aki

Kennedy Alencar

cadastre-se aqui
aki
Política
03-09-2014, 9h49

Marina não é Collor, mas tem contradições

130

Postado por: Daniela Martins

O comentário no “Jornal da CBN” abordou a subida de tom das campanhas do PT e do PSDB em relação à Marina Silva. O PT a comparou aos ex-presidentes Jânio Quadros, que renunciou em 1961, e Fernando Collor, que sofreu impeachment em 1992. O PSDB chamou a candidata do PSB de “metamorfose ambulante” e insinuou que sua eleição seria uma aventura política.

Pesquisas internas dos partidos mostrariam Marina à frente de Dilma Rousseff já no primeiro turno. O PT avalia ser preciso elevar a dose de críticas agora. Deixar o confronto mais incisivo para um eventual segundo turno poderá ser tarde.

O crescimento da ex-senadora em São Paulo diminui as chances de que Aécio Neves volte a subir nas pesquisas. Há no PSDB um misto de desânimo com o desejo de adesismo à Marina num segundo turno ou num possível governo. Aécio precisou negar publicamente os rumores de que poderia renunciar à candidatura presidencial.

Petistas e tucanos tentam explorar as contradições de Marina para desgastá-la. Ela possui hoje uma base política fraca. O discurso de governar com os melhores é difícil de ser colocado em prática num Congresso tão fragmentado. Ela terá que compor com forças da “velha política”. Lançou propostas progressistas para o eleitorado LGBT em seu programa de governo e recuou em menos de 24 horas. Preferiu abraçar propostas conservadoras como as do pastor Silas Malafaia, que faz discurso homofóbico. Ainda faltam explicações do PSB sobre o jato que causou o acidente com Eduardo Campos. Alguns setores do empresariado acham que seu programa de governo pode trazer danos à indústria brasileira.

A campanha é o espaço adequado para esse tipo de discussão. Mas a propaganda negativa pode ser perigosa para quem a faz. O PT já foi alvo desse tipo de discurso no passado. A candidata do PSB rebateu as críticas. Lembrou que a presidente Dilma tem o apoio de Collor. Marina não é Fernando Collor nem Jânio Quadros. É difícil colar nela o discurso de que seu governo poderia acabar em impeachment.

No entanto, saber com quais forças políticas ela governaria é uma questão importante. Nesse ponto, entra o PSDB, que não pode abandonar publicamente Aécio, mas já age nos bastidores. Há políticos tucanos dispostos até mesmo a integrar o ministério de um eventual governo Marina.

Comentários
130
  1. LUIS CARLOS GONÇALVES disse:

    A candidatura de Marina Silva é uma aventura política, até certo ponto irresponsável. Sem base no congresso, para conseguir governar, mesmo de forma medíocre, precisará ceder às imposições dos “velhos políticos”. Já vimos isso no Governo Collor, e vimos no que deu: o Brasil mergulhado em sua pior crise.
    Digam o que disserem do PT, o fato é que passamos por duas crises internacionais e não nos perdemos. Eleger Marina Silva neste momento, e nestas condições, é interromper um processo que ainda levará alguns anos para se consolidar. Teremos perdido, pelo menos, 10 anos de trabalho. A população brasileira parece que ainda não amadureceu o suficiente para fazer uma análise séria das condições do país e se deixa levar por uma multidão de manifestantes que nem sabiam ao certo o que queriam. Que Deus nos ajude… de novo!

    • Jefferson Sousa disse:

      Não, meu caro, não é uma aventura política, é uma opção para a despolarização da atual política. Quanto ao apoio do Congresso, só se mudar a Constituição Federal. Só não pode é se aliar aos demônios, como o atual Governo fez.

      • elizeu chavantes disse:

        Como? Ela disse que vai governar com os novos, mas estamos vendo que só os velhos vão chegar no Congresso.

        • Sônia disse:

          Para quem fazia apologia com cartaz do Maluf, vc mudou muito!!!

          • Antonio Carlos disse:

            Sônia, uso seu espaço de resposta para poder estar no início dos comentários.
            Prezados,
            Gostaria sugerir um PACTO. Independentemente de ser a Dilma, a Marina ou o Aécio, o mais importante é nós melhorarmos o nosso legislativo, pois é lá que está toda a BASE DE CORRUPÇÃO do nosso País.
            Seria este o PACTO: “NÃO VOTAR NO FILHO, NA FILHA, NA MÃE, NO PAI, EM NENHUM PARENTE DE POLÍTICO”
            O Legislativo não é uma Monarquia, onde o poder é passado de pai para filho. Os cargos não são hereditários. Tenham a certeza de uma coisa, o filho de um homem bom tem tudo para ser melhor do que o seu pai, mas o filho de um canalha, com certeza, também será muito mais canalha que seu pai. Como é difícil descobrir a minoria de homens bons proponha que o PACTO seja adotado como regra geral.
            O BRASIL SAIRÁ GANHANDO. QUEM CONCORDAR, POR FAVOR, DIVULGUE, AINDA DÁ TEMPO, FALTAM 30 DIAS.

