Lula quer deixar ônus de eventual veto a candidatura na conta do TSE e do STF
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
A estratégia do ex-presidente Lula é deixar o ônus do eventual veto à sua candidatura ao Palácio do Planalto na conta do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do STF (Supremo Tribunal Federal).
Além de se manter como candidato porque luta para sair da prisão e para poder concorrer à Presidência da República, objetivos diferentes mas complementares, Lula não pretende tomar a iniciativa de discutir plano B dentro ou fora do PT até a Justiça decretar que ele está oficialmente fora do jogo.
Isso significa que a indefinição sobre a candidatura do petista deverá se estender até a primeira quinzena de setembro. No cronograma da legenda, haverá o registro da candidatura de Lula até 15 de agosto (muito provavelmente nesse dia). Na sequência, ocorrerão disputas jurídicas no TSE e no STF até uma decisão final.
O ex-presidente tem dito a quem o visita que ainda acredita na possibilidade de ser candidato. Mas esse projeto enfrenta obstáculos na Justiça.
Se for impedido de disputar a Presidência, o movimento mais provável de Lula hoje seria apoiar um plano B no próprio PT. Os mais cogitados continuam a ser o ex-ministro Jaques Wagner e o ex-prefeito Fernando Haddad. É remota a chance de a presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, ser a escolhida. Mas ela é porta-voz de Lula e tem sido extremamente fiel ao ex-presidente. Isso conta em política.
Outra hipótese, menor mas possível, seria apoiar um candidato que não seja petista. Uma ala do PT e de outros partidos de esquerda defendem que o contemplado seja Ciro Gomes (PDT), mas há complicadores no jogo interno petista. Será preciso ver os desdobramentos da campanha eleitoral.
No próprio PT, há quem ache que definir o jogo na primeira quinzena de setembro poderá deixar pouco tempo para viabilizar um eventual substituto de Lula. No limite, entendem os defensores dessa tese, haveria risco de inviabilizar a ida de Ciro ou de um petista para o segundo turno. Mas essa é atualmente uma visão minoritária na sigla.
Portanto, esse é o roteiro desenhado hoje por Lula, que é quem controla o jogo devido ao enorme cacife político-eleitoral. Até o momento, ele tem liderado as pesquisas em todos os cenários de primeiro e segundo turno. O agravamento da crise política, o enfraquecimento do governo, o mau momento tucano, o fator Bolsonaro e as dificuldades na economia turvam o cenário eleitoral e favorecem o plano petista de esticar a corda para ver que bicho vai dar num Brasil em transe.
Ouça o comentário no “Jornal da CBN – 2™ Edição” a partir dos 21 minutos no áudio abaixo:
Por favor Kennedy, o lula é um jogador de truco, sem nada nas mãos; esta tentando manter algum orgulho, no meio do “lamaçal”, não será o TSE, nem mesmo o supremo…”tudo já esta consumado”, no fundo estão agindo como se fossem do PC do B, sem qualquer reserva a favor da sociedade, que interesse ser considerado…certas ideias “arrojadas” ou “joguetes”, não fazem a menor diferença, já que as pessoas visam a regularidade no país; neste instante, ninguém acredita que o lula, por mais fanáticos que sejam, pudesse sair da cadeia, direto para o planalto…nem mesmo nos seus melhores sonhos…os partidos já se aglutinam,, imaginando uma composição capaz de combater o Bolsonaro…tentam timidamente esta união; o maior inimigo deste candidato, é o próprio…seus rompantes podem torna lo forte, ou derruba lo…tentaram calunia lo, não funcionará assim; tentaram o mesmo com o lula…nesta hora, a melhor opção do PT é o Ciro…se deixarem para a última hora, poderá ser tarde demais…
ÔÔÔ Sr. Walter. Tenho lido seus comentários. Tenho a impressão que o senhor é obcecado pelo Lula, porém de uma maneira extremamente negativa. Não subestime. O homem foi presidente de um dos maiores sindicatos da América Latina durante anos. Enfrentou a ditadura e grandes corporações internacionais. De operário e migrante nordestino muito pobre chegou a presidente da república. E não se pode negar (os números não mentem) foi um dos melhores presidentes que o país teve: criou inúmeras universidades (coisa de elite?), tirou milhões de pessoas da linha absoluta de pobreza, gerou milhões de empregos, elevou as reservas cambiais a quase 400 bilhões de dólares (reservas que, até agora, tem de fato sustentado este governo que aí está), etc. etc. É uma força eleitoral e goza de enorme prestígio internacional. À César o que é de César. E há muito tempo tem sido massacrado pela grande mídia e pela elite. E, mesmo preso, continua muito forte politicamente.
