aki

cadastre-se aqui
aki
Política
15-03-2015, 9h09

Marina acerta e age com responsabilidade institucional

A ex-senadora diz que impeachment não é solução e pode levar ao caos
51

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Há exatos 30 anos, José Sarney tomou posse na Presidência da República _concluindo, então, a redemocratização do Brasil após uma ditadura militar de 21 anos. Como a histórica campanha das “Diretas Já” não conseguira restaurar o sufrágio universal, a saída foi a eleição indireta no Colégio Eleitoral em 15 de janeiro de 1985, quando Tancredo Neves venceu Paulo Maluf.

Manifestações contra o governo Dilma estão marcadas para este domingo, 15 de março. É preciso separar protestos legítimos contra a corrupção e erros de condução na economia da defesa golpista de um impeachment sem provas da presidente da República.

Em 1992, o impedimento de Fernando Collor reunia fundamentos políticos e jurídicos. Esses fatores não existem hoje em relação a Dilma.

Governo ruim tem de ser trocado nas urnas. A regra do jogo é essa. O país acabou de sair de um processo eleitoral. Tentar derrubar Dilma é um ato antidemocrático.

Um eventual impeachment hoje teria de ser baseado na culpa, como defendeu o jurista Ives Gandra Martins. Culpa, no direito, são omissão, imperícia, negligência e imprudência.

Ou seja, o impeachment não aconteceria devido a um comportamento doloso, que é aquele, no direito, no qual há a intenção clara de produzir um resultado. No caso, ordem da presidente para que houvesse corrupção na Petrobras ou conhecimento dela sobre um roubo sem que tivesse tomado uma atitude para combatê-lo.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que não existem indícios contra Dilma nas delações premiadas de Alberto Yousseff e de Paulo Roberto Costa. Ressaltou que ela não pode ser processada por atos alheios ao atual mandato. Ou seja, só poderia eventualmente responder, se houver justificativa, depois de deixar o governo.

Portanto, hoje não há caminho jurídico para fundamentar um impeachment. Ele teria de ser absolutamente político. Implementá-lo seria enfraquecer a democracia, abrindo um precedente que poderá se voltar contra governos legitimamente eleitos no futuro _ainda mais se prevalecer um cenário de divisão do país. Seria uma irreponsabilidade a oposição vitaminar a ideia de impeachment culposo.

A ex-senadora Marina Silva, que foi candidata a presidente pelo PSB no ano passado, acertou politicamente. Teve atitude responsável ao dizer com firmeza que impeachment não é solução e pode levar ao caos.

Já o PSDB tem atitude dúbia. Diz que não defende impeachment, mas afirma que não vê problema em que ele seja debatido. Essa atitude tucana traz o risco de confusão do PSDB com movimentos golpistas de direita e de extrema-direita.

Entre os organizadores da manifestação deste 15 de março, há grupos que pedem intervenção militar e que pregam abertamente a deposição da presidente. Os deputados Jair Bolsonaro, do PP do Rio, e Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, do Solidariedade de São Paulo, defendem o impedimento da petista.

Não há dúvida de que aqueles que seguirem a atitude de Marina Silva estarão mais bem acompanhados. Marina age com responsabilidade institucional. Num momento grave como o que o Brasil vive, com crise econômica e política, é preciso equilíbrio para não botar fogo no circo.

*

Correção

A votação no Colégio Eleitoral, na qual Tancredo Neves venceu Paulo Maluf, aconteceu em 15 de janeiro de 1985. Em 15 de março daquele ano, o vice José Sarney assumiu a Presidência porque Tancredo adoecera. Escute o comentário na CBN levando em conta que este jornalista foi traído pela memória e trocou as bolas:

Comentários
51
  1. James Gressler disse:

    Marina não é golpista como FHC e aéciozinho. Paulinho e Bolsonaro; dupla execrável.

