aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-10-2014, 9h23

Lula e PT vão cobrar que Dilma 2 seja diferente de Dilma 1

30

Postado por: Daniela Martins

Na eleição com o resultado mais apertado desde 1989, a presidente Dilma Rousseff venceu com 51,64% dos votos, contra 48,36% do senador Aécio Neves. Em seu discurso, Dilma falou que essa situação pode produzir resultados mais fortes e rápidos do que uma vitória ampla.

A presidente entendeu o recado das urnas. Disse que sai da eleição mais madura. É importante que o sufoco numérico para vencer a ajude a rever erros. Ninguém sai igual de uma campanha tão dura. Ela disse que o diálogo será um compromisso do segundo mandato. Isso significa que Dilma 2 terá de ser diferente de Dilma 1.

As mudanças rápidas terão de vir na economia. Dilma foi centralizadora no primeiro mandato. Foi a ministra da Fazenda, a secretária do Tesouro, a ministra das Minas e Energia, a presidente do Banco Central. O mais importante é restaurar a credibilidade da política econômica, sobretudo da política fiscal. Acabar com a maquiagem, com a contabilidade criativa. Os juros já estão altos. É preciso deixar claro que o Banco Central terá independência prática para combater a inflação.

O ex-presidente Lula chegou a temer pela derrota. Em conversas reservadas, disse que, se o PT fosse apeado do poder, poderia ficar oito anos ou 12 anos sem voltar à Presidência. Agora, Lula é candidato em 2018. Pelo menos, por ora, é o nome. Até lá, isso pode mudar. Mas é o nome mais forte.

O PT foi leal a Dilma no governo. No segundo mandato, o PT e Lula deverão cobrar uma correção de rumos na economia e na política. O partido quase perdeu o poder. Agora, quando Dilma não concorrerá mais à reeleição, Lula está mais livre para dar sua opinião publicamente.

Lula deverá ser mais ativo, liderando politicamente como liderou na campanha. Dilma não venceu pelo seu governo de quatro anos, mas pela soma dos doze anos do governo dela e de Lula. Lula foi o defensor dessa estratégia e da estratégia de bater duro em Marina Silva e Aécio Neves. Nesse sentido, é novamente responsável pela reeleição de Dilma.

A oposição tentou, numa terceira eleição presidencial, fazer da corrupção a principal bandeira para derrotar o PT. Não conseguiu, porque é preciso ir além.

Prevaleceu uma campanha com conexão mais real com a vida das pessoas, como a defesa do emprego e da renda. O PT mostrou concretamente porque não valeria trocar o certo pelo duvidoso.

A comparação entre o governo Fernando Henrique Cardoso e os governos Lula e Dilma funcionou de novo, sobretudo porque Aécio Neves indicou Armínio Fraga para comandar a Fazenda, se eleito. Aécio ajudou o PT a desconstruí-lo, porque Fraga, de fato, falou em adotar medidas impopulares, e questionou a valorização real do salário mínimo.

Renato Pereira, ex-marqueteiro de Aécio, deu entrevista hoje à Folha de S. Paulo em que diz, com razão, que mais uma vez o PSDB pregou para os convertidos e de um modo elitista.

A presidente Dilma ganhou apesar do crescimento baixo e da inflação alta. Venceu enfrentando ao longo do ano um escândalo na Petrobras e uma reportagem da revista “Veja” que, a dois dias da eleição, a envolveu nas acusações, dizendo que ela tinha ciência da corrupção na estatal. Ela disse ser uma mentira e uma infâmia. Venceu contra a torcida do mercado financeiro e do empresariado.

Dilma conseguiu se reeleger contra o desejo de mudança de 70% do eleitorado. Numericamente, foi uma vitória apertada. Politicamente, foi uma vitória imensa.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
30
  1. Pasquale disse:

    Ela não sabe o que fazer com a situação atual do país,se o dolar continuar subindo vai empurrar a inflação pra cima e acabar de botar um tecido preto cobrindo a empres.
    Já que é uma dívida monstruosa,e o pior é em dólar.
    Haja contabilidade criativa,agora não vai funcionar mais e a cobra vai fumar.
    E nós o povo esperto vamos ficar com cara de pastel.
    Ou alguem acha que algum empresário vai investir agora,e se ela não aprender a fazer.
    UMA MÁGICA RÁPIDA,NÂO TENHAM DÙVIDA QUE AS DEMISSÔES VÂO ACELERAR.
    E a conversinha fiada do PT?????????????????????????

