aki

cadastre-se aqui
aki
Política
14-07-2015, 22h08

Lula pede a Dilma agenda alternativa à Lava Jato

6

Postado por: ISABELA HORTA

Em uma reunião em Brasília, o ex-presidente Lula pediu que a presidente Dilma Rousseff crie uma agenda alternativa à Operação Lava Jato. Para Lula, o governo “precisa governar” e não poderia ficar refém da Lava Jato, pois não tem controle sobre seus desdobramentos.

Na avaliação de Lula, a presidente deveria realizar mais viagens oficiais com os seus principais ministros para, por exemplo, inaugurar obras. O foco deveria ser o Nordeste, região em que, segundo a avaliação dos principais dirigentes do governo, as políticas públicas do PT fizeram mais diferença nos últimos anos. A ideia é recuperar popularidade para melhorar o cacife político.

O ex-presidente e Dilma sabem que seus destinos estão ligados: uma eventual candidatura de Lula em 2018 depende do sucesso da atual gestão. A conversa teve o objetivo de mostrar que os dois estão jogando juntos.

No encontro entre os dois petistas, o vice-presidente Michel Temer foi elogiado. O peemedebista é visto como um conciliador político que conseguiu segurar as tentativas para apressar a votação de um eventual processo de impeachment no PMDB e até no PSDB.

Após a reunião com Lula, Dilma se reuniu com os governadores da região Sudeste. A principal demanda dos políticos é que o governo federal mantenha a transferência de recursos para acordos já firmados, pois o ajuste fiscal tem imposto obstáculos ao caixa dos Estados.

Dilma prometeu analisar caso a caso. É mais um aceno político do governo que considera os governadores do Rio de Janeiro e de São Paulo, Luiz Fernando Pezão (PMDB) Geraldo Alckmin (PSDB), como políticos de perfil moderado.

Geraldo Alckmin pediu, por exemplo, que fossem mantidas as garantias federais para fundos privados interessados em participar de concessões e de PPPs (Parcerias Público-Privado). Em contrapartida, o tucano ficou de analisar o projeto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) para regularizar dólares no exterior _ideia bancada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy. E deu apoio à criação de fundos para compensar Estados pela unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) em 4% e para investir em infraestrutura.

 

*

A temperatura subiu entre o Congresso Nacional e o Ministério Público na nova fase da Operação Lava Jato. Nesta terça, a Polícia Federal cumpriu 53 mandatos de busca e apreensão referentes a processos que correm no Supremo Tribunal Federal e investigam o envolvimento de políticos com foro privilegiado.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que a atual fase da operação “beirou a intimidação”. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rebateu dizendo que o Ministério Público teve o apoio de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) para realizar as buscas e apreensões.

Janot se prepara para apresentar ao STF uma fornada de denúncias, que são pedidos de abertura de processo. Os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Calheiros, estão na mira do procurador-geral.

Em Brasília, há um clima de medo entre os parlamentares. Nos próximos dias, poderá haver novas apreensões e até prisões de políticos.

*

Confira os temas do “SBT Brasil” desta terça-feira:

Comentários
6
  1. Reinon disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Governar como … Dilma e Lula afundou tudo kkkkkkkkkkk. kennedy tem jeito não o PT só pensa neles.

  2. Claudio disse:

    A democracia brasileira está falida e acabada … O povo não tem capacidade de eleger pessoas que depois de eleitos cumpram a sua missão de representar a sociedade brasileira com responsabilidade e ética na aplicação dos recursos públicos … Os Três Poderes Institucionais da República estão neste momento de mãos dadas com a corrupção que assola o dinheiro e os sonhos dos brasileiros … O Executivo é negligente e incompetente na administração dos recursos públicos, o Legislativo é inoperante e se submete aos interesses espúrios do poder executivo e o Judiciário fecha os olhos aos descalabros que assistimos diuturnamente na mídia nacional com o desenrolar dos inúmeros escândalos oriundos da promiscuidade feita com os suados recursos públicos que os contribuintes já não suportam mais pagar … Os falsos e sínicos líderes políticos enganam sorrateiramente a população mais desprotegida e após capturarem o seu voto mostram a sua verdadeira personalidade de vilão e de psicopata incorrigível e contumaz … O Brasil não conseguirá sair desta situação terminal sem sangue e sem luta … Nós, a população séria e trabalhadora, está abandonada à própria sorte e sendo lesada a cada dia … A MUDANÇA não acontecerá se não formos para as ruas e praças deste país exigir e pressionar estas facções criminosas, travestidas de Partidos Políticos, que estão instaladas em Brasília … Nós somos a maioria e venceremos esta guerra !!! Vamos à luta !!!

  3. Getulio disse:

    Lula tá certo tá na hora , mas voltado a economia do pais!
    Tem de criar mesmo, assitiram o Circo que os delegados e agentes da Policia Federal fizeram ao apreender os carros de Color sairam desfilando pelas ruas para as cameras de TV fotos dos jornalistas, não seria o caso de serem rebocados até o patio da PF, e o Moro vai fazer igual ao juiz do caso Eike vai ´pegar algum e dirigir tambem, policial federal gostaram de andar de ferraris porches lamborguines.

    • Joaquim disse:

      Realmente, Getúlio, esta dando dó do Collor. Imagine se algum daqueles agentes da policia soltarem um PUM dentro do carro. Como o Collor irá usar novamente o carro?
      Agora falando serio: Cerca de meio bilhão de reais já devolvidos a Petrobrás, R$41 bilhões jogados no lixo, ou melhor desviados em má gestão ( balanço da mesmas )e tem gente que ainda questiona a operação, tenha dó.

  4. Pasquale disse:

    Eu acho, que o Lula não entende de Marketing.
    Pede a Dilma para fazer outro discurso,aqueles que ninguem entende nada.
    Tipo da mandioca,vai que os menos escolarizados se empolgam?
    Chega a ser ridículo,para não pronunciar outros adjetivos.
    ________________________________________________________________________
    Falaram em pedaladas…e ela passou a andar de bicicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-21 13:48:21