      • tobias disse:

        Parabéns! Concordo com você e em grau e gênero! Vamos de Marinaço !

        • luiz carlos wilcke disse:

          Quero registrar seu comentário, e quero ver se voce tera a mesma opinião, caso Marina ganhe, daqui a um ano.

        • luiz carlos wilcke disse:

          Alias se bem me lembro, Marina saiu do Governo de Lula, porque discordava dele quanto a questão da votação sobre a regulamentação da Previdência. E agora diz que falará com Lula, pra pedir seu apoio. Se ganhar vai governar o Brasil com aquele item da Previdência, ao qual fez ela sair do PT. Acho que as pessoas podem mudar de opinião ao longo do tempo. Agora dizer que o novo, ai já e exagero. Alguns comentários aqui tratam Marina como se ela pudesse governar sem precisar do Congresso. Acho impossível governar sem apoio do Congresso. Ela vai ter maioria sim, mas serão as velhas raposas do PSDB e do DEM, que na verdade so querem tirar o PT pra se apoderarem das Uvas, mas não querem grandes mudanças como sonham aqueles que hoje votam na Marina. Principalmente aqueles que sairam as ruas ano passado, pedindo mais atenção para os problemas dos hospitais, passagens de onibus. Alias a passagem de onibus, e a primeira que terá impacto, com a levação dos preços dos combustiveis. Não terá como segurar, a não ser que ela pegue dinheiro emprestado do FMI. Mas ai teemos o problema da inflação, bem talves liber a importação de produtos pra abastecer o mercado interno, mas ai teremos a chiadeira dos produtores daqui. Naõ vai diminuir a carga tributaria, não vai diminuir os Ministerios, pois vai precisar pra aconchegar seus aliados. Vai sim fazer muita propaganda. Algumas maquiagem, como autonomia do Banco Central. Vai manter o mais medicos com mais de 10 mil cubanos? Não acho.

          • Paulada disse:

            Marina muito bem a ponto de conseguir fazer colar um discurso de magia e se colocar no hall das pessoas puras, mas é nisso que mora o seu discurso vazio, pois ser moderno com discurso que vai usar energia eólica, acabar com a velha política e que mais blá,blá, blá. É um eterno loop, mas ela sempre sai bem, mas não assume nada, não tem uma proposta sólida, pois vejam bem, até o Aécio diz com letras garrafais, “vou colocar o Armínio Fraga denovo” e outras coisas mais, não voto nele, mas pelo menos o conhecemos, sabemos quem é o seu partido e do que é capaz, mas Marina, já disse que ao ganhar, vai sair do PSB e migrar para a Rede(quando puder), o que é isso? Como ela quer governar com este nariz? Vocês podem dizer o que quiserem, mas se nem o Lula conseguiu governar apenas com o PT(que é um partido grande), imagina Marina? Tem alguém aqui acreditando que ela vai conseguir alguma coisa do que fala sem reforma política pelo menos? Eu vou votar na Dilma com certeza, pois não vivo em um conto de fadas, vivo na realidade.

      • Hailton Borges disse:

        Marina já repetiu várias vezes que quer governar de forma meritocrática.
        Assim sendo, votemos em deputados e senadores de verdade.
        Chega de eleger PT, PSDB (mais do mesmo), DEM, e principalmente o maior
        sanguessuga de todos PMDB.
        Partidos-quadrilhas.
        Cabe a nós, orientarmos aos que ignoram a importância das câmaras (deputados e senadores). Cabe-nos mostrar que presidente nenhum será capaz de governar, ou
        aplicar seus programas de governo, com os políticos podres (poder pelo poder)
        que ora reinam no país.
        Eu sou Marina (40). Tenho filhos. Não consigo educa-los de forma correta. Como mostrar a eles que o trabalho, a dignidade e honestidade são o caminho a seguir; quando esses ladrões aparecem a todo instante zombando daquilo que tanto prezo?!

      • paulo parente disse:

        Mudar a constituição nao é facil ela precisa de 3/5 do congresso, sem compor com a “velha politica” ela não aprovará qualquer mudança.

    • ELIEL OLIVEIRA disse:

      Acho que a Marina deveria procurar o PT,pois de apoio no congresso eles entendem:MENSALÃO!! É preciso apoio para impedir CPI da Petrobrás e tantas outras, com certeza!!

      • Maurício disse:

        esqueceu de um pequeno detalhe Eliel: quem instalou a prática do mensalão no país, com a compra de votos foi o PSDB, no governo FHC, quando este comprou a emenda da reeleição. Quando não se tem memória dá nisso, elege-se uma candidata que depois vai de fato se coligar e governar com eles e até aplicar a polícia econômica recessiva deles. É triste ser adestrado pela grande mídia.

      • Tambem o PSDB entende de apoio no Congresso. Vide mensalão na emenda da reeleição de FHC, também tem que ter um bom “engavetador geral” e uma PF sucateada e só carimbadora de passaportes.

