava o tempo,se o corinthians ia jogar,essas banalidades,como o povo sempre diz se referindo a nossa presidenta o Lula de saias.Ele sempre presente no governo dela, e sempre palpitando se não ordenando,sobre todos estes tópicos aqui apontados acertadamente sob meu ponto de vista(um mero cidadão que não é mestre em nada ,mas gosta de ler e ver. Agora falando do que eu penso e analiso do senhor Lula desde a época de sindicalista sempre o vi com reservas,ainda mais quando li uma entrevista dele à playboy,sei lá,modo de pensar de um cara sem técnica de analise,mas que teima em fazer quando conhece alguém,não gostei de como ele se referiu as mulheres começando a ir aos comícios.ali formei minha ideia sobre a pessoa.Ai vem o governo dele de inicio cheguei a pensar que estava enganado,mas logo vi que não,e agora a pouco tempo vejo uma nota dizendo que ele em Portugal afirmou que estas pessoas acusadas no mensalão não faziam parte do seu círculo de amizades,sinceramente,usando um termo dos jovens fiquei de cara,e completando foi noticiado que ele não da entrevistas à jornais brasileiros,não acreditei,mas passei a observar,e parece ser verdade,concluo então que ele fritar a senhora presidente à ele será a coisa mais natural do mundo.O resumo é que este país esta num buraco sem fundo,e mais to achando que ele vai querer ressurgir das cinzas,como o Sassá Mutenha o salvador da pátria.O que acham?(este período da copa é o tempo pra que se analisem as reais condições de vitoria da senhora Dilma).o que acham dos meus pensamentos,(acho as vezes que sou visionário demais)

  20. Silveira disse:

    A Dilma foi (é) um blefe como ¨presidente¨. Assim mesmo, entre aspas, pois o verdadeiro presidente foi (é) o Lula.

  21. JOSE JOAO AUAR JUNIOR disse:

    ESTA SENHORA TERÁ QUE EXPLICAR MUITO MAIS QUE ISSO , NA BEM DA VERDADE ESTA ELA ATÉ HOJE NAO SABENDO O PEPINO QUE SEGUROU QUANDO ASSUMIU A PRESIDENCIA , POIS AGORA TUDO QUE O SR. LALAU FEZ ESTA BROTANDO AGORA, ALÉM DO QUE TEMOS TAMBÉM O SR. MANTEGA QUE SÓ FAZ MERDA NUNCA DIRECIONA A ECONOMIA É PAU MANDADO , E TUDO QUE FALA NUNCA DÁ CERTO, SÓ SABE ENFEITAR O PAVAO E ACREDITAR NO FUTURO QUE TUDO SE RESOLVE

  22. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    O ex-presidente da República está cometendo ato de crueldade, ao exigir que a sua sucessora explique o que para ela é totalmente inexplicável, porque a inflação já fugiu do controle da sua equipe econômica. Talvez fosse melhor se exigir que o governo explique o conjunto do desgoverno, englobando a decadente gestão da Petrobras, que foi submetida por processo cruel de ingerência pelo Palácio do Planalto, com o processo de aparelhamento da empresa por sindicalistas, petistas e afilhados dos caciques dos partidos da base de sustentação do governo, em troca de apoio político, além dos investimentos temerários na aquisição de refinarias a preços superfaturados, gerando enormes prejuízos para os investidores da estatal e para o país. O certo é que não somente a inflação estar a exigir explicações convincentes, tendo em vista que as potencialidades e as riquezas do país não se coadunam o acanhado, mesquinho mesmo, desempenho da economia, que não consegue deslanchar, em razão, certamente, das visíveis aptidão e capacidade técnico-especializadas que são incapazes de adotar medidas que contribuam para o crescimento do país, a exemplo do desempenho do Produto Interno Bruto – PIB, que apenas patina, ano após ano, sobre os gargalos da incompetência administrativa do país, que não vislumbra a mínima solução para destravar o arcaico processo produtivo, que não consegue se desvencilhar das garras dos juros nas nuvens, da injustificável carga tributária, considerada uma das maiores do mundo, dos insuportáveis encargos previdenciários, tidos por inexplicável amplitude, e tantos outros não menos graves entraves que interferem diretamente no estrangulamento da competitividade, que visivelmente incidente na produção nacional, que não consegue superar os preços dos produtos importados similares, fato esse que vem causando o distanciamento dos investimentos de capitais estrangeiros no Brasil, cuja notória realidade da economia mundial somente não é perceptível pela despreparada equipe governamental, que se encontra inserida nesse terrível cenário apenas assistindo ao desenrolar dos acontecimentos, mas nada é feito para reverter o caótico quadro de visível subdesenvolvimento econômico do país. Compete à sociedade dizer que não concorda mais com essa patética situação de inapetência e de passividade diante da regressão do crescimento econômico da nação, que certamente não se encontraria nesse estágio de estagnação se estivesse sendo administrado com a competência compatível com as suas potencialidades econômicas. Acorda, Brasil!

  23. CLEBER MARQUES ANDRADE DOS SANTOS disse:

    Quem governa afinal e determina as prioridades, o Lula ou a Dilma?