    • augusto disse:

      A similaridade entre todos que estão nesse balaio é que todos são oportunistas. O oportunismo faz parte do caráter do ser político.
      A diferença é que nem todos fazem oposição, inclusive FHC e Marina.
      Paulinho e Bolsonaro, certos ou errados, se posicionam, o que é mais bonito do que aparecer uma vez a cada 4 anos.
      IMPEACHMENT JÁ! Ou pede pra sair… em razão das vergonhosas mentiras ditas na campanha.

  2. Aprocurade disse:

    Concordo, porém só a oposição atual é responsável no BR. A pergunta que fica é: se o PT estivesse na oposição nesse momento, o que estaria articulando? Resposta sem margem de erro: impeachment.

    • Rosario Molina Ruiz Dias disse:

      Para o PT tudo, para a oposição nada!!!
      Esse é o lema do PT.

    • GILBERTO disse:

      O PT gritava Fora FHC, lembro bem. Porém acobertava-se tudo. A mídia golpista escondia tudo, como faz ainda hoje. Os votos comprados pra reeleição?A Pasta rosa, a lista de furnas? O metrô, ambulâncias do Serra? O que aconteceu com essas denúncias? Queremos saber de tudo e punir a todos. E não ser hipócrita de dizer que o PT é responsável por tudo. Fica a impressão de que o PSDB pode tudo, roubar inclusive. Tudo o que o PSDB faz vai pra baixo do tapete ou vira apuração de sigilo “sigiloso”. Aí a impressa nào usa seu poder investigativo. Por que será?E essa elite que foi à Copacabana, Savassi, Boa Viagem etcetc (só se manifestam em bairro nobre, têm medo de pobre) compartilham com isso em nome do ódio e do receio de ver os mais pobres por perto.Que pena, não seremos um país tão cedo…

  3. Aceitar o resultado das Urnas é a Maturidade Democrática

  4. vagner disse:

    Impeachment SIM !!!!!! Estás a favor de toda essa corrupção e do esforço governamental para defender os criminosos? Gostas de ver teu dinheiro sendo corroído pela inflação, os radicais do MST destruindo patrimônio e ostentando foices? Se responderes afirmativamente, sugiro que deixes aqui o que desejam um Brasil melhor, pegues tuas malas e vá viver em Cuba ou na Venezuela.

    • Rosario Molina Ruiz Dias disse:

      Concordo com você, parece que o PT faz lavagem cerebral em algumas pessoas.
      Deus me livre!!!

    • Marco disse:

      A dilma foi eleita democraticamente pela maioria, ou seja , você é minoria, se está descontente pegue você suas malas e vai ser feliz em qualquer outro país!

    • claudio disse:

      Eu pergunto a quem quer o impeachment por corrupção mas não havendo prova contra a Presidente. Se pergunto a quem quer impedi-la pela inflação eu pergunto por que não impediram o FHC pois a inflação estava por volta de 13%? E por fim, o PT tem alguns corruptos sim mas não éo mais corrupto. No Lavajato, pegaram 37 deputados do PP, 8 do PMDB, 7 do PT, 2 do PSDB e 1 do Solidariedade mas estão interessados apenas no PT.

    • GILBERTO disse:

      Procure ler sobre a história do MST e a história de grilagem de terras no Brasil, antes de copiar discurso da TV. Informação faz bem, alienação só gera ódio.

    • Flavio disse:

      Brasil Ame o ou deixe o!

    • Vitor disse:

      Brasil: ame-o ou deixe-o.
      É isso né!?
      Viúva da ditadura!

  5. Concordo com as palavras do “Kennedy”…porem o povo brasileiro precisa buscar informação confiável e não acreditar em oportunistas politicos…como foi no passado; temos um congresso ocioso,sem projetos relevntes p/ o país,apenas os opositores ás propostas do executivo,inversão de funções,o legislativo deveria apresentar os projetos,aliás elegemos 511 + 81 senadores para o que????? Acorda povo brasileiro….. A Dilma tem responsabilidades e deve ser cobrada sim…. mas não queiram acompanhar quem apenas quer vender noticia na segunda-feira…pois, cobrar 511 pulveriza a noticia,a Dilma é foco o nome que vende. Não estou advogando em favor dela….os culpados,irresponsaveis ,devem ser punidos na forma da lei,inclusive a Pesidenta Dilma.

