aki

cadastre-se aqui
aki
Política
17-03-2016, 21h50

Lula sofre desgaste com críticas a autoridades

Escutas divulgadas por Moro geram desconforto no Judiciário e Legislativo
36

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A divulgação das escutas de conversas do ex-presidente Lula gerou desconforto no STF (Supremo Tribunal Federal), na Procuradoria Geral da República e até no Congresso Nacional. Houve reações mais duras do ministro Celso de Mello, do STF, e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não compareceu à posse de Lula como ministro da Casa Civil.

Ao final do post, após o vídeo com a participação no “SBT Brasil, está a íntegra de uma carta de Lula, na qual ele busca dar uma respostas as citações feitas nos grampos que tanto lhe causaram desgaste hoje.

Para enfrentar a ameaça do impeachment, o governo decidiu agir em duas frentes. A primeira foi rebater os argumentos de que a presidente Dilma Rousseff teria cometido crime de responsabilidade no diálogo divulgado pelo juiz Sérgio Moro. O discurso duro da presidente no Palácio do Planalto hoje, na posse dos novos ministros, teve esse objetivo.

O pedido de impeachment que está na Câmara não tem fatos da Lava Jato, mas revelações dessa investigação podem influenciar os aliados que participarão da comissão da Casa.

A segunda frente é tentar evitar a debandada de partidos aliados, o que resultaria no curto prazo num parecer contrário da comissão do impeachment. A avaliação entre aliados é que há risco de derrota de Dilma na votação do impeachment pelo plenário da Câmara.

*

Divórcio à vista

O vice-presidente da República, Michel Temer, que é também o presidente do PMDB, considerou uma afronta ao partido que Mauro Lopes tenha tomado posse como ministro da Aviação Civil.

Houve requerimento de doze diretórios do PMDB a fim de marcar para o dia 29 uma reunião para decidir se o partido romperá com o governo. É grande a chance de divórcio.

Um exemplo é a possibilidade de a ministra Kátia Abreu deixar a pasta da Agricultura. Ela é amiga de Dilma, mas ficou descontente com a vinda de Lula para o governo e está a um passo de pular fora do barco.

Veja os temas do “SBT Brasil”:

A seguir, a íntegra da “Carta Aberta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, na qual ele fala das escutas em particular e da Lava Jato em geral:

 

Creio nas instituições democráticas, na relação independente e harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal.
Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os brasileiros, isenção e firmeza para distribuir a Justiça e garantir o cumprimento da lei  e o respeito inarredável ao estado de direito.
Creio também nos critérios da impessoalidade, imparcialidade e equilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta nobre missão.
Por acreditar nas instituições e nas pessoas que as encarnam, recorri ao Supremo Tribunal Federal sempre que necessário, especialmente nestas últimas semanas, para garantir direitos e prerrogativas que não me  alcançam exclusivamente, mas a cada cidadão e a toda a sociedade.
Nos oito anos em que exerci a presidência da República, por decisão soberana do povo – fonte primeira e insubstituível do exercício do poder nas democracias – tive oportunidade de demonstrar apreço e respeito pelo Judiciário.
Não o fiz apenas por palavras, mas mantendo uma relação cotidiana de respeito, diálogo e cooperação; na prática, que é o critério mais justo da verdade.
Em meu governo, quando o Supremo Tribunal Federal considerou-se afrontado pela suspeita de que seu então presidente teria sido vítima de escuta telefônica, não me perdi em considerações sobre a origem ou a veracidade das evidências apresentadas. 
Naquela ocasião, apresentei de pleno a resposta que me pareceu adequada para​ preservar a dignidade da Suprema Corte, e para que as suspeitas fossem livremente investigadas e se chegasse, assim, à verdade dos fatos​.
Agi daquela forma não apenas ​porque teriam sido expostas a intimidade e as opiniões dos interlocutores.
Agi por respeito à instituição do Judiciário e porque me pareceu também a atitude adequada diante das res​ponsabilidades que me haviam sido confiadas pelo povo brasileiro.
Nas últimas semanas, como todos sabem, é a minha intimidade, de minha esposa e meus filhos, dos meus companheiros de trabalho que tem sido violentada por meio de vazamentos ilegais de informações que deveriam estar sob a guarda da Justiça.
Sob o manto de processos conhecidos primeiro pela imprensa e só depois pelos diretamente e legalmente interessados, foram praticado atos injustificáveis de violência contra minha pessoa e de minha família.
Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito.
Não espero que ministros e ministras da Suprema Corte compartilhem minhas posições pessoais e políticas.
Mas não me conformo que, neste episódio, palavras extraídas ilegalmente de conversas pessoais, protegidas pelo Artigo 5o. da Constituição, tornem-se objeto de juízos derrogatórios ​sobre meu caráter.
Não me conformo que se palavras ditas em particular sejam tratadas como ofensa pública, antes de se proceder a um exame imparcial, isento e corajoso do levantamento ilegal do sigilo das informações.
Não me conformo que o juízo personalíssimo de valor​ se sobreponha ao direito.
Não tive acesso a grandes ​estudos formais, como sabem os brasileiros. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto.
Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte.
Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático.
Luiz Inácio Lula da Silva

