aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
03-10-2013, 21h17

Marina fica entre coerência e oportunidade

12

Com a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de rejeitar a criação da Rede, a ex-senadora Marina Silva terá um dia para escolher entre a coerência e a oportunidade _salvo um entendimento do STF em sentido contrário, caso os “sonháticos” recorram da decisão desta noite.

Quando lançou a Rede, Marina disse que o fazia para inovar em relação à política tradicional. Fracassou ao cumprir as exigências legais, como ficou evidente nos fundamentados votos dos ministros do TSE. A linha geral foi: a lei deve ser seguida por todos.

Se cumprir o roteiro mais provável de não se filiar a outro partido para concorrer em 2014, Marina manterá a coerência mas perderá a oportunidade.

Ao contrário de 2010, ela tem chance na próxima disputa eleitoral de tomar o lugar do PSDB na hegemonia oposicionista. Poderá construir condições reais de vitória. Terá o pragmatismo que faltou ao tentar colher as assinaturas para registrar o partido? Vamos aguardar as próximas horas ou minutos para saber a resposta de Marina. A decisão terá enorme impacto na sucessão de 2014.

*

Ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, respondeu duramente ao colega do STF Gilmar Mendes. Defendeu lisura das decisões do tribunal que preside. Rejeitou acusação de “subjetivismo”. Falou em tom mais duro do que o usual.

*

O placar de 6 a 1 no TSE desaconselha um recurso ao STF.

Comentários
12
  1. A Marina pode perder muito espaço se não se filiar a algum partido. Acredito que até a escolha do partido possa ser crucial para a sua campanha, mas o fato de não conseguir criar a Rede já é um ponto negativo que pode gerar um decréscimo nas eleições.

    Talvez alguém possa até utilizar isso como ataque, mostrando uma falta de planejamento, tentando desqualifica-la administrativamente.

    Eu ainda aposto no Aécio, e na campanha que ele pode fazer, já que a baixa rejeição em estados que ainda não o conhece bem, pode favorecer no crescimento da campanha.

    Abraços

  2. Jalisson Lopes Ximenes disse:

    Estarei com Marina e a Rede Sustentabilidade independente da data da criação pelo TSE e data de eleição.

  3. Rodrigo disse:

    Ainda bem que o partido da Marina Silva foi negado. Seria o típico partido brazuca: Feito na última hora e cheio de gambiarras.

    Essa moça tem uma cara de Collor que não é fácil.

  4. Agna Barros disse:

    Marina Siva, assim como Helisa Helena perderam todas as chances de ajudar a esse país a ter dias melhores, fazendo o que elas achavam certo dentro do PT. Agora apresentam-se como duas vaidosas, autoritárias e com caracteristicas invejosas. Lamntavel!!

  5. Mauro Sérgio Felix disse:

    Marina Silva,tem uma história de vida admiravel.Propôs ao longo de sua trajetória politica debates fundamentais ao país,mas mesmo com a simpatia diante de alguns posicionamentos nao acredito que esteja preparada para ocupar a presidencia da Republica.Deveria encarar o desafio de ser governadora ou prefeita antes.Exercitar o que prega em seu discurso,na pratica…Sei que este argumento já foi amplamente usado contra Lula.No entanto,penso que seria o caminho politicamente mais coerente para a presidencia…

  6. Ismael Bento disse:

    Qual foi a justificativa que Gilmar Mendes se amparou para votar pela criação do partido de Rede, mesmo sem o número de assinaturas exigido por lei?

  7. Alex Fajardo disse:

    Lembro que em 2002, Garotinho saiu das eleições com mais de 15 milhões de votos com a promessa de voltar em 2006 e ganhar a eleição, perdeu o bonde da história.
    Isso pode acontecer com Marina agora em 2014, se perder o bonde da história agora, em 2018 quem garante que novos cenários e rostos messiânicos não estarão no jogo e sua onda verde se desmanche até lá?

  8. João Carlos Welter disse:

    Simpatizo com Marina,articulada e defensora do meio ambiente.Mas como votar numa pessoa que acredita que a mulher foi criada da costela do homem e defende Marcos Feliciano?Seria apostar na idade das trevas.Manda ela fazer um curso de contemporaneidade com Dom Pepe Mujica e na volta a gente conversa.

  9. Essa petista desfaçada vai pra outro partido pra dar segundo turno e o PT ficar no comando!!

    (João Poucas e Boas)

  10. A Marina já foi longe demais!!! Sua ambição fez com que ela saísse do PT, este foi seu maior erro.Ministra do verde é um cargo mais que suficiente para ela!!! o RESTO É PRETENÇÃO !!!

  11. jorge cavalcanti disse:

    o Brasil só precisa de pessôas honestas,tecnicos e administradores se contrata

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-26 00:57:07