    • emmanoel disse:

      seu comentário resumiu em poucas palavras uma extensa verdade. acho que o povo está aprendendo a votar e o despencar do aécio é uma prova disso, mas o surgimento de marina prova que ainda há muito a caminhar. deus nos acuda.

      • elenilson disse:

        falar que é um novo programa de governo é no mnimo falta de cultura ou não saber ler ela foi deputada senadora e ministra e por fim uma péssima ministra acho que sim ser for ela vamos voltar ao tempo em que nós não podiamos viajar de avião nem fazer faculdades um retrocesso t

        • Farias disse:

          Andamos de avião, temos faculdade a vontade???? Será?????
          Quem viaja de avião a uns 10 anos atrás sabe que o tratamento era melhor, as poltronas tinham espaços e os aviões não eram tão sucateados como os de hoje.
          Tem facilidade de acesso a faculdade particular, mas como fica nossas faculdades publicas???
          O PT teve seu momento e teve seus projetos bons, mas a rotatividade é necessária para que o país possa criar novos rumos e não um cabide de emprego para um monte de filiados partidários. Se Marina é a melhor opção, não sei, mas o Brasil precisa de mudança.

      • Gilbeto disse:

        Em um país que precisa de grandes investimentos em infraestruturas e em energia elétrica, dizer que Mariana é a melhor opção é temerário. Você não sabe nem escrever, pois um paragrafo se começa com letras MAIÚSCULAS e nomes próprios também.

    • Breno disse:

      A população foi pra rua e pediu mais Saúde. A Presidenta manifestou-se com o programa “Mais Médicos”, dai Sr. Luis, não precisou mais de uma semana para sua aprovação e prática, então, é disto que o Brasil/Brasileiro precisa, ou seja, para construir escola, não precisamos de ninguém, e ai de quem votar contra. “Não existe político que vote contra Saúde e Educação. Finalizando, vamos pra rua se a Marina não tiver apoio, simples assim!

    • WLSC disse:

      Meu caro, não devemos esquecer que a estabilidade econômica veio no governo FHC, e o PT nadou de braçada se dizendo o pai da criança, mas o que vemos hoje é o País a beira de uma recessão, com a maior estatal, a Petrobras, praticamente falida e mergulhada em escândalos. A marolinha do Sr. Lula está dando seu resultado agora, num ano que temos um crescimento pífio, um PIB ridículo para um País emergente. Sem contar que neste 12 anos de PT, existiram os maiores casos de corrupção e impunidade já vistos no Brasil.

      • Dal Secco disse:

        Não sei a onde o FHC fez um bom governo. 1-Crise do México – Perdeu 10 bilhões em 1 mês (desvalorizou o Real); 2-Em 97 na crise da Ásia – Aumento na taxa de juros em + 30%; 3 – Em 98 crise da Rússia – Perdeu 20 bilhões em 1 mês (desvalorizou o Real); 4-Em 99 desvalorização do Real em mais 40% e elevou a taxa de juros para 45%;
        Na verdade não se pode ter maior incopetência como esta.

    • carlos alberto nogueira ferreira disse:

      Na sua avaliação deveremos ter governos petistas ainda por muitos anos. Devemos ter que aturar essa robaleira enorme desses desqualificados.Acho até, que a presidente Dilma é uma pessoa séria. A minha esperança era que ela nesse segundo mandato, caso viesse a ter, era de dar uma banana para o salafrário do lula e sua corja. Mas a dependência dela a esse partido, do qual sempre achei que ela não era tão afinada, aumentou muito em função de garantir um novo mandato.

    • carlos adolfo disse:

      Caro Luis Carlos, concordo que a marina pode ter um governo sem muito apoio no congresso, mas o povo entre votar nos PTralhas e na Marina está ficando com Marina, Aécio se quiser deve se juntar a Marina pois PSDB não cola mais…….Melhor seria nosso saudoso Eduardo Campos tivesse presente, homem preparado e verdadeiro estadista…

    • Paulo disse:

      É só votar nos candidatos ao senado e deputado federal da coligação da Marina que ela terá uma boa base.

    • valdir disse:

      Você já observou para quanto o PT elevou a dívida pública? Se os brasileiros resolverem mudar, pior não vai ficar.

    • Luciano Santos disse:

      Parabéns Luiz Carlos, O texto Falou muito sobre a realidade brasileira!
      Enquanto Dilma/PT e Aécio/PSDB, quer governar o Brasil. Marina(Rede/PSB), quer “salvar” o Brasil!…O plano messiânico de Marina, é um desafio a nossa racionalidade, porque despreza até a realidade dos conflitos existentes em toda sociedade democrática.
      Para o Brasil, Marina será um Cavalo Tróia! Pois, a história mostra que na prática a teoria é outra!

    • Luiz silva disse:

      Aventura foi a Dilma, que caiu de paraquedas no governo, elegida pelo Lula, só pra dizer que existia uma presidente.

    • valtenes siqueira da silva disse:

      O Doente sera que você e incapaz de entender que o brasil não aceita mais corrupto como esse pessoal do pt.

    • gabriel disse:

      LUIS CARLOS GONÇALVES, perfeita tua observação, inclusive vou copiá-la.

