aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
05-11-2014, 9h24

Para Lula, Dilma deveria surpreender mercado na economia

103

Postado por: Daniela Martins

A presidente Dilma Rousseff se reuniu com o ex-presidente Lula e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, para discutir a nova equipe ministerial. O principal tema do encontro foi a economia, apesar de haver preocupação com o clima de guerra que está se instalando no Congresso entre o governo e uma parcela do PMDB.

A sugestão de Lula é que Dilma surpreenda positivamente o mercado financeiro, diante do acúmulo de notícias negativas na economia. Isso significa repetir a estratégia de 2003, quando, ao chegar ao poder, Lula adotou um rigor monetário e fiscal maior do que o esperado pelo mercado e pelo PSDB.

Pouco antes da eleição de 2002, quando já estava claro que Lula venceria José Serra, parte do PSDB imaginava que o PT faria bobagem na economia e que os tucanos seriam chamados a socorrer os petistas como fizeram no governo Itamar. Lula indicou Antonio Palocci para o Ministério da Fazenda e o liberou a montar uma equipe que tinha Joaquim Levy e Marcos Lisboa, dois economistas de linha ortodoxa. Henrique Meirelles, que tinha sido eleito deputado federal pelo PSDB, virou presidente do Banco Central.

Devido a atritos no governo Lula, Dilma tem resistência a Meirelles. Na formação do primeiro ministério de Dilma, Lula sugeriu a ela manter Mantega na Fazenda e Meirelles no Banco Central, para que houvesse contraponto na equipe econômica. Ela aceitou Mantega, mas não Meirelles. Deu no que deu.

Hoje, a resistência ainda existe, mas diminuiu. Meirelles não pode ser descartado para a Fazenda. Outro nome bem cotado é o do ex-secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa, que deixou o governo Dilma por discussões com Guido Mantega e com o secretário do Tesouro, Arno Augustin. E ainda pode haver uma surpresa, como o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco.

Em resumo, o conselho de Lula é surpreender positivamente na economia, para acalmar o mercado. Levar para o ministério nomes com trânsito com o empresariado, parecidos com Roberto Rodrigues e Luiz Fernando Furlan, que foram ministros da Agricultura e do Desenvolvimento no primeiro mandato de Lula.

Se conseguir melhorar as expectativas na economia, Dilma ganhará força para lidar com um Congresso que está dando sinais de rebeldia. Ela está ouvindo aliados e auxiliares. A tendência é que anuncie os novos ministros  a partir da segunda quinzena deste mês, na volta da viagem que fará à Austrália para a reunião do G-20, o grupo das 20 economias mais importantes do planeta. 

*

A presidente Dilma Rousseff determinou que a equipe econômica autorize um aumento no preço dos combustíveis que não estoure o teto da meta de inflação, que é de 6,5% ao ano. Essa é a condição.

A maior possibilidade é que seja um percentual mais próximo de 5%. Um aumento em dezembro teria menos efeito sobre a inflação de 2014 do que um reajuste ainda neste mês. Há um cálculo político que a presidente considera importante. Está sendo feita uma conta de chegada.

Hoje, no acumulado em doze meses, a inflação está em 6,75% ao ano. É uma taxa alta e que dá pouca margem para o governo conseguir manter a inflação ao final do ano abaixo de 6,5%. Este é um limite político e psicológico que a presidente não quer ultrapassar, para não terminar o primeiro mandato sendo acusada de ter perdido o controle sobre a inflação.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
103
  1. Pasquale disse:

    Trabuco já recusou,segundo informações.

    • jair munhoz disse:

      O PT foi contra o Plano Real no seu inicio,o plano foi bom, e conseguiu o que era impossível, conter a alta inflacionária, mas cometeram um erro ao meu modo de ver, congelando o dolar.Lula saiu beneficiado com o plano Real, e com a politica de quebradeira instituida por FHC, com o Dumping, onde muitas micro,pequenas,e media empresas encerram a suas atividades, isso procorou de certo modo desemprego.O PSDB ccometeu o erro, instituir a reeleição, com pesada aparencia de corrupção que o povo não aceita muito,FHC se elegou, mas com as aparencias virou realidade, o povo deu o troco,elegeram LULA,ai veio o bolsa familia, hoje com quase 48 milhões de beneficiarios,ao redor de quase 24% da nossa população.Agora me parece que é o PT que está numa tremenda saia justa,pois a situação economica do país não é nada boa,e mais os escandalos que ainda vai ser bem bombástico.Outro erro do PT e de se envolver com os comunistas,como aposentadoria concedida a viúva de Che Guevara,ajuda financeira a faixa de Gaza,aproximação meio obscura com os interesses de investimentos em Cuba, e apoio a paises ditadorias do Oriente Médio,na Venezuela e Bolivia, cujos resultados são duvidosos, até mesmo aqui com as nossas urnas eletrônica.

      • Daniel Pereira disse:

        Jair, que situação é essa a que você se referiu, em relação a viúva de Che Guevara?

      • Ramos disse:

        Gostei, Jair . Mais ou menos isso aí , com as ressalvas : Inflação de 367% ao ano para 14,3% não se faz sem sequelas em economia indexada. Eram esperadas baixas de empresários que não se adaptassem ao ambiente de “água despoluída”. Acho que isso foi contabilizado pela equipe , na época.

    • roberto disse:

      Estelionato eleitoral. O certo era ela manter a mesma linha adotada até aqui. Mas assim mesmo ela vai comer o pão que ela mesma amassou. Como disse o senador Magno Malta a Aécio hoje no Senado: sua derrota foi um livramento, se você adotasse as medidas necessárias para ressuscitar a economia brasileira o PT iria massacra-lo diuturnamente (e noturnamente como diria a nossa guia).

  2. Marx disse:

    Sr. Kennedy Alencar muito interessante sua leitura dos episódios a época da eleição de Lula, mas infelizmente não condiz com os fatos, pois todos sabemos o motivo que levou FHC a chamar os candidatos a presidência na época ao Alvorada ( não somente Lula), que foi para que assinassem uma carta compromisso aos avanços já feitos a economia , o que seria a base do Plano Real. E isso salvou o país, pois também sabemos das ameaças de Lula quando em campanha Lula dizia que “vou mudar tudo que esta ai” . Onde estaríamos hoje se assim o fizesse? A gerentona de 1,99 quis colocar sua marca no governo e conseguiu , acho que não preciso dizer nada sobre isso. Lula muito esperto dará um conselho inteligente a sua criatura, dirá “não invente e faça tudo ao contrário que você disse em campanha fez até hoje, não se preocupe com seus eleitores pois isso não atinge a capacidade de entendimento deles”.

    • Hudson disse:

      Senhor Marx:

      O senhor falou como um autêntico eleitor tucano: sem memória nenhuma! Um completo analfabeto político! O plano real deixara de ser plano real antes de 2002, quando o PSDB quebrou, vou repetir, QUEBROU nossa economia, e pela TERCEIRA VEZ! Isso é que é fato!!

