aki

cadastre-se aqui
aki
Política
27-06-2018, 20h52

Marco Aurélio tem razão ao criticar Cármen Lúcia

Diz nunca ter visto maior manipulação da pauta
8

KENNEDY ALENCAR
SÃO PAULO

Os ministros Edson Fachin e Gilmar Mendes deram declarações hoje para tentar colocar panos quentes nos embates na 2ª Turma do STF, num contraste com o clima de guerra nos bastidores do Supremo Tribunal Federal.

Mas Marco Aurélio Mello bateu duro na presidente da corte, Cármen Lúcia. Ele criticou “a manipulação da pauta” do tribunal falando mais uma vez da recusa da ministra em rediscutir a possibilidade de prisão após decisão condenatória de segunda instância, tema que é objeto de processos já liberados para julgamento por Marco Aurélio.

“A ministra Cármen Lúcia, que define a data para julgamento, está com a palavra. Sem dúvida alguma, tempos estranhos. Estou aqui há 28 anos e nunca vi manipulação da pauta como esta”, afirmou.

Ele tem razão. Cármen Lúcia ajudou os senadores Aécio Neves (PSDB) e Renan Calheiros (MDB) ao pautar determinados processos e prejudicou o ex-presidente Lula (PT) ao decidir julgar um habeas corpus antes das Ações Declaratórias de Constitucionalidade relatadas por Marco Aurélio Mello.

A dinâmica implementada por Cármen Lúcia na sua presidência acentuou o clima de guerra interna que já existia na gestão anterior, de Ricardo Lewandowski. Acontece que agora esse confronto é mais aberto, mais grave e provoca maior insegurança jurídica.

Numa ótima análise na “Folha de S. Paulo”, intitulada “O império da insensatez”, Rubens Glezer avalia que Cármen Lúcia fez gestão minúscula, transformando o STF em stf.

*

Sentiu o golpe

Ao dizer que deixa a ideologia fora do gabinete ao julgar, Fachin responde à crítica de que também prejudicou Lula ao jogar para o plenário análise que deveria ser feita pela 2ª Turma do STF.

Ouça o comentário a partir de 8 minutos e 55 segundos no áudio abaixo:

Comentários
8
  1. VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER: LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA! disse:

    Esses vigaristas que querem “rediscutir” a questão da prisão após condenação em 2ª instância objetivam proteger a ladrãozada que roubou bilhões de reais dos cofres públicos, mantendo os recursos infindáveis que duram a vida toda, que fazem os crimes prescreverem e deixa os ladrões impunes. É uma vergonha haver quem apóia isso, principalmente dentro do STF, onde deveriam estar os maiores expoentes do Judiciário – mas que infelizmente envergonham a nação. Só Rui Barbosa poderia definir o que estamos vendo: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.(Rui Barbosa).

  2. walter disse:

    Olha Kennedy este Marco Aurelio não tem qualquer Moral, para falar da Dna Carmem Lucia, a partir de suas declarações, para emissoras estrangeiras; agiu como fez a gleisi, tentando tumultuar o país, com agentes externos; este cidadão só chegou ao supremo, pelas mãos de seu primo Collor por tabela; faltam lhe verdades, diante do Povo; quantos habeas liberou sem ter porque, num País com inúmeros presos, que nem julgados foram; este cidadão, é semelhante ao Gilmar, Lewandoswsk, e o Toffoli, NÃO são confiáveis; agem por clima, e não por logica Jurídica…depois da lambança feita no Impeachment da dilma, dizer mais o que do STF…quanto ao Julgamento da segunda Turma, se vingaram libertando o ZÉ, pelas mãos do Fachin, qua aliás é de esquerda; queriam o Lula liberado para tumultuar as eleições…não tem argumentos p/descredenciarem um julgamento pelo colegiado máximo; preferem jogar “sujo”…estão indignados tentando achar culpados, por saber, que o lula tornar se a inelegível…

    • walter disse:

      Caro Kennedy, HJ os fatos foram contundentes no STF; mais uma vez a defesa do Lula, se contundiu, querendo ordenar aos ministros, um julgamento a força pela segunda turma, descredenciando o Fachin e a Carmem Lucia; surgiu um sorteio fantastico, caiu nas mãos do Alexandre de Moraes como relator, que julgou improcedente a possibilidade de soltura do condenado, e consequente postergações de qualquer ato, só em Agosto; não acabou aí, o sr Fachin agora quer saber em 5 dias, porque a defesa retirou a avalição da candidatura do lula da palta; ou seja, foram “crucificados com a cruz imposta”; cheguei a conclusão, que estão seguindo todas as determinações do lula, sem tirar e nem por; ao meu ver, a próxima chamada, será para finalmente, tornar o condenado inelegível…acabaram com qualquer possibilidade, do lula candidato…quanto ao sindicatos foi finalmente decretado, o fim das arrecadações automáticas…concedeu mais 60 dias, o sr Barroso, para colocarem pregos no caixão do temer…

  3. Jonas disse:

    O STF do Brasil é composto por bandidos de toga.
    Eles assistiram o Brasil se auto-destruir nos últimos anos numa guerra política que poderia ter sido evitada se o STF simplesmente tivesse SEGUIDO A LEI, mas como o STF é fora-da-lei e corrupto ele preferiu então fazer política por conta própria e deixar o Brasil afundar.

  4. mariza disse:

    Descordo no que diz respeito a Manipulação de Pauta. Escutei pela manhã a entrevista com a Ministra Carmem Lucia que explicou que a pauta é feita com base em critérios conhecidos por todos os Ministros do STF. O problema do STF é o Show de Egos.

  5. Tulio disse:

    O judiciário é o câncer da democracia, lento, caro, tendencioso, midiático. Com bem poucas exceções,uma casta cheia de poderes e benesses, vivem no mundinho de deuses acima do bem e do mal nos diversos olimpos pais a fora, muito bem personificados no STF.
    Alguém tem coragem de falar em reforma?

  6. Alberto disse:

    Concordo com o comentado pela sra Mariza,pelos srs Walter e Jonas e pelo sr/sra que assina VIVA A LAVA JATO, DOA A QUEM DOER: LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA!

  7. Marcos Maia disse:

    As manobras de Fachin e Cármen Lúcia para manter Lula preso são vexatórias. Todo mundo sabe que Sérgio Moro se antecipou ao decretar a prisão do ex-presidente. Além diso, age como se estivesse acima da Suprema Corte. (https://nossapolitica.net/2018/06/nome-insubmissao-sergio-moro/). E mais: o fato de os ministros do STF não julgarem a questão da presunção da inocência é a pior das manobras, pois influencia decisões sobre a prisão de qualquer cidadão brasileiro. A Justiça vai pagar o preço, afinal, a falta de credibilidade que a acerca só tende a crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-24 12:06:51