  6. Alex Duarte disse:

    Sem sombra de dúvida, ótimo texto, com fundamento histórico, e a ex – senadora Marina age sim, com sensatez, necessário é que a “oposição” trabalhe e pare com ti ti ti/ mi mi mi, é preciso que este último agora mostre durante o problema soluções possíveis que vá beneficiar o BRASIL e não aos governistas, o quanto pior melhor, só nos prejudica, atenção oposição, largue de fofoquinhas e vá trabalhar, pare com essas ideias de foro de são paulo, bolivarianismo e vá trabalhar!!!

  7. nilson fonseca disse:

    Ola Kennedy.
    Desculpa.mas minha visão e contraria,A Presenta não pode ser investigada só no BRASIL que ocorre isto.
    Um Presidente do senado como este Renan que já foi envolvido em muitas coisas,Este Eduardo cunha não e flor que se cheire.
    Não tem jeito eles fazem as coisas só a favor deles,veja ai ,o Color de volta ,e ta no meio da corja.
    Ela ta igual o LULA,não sabe de nada.

  8. Santos disse:

    Aceitarmos que hoje não existem argumentos jurídicos para a Saída de Dilma é continuarmos na situação de trouxas que esse governo nos coloca. Hoje eles alegam defesa da democracia, mas eu pergunto se é democrático a compra a de eleições (pelo menos a de 2010 já foi citada na lava-jato) e se podemos aceitar como válidas e democráticas as ações do governo ao longo dos últimos anos referendadas por um Congresso comprado e corrompido. O Jornalista diz que o pedido de impeachment enfraqueceria a democracia, porém, a permanecer como está, continuaremos dando passos largos em direção a uma ditadura comunista, tudo travestido de legalidade. Portanto, se não há argumentos jurídicos para o impeachment, que seja pelo caminho político.

  9. Afonso Celso de Oliveira disse:

    Com certeza a Marina Silva sera a próxima Presidenta do Brasil.Com apoio amplo da População.

  10. Regis disse:

    Pessoal o Brasil não pode ser mais um pais dominado pelos meios de comunicação!!!! Precisamos de soluções e não mais problemas!! Temos que nos juntarmos para promover reuniões com intuito de discutir a solução dos problemas e não para causarmos mais problemas!!!! Questões de como levantar a Petrobrás? Como trazer os investidores e com isso os postos de trabalho ao Brasil? Como podemos fazer para otimizar a maquina governamental e minimizar os impostos? Etc….. Ou seja somos bem inteligentes para nos reunirmos e auxiliar o pais para passarmos juntos e unidos por essa crise!!!!! Com isso podemos mostrar a todos que somos um pais consciente e sábio. Após essas reuniões podemos ir as ruas (se necessário) com inúmeras soluções e opiniões conscientes!!!!!

  11. Cleverson disse:

    Que a presidenta Dilma, PT, PMDB estão desgraçando o País todos estamos sentindo na pele e no bolso e por isso precisamos tira-los do poder. Entretanto, quem está por de trás desse movimento do dia 15/03. A elite Branca do panelaço que aconteceu nos bairros nobres de São Paulo que está perdendo dinheiro com uma economia fraca. A corrupção continuará do mesmo modo caso a Sra Dilma seja destituída de seu cargo…mas o congresso e o senado continuarão LÁ…articulando, promovendo corrupção, abrindo e fechando CPI’S e continuará tudo do mesmo jeito. Precisamos de uma ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE URGENTEMENTE, que promova a destituição do CONGRESSO E SENADO…devendo rever nossas leis ( trazendo para a realidade atual ), civil, trabalhistas, tributária, politica, investir em educação de ALTA QUALIDADE, saúde, desenvolvimento de nossas forças armadas, acabar com o crime organizado nas penitenciárias, desenvolver o NORDESTE, para um Brasil mais digno.

