Manifestações são o maior risco para o governo
KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA
A atual crise política está apenas começando. O maior risco político para o governo são as manifestações de rua. Ontem, já ocorreram protestos em cidades importantes. Se essa onda crescer, ficará mais difícil para o presidente Michel Temer se manter no poder.
O risco de perda de apoio no Congresso continua existindo. As duas próximas semanas serão fundamentais. Se Temer recuperar capacidade de continuar a tocar a sua agenda de reformas econômicas, terá chance de superar a atual crise. Do contrário, dificilmente conseguirá se manter no poder.
Temer avalia que a divulgação do áudio não sustenta a gravidade das acusações feitas pelo Ministério Público e relatadas pela imprensa. Ele começou o dia de ontem com possibilidade de cair e terminou conseguindo, por ora, conter o desembarque do PSDB. Uma debandada tucana agravaria a crise, porque o PSDB é avalista do atual governo. A divulgação do áudio, ontem à noite, contribuiu para esse movimento de contenção de perda de apoio político.
A crise continua grave. Há riscos para o presidente da República. Mas o áudio não foi a pá de cal que era esperada no que se refere à compra do silêncio de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara que está preso em Curitiba. Essa suspeita está no centro da atual crise. Pelo áudio, não há prova de que Temer deu aval ou pediu a compra do silêncio de Cunha.
Ontem à noite, no calor da divulgação, a primeira reação do presidente foi pensar na possibilidade de fazer um novo pronunciamento hoje, num tom mais duro do que o de ontem. Em conversa reservada, Temer se disse “enfurecido” com o que chamou de “irresponsabilidade” da Procuradoria Geral da República, do ministro Edson Fachin e da imprensa.
*
Falei o que não devia
Cometi um erro grave ao criticar hoje o ministro da Defesa, Raul Jungmann. Ele sugeriu a possibilidade de intervenção dos militares no ano passado, num momento de agravamento da crise do governo Dilma.
Continuo achando inadequado e grave qualquer sugestão de uma ação militar que interfira na vida política do país. No entanto, Jungmann não fez tal sugestão em relação à atual crise. Peço desculpas aos ouvinte da CBN, aos internautas e ao ministro.
Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:
Kennedy, como pode ele se recuperar? O presidente da república é confidente de um criminoso, diz que a relação espúria que esse criminoso tem com Eduardo Cunha tem de ser mantida e permanece no cargo? A nome de melhoria na economia, colocaremos todos nós nariz de palhaço? Somos brasileiros e exigimos respeito antes de qualquer coisa.
caro Daniel, já havia comentado na coluna do Kennedy duas coisas, sobre as reformas do temer…em primeiro, que não sairiam facilmente as reformas; teria que negociar com as “raposa felpudas”, que hoje todos nos sabemos o que significa…são quadrilhas em vários partidos, que dão o tom da música…nada sai sem o crivo deles..Em segundo plano, o Temer estava muito lento, mal representado por Jucá, Renan, e Rodrigo maia, que estavam dificultando ainda mais, isso o próprio Aécio admite; em vários momentos dava para senti, todas as dificuldades do Temer; estava sim decidido a fazer o País caminhar…mas a retórica dos seus pares e a própria, nunca favoreceram sua escalada…este é o melhor momento para desvendarem o que há de fato na “caixa preta”…tem que ter peito, já que as ameaças as vidas dos envolvidos e dos seus parentes, correm perigo diariamente; o próprio cunha tem medo..
Não sairia as reformas facilmente porque é díficil retirar direitos, principalmente em um governo que tem como objetivo de DIFICULTAR INVESTIGAÇÕES e livrar seu próprio COURO.
Não dá pra imaginar final diferente disso, não há confiança nisso.
Keynes: “Credibilidade é tudo”.
Temer tem se desgastado desde a nomeação de seus Ministros (investigados).
Kennedy, só uma observação: Em toda a gravação há outras conversar comprometedoras, não somente a compra do silêncio, que aliás, o presidente admitiu e deu outra conotação a ela. Você disse muito bem que o PSDB é avalista do deste governo, pois é, AVALISTA PAGA A CONTA, é isso que já está acontecendo, estão pagando a conta.
Se este audio não prova que o MT esta metido até a alma com esta mesada eu não entendo mais nada, o delator foi a casa do golpista falar sobre os pagamentos e isto não vem ao caso, faça o favor, DIRETAS JÁ, não tem outra alternativa, se não o país vai parar. FORA TEMER.
Manifestações populares espontâneas são legítimas.
Mas o que se vê são bandeiras vermelhas oportunistas de grupelhos, partidos e sindicatos pelegos. São herpes políticas, só aparecem quando a imunidade do país está baixa !
