aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-11-2015, 9h03

Manobra de Cunha reforça chance de cassação

Erro político inibe aliados e alimenta desejo por pena maior
24

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para suspender sessão do Conselho de Ética nesta quinta e atrasar a análise do seu processo de cassação deverá ter dois efeitos políticos principais.

O primeiro é enfraquecimento de Cunha, dificultando a sua permanência à frente do comando da Câmara. O segundo: inibir parlamentares a aceitar uma punição menor e reforçar a possibilidade de a pena ser a cassação do mandato.

Eduardo Cunha tem muito apoio nos bastidores da Câmara e alguns aliados dispostos a colocar a cara em público em sua defesa. Exemplo: o deputado Paulinho da Força, do Solidariedade de São Paulo, é uma espécie de expoente dos parlamentares que não se envergonham de trabalhar abertamente a favor do presidente da Câmara.

A manobra de ontem foi um erro político de Cunha _um gesto autoritário, que lembrou o poder que o peemedebista tinha há meses, quando atropelava o regimento com apoio amplo dos colegas. Isso mudou.

A manobra de ontem foi claramente um uso político do cargo de presidente da Câmara em benefício próprio. O pequeno grupo de parlamentares que pediu a cassação do mandato de Cunha obtém argumento para pressionar o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal a considerar uma eventual retirada de Cunha do cargo.

O peemedebista tem todo o direito de defesa. Sua estratégia é esticar a tramitação do processo ao máximo. Mas há regras que precisam ser respeitadas. Ontem, Cunha claramente interveio de forma indevida na investigação do Conselho de Ética.

Para piorar sua situação, sofreu a contestação mais dura desde a descoberta das contas secretas na Suíça. Houve uma rebelião no plenário. Partidos de oposição cogitam entrar em obstrução permanente enquanto Cunha presidir a Casa.

O governo, enfraquecido, tem tentado ajudar Cunha nos bastidores. O PT procurou socorrê-lo ontem, sem sucesso, a evitar quórum para a realização da sessão do Conselho de Ética. A presidente Dilma Rousseff continua refém de Cunha, o que parece um erro.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
24
  1. Márcio Xavier disse:

    O PSDB covardemente evitava se afastar de Cunha esperando que ele desse início ao Processo do Impeachment e o PT agora, covardemente, se coloca ao lado dele pelo motivo inverso. Resumindo, é tudo igual.

    • Sandino Mendes de Almeida disse:

      Análise perfeita em pouquíssimas palavras!!!

    • José Morelli disse:

      Parabéns pra você e pelas suas palavras, concordo plenamente, todos são iguais no interesse próprio pouco se lixando para os 200 milhões de pessoas, gente, que a cada dia sofre e sofre. Parece que nosso sofrimento é um espetáculo para esses políticos desumanos que estão se deleitando com nosso sofrimento.

  2. carlos alberto de souza disse:

    esta camara dos deputados e um antro de rato safado, que so se vendem , desviam, efim fazem de tudo que e de ruim para p ovo , mas o cilpado não são eles não somos nos que deixam sem iludidos por promessas que nunca serão cumpridas e com isto ele so cuidam de seus interesses se sobrar o povo leva o resto

  3. Mallan disse:

    Não é só a Presidenta Dilma que está refém.Todos nós brasileiros nos tornamos refém do Eduardo Cunha.

  4. João Alberto Afonso disse:

    O Cunha é o exemplo maior da indignidade que tomou conta do Congresso e a grande maioria de seus pares em nada dele se diferenciam. O PT, que enganou a todos, inclusive a mim, como um partido incorruptível, hoje é a triste figura da corrupção sem par. O seu líder na Câmara do Deputados Federais, é exatamente aquele que foi pego com muitos dólares escondidos na cueca e outro, que não me lembro o nome, é de uma falta de educação e grosseria de espantar qualquer um. Agora, por ordem da lamentável Dilma, a base aliada vem trabalhando para preservar o Cunha com o claro objetivo de esconder todas a mazelas que o atual governo praticou e vem praticando contra o Povo. Por fim, assisti a lamentável e grotesca entrevista que o Lula deu para a Globo News, chegando ao descalabro, quando abordado a respeito da grana que um de seus filhos recebeu a título de Marketing esportivo, saiu com a pérola de que, se cometeu ilegalidade, há de por ela pagar, é o fim da picada.

    • João Dos Santos Filho disse:

      O que me é estranho é que todos que aqui escrevem parecem monges tibetanos ou santos beatificados, todo Brasileiro adora o jeitinho ou é mentira.? Esse congresso que ai esta é exatamente o reflexo dessa sociedade podre em que estamos nos transformando. E todos vem com o mesmo papo basta eliminar o PT que o Brasil se santifica, hipócritas germes olhem para si mesmos e atirem a primeira pedra e cuidado para não acertar um ente querido seu.!

  5. Cícero Lopes disse:

    Ele não deve ser cassado, e sim, caçado à bala. É o tipo de animal que já deveria estar extinto.
    Aproveito para fazer uma pergunta: Se cassado, receberá aposentadoria do fundo parlamentar, fundo esse que jamais deveria ter existido?

  6. LYRA disse:

    Esse meliante, Eduardo Cunha, nada deixa a dever ao seu professor, Renan Calheiros, corrupto, sem vergonha, sem pudor e principalmente sem ética, somente esses dois juntos já daria que nominássemos de quadrilha, imaginem com todos os outros que formam a nossa podre politica, de que teríamos de nominar? E, para não deixar obscuridades, lembro que existe uma campanha dos governos estaduais para que se contrate indivíduos que estejam em regime presidiário de ressocialização mas, aqui vai meu conselho, CONTRATEM, DESDE QUE NÃO SEJAM POLÍTICOS.

  7. JC Tavares disse:

    Se esse Cunha não é chefe de máfia, age como tal, simples assim.

  8. marcos antonio ferreira de oliveira disse:

    o que eu penso é que esse país está uma bagunça politico pra mim é igual rato, na ratoeira morto ou preso.

  9. Antonio Oliveira disse:

    A população deseja que os Renans e Cunhas sejam todos cassados!No entanto, o que 9 em 10 BRASILEIROS deseja IMEDIATAMENTE é o afastamento da “presidenta” e a IMPRENSA insiste em NÃO DIVULGAR!O Cunha é para depois! Como é que um partido envolvido em dezenas de ações de desvio de dinheiro público, conforme mostra a Lavajato, ainda pode almejar alguma coisa? Como é que pode uma odiada e incompetente “presidenta” e suas dezenas de ministros, que nada governam e se prestam apenas a usufruir de benesses, viagens, etc, tudo com dinheiro público, ainda não se conscientizarem de que a RENÚNCIA deles é a única esperança para atenuar a dor e a frustração de mais 2 MILHÕES de chefes de família desempregados previstos para 2016? Eles têm de sair para que os ajustes ocorram e o Brasil se livre do HORROR instalado na ECONOMIA, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA e SAÚDE.
    Tem de tirar o Cunha e mas antes essa odiada “presidenta”! O IMPEACHMENT dela é a PRIMEIRA medida para o BRASIL voltar a crescer!

  10. Fred Ribeiro disse:

    Saudades de quando lá no fundo do meu quintal, tinha um galinheiro, e por incrível que pareça, lá era mais organizado que essa camara dos deputados…Bons tempos…

  11. Mário Carvalho disse:

    Com o bloqueio das contas suíças, a foi fechada a torneira que abastecia seus apoiadores. Agora, é aguardar a delação premiada deste declinante.

  12. ERNANI RIBEIRO disse:

    Como somos um povo tranquilo, inflação a mais de 10,00%, desemprego maior dos ultimos 10 anos, brasileiros morrendo em fila de hospital por falta de atendimento, a criança que deveria estar na escola com um livro, estar na rua com um revolver a mando de bandidos. Governo falando em deficit mais sabemos que parte deste deficit é para a corrupção.
    Temos um Presidente da Camara Federal onde todas as provas materiais são plausiveis, e o mesmo permanece bagunçando para não ser punido.
    Ele é o retrato dos nossos politicos atuais que só interessa seu bolso, gostaria de saber qual projeto aprovado por eles que resolveram para o POBRE problemas como saúde, educação e segurança. Agora vem a Dilma falar em CPMF.
    VOU PARAR SE NÃO VAI SAIR UM JORNAL, SOBRE A PRESIDENCIA, CAMARA E SENADO.