 

Comentários
36
  1. Rodrigo disse:

    Kennedy…escuta bem o áudio da ligação da Dilma… ela fala …”só USO em caso de necessidade”. Estão espalhando por ai o termo. “só usa…” na fala de Dilma…mas esta errado.
    Uma pequena mudança de “usa” para “uso” faz uma baita diferença!
    Ela não disse para o Lula usar. Ninguém viu isso?

    • helen moraes disse:

      mas ele usou , infelismente ela tenta manipular o povo brasileiro com palavras de perseguição e democracia, muita hipocrisia, tenta colocar nos como bobo da corte, mas ela se engana muito com o povo Brasileiro….

    • Ian disse:

      Desculpa amigão.

      A Dilma mesmo justificou a sentença, relacionando-a à gripe de dona Marisa. So use em caso de necessidade, queria dizer que caso ele tivesse que se ausentar por causa de Marisa…

      • Ana Lucia disse:

        Querido, se vc fosse empossado Ministro da Casa Civil, uma gripe lhe tiraria da posse?! Não esquece que é uma honra ser chamado a Ministro, seja lá do que for!!! Não tente justificar algo que não existe.

        • Juliano Roberto disse:

          E tem mais…..o governo rodou um diário oficial de noite pra sacramentar a maracutaia. Mas, de acordo com os petistas, “não houve nenhuma pressa” em empossar o Lula.

      • P/IAN. disse:

        1 – A POSSE ESTAVA ANUNCIADA PELO RUI FALCÃO, NA INTERNET, PARA “5ª FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA”: ESSE ANÚNCIO, OU ERA VERDADEIRO (E NESSE CASO NÃO HAVERIA NECESSIDADE DE DEIXAR NADA ASSINADO, POIS DARIA TEMPO DE D. MARISA MELHORAR), OU ERA UMA “DESPISTADA” PARA EVITAR UMA EVENTUAL AÇÃO DA JUSTIÇA, MANDANDO PRENDÊ-LO IMEDIATAMENTE.
        DUAS VERDADES DEVEM SER ADMITIDAS:
        2 – ESTAVAM TODOS SE BORRANDO DE MEDO DE UMA CANA DURA (O TELEFONEMA DO RUI FALCÃO PARA O JAQUES VAGNER MOSTROU ISSO);
        3 – DIANTE DISSO BOLARAM ESSA PROVIDÊNCIA: ANTECIPAR PARA 3ª FEIRA A POSSE, MANTENDO UM ANÚNCIO FALSO PELO RUI FALCÃO DE QUE SERIA NA 5ª FEIRA, AO MESMO TEMPO PROVIDENCIAR A ASSINATURA DO TERMO DE POSSE E REMETÊ-LO A LULA, PARA QUE ELE USASSE COMO SALVO CONDUTO, NUMA EMERGÊNCIA.
        4 – SÓ NÃO CONTAVAM QUE O TELEFONE DO LULA (NÃO O DA PRESIDENTE) ESTAVA GRAMPEADO E A FALA DOS DOIS FOI GRAVADA!

    • Edi Rocha disse:

      A atitude “política” do juíz Sérgio Moro pode ter dado uma pista essencial sobre os vazamentos das informações que deveriam ser sigilosas da lava-jato.
      .
      Quem você suspeita que seja o responsável por vazar as informações da lava-jato?
      .
      a) Sérgio Moro
      b) Advogados dos acusados
      c) Alguém desconhecido da população em geral
      d) STF
      e) Outro nome (justificar)

      • pedro disse:

        Você queria o quê meu caro, que tudo ficasse bem escondido nas sombras? O povo precisa saber quantas caras tem essa jararaca.

        • Edi Rocha disse:

          Todos os comprovadamente culpados devem ser punidos, mas se nem o juíz quer seguir a lei, sabe o que vai acontecer? O pessoal será inocentado pela conduta ilícita do juíz, invalidando as provas.
          O que Sérgio Moro fez foi cometer um crime contra a presidente da república, e agora vamos ver se a lei vale pra ele também ou se só contra alguns.