    • Antonio Carlos disse:

      Prezados,
      A situação seria cômica se não fosse trágica.
      A grande Mídia fez de tudo para acabar com o governo do PT. Foram manchetes e mais manchetes escandalosas, sempre induzindo o povo e mostrando o País diferente da realidade. O Mundo nos vê de forma completamente diferente. Tudo isso tinha como objetivo eleger alguém do PSDB. Podia ser qualquer um, Serra ou Aécio, não importava, a prioridade era colocar alguém amigo. Fora o partido que tem como estrela maior um homem que foi operário.
      Agora, que o Aécio mostrou toda sua incapacidade e com a Marina disputando com a Dilma, a Mídia está numa sinuca de bico. O que é melhor? A Dilma, mesmo diante da possibilidade da “regulamentação da Mídia”, mas de passos previsíveis, ou a Marina, que representa uma aventura sem a menor previsibilidade, incapaz de governar um País como o Brasil, podendo nos levar a um desastre. Os próximos passos vão nos mostrar o caminho que será seguido. Eu, particularmente, acho que a Dilma ganha. O fenômeno Marina é totalmente sem sentido e aconteceu devido ao trauma causado pela morte do Eduardo Campos. Será que os que hoje pretendem votar na Marina a conhecem tão bem e a julgam muito melhor que o falecido? Acho muito pouco provável, até porque, como político, o Eduardo era muito melhor. Assim sendo, a medida que o sentimento da perda abrupta for sendo amenizado, ela vai começar a cair. Pra sorte do Brasil

      • Josiane disse:

        Não acho que seja comoção pela morte do Eduardo Campos, eu fiquei feliz quando ela se uniu ao Eduardo, mais não tinha certeza de votar nele por que gosto da postura de Marina, e Eduardo vim conhecer aqui em PE, sou paulista, Marina pode não ser a melhor candidata, mas é a que demonstra mais preparação e uma mudança inteligente e equilibrada, além disso de todos esses os candidatos é a que demonstra ser mais honesta. E do jeito que está descendo o nível da campanha, daqui uns dias é perigoso cuspirem na cova de Eduardo Campos para tentarem se manter no poder. Não quero saber se é amiga do dono do banco, pessoas honestas existe inclusive na elite. Ou querem me dizer que todos os pobres são honestos e todos ricos ruins? Quanto a história de avião, estou mais curiosa para saber porque a tal caixa preta do avião não funcionou?

    • Raimundo disse:

      A Marina me parece honesta e inteligente, entretanto não está suficientemente madura pra governar um País do tamanho do Brasil, acho ela foi com muita sede ao pote, no meu ponto de vista deveria ser candidata a governo de Estado para assim ganhar experiencia de administração, conhecer a complexidade politica. Como a mesma fala sempre a “nova politica” se eleita for, jamais vai acontecer pois ela não tem apoio nas casas, seu partido é um anão com fracas coligações e assim não vai passar o mais pífio dos seus progetos, eu tambem quero mudanças, entretanto espero que ela não seja eleita para o bem do meu Brasil.

  2. Nelson Robertoquem disse:

    A Marina se esquece que quem comanda estes partidos são políticos como,
    Sarney,Renan Calheiros,Jader Barbalho,Valdemar Costa Neto,Fernando Collor,
    Roberto Jeferson,Michel Temer,Anderson Adauto,Paulo Maluf,aquele de Manaus que me foge o nome que foi ministro dos transporte, o do PDT ex-ministro do trabalho que disse que era fortão e não caia, e outros tantos que não valem nada querem apenas o poder ou orbitar em torno,para tirar proveito.Basta ver com quem o Lula se juntou.O Lula que
    começou nos palanques com Ulisses Guimarães,Franco Montoro,Mario Covas,Tancredo Neves,
    Fernando Henrique,Jose Serra e outros,hoje se alia a esta gente que repugnava e combatia, será que o tempo os tornou melhores que os aliados e companheiros de outrora?

  3. maria cristina meirelles disse:

    Novas idéias, antigos ideais= Banco Itaú; inspirador…

  4. tobias disse:

    Kennedy, podem fazer o que quiser a Marina vai dar o troco no PT e lula, vai ser de lavada no Primeiro Turno com 70% de votos. Não tem pra ninguém é MARINAÇO PRESIDENTE.

  5. Sergio Lima disse:

    A economia brasileira piorou muito nestes 04 anos de governo Dilma/PT. Não há mais como continuar nesta situação. Vamos eleger a Marina para que possamos ter a esperança de um Brasil melhor!

  6. ari busanello disse:

    SE TIVER SEGUNDO TURNO, VAI SER DE MARINA E AÉCIO NEVES, OU DILMA E AÉCIO NEVES, NÃO SE ILUDEM, A MARINA E A DILMA ESTÃO DISPUTANDO OS MESMO VOTOS.
    NÃO É SURPRESA AÉCIO NEVES FICAR NA FRENTES DAS DUAS. ESCREVI PARA VOCÊS NÃO DIZER QUE FALEI.
    DIA 05 DE OUTUBRO ESTA AI.