      É uma condição sine qua non para se criticar o PT e se votar no PSDB: não ter memória, não ter nenhuma memória mesmo!

      • Alberto disse:

        Você tem toda razão, Hudson. Mas, afinal, sempre foi condição básica dos tucanos não terem memória. “Nada de novo no front” no comentário do sr. tucano.

        • Antonio Carlos disse:

          Prezados eleitores conscientes que votaram na Dilma, não percam mais tempo com esses alucinados, totalmente contaminados por uma Mídia Golpista.
          O nosso País vai muito bem, infinitamente melhor do que quando esteve na mão dos entreguistas.
          Corrupção, com o congresso que nós temos, sempre existiu e era muito pior. Maior exemplo disso foi o FHC em 1985, ter nomeado o Paulo Roberto Costa, que é funcionário de carreira da Petrobras desde 1979, Gerente Geral do poderoso departamento de Exploração & Produção do Sul, responsável pelas Bacias de Santos e Pelotas. Nos anos seguintes, sempre sob gestão tucana, Costa foi beneficiado por várias indicações políticas internas da Petrobrás. Foi DIRETOR, por exemplo, da GASPETRO DE 1997 A 2000.
          Agora, antes ninguém investigava nada e a Mídia, aliada dos Ladrões, ficava caladinha.
          O Mundo que está em crise, vide situação da Alemanha, Japão, Itália, França, Espanha, etc., nos considera uma potência econômica.
          Não vamos mais dar plateia para esses bobos influenciados, que se acham inteligentes, mas não são. Que se acham superiores porque repetem o que aqueles jornalistas cheios de pose e engomados repetem, que se estiverem falando de NY, então, aí a crença é total. “Como pode alguém mentir falando de NY?”
          São arrogantes, preconceituosos, desrespeitosos e se encaixam perfeitamente como representantes da típica Ditadura de Direita, aquela que condena sem provas exatamente porque é autoritária e se julga superior.
          Nós vencemos, o BRASIL VENCEU, passamos por uma tentativa de um grave Golpe, que só não foi consumado porque a maior parte da população não permitiu.
          Como eu já havia dito em outro comentário anterior, a Elite Econômica e aqueles que os acham mais importantes que o País, votaram no Aécio, mas aqueles que necessitam e a Elite Cultural, indiscutivelmente votou contra. É assim em qualquer lugar do Mundo, temos uma caracterização bem definida da Direita e da Esquerda.

          • Tenho verificado que você gosta de tomar posições em politica,em economia e portanto recomendo que você estude,leia mais para ter uma opinião com boa,verdadeira,clara argumentação,pois falar que a situação economica do nosso pais e boa neste momento e não ter noção do que esta acontecendo nos seguintes campos:
            -desiquilíbrio fiscal,
            -alta taxa de inflação,
            -alta taxa de juros aumentada pelo PT e em ascendência,
            -preços administrados:dolar,gasolina e energia elétrica,
            -saldo comercial na balança comercial negativo ou em ponto de equilíbrio,
            -a politica cambial dos últimos anos gerando o processo de desindustrialização,
            -crescimento pequeno do PIB,
            Portanto vamos ser sérios,analisar a realidade,reconhecer os grandes problemas,verificar como mudar,pois se o Brasil não crescer não haverá dinheiro para pagar os benefícios sociais tao necessários em nosso pais.

          • Patricia disse:

            kkkkkkkk, desce desse país que você vive e volta para o Brasil, ou realmente os petistas não se informam em nada, acho que isso é fato. Mas já está estourando tudo, energia vai subir, gasolina tb, e vem mais tá, pra vc petista que acha isso pouco.

      • Cesar disse:

        Hudson, parece que memória não é o seu forte. Acho que você não viveu naquela época ou, se viveu, estava hibernando, porque todos que tem um pouco de memória se lembram que, caso o Lula não assinasse aquele compromisso de manter os fundamentos do plano real, ele teria pego um país com muito mais problemas. Mas, não espero mudar sua forma de pensar. Quero apenas garantir que as outras pessoas que leem estes comentários não sejam iludidas por mentiras repetidas por petistas que tentam transformar estas mentiras em verdades.

        • roberto disse:

          Os lulo/petistas não conseguem engolir o mestre FHC. Ganhou duas eleições com o pé nas costas do Lula. Tem na sua biografia o maior bem criado no Brasil: o plano Real. Lula safo e e esperto manteve ipsis litteris a politica-econômica de FHC. Mas não podia elogia-lo. Seria suicídio político. Passou a demonizar FHC e contou com os papagaios fundamentalistas para repetir a mentira um milhão de vezes. Alem disso FHC foi um gentleman na época da sucessão. Passou o bastão como os Estadistas devem fazer. A horda fundamentalista não sabe disso. Sabem repetir o mantra e referendam políticos de boa cepa como Sarney, Renan, Collor, Maluf etc. Estes são elogiados. FHC demonizado.

      • adhemar disse:

        completando! além de quebrar o brasil 3 vezes,fizeram o apagão,tiraram os sapatose ficaram de quatro pro fmi,agora voltaram pedindo p/que Obama intervisse no brasil,tucano bico grande memoria curta,esqueceram que Obama produziu a celebre frase””este é o cara””,para os derrotados o cara é lula também conhecido “”como nunca dantes””

      • Carlos disse:

        Nossa Hudson, como vocês petistas são limitados e alienados, se não existe plano real, porque Lula assinou a carta ao povo se comprometendo com o plano e para que ela da conselhos a Dilma, economia foge completamente a compreensão dos petistas limitados e papagaios de piratas repetem o que ouvem e fim de papo

      • Alfredo Fuentes disse:

        Não sei a sua idade ou formação, mas ou você não viveu o periodo FHC ou desconhece o basico da economia ou ainda trata-se de um militante que vê um abacaxi mas afirma que é uma banana por orientação do partido…

      • Fernando disse:

        Sr. Hudson o PSDB não QUEBROU o país, mas sim os investidores ficaram atenciosos com a entrega do governo para o PT onde era visto como um governo comunista!!! Sendo assim a economia e o dólar subiram e o Sr. Lula simplesmente continuou o Plano Real graças à Deus que escolheu Henrique Meirelles como ministro!! CONCLUSÃO:: PT APENAS CONTINUOU ….

      • Rafael disse:

        E hoje é a vez do PT de quebrar de vez com o Brasil, kkkkkkkkkkkkkk. Saí pra lá comunista

      • Robson disse:

        Sua Miopia chega ser até engraçada…Porém parabenizo o fato de encontrar um petista postando algum comentário sobre economia, fato que esta se tornando raro nos blogs e cadernos especializados.Contra fatos não há argumentos…os números estão ai, “pibinho” , deficit na contas públicas e na na balança comercial. A má gestão deste governo é algo assombroso.

