aki

cadastre-se aqui
aki
Política
11-10-2013, 11h34

Marina fala em governar com “melhores do PT e do PSDB”

11

Nas conversas reservadas, quando cobrada a definir que política de alianças teria um eventual governo do qual fizesse parte, a ex-senadora Marina Silva responde: “Se a gente ganhar, vai governar com os melhores do PT e do PSDB”.

Marina avalia que a polarização PT-PSDB transformou os dois partidos em reféns de forças mais conservadoras na hora de firmar alianças no Congresso. Desde 1994, petistas e tucanos duelam pela Presidência da República.

FHC precisou se aliar ao então PFL (atual DEM) e ao PMDB para governar entre 1995 e 2002. No primeiro mandato, entre 2003 e 2006, Lula firmou parceria com uma parcela do PMDB e várias siglas médias, como o antigo PL (hoje PR), PP, PTB, PDT etc. No segundo governo, de 2007 a 2010, o petista abraçou de vez o PMDB. No fundo, FHC e Lula tiveram alianças muito parecidas no Congresso.

Esse centro conservador, formado por partidos que apoiam qualquer governo de plantão, tem sido uma causa importante da dificuldade em realizar as reformas política e tributária, por exemplo.

Ao longo dos últimos anos, sobretudo no período Lula, houve quem, como Luiz Gushiken, julgasse interessante uma aproximação entre petistas e tucanos para relativizar a dependência de legendas mais conservadoras.

A avaliação de Marina é correta. Na hipótese de sucesso na parceria com Eduardo Campos (PSB), faz sentido buscar alianças com petistas e tucanos. No caso do PT, parece mais difícil, apesar de boa parte do partido se queixar de um tratamento distante da presidente Dilma. Para os tucanos, seria um pouco mais fácil porque PSDB e PSB serão oposição na próxima campanha. Antes, porém, a dupla Campos-Marina precisa vencer o principal obstáculo: chegar ao Palácio do Planalto.

Comentários
11
  1. Andre disse:

    Seria mais fácil ela explicar ao eleitorado porque esses 2 governos se aliaram a forças mais conservadoras. Simplesmente porque eles têm representação no Congresso. Quer um governo progressista? Ensine as pessoas a votar em Partidos Progressistas e abandonar políticos fisiologistas. No caso, mais fácil culpar PSDB e PT por se aliar aos “atrasados” do que no povo que votou neles.

  2. Wilma Lyra disse:

    Na mosca! No entanto, a Senadora Marina Silva e o Governador Eduardo Campos terão que escolher pessoas capazes de desencardir o fanatismo do PT e a omissão do PSDB que, no atual governo, deixou os escândalos rolarem, com raras exceções… Então, A MEU VER, NÃO HOUVE OPOSIÇÃO…

  3. graça evangelista disse:

    O problema brasileiro é exatamente esse. O povo não entende o papel do Deputado federal, do Senador, e só se preocupa em quem vai ser Presidente. Não sabe também o que é um partido político. Vota em pessoas. Resultado: elege um Presidente e todo o Congresso contra ele, faazendo com que cada decisão presidencial tenha que ser negociada, trocada por algum benefício.

  4. JUNIORTUTELAR disse:

    QUERO MARINA PRESIDENTE

    Sou o arco… Sou a flecha… Sou o todo e Metades… Sou as partes que se mesclam… Nos propósitos e nas vontades… Buscai o melhor de mim e terás o melhor de mim. Darei o melhor de mim… Onde precisar o mundo. E o melhor de mim… BRASIL PRA FRENTE COM MARINA SILVA PRESIDENTE

  5. Guido Chiniara Batuta disse:

    Sempre poderá existirem coisas boas aonde menos se espera agora deixar os mesmos no comando, não concordo,chega de desacato ao trabalhador/a

  6. Cemy Vargas Fraga disse:

    O que é isso??? A Marina já se candidatou à presidência, já ganhou e já está escolhendo seu ministério? Será que dormi por mais de um ano e estou despertando hoje? Calma!!! Marina com suas convicções contra o aborto, e sua homofobia, além de outras do gênero, se se candidatar, não chegará nem ao segundo turno!

  7. Danilo disse:

    A ideia não é tão ruim… o problema é que PSDB “endireitou” demais e não tem praticamente nada em comum com o programa do PT. Seria bom para o país, mas acho que não funcionaria na prática. A Marina só faz esse discurso pq sabe que não vai ter maioria se for eleita.

  8. HELIO DIAS disse:

    SE A MARINA CONTINUAR COM ESTE DISCURSO NÃO VOTAREI NELA, POIS TUDO QUE QUEREMOS É ESTE DOIS PARTIDOS FORA DO PODER, O PSDB REPRESENTA A PRIVATIZAÇÃO E O PT A TERCERIZAÇÃO. FORA ISTO, O PT APARELHOU COM SEUS MILITANTES E O PIOR DE TUDO, COM MILHARES DE SINDICALISTAS O BRASIL TODO. ANTES A POLITICA DE PARTIDOS EM ESTATAIS FICAVA RESTRITA A BRASILIA, HOJE ESTÁ EM TODAS AS DIRETORIAS E DEPARTARTAMENTOS ESPALHADOS PELO BRASIL TODO. A SANHA PELO PODER, LEVA O PT A DISTRIBUIR FUNÇÕES COM SALÁRIOS ALTISSIMOS E TODOS SABEMOS QUE TODOS TEM QUE DAR SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PARTIDO. ESTOU ERRADO??

  9. Alex Fajardo disse:

    Se o PSB for para o segundo turno, quero ver como irá se comportar o DEM com Caiado e Cia ….. Se PSB vencer no final, o DEM se aliará ao PT para fazer oposição? rss…

  10. Guido Chiniara Batuta disse:

    Muito me deixa admirado já alguém pensar em oposição ,pois não sabemos como irá se comportar o eleito, oposição a que? visando a próxima eleição? afinal quando vamos nos livrar desta política?

  11. Luís disse:

    Pelo que entendi, Marina quer somente que ela ou Eduardo Campos sejam o(a) presidente, e então contarem com a experiência do pessoal do PT e do PSDB para governarem… Seria ela capaz de juntar o melhor do PT e do PSDB no mesmo governo? Não creio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-07-15 08:31:17