aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
19-11-2014, 9h32

Mantega faz lobby por Tombini na Fazenda

Presidente do BC significaria pouco mudança na política econômica
39

Postado por: Daniela Martins

O ministro Guido Mantega é o principal defensor da indicação do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para a pasta da Fazenda. O lobby pró-Tombini é uma tentativa de Mantega de influenciar, na saída, a escolha do sucessor.

Tombini seria uma solução ruim, que sinalizaria pouca mudança. Cedeu facilmente às pressões de Dilma sobre o Banco Central para baixar os juros na marra e não cobrou da Fazenda uma política fiscal que ajudasse no combate à inflação. A política monetária (juros) ficou sobrecarregada pela falta de maior controle dos gastos públicos.

Na opinião de auxiliares da presidente Dilma Rousseff, seria importante indicar logo o ministro da Fazenda para que os empresários saibam o que virá pela frente em 2015 e possam tomar decisões de investimento. Essa escolha disputaria a atenção do noticiário negativo, porque é aguardada também pelo mundo político e pela imprensa.

O silêncio da presidente sobre a área econômica está piorando as expectativas e, quanto mais demorar, mais difícil será a tarefa do futuro ministro da Fazenda, independentemente de quem seja.

A presidente começou nova rodada de conversas com pessoas da sua confiança. Recebeu ontem os ministros Aloizio Mercadante, da Casa Civil, e José Eduardo Cardozo, da Justiça, além do governador da Bahia, Jaques Wagner, e do ex-deputado e advogado Sigmaringa Seixas.

A presidente ouviu um relato pessimista do cenário político e econômico. Os desdobramentos da Operação Lava Jato são o principal tema do país. É uma tremenda agenda negativa para a Petrobras e o governo. Ontem, as ações da Petrobras chegaram ao menor valor desde 2005. O cenário piorou com a prisão de acusados de serem corruptores e com a falta de respostas do governo na área econômica.

Com o Sigmaringa, foi discutida a indicação do ministro Gilmar Mendes para relatar a aprovação das contas eleitorais da campanha de Dilma. O ex-deputado tem boa relação com Mendes, que é um crítico duro do governo e do PT.

Em relação à Lava Jato, o governo tem dificuldade para tomar a iniciativa. Por ora, só tem como reagir. O ministro Jorge Hage, da CGU (Controladoria Geral da União), fala que um acordo com as empreiteiras passaria por multas gigantescas. Há ministros que defendem a demissão de José Carlos Cosenza, atual diretor de Abastecimento da Petrobras. Cosenza foi citado nas delações premiadas do doleiro Alberto Yousseff e do seu antecessor na Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Até hoje, o discurso de Dilma foi de que, em 2012, ela trocou a diretoria da Petrobras e deu início a um processo de limpeza. A suspeita sobre Cosenza enfraquece esse discurso. A Petrobras tem sofrido tanto que não pode ter na diretoria alguém sob tamanha suspeita.

Existe ainda o impacto internacional, porque a empresa tem ações em bolsa, e o dano aos pequenos investidores. No governo, já há preocupação sobre eventuais processos de acionistas minoritários contra a Petrobras e a União, a principal controladora da empresa.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
39
  1. danilo disse:

    O simples fato de ser uma indicação do Mantêga, já torna a indicação do Tombini temerária, aliás o Tombini é o Mantêga II, se for mesmo ele o ministro da fazenda, o que parece bem provável, nada vai mudar.

  2. Pasquale disse:

    Um conselho pro Mantega…PORQUE NÃO TE CALAS.

    • Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza disse:

      Depois das manifestações de grupos radicais no último dia 15, que chegaram a pedir a volta da intervenção militar no Brasil, em protestos que atraíram até ex-guerrilheiros, como o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), os chefes das Forças Armadas, o general Enzo Peri, o brigadeiro Juniti Saito e o almirante Julio Soares de Moura Neto, falaram num ambiente de absoluta normalidade institucional.
      “Os militares estão totalmente inseridos na democracia e não vão voltar. Isso eu garanto”, disse o almirante Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha. “Os militares só voltam em seu papel institucional, que é o que têm hoje”, afirmou.
      Saito, por sua vez, criticou os radicais. “São opiniões de extremistas”, afirma, antes de sentenciar. “É algo impossível de acontecer. Só quem poderia tentar fazer isso é o pessoal da ativa. E, como nós não queremos nada nesse sentido, não há a menor chance de essas ideias evoluírem.”
      Peri também rechaça a pregação golpista. “Nós vivemos há muitos anos em um ambiente de absoluta normalidade.”