      • Marcio disse:

        Boa tarde Sr. Hudson, Sua posição é um tanto quando míope. Foram 51.000.000 de eleitores no PSDB. São todos desmemoriados? E se formos contar com memória não votaríamos no PT que sempre lutou contra tudo de bom que se fez. Outra coisa que nunca me demonstraram, quando, por que e como se quebrou o Brasil 3 vezes? Os Ptistas tem uma imensa dificuldade de alto-crítica e de reconhecimento dos méritos dos outros. Eu particularmente votei no Aécio, mas torço para que a Dilma faça um bom governo, pois isso significa que eu e meus filhos viveremos bem. Perder uma eleição não me faz menos brasileiro e nem menos digno do auxilio governamental. Grato

      • Marcio disse:

        Sério mesmo que o PSDB quebrou o Brasil? provas????

      • Renato disse:

        Quebrou pela 3a. vez quando ???
        Essa invenção saiu da boca de marqueteiros do PT em 2014, mas o Brasil só teve 1 moratória (portanto quebrou) em 1985 – governo Sarney, ultra aliado do PT nos dias atuais!

        Esse discurso de “País Arrasado” e “Herança Maldita” quando o Lula assumiu em 2003 era o esqueleto do projeto de ficar no poder para sempre, que eles tem conseguido manter graças à ignorância política do Brasileiro, que não lê, não se informa, mas vota em quem dá bolsa… essa falácia engana facilmente o povão pouco instruído, que fala a mesma linguagem do Lula – que é um sujeito esperto.

        O que está quebrando o país (e vai ter reflexo por décadas) é o retrocesso educacional, políticas de quotas, bolsas disso e daquilo. Hoje estamos importando gente qualificada da Argentina, Peru, Chile, Uruguai… e médicos desqualificados de Cuba!

        CADA PAÍS TEM O GOVERNO QUE MERECE.

        • Raimundo Aires Lopes disse:

          Sr. Renato, você acha que uma dívida de 82% di PIB não é uma herança maldita?
          Uma dívida que era de 35,5% do PIB no início do governo de FHC.
          É devido a esta herança maldita que nós ainda estamos sofrendo as consequências. E para entender quando, porque e como o brasil “quebrou” no governo FHC depende do seu horizonte de consciência.

          • Antonio Carlos disse:

            Para sua informação:
            Percentual da DÍVIDA PÚBLICA em relação PIB em 2014: (quanto maior, pior)
            Brasil= 56.80%; Canadá= 89.10%; China= 22.40%; Zona Euro= 92.60%; França= 91.80%; Alemanha= 78.40%; Índia= 67.72%; Itália= 132.60%; Japão= 227.20 %; Rússia= 13.41%; Espanha= 93.90%; Reino Unido= 90.60%; USA= 101.53%
            A Dívida Pública do Brasil é de R$2,17 trilhões, mais do que você imagina. Só tem um pequeno detalhe: A Receita Federal, quer dizer o Brasil, tem a receber um crédito de Dívida Ativa de R$1,7 trilhão (talvez você deva alguma coisa) e a Sonegação Fiscal anual é de R$0,5 trilhão. Se você somar, dá R$2,0 trilhões, ou seja, paga a Dívida Interna.
            Convém observar que no Brasil existe uma economia informal absurdamente grande, não contabilizada, é o marceneiro, a manicure, o pedreiro, o taxista, etc., que não pagam imposto nenhum, mais o restaurante, o padeiro, o açougueiro, etc., que sonegam grande parte do que vendem e só pagam o que é referente ao cartão de crédito recebido. Se o IMPOSTÔMETRO em 2013 marcou algo próximo a 1,5 TRILHÃO, imagina se todos pagassem, a arrecadação seria no mínimo o dobro. Na Holanda, até o faturamento da Red Light, que é a ZONA DE PROSTITUIÇÃO de Amsterdam é contabilizado e entra no cálculo do PIB.
            Viu como estamos bem?

      • Sr.Hudson, isso prova que a presidente Dilma, não está e nunca esteve apta. a dirigir essa nação.Te pergunto quem é o presidente desse país,Dilma ou Lula?Não precisa responder, pois ela não passa de uma marionete na mão desse sujeito.Se até hj.não conseguiu acertar nossa economia,não será agora que isso acontecerá.Birra com esse ou aquele, não vai levar a lugar nenhum, o povo quer mudança e dignidade.O sr.viu o resultado das pesquisas com relação a miséria que foi divulgado hj.?Não quiseram divulgar antes das eleições, pois bem, dê uma olhada e veja antes de dizer asneira.

      • Itamaraty Em Chamas disse:

        Sr. Hudson,
        Como todo bom defensor do PT e de seus argumentos, a primeira regra é acusar o opositor de estar cometendo o mesmo pecado que você cometeu. Quem não tem memória é o PT: Passou 20 anos malhando os bancos e o sistema financeiro, e assim que assumiu o poder, defendeu bravamente a política que favorecia esse sistema, porque no caso, favorecia a economia como um todo. Fala que a economia está boa, que não há crise, que não são necessários ajustes drásticos, mas assim que ganha a eleição, os ministros começam a falar em crise, em ajustes para segurar a inflação, em aumento de juros, em reconquistar o mercado financeiro(o mesmo que foi acusado de tomar a comida dos pobres na campanha eleitoral). Desmemoriados parecem ser os PTistas. O FHC não quebrou o Brasil, o Brasil estava ferrado haviam 30 anos, pelo menos, de desenvolvimentismo sem a mais vaga idéia de como controlar inflação e organizar a economia. Durante o governo Itamar Franco, aonde nasceu o plano real, e nos dois mandatos do FHC, oque foi feito foi o necessário e o possível, com as condições externas e internas, para estabilizar a moeda e re-orientar a economia. Passaram por crises externas, por renegociações de dívidas dos estados, pela necessidade de ajustar os juros à desconfiança do mercado, e tudo isso teve um preço, foi difícil, não foi bonito. A re-eleição ainda atrapalhou mais ainda, pois o maldito calculo eleitoral fez o FHC permitir a manipulação da cotação do dolar para garantir a eleição(culpa dele, que copiou essa idéia dos EUA). E depois, quando o Lula ganhou, mais uma vez o medo do mercado causou danos, culpa não do mercado, mas do PT que sempre pregou o desastre e a destruição de tudo que está aí. Plantaram vendaval, colheram furacão, e só não foi pior porque o Lula decidiu fazer o óbvio: não se mexe em política econômica que está funcionando, nem se inventa heterodoxia em jogo aonde a confiança da platéia é fundamental.
        A Dilma, do alto de seu orgulho, resolveu que a platéia era de idiotas, que os ideólogos é que entendem de economia, e que oque o ministro da fazenda fala não se escreve, a menos que seja um conto de humor negro. Passou 4 anos trabalhando como bombeira, apagando incendios de uma crise que veio de fora, e mais uma vez, nos pegou despreparados. E isso não foi por falta de aviso, nem tampouco porque sofremos a crise diretamente, nossos bancos não quebraram, não estavam expostos(pois é, o FHC enfrentou uma quebradeira de bancos, e teve de colocar dinheiro do governo para salvar os mesmos, e a economia. Salvou, e pos regras que evitaram que os mesmos quebrassem na mão do Lula, na crise de 2008). Mas a Dilma teimou em fazer o diabo para se re-eleger, para manter o discurso do PT, ainda que esteja em conflito com a realidade. O PAC pode ter ajudado a economia, a um custo absurdo, e com retorno pífio no longo prazo: Projetos mal priorizados, mal escolhidos, pessimamente gerenciados e superfaturados. Quando acabarem, depois de uma década de atrasos, não vão servir para praticamente nada… E os problemas da economia permanecem, porque enquanto as regras, violadas pela Dilma, para manter a estabilidade monetária são fáceis de serem seguidas, os problemas estruturais não tem uma fórmula bem definida, e adivinhe só: A Dilma e o Lula não sabem oque fazer, e nem conhecem quem saiba… Vão consultar a CUT para descobrir como consertar a indústria nacional… rarararara….

