aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
23-06-2015, 21h40

Lula não quer se descolar, mas influenciar Dilma

21

Postado por: ISABELA HORTA

O ex-presidente Lula não quer se descolar da presidente Dilma Rousseff, mas influenciar os rumos do governo e preparar o PT para a disputa presidencial de 2018. É nesse contexto que devem ser entendidas as críticas recentes de Lula à presidente e ao seu partido.

Lula foi o maior cabo eleitoral de Dilma em duas eleições presidenciais. Os destinos de ambos estão ligados. Lula sabe que o fracasso de Dilma significará o fracasso dele e do PT em 2018.

Houve incômodo no governo com as avaliações de Lula sobre o governo e Dilma. O ex-presidente disse que a sucessora está no “volume morto” e que a oposição tem razão ao acusá-la de ter mentido na campanha eleitoral de 2014.

Mas a presidente preferiu não aumentar um problema. Na viagem que fez ao Rio de Janeiro nesta terça, Dilma hasteou a bandeira branca. “Todos têm o direito de fazer críticas, principalmente o presidente Lula”, contemporizou.

*

Ao divulgar os dados que mostram que o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, o Ministério da Justiça tenta influenciar a votação da redução da maioridade penal. Com 607 mil detentos, o país está atrás dos Estados Unidos, China e Rússia.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz alertas de que a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos terá efeitos sobre a idade para dirigir e consumir bebidas alcoólicas. Haveria reflexos até mesmo na punição de adultos envolvidos com prostituição de menores. Com a redução, poderia ser aberto precedente para a exploração de adolescentes de 16 e 17 anos.

O Congresso não votará a redução da maioridade nesta semana. Os festejos de São João deixaram Câmara e Senado paralisados.

Mas, na próxima semana, haverá uma batalha na Câmara. A tendência, por ora, é que o governo perca a disputa. A redução da maioridade de 18 para 16 anos deverá ser aprovada pelos deputados federais.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta terça:

Comentários
21
  1. Raimundo Porto disse:

    LULA, com seus recentes pronunciamentos acerca do governo e do PT, revela quem realmente é: MACUNAIMA. Uma pessoa desprovida de caráter e que faz de tudo para se dar bem, como o anti-herói de Mário de Andrade.
    Nordestino pobre em São Paulo, LULA, como João Grilo, legitimamente, aprendeu a usar da astúcia para sobreviver, e conquistar seu lugar ao sol. Mas, foi no sindicalismo que encontrou o ambiente perfeito para se desenvolver nas artes da hipocrisia, do cinismo, da traição, da trapaça e outras tais que viria a exercer com maestria em sua carreira política no Brasil de Mário de Andrade e Ariano Suassuna. Agora, como um rato, tenta pular dos navios do governo Dilma e do PT, que estão afundando. Mas, não terá sucesso, pois, como diz um ditado conhecido: é possível enganar a poucos todo o tempo e a muitos por pouco tempo; mas, não é possível enganar a todos todo o tempo.

    • Marco Túlio Castro disse:

      Perfeito! Não é preciso dizer mais nada a respeito deste personagem que aparelhou o estado brasileiro, transformou a política em um negócio. Fez o país regredir 20 anos e agora promove a entrega do dinheiro suado dos brasileiros a ditaduras internacionais. Lula nunca foi de esquerda (ele mesmo disse isto mais de uma vez no passado) Lula usou a esquerda brasileira que nunca foi inteligente o suficiente para descobrir que estava sendo usada. Lula é o responsável por esta esquerda madiocre retrograda e agarrada a ideias e conceitos que já não tem lugar nos dias de hoje. Lula é uma doença.

  2. Osvaldo Dias disse:

    Se o Brasil ocupa o 4º lugar em população carcerária, com certeza com a diminuição da maioridade ele passará de 4º para 1º. Não tenho dúvida que com isso as cadeias/ presídios ficarão transbordando de presos. O problema da criminalidade no Pais não será resolvido dessa forma achando que isso vai amedrontar bandido.

  3. Eu sou a favor da redução maioridade penal.sobretudo para crimes hediondos, justamente para que os adolescentes de 16 anos não fiquem inpunes por atos que praticarem contra as demais pessoas. Aliás, é preciso que eles trabalhem se ficarem privados de liberdade.