  3. Ronaldo disse:

    Tudo indica que a autoconsiderada imperatriz do Planalto, pretende insistir no erro de acumular cargos na Republica. Quer ser presidente, Ministro da Fazenda, presidente do BC e tudo simultaneamente. Tem dificuldade de enxergar suas limitações, provavelmente porque foi sendo alçada a cargos apenas por despertar simpatia, nunca por mostrar competência, logo, não deve acreditar na necessidade de possuí-la. Votei nela, pois, a opção era votar na botina que esmagaria meu crânio e espero que faça jus ao meu e aos outros 54 milhões de votos que hipotecaram sua confiança em uma melhora no segundo mandato.

    • Fernando disse:

      Olha só, achei um que votou na Dilma.

      Pois bem agora aguenta…

      • carlos silva disse:

        Não me parece muito difícil encontrar esses eleitores, afinal foram 54,5 milhões de brasileiros que, certamente, aprovarão as medidas da presidente.

      • Antonio Carlos disse:

        Prezados, eu votei na Dilma com convicção e ela se formou, em primeiro lugar, porque eu tenho por hábito buscar várias fontes de informação, tentando tirar as minhas conclusões da forma mais correta possível.
        Para isso visito este Blog e outros onde encontro opiniões de jornalistas conceituados, muitos deles que, em épocas passadas, ocuparam posições importantes nos meios de comunicação tradicionais, como a Rede Globo, revista Veja, a Folha, o Estadão e outros. Ou seja, são pessoas altamente gabaritadas e o mais importante, independentes, sem rabo preso e sem a necessidade de agradar uma editoria comprometida com a “Empresa”. Afinal, não se iludam, estas que foram citadas por mim, acima de tudo são empresas que visam lucro e o fato de serem empresas de comunicação faz com que sejam altamente perigosas, já que têm o poder de manipular a opinião pública e o fazem de forma tão bem feita que o manipulado jura que está certo e briga pelos interesses destes poderosos como se fossem seus.
        Em segundo lugar, porque independentemente de opiniões, eu vejo a situação atual do povo e percebo que o nível de satisfação é muito alto. Evidentemente que existem inúmeros problemas que ainda têm que ser resolvidos, mas estamos muito melhor.
        As pessoas mais humildes tiveram acesso ao crédito e com isso passaram a ter bens que antes não tinham. Eletrodomésticos de uma maneira geral e alguns até carro. O porteiro do meu prédio tirou férias e viajou de avião para o nordeste, com mulher e dois filhos. Antes tinha que ir de ônibus e levava mais de 40 horas.
        Falar de saúde e educação é pura hipocrisia. São argumentos daqueles que querem se agarrar em alguma coisa para poder criticar. A impressão que dá é que o Brasil, antes do Lula, era uma verdadeira Dinamarca. Que tudo era uma maravilha, que os hospitais funcionavam de forma exemplar. Chega a ser ridículo.
        Quanto a educação, mesmo ainda tendo que avançar, a melhora foi significativa. Enquanto os Governos Lula e Dilma construíram 422 escolas técnicas em 12 anos, o Governo do FHC fez apenas 12, em 8 anos.
        Os que torcem contra se acham com direito de pedir a volta do regime militar, ou seja, são contra a democracia, quando esta apresenta resultados diferentes do que eles desejam. No fundo são ditadorezinhos de fundo de quintal, até porque não têm a menor noção do que é uma ditadura.
        Dizem o que querem, agridem, ofendem, pedem impeachment, mandam para Cuba/Venezuela, chamam as pessoas de comunistas, ….
        Bom, mas diante de uma oposição tão convicta eu começo a achar que o idiota sou eu. Fico me questionando, será que eu sou cego, que eu sou o iludido, que de fato eu sou um ignorante, que quero, mesmo que no subconsciente, ir para Cuba e não sei?
        Assim sendo, considerando que existem pessoas boas qualquer que seja o lado, peço, imploro, me ajudem. Necessito de algumas informações que permitam a correção do meu rumo. Seguem algumas perguntas:
        Porque motivo se alega que vivemos numa Ditadura?
        Porque motivo se alega que existe a intenção de se implantar o Comunismo, um regime político decadente, no Brasil, quais são os indícios que induzem isso?
        Porque motivo todas as vezes que alguém defende o Governo ele é mandado para Cuba?
        Porque motivo dizem que querem transformar o Brasil numa Venezuela?
        Porque motivo pedem o impeachment da Presidente eleita democraticamente, se para que isso ocorra é necessário que hajam irregularidades devidamente comprovadas? Agir de forma diferente não seria uma arbitrariedade característica das Ditaduras, que condenam sem provas e julgamentos? Não é uma contradição que aqueles que acusam o Brasil de ser uma Ditadura queiram agir desta maneira?
        Agora a pergunta final:
        Todos que são contra o governo e comentam aqui gostariam que nos próximos 4 anos o Brasil crescesse 8% ao ano, que a inflação fosse de 0,5% a.a., que a taxa de desemprego fosse de 1% a.a., que o nosso PIB fosse multiplicado por 5, que o saldo da nossa balança comercial fosse de U$20 trilhões a.a., etc, ou vão torcer contra, preferindo que o Brasil fique muito mal, para poderem continuar a criticar o Governo?