Exatamente cara Maria Aparecida, são pelegos, enviados por sindicatos, que querem manter, o quanto pior melhor…esta confusão, pode permitir que o lula, mantenha seus planos de ser candidato, se forem eleições diretas este ano…quanto ao temer, chegar a ser um absurdo, tentar responsabilizar o MP, por sua gravação de “botequim”, tomando mais cachaça…mesada ao Cunha porque?…se o ministério público se der conta, devem prender a mulher do cunha,com certeza vai abrir o “bico”…deve ter um dossiê contra o Temer e sua cúpula; cassam o PMDB…
Kennedy, quanto ao Raul Jungmann, deveria aproveitar o ensejo, e sair deste “desgoverno”; aliás, todos os que tem caráter, deveriam abandonar o “barco”; o temer não resistirá…
“Quando pior melhor” era a estratégia da direita antes do golpe, quando diziam que precisava cortar gastos mas votavam “pautas bombas” no congresso, aumentando os gastos públicos só para jogar o país mais ainda na lama e assim permitir um golpe parlamentar.
Sei, e por causa do seu asco ao vermelho, aos sindicatos e aos trabalhadores que são filiados, temos de cruzar os braços e deixar o país na mão desses vagabundos que expropriam nosso país?
Que coisa feia, querer desqualificar os vermelhos, mas deve apoiar (talvez integrante dos grupos que se dizem patriotas) os oportunistas que organizaram e bancaram, com dinheiro sujo, as manifestações contra Dilma. Esses não são herpes, mas portadores de uma doença incurável com os seguintes sintomas: exterminadores dos direitos dos trabalhadores conquistados democraticamente, mantenedores de privilégios para um mercado que quer mais que o pobre se dane, incentivadores de uma corrupção desde que os beneficie, etc…
Há mas agora que o chefão dos vermelhos também está envolvido, essa cambada ai vão ficar murcho.
Concordo com você Tinhorão: apoiar essa corja esquerdopata-sindical é fazer apologia ao crime !
Eu tbm concordo.A lei precisa funcionar nesse pais , onde já se viu corrupto ter vez só aqui mesmo no Brasil.
É repugnante ver uma conversa do Presidente da República, na residência presidencial, na calada da noite, às 22:40h , sem registro oficial da visita, sendo o presidente tratado o tempo todo por “VOCÊ”, em assuntos não republicanos, ou melhor, assuntos criminosos! Não renunciar é a coisa mais vergonhosa que Temer poderia fazer! O país não merece tanta ignomínia. Se as instituições sérias do país não tomarem uma atitude grave e urgente, poderemos dizer que é o caos! O assunto economia não pode ser aval para tanta falta de vergonha na cara. Isso é oficializar o banditismo no governo federal, e isso já foi motivo de um “impeachment”. Vamos ter vergonha na cara!
Concordo plenamente.
Foi exatamente isso que Boechat comentou hoje.
Só o fato de MT receber um investigado e se calar quando este disse que iria trocar o Procurador que o estava perseguindo…revelou total conivência.
prezados: diante do procedimento do presidente da república não há mais condição de continuar no poder. Ele cometeu um erro grave e fatal, aliás de amador para um experiente político e Bacharel em Direito “Constitucionalista”. A permanência dele fará milhões de brasileiros continuarem sangrando. Senhores do Poder Judiciário: Esta é uma nova oportunidade para cassar a chapa Dilma-Temer e preservarmos a democracia.
É muito simples: é só o juíz Moro deixar o Eduardo Cunha fazer delação premiada que o governo golpista implode. Mas Moro só fazia isso quando o alvo era o PT, agora que é o PSDB e PMDB ele prefere isolar Eduardo Cunha para proteger o governo golpista.
Temer, Moro e Aécio tem que ir para a cadeia por crimes de lesa-pátria.
Não se esqueça que Moro barrou questionamentos de Cunha à Michel Temer. Não vinham ao caso, segundo o juiz. Deveria ser preso por Obstrução de Justiça.
A economia do Brasil vai mal das pernas com o Temer e Meirelles, não houve nenhuma melhora significativa, pelo contrário, o que vemos é o aumento do desemprego. Então se for para o bem da economia brasileira, é melhor que ele saia mesmo, e leve consigo o Meirelles, O padilha, O Moreira Franco e toda sua gangue de ministros políticos. Agora, o que seria bom para a lava-jato, seria que as delações de Cunha e Palloci fosse transferidas para Brasília, ai sim teríamos um terremoto político, pois o Moro é seletivo, vide que tudo que Eduardo Cunha falou a respeito do presidente foi ignorado pelo mesmo. Pelo visto com o Moro, a delação não sai.
O que me impressiona de maneira é como a lava jato esta lidando com a opinião publica. Ontem soltam um aperitivo da delação da JBS, pegando em cheio Temer ( o golpista ) e Aécio ( o arque rival coxinha), PT e os seus satélites riram, se deliciaram, fizeram um carnaval. Como se ao houve amanhã, como se não chafurdassem na mesma lama. Hoje com a liberação da delação fica a pergunta: Como legitimizar uma parte e desacreditar outra????
Golpe de mestre. Porém para nós cidadãos de bem fica apenas a desesperança.
Espero que o Temer se recupere, pois a saída dele trará mais prejuízos do que benefícios.