      • Max Antonio disse:

        Respeitosamente, sr. Hudson, quem é que está quebrando o Brasil hoje? E o pior: com uma roubalheira nunca vista antes na história deste país. É uma vergonha!

      • amarildo disse:

        sou tucano- me lembro que a divida publica do meu BRASIL no final 2002 era de 800 bilhões, e no final de 2013 era de 2,1 trilhões. quem fez esta administração neste período foi o seu PT. e vc disse que quem afundou o BRASIL foi o PSDB. kakakaka.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezados, por favor, respondam a pergunta abaixo:
      Todos que são contra o governo e comentam aqui gostariam que nos próximos 4 anos o Brasil crescesse 8% ao ano, que a inflação fosse de 0,5% a.a., que a taxa de desemprego fosse de 1% a.a., que o nosso PIB fosse multiplicado por 5, que o saldo da nossa balança comercial fosse de U$20 trilhões a.a., etc, ou vão torcer contra, preferindo que o Brasil fique muito mal, para poderem continuar a criticar o Governo?

      • Carlos disse:

        O Brasil já está mal, muito mal, só não queremos que piore, se os números não fossem mascarados o cenário estaria pior do que está, achar que quem tem renda de bolsa-família não é desempregado é o fim da picada

        • Antonio Carlos disse:

          Carlos, olha aí uma boa oportunidade para o seu comentário.
          Estão circulando na internet 2 fotos juntas. Em uma delas aparece a senhora Sônia, que aos 11 anos teve que trabalhar numa lavoura até que sua família fosse expulsa da terra onde morava. Foi estuprada e teve um filho que perdeu por subnutrição. Nunca teve como estudar e recentemente, para não morrer de fome, passou a receber ajuda de R$120,00 do Bolsa Família.
          Na outra foto está a belíssima Maitê Proença, que desde cedo teve como se dedicar ao estudo e à dramaturgia. Filha de militar, recebe R$13.500,00 de pensão vitalícia.
          Maitê crítica Sônia e é ferrenha opositora do Bolsa Família.
          O que a Maitê recebe, assim como o que a Sônia recebe, sai dos cofres públicos e daria para tirar da miséria absoluta 100 pessoas iguais a Sonia.
          Então, quando é que os que são contra o Bolsa Família e que querem tirar os R$120,00 da Sônia, vão começar a fazer protestos para acabar com os privilégios da Maitê?
          São situações como está que fazem os opositores do Governo afirmarem com convicção que o Brasil caminha para o Comunismo, ou que é igual à Venezuela e a Cuba?

      • Titio Dracon disse:

        Caro Antonio Carlos, de onde vc tirou esses dados? Att

        • Antonio Carlos disse:

          Prezado, faz favor….
          É só uma pergunta com números absurdo, cuja intenção é saber se quem é contra deseja continuar sendo contra, independentemente de uma situação muito boa.
          Deu pra entender?
          O interessante é que as pessoas fogem e ninguém responde, como é o caso do Carlos, logo acima.

    • claudio disse:

      Na verdade,Dilma sabe muito bem que terá que lidar com os derrotados e que são muitos!!Embora o PSDB se pavoneie com os 48% que Aécio teve na eleição, se esquecem que Dilma ganhou do Aécio, Da Marina, do Levy, do Eymael, da Genro, do pastor Everaldo, do Malafaia, da Veja, da Istoé. da Folha, do Estado, e da Globo. Acho que foi uma vitória RETUMBANTE conforme explanei. Isso machuca muito! São muitas forças para serem abatidas de uma só vez praticamente sozinha porque o PT e o Lula só mostraram suas caras no segundo turno. Sofreu injurias, palavrões, e se manteve sólida sem permitir que atingissem seu caráter e sua seriedade. Tentaram de maneira torpe, embora sempre se espere algo do gênero da panfleto oposicionista Veja e rebateu imediatamente a denuncia infundada. Então, imaginem que estes perdedores, movidos a ódio, vão tentar fazer durante seu mandato. Mas ela vai conseguir. Vai passar por cima dos interesses de grupos e com certeza vai compor um ministério melhor do que no primeiro mandato. Para ódio dos seus opositores. Espero que minha opinião não seja moderada pelo blog.

  3. nelson nunes cardoso disse:

    E impressionante como nossa presidenta é um fantoche no governo, em virtude de que ate hoje infelizmente quem governa esta bagunça ainda e o Sr Lula,, uma vergonha para o Brasil. ate quando.

  4. Arquivo X disse:

    Vão surpreender devolvendo tudo que foi desviado no mensalão no petróleo e em todas as falcatruas, ai sim surpreenderiam, surpreender com o dinheiro dos outros de novo não…

    • adhemar disse:

      sugestão porque vc não da esta dica pros tucanos!devolver tudo que eles levaram,metros,trens,privataria tucano vc já leu,compra de votos pra reeleição,afnal vc apoia o apoia o aecio,e grana do estado p/empresas de comunicação de neves

    • Antonio disse:

      Poxa seria bom mesmo. Agora para ser melhor se o FHC e o PSDB devolverem todo o dinheiro que foi dado aos banqueiros através do PROER. E olha que o dinheiro desviado da Petrobras e do mensalão representa dinheiro de pinga comparado ao PROER.

      • Everson Reis disse:

        Bela comparação feita com os roubos cometidos pelos governos. Eu aprendi com meus pais que roubo é roubo, independente do valor do objeto roubado!!!