    • walter.nobre disse:

      Caro, o País se dividiu em três partes; temos que admitir, que o PT é bom de chegada; agora é aguardar, mas ela não fará nada de espetacular; salvo, gastar mais…
      O País esta quebrado, nossa arrecadação monstruosa, não alcança objetivos práticos; aumentarão mais ainda.
      Enfim, o que a Dilma promete, é um plebiscito, garganta abaixo, e o marco regulatório;este será o primeiro ato da ditadura bolivariana…teremos que para o País com greves.
      Esta é a única ARMA, que podemos usar…já que somos fracos demais, para uma luta armada; enfim,GAME OVER”…

    • Glauco disse:

      Cara, é exatamente o contrário. Se o dólar tá mais alto, investimento e salários ficam mais baratos pro investidor estrangeiro. Aí ele investe mais. Sacou? A dívida pode até aumentar, mas o emprego continua.

      • Pasquale disse:

        Se o dólar esta mais alto ,as empresas ficam mais endividadas, devem em dólares e recebem em reais.
        A petrobras deve em dólar,os equipamentos que compra são em dólares e a sua dívida é em dólar.
        E arrecada em reais.
        AS empresas se endividam em dólar,fazem captações no exterior.
        E são a esmagadora maioria das empresas brasileiras.

  2. francisco rios disse:

    otimo

  3. roberto disse:

    Kennedy só chamando o Armínio Fraga.

  4. SÍLVIO B PASSOS disse:

    Senhores
    Temo que esta vitória política do PT nos traga cerceamento para a imprensa e a continuada incompetência administrativa, além da famigerada corrupção “legitimada” por esses 51% de votos válidos. No entanto, faz-se urgente uma reflexão para os partidos que se lançaram na oposição, pois é preciso agir e atuar sempre, e aprender a falar ao povo, se não quiserem seguir contribuindo para a divisão do Brasil entre “ricos e pobres” (sic).

  5. Pasquale disse:

    Petrobras,os investimentos são todos em dólares,a divida monstruosa é em dólares.
    A pergunta:
    Como a Petrobras vai resolver isso tudo? Não tem resposta.

  6. Roberto Barnabe disse:

    Em 2002 o dólar teve alta com a eleição do Lula, contudo depois de 08 anos de gestão lulista, o índice de aprovação ultrapassou a casa dos 80%.
    Outro ponto: parece que o povo não lê jornais ou gosta apenas de novelas e coisas fictícias, pois neste mês a fábrica de carros de luxo BMW inaugurou sua filial brasileira em Santa Catarina SP para montar os carros de luxo da linha BMW, notem que não são carros populares, mas são carros somente para a classe A, nem a média tem condições de levar estes modelos caríssimos.
    Isto me faz uma pergunta: como um país que parte de mídia afirma, principalmente em época eleitoral, que os investimentos sumiram, a crise está à porta e coisas desta natureza, sendo que a alemã BMW instalou no Brasil?

    Acredito que o mercado financeiro se valeu do processo eleitoral para praticar as famosas especulações e com o apoio da mídia faz de novo esta tática de comprar na baixa e vender na alta.

    Não sou do PT ou PSDB, mas sou do Brasil e vou torcer para a nossa presidenta e nosso governador de SP para que os problemas sejam solucionados e o mais pobre tenha ascensão social e a distribuição de renda justa seja também real, pois pais rico é pais justo e com riqueza por todos os cantos da terra brasilis.

    Chega de gente pessimista, derrotista, se prefere continuar assim que fique só.

  7. J K disse:

    O governo detem 38 % da empresa BR. Se fizerem uma oferta de compra de açoes pelo preço teto dos ultimos 12 meses ainda seria um ótimo negócio para quem vender e o pais volta a ser dono da BR. Claro que com o dinheiro dos impostos indo pra lá dar folego ao caixa.

    • Pasquale disse:

      Está mal informado,o que vc enxerga tem uma solução simples.Tira a Petrobras da Bolsa,aí sim podem roubar a vontade.
      Se fizerem mais um aumento de capital,a empresa acaba(credibilidade).
      Teria que comprar tudo que tem no mercado e ficar com o governo.
      Mais falta $$$$$$$$,e alem do mais só estão interessados em roubar a empresa(A famosa galinha dos ovos de ouro).
      Eles necessitam de $$ urgente,como iriam fazer algo do tipo sem $$.