  7. Carlos Cordeiro disse:

    Evidentemente que o novo assusta, nao assusta o povo, pois ele, sedento por mudanças, visto que o PT é um partido cheio de cupins. Assusta sim, os velhos da politica acostumados a acordos vil que tanto prejudica a vida do povo. Querer vincular a Marina Silva, a Janio Quadros e Fernando Collor, talvez seja de uma burrice incalculavel e de prejuizos eleitorais tremendo e irreversivel. A Marina vence no primeiro turno.

  8. Sebastião disse:

    Deixem a mulher trabalhar vai DILMA o Brasil precisa de você. que deus nos ajude,
    aventura nunca mais.

  9. Cleber disse:

    Adeus PT, até que enfim chegou a hora de acabar o comunismo no brasil.
    Chorem na cama que é lugar quente o tempo de de vcs acabou.

  10. cris disse:

    Ela é pior, pois politica é uma coisa e religiao é outra totalmente diferente não quero vira um Israel ou Iraque, onde as duas coisa estão misturadas e só acontece atrocidades, e sem falar quem vai governar Marina ou malafaia?

  11. Manuel Luiz Lopes disse:

    Na verdade, creio que Marina não tem contradições: ela é a contradição! Sem proposta concreta, sem compromisso político por não ser “natural” nem “comprometida” com o partido que abraçou(por claro interesse)e sem nada de concreto a oferecer, pois suas propostas são absolutamente genéricas, se eleita, será um real retrocesso para o Brasil. Mas em um País que tem como principal candidato no Rio de Janeiro Garotinho e José Roberto Arruda em Brasília, nada é de se estranhar quando se trata de escolher o representante. Democracia é isto(!?). Então, nada a reclamar.

  12. JOSE RENATO disse:

    Qualquer um será melhor que os 12 ANOS, do PT, o tempo passou e NADA, que venha qualquer um, e saia esse governo medíocre, que somente num pais como o nosso pode eleger um presidente semianalfabeto!! Escândalos de corrupção na cúpula daquele partido que se dizia ser a reserva moral e ética da política brasileira, vá PT, e já foi tarde!!

  13. JOSE EDUARDO COSTA disse:

    ESTE TIPO DE COMENTÁRIO NÃO INDUZ MAIS NINGUÉM, PT JÁ ERA, MARINA NA CABEÇA QUANTOS AOS CORONÉIS DE PARTIDO, BOM UMA HORA ELES TERIAM QUE IR PESCAR NO MATO GROSSO, A HORA CHEGOU, FORA VEIARADA E BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS MARINA NA CABEÇA JA…..

  14. João Paulo disse:

    Estou com Aécio, sendo a melhor opção entre todos. FORA PT! Mas caso seja necessário, vou apoiar Marina para tirar Dilma que não gerenciou nada…

  15. mario luis piassa disse:

    Ola Kennedy, o pior de tudo é que estamos numa situação,
    horrível Social, Econômico e as instituições principalmente o Parlamento brasileiro, desacreditado.
    Vamos arriscar
    em uma candidata sem identidade própria.
    Temos na candidata Marina um risco tão evidente, que sua mentora, conselheira senhora do Itaú um devedor da União.
    Será que a candidata do PSB terá coragem de cobrar sua AMIGUINHA!!!!

  16. Lacerda disse:

    Estou com muita duivida com relação a Marina, temo que no futuro o PSB vire PT, uma coisa e certa a Senadora da Bahia e ex-Prefeira de Salvador-Ba. e diga de passagem uma Pessima prefeita Sra. Lidice da Mata (PSB-Ba.) ela se identifica mais com o PT. Dessa forma o Brasil que tanto queremos ver encontra-se nas maos dos mesmos.

  17. VERONICA MELO disse:

    A Marina seria uma boa deputada federal, senadora, a ambição de ser Presidenta a está deixando sem enxergar o que está ao redor, ela pensa que o PSB de Eduardo Campos, vai deixar ela governar? está redondamente enganada, minha preocupação é Marina ganhar e Beto Albuquerque assumir, pois vemos uma pessoa indonea porém em cima do muro sem opinião formada, e que tenta mostrar propostas em cima de coisas que ela nunca fez, pois o que ela mostra é o que Eduardo fez em PE, até 2 anos atrás ele era aliado do Governo Federal, então não se assustem se ela não terminar o mandato, muda de opinião, tem discurso pra todos e não tem opinião formada.

    • Silvio C disse:

      Substantivo comum de dois gêneros: o presidente / a presidente.
      Vamos deixar os “lulismos” para trás e falar corretamente.

      Entendo que agora qualquer opção seja viável para nos livrarmos de uma “Cuba Brasilis” iminente. Infelizmente os conchavos irão ocorrer, não importa quem vença, pois não há como governar sem fazer acordo com os porcos.