  5. MARCELO ALMEIDA disse:

    A Presidente DILMA, deve sim, sentar com os Lideres de Partidos e chama-los a Governa o Brasil junto com ela, No entanto, não deve abrir mão das Convicções e Ideais que nortearam o PT desde sua criação.
    Deve ainda, escolher dentre os partidos que Governaram com ela, pessoas idôneas e de cunho Técnico.
    Deve ainda ter um Bate Papo reto e direto, tipo: Transparência, Limpidez, Honestidade e Depuração e aprimoramento dos processos, que demandam gasto do Governo.
    Paralelamente a isto tudo, deve sinalizar que o Partido que tiver ou ocupar Ministério deverá vigiar diuturnamente seu membro afim de compelir toda e qualquer mal feito.
    Fortalecer de forma vigorosa a POLICIA FEDERAL e órgão de Controle social, afim de Erradicar a CORRUPÇÃO, de forma que não haja ingerência do Governo na área.
    Indicar para a FAZENDA e BC, pessoas afinada com o Mercado Financeiro, afim de atrair investimentos para o Pais, bem como dotar e criar ferramentas, que anule as flutuações do DOLAR, e mecanismo que degrade a Dívida Interna, junto com estas medidas, que chame os Estados e Municípios, para promover um novo pacto federativo, para liberar mais recursos para os mesmos, em uma negociação MACRO, que permita após este NOVO PACTO, formalizar uma REFORMA TRIBUTARIA AMPLA, onde todas saíram ganhando, com este novo ajuste.

    POR: Marcelo Almeida (Natal/RN)

    • Pasquale disse:

      Pasquale
      Revistas, como jornais, gozam de uma mamata fiscal que você não encontra em países socialmente avançados: não pagam imposto sobre o papel em que são impressos.
      É o chamado “papel imune”.
      O “papel imune” é apenas uma das imensas facilidades que o Estado foi dando às grandes empresas de jornalismo – sempre com dinheiro público.
      Naturalmente, seria muito melhor para a sociedade que o imposto não recolhido na compra de papel terminasse em escolas, hospitais, portos – e não na conta dos barões da mídia.
      A verdade é que não existe motivo nenhum para a manutenção de mais esta mamata para as empresas de mídia.
      A mídia brasileira precisa de um choque de capitalismo – e o primeiro passo é serem obrigadas a andar sem as muletas do dinheiro público.

    • Nelson disse:

      vc chegou de Marte quando? hoje?

    • Prof.Dr.Jorge Laércio disse:

      Até que enfim sugestões positivas; não são mirabolantes, mas não factíveis aos ponteiros do PT, Lula e Dilma. Talvez, numa próxima encarnação, se voltarem a este planeta.

  6. Luiz Carlos Paulo disse:

    O grande problema para a grande maioria dos brasileiros é exatamente esse: No meu exemplo, tive 5% de aumento na minha aposentadoria e tudo o mais subiu muito mais. Meu plano de saúde, por exemplo, subiu 10%. Confesso que tenho vontade de vomitar quando vejo notícias sobre os políticos brasileiros e tudo o mais que os cerca. Me sinto indefeso diante da canalhice praticada pelos políticos brasileiros e isso dói na alma. Tive dois trabalhos efetivos ao longo da minha vida ( professor de matemática e técnico em hematologia) e hoje, minha aposentadoria não chega a R$ 2.000,00. Me aposentei com 5 salários e hoje percebo mensalmente o que? Nenhum político brasileiro vem a público para dizer a verdade. A imprensa se esconde. Não tenho como dizer a todos os políticos, TODOS SEM EXCEÇÃO, que tenho nojo de todos eles. mas gostaria muito de fazer isso. Sei que a culpa não é deles e sim do povo. Esse povo de merda que se importa muito, demais da conta, e com novelas, futebol e carnaval.

  7. walter.nobre disse:

    O QUE NOS ENTRISTECE; AOS BRASILEIROS LÚCIDOS KENNEDY, É ALGUÉM ACHAR, QUE O CUSTO DE 58 BILHÕES POR ANO, COM EXCESSOS DE MINISTÉRIOS; ONDE A MAIORIA NÃO ACRESCENTA QUASE NADA…SÃO 58 CARRETAS DE DINHEIRO, QUE VÃO PARA O RALO…
    FALAR EM REFORMA, OU NOVOS MINISTROS, PARECE PIADA; PROVAVELMENTE, ELA AUMENTARÁ O NUMERO DE MINISTÉRIO..O PMDB, VAI QUERER UNS 10…ELA NÃO VAI GOVERNAR…O PETROLÃO ACABOU.
    AS OBRAS DE INFRA, MAIS OS TAIS PROJETOS NOVOS, COMO TREM BALA; SERÃO OUTROS PROJETOS APENAS….JÁ ESTA FALTANDO DINHEIRO…ONDE NÃO SE GANHA, NÃO SE PODE GASTAR CARO”…

    • J K disse:

      Walter, se o caps lock travou na caixa alta, aperte o shift com o dedo mindinho que voce resolve esse seu problema de stress quando escreve.

      • walter.nobre disse:

        Caro, não me importo com suas palavras de míope…preste atenção…SÃO 58 BI GASTOS COM MINISTÉRIOS INÚTEIS, ENTENDEU CAPS…SE VC NÃO SABE COMO É DURO GANHAR; QUEM SABE, SEJA MAIS UM BOLSISTA OU COTISTA; A GENTE ENTENDE..
        NÃO SE TRATA, DE SER E DE QUE PARTIDO…QUALQUER BRASILEIRO PATRIOTA…ATENÇÃO NÃO DISSE, IDIOTA…TERÁ UMA OPINIÃO CLARA…COMO PODEMOS CONVIVER, COM DESPESAS TÃO GRANDE DO PLANALTO…A DILMA JAMAIS BAIXOU OS GASTOS, ISSO TEM A VER COM GANHOS ECONOMIA MEU CARO; E CONSEQUENTE CONTROLE DA INFLAÇÃO; SEU PAÍS AGONIZA, COM TANTOS GASTOS SEM GANHO ESPERTO; FAÇA-ME O FAVOR, VAI TORCER PARA O CURINTIA CARO….FAÇA UMA PONDERAÇÃO SENSATA, POR FAVOR”…

  8. “PT SOCIALISTA… VIROU SUCO CAPITALISTA”.
    VIVA A CIDADANIA.

  9. Derso disse:

    KENNEDY, BOM DIA, O PT VAI SURPREENDER COM MAIS DEMISSÕES E EMPRESAS FECHADAS..SÓ SE FOR

    • Prof.Dr.Jorge Laércio disse:

      Preocupa-me a geografia que pode ser ensinada a meus netos: Brasil, capital Havana. Isso não pode acontecer. Infelizmente os candidatos a qualquer posto político nos são enfiados “goela abaixo” e, via-de-regra, procura-se escolher o menos ruim.

  10. Elimar disse:

    Engraçado é ver as viúvas do Lobão aqui reclamando de inflação, gastos de governo e etc.O que o FHC e seu governo têm pra ensinar?Não se esqueçam, quem deu o aval e tecnicamente fez o Plano Real foi o Itamar e os economistas da equipe do FHC.Ele entende bulufas de economia..

  11. CARLOS disse:

    Quem disse que ela não surpreendeu o mercado.? Estamos todos vendo e sentido no bolso.