      • J K disse:

        Tecnicamente parece impossivel. Teoria permite. A empresa já está bem desmoralizada. Fundos de investimento com grau elevado de reputação não podem chegar nem perto. Tendo como quadro o que se tem feito, via governos, em outros países produtores, é bem possível que acabem optando por esse caminho que sugerimos e voce duvida. Maldição esse tal de ouro negro, os governos escravizam suas populações, levam seus jovens à guerra, depois que o “comandante da vez” cisma que aquela por#ra lhe pertence. Jorrar petroleo significaa jorrar dinheiro.

  8. Antonio Carlos / Paulo Cesar Diderot / Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

    O BRASIL ESTÁ SALVO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ATÉ 2018 COM LULA PRESIDENTE.
    TCHAU.

  9. gesiel disse:

    OBVIAMENTE que a presidente Dilma do PT terá um segundo mandato diferente do primeiro. No primeiro mandato ela JA DE INICIO COMETEU “O ERRO DE ELOGIAR O FHC do PSDB sem sequer o conhecer”, e “”ISSO DESDE AQUELE TEMPO IRRITOU O PT””; que ao que parece estava certo, porque O AECIO USOU ISSO NA CAMPANHA, e a Dilma, ERROU MAIS UMA VEZ, ao NÃO DIZER QUE, ELOGIOU TANTO O FHC do PSDB quanto o proprio AECIO do PSDB, porque “ERA INGENUA E NÃO OS CONHECIA DIREITO”, mas que “A PARTIR DO MOMENTO QUE PASSOU A CONHECE-LOS melhor, MUDOU DE OPINIÃO SOBRE AMBOS, como o POVO MINEIRO MUDOU DE OPINIÃO SOBRE O AECIO e também como PESSOAS MUITO PROXIMAS AO FHC, que CONVIVERAM COM ELE POR DECADAS, TAMBÉM MUDARAM DE OPINIÃO SOBRE ELE”. A Dilma entra nesse segundo mandato, MAIS PETISTA, e mais “CUIDADOSA NA HORA DE FAZER UMA ANALISE SOBRE ALGUM POLITICO”, pois agora “ELA É POLITICA COM EXPERIENCIA DE DISPUTAS ELEITORAIS, AO CONTRARIO DE 2010, QUANDO DISPUTOU A SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO”. No primeiro mandado, A DILMA COMEÇOU CONSTRUIR MUITAS OBRAS, e nesse segundo mandato, ELA VAI ENTREGA-LAS, o que deve dar a ela AINDA MAIS POPULARIDADE. Enfim: No primeiro mandato a Dilma era o POSTE do Lula; e agora no segundo mandato ELA É A DILMA, UMA LIDERANÇA POLITICA DE PESO. Falaram que a Marina era o Lula de saias, mas A VERDADEIRA LULA DE SAIAS É A DILMA. A Marina, com a sua INCOERENCIA, é apenas o Roberto Freire de saias.

  10. Daniel disse:

    O resultado dessa eleição nos mostrou uma triste realidade Brasileira. Mesmo com a prisão dos cabeças do PT por corrupção, mesmo com as delações dos Petistas por roubo na Petrobras, a maioria do povo foi conivente. Votaram em um partido com pessoas criminosas. Isso mostra que o brasileiro ainda não tem um carater bem estabelecido.
    Discordo da sua colocação que o PSDB precisa precisa ir além do que atacar a corrupção pois não está funcionando. O problema não é essa estatégia. O problema é que a maioria das pessoas não tem educação e carater suficiente para compreender que corrupção é inadimissível.
    Mas podemos ver que há uma tendencia de melhora nesse comportamente. A vitória do PT foi muito apertada.
    Tenho certeza que na proxima eleição a população estará mais madura e mais politizada(menos torcedora) e fará a escolha certa.

    • Claudio Gonzalez disse:

      Daniel, a questão é simples: o PSDB tem DIVERSOS episódios de corrupção envolvendo dirigentes tucanos. Se tem um partido que não tem moral para falar deste assunto é o PSDB. Ou eles mudam o disco e mostram que estão dispostos a cortar na carne, inclusive apoiando a reforma política com fim do financiamento empresarial das campanhas, ou vão continuar falando para fanáticos convertidos.