  4. DIRETO AO ASSUNTO! disse:

    O perigo do país entrar num caminho sem volta aumenta a cada dia.
    A História mostra que todos os líderes populares com obsessão pelo poder a qualquer custo têm causado males irreparáveis a muitos povos.
    Diante de um trabalho tão bem feito como o que têm feito a PF, MPF, juiz Sergio Moro, TCU etc em relação ao combate à corrupção, não entendo porque não fazem o que a Receita Federal e Polícia Federal americanas fizeram nos Estados Unidos, quando conseguiram colocar na cadeia o bandido Al Capone.
    Todos sabiam que o cara era um terrível bandido mas não conseguiam pegá-lo.
    O mesmo que acontece aqui com o Ali Babá brasileiro e seus asseclas.
    Todos sabem que o cara é ladrão, chefe de quadrilha, mas não conseguem colocá-lo na cadeia.
    E o pior é que quanto mais tempo passa, mais o país afunda, por causa dos males que Ali Babá e seus asseclas estão causando ao país.
    Lá eles conseguiram pegar o Al Capone pelo fisco.
    Por que será que não fazem aqui, como fizeram lá, e colocam logo Ali Babá na cadeia, antes que ele faça mais mal ainda ao país?
    O cara é terrível em sua ânsia de poder a qualquer custo.
    Coloca amigos e aliados antigos de lado e até na cadeia, contanto que não seja atingido e continue a manter-se no poder.
    Esperto, não assina papéis para não deixar rastros, porém, como Al Capone, pelo fisco bastariam algumas investigações preliminares.
    É mais do que o tempo de fazer isso.

  5. César disse:

    O ex-Presidente Lula está no volume morto, a Presidente da República está no volume morto, o PT está no volume morto, a utopia acabou, a fonte de recursos da Petrobrás secou, e petista só quer cargo. Principalmente o de Presidente da República! Não é Sr. Luís Inácio da Silva? E as prisões estão cheias, mas, pode construir mais três celas. Porque vai encher mais!

  6. Claudio disse:

    Este sujeito terá muito tempo para suas reflexões quando estiver na solidão fria de uma cela da Papuda … Seu destempero momentâneo é sintoma de quem está sentindo a pressão do perigo iminente que se acerca … Só ele sabe as razões que o levarão a pagar por crimes cometidos contra o povo brasileiro … Os amigos empreiteiros já começaram a pagar o alto preço dos atos suspeitos envolvendo muito dinheiro público e levantados agora pela operação Lava-Jato … O juízo final se aproxima … O nobre brasileiro Juiz Sérgio Moro está determinado em cumprir a sua missão de punir os culpados por tal dano à sociedade brasileira …

  7. Fernando M.A. disse:

    Mas desde quando dizer que o Brasil tem a quarta maior população carcerário é contra-argumento?
    O Brasil tem a quinta maior população do planeta, assim é natural que tivesse a quinta maior população carcerária, uma posição a menos do que se observa, porém no quesito população a Índia e a Indonésia estão na frente, dois países que digamos que não é exemplo de justiça, pois o primeiro tem falhas graves em prender até estupradores conhecidos, o segundo tem um número de presos por tráfico que não lotariam nem um dos presídios do complexo de Bangu, mesmo sendo rota internacional e o interno ser feito de forma pouco discreta.

  8. Joaquim disse:

    Tomara que esta maioridade caia o mais rápido possível. Isto permitirá que empresas contratem estes rapazes de 16 e 17 anos, que hoje só podem ser contratados pelo crime.

  9. Geraldo Moreira Prado disse:

    Rodsbjergvej, Dinamarca, 24/06/2015 (dias de festas juninas no nordeste e de Congresso vazio em Brasília)