  13. Pereira disse:

    Que país é esse que um político pode fazer o que ele quer em favor de si próprio? Que país é esse que o presidente da câmara é investigado e mesmo cheio de mentiras não mais encobertas vem descaradamente achar tudo normal. Que país é esse que a presidente eleita e reeleita há tão pouco tempo mudou completamente o que tanto prometeu ao povo que a elegeu. Que país é esse que cada dia que passa fica pior, devido tantos roubos comprovados e os que devem, nada pagam e ainda sorriem no holofotes das entrevistas que fazem questão de dar na mídia. Não temos uma saúde pública de qualidade, não temos estradas e nem ruas de qualidade, mais temos umas das energias mais cara do mundo, combustíveis mais caro do mundo, impostos e mais impostos a serem pagos sem termos nada em troca, a não ser falsas promessas e muitas mentiras. Lembrei o país é o Brasil, nosso lindo e maravilhoso Brasil. O que resta somente a esperança que um dia isso mude para melhor, que as promessas deixem de serem vagas e mentiro

  14. Maurício Barreto disse:

    Quando a Presidenta do País se coloca como refém de um bandido descarado, e o Judiciário ouve de joelhos o deboche do mesmo, algo está muito errado, não acha?

  15. Renato SS Moreira disse:

    Estou completamente desiludido com este País. Perdi meu emprego por conta de tanta robalheira na Petrobras, sendo demitido sem justa causa e sem receber nada. Perdi os mais tenros anos de minha vida trabalhando embarcado em um navio sonda, gerando riquezas para o nosso País, enquanto os políticos e empresários corruptos roubam nossos sonhos transformando-os em pesadelo. CADEIA SEM PENA o maior tempo possível e devolvam meu dinheiro… seus safados….

    • Luiz Nonato da Silva Cunha disse:

      Caro Renato, sei que nosso sistema judiciario é moroso, injusto e que mesmo se dizendo cego , tem seus cães guias. Agora, nenhum trabalhador pode ser demitido SEM JUSTA CAUSA e ficar sem receber aquilo que lhe é de direito, no caso, as parcelas rescisórias ( férias vencidas e vincendas, acrescidas de 1/3 constitucional, 13º salário proporcional, aviso prévio DE ACORDO com os anos trabalhados, multa do artigo 22 que obriga o empregador a depositar 40% (quarenta por cento) do montante depositado na conta do FGTS. Sei não, viu companheiro, o Sindicato dos Petroleiros é muito forte e jamais deixaria que isso acontecesse, se de fato tivesse conhecimento. Procure o Ministerio Publico Federal, Superintendência Regional do Trabalho ou mesmo a Justiça do Trabalho da sua região.

  16. Pato Rouco disse:

    Muitas artimanhas e muitas firulas. Assim como muitos interesses pessoais sendo descaradamente defendidos através d uso d cargos eletivos. Como é possível q 1 partido c coloque à disposição p/defender interesses d 1 indivíduo? É isto q chamamos d democracia? Como c pode tolerar tanta falta d honra, d vergonha em ser vendido e comprado por componentes do poder? Este parlamento é 1 casa d prostituição, d mais baixo e repugnante nível, daqueles q nem cachorros sem dono entram, caso encontrem a porta aberta. E como procrastinam, como usam a morosidade da burocracia em seu favor. As pessoas agem nestas casas como c a vida fosse eterna e o universo durasse p/sempre. Não há o menor respeito pelas necessidades do país e da população e nem a mínima preocupação em serem punidos. Velhacos, é o que são. Aliás, falando d PSDB, onde anda o menino Aécio, o valente soldado da oposição? Anda sumido por q?

  17. Enrico Momo disse:

    outra ótica, até então nossos problemas se tratam exclusivamente de nossos problemas e sempre o teremos e sim isso é ótimo pois temos tempo de cuidarmos deles. Imagine se estivéssemos passando por problemas de carácter mundial com os problemas que temos seriam apenas outros problemas…Admito, ou não, o caos obriga o melhor do ser aflorar por questões obvias. “Sobrevivência” pela qual lutamos mas do nosso jeito, o “jeitinho brasileiro de ser” não corrupto, vagabundo ou aproveitador o verdadeiro o melhor do mundo o “PACIFICO”

  18. Antonio silva disse:

    Segundo consta Eduardo Cunha tinha um “exercito” de apoiadores fieis entre os quinhentos e poucos deputados da Câmara, fora o apoio dos partidos de oposição (PSDB, PP e DEM). O que pergunto é que se nos Estados aos quais esses deputados representam sabem da mediocridade da atuação desses deputados que elegeram para representa-los.É um absurdo, para ser generoso, que deputados eleitos pelo voto dos eleitores se prestem a um papel desse. Seria bom a imprensa divulgar uma coisa dessa, pois se seque se trata se jogo politico ou de questão de ser contra o governo é pura mediocridade.

  19. O problema de tudo é que o brasileiro é um povo muito pacífico, que infelizmente não luta pelos seus direitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 05:46:46