      • Daniel disse:

        Caro Claudio, tinhamos 5 alternativas para escolher nessa eleição:
        1- Uma delas fala que combate a corrupção mas membros(companheiros proximos) do partido estão presos pelo mensalão, delações graves de corrupção na Petrobras, aumento dos ministérios para barganhar apoio politico e deu dinheiro para Cuba fazer um porto.
        2- A outra, também fala que é contra a corrupção, é autor de leis referente ao codigo de ética, faz oposição a atual maneira de governar atual, fala que irá diminuir ministérios, gestão por meritocracia(baseada em resultado) para diminuir a mamata dos cargos publicos, foi parado na blitz e recusou fazer o bafometro e construiu um aeroporto na fazenda do tio;
        3- Mudar de País;
        4- Morar no meio da floresta, caçando animais como um neanderthal.
        5- Se matar.

  11. willians disse:

    O Lula já disse que as decisões da Dilma eram bastante conservadoras, no sentido dela governar pro povão. Isso é ruim? No sentido de fazer um governo voltado tb para os menos afortunados do país, não! E pq? Pq ações distribuidoras de renda tem sim o efeito cascata, movimenta micro-economia, micro-regiões desse país…Mas no sentido populista não! É só mais um “cala-boca” no povo…afinal de contas, não se governa apenas dando bolsas-famílias…o país (e suas responsabilidades) é bem maior e mais amplo que isso!!!!

  12. Fábio Vasconcelos disse:

    Não acho que o governo destes últimos 12 anos foi prejudicial ao país. Agora, Dilma deve rever a questão do Bolsa Família e da Cota para negros, pois ambos não podem servir mais de cabos eleitorais, aprisionando as classes mais desfavorecidas, socialmente, aos seus bel prazeres. Até quando medidas reparativas do governo valerão para estas classes. Investir pesado e maciçamente em educação para que se dê oportunidade para estas classes de competirem para o mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.

  13. albert disse:

    O Fator determinante para derrota de Aécio em Minas Gerais, foi a derrubada da Lei/100. Criou-se nos professores uma expectativa de que teriam seus salários, corrigidos adequadamente também com o piso nacional da educação e na verdade, tiveram uma lei vergonhosa que criou o subsídio, que apesar de aparentemente legal, foi imoral ao retirar direitos e vantagens pessoais de professores. Por certo este foi o fiel da balança em Minas Gerais.

  14. Francisco de Assis disse:

    Incrível como os leitores de Veja e os apreciadores dos comentários de Mirian Leitão não desistem. Viva o PT. Viva Dilma.

  15. Antonio Carlos disse:

    Prezados eleitores conscientes que votaram na Dilma, não percam mais tempo com esses alucinados, totalmente contaminados por uma Mídia Golpista.
    O nosso País vai muito bem, infinitamente melhor do que quando esteve na mão dos entreguistas.
    Corrupção, com o congresso que nós temos, sempre existiu e era muito pior. Maior exemplo disso foi o FHC em 1985, ter nomeado o Paulo Roberto Costa, que é funcionário de carreira da Petrobras desde 1979, Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas. Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. Foi DIRETOR, por exemplo, da GASPETRO DE 1997 A 2000.
    Agora, antes ninguém investigava nada e a Mídia, aliada dos Ladrões, ficava caladinha.
    O Mundo que está em crise, vide situação da Alemanha, Japão, Itália, França, Espanha, etc., nos considera uma potência econômica.
    Não vamos mais dar plateia para esses bobos influenciados, que se acham, mas não são, inteligentes. Que se acham superiores porque repetem o que aqueles jornalistas posudos e engomados repetem, que se estiverem falando de NY, então, aí a crença é total. “Como pode alguém mentir falando de NY?”
    São arrogantes, preconceituosos, desrespeitosos e se encaixam perfeitamente como representantes da típica Ditadura de Direita, aquela que condena sem provas exatamente porque é autoritária e se julga superior.
    Nós vencemos, o BRASIL VENCEU, passamos por uma tentativa de um grave Golpe, que só não foi consumado porque a maior parte da população não permitiu.
    Como eu já havia dito em outro comentário anterior, a Elite Econômica e aqueles que os acham mais importantes que o País, votaram no Aécio, mas aqueles que necessitam e a Elite Cultural, indiscutivelmente votou contra. É assim em qualquer lugar do Mundo, temos uma caracterização bem definida da Direita e da Esquerda.