  12. gerson disse:

    Elimar, ate quando o pt vai se esconder atras do FHC.Naquela época tinha a VARIG.Senão vai aparecer alguem gravida e o culpado é o FHC.Pt entenda, vc é o governo a 12 anos, vc não é mais oposição.

  13. Marc Petz disse:

    Nosso mercado,nossa economia,e porque não dizer nosso Pais, está igual
    ao Sistema Cantareira, cada dia sangra um pouco mais e vai se esvaziando,alguns setores já estão no volume morto.
    Se preparem pois vão ser os 4 mais longos anos que viveremos.

    Nada funciona e o pior é que não enxergo neles a capacidade de mudar,pois não sabem faze-lo.Pior das equações.

  14. joaquim disse:

    TEM QUE SURPREENDER COM A ECONOMIA MESMO, PRA QUEM TRABALHA NESSE PAÍS PODER SUSTENTAR
    BOLSA FAMILIA E BOLSAS VAGABUNDOS!!!!
    GOVERNO QUE SUSTENTA VAGABUNDOS A CUSTA DE QUEM TRABALHA !!!!
    E POVÃO QUE NAO SE TOCA!!!! E VIVA O CARNAVAL E O FUTEBOL!!!

  15. Nelson Lima disse:

    A melhor coisa para o Brasil era a Dilma jogar duro com o PMDB, entregar a Fazenda para o Ciro, convidar o Aécio para integração nacional e recolocar o Cristovam Buarque na Educação. Agora pra isso é preciso uma coisa CORAGEM!!!

    • Prof.Dr. Jorge Laércio disse:

      Mais outra boa sugestão. Infelizmente Dilma Roussef não fará nada disso. Na verdade, ela irá tentar tirar o máximo de proveito da nova investidura e preparar o terreno para a continuidade do PT, talvez com Lula, se ele estiver vivo em 2018.

  16. Urso disse:

    O PSDB não traz preocupação. Apesar de suas ameaças, breve sairão para as férias de fim de ano e só devem voltar a se manifestar depois do Carnaval, gradativamente. E é preciso lembrar que nos 50 milhões de votos de Aécio, 15 milhões ou mais são votos de descontentes. E há uma parcela de votos ciganos anti petistas. Não são tecnicamente votos de Aécio.

  17. alvaro disse:

    Então adotaria a cartilha do Armínio Fraga q ela tanto criticou na campanha…Não seria um estelionato eleitoral com quem votou nela?

  18. Rafael disse:

    Vai surpreender mesmo.. botar o bigodudo heterodoxo pra “levar as últimas consequências’ a política vigente.

  19. Daniel disse:

    Caro Kennedy, a Dilma tem um perfil autoritário, tipo Chefona. Não tem poder de negociação, não consegue dialogar e chegar em um concenso com oposição e nem com aliados.
    Veja que a virada da campanha dela se deu quando o Lula começou a aparecer e tomar a frente do palanque.
    Resumindo, ela representa uma liderança fraca.
    Por esse motivo que os PMDB está deitando e rolando e exigindo parcela no poder.
    Por isso que o Aécio ganhou tanta força como oposição.
    Por isso que os 48% ainda estão alvoroçados… ela não passa segurança que vai resolver os problemas.
    Esse negocio de ficar propondo plebicito só demostra mais a sua fragilidade de negociação e sua insegurança.
    Liderança fraca, caros amigosn não coloca respeito em ninguem.

  20. cezabenildes g amaral disse:

    Caro KennnedY,
    Quando houve o periodo de transição da moeda cruzeiro para Real,(1994)
    a inflação estava girando em torno de 41% ao mês, quando foi fechado o mês dos cartões de pontos nas empresas. A empresa que eu trabalhava colocou no mural que não perderiamos a inflação já contabilizada na defasagem do salário, seria pago em 3 parcelas. Derrepente ninguém comentou mais nada,inclusive os sindicatos, o salário ficou defasado em 41% na transição para real,no dia do pagamento o salário não havia sido corrigido. Pergunto: cadê os 41% lesados dos trabalhadores,nenhum governo está disposto a rever esta história?estabilizaram a economia encima do nosso pão?

  21. oziel nunes disse:

    Mal terminou a campanha com a releição da presidente, e o nariz de Dilma começou a crescer, quando afirmou clara e elegantemente que Aécio aumentaria a inflação, todos os jornais publicaram o que ela fez, autorizando o aumento dos combustiveis e elevando o percentual da inflação, estamos num país sem rumo e sem destino, banhado por uma vil corrupção. o negócio é esperar onde isso vai dar, pois meu bolso, não aguenta mais

  22. Renato disse:

    Aqui está a surpresa (não para todos)
    Na última quinta-feira (30), o Operador Nacional do Sistema (ONS) avisou a distribuidores e geradores de energia elétrica que há risco de serem necessários cortes seletivos de energia para garantir funcionamento em horários de pico, entre janeiro e fevereiro. As informações são do jornal “Folha de São Paulo”.

  23. nelson evaristo moreira disse:

    Como esse pessoal do PSDB e adjacências acham que são os únicos capazes de gerenciar a economia do Brasil… não vou falar das privatizações(Teles, Banespa , Vale, elétricas) …. que beleza…
    analise os alguns macros da economia hoje:
    Reservas : USS 300 bilhões
    déficit público sobre controle
    Nível de emprego melhor que muitos Países da Europa
    IDH infinitesimamente melhor que do FFHHCC e etc.
    Taxa de dólar e bolsa …. cuidado com os especuladores
    Investimento … pararam apenas para pressionar e obterem privilégios econômicos .
    Enfimm… parem de chorar….!!!

  24. José Carlos disse:

    Lula e Dilma demonizaram os bancos para tentar conquistar votos dos pobres e agora querem banqueiros nos ministérios. É um balde de água fria na cara dos idiotas que votaram nela por convicção política, pois os demais que a escolheram por conivência econômica ou estupidez bolsista nem sabem o que faz um ministro. A palavra do lula continua tendo validade de uma semana. a da dilma não vale nem 1,99.

