aki

cadastre-se aqui
aki
Política
07-12-2015, 9h18

Mapa da comissão dará ideia da força do governo

Já é Dilma x Temer; presidente e vice batalham pelo poder
57

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A composição da comissão especial da Câmara que analisará o pedido de abertura de impeachment será um termômetro da força do governo no início dessa batalha política. As 65 vagas da comissão serão preenchidas hoje.

Ao final do dia, será importante analisar se os partidos aliados indicaram deputados mais afinados com o Palácio do Planalto, como quer a presidente Dilma Rousseff, ou se numa linha intermediária ou de oposição, o que sinalizaria uma aposta num eventual governo de Michel Temer.

O plenário da Câmara terá de julgar qualquer conclusão da comissão, seja um parecer a favor ou contra a abertura do processo. Mas é claro que, se o parecer não recomendar a abertura, isso dará mais respaldo ao governo no plenário.

O PMDB terá oito vagas na comissão. O líder do partido, Leonardo Picciani (RJ), é aliado de Dilma. Entregará as oito vagas a peemedebistas fiéis ao governo ou fará concessão à ala oposicionista? Outros partidos que têm ministérios, como PSD, PP, PTB, PRB, agirão como? O mapa da comissão dará uma ideia de qual deverá ser o parecer.

*

Dilma x Temer

Já está em curso uma disputa pelo poder entre a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer. As declarações da presidente e de ministros, sempre enfatizando confiança na lealdade do vice, objetivam constranger uma eventual atuação pública de Temer.

As opiniões do vice, as mais duras atribuídas a aliados, deixam claro para a oposição que ele não ajudará o governo a barrar o impeachment. As relações entre Dilma e Temer esfriaram muito. A presidente sempre relegou o colega de chapa ao segundo plano. Agora, ela paga o preço de um erro político.

A disputa dos dois pelo poder já é uma realidade. As declarações sobre confiança são lances de uma guerra fria entre a presidente e o vice.

Uma entrevista do senador José Serra hoje à “Folha de S.Paulo” mostra que, no mínimo, uma parcela do PSDB já embarcou na canoa de Temer. Serra teve papel importante em articulações de bastidor com os advogados Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo para a apresentação do pedido de impeachment, é interlocutor frequente de Temer e seria um nome cotado para ministro da Fazenda num governo do peemedebista.

Até o momento, Serra é o tucano que defende mais abertamente o governo Temer. Mas o senador Aécio Neves e o governador Geraldo Alckmin sinalizam que também embarcarão nessa canoa.

Da parte do governo, a estratégia será mostrar que a oposição vê em Temer um atalho para chegar ao poder porque não aceitou o resultado da eleição de 2014.

Já há um movimento liderado pelo ex-ministro Ciro Gomes e pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B), inspirado na Rede da Legalidade de 1961, iniciativa à época capitaneada por Leonel Brizola a favor da posse de João Goulart após a renúncia de Janio Quadros. Ciro Gomes fez duros ataques a Temer e ao PMDB. Haverá embate político duro nas próximas semanas.

Mas, como também disse o ministro Ricardo Berzoini em entrevista à “Folha de S.Paulo”, é fundamental que o governo tenha voto para barrar o impeachment. O governo precisa de 171 votos, um terço da Câmara. Se não obtiver isso, não tem condição de governar. Portanto, lutará para derrubar o impeachment e reafirmar a legitimidade do governo, a fim de tentar um recomeço político.

*

STF no jogo

A decisão na Câmara sobre impeachment será eminentemente política, mas há necessidade de respaldo jurídico para evitar acusação de golpe. Nesse contexto, faltam manifestações do Supremo que poderão sustar esse processo. Não é algo que se deva descartar.

Falta uma manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre a legitimidade do ato de Eduardo Cunha, que passou meses dizendo que usaria o impeachment como arma de defesa. Falta também uma avaliação do Supremo sobre a acusação que está sendo feita. Ela configura ou não crime de responsabilidade?