    • Daniel disse:

      Caro Antonio Carlos, é por esse tipo de argumentação e forma de pensar que o Brasil não vai pra frente…. “corrupção sempre existiu e ainda tem, mas esta melhor”…..
      Isso é Malufista.
      Corrupção é inaceitavel. Os cabeças do PT estão na cadeia por corrupção. Quem vota no PT é cumplice.
      Temos que virar a chave. Não dá pra ficar pensando assim.
      Tolerancia zero!

      • Antonio Carlos disse:

        Não colega, você tem todo o direito de acusar, mas não tem o direito de inocentar aquele que roubou muito mais e é isso que os eleitores do PSDB tentam fazer, com ajuda da Mídia Golpista.
        Como já disse antes, agora se investiga e antes não.
        Ninguém quer justificar nada, o que se deseja é uma análise comparativa, coisa que o PSDB tem medo de fazer.

      • Se votar nos partidos que aí estão é cumplicidade com a corrupção, então acabem com as eleições. Todos os partidos são corruptos. Algumas pessoas se salvam.

  16. Weldon disse:

    ‘Lula foi o defensor dessa estratégia e da estratégia de bater duro em Marina Silva e Aécio Neves. Nesse sentido, é novamente responsável pela reeleição de Dilma’.

    É difícil aceitar que a vitória de Dilma se deu em razão dessa estratégia de desconstrução do adversário. Mais estarrecedor é a confirmação dessa teoria escrita por um jornalista.

    Em miúdos, significa dizer que não tinha nada a dizer. Ganhou, portanto, o marketing da desconstrução.

  17. Caros conterrâneos, desde que FHC, mostrou desconhecer a realidade do seu país, e tentou conforme suas próprias palavras implantar no Brasil o modelo chileno, modelo de um país pouco maior que o estado de Pernambuco, fiquei desconfiado do seu governo. Aécio ao comentar que Arminio Fraga seria o ministro da fazenda, demonstrou que a estratégia seria a mesma e que mesmo com a venda de várias estatais deixou nossas reservas negativas, que teimou em manter o dólar em valor paritário com o real por anos seguidos prejudicando as exportações e levando brasileiros a gastar reais no exterior sem pensar nas consequências, cuja reciprocidade não era igual, pois ficou mais caro para os turistas de fora virem ao Brasil, que aumentou repentinamente o dólar gerando lucro absurdo aos portadores daquela moeda enquanto brasileiros que tinham contraído dívidas nos cartões de crédito em dólar levaram um duro golpe no bolso, cujo ministro da fazenda MALAN afirmava que dívida não era problema. Tudo isso foi explorado por Dilma, demonstrando a incompetência dos marqueteiros do PSDB que não souberam sair da arapuca no debate decisivo que foi o da GLOBO.

    • EDUARDO DE FRANÇA disse:

      é interessante como você atingiu o centro da questão Brasileira.Há uma renovação de valores da sociedade brasileira, mas todas vem em função da mídia e não dos brasileiros de fato, valores do povo que deseja mudanças,de conhecimento, de valores culturais, de honestidade e de transparência que é de fato de uma democracia plena.

  18. Victor disse:

    Acho que o pessoal que acredita que o país tá quebrado tal deveria buscar outras formas de se informar, ou pelo menos uma segunda, terceira opinião.

  19. SERGIO SOARES disse:

    Rico vota em Aecio , pobre vota em Dilma seguir esta linha deixa de ser análise para se transformar, alegação primata ; e nítida a abrangência do discurso vencedor em atingir e saber falar a linguagem das massas , quanto aos mais “afortunados” deixe-mos o sectárismo , foi uma opção de analise ou interesses e/ou conveniências ; e marcante a Aceitação e Conivência , não por 51% ,mas sim por mais de 53 milhões da perda ou mutação dos valores éticos de uma sociedade e validação de “novos ” valores sociais e morais agora referendados e que certamente seram difundidos no leito de quem os apoia . “…. tempos de mudança e reflexão !!!! .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 07:56:12