  25. Luis Eduardo disse:

    ALGUÉM AQUI SABE O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO COM NOSSO PAÍS POR TRAS DESSA POLÍTICA ECONÔMICA NEOLIBERAL ASSASSINA?
    A MAIORIA COMENTA COISAS COMO PAPAGAIO, SEM ENTENDER O DO QUE FALA, ALGUÉM JÁ VIU ESSES TRAIDORES DA NAÇÃO DIZER QUE VAI FAZER UMA AUDITORIA NA DÍVIDA PÚBLICA, QUE VAI MUDAR AS LEIS PARA POR NA CADEIA ESSA CORJA DE MARGINAIS DE COLARINHO BRANCO, QUE VAIU RE ESTATIZAR OS SETORES QUE FORAM ENTREGUES AO CAPITAL ESPECULATIVO ESTRANGEIRO E QUE VAI POR GENTE HONESTA PRA GERIR ESTAS EMPRESAS, POIS ELAS FICARAM ASSIM POR CAUSA DA ROUBALHEIRA E ISSO FOI ÓTIMO PARA AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS DE OLHO NO MERCADO DAS N OSSAS ESTATAIS, A MAIORIA DAS PESSOAS SÃO MASSA DE MANOBRA, NÃO TEM NENHUMA NOÇÃO DO QUE ANDA ACONTECENDO E FORMA UMA MASSA DE IMBECIS, UMA ESPÉCIE DE Fà CLUBE QUE FAZ CORO COM ESSA POLÍTICA DE ATENTADO AO SER HUMANO QUE É A POLÍTICA NEOLIBERAL, ESSA CORJA DE LOUCOS QUE INVENTARAM ISSO DEVERIAM ESTÁ NERA NUM PALETÓ DE MADEIRA HÁ MUITO TEMPO, TUDO ISSO QUE ESTAMOS PRESENCIANDO MHOJE EM DIA JÁ MEVOU O MUNDO A MAIOR GUERRA MUNDIAL ATÉ AGORA, ELES QUE TOMEM CUIDADO, PORQUE MASSACRAR O POVO E TRAIR A NAçÃO ENTREGANDO SUAS RIQUEZAS A BANCOS E DEPOIS COBRANDO A CONTA À POPULAÇÃO TEM UM PREÇLO E A COISA TÁ MUITO PRÓXIMA DE EXPLODIR, ESSA CAMBADA DE INCOMPETENTES FAZEM A MÍSERIA COM A NAçÃO E DEPOIS SE SUBMETEM AOS DITAMES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS SAQUEADORAS INTERNACIONAIS E DA OLIGARQUIA PRA TORNAR NOSSO PAÍS ETERNAMENTE UMA COLÔNIA DE EXPLORAÇÃO, NENHUM DESSES QUE FALAM CONTRA O SOCIALISMO VERDADEIRO OU O ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL, SABEM DO QUE ESTÃO FALANDO, MAS VERÃO AS CONSEQUÊNCIAS DE SE ADERIR A ESSA POLÍTICA CRIMINOSA!

  26. Eder disse:

    Afinal quem é o presidente é o Lula ou Dilma, se seguir seus conselhos veja o que aconteceu com seus indicados, mensaleiros e petroleiro.

  27. Antonio Campos disse:

    Para mim surpresa seria a nomeação de Bresser Pereira!

  28. Dan disse:

    Eu cravo aqui Nelson Barbosa. Muito embora gostaria que Meirelles tivesse nessa equipe.

  29. jonas duarte disse:

    Concordo, tem que colocar gente comprometida com o sucesso da economia e do povo, independentemente de partido, jogar junto com todos, colocar mais dinheiro no bolço do povo e valorizar o nosso dinheiro 1×1 um real por um dolar e comerçarmos a comprar empresas fora do brasil e trazer euro e dolares para cá e passarmos imediatamente a ser a quinta ou quarta economia mundial, nós juntos somos grandes, somos os maiores e os melhores.

    Uma sociedade socialista e poderosa.

    as industrias devem se adequarem e equilibrarem os salários de todos, não é justo um diretor que em tese não faz nada ganhar 30 mil e um trabalhador que produz ganhar um mil ou menos jonas duarte

  30. Edélcio Brizola de Almeida disse:

    Até quando a oposição continuará na linha do quanto pior melhor? Gostaria de fato de ver ideias boas sendo apresentadas. Essa coisa de bater no governo e tentar vencer eleições à custa de denúncias já encheu. Listem aqui pelo menos 10 boas propostas tucanas na área econômica porque na campanha não vi nada além da proposta de continuar ou melhorar o que a Dilma faz.

  31. Alvaro Costa disse:

    O PSDB demonstra seu ódio por ter perdido a eleição. Vide a raiva das declarações de Aécio. Será que ele pensa que o governo vai precisar dele para alguma coisa? Se o governo aceitasse qualquer ajuda teria que se preparar aguentar “chumbo grosso” pois ajuda era para destruir o governo e disso se aproveitar para nas próximas eleições desmoralizar administração Dilma e vencer o pleito.

  32. Oto Luiz Machado disse:

    Vai surpreender mesmo, quebrando o resto do pais.

  33. Leonardo disse:

    Um aumento nos combustíveis acarreta aumento no frete e em tudo que é transportado. Se calculada com exatidão a inflação passará dos 10%

  34. Pasquale disse:

    Com o fantástico conhecimento em economia que a Dilma tem,só poderá escolher alguem na base do, mamãe mandou tirar esse daqui…a antiga brincadeira de criança.
    Com certeza absoluta,não será ela que vai escolher nome nenhum.
    Não tem capacidade para isso,alguem vai escolher no lugar dela.
    Pobre guerrilheira.

  35. Leonardo disse:

    Passada a farsa da campanha eleitoral, Dilma já tem o nome dos comandantes da área econômica, só que vai submetê-los a aprovação do mercado antes de divulgá-los.

  36. PELO BRASIL disse:

    Srs.
    A todos, excelentes comentários de um lado e de outro. Como é boa de fato essa tal democracia!. Permite-nos deleites como este, ler e entender (e expressar) ideias e ideais contrários, cada um a seu modo, dentro de sua limitação. Diferentes em pensamento e ótica, idênticos no uso democrático de seu direito. Não trocaria por – quase – nada!
    Sem nenhum juízo do certo ou errado, sem nenhum aferimento da melhor memória e, despido de qualquer posição conveniente, vejo que ao final, pode haver uma luz nesse findo túnel. Há uma certeza, TODOS queremos um país melhor. Não seria a hora de canalizarmos todas nossas energias, individuais e coletivas, na busca desse objetivo? Essa discussão não tem e nunca terá ganhador e tampouco perdedor. As urnas decidiram, vamos respeitar, tal qual respeitamos o direito de expressão, a soberana decisão. De novo, a minha mensagem é de longe propor diálogo ou conciliação, ao contrário, sou a favor do contraditório sempre, ele é um dos elementos que nos eleva, mas há uma hora que a serenidade e a união faz de fato a força e é essa força que eu invoco. Em suma, reflitam, todos PELO BRASIL!

  37. Paulo Lanca disse:

    Se ficar comprovado o que o Paulinho delatou a justiça, bye bye.

  38. carla guimaraes disse:

    surpreenda a todos os brasileiros, declare-se culpada, corrupta, incompetente e vaza daqui!!!confesse seus crimes!!!vaza pro cosmos já que é ateia.

  39. Antonio RJ disse:

    Agora vai ser como tudo era dantes: Todos do mensalão estão em casa, depois das eleições como era esperado. Acho que deveriam ser chamados para compor o novo ministério da presidenta.

  40. ari busanello disse:

    OS PETISTAS SÓ FALAM QUE O PSDB DE FHC, QUEBROU A ECONOMIA DO BRASIL, É SÓ VÊ COMO ESTA A ECONOMIA DE HOJE COM PT E DILMA, MAIS QUEBRADA QUE ARROZ DE TERCEIRA.ESPERAMOS QUE FAÇA ALGUMA COISA PARA ALAVANCAR O CRESCIMENTOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS.