Caro Antonio Petista, você só esqueceu de mencionar que o dito cujo é um ladrão, do erário público; ninguém em sã consciência pode ignorar isso; quanto a ser metalúrgico, nada demais, poderia ser lixeiro e ser honesto…espero que sua prisão o mantenha forte, precisará cumprir outras penas, quanto ao tal respeito internacional, pode esquecer; não há consideração qualquer, por ser mentiroso; anunciou ter pago a divida externa, continuamos devendo e muito…vc deve voltar a doutrinação, para ouvir outras balelas…o Brasil esta se livrando se por tabela, de todas as mazelas…a gleisi e seu marido, serão indiciados, vc já esta a par…procure ser mais atento…vc e muitos outros, que ainda defendem, terão vergonha em admitir que foram enganados daqui a pouco…o filhos do lula, nem visita lo vão, estão ricos…
Sr. Walter eu já esperava pela sua resposta. Porém por favor apresente argumentos sólidos, apresente provas, fundamente suas acusações. Não ofenda pessoas chamando-as de ladrões. O Sr. demonstra e alimenta um profundo ódio. Deve haver razões mais complexas ou sabemos lá o quê do porque do seu comportamento. Não sou petista, não aprovo certas ações desse partido. Aliás não tenho admiração por nenhum partido. Todos são podres, sempre dominados por velhas raposas e que vivem a muito, muito tempo, as custas do dinheiro público. São sempre os mesmos personagens e seus currais eleitorais, coronelismo. Acalme-se. Sr. Kennedy desculpe-nos pelo incômodo de alimentar uma discussão inócua e agradeço pelo espaço dado. Sinceramente não quis ofender ninguém ou criar polêmica.
Tenho a impressão caro Antonio, que você não lê o que escreve; se não é petista, se comportou; não dá para ignorar todos os descaminhos deste partido…nosso País, não vai resolver todos os problemas numa canetada só…são muitos os inquiridos, tenho muita raiva do Lula sim, o conheci, com tantas promessas; como o Collor, teve todas as oportunidades, para ser diferente, acabando com o domínio dos mandantes desde as capitanias; contundiu se sozinho, uniu se aos anteriores, permitindo todas as mazelas; ampliou sua ambição, para um projeto de poder eterno…decidiu elegeu a Dilma, no calor de seu “prestigio”; entregaram milhões, a países vagabundos, que não iriam nos devolver os recursos…acabou com nossa economia, jogando dinheiro pela janela; se tudo isto não faz diferença para vc…a todos os outros sim…acabou com sonhos, de uma juventude sem esperança, chegaram e nada terão… como vc, não defendo ninguém corrida; precisamos ser duro na punição para todos os criminosos de plantão..
Cara, mesmo que o PT apoie o Ciro ele não Ganha. o ciro e muito arrogante e não passa uma boa imagem a tempos para o Brasil. a melhor coisa a fazer e ter candidato proprio. as pessoas ja estão acostumadas a votar 13, então tem que ser pt, nada de apoiar outro partido.
Existe uma outra opção que o ilustre analista não cogita. Ele foi ministro no seu governo.
´e da área de comunicação.