          • pedro disse:

            Tome um pouquinho do próprio veneno: O Moro não sabia!

          • Edi Rocha disse:

            O juíz deve ter um pleno conhecimento das leis. No caso da sua ironia, se o Juiz não sabia de nada, então não tem competência pra julgar ninguém.

          • pedro disse:

            como as coisas são engraçadas né? O sr. Lula vem com essa estória de que não sabe de nada há muitos anos e não acharam que ele, sendo presidente, deveria saber de tudo. A ironia anterior foi armadilha para pegar contradições, especialidade de petistas.

      • Marcel disse:

        È incrivel como estamos todos loucos , a questão é que todos os impendimentos que ai estão foram criados por esta corja que ai esta , para que mesmo roubando , traficando , destruindo o nosso pais eles possam desqualificar qualquer tentativa de detê-los é necessário que seja da forma que eles mesmo planejaram e depois fica um bando de mentecaptos discutindo o sexo dos anjos olha isso é ilegal assim não pode , senhores o que não pode é a situação que o nosso país está e outra a saida da Dilma é tudo que o PT o PSDB e o PMDB querem , sabe porque? Porque dai a massa estará satisfeita e as investigações morrem e temos ainda muita sujeira debaixo do tapete.

  2. Me comovi. Quase chorei. Como ele ficou polido e educado tão rápido? Deve ter sido muito difícil para ele! O que houve? “DEUS” calçou as sandálias da humildade? Quem não te conhece que te compre!
    Eu também espero que prevaleça a “Justiça”. Apenas “Justiça”!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  3. José disse:

    Boa noite Kennedy.
    Ainda uma vez: você continua achando sério o divulgador oficial de grampos da presidência??
    Peço, por favor, e mais uma vez, uma resposta a essa pergunta.

  4. Daniel disse:

    Acabou Kennedy. O Lula acabou.

    • Edi Rocha disse:

      Não. Em vez de prenderem Lula “sem prova nenhuma” como queriam, quem vai preso é o juiz Sérgio Moro por crime contra a Constituição Federal. Ninguém está cima da lei, nem mesmo o juiz Sérgio Moro.
      Além disso, não quero uma justiça politizada, a justiça deve ser imparcial.

  5. Piquerobi disse:

    Nem deve ter sido Lula quem redigiu essa carta. E também pouco importa pq o estrago já está feito. Palavras duras, ditas para ofender, são como balas disparadas de uma arma. São apontadas, direcionadas e sua missão é ferir. O curioso é que uma vez apertado o gatilho não há mais como voltar no tempo e repô-las no cano da pistola outra vez. Essas balas seguem o destino para qual foram direcionadas e cumprem sua sinistra missão. Não há mais lugar para Lula na história. Nem no ministério, nem na sociedade, nem como candidato à presidência em 2018. Talvez em alguma cela de prisão ou confinado ao seu apartamento de São Bernardo usando uma tornozeleira eletrônica. Seu maior erro foi envolver-se com os problemas que Dilma criou. Se tivesse pedido a cabeça dela, juntamente com o seu partido, ela teria renunciado e ele estaria a salvo. Dilma dá azar.

  6. Romanelli disse:

    LAMENTÁVEL ver togado do STF, q recentemente foi BENEFICIADO casuisticamente pra se manter no poder por força da BENGALA (o tal GOLPE do 3o poder) lamentável vê-lo tratar de conversas reservadas obtidas no arbítrio duma 1a instância, inclusive c/escutas feitas a um PRESIDENTE
    .
    O país esta assistindo calado a um GOLPE
    .
    DILMA NÃO deu pedaladas neste mandato
    .
    Hoje mudou regras e saldou passivos, antes fazia o q todos governos fizeram. O processo no Congresso carece de mérito
    .
    NADA surgiu q a desabone na Lava Jato
    .
    Não concordar c/o governo NÃO pode ser motivo pra impedimento, pra isso existem eleições
    .
    HOJE em SP desenham uma tragédia. O governo TUCANO agora DESDIZ o que havia prometido e fala q NÃO vai agir pra retirar a turma pró impeach da Paulista pra outra, a pró CONSTITUCIONALIDADE, poder protestar
    .
    A MAIORIA dos Juristas aponta as violências de MORO e já falam no fim do Estado de Direito (mais uma vez patrocinado pela turma do 3o Poder)

  7. elsonio disse:

    Não sou contra o que a justiça esta fazendo, pois não existe ninguem acima da lei, mas deveria colocar todos os corruptos na cadeia, pois eles estão em todas as esferas, tanto no palácio, como no senado. Isso prova que todos os poderes estão contaminados com este cancer malígno que é a corrupção.