    Estou passando uma temporada na Europa onde quase todos os países que visitei são de direita ou de centro direita, exceto Grécia que a esquerda fez o governo, mas está bloqueada pelos grandes países que controlam a economia da CEE. Com toda a crise que esses países estão passando, a gente anda pelas ruas, ler alguns jornais em línguas possíveis de serem lidas por um brasileiro que a única língua estrangeira que lê, mesmo assim gaguejando é o francês, e não noto comentários tão idiotas sobre as políticas, a vida e a moral da sociedade e dos políticos (mesmo os de direita contra os imigrantes que representa a maioria absoluta da pobreza desses países como a dos países escandinavos por onde tenho viajado nestes últimos meses), quanto os que eu já li e leio diariamente do alto dos meus 75 (isto mesmo, setenta e cinco) anos de vida no Brasil.
    Tem até um grupo que se diz partido, mas não passa de uma sigla de aluguel (como é comum dizer os nossos analistas políticos normalmente oriundos das Cátedras da Sociologia e Ciência Política) que veio de um ‘racha’ de velho partido de esquerda tradicional cujos representantes ao se dirigirem a qualquer realização do governo do PT em pró dos setores mais miseráveis da sociedade, o sentido ideológico dos seus discursos pouco faz diferença do sentido ideológico dos discursos da direita ou da extrema direita brasileira: DEM, PSDB, setores dos oportunistas PMDB e PSB (outra sigla que está se juntado a dezenas de outras siglas de aluguel), ‘Bolsalnato’ e similares.
    Só apenas um exemplo: as estradas daqui. Todas as estradas por onde andei são verdadeiros tapetes, o que deve custar caro para o poder público, mas se piorar um pouquinho vem logo os sindicatos se manifestares para arrumarem porque essas organizações representam o interesse da sociedade. É possível que em algum deles role um pouquinho de lobismo, isto é natural na história da humanidade. Mas o que tenho certeza é que a oposição nem tampouco a sociedade vai reclamar, igualmente faz no Brasil, pela manutenção dos bons serviços e pelo padrão do custo de vida, que de certo ponto para os países mais pobres da CEE vêm caindo um pouco esse padrão. Seguindo este mesmo exemplo.
    No Brasil quando o Poder Público procura melhorar serviços, inclusive os voltados para atendimento das classes média e alta, como por exemplo os aeroportos do país que são usados basicamente por elas e pela maioria dos parlamentares que a elas pertencem e são os seus legítimos representantes no Congresso Nacional, essa oposição acima citada vai para a tribuna e descasca críticas ferrenhas contra o governo, justificando com um discurso ‘falso moralista”, sobre corrupção como se eles, parlamentares, não fossem os maiores beneficiários dessa prática que deve sim, ser apurada mesmo, pois o maior corruptor não e o Poder Público, mas sim os grandes grupos empresariais de modo geral e os parlamentares e juristas que os representam e defendem.
    Aqui na Europa, por onde estou viajando já há algumas semanas, não que seja o paraíso terrestre como alguns ‘deslumbrados’ brasileiros acham (muitos deles sem se quer ter saído do seu bairro onde nasceu), MAS não tenho escutado nenhum discurso de políticos nem reclamações da sociedade e da mídia relacionado à corrupção, exceto na Itália e na Rússia, sobre a manutenção de estradas e de ruas nas grandes cidades, fornecimento de energia elétrica, ampliação de aeroporto ou coisas do gênero. Há sim algumas críticas contra a presença de imigrantes, inclusive de países vizinhos cuja alegação é que estão tirando um pouco do bem estar social dos nativos (é o caso da Dinamarca que o partido mais votado na eleição da semana passada foi com esta plataforma política). Isto incomoda sim setores da sociedade, da política e da mídia em geral.
    Por hoje é somente isto, pode ser que amanhã tenha mais.

    • Stanislalw p/Geraldo Moreira Prado. disse:

      É bom ver alguém que está longe do país, ligado às coisas do país.
      Pena que tanta gente dentro do país esteja tão alheio às coisas do país.
      Pelas notícias que a gente ouve, por aí quando algum agente público é suspeito de corrupção, costuma renunciar ao cargo para responder judicialmente.
      Há alguns relatos de suicídio de alguns, “envergonhados” perante a sociedade.
      Aqui o cara morre dizendo “Eu num sabia di nada” – ou prefere até jogar no colo de outros a responsabilidade dos delitos, como recentemente vimos no escândalo do Mensalão.
      Além de que temos um judiciário moroso, indolente e (ou) comprometido partidariamente, contribuindo para que muitos crimes prescrevam, favorecendo bandidos que roubam cofres públicos – crime que políticos corruptos temem em classificar como “CRIME SUPER HEDIONDO”, o qual puniria na medida exata, proporcional aos males que causa aos mais necessitados dos serviços públicos.
      Ou há dúvida que a carência dos serviços públicos é ocasionada “principalmente” pela roubalheira aos cofres públicos?
      Quanto aos “tapetes” que são as estradas, estamos longe, todos sabemos, de termos estradas como as daí, porém estamos anos luz à frente em “Mensalões, Petrolões etc”.
      Para concluir, creio que na sua idade já deu para concluir que o Brasil é um país maravilhoso, mas que poderá ser muito mais no dia em que o povo criar vergonha na cara e procurar escolher seus governantes através de uma avaliação séria e criteriosa, onde prevaleçam a honestidade, a capacidade profissional e sua vida pregressa.