      • Fernando A disse:

        Votei na Dilma e não me arrependo.
        Estamos quase pleno emprego e na Europa Ó!!!!!

  4. walter.nobre disse:

    ESTE MANTEGA, NÃO QUER LARGAR O OSSO; TER A CARA DE PAU, DE INDICAR O TOMBINI, UM MARIONETE, QUE SÓ SABE AUMENTAR OS JUROS
    ESTAMOS MAL MESMO; NINGUÉM FALOU AO MANTEGA, QUE ELE É UM INCOMPETENTE; TALVEZ POSSA SER ISSO, ELE INDICA, E NINGUÉM VOTA; ESTA AJUDAR É UMA ÂNCORA, COM UMA CORDA NO PESCOÇO.
    ESTE MINISTÉRIO, SERÁ OUTRA PIADA DE MAU GOSTO, QUE ESTIVER ESPERANDO GRANDE COISA, PODEM ESQUECER; ATÉ AGORA O TRABUCO SAIU FORA, E NEM O MEIRELLES, SE ANIMA…
    MUITO SIMPLES, A PROPOSTA É SEGUIR A LÍDER E O HONORIS; SE NÃO FOR ASSIM, ELES NÃO QUEREM; PRETENDEM CAMINHAR PARA O FUNDO DO POÇO; QUANTO PIOR, MAIS CORRUPÇÃO E INSTABILIDADE TEREMOS; QUEREM O BRASIL DE JOELHOS”…

    • Antonio Carlos disse:

      DEPOIS ELES FALAM QUE NÃO TEM CRISE
      Emprego e renda voltam a subir. Imagine se não houvesse o terrorismo econômico…
      Os sinais de recuperação econômica, já registrados na pesquisa do Banco Central que registrou alta na atividade econômica, ganharam força, hoje, com a divulgação do nível de emprego e renda pelo IBGE.
      O desemprego caiu para 4,6%, o terceiro menor índice da história e o menor para o mês.
      A renda média cresceu, de R$2.075,39 em setembro, para R$2.122,10 em outubro, mesmo tendo havido uma queda nos setores mais “amaldiçoados” pelos comentaristas neoliberais: militares e servidores públicos tiveram redução real nos seus vencimentos médios.
      Isso não quer dizer que não tenhamos uma situação econômica invejável.
      Quer dizer que não é sobre os trabalhadores que estão, como sempre, recaindo seus ônus.
      A taxa de desemprego em 2003/2010 era a seguinte:
      Média Brasil = 13,00% / 4,70%
      São Paulo = 15,00% / 4,40%
      Não requer explicações, de tão evidente.
      Curioso é que, proporcionalmente, a maior redução se deu em São Paulo, onde há gente que acha que só os nordestinos se beneficiaram das mudanças.
      Vejam alguns trechos do relatório do IBGE:
      • A taxa de desocupação em outubro de 2014, foi estimada em 4,7% para o conjunto das seis regiões metropolitanas investigadas. Frente a setembro (4,9%), a taxa não apresentou variação significativa. No confronto com outubro de 2013 (5,2%), a taxa caiu 0,5 ponto percentual.
      • O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado no mês de outubro de 2014, foi estimado em 11,7 milhões no conjunto das seis regiões pesquisadas. Este resultado não variou na análise mensal (frente a setembro) e quando comparado com outubro de 2013 também se mostrou estável.
      • O contingente de desocupados, em outubro de 2014, foi estimado em 1,1 milhão de pessoas no conjunto das seis regiões investigadas, não apresentando variação na comparação com setembro.
      OLHA A CRISE AÍ GENTE