  18. antonio poletto disse:

    Caro Kennedy. A Marina é a única candidata que fala em reforma política, e isso nunca foi ressaltado pelos jornalistas. A Dilma e o Lulla preferiram ficar reféns do Sarney, do Collor, pois a nenhum político interessa essa reforma, já que o “é dando que se recebe” beneficia a todos, governo e políticos, e faz com que as CPI’s sejam de mentirinha, como são os partidos políticos. O Lulla falou da França, quase exilado após pegarem a quadrilha do andar dele no Palácio do Planalto, metendo a mão no dinheiro público (somente ele não sabia), que ia fazer as reformas que o Brasil precisa, a começar da reforma política, mas não fez nada.
    Se a Marina é contraditória, mas fizer as reformas, quem sabe não só acabemos com os partidinhos de mentira, mas também com a indicação de ministros do Supremo, como os Pau-Mandowsky da vida, que serviram ao sindicato dos trabalhadores e hoje servem aos interesses dos poderosos de plantão, vestidos com a toga que deveria ser a mais neutra e honrada, mas totalmente distorcida com nosso atual sistema, onde a ética não entra, pois não interessa a um interesse legalista.

    • Francisco R Soares disse:

      Prezado Antonio.
      Discordo de você quanto a Reforma Política, pois desde 2013 a Presidenta Dilma pediu ao Congresso que se iniciassem uma reforma, porém sem sucesso. No entanto o Plebiscito popular para a dita reforma já começou e é uma bandeira da Dilma.

  19. marco disse:

    dilma fugiu da entrevista, não quis explicar a sua situação e pontos obscuros tenebrosos de sua conduta e do pt nos 12 anos.
    FORA PT !! VIVA MARINA PRESIDENTA !!!

  20. João Alberto Afonso disse:

    Caro Kennedy:- Primeiro reiterar que você foi o máximo em relação a sua atuação no debate. O Fidelis ficou até com o bigode vermelho. Segundo, todos nós temos nossas contradições, mas o fundamental é a honestidade e isso Marina tem de sobra, o que não é o caso da Dilma, essa sim, fica muito bem ao lado de seus parceiros Sarney, Collor, Renan, Maluf e cia. bela

  21. André Luiz Duque Estrada disse:

    A Candidata Marina Silva precisa ser eleita no 1º turno para tornar este País, chamado BRASIL, melhor;
    Ela não se cercará de corruptos, que venham a ir para a PAPUDA, pois trabalhará com as melhores cabeças deste País para reaver o tratamento dado à EDUCAÇÃO, À SAÚDE, Á SEGURANÇA, À ECONOMIA e,a outros assuntos como MEIO AMBIENTE. Os Aposentados terão um tratamento digno pois o que o Partido dos Traidores (PT) vem fazendo é tirar deles deles quase 60% de suas remunerações. Para finalizar > NADA DE 40 MINISTÉRIOS QUE SÓ FAZEM NEGOCIATAS INSIDIOSAS.

  22. Erisvaldo Santos. disse:

    Tenho observado, alguns jornalistas e pessoas que se dizem entendidas
    politicamente, afirmar que o brasileiro não sabe votar. Felizmente
    logo após esse comentário, os mesmos se rendem a dura realidade.
    Votar em quem? Evidente, anular o voto não é a melhor opção. Gostaria
    mesmo é que aquele que fosse eleito incentivasse a produção e não
    o clientelismo.

  23. jose disse:

    bom tiro no pé pessoal, que deus queira que não,quatro anos não e quatro dias, quero so ver o que marina vai fazer, boa sorte. vai precisar e muito.

  24. MARCO ANTONIO - ADVOGADO disse:

    É uma pena que o brasileiro não tem memória, temos o exemplo do Collor que o brasileiro se animou com uma mentira e está novamente se animando com uma mentira ainda pior. Quem é Marina? de onde veio? ele fala mal do PT mas militou por lá mais de 20 anos, agora o PT não presta? o Eduardo Campos também esteve por mais de 20 anos no PT, só porque morreu virou santo? quando estes dois oportunistas fizeram um pouco de nome no PT e abandonaram o barco e viraram candidatos. Rato é quem abandona o barco quando está afundando, porco é que come e vira o prato. Nos comentários acima tem gente dizendo que a Marina é honesta, baseado em que se afirma isso? o Estado dela, o Acre deixou ela em 3º lugar na outra eleição, se ela fosse tão boa assim o povo de lá teria votado nela em massa. O episódio do avião comprada com caixa 2 ela tem a cara de pau de dizer que não sabia, então ela não poder criticar a Dilma que diz que não sabia sobre o negócio da Petrobrás. Politico é tudo igual, existe o melhor ator. Na dúvida vou votar em quem eu sei quem é, DILMA. um abraço a todos, Marco Antonio.

  25. Francisco R Soares disse:

    É, realmente a Marina é um risco. Não possui condições para a cadeira de presidente. Basta ver seu procedimento antes mesmo de ser. Para quem acompanha os acontecimentos no País, relativo aos programas de Governo,sabe que falam muito sem sa ber de nada. É preciso que essas pessoas se reciclem para saber quem faz, o que faz e assim escolher o certo que é Dilma. Neste momento é o melhor para o Brasil e é isso que interessa.