  24. Jose Maria disse:

    Explicar o quê? Se vocês, Lula no seu tempo e Dilma incentivaram o consumo interno, inclusive com isenções fiscais, beneficiando alguns setores da economia em detrimento de outras, mais, o famigerado empréstimo consignado, baixaram os juros abruptamente, enquanto isso, paralelamente a inflação renascia ao níveis que vemos hoje. Temos inflação bem maior dos que os índices do governo. Explicar isso pro povo?

  25. haroldo libero mattei sobrinho disse:

    Com esse PIB, um dos menores da historia no Brasil, não vamos prá lugar nenhum e sem produção necessária ao crescimento populacional e consumindo mais, fatalmente teremos um inflação e custo de vida cada vez mais alto.

  26. Sóstenes Lindoso disse:

    Swiva, a questão é a seguinte: Tudo o que o PSDB fazia ou tentava fazer no passado, estava errado.
    O PT dizia que sabia a solução para tudo.
    Teve 12 anos para fazer diferente, E NÃO FEZ.
    Aliás, fez, tudo pior.
    Existiu o mensalinho mineiro (PSBD) ? Sim.
    Aí o PT foi lá e piorou a coisa, criou o MENSALÃO.
    Então, está na hora de alternar o poder novamente e ver, quem sabe o PSDB ou outro partido qualquer, não tem um pouco de vergonha na cara e não se iguala aos antecessores ??

  27. charley disse:

    O PT SO INVESTE EM PAISES DE DITADORES COMO CUBA, IRA, AFRICA, POIS NESTES PAISES NAO EXISTE AUDITORIA E NEM FISCALIZACAO!

  28. Marcirio disse:

    Inflação não se explica, sente-se no bolso! Esse conselho da babalorixá prende-se ao fato de ele considerar que a maioria do povo brasileiro ainda acredita na mentiras dele. O que ela pode explicar é porque mantém um sujeito incompetente à frente do Min. da Fazenda.

  29. antonio barbosa disse:

    Puxa vida, só isso? O Lula é mesmo a mãe DinÁ do PT. Tá de brincadeira, né Lula??? Dilma tem explicar muita coisa: Porto em Cuba; dívidas perdoadas de países ditatoriais; escravatura moderna com os mais médicos; transposição do São Francisco; Trem-bala; obras da copa com 95% do dinheiro público; apoio a Venezuela e sua truculência com a oposição; decreto 8243 anti-constitucional; e por fim, a hecatombe das dezenas de falcatruas na PETROBRÁS. Nem precisa falar do sucateamento da saúde, educação e segurança pública porque isso já banalizou. Meu caro Dilma tem explicar o inexplicável.

  30. J.Custodio disse:

    É vergonhoso ver Lula fazendo campanha para a incompetente Dilma. Nossa presidente nos trouxe a inflação de volta, além de tudo criar 40 ministérios é sobrecarregar muito a nossa sociedade com altos impostos. Agora nossa Presidente vem fazendo campanha dizendo que irá fazer mudanças. Que mentira deslavada, pois o Lula vem incentivando a população ao consumo desde seu segundo mandato.Ele é o principal causador desta inflação, e Dilma a manteve. A população não aguenta mais essas mentiras de melhor educação, melhor saúde, mais infra-estrutura, e por aí vai. Em 12 anos nada fizeram para melhorar a vida dos Brasileiros. E ficam dizendo que o povo esta ganhando muito mais, que mentira vergonhosa. O País esta andando de marcha-ré e eles ainda não sabem de nada. Quem ganhou muito com o governo do PT, foram os Bancos, que lucraram absurdamente. Agora explicar o porque da inflação é demais, deveriam aprender a combater a inflação. Lulinha paz, amor e incompetência e Dilminha a comandada incompetente de Lula nunca mais!!!!

  31. Valdir Dias Silva disse:

    Brasileiros não se enganem. Muitos desses comentários são feitos por pessoas que já são pagos por partidos políticos interessados em chegar ao poder e que estão exclusivamente prontos para confundir sua cabeça. São eternos mercenários que podem neste momento estarem fora do poder mas querem estar lá para poder mamar nas tetas do estado. Analise que o que mais usam é a palavra comunista e com isso chamando todo mundo de burro pois hoje se sabe que os maiores países vivem bajulando para negociar com a China. Lá é um pais dito comunista, mas o capital não quer saber dessa babaquisse. Quem ganhar as eleições no Brasil vai fechar as portas para China? O que temos que fazer é brigar para que as instituições brasileiras deixem de enganar o povo, pois é isso que todos os governantes fazem. Só vejo uma coisa:os governantes antes da turma do pt são todos honestos no entanto o Brasil vivia de esmola pedindo ao FMI. Hoje o Brasil tem mais de 370 bilhões de dólares na reserva internacional. Ai eu não entendo. Parece que os antes do pt sabiam roubar melhor pois não sobrava nada no cofre e ninguém descobria. Não é impressionante? Onde estavam os orgãos fiscalizadores?

    • Marcos disse:

      Estranho comentário, mesmo porque o pt quando oposição se dizia ético e anti corrupto, veja o resultado do Mensalão, que é e foi o maior escândalo do país. Acredito que hajam políticos para confundir, mas há também pessoas lutando por um Brasil melhor como aquele Joaquim Barbosa conhece, onde 99,99% da população está com ele, inclusive eleitores da oposição que não fazem política.

  32. JOSE MENDES disse:

    Ela não tem que explicar nada,mesmo porque, incompetencia não se explica simplesmente substituem os incompetentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 11:29:58