*

Decisão rápida

Está crescendo a percepção de que não dá para deixar o tema do impeachment ser discutido em fevereiro. Empresários deverão se manifestar nesse sentido. Boa parte do mundo político também. Seria irresponsável com o país.

O Conselho de Ética da Câmara também precisa funcionar. Não é correto Eduardo Cunha deflagrar o processo de impeachment e, em troca, conseguir que a análise do seu caso seja protelada. A eventual cassação de Cunha também tem de ser analisada com celeridade, a fim de definir uma questão importante: se ele continua ou sai logo da presidência da Câmara.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
57
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Estamos reféns da bandidagem … É a criminalidade explícita norteando a política nacional. Eles nem se envergonham das práticas abertas e escancaradas de agressão ao cidadão de bem !

    • walter disse:

      São fatos Maria Aparecida Ramos Tinhorão, o nível dos parlamentares, são a cara do pT; seus aliados são oportunistas que se aproveitaram até então; trata-se de um jogo de xadrex, só que a dilma esta jogando Truco; os Pmdbistas vão agir conforme o barulho; todos sabem, o temer esta concorrendo…Não há nada de excepcional, se o TSE não chegar primeiro, é condena-los todos.
      A situação da dilma no TSE é mais grave, do que as no congresso; o crime eleitoral existiu…além do mais, outras denuncias, e delações surgiram; o tempo é inimigo do pt…se tivesse que apostar, diria que a dilma vai renunciar…

    • leonardo disse:

      Não estão percebendo qual é a jogada com a saída do governo? Com o IMPEACHMENT abre-se brecha para troca dos ministros o que leva a troca do ministro da justiça e o procurador geral da república. Levando o brasil a ter mais um arquivador geral da república varrendo toda as denúncias de corrupção para debaixo do tapete. Pode trocar presidente mais não o procurador. Se isso ocorrer será mais um golpe a nossa democracia!!!!!

  2. Elaine disse:

    Caro Kennedy,

    Eu confio no Supremo Tribunal Federal, ele tem o dever de acabar logo com esta palhaçada.
    O Governo Dilma passou o ano de 2015 sendo sabotada por estes políticos inescrupulosos e agora querem derruba-la como se fosse um troféu para eles?
    Confio no STF.

    • antonio disse:

      Minha cara. Me diga quem foi que sabotou o governo passado da Dilma? O governo Dilma não precisa ser sabotado, ele já é uma aberração pela própria natureza. Ela e seus companheiros não tem a menor competência para governar. Estão afundados em lama de corrupção e incompetência, grande parte deles estão presos. Ela mesmo quando sair do governo enfrentará vários processos , principalmente fora do país, e corre risco de não poder viajar para o exterior.

    • Claudete disse:

      Concordo com você Elaine, não deixaram a Presidenta trabalhar , preocupados em como tirá-la do governo , manipulando o tempo todo, gostaria muito de saber sobre o Cunha , será que vão esquecer os milhões que roubou ? Pelo jeito sim , ele fez o que queriam até mesmo por que é conveniente à ele , lamentável .

    • Gilmar Santos disse:

      Me Cara Elaine,
      Precisa se inteirar mais sobre os fatos politicos e econômico do Brasil…
      È óbvio que o processo de impeachment é doloroso para o país..
      Contudo, O Brasil não pode ficar parado por conta de uma pessoa despreparada, incapacitada administrativa falando.
      A Verdade é uma só, a Sra. Presidenta não tem a capacidade de dirigir uma Padaria…
      E se tratando de armação os especialistas nessa área é o sr. Lula com os corvos do PT.
      Não estou aqui defendendo esse ou aquele partido, apenas procuro olhar para os fatos como eles ocrreram…
      E vamos parar com essa estória de golpe, o Brasil é maior do que tudo que está aí e ele precisa sobreviver para o bem da nação….

  3. Josué disse:

    Se os responsáveis por julgar se é ou não cabível o impeachment tiverem consciência de que esse ato colocará o Brasil novamente nos trilhos do desenvolvimento que julguem sem sombras de dúvidas, mas que possam dormir tranquilos depois.