      • Robson disse:

        A gasolina não aumentou? Não existe crise no setor elétrico mesmo com aumentos médios acima de 20%. Os resultados pífios do PIB foram de mentirinha? O Deficit da balança não ocorreu? Está tudo bem! Trabalho no setor industrial e não tenho esta percepção.O mais curioso são 45,8 milhões de beneficiados com o bolsa esmola havendo pleno emprego!

        • Antonio Carlos disse:

          Robson, vamos lá, nada melhor do que os números (verdadeiros).
          Em 2002: Preço da Gasolina = R$2,25 / Salário Mínimo = R$200,00 – Equivalia à 89 litros
          Em 2014: Preço da Gasolina = R$3,00 / Salário Mínimo = R$724,00 – Equivalia à 241 litros
          Pronto, agora todo mundo MUDO.

          • Marco Aurélio Silva disse:

            Cara, você deve ser de Marte, filho do Mantega, qualquer coisa assim. Você fala de situações imediatas como se refletissem a realidade. O país tá mal, o consumo tá mal, as empresas se endividam pra pagar salário, acho que você não sabe ou nunca teve coragem de trabalhar na iniciativa privada, deve “trabalhar” no e pro PT. Pena que a Dilma não perdeu pra você vir pra realidade e saber o que é desemprego, fome e dificuldade

        • Antonio Carlos disse:

          Robson, eu sei que vocês detestam números, já que eles não mentem. Vamos lá:
          PIBs no 3º trimestre de 2014:
          Brasil: +0,6%
          Japão: -0,4%
          Alemanha: +0,1%
          França: +0,3%
          Itália: -0,1%
          Espanha: +0,5%
          Inglaterra: +0,6%
          O que os críticos alucinados têm que entender é que não existe “Planeta Brasil”, nó fazemos parte de um Mundo que está em crise e na qual estamos muito bem, pelo menos criamos empregos, em quanto o mundo demite 60 milhões de pessoas.

      • Antonio Carlos disse:

        Complementando o tema “A CRISE CONTINUA”.
        Os brasileiros tristes, desempregados, passando fome e psicologicamente abalados, a beira da falência, resolveram, nos meses de setembro e outubro, ir para exterior, principalmente MIAMI, o eldorado da classe média, e bateram todos os recordes.
        Gastaram U$2,6 bilhão em cada mês, valores nunca antes gastos.
        Que tristeza, É A CRISE!!!!!!!

      • Alexx Ber disse:

        Voce está na Dinamarca ou Noruega? Está falando para pessoas esclarecidas, deixa de onda e de textos preparados. Gente que apoia a corrupção é insuportável, nojento.

        • Antonio Carlos disse:

          Lendo os comentários colocados neste Blog, percebe-se que os críticos do Governo são extremamente superficiais. As criticas são genéricas, vazias, sem a menor demonstração de conhecimento do assunto, situação perfeitamente compreendida, já que o crítico simplesmente “ouviu” ou “leu” uma manchete de Jornal, portando não é capaz de ir além. Quando contestados, ficam “mudos”, numa demonstração clara de desconhecimento, ou agridem fixando rótulos nos seus oponentes, tipo: “comunista”, “corrupto”, “vai pra Cuba”, “isso aqui não é a Venezuela”, Bolivariano”, ….
          O que eles mais detestam é quando são colocadas críticas ao PSDB/Aécio. Nesse caso, dizem logo que o PT quer justificar os seus erros apontando o erro dos outros. O que não fazem, NUNCA, é estabelecer comparações entre o PT e o PSDB, porque sabem que o PSDB é pior em tudo. Ora, se temos que escolher entre o “RUIM” e o “MUITO RUIM”, evidentemente vamos optar pelo que é só “RUIM”. Essa comparação entre os Partidos é extremamente simples, basta olhar os números. Aliás, outra coisa que os críticos têm pavor são números, preferem sempre as criticas subjetivas e que não provam nada.
          Uma outra característica é que torcem contra, preferindo que o Brasil fique muito mal, para poderem continuar a criticar o Governo
          Por falar em PROVAS, os críticos também não precisam delas, julgam e condenam baseados em suposições, afinal, se sentem “superiores”, claro, como é que pessoas que assistem ao MANHATTAN CONNECTION, do brilhante fugitivo preconceituoso Diogo Mainardi, e que leem a Mídia Hegemônica, podem estar erradas. Errados estão aqueles que acreditam naquele operário “audacioso” que chegou ao poder graças à “plebe”.
          O que é mais curioso é que essa “plebe” está sintonizada com a elite cultural do País(com raras exceções), com os meios universitários, cientistas e com as pessoas que têm o interesse de buscar informações nas fontes alternativas que a Internet coloca a disposição de todos.
          Todos que são contra o governo e comentam aqui gostariam que nos próximos 4 anos o Brasil crescesse 8% ao ano, que a inflação fosse de 0,5% a.a., que a taxa de desemprego fosse de 1% a.a., que o nosso PIB fosse multiplicado por 5, que o saldo da nossa balança comercial fosse de U$20 trilhões a.a., etc, ou vão torcer contra, preferindo que o Brasil fique muito mal, para poderem continuar a criticar o Governo?
          Segundo Bertrand Russel: “O PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE É QUE PESSOAS INTELIGENTES ESTÃO CHEIAS DE DÚVIDAS E PESSOAS IDIOTAS ESTÃO CHEIAS DE CERTEZAS.”

  5. Isaias disse:

    Se foi o Mantega que indicou nãp presta. Será outro cachorrinho na mão das politicas que só joga para a torcida da Dilma. Vai continuar arrombando o cofre em nome da politica assistêncialista que nada gera.

  6. Luiz Antonio Ferreira disse:

    Desemprego continua caindo graças ao Mantega. Quem fala mal do Mantega é “Maria vai com as outras”.

    • Pasquale disse:

      Elogiar o Mantega,é horrível cumpanheiro.Não desce pela goela não hehehe.
      Lembrei… ele tambem faz parte da Petrobras como conselheiro.
      Imaginem o conselho,o nível….

  7. Rubinho df disse:

    Estou sentindo falta das defesas acaloradas dos “companheiros” que a “até ontem” defendiam o partido e o governo com unhas e dentes…..

  8. Claudio disse:

    Enquanto o nível de desemprego cai mais uma vez e a inflação volta a meta, a imprensa e seus empregados, vulgarmente conhecidos como “a voz dos patrões”, tentam bolar como será feito o impeachment da Presidenta………

  9. J K disse:

    Com essa paulada pretende-se 2 coelhos mortos.
    1- Sr. Tombini, apenas por parecer indicado pelo Mantega
    2- Sr. Gilmar mendes, no stf.
    O L. Nassif já falava dessa possibilidade dele ir julgar as contas da campanha da PR. se ele reprova abre-se o caminho do tão sonhado (pela oposição) de impeachment dela. Processo parecido com o de 1992.
    PQP, é o capeta trabalhando.
    Força PR !!

  10. DEVE SER BRINCADEIRA OU PEGADINHA DO SR MANTEGA…O CARA FICOU OITO ANOS E NADA…AGORA QUER INDICAR SEU SUCESSOR ??? SERÁ QUE O PT É OU ERA REALMENTE UM PARTIDO POLITICO ORGANIZADO ?? E MAIS= SERÁ QUE TINHA EM SEU QUADRO PESSOAS CAPACITADAS ??? NÃO PARECE, OU MELHOR, COM CERTEZA NÃO TINHA OU TEM…..

    • Antonio Carlos disse:

      VOCES CONHECEM O SENHOR FRANCISCO DEUSMAR DE QUEIRÓS ?
      O senhor Deusmar é um cearense da cidade de Amontada, que fica à 170 km de Fortaleza e à 80 km de Sobral, hoje com 40 mil habitantes.
      O senhor Deusmar ganha a vida vendendo Melhoral e Cibalena, ele é dono da Rede Farmácias Pague Menos, que vai faturar, em 2014, R$ 4,4 bilhões, com previsão de R$ 5,2 bilhões em 2015. O ticket médio de suas lojas é de R$ 40,00 e atendem 100 milhões de pessoas num mês !
      O senhor Deusmar está em 286 municípios e se orgulha de ser o primeiro e até agora único varejista do país que está em todos os Estados. Hoje são 742 lojas e em 2017 serão 1100.
      O senhor Deusmar começou vendendo banana avulsa nas feiras de Fortaleza.
      Pegava as bananas da mercearia do pai.
      A família saiu de Amontada para Fortaleza, porque o menino precisava estudar.
      O senhor Deusmar conta, todo prosa, que Amontada, tem uma fábrica de coreanos que vai produzir 24 mil motos e 20 mil quadriciclos, por ano !
      O senhor Deusmar estudou Administração, trabalhou na IBM, foi se aperfeiçoar nos Estados Unidos e conheceu as drugstores americanas. Foi o estalo. A Pague Menos se inspira nelas.
      Ele acaba de construir um gigantesco centro de distribuição em Hidrolândia, a 18 km de Goiânia, para se aproveitar do papel estratégico que Goiânia e Anápolis passam a desempenhar como centro logístico do país – o que se consolidou com a conclusão (omitida pelo jornal nacional) da Ferrovia Norte-Sul.
      O senhor Deusmar acha que o Nordeste viveu dois ciclos. O da Sudene de Celso Furtado e, agora, o Ciclo do Bolsa Família.
      O Bolsa Família significa consumo, produção para atender o consumo e emprego !
      O senhor Deusmar diz que não se preocupa com o PIB.
      Ele presta mais atenção a outros números.
      Por exemplo: os dissídios do trabalhador sindicalizado, lembra ele, estão acima de 7%.
      Ou seja, acima da inflação.
      Portanto, o trabalhador tem tido ganho real de renda, como demonstra o último IBGE, que deu desemprego em queda, batendo novo recorde e renda média em alta (era de R$2.075,39 em setembro e passou para R$2.122,10 em outubro). Isso é o que interessa ao senhor Deusmar.
      E ele diz: você sabia que no ano 2000 para comprar um carro Mil você precisava de 150 Salários Mínimos e que, hoje, você precisa de menos de 50 ?
      E olha que não tinha crédito e hoje tem ! Esse bendito crédito consignado !
      Tem é que vender carro !
      Você quer ver ? Nos Estados Unidos são 4 milhões de quilômetros pavimentados e no Brasil, 200 mil ! Tem muito carro ainda pra vender !
      O Nordeste cresce mais que São Paulo e Ceará cresce mais que o Nordeste. E o Farmácia Popular ? É o maior programa de distribuição de medicamentos DO MUNDO !, diz ele. DO MUNDO !
      O Governo subsidia 90% e recebe tudo de volta.
      Sabe como ? Em impostos.
      A gente devolve 51% em impostos.
      Não é uma beleza ? Todo mundo ganha.
      E o Lula teve a esperteza de fazer através das farmácias particulares.
      Tem menos corrupção e mais eficiência !
      Quando os paulistas acordarem, o Nordeste já engoliu São Paulo.
      Porque, como se sabe, a elite de São Paulo é a pior do Brasil, não pensa o Brasil e acha que Fortaleza é a capital do Rio Grande do Norte

      • Pasquale disse:

        NENHUM PAÍS VIVE DE EXCEÇÕES,E SIM DO DIA A DIA.
        Uma coisa que existe é a regra no Brasil,o cidadão não tem direito a nada.
        Apenas de respirar,o país é uma piada.
        Como,alguem me diga como o cidadão brasileiro vai ser alguma coisa. se não tem a mínima idéia dos seus direitos?
        Não vou me estender,paguei ao Estado um dinheiro indevido.
        A defensora pública me disse que não deveria ter pago.Prgunto eu quem falou que era para pagar foi uma outra defensora pública,conclusão posso reaver o dinheiro pago indevidamente.
        Que será através de precatórios,então posso morrer e não vou receber.
        Experimente dever alguma coisa ao governo…ele vai tirar até as suas calças.
        E ainda vai roubar o seu dinheiro.

  11. CLOVIS disse:

    Nada de Mantega, quer indicar para que possa ter comando sobre seu indicado e ficar livre das corrupções dentro de seu8 Ministério.
    A Dilma deveria indicar o Lulinha (filho do seu chefe) que provou sua capacidade de administração e gestão, passando em 8 anos de simples limpador de merda de elefante no ZOO de São Paulo, a um dos homens mais ricos do Mundo…isso sim é capacitado para ser ministro da fazenda….kkkkk

  12. Pasquale disse:

    Ministério de Minas e Energia ao sabor dos ventos

    Desde que o ministro Lobão informou à sua base que estava deixando o MME e que já havia redigido a sua carta de demissão, o Ministério de Minas e Energia parece ter entrado no piloto automático.

    O Ministro, cada vez mais ausente (saiu de férias quatro vezes)

    E o Lobão, citado pelo delator Paulo Roberto Costa, desaparecendo…

  13. Mario disse:

    Seria um caso único de poste do poste do poste…

    • J K disse:

      Piada pronta, poste no MME. Esses caras mexem com força.

    • J K disse:

      A imprensa noticia isso prá associar o Sr. Tombini ao min. Mantega e derrotá-lo, fazendo a vontade dos Alexs.
      O mercado quer o Sr. Meireles, mas os alexs tem que agradecer a alguem do banquinho que tem mantido a porta aberta pro acesso dos alexs no centro do governo, deve ter feito promessa de presidencia no bancao, e aí ficam fazendo gestao contra o governo a fim de eleger o que sobra.
      Deus me disse.
      Por isso a PR tem sido muito sagaz. Vai deixar o processo dar as voltas necessárias até que tenha feita a sua vontade.
      Está sendo pressionada pelas forças obscuras, talvez nao saiba de onde vem. Age com a melhor das intenções associada a uma inocência imperdoável para um representante da nação.
      Ainda to esperando o Oseas achar meu local. Por acaso eu tô no cep 05171-540? Tem que estar, é onde estou.

  14. Bello Tavares disse:

    O que tem haver o comentário do Senhor Asteriosvaldo Sacristolimotério de Souza em relação a matéria em questão. Não entendi….

  15. carlos silva disse:

    Mantega é o típico aposentado inconformado, quer ser o Lula da economia: dá palpite em tudo. Melhor ficar calado, já que os “palpites” dele nunca foram acertados.

  16. Josiane disse:

    Afeeee é muita desgraça junta.

  17. Delmo Oliveira disse:

    O quarto desgoverno petista será o da grande derrocada da tal legenda, que em janeiro de 2003, vinha como baluarte da ética na política e o tal slogan de: “Não roubar e não deixar roubar.” Tão cantado em prosa e verso pelo capitão do time petista, José Dirceu(PT/SP). Sinceramente não vislumbro o término do quarto desgov erno, o escândalo da Petrobras é somente ponta do iceberg da Corrupção petista e aliados, poderá pintar IMPEACHMENT. Não podemos repitir o erro cometido durante o escândalo do Mensalão, quando a oposição deixou o Luiz Inácio Lula da Silva Frankenstein(criador) se reabilitar. PT NUNCA MAIS!!!

  18. Nena disse:

    A denúncia contra Cosenza foi negada hoje, Reveja esta análise, estão sim limpando a casa, sem jogar a sujeira embaixo do tapete.

  19. Pasquale disse:

    Limpando a casa não,estão limpando tudo,onde tem dinheiro eles limpam tudo.
    Não sobra nada,só escandalos cabeludos.
    Imaginem se não privatizam as telecomunicações?
    Onde e como estaríamos hoje?
    Já teriam depenado tudo…hoje vc fala ilimitado de fixo-fixo por 29,90.
    Algo que no primeiro mundo já existe a séculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 07:18:21