Kennedy, o Brasil se tornou vergonha mundial.Quem viaja para fora do Brasil, como eu, tem que explicar para pessoal de fora o golpe que a democracia sofria e ainda somos obrigados a ouvir que fomos as ruas para implorar que os bandidos assumissem o poder.
Fora que esse poder judiciario se tornou abertamente politico e revanchista.
Prender pessoas sem provas e sem o esgotamento das instancias superiores é algo completamente desumano e totalmente inconstitucional.
Mas num pais de “moros” e “gilmares” não há mais Carta Magna e nem direito certo.
Impera decisões pessoais e politicas, infelizmente.
Há países em que políticos corruptos pegos por seus crimes, renunciam e (ou) são presos. Alguns pedem desculpas à nação e até choram. Há até atos extremos de quem deixa a vergonha superar os outros sentimentos. Aqui, dá nojo! Diante de provas, fatos, testemunhas, gravações de áudio e (ou) vídeo, condenações pela justiça – os bandidos travestidos de políticos e governantes têm usado a política para se furtarem ao cumprimento do que a lei e a justiça determina. Vale tudo para esses crápulas. Ignoram se tais atitudes embaçam ainda mais a situação do país, em crise,em período eleitoral, abalado como nunca esteve, moral, política e economicamente. Não parecem ser homens, pois rastejam como vermes em suas próprias fezes. Agridem com suas ignomínias suas próprias famílias, amigos, toda a nação. Dá nojo. Muitos ainda insistem em continuar na vida pública. No caso do Lula, ainda quer candidatar-se à presidência da república. Pior: segundo as pesquisas, seria o mais votado!
E tome ramerrão!!!!!!
Lula condenado e preso e dizem que pode se candidatar ao cargo de presidente da república; deputados condenados e presos em regime fechado – progridem para o regime semi-aberto e podem voltar a trabalhar como deputados – como representantes do povo; presidente da república é acusado três vezes por cometimento de crimes e continua no cargo; juiz prende em decisão monocrática – outro juiz solta, também em decisão monocrática (Bretas – Gilmar etc etc etc)! Onde iremos parar com tantos desatinos? Executivo, Legislativo e Judiciário, contaminados pela corrupção! Que mudança positiva poderá haver com as eleições de 2018, que não exija “FAXINA GERAL PELO VOTO, NO LEGISLATIVO E EXECUTIVO”… “E A LAVA JATO CONTINUANDO EM SUA MISSÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO, DOA A QUEM DOER… COM A AJUDA, FINALMENTE DE VERDADE, DO STF?
Não haverá “ônus” vetar candidatura de um condenado por crime comum (corrupção e lavagem de dinheiro); nem “mérito” – só o cumprimento da lei! Peso, vergonha é para quem não cumpre a lei. O Judiciário zela pela democracia plena quando impõe as leis iguais para todos. Retarda-a ao permitir que um condenado, em virtude de um cargo que um dia ocupou (e que o desonrou), cumpra pena em uma sala confortável, com aparelhagem de educação física, tv, e outras coisas que a maioria dos outros presos, Brasil afora, não têm. Há uma inversão de valores: quanto mais alto o cargo público que tenha ocupado um condenado pela justiça, mais dura deveria ser a pena – nunca privilégios! Corrupção é crime gravíssimo, por suas conseqüências: mortes de milhares de cidadãos desassistidos em áreas como Saúde, Segurança Pública, Saneamento Básico, Alimentação das crianças em idade escolar, Moradia etc. O corrupto é um potencial e insensível “homicida” – a legislação tarda em penalizá-lo por esse crime.
No “jogo do bicho” vale o que está escrito.Na Lei em vigor,para alguns,não é bem assim que a “banda deve tocar”.O negócio do jeitinho.
O bandido ex-presidente que fazer política com a sua situação carcerária!
Simples assim. Sem nada para dar, a não ser seus anos de pena, ele quer tentar desmoralizar aqueles que, de alguma forma, moralizam.
Triste fim para um ser humano que já foi algo em sua vida e hoje não passa da escória de seu país.