  12. Nilson Fonseca disse:

    Isto e um cala boca para quem falava que F H C tinha acabado com o BRASIL.

  13. Nide Rocha disse:

    parabéns pela seu artigo. É muita irresponsabilidade de um menino maluquinho mobilizar um povo porque ELE quer ser “DONO” do pais a todo custo.
    Temos aproximadamente 65.000 políticos eleitos entre vereadores, prefeitos,governadores deputados estaduais federais e senadores, todos com assessores maquinadores do”mal”.
    Isso vem muito antes de 1985.
    Se impedir um, que impeça a todos, pois são culpados igualmente.
    Fazer só um pagar, não é justo!

  14. laercio disse:

    mas se a policia federal deixasse aperecer o nome de DILMA e fosse investigada teria processos suficiente para a cacassao

  15. EDSON NUNES disse:

    Fomentar o impeachment é de uma irresponsabilidade ímpar. Nossas instituições policiais e jurídicas seguem livremente investigando e punindo culpados. Nesse momento delicado da economia, criar mais instabilidade política será desastroso para todos nós. Acho que isso deveria ser melhor divulgado, pois as pessoas, movidas pela emoção, clamam por militares no poder sem nem ao menos terem conhecimento do que ocorreria na prática caso essa catástrofe viesse a ocorrer. A classe política (leia-se oposição), de forma absolutamente irresponsável tenta fomentar o caos visando unica e exclusivamente o poder, mesmo que ele custe a derrocada do Brasil.

  16. luc disse:

    A Marina agiu certo sim…mas FHC e Aécio ainda se debatem não aceitando o resultado das eleições, fingindo, torcendo e maquinando nos bastidores, um morde e assopra, de longe para que as manifestações sejam um terceiro turno…se importam mais com o poder, vivem em outro mundo, o Brasil é só um jogo pra eles. E quanto aos protestos, penso que se em terra de cego quem tem um olho é rei…na terra dos ignorantes, quem sabe tudo, consegue no máximo… ser rei dos burros…

  17. Jose Maria disse:

    Existe motivo, sim, para pedir o impedimento de Dilma Rousseff. O PT não tem em seus quadros pessoas qualificadas para exercer governabilidade a país qualquer. Não têm sequer alguém para substituir ministro Mantega no ministério da fazenda. Tiveram que recorrer ao atual ministro Levy. Escolha acertada, porém, sem grandes possibilidades de sucesso, pois as suas ações diante das dificuldades que enfrenta o país, não são do gosto da linha dura do PT. O impeachment não é só para Dilma, é para o Partido dos Trabalhadores, também.

  18. Neves disse:

    A mídia está toda confusa e sem direção Sr. Kennedy, estudem melhor os movimentos. O povo pede “impedimento” devido às açoes do governo não estarem de acordo com as propostas apresentadas na campanha da eleição, isso se chama reelerger-se às custas dos ignorantes.
    A “maioria” (sabe-se lá a veracidade de uma urna eletrônica) escolheu a Sra. Dilma devido às suas propostas serem coniventes com o momento.
    Além de tudo devemos levar em conta que as investigações contra a corrupção esfriaram momentos antes da eleição e voltaram à tona após ela.
    Os impostos aumentaram e a máquina pública corrupta não sofreu nehuma redução de custo, pelo contrário, os políticos tiveram as bonificações multiplicadas.
    Todos esses motivos e mais outros são as causas dos protestos e não o “não aceitar os resultados das urnas”.

  19. E como fica a corrupção no MetrÔ de São Paulo? Ai esses oportunistas de direita ficam todos quietinhos? Corrupção houve muito mais nos governos militares, mas todo mundo ficava calado, como medo dos milicos. E aqueles idiotas dizendo que nazismo e esquerda são a mesma coisa;
    jamais li tanta asneira para justificar um autêntico golpe. E no governo FHC quanta corrupção houve que foi empurrada para debaixo do tapete, sendo que a Polícia Federal não tinha autonomia para investigar, pois era cerceada. Por que vocês, rançosos de direita, se calam sobre isso? Estou falando tudo isso, pois eu vivi esses momentos tristes. A presidente é uma mulher nonesta, de coragem, que foi presa, torturada na ditadura, ao contrário de muitos covardes que hoje posam de moralistas. Tenho dito.

  20. francisco disse:

    Dilma cometeu o crime de estelionato eleitoral que tem que ser tipificado. Eu votei em Dima. Eu lhe dei uma procuração que lhe quero retirar. Ela não me representa mais. Hoje ela representa menos de 10% da população. É melhor ela sair até porque ela já não manda mais nada. Agora ela é pau mandado. Ou ela sai ou ela acaba com o Brasil.

  21. carlos disse:

    não votei em ninguém. Nem na Dilma e nem no Aécio.

    reitero não votei em ninguém. Dizendo, AINDA, QUE NÃO PARTICIPO DE NADA.

    APENAS OBSERVO: NÓS ESTAMOS DIANTE DE UM GOLPE POR GRUPOS INSATISFEITOS/ MAIS INTELECTUALMENTE PREPARADOS E ARTICULADOS.

    SE É PARA DAR GOLPE ENTÃO PASSA A EXISTIR O PRECEDENTE DE QUALQUER UM QUERER GOVERNAR

    NÃO É DIREITO SÓ DOS GOLPISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. José Carlos de Oliveira Saldanha disse:

    Também concordo que governo ruim tem que ser trocado nas urnas. Não apoio impeachment, pois, não existe prova de envolvimento da presidente. Mas é curioso o atual governo chamar de golpistas aqueles que pedem o impeachment, com certeza se estivesse na oposição seria o primeiro a pedir o impedimento do presidente numa conjutura como a nossa. Por fim, salvo engano, tanto a culpa como dolo pode levar ao impedimento de um presidente, considerando que se a culpa pode levar, com muito mais razão o dolo, que se trata da clara intenção consciente de cometer ou mandar cometer crimes. Ives Grande ao dizer em relação à culpa não excluiu o dolo.

  23. Jorge disse:

    Em caso de impeachment quem assume é o Temer que hoje não tem respeito nem mesmo no PMDB. Que grande mudança estão pregando estas pessoas que estão nas ruas. Há coxinhas pregando a volta dos militares. Eles não sabem o que dizem. Ou defendem isto em razão dos seus pais terem empregos assegurados? Nenhuma mudança ocorre sem mudança de mentalidade de uma nação. A corrupção, o jeitinho brasileiro, o individualismo inconsequente, o desequilíbrio entre os impostos pagos e os serviços oferecidos à população, os salários pagos aos políticos (executivo) em relação aos demais servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada, a falta de respeito com o consumidor, a parcialidade da mídia que ao invés de estar focando no caso do HSBC GATE e divulgar a lista dos maus brasileiros (empreiteiros, empresários, políticos, traficantes, etc) está pregando o caos e apostando no quanto pior melhor – são apenas algumas das questões que deveríamos pensar. Venham para rua sim – para justiça social, por melhores serviços públicos, por menos impostos, por assembleias estaduais e câmaras de vereadores menores, por salários melhores, por médicos e professores valorizados, por mais segurança para população, por mais moradias, por reforma agrária verdadeira, pela proteção das nascentes dos rios e da amazônia, pelo fim dos lobbies em Brasília, pelo financiamento público das campanhas políticas no Brasil – e assim, com ampla participação popular, digamos todos juntos – muda para a maioria dos teus filhos Brasil.

  24. Bruno disse:

    O outro Kennedy era bem melhor…este governo está completamente perdido, imagina que pode Cubanizar o Brasil, com um processo manjado de lavagem cerebral do Zé Povinho. nunquinha mesmo, vamos adiante que no futuro vamos rir muito desta gentinha.

  25. Gilmar Luiz disse:

    Impeachment ou não, não sei, o que eu sei que a Srª Dilma disse durante a campanha que tudo estava bem, enalteceu o PRONATEC e o FIES e o que vemos hoje? Presidente da Republica mentir na minha opinião é uma falta de VERGONHA.

  26. BISMARQUE AGUIAR disse:

    Kennendy, o povo brasileiro não precisa pedir licença a ninguém para colocar no poder e tirar. A presidente não tem mais condições de governar este país! Não podemos aceitar uma chefe de governo que usa a mentira para ganhar uma eleição. Ela praticou golpe contra o pensamento livre de cada cidadão.

  27. Valdir disse:

    E foi assim em 1964. Tantos pediram a intervenção militar neste pais. Não levaram 6 meses e já estavam arrependidos. Os loucos que pedem tal asneira não ver que estão sendo usados como massa de manobra para uma verdadeira catástrofe no pais.Corrupção não é uma exclusividade do governo Dilma,mas sim um caso complicado no Brasil.As organizações populares como igreja,católicas ou evangélicas. Sindicatos de patrões ou de empregados. Time de futebol de grande porte ou de poeira.Nenhuma dessas organizações prestam conta dos seus gastos aos seus colaboradores,mas todos querem exigir dos políticos e por que não do Judiciário, clareza nas contas e que não exista corrupção. Exemplificando aqui Maceió: Uma vez no consultório médico, o mesmo me falava da cooperativa que o mesmo participava estava afundada na corrupção e no entanto os médicos querem a saída da presidência por conta da corrupção e da incompetência. Nós brasileiro precisamos ter a certeza que tem o ex presidente do Uruguai. A briga de classe sociais é real e isso existiu, está existindo e nunca vai deixar de existir. Ai eu pergunto: você está fazendo parte de que massa de manobra?

  28. O povo não tem mais que ouvir políticos porque tiveram todo o tempo para organizar o país e não fizeram. Em uma empresa quem trabalha mau é demitido não sei qual o nome a dar se impeachment,expulsão,intervenção o fato é que não fizeram o dever de casa tem que sair e dar lugar a outro, se errar tira de novo até acertar.O mau sempre venceu o bem porque o mau estupra, mata,rouba, humilha e na ora do bem enfrentar o mau tem que ir com cuidado acho que está na hora do bem mostrar o mau que ele também sabe da o troco.

  29. Djalma Camacam Bomfim disse:

    Corremos o risco de “jogar o bebê fora junto com a água do banho”, de incendiarmos a nossa pastagem e queimar o capim do vizinho, de alimentamos a ideia de que tudo se resolve num passo de mágicas e de que os milagres econômicos são como as pedras que estão sempre no meio do caminho.
    Nossa democracia se fragiliza à medida que somos inoportunos, incoerentes, inocentes e, quando buscamos resultados que no passado foram desfavoráveis. Nenhum dos que ficaram fora do processo, pela via democrática, são operadores de milagres!
    Desta forma, recomendo o máximo de cuidado com nossas avaliações políticas para não transformarmos os ganhos democráticos em focos de fumaça e o direito à dignidade em “um chicote que disciplina”.

  30. Fernando de Paula disse:

    Segundo seu comentário, os argumentos para o impedimento seriam : omissão, imperícia, negligência e imprudência. Então que tal ……, omissão e negligencia no caso da Petrobras ( porque impossível ela não ter o mínimo de conhecimento do que se passava por lá, ou ela também não sabia de onde vinha o $$ das campanhas ???), imperícia na condução das políticas econômicas, e total imprudência durante da campanha de ódio na ultima eleição iniciada pela forte militância auto-intitulada sempre como minoria, mas mostra-se raivosa a qualquer reunião petista. A Presidente não pode querer se desvencilhar do partido a qual pertence, e que agora afundado em lama corruptiva, mancha um passado de luta, mas que mudou de rumo ao longo dos anos no sabor do poder. O foro de São Paulo é a nova cartilha ! Leiam !

  31. Cesar disse:

    Eu acho os Bolsonaros e Caiados da vida muito mais honestos que o Aécio em relação ao impeachment. Falam o que pensam, não tem vergonha nem receio no que dizem, e não têm duas caras como o Aécio por exemplo. O comportamento do PSDB é nojento. Diz logo que é a favor do impeachment que fica melhor.

  32. jatom disse:

    Botar fora um governo corrupto e ineficiente é golpe? Não é preciso pegar o governo metendo a mão nos cofres da nação para considera-lo corrupto. Basta que a corrupção exista ante seus olhos, como está ocorrendo no Brasil, para que seja afastado. Então o voto do povo é soberano somente para colocar alguém no posto e esse mesmo povo não tem soberania para retirar em governante improbo do seu cargo? Nesse caso o voto é apenas um armadilha em que o povo é maldosamente utilizado.

  33. douglas disse:

    Aguentamos 8 anos de FHC quebrando 3 vezes o Brasil e pacientemente esperamos as eleições para tirar esse partido de incompetentes respeitando a democracia, agora vem anarquistas querendo destruir essa democracia que ainda não é uma brastemp mas funciona, aguardem até que a justiça condene quem for culpado, porque até agora não sabemos de nada, só barulho.

  34. NETO DE PRESO POLÍTICO disse:

    Afirmar não existir dolo, culpa ou no mínimo crime de responsabilidade, na administração da Senhora Dilma na Petrobras, que foi a Presidente do Conselho Diretor da empresa, durante o maior roubo realizado no Brasil, é uma verdadeira falta de vergonha na cara. É bem coisa de falso socialista, aliás, ser socialista com o dinheiro alheio é fácil, ainda mais, se bilhões forem desviados para o próprio bolso e para o partido.
    Sem Capital (grana), não existe socialismo!
    Se houver Capital, e ele for roubado, é crime!
    E criminosos devem ser presos!
    Conduta ilibada é condição fundamental para admissão no serviço público, portanto, não pode ser desprezada na política.
    Pela “Lei da Ficha Limpa”, e cadeia para os políticos corruptos!
    Fora Dilma, fora Lula, fora Cunha, fora Sarney, fora Maluf, fora Lobão, fora Calheiros, fora Aécio e outros milhares de ladrões do povo. Vocês não nos representam!

  35. Elizabete Gomes disse:

    A coisa mais hipócrita é pedir a saída de Dilma e manter os lobos no congresso e no senado. Quem quer o fim da corrupção tem que clamar pela Reforma Politica, sem reforma não há mudança. É trocar seis por meia duzia. Essas manifestações não são pela corrupção, caso fossem pediriam a cabeça de todos os corruptos que existem em todos os partidos. Agem como se a corrupção tivesse sido inventada ontem pelo PT. O ódio cega e impede as pessoas de raciocinarem direito. Sai a Dilma e entra quem? O PMDB? Nossa que grande mudança? Querem o PSDB no poder pra engavetarem de novo tudo que é denúncia de corrupção? FHC combateu a corrupção enquanto era presidente? São Paulo não manda no resto do Brasil. A esmagadora maioria dos manifestantes se concentra no estado que mais odeia o PT, qual a novidade?

  36. Edgard disse:

    Tudo o que se passa no Brasil não só atualmente mas, desde os governos de FHC, reflete o que é a nossa nação ou seja, os políticos (com o perdão da palavra) “escarram” em nossa democracia. Literalmente são comprados com dinheiro em espécie para dar seu apoio aos governos, promovem badernas, caos, aliam-se a empresários mal intencionados, aliam-se a quadrilhas, bandidos,… Sinceramente, posso parecer pessimista mas, não vejo futuro e não vejo lideranças sérias no nosso País. Infelizmente.

  37. Cé4sar disse:

    Precisamos mais de bombeiros do que de incendiários, assim como precisamos mais de pessoas dispostas a defender o Brasil do que à partidos, ou que, desejem mais defender a democracia do que à políticos. Corrupção não foi inventada agora é obvio. Já existia há muito tempo. Hoje em dia tem se mostrado um problema mundial. Visto casos recentes na Inglaterra, Portugal, Japão, etc. O problema não está em um único partido, como não está em um único país. Só que a solução do problema, não está no passado e nem no futuro, os problemas de agora devem ser resolvidos no presente. Surge com a, operação lava jato a oportunidade de passarmos o país a limpo. De melhorarmos a nossa democracia. De fortalecermos as instituições e aprimorarmos sistemas de controle. Em uma democracia jovem como é a brasileira, que passou pelo trauma da ditadura militar é normal que tenhamos que fazer ajustes. O problema são os radicais que insistem em polarizar aos extremos, tanto à direita como à esquerda. Os que estão mais maduros, os que já tem mais experiências na vida, os que querem deixar para os seus filhos , netos, bisnetos, um país melhor, não querem mais serem governados por ditaduras, nem por ditadores, não importa se eles são de direita ou de esquerda. Ditadura nunca mais! Todas as democracias necessitam de partidos políticos. Não será nos destruindo uns aos outros que nos fará construirmos um país melhor e mais justo com todos. Esta História de pobre contra rico, brancos versos negros, Sul e Sudeste X Norte e Nordeste, direita x esquerda, só pode partir da cabeça de desequilibrados, de pessoas com problemas mentais graves, que em sua loucura tornam-se pessoas destrutivas , violentas, exteriorizando todo um ódio reprimido de suas próprias frustrações pessoais, pois isto não pode ser classificado como patriótico , nacionalista ou ideolôgico e sim de Radicalismo Insano. Precisamos de pessoas Honestas na política, mas precisamos de pessoas honestas em suas análises e Honestas com elas mesmas e que se perguntem com sinceridade: A pessoa na qual eu votei, está agindo corretamente? Pense nisto antes de defender o seu partido político. Defenda antes de tudo o Brasil, a democracia, e a liberdade. NÃO SÓ OS POLÍTICOS DEVEM SER HONESTOS, OS ELEITORES TABÉM DEVEM SER HONESTOS!

  38. César disse:

    O governo estava preocupado com a possível onda de protestos pro impeachment da Presidente Dilma e mais uma vez calculou mal, veio um tsunami populacional se opondo ao desgoverno que se encontra o país e a corrupção institucionalizada nos três poderes da república. Os protestos são legítimos e democráticos e se ela fosse séria renunciaria ao cargo por falta de condições de continuar como presidente da república tendo assinado a compra da refinaria de Pasadena nos EUA que foi superfaturada e deu em enorme prejuízo ao contribuinte e a Petrobrás. Pode não haver fatos jurídicos para o impeachment mas sobram fatos morais.

  39. osvaldo souza disse:

    Na verdade a democracia ha 30 anos atrás começou com um golpe, rasgaram a constituição na época, pois o Sarney não poderia ter tomado posse porque o Tancredo ainda não era presidente empossado, por teria que haver nova eleição, e pior dizer democracia com déspota Sarney é uma piada pronta.

  40. Joaquim Ferreira Filho disse:

    Ler um texto onde há imparcialidade do começo ao fim do formador de opinião é outro nível. No texto o jornalista não defende e nem acusa a Presidente como faz muita gente da mídia. Ele, apenas narra os fatos e não interfere com paixão ou ódio. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-11-21 03:15:12