  26. daniel disse:

    Excelente comentario. Imparcial.
    Porem Kennedy nao quis deixar claro que o PSDB, DEM, PSD, PP e uma enorme dissidencia do PMDB ja estah buscando o PSB para aliancas. E ele ja sabe disso, bem informado que eh. A govenanca ja estaria garantida, mas aguardam os resultados das urnas para o congresso.

  27. MARCO ANTONIO disse:

    Tem muito idiota falando besteira e logo logo ele virá que era feliz e não sabia, só que vai ser tarde.
    Já estou até torcendo para a Marina vencer, aí veremos o desemprego em larga escala, e o povão que hoje tem casa, luz, água, bolsa de tudo que é tipo, vai ficar desempregado e chorando por não ter votado na Dilma. Que Deus abençoe o Brasil e que faça presidente deste país àquele que nosso povo merecer.

  28. Jose Maria disse:

    Agora teremos a política do bicho, se correr o tal pega, se ficar o tal come. Marina/Dilma é bem assim, seis por meia dúzia. Alguém já falou que brasileiros não sabem votar. O mundo das trevas nos assolará, de uma forma, ou de outra. Estamos nos distanciando do futuro almejado, promissor, infelizmente!

  29. Pasquale disse:

    Muito bom é o LULA pedido voto,por um objetivo inútil.
    Nunca antes na história de um país ele teve tanta certeza,que não vai conseguir nada.
    Pode usar qualquer tipo de argumento,depois só resta se afogar na manguaça.

  30. Nelson Fragoso disse:

    Marina na realidade quer viabilizar primeiro o partido dela o Rede Sustentabilidade,que com certeza irá se concretizar com a sua possível eleição.Depois veremos com quem vai compor politicamente,pois isto não ficou claro ainda.Agora vale ressaltar que se o PSDB jogar a toalha no primeiro turno,para apoiar Marina vai ser histórico e lamentável!Abraços!

  31. Silvio C. disse:

    Substantivo comum de dois gêneros: o presidente / a presidente.
    Vamos deixar os “lulismos” para trás e falar corretamente.

    Entendo que agora qualquer opção seja viável para nos livrarmos de uma “Cuba Brasilis” iminente. Infelizmente os conchavos irão ocorrer, não importa quem vença, pois não há como governar sem fazer acordo com os porcos.

  32. Sônia M Santos disse:

    Realmente se Marina ganhar as eleições , estaremos no mato sem cachorro.
    Preparem-se para um arrocho salarial, desempregos, tarifas publicas aumentando muito.
    Vamos lembrar que realmente no governo do PT não tivemos aumentos constantes de gasolina de
    energia, os empregos aumentaram e o salário mínimo subiu e muito.
    Acho Marina muito incoerente.

    • Repik disse:

      Isso sem falar em impostos. Nos 12 anos do PT não foi criado um imposto sequer, aguardemos!!! Pior que o custo desse aprendizado, é muito danoso para nosso Brasil que estava nos trilhos certinho e agora tende a retroceder novamente.

      • Heloisa disse:

        Nunca comento, mas depois de ler que não foram criados impostos no governo do PT me vejo obrigada! O governo usou e abusou da substituição tributaria (quem não conhece basta procurar nos sites de busca), impostos que antes eram de 7% passaram a 27%! Tenho um comercio a muitos anos e nunca pagamos tantos impostos! Hoje ainda temos que pagar os impostos adiantado, quando compramos os produtos e depois pagamos novamente no imposto de renda. Na minha cidade inúmeros comércios fecharam por não conseguirem arcar com os custos de trabalhar para o sustento do governo! O comercio é o que gira a economia da cidade, gera empregos, etc. Se não temos uma base forte não conseguimos crescer! Temos que focar no crescimento, não no assistencialismo! Infelizmente todos os candidatos são medianos, mas o que eu acredito que ira tentar alguma mudança é o Aécio…

        • Antonio Carlos disse:

          Boa tarde Heloisa, seja benvinda.
          Achei seu comentário bastante interessante. Para não parecer que você está fazendo criticas em vão, cite especificamente este imposto que aumentou de 7% para 27% e também qual é o imposto que você paga quando compra, que tem relação com o do seu imposto de renda. Obrigado, você nos ajuda, a todos.

        • GILBERTO disse:

          Concordo com você plenamente…O que mais me deixa constrangido nos 12 anos de (des) governo PT é o cinismo, a mentira e a hipocrisia. Tudo que o Lula pregava no passado, quando discursava aos quatro ventos que era a favor do trabalhador, que ia combater as oligarquias,
          a corrupção..etc. etc. Foi justamente o contrário o que aconteceu. Lembro-me de falas do Lula distratando do Sarney, do finado Antonio Carlos Magalhães e do Maluf. Entre outros…Hoje o Lula é um PhD em falcatruas que certamente aprendeu com esses senhores, principalmente Sarney e Lobão, que inclusive, colocou o seu filho Lulinha na “Roda” dos grandes negócios (Comunicação, Agronegócio e Energia) e hoje está entre os grandes empresários brasileiros, juntamente com o filho do Lobão que hoje é candidato ao governo do Estado do Maranhão. Voltando ao Lulinha que era um simples funcionário de um zoológico, hoje tem um patrimônio imensurável. E pior, sem perspectiva de investigação…o que sempre ocorre e justifica a continuação da mesma coisa, porque sabem e têm certeza da impunidade…êta brasilzinho de povinho “sem vergonha”!!! que sempre acredita em “papai Noel”!!!
          O PT que hoje governa o país, quebrou empresas como a Petrobras, CEF tem rombos de todos os tamanhos, que a torna um banco arcaico, com tecnologia jurássica…de filas intermináveis e serviços de pésssima qualidade….
          Os antigos petistas que se consideravam íntegros, coerentes, não suportaram tantas nojeiras e saíram do partidos, os que não saíram por boa vontade, foram expulsos por não concordar com o que o partido estavam fazendo. Os demais estão no poder ou estão presos!
          -E muita coisa pra se por a limpo!… e muita coisa pra se escrever. Mas infelizmente, não dá pra escrever nem 0,0001% do que está acontecendo no Brasil..com o PMDB e o PT no governo, sob a batuta dos maestros Lula, Sarney e Renan Calheiros e outros mais!

  33. Arquivo X disse:

    Essa legenda que compara a Marina ao Collor no sentido pejorativo é a mesma que o apoia no palanque em alagoas, isso sim é contradição, e Collor é aliança de contramão do pt igual Sarney maluf e vários outros menores até o vice temer é contraditório, então é melhor repensar ao invé de ir declarando uma celeuma, não há politico que se eleja sem ser contraditório, mas a atual legenda no poder extrapolou em muito a contradição ao se alinhar para sorver o erário com tantos nefastos…

  34. Tiago Silva disse:

    Vou de Marina, acho que só o fato de a candidata manter distância ao PMDB já é um grande avanço, o mal dos governos FHC e Lula vieram do PMDB, Marina é uma candidata muito interessante, o fato dela mostrar que pode trabalhar com Serra e Suplicy mostra que podemos ter uma reviravolta na política brasileira, caso vença ela precisa urgentemente aprovar o programa que acaba com votações secretas no congresso, sem a covardia do voto secreto, acho que pode dá certo.

  35. Repik disse:

    É muito divertido ver essa tucanada votando em peso na Marina apenas no intuito de tirar o PT do governo. Isso demonstra claramente o despreparo e o quanto são movidos unicamente pelo ódio e a desinformação. Se fosse o Pastor Everaldo na condição, iriam todos na missa no final de semana??? Aécio se foi, bye bye, e a Dilma ainda terá mais 40 dias do segundo turno para desmanchar essa ilusão chamada Marina, tempo esse que Aécio não dispõe. Na verdade o cara que vota apenas no contra, demonstra claramente que não tem princípios, que não defende idéias e que topa qualquer parada, mesmo que essa venha prejudicar o Brasil. Mas ver a elite dançar antes do primeiro turno e ainda correr em massa para apoiar a Marina, que é muito, mas muito mais radical que o PT, fundamentalista religiosa que obedece o pastor Silas e toma decisões lendo a bíblia, está muto divertido e mostra que os valores desses simplesmente não existem, não passam de marionetes na mão da mídia!!!

  36. FRANCISCO COSTA JR disse:

    A vitória da Marina, além de muitos outros benefícios, nos trará a segurança de que ninguém vá entregar este país a Cuba!

  37. Denis disse:

    O PMDB é e vai por um bom tempo ser o fiel da balança nas relações politicas.
    É o partido da vaselina, que joga do lado de quem está ganhando. Uma vez derrotado, o PT vai ser literalmente deixado de lado pelos PMDBistas…

  38. Isabel disse:

    Ouço muitos falando, Marina isso,Marina aquilo, o povo vai votar em Marina, gostaria que todos vcs, nos dessem opção em quem votar. Marina pode não ser uma boa opção , mas PT e PSDB estão monopolizando o pais. Não da mais, quanto tempo já governaram? Até quando vão governar? Muitas pessoas vão votar em Marina por ideologia, mas muitas vão votar com esperança que mude alguma coisa.

    • carlos silva disse:

      Certíssima Isabel, infelizmente os eleitores estão diante de um muro, não há muito o que escolher. Os que acompanham política não votarão pela certeza de melhorias, votarão pela esperança de que alguma coisa mude.

  39. Afonso Celso de Oliveira disse:

    A Marina Silva a esta hora já deve ter se filiado ao Sindicato dos Bancários,pois ela como eu trabalhamos para os Bancos.Niguem quer o sucesso do Brasil.So o povo.
    Pais sem miseria e pais sem Banco privado.
    Querem entregar o resto pais aos Grandes.
    Quem viver vera.

  40. piposegundo45@gmail.com disse:

    E se ela ficar doente e não poder assumir.
    Como fica este ideal que estamos votando.

  41. Rubens disse:

    Marina seria um fiasco e tanto. