Marina diz que ministro mudou discurso contra Meio Ambiente
Kennedy Alencar
BRASÍLIA
Ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva diz que o atual titular da pasta, Ricardo Salles, “está fazendo mudanças no discurso” de posse. Segundo ela, “diante da tragédia [de Brumadinho], que bom que ele está fazendo uma reavaliação”.
Marina lembra que Salles prometeu flexibilizar a legislação ambiental e assumiu o cargo com palavras duras em relação aos órgãos de controle do setor, como o Ibama.
Em conversa ontem com o “Jornal da CBN – 2ª Edição”, Marina comentou a entrevista dada à rádio no mesmo dia pelo ministro do Meio Ambiente. Ela diz que o Brasil não pode “engolir esse discurso” de enfraquecimento da legislação ambiental e que o governo Bolsonaro deveria recuar na suas intenções em relação a esse tema, bem como no que pensa sobre demarcação e exploração mineral em terras indígenas.
Ouça a entrevista a partir dos 14 minutos no áudio abaixo:
Caro Kennedy, não me lembro de ações profundas neste setor, quando Dna marina foi ministra; nada aconteceu até então, por pura “sorte”…Quanto ao Ministro Ricardo Salles; ainda bem, esta sendo conservador, quanto aos cuidados de imediato, que são vistorias sérias, que devem acontecer nesta gestão…havia sim a intenção em deixar esta questão, a terceiros, confiando que havia seriedade, nos processos de avaliação…a Vale é criminosa, por reincidência, alegar que seus laudos, estão atualizado, não tranquiliza ninguém, principalmente o governo Bolsonaro, que terá que aprender uma lição, por antecipação; nada neste setor, nos últimos quatro governos pelo menos, não podem deixar passar, sem atenção absoluta, seguindo normas internacionais; em MG, onde a fiscalização por ali, corre frouxa, a muito tempo, com reincidência, em três anos…
Walter, voce entendeu: o ministro Ricardo Salles está sendo autocrítico… É outra mentalidade, muito mais digna e edificante.
Quanto a ex ministra Marina, é apenas uma militante desagregadora.
A ausência de eventos anteriores pode ter relação com a idade dos reservatórios e sua capacidade ocupada.
Ricardo Salles é aquele ministro condenado por improbidade administrativa num processo sobre a alteração de mapas da várzea do Rio Tietê que beneficiou uma empresa mineradora quando era Secretário do Meio Ambiente do Governo de Geraldo Alckmin (PSDB)?
[…] Fonte: Marina diz que ministro mudou discurso contra Meio Ambiente | Blog do Kennedy […]
Tivesse acontecido um episódio no período da campanha, a Sra. Marina teria tido mais chances de vencer o concurso. Vai durar um pouco, mas em algumas semanas o tema econômico vai prevalecer sobre o ambiental. O gasto para reintegração das 10 represas está estimado em valor muito menor do que a desvalorização patrimonial em bolsa, e o preço da ação tende a subir até o ponto justo. Paralelamente, o preço do minério de ferro subiu 15% nessa semana, de maneira que os 90% de produção que ficarem ativos terão valor no mercado na ordem de 103,50% do valor anterior (100% de capacidade), mas faturados com menor trabalho (só 90% do trabalho do todo). A empresa segue ganhando, assim que os investidores fizerem essa conta acho que começa a se recuperar. Obviamente, alterações podem ser vistas se as outras produtoras tentarem ocupar esse espaço.
Mudou por hora, esperem que ele muda novamente 1