  10. bom dia a todos os leitores Tem sim que diminuir a idade penal porque o menor quando vai assaltar e matar um pai de familia ele nao esta nem ai pois sabe que nao vai pra cadeia e nem tao pouco oagar pelo crime que cometeu por isso sou a favor a diminuição da pena para a maioridade pena muito Obrigado

  11. Fabio Meirelles disse:

    Dilma não está no volume morto, o Lula foi até bonzinho, a Dilma está sete palmos abaixo do volume morto.
    Esse governo fraco, medíocre e inutil dela já começou morto e enterrado.
    Mulherzinha mais inutil.

  12. Alencar Simples disse:

    Três pontos que podem ser considerados essenciais para a retomada da agenda positiva: outro ministro para a Casa Civil (em condições de dar bom aconselhamento) – outro totular para o Ministério da Justiça ((que faça valer sua autoridade e competência legal) – requisição semanal ou mesmo quinzenal de horário na mídia pela Chefe do Poder Executivo para levar a toda população o que está sendo feito e o que irá fazer (plano de governo) em mais três anos e meio de governança. Somente assim poderíamos reverter a popularidade.

    • César disse:

      Só um milagre pode reverter a situação da Presidente e do PT. Só se Jesus Cristo voltar e os Trouxerem de volta do mundo dos mortos, como fez com Lazaro. Deus é brasileiro e não vai permitir! Não deixará o povo brasileiro carregando esta cruz por mais tempo.

  13. José Valente disse:

    Conversa fiada essa de que o Lula critica o PT para influenciar o governo.
    Se essa fosse a intenção ele falaria ao pé do ouvido da fantoche.
    A intenção é descolar o máximo possível do governo… tem gente que irá acreditar nisso…
    O fato é que o barco está afundando e os ratos estão pulando fora…

  14. Manoel Passos Faria disse:

    O ex-presidente Lula esta correto em criticar a presidente Dilma
    e tambem fafer criticas ao PT,porem seria melhor chamar todo o partido e
    fazer essa reflexão.O proprio Lula patrocinou tudo isso com sua teimosia de fazer alianças
    com partidos desvinculados dos compromissos Socialista e a luta dos trabalhadores
    Um apego a podridão do passado e presente PMDB,por seus minutos de televisão e radio
    entregou o governo ministerios,direção da Camara e do Senado e a coordenação politica
    e outros partidos que não tem identificação nenhuma com o PT.O ex-presidente Lula fez a militancia calar diante de sua politica de alianças com os partidos podres e o PT esta vendo o grande instrumento de luta dos trabalhadores apodrecer ;de fato ja não existe um governo do PT só as mentiras ,arrochos,exploração dos trabalhadores ,que tanto criticamos e agora vamos bater palmas para o companheiro Joaquim Levi,Kassab ,Roerto Jeferson e Maluf

  15. Daniel disse:

    Pois é Kennedy. Eu não teria tanta certeza que os destinos deles estão ligados.
    Sabemos que o PT tem a popularidade graças ao Lula. Ele puxa o eleitorado, ele é a cara do partido. A Dilma se elegeu graças a ele, desde o primeiro mandato.
    É possível imaginar o PT sem o Lula?
    Não sei até que ponto eles podem chegar para perpetuação no poder.
    Até o ano passado, nunca ouvimos o Lula criticar o governo Dilma, até porque ele sempre esteve nos bastidores como um consultor.
    A postura dele foi sempre de que estava tudo certo e a culpa é dos outros.
    Nesses ultimos meses, é dificl ouvir alguma palestra dele sem dar uma alfinetada no governo. Esse fogo amigo nunca existiu.
    Temos que ficar atentos ao sinais. Com a popularidade dele, é capaz de contar aquela conversa afiada e sair ileso em 2018.

    • p/Daniel. disse:

      Eu acho que em 2018 ele ainda vai estar vendo o sol nascer quadrado!
      Acho que não vai dar para fazer aquela graça que fizeram para o os dois sés do mensalão…pegaria mal, não?!!!

  16. César disse:

    Lula é inocente! O seu filho é emergente. A Dilma não mente. Rui Falcão é muito inteligente. Mercadante não quer ser presidente. No PT não tem delinquente. Corrupção, é inexistente. A acusação não é pertinente. O juiz é que persegue a gente. Crise? É capaz que a imprensa invente. Tem muita gente contente. O governo é eficiente. Petista não é inconsequente. O partido é que é de vanguarda e sempre está à frente. Oposição, é perdedor descontente. Maduro age democraticamente. Acho que cachorro também é gente e até que minhoca tem dente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-12-03 11:29:24