  41. GIOVANNA LOZANO disse:

    O que eu nao entendo é porque o Lula tem que dar palpite no governo….ele nao é o presidente…ou é…. essa Dilma nao manda nada, ela só faz o que O |LUla manda….isso é absurdamente ridículo…E como sempre, nós brasileiros, ainda somos povo ignorante, aceitamos isso e votamos nisso….Estou indignada a muito tempo…. e não vai mudar ……Que pena….

  42. Clevis disse:

    Claro que acham o Brasil um Potencia. Um pais onde pagamos tudo muito caro e muitos impostos com taxas de juros altíssimos e bancos tendo lucros exorbitantes, e o governo deixando o dinheiro sair pelo “ladrão” sem saber pra onde esta indo, escorrendo para bancar a corrupção. Empresários mandando na política dizendo o que devem ou não pagar e como a economia tem que ser. Claro aqui é uma potencia mesmo uma “Disney” para corruptos, ladrões de colarinho branco, aproveitadores, exploradores e doleiros.

  43. marel disse:

    Caro Antonio Carlos, só se for uma pessoa muito idiota prá não querer um País com o panorama que vc citou. Agora se a questão é achar que só a nossa torcida via levar a isso. sabe de nada inocente!!!

  44. Michaelis disse:

    Me respondam porque foi feito um acordo para que Áecio, Dilma, Lula e Palocci não sejam chamados na CPI da Petrobrás, onde pode chamar esse pais de democrático, se todos os lados da política atual esta de rabo preso com coisas ilícitas, a minoria política honesta realmente existe? Onde vamos parar com o poder da nossas vidas nas mãos desses políticos, não acredito que tenha um inocente ali dentro do congresso, a população se diz cansada de tanta roubalheira mas não fazem nada para mudar, tanto faz PT ou PSDB ou qualquer outro partido político assumir o Brasil, se existe tantas coisas sujas nesse pais, estamos de mãos amarradas esperando pelo melhor que não vai acontecer, realmente estamos nos tornando um estado Bolivariano, onde o poder não tem limites, estou com um sentimento de impotência enorme, pequeno demais com tantos problemas e não poder fazer nada, até jornalistas sendo parciais e corrompidos, com medo de expor o que realmente esta acontecendo de verdade, emissoras de Tvs que tem muito poder em suas mãos, manipulando as pessoas, não contanto a verdadeira verdade por trás de coisas tão sujas que talvez dê vergonha de ser brasileiro, um sentimento de revolta vem com muita força, mas sou somente um grão de areia num deserto tão grande chamado Brasil. Amo esse pais mas me envergonho por ver essas coisas acontecerem.

  45. Pasquale disse:

    Em seu primeiro discurso da tribuna do Senado após a derrota nas eleições presidenciais, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirmou que qualquer diálogo com o governo “estará condicionado ao envio de propostas que atendam aos interesses dos brasileiros e, principalmente, qualquer diálogo tem que estar condicionado especialmente ao aprofund amento das investigações e exemplares punições àqueles que protagonizaram o maior escândalo de corrupção desse país, já conhecido como ‘petróleo'”.

    Aécio acusou o PT de fazer uma “campanha baseada no ódio, medo e ameaça” e prometeu fazer uma “oposição incansável, inquebrantável e intransigente” e “combater sem tréguas a corrupção que se instalou no governo”.

    “Nesse vale tudo eleitoral, legitimaram a calúnia e a infâmia como instrumento da luta política. E usaram a mentira para tentar assassinar reputações.”

  46. ssoaresmartins disse:

    Não me conformo com esses pessoal do PSDB, sempre quando falam do sucesso dos governos PT vem com essa besteirada de Plano Real. Primeiro que estes planos nem eram tão queridos pelos governantes dos países devedores, isso eram imposições do FMI, tanto que empurraram quase uma dezena no Brasil, a começar pelo Plano Cruzado. Assim também, forçaram o México, Israel e outros países em altos débitos. Bom, primeiro que quem elaborou as medidas em atendimento a carta de intensões do FMI,foi o Ministro Recupero e o Governo era Itamar Franco. Itamar,ficou mais ou menos 2 anos no mandato tampão. Neste tempo fez a troca e colocou o FHC como Ministro, que erroneamente manteve o Dólar sob pressão mesmo sendo criticado duramente por Lula e outros oposicionistas. Quando não dava mais para segurar o pepino, liberou a volatilidade da moeda padrão, essa dispara,trazendo consigo os efeitos do defeito. A inflação dispara paralelamente e só não voltou ao que era antes, porque teve as eleições. A coisa estava tão feia que os próprios empresariados não confiavam mais na economia e nem nos economistas, isso porque sentira que todos planos fracassavam.
    Ora, se Itamar ficou 2 anos mais 8 de FHC, o Plano não mostrou fruto, quando iria mostrar? E o pior, nestes mesmo tempo o governo FHC vendeu parte significativa de bens do estado e mesmo assim entregara a faixa presidencial, com uma dívida que multiplicara de 114 para 840 Bi. Lula pegou o governo lutando contra dois problemas o primeiro era o descrédito do país frente o mundo, e o outro nada pior, que quem iria acreditar em um cara que sai do meio do povão e pega um abacaxí, que mais de 50 personalidades políticas, conhecidos internacionalmente fora desbancados. mas o que fez o cara? Partiu a vender para quem queria e precisava comprar deixando de lado aquele negocio de primeiro atender o mercado americano, que comprava mas o preço era colocado por eles. Colocou o Palocci na pasta da economia e partiu pro mundo anunciando um novo mercado promissor. Tenho bons produtos para vender, trocar, fazemos qualquer negocio, desde que seja bom para os dois lados. E digo mais, o governo Lula só não foi 3 vezes melhor no primeiro mandato, devido o problema do Palocci com a justiça. Porque ele foi disparado, o melhor naquela pasta. Agora, isso é o que penso, sei de nada que passa nos bastidores, mas creio que se a turma do PSDB não tivesse atrapalhado tanto, estaríamos muito, mas muito em melhores condições.

  47. gesiel disse:

    IMPORTANTE DIZER que o PSDB NÃO SOCORREU O GOVERNO ITAMAR FRANCO, porque “””O PSDB SEQUER TINHA CONDIÇÃO PRA ISSO NA EPOCA”””, pois “”ERA UM PARTIDO MUITO PEQUENO E EM FASE DE CONSTRUÇÃO, como É HOJE O PSD DO KASSAB”””. O PSDB NASCEU em 1988, e o plano real do governo Itamar Franco nasceu em 1991. Portanto, se formos atribuir à algum partido o SALVAMENTO DA ECONOMIA NO GOVERNO DO ITAMAR, isso teria que ser atribuido ao PMDB, que era o grande partido da epoca, como continua sendo até hoje.

  48. Ronaldo Lomonaco Junior disse:

    Que consiga!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 12:02:10