  8. maxpotiguar disse:

    O PT e seus aliados estão conseguindo desvirtuar o cerne da questão, procurando os seus pares, justificar conversas escusas, obtidas através de escutas telefônicas, utilizando-se de falácias, subterfúgios que pessoas dessa estirpe emprega em seus discursos. Quanto a legalidade ou não da divulgação de áudios, isto é uma outra questão a ser discutida tecnicamente. Pra mim, como cidadão, desejo ver o país caminhar para a solução da crise.

  9. Dilson disse:

    Triste Nação!
    Em que país estou vivendo! Será que trocaram o meu país e ainda não percebi? Cansado e triste em ver os comentários e ditas “manifestações democráticas” (Fora Fulano/ Vamos incendiar/ quebrar/ soltar rojão/ matar/ mostrar os peitos) assisto agora, jornalistas narradores de telejornais, até mesmo autoridades de todos os poderes emitirem opiniões pessoais e tendenciosas, sem o mínimo respeito às leis. Autoridades do poder judiciário tentam explicar o inexplicável, tentam justificar o desrespeito à constituição como se os “fins justificassem os meios”. As quadrilhas que se digladiam pelo poder, nos levam a refletir sobre o que realmente significa uma democracia. Precisamos aprender muito sobre isso. Vamos observar outros países democratas, aprender com eles, (sem dúvida eles têm lições/ lembro-me dos japoneses num estádio de futebol, limpando o lixo deles e nosso, após a partida).

  10. Sônia Ribeiro disse:

    Eu até entendo a dificuldade do povo entender alguns teores das gravações tornadas públicas, afinal, o analfabetismo funcional é uma realidade no país da “pátria educadora”. Mas não há dúvidas, a Sra. Presidente – criatura – tentando defender seu criador – Sr. Lula diz claramente – USE, SE NECESSÁRIO. E porque toda a pressa em nomeá-lo?!! Pra que tanta correria? Quanto a este Sr. e sua família, impressionante como debocham do povo e usam palavras de baixo calão – vergonhoso! E o deboche da gravação com o Prefeito do RJ, quando riem de Atibaia e Maricá? E nesta gravação Eduardo Paes diz com todas as letras que Lula é dono do fatídico sítio. O cara criou o mensalão, o petrolão e há quem o defenda….Agora, caso ele conseguisse assumir este cargo visando se esconder sob a égide do foro privilegiado, criaria o que? O brasilsão?!! Deus está no controle e tirará toda essa facção do poder e seus fanáticos e irresponsáveis seguidores – é uma seita….

  11. José Valente disse:

    Todas as escutas mostram quem realmente são essas pessoas. Não adianta dizer que as escutas são ilegais. O fato é que elas foram ouvidas por todos. A autocracia do Sr. Lula é de estarrecer. Ainda tem coragem de se apresentar novamente como o “lulinha paz e amor”. Isso não cola mais. Aposto que essa carta foi escrita por um “amigo”.

  12. João Alberto Afonso disse:

    De tudo que ocorreu, para mim, o mais chocante foi o fato de autoridades do País fazerem uso de expressões chulas ao se falarem. Um LULA, ex presidente, Ministros e o Prefeito do Rio de Janeiro, sem prejuízo de outros, xingarem autoridades com palavrões. A Dilma, conversando com o Lula, escuta ele terminar uma conversa mandando não sem quem, tomar no xxxxxxxx. Meu Deus, como pode o Brasil estar nas mãos desses caras. Agora, para não ser mal interpretado, deixo envidado que meu pai, um cidadão com o quarto ano primário, jamais, seja conversando pessoalmente ou por telefone, ter esse tipo sujo de vocabulário. Portanto,educação não se confunde com ter tido oportunidade de chegar a faculdade.

  13. Marco Túlio Castro disse:

    Agora só tem lugar aqui para pró-Dilma. Mas não vai adiantar nada Kennedy, a festa do PT acabou, o Meretíssimo Sr. Dr. Juíz Moro colocou um ventilador na farofa do PT. É um fim melancólico para um desgoverno de ladrões.

  14. Ads disse:

    O áudio entre Rui Falcão e Jaques Wagner, acaba com todos os comentários e dúvidas sobre a nomeação. É ouvir e ter certeza que o cargo foi dado para salvar lula de uma eventual prisão preventiva.
    Kennedy comente este áudio? Ainda há dúvidas????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-25 14:15:04