aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
14-09-2013, 14h27

Marina faz sua “Carta ao Povo Brasileiro”

13

A recente conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o seu principal conselheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi além da preocupação em deixar aberta uma porta para que Eduardo Campos, governador de Pernambuco, leve o PSB a apoiar o PT em 2014 _hipótese, hoje, improvável.

Epitácio Pessoa/ AE

Epitácio Pessoa/ AE

O crescimento de Marina Silva no empresariado entrou no radar de Lula. Ao seu modo, a ex-ministra do Meio Ambiente vem fazendo a sua “Carta ao Povo Brasileiro”.

Ou seja: moderando o discurso sobre política econômica, com garantias de um conservadorismo que seria mais interessante ao grande capital nacional do que o voluntarismo de Dilma nessa área. Exatamente o que Lula fez, com sucesso, em 2002.

No Palácio do Planalto, avalia-se que, num segundo turno entre Dilma e Marina, a presidente seria beneficiada pelo temor de um ambientalismo hostil aos negócios da eventual adversária. Marina tem se encarregado de prometer o contrário nas entrevistas e nos encontros que manteve nos últimos três meses. Para ajudá-la, a experiência do empresariado com Dilma é cheia de relatos de óbices colocados pela presidente. Boa parte dos empresários não olha mais para a presidente com boa vontade.

Quais seriam as alternativas?

Eduardo Campos tem apresentado um discurso que os empresários adoram. Nesse meio, não há dúvida de que o senador Aécio Neves (PSDB) adotaria uma política favorável ao setor. Mas, para os donos do dinheiro no Brasil, há um problema: por ora, Aécio e Campos estão comendo poeira de Marina nas pesquisas sobre a sucessão presidencial.

Dilma tomou um susto em junho e julho. Recuperou-se um pouco. Mas está distante de céu de brigadeiro. Experiente, Lula a alertou sobre a movimentação de Marina para tentar mostrar ao empresariado que aplicaria uma política com pessoas confiáveis aos seus investimentos.

Um grande empresário, admirador de Lula, resumiu assim a relação com Dilma: “No governo dele, nós fomos vistos como aliados. Ele sabia que o trabalhador ganharia se a gente ganhasse. No governo dela, somos vistos com desconfiança, como adversários”.

Em resumo, na visão de Lula, convém a Dilma se preparar com cautela para eventuais dificuldades, o que inclui evitar acirrar ânimos contra políticos como Eduardo Campos. Para o ex-presidente, poderão surgir obstáculos maiores com os quais se preocupar.

Comentários
13
  1. Cássio Souza de Andrade disse:

    O Lula pode ser chamado de tudo,mas é uma raposa na política.É bom a Dilma abrir o olho,ele precisa dela para eleger o governador de SP. Já tem a presidente,o prefeito,prefeituras polo da grande SP.A mais de 10 anos comanda Guarulhos(uma das maiores economias do Brasil),São Bernardo,Santo André. Se ele perceber que a Dilma não vai se reeleger entra no lugar dela pra tentar manter a presidência com o PT. Só tem uma escolha que acredito que esteja equivocada por parte do PT. E não sou petista,nem tucano,apenas gosto de estratégia política(limpa). O ministro da Saúde(Padilha) não é o candidato ideal para o PT tentar,enfim, o governo de SP. Eles deveriam lançar uma mulher,mais específicamente a ministra da Casa Civil,Gleisi Hoffmann. Embora tenha sua vida política mais ligada ao Paraná,tem boa formação,experiência e figura mais simpática que o Ministro da Saúde,bem desgastado pelo MAIS MÉDICOS. Ela é um rosto feminino novo em SP,que está saturado e rejeita demais a Marta Suplicy.

    Acredito que a Marina tem grandes chances de ser a presidente. Está cada dia mais preparada pra isso. Vem buscando apoios interessantes,aprendendo a jogar o jogo,sem radicalismos,dialogando com o empresariado.Tem a bandeira do Meio Ambiente que é muito simpática a todos. Vem de origem bem humilde. O grande empecilho é vencer o curral político criado pelo PT com as “Bolsas Tudo”.

    • Maria José Rêgo disse:

      Cassio de Souza, desculpe por discordar de você. O programa federal “Mais Médicos”, deu maior visibilidade ao ministro Alexandre Padilha. Hoje, em conversa com um taxista em Goiânia, percebi que as manifestações de junho não acordou o “gigante”. O “gigante” foi acordado mesmo, quando a maioria do povo brasileiro percebeu que a classe médica brasileira é contra a vinda de médicos estrangeiros. Basta ver que a popularidade da Dilma está voltando ao patamar anterior após este episódio.

  2. Mario disse:

    Fazer política é pegar voto dos pobres e dinheiro dos ricos, prometendo a cada um desses grupos protegê-lo contra o outro. “Nunca antes na história deste país” alguém captou essa mensagem tão bem como “o cara”.

  3. Ricardo disse:

    Caro Kennedy;

    Sou formado em marketing e o cenário que ai esta entre os candidatos é muito simples de decifrar; Candidato é ´que nem um produto quanto mais visível na mídia é lembrado pelo consumidor; Vamos lá a Dilma sozinha fica exposta em todas as midias diariamente mais que todos os demais candidatos juntos, quanto a Marina teve grande exposição nacional na ultima eleição e hj. incorpora o inconformismo do povo brasileiro com os políticos. Quanto ao Aécio e o Eduardo que sem dúvida são as melhores opções para o país, ambos quase não tem espaço na midia nacional, daí o fato de não decolarem nas pesquisas. Quando tiverem espaço deverão decolarem.

    abraços,

    Ricardo

  4. Na minha visão, uma combinação de eficiência para uma nova governabilidade para o Brasil seria Marina Silva e Ciro Gomes.

  5. Paulo Santana disse:

    Discordando de um comentário anterior o Programa Mais Médicos foi o responsável pela retomada do crescimento da popularidade da Dilma. Assim mesmo acho um erro o Padilha em S.Paulo, a Gleisi Hoffmann é um rosto e personalidade mais a cara de S. Paulo. O Padilha concertesa conseguiria se eleger Governador do Estado do Pará, sua terra natal, e um dos estados mais beneficiados pelo Mais Médicos. A Marina tem um teto de crescimento – parte da classe média e das elites, mas a maioria dos empresários não pode confiar nela,assim como o Povão, porque ele o discuso dela é fortemente ambientalista, mas com poucas propostas factíveis para questões como o fornecimento de energia elétrica.

  6. helio de aguiar nemesio de albuquerque disse:

    Renato: Ainda é cedo para tratar de eleições,” pois muita água vai correr por debaixo da ponte”! Quem vai ganhar. Não sei, pois não sou nem Pitonisa, nem Nostradamos, para prever o futuro ! E tem mais: qualquer nome que seja lançado agora “vai ficar sôbre o efeito do Sol e do Sereno!”.Abraços Helio

  7. RGS(PESQUISADOR) disse:

    Considero ainda muito cedo para apresentar cénario e personagens num quadro decisivo para as eleições majoritárias de 2014.Até mesmo,uma nova e igualmente impactante manifestação pode alterar os números apresentados pelas recentes pesquisas.Com relação ao Eduardo Campos e ao Aécio Neves – Tivessem os mesmos,suas imagens e mensagens constantemente nas mídias,de forma bem destacada,com discurso enfáticos nos principais temas;Saúde,Segurança e Educação – Com certeza,seriam os mais pontuados.

  8. Adilson G Cantanhêde disse:

    Marina Silva é apenas um “Cavalo de Tróia” já executou o papel em outras oportunidades, acredita nisso quem quer…

  9. FELIPE LEONARDO disse:

    color de saia da elite este filme eu ja vi

  10. FELIPE LEONARDO disse:

    um dia todos ze coxinhas seram perdoados mas a midia

  11. marisa isabel da silva disse:

    ACHO pouco provável que a presidenta ganhe pois o brasil não esqueceu do adiamento do jugamentos de penas aus mençaleiro que forao comprovados nas urnas e que veremos a manifestação do povo brasileiro

  12. CAROS AMIGOS ,,,A SURPRESA DE UMA ELEICAO SEMPRE DEIXA TODOS CONFUSOS ,,UMA SEMANA ANTES DO DIA DE VOTAR ,,TEMOS UMA FIGURA FEMININA QUE TERIA TUDO PRA SE REELEGER ,,E QUE FOI DESGASTADADA PELA PROPRIA JUSTICA JULGANDO MAL ESSES BANDIDOS QUE CORROMPEM O PAIS ,,E QUE POR SINAL TEM MAIORIA ELEMENTOS DO PROPRIO P.T.,,,QUANTO AOS OUTROS CANDIDATOS ,TERIAM QUE FAZER UMA PROPAGANDA POLITICA MUITO BEM FEITA ,,ACHO POUCO PROVAVEL A ESSA ALTURA ,,,,E A MARINA SILVA QUE ESTA QUIETA NA MIDIA ,,NAO SAI DA CABECA DE QUEM QUER GENTE DIFERENTE ,NO PODER ,,,SE ELA SOUBER JOGAR TERA EXITO NA PROXIMA CAMPANHA ,POIS A TRAJETORIA DO PT E MUITO EQUIVOCADA EM UM PAIS ONDE AS PESSOAS JA ESTAO SE ANTENANDO NO ASSUNTO ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 08:26:24