  4. Salvador disse:

    Se o impedimento não vingar mesmo tendo apoio de Temer? Como ficará a situação dele / vice presidência? Estamos diante de situações complexas. Espero que o povo brasileiro sejam vencedores assim como as instituições.

  5. claudio antônio disse:

    Caro Kennedy, são muitos “se” ou “SEs”. A questão é que boa parte dos brasileiros sempre quiseram a saída de Dilma, mas jamais querem a entrada de Temer. O povo busca a solução de forma agressiva, querendo uma completa renovação da cara política do Brasil e hoje, infelizmente, não temos um líder desse porte. A verdade é que no final, ganhando um lado ou perdendo outro, quem saíra no maior prejuízo será o País e em especial o povo brasileiro, que deverá sofrer ainda mais com aumento da carga tributária (CPMF), um custo enorme e sem fim da corrupção, desemprego, inflação, Zica Virús (incompetência geral), dengue, violência. Dilma vencendo será uma sobrevida de mais 3 anos de pura incompetência. Temer chegando ao poder será a volta do retrocesso. Estamos entre a cruz e a espada.

    • claudio cadalço disse:

      na realidade eu não vejo o pais de forma alguma indo bem com politicos, o meio politico no brasil é sujo, ja esta carcomido em todos os seus escalões por pilantras. teriamos que acabar com a politica e partirmos para a anarquia, precisamos de gestores competentes que possam ser responsabilizados por seus atos, sem a proteção do foro privilegiado, quando isso acontecer o brasil melhora. até la os jornalistas vão defender essa bobeira de republica que é uma farsa, a suiça tem anarquia e vai muito bem.

    • Elaine disse:

      Acorda povo. Parem de achar que Dilma é incompetente, ela não é, ela pode não ter habilidade política e falta de comunicação com o povo, mas incompetente jamais. Crises acontecem em todos os países capitalistas, acho estúpido e irracional atribuir todos os problemas do Brasil a uma única pessoa.
      Dilma ainda vai mostrar ao povo porque foi eleita por 54 milhões de brasileiros. Golpe nunca mais.

      • Elaine, abra os seus olhos.
        Não só a Dilma é incompetente os seus ministros também. Foram escolhidos pelo Lula e pelo PT é a quadrilha toda que estão acabando com esse pais.

      • A Dilma provou por si mesma que é incompetente, basta ver a situação em que se encontra o Pais, uma situação em que ela teve grande parte de responsabilidade como no caso da refinaria de Pasadena e nas pedaladas que deu para maquiar as contas do governo, vamos aproveitar a oportunidade que surge para tirar essa mulher e seus asseclas do comando do País, e com isso esperamos a retomada da economia da nação e o fim do desemprego. Fora com o famigerado PT do Lula que também deve ser banido para sempre.

      • Flavio disse:

        Dilma não é incompetente? O que exatamente você pejsa que é incompetência? A foto dela poderia estar no dicionário ao lado deste termo.

      • Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

        Realmente será o governo da consagração dos ministros: Sací-Pererê, Mula Sem Cabeça, Papai Noel, Coelhinho de Páscoa, Cegonha, Curupira e outros tantos entes do imaginário popular !

      • pedro disse:

        Dilma só foi competente enquanto tinha dinheiro e cargos para barganhar. Já diz o ditado: Acabou o milho, acabou a pipoca. O povo dos 39 ministérios continua lá. Ai você vai dizer que ela diminuiu os ministérios né? Acho que quem precisa acordar é você.

  6. Lucy disse:

    O Temer é dito ser parceiro de tramóias do Cunha. No golpe de internet, jogam um e-mail sério e se “o besta aceitar, pegou”. Parece que é isso, só que com pompa, terno e gravata. E esse Serra, pelo menos do que aparece na mídia, mostra uma visão aquém sobre desenvolvimento. O que ele escreve soa ultrapassado, faz 3 décadas pelo menos. As pessoas devem fazer um esforço durante o processo de envelhecimento para deixarem as suas mentes acompanharem o ritmo dos tempos. Não me esqueço dele citando “Xuxa tendo filho fora do casamento” para desviar a atenção dos problemas da saúde, o que gerou resposta em rede nacional. Não acreditou no Real, só foi porque Covas o empurrou. E político usar os preconceitos do povo para benefício próprio, mulher solteira, Sul contra Norte, não é assim que se trabalha no mundo moderno. O que deve acontecer também é que certos grupos não devem ter projetos realistas de melhorias, e ficam usando de artimanhas para chegar ao poder pela porta dos fundos.

  7. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- O que eu não consigo entender é a razão pela qual uma pessoa, para se manter no Poder, mentiu descaradamente e colocou o País numa das piores crises que já passou, não ser afastada. Em suma, no Brasil se pode mentir para o Povo e nada lhe acontecer. Agora, entendo que, juridicamente analisando a questão, o afastamento tem respaldo no fato de que a Dilma, ao menos no caso Pasadena, está afundada além do pescoço e só isso basta, sem prejuízo das pedaladas.

    • LYRA disse:

      Prezado João, você tem toda a razão em afirmar que a incompetente mentiu, e mentiu muito mas, imagina se fossemos cassar o mandato de todos os políticos que mentiram para o povo e que continuam com seus mandatos em vigor, claro que não iria restar um só desses meliantes, ou seja, estaríamos dessa quadrilha que é a politica nacional, CONCORDAS OU NÃO?

  8. wilson disse:

    Kennedy,
    O PMDB que permitiu e que deu sustentação ao PT de chegar ao governo e se manter lá por algum tempo, já rompeu a aliança só não vê isso quem não quer, mais claro que isso é impossível.
    Esta claro também a composição de aliança entre PMDB E PSDB nos bastidores para compor novo um governo a partir de 2016.
    Temos que se acostumar com a ideia de que alianças são feitas e desfeitas, faz parte do jogo do poder felizmente ou infelizmente não sabemos.

  9. claudio cadalço disse:

    “Falta uma manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre a legitimidade do ato de Eduardo Cunha, que passou meses dizendo que usaria o impeachment como arma de defesa. Falta também uma avaliação do Supremo sobre a acusação que está sendo feita. Ela configura ou não crime de responsabilidade?” O STF recebeu 3 pedidos de anulação e os 3 foram rechaçados. O KENNEDY para de inventar história aonde não tem. O pres. da camara fez apenas a sua parte, nào foi ele quem COMETEU FRAUDE FISCAL = ESTELIONATO = CRIME… que deveria ser penalizado não só com perda do mandato como também CADEIA.

  10. João Alberto Afonso disse:

    Cara Elaine, a Dilma é uma mentirosa e incompetente ímpar e isso é o que basta para lhe dar um grande pontapé no traseiro, somando-se a isso o caso de Pasadena e cujo contrato assinou quando Presidente do Conselho da Petrobras. Agora, essa oposição é um lixo completo, o que não a isenta de culpa. Aliás, lixo por lixo, Sarney, Collor, FHC e Lula não ficam nada a dever. Então, viva Itamar Franco, verdadeiro pai do real.

  11. Santos disse:

    Enquanto Brasília, a “ilha de fantasia”, judiciário e legislativo discutem lentamente quais “excelências” vão ficar com o resto do “osso”, no mundo real as pessoas vão perdendo empregos, se endividando cada vez mais, as empresas falindo, fábricas fechando…Realmente, com essa política podre e rasteira, não existe oposição e situação: é tudo uma me#da.

  12. claudio cadalço disse:

    EU DISCORDO, TEMOS QUE TER PRIORIDADES E A PRIORIDADE AGORA É A SAIDA DA DILMA E DO PT E DE SEUS CUPIMCHAS QUE ESTÃO INTREICHEIRADOS EM TODOS OS ORGÃOS DO GOVERNO, primeiro é limpar o governo de ptistas, depois tiramos o cunha, collor, renan. e até os jornalistas vermelhos deveriam ser enviados para cuba, para que la possam escrever das belezas do paraiso democratico.

  13. Albérico Lima Barreto disse:

    A carinha de santo de Michel Temer nunca enganou ninguem. E Serra então. Sempre agindo por debaixo do pano. Ainda acredito que dos 513 existam homens responsáveis que não permitam que um ato comandado por Eduardo Cunha, o bandidão maior traga resultados. Não podemos perder a esperança no país que estão tentando destruir.

  14. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Caro Kenned,
    A aliança para o pacto da governabilidade CELEBRADA entre o PT e o PMDB, mais especialmente com TEMER, está mesmo se transformando numa gestão TEMERÁRIA. Ela se parece com uma sociedade empresarial que em princípio é constituída por dois sócios como um capital aviltado em que em decorrência, se comprometem a doarem-se, no labor do dia-a-dia, para compensar a escassez e limitação de recursos. Na primeira semana, cuidam das arrumações iniciais, ambos metem a mão na massa, fazem o serviço de chão de fábrica e a atividade parece dar certo.
    Já, a partir da segunda, o sócio “dois”, vaidoso e metido a intelectual, arranja uma namorada de família tradicional, e esta, começa a incutir na cabeça deste, o seguinte:- você está aqui ralando, fazendo esforço físico desnecessário, um jurista, impecavelmente decente, agora se obriga a prestar serviços grosseiros, cadê o seu diploma? saia dessa ideia de se solidarizar com quem quer que seja. Vou lhe tirar dessa. Aí, tudo se dissolve

  15. Elis disse:

    Esperar o quê do PMDB. Tal qual uma prostituta de alto luxo o PMDB traiu, trai e sempre trairá pelo poder. Besta do PT que fez aliança com ele, parece aquele empresário, um dos donos da YOKI, quis construir uma família com uma meretriz e virou picadinho. A grande cortesã PMDB se vende caro nos salões da corte e do poder.

  16. Geraldo Santos disse:

    Mesmo não sendo o substituto ideal, Temer irá assumir a presidência, em caso de impeachment. O País não tem um Líder à altura, para o momento, mas, a hora é esta, pois a bandidagem tem que ser estancada como se estanca uma veia rompida. O “paciente” Brasil corre o risco de falências múltiplas, caso persista a situação atual de indevido e abusivo uso do dinheiro público, tráfico de influencias e barganhas que apodrecem os cargos governamentais, atraindo ainda mais, os políticos de rapina que sobrevoam as podridões atuais.
    Não permitamos que a oportunidade se perca, vamos limpar a Casa e colocar um pouco mais de Ordem para que no Berço Esplêndido nossos descendentes possam ter a Dignidade do esperado e glorioso Progresso que nós, homens de bem, merecemos.

    • Geraldo Santos disse:

      O momento é agora. Quem não se manifestar favorável à mudança, ficar inerte, concordar com o caos iminente, que não reclame e faça como o avestruz; em baixo, teve ter alguma coisa pra ver.

  17. Pedro Vicente disse:

    Como tem petista espalhado nesse Brasil, trabalhando de graça defendendo esses bandidos inimigos do nosso pais. A hora é agora o momento de derrubada da torre chegou vamos em frente.

  18. Eric Guimarães disse:

    Além de não ter embasamento constitucional para o impeachment (de acordo com vários juristas, pois ainda não foi comprovado nada contra a pessoa da presidente), temos de nos deparar com um vice do PMDB. Com o enfraquecimento do PT o Sr. Michel Temer olha com bons olhos assumir a presidência. Não há sinais de que ele entrará em um embate direto com seu colega de partido (Eduardo Cunha).
    E temos a pior oposição em décadas. Se os caras ao menos fossem mentes inteligentes e atualizadas, eu poderia ficar menos triste. Mas são o sinal do atraso em todos os sentidos.
    Fica fácil concluir: mantendo o PT fraco desse jeito ou entrando o PMDB o ano de 2016 será apocalíptico, mas muito pior se o segundo assumir.
    José Serra como Ministro??? Petrobrás será privatizada em poucos meses. Sabesp e a água do Brasil também.

    • Marcus Almeida disse:

      Qual o problema de privatizar a Petrobras? Só assim ela deixa de ser um ralo de corrupção que consome a dinheiro do povo. em países ricos e desenvolvidos as companhias de petróleo são privadas e o governo arrecada bilhões com isso e ninguém é menos patriota por trabalhar nelas. Vamos deixar de hipocrisia: o petróleo é nosso mas não precisamos de uma estatal para explorar, muito menos se ela se tornou um cabide de empregos e antro de ladrões. E fora Dilma e sua gangue de ladrões; e levem junto o ladrão barbudo e seus filhos laranjas.

  19. Alexandre Krimer disse:

    Interesses à parte, o fato é que o governo Dilma não tem condições de reverter a situação econômica e política do país, suspeita-se que sequer tenham esta intenção – é preciso uma mudança, seja no pensamento do próprio governo, se ficar, ou em quem assumir, nos dois casos, vamos sangrando até 2018.

  20. Paulo Sergio Ribeiro disse:

    Ok…OK…0K…vivemos em uma “democracia” e todos tem o direito de opinar,porém,o que está em jogo é algo muito maior que paixões partidárias;trata-se de alavancar uma nação,que se chama Brasil. E,sendo bem honesto,isto não está acontecendo. Não dá pra colocar a culpa em alguém(como usou e abusou o ex ministro Mantega)quando as coisas não deram muito certo.
    Já ficou explícito a falta de competência tecno politica dos governantes petistas para lidar com problemas macro econômicos,que aliás são decorrentes de sucessivos erros,tanto políticos quanto técnicos.
    Escandalos orbitam diariamente nos corredores do palacio do planalto e a velha tecnica de “não saber de nada” já caiu em desgaste.
    Se há o ´minimo de patriotismo restante na alma dos governantes,o mais correto a fazer é sacrificar seus interesses partidarios e renunciar. Não será a primeira e nem a última a acontecer. O Brasil é mais importante que presidentes,seja lá de qual partido for.

  21. Alberto disse:

    O impeachment é um processo político com justificação jurídica,previsão constitucional e que tem um rito a ser cumprido.Nada mais e nada menos,agora tratar de golpe,contas externas,resultado eleitoral e outras mais não passam de bobagens que são ditas por aí.A guerra Dilma x Temer vem do primeiro mandato,talvez até mesmo de antes.Os dois não se bicam e “traição” é de mão dupla.O STF é,apenas, o fiscal de que o rito do impeachment seja cumprido sem infringir a legislação vigente.Nada além disso. A judicialização parte sempre daquele que está sendo “impichado”,obviamente.O (des)governo em recesso a tanto tempo quer que o Congresso não o tenha.Tá difícil!!!!

  22. Weden disse:

    Balão de ensaio da imprensa esta história de Temer.

    Bobagem.

    • Prudêncio disse:

      Pode até ser, tudo é possível, mas a manobra combina com o modo de agir dos PMDBistas. Uma característica do Temer é a de que ele não se envolve com aventuras. Se tomou uma posição clara é porque sabe que pode contar com apoio e também que tem grandes possibilidades de sucesso, inclusive do ponto de vista jurídico, que ele já deve ter estudado a fundo. Não se sabe o que ele pode ter prometido ao PSDB e nem o que o PSDB deve ter prometido a ele mas, se estão se encontrando para conversar fora de Brasília, para discutir futebol é que não é. Há uma insatisfação generalizada com o governo Dilma, inclusive nos meios políticos, e isso deve se manifestar com o andamento do processo. Será uma semana quente.

  23. São muitas variantes que podem influenciar na composição e decisão da Comissão.
    Está previsto manifestação popular em diversas cidades nos próximos dias.
    O clamor do povo, a favor ou contra, vai influenciar sob o ponto de vista político as decisões e composições.
    Aguardar as cenas do próximo capítulo.

  24. Antenor disse:

    A melhor solução para o Brasil e para Dilma é a renúncia dela. Ela precisa entender que o seu governo já morreu, faz é tempo.

  25. Ray Magno disse:

    As esgrimagens legais ou compactuais dos compartilhadores, corporativistas, simpatizantes, sicofantas, etc., correrão ao largo hoje e daqui em diante.

    Agora é também a hora decisiva dos arrebatados, dos ameaçados, dos medrosos e dos alfaiates alinhavadores.

    Um confusão dos diabos. Disse-me-disse que a mídia fofoqueira adora e necessita com água na boca, ao melhor estilo “lavadeiras do ribeirão”.

    Mas minha pergunta é simples a quem possa responder: Pode haver impeachment por incompetência danosa à economia do país e exatamente por isso?

    Se pode, é um tiro curto no centro do alvo. E legalidade resolvida.

    Saudações.

  26. Reinon disse:

    Dilma fica e o Brasil vira uma venezuela … Estamos ferrados o pibinho de 3.5%, ano que vem ela dobra a meta .

  27. Dilma não precisa que a oposição faça sabotagem. O próprio “ajuntamento” de partidos da base do governo se encarrega de fazer sabotagem. Vejam em que situação está o País. E vejam vem, todos vão sofrer, mas os que mais vão sofrer são os que a Dilma diz trabalhar (eu acho que é atrapalhar), os mais necessitados.

  28. Mateus Baptista disse:

    Disparado o melhor analista politico, com os mais claros cenarios e real imparcialidade de posicionamento. Keep going Kennedy. Parabens!

  29. ashy disse:

    eu ja votei no Ciro, politico que a época transparecia uma via segura de centro esquerda.. hoje não passa de um fanfarrão em vias de pendurar as chuteiras. Tá usando esse burburim de palanque, afinal, andava muito esquecido, nao?

  30. Sônia Ribeiro disse:

    Se esta sra. tivesse o mínimo de dignidade jogaria o tapete, igualmente este Temer – satanista. Não queremos mais esta corja “governando” nosso país. Chega de conchavos, na tentativa de salvarem-se mutuamente. A corrupção é um câncer que corrói, dia-a-dia,o patrimônio do povo brasileiro. Sendo que o maior patrimônio corroído é a esperança de dias melhores e a dignidade. Lula, na Europa, num momento em que o país pega fogo. É tanta podridão, que dá nojo!

  31. Renato disse:

    Há um “erro” conceitual sendo repetido, provavelmente com o intuito de tentar invalidar a proposta de impeachment que segue para votação.
    Cunha apenas acatou o pedido. Os autores do pedido são Miguel Reale e Helio Bicudo. E é sobre a tese colocada ali e não sobre a conduta de Cunha na condução do processo que as comissões irão se debruçar agora.

    Se Cunha usou a tramitação do pedido de impeachment como forma de barganha, é uma coisa. Outra coisa (e essa sim a mais importante) é se o pedido encontra base legal e factual que leve ao impedimento de Dilma. O pedido de impeachment não pertence a Cunha – ele apenas autorizou que seguisse em frente.

  32. Edudo Alberto disse:

    É vergonhoso estes políticos de carreira que cheiram bolor de tão velhos, lutar para se firmar no poder.
    Pelo Brasil e pelo seu povo não fazem absolutamente nada, é só em interesse particular;
    Se isso representa a democracia, prefiro a ditadura militar, são infinitamente mais honestos.
    O lugar dessa gente que ai está é na cadeia.

  33. José Bonfim disse:

    Sai Dilma e entra Temer??? É TROCAR SEIS POR MEIA DUZIA!

  34. João Paulo disse:

    São duas lixeiras, o povo deve mostrar sua indignação com a sujeira no geral, é obvio que a Dilma /Lula/PT por serem de “esquerda” tem sua política mais voltada ao social, e o Brasil precisava disto, porém a politicagem, o “tola-lá-daca” é o mesmo dos governos anteriores e o mesmo dos que querem dar o golpe. E só chamo isto de golpe por saber que a índole deles não é melhor do que os da situação, as negociatas são a mesma. Estas negociatas geram a corrupção e a má administração.
    Quando vão tomar noção que no momento atual,e princialmente para o futuro, se quiserem se manter por longos anos no poder é mais fácil fazer o certo, o correto, sem ficar com rabo preso, ter de se preocupar a todo o momento com as falcatruas. Fazendo o certo, dá resultados. Dando resultados de acordo com o potencial do nosso Brasil a pessoa terá o apoio de todos por muitos anos.

  35. Eduardo Feijó disse:

    Novamente repito meu comentários de outras vezes. Tudo é sistêmico, precisamos fazer uma Reforma Política. Por que temos 513 Deputados, votos de legenda? Porque os ministérios são formados por políticos e não por especialistas do setor? Por que temos cargos comissionados e DAS para todo o lado? Impeachement não é a solucão e só deve ser utilizado com provas concretas. Por que o Michel não apareceu no pedido, ele assinou vários decretos orçamentários, se houve pedalada, ele a executou da mesma forma. Chega de hiprocisia, o que temos é um grupo que perdeu a eleição querendo tomar o poder. Um outro grupo que quer uma fatia maior do bolo. Como vocês acham que são gastos mais de 1 trilhão de reais em impostos. Distribuição para grupos políticos.

  36. Ovidio disse:

    Tá bom pra ti, meu Brasil.?? Rei morto, rei posto. Viva o novo Rei! Viva Michel Temer o novo presidente da república. Preparadíssimo. Seus títulos foram consequência de anos de estudos. Não foram doados como os de Lulla.Com a maioria, a oposição pode limitar o poder de atuação do PT. Depois de 16 anos de hegemonia petista, com a maioria parlamentar, os oposicionistas também podem aprovar leis e investigar funcionários públicos do legislativo, executivo e judiciário. Macri da Argentina e Temer do Brasil, os novos líderes sul-americanos. Deus salve a America do SUL.

    A vitória marca o início do fim do PETISMO. Especialistas afirmam que a péssima situação econômica do país é um dos fatores fundamentais para a derrota do governo nos campos, cidades, fronteira e estradas. Provavelmente Picciani, depois que escolheu pmdbistas lulistas, assinou seu atestado de óbito político. kkkkkkkkkkkkkkk

  37. Selton Dossantos disse:

    A aliança política PMDB/PSDB não é muito benéfica para o país, por outro lado, dar prosseguimento ao Governo incompetente e enlameado por mensalões e petrolões, negociatas, pedaladas fiscais e a deslavada aquisição da Refinaria de Pasadena com aprovação da então, presidente do Conselho da Petrobrás, Sra. Dilma Rousseff é chamar o povo brasileira de idiota.Com Dilma caindo com o impeachment, as ações da Justiça brasileira ficará mais atuante e célere para colocar na jaula os corruptos que roupam a saúde, a educação, a segurança, o emprego e a dignidade do povo brasileiro.

  38. Cristiano César disse:

    A comissão mostrará a força do Governo e dia 13 mostrará a força das Ruas, não queremos perder 3 anos a bordo deste avião em queda livre, Nós o povo não queremos Ela mais, Não queremos será que precisa desenhar….Quem votar contra o Impeachment vamos fazer questão de anotar o nome pra lembrar em 2018.

    • George Lucas disse:

      Então o problema e tirar a Dilma???? Só isso, depois viveremos livres do mal , amém…… Quanta ingenuidade do povo!!! Os lobos estão a volta para atacar e pegar o resto estraçalhado do Brasil, turma do PSDB, as prostitutas do PMDB, são farinhas do mesmo saco, assim como uma turma podre que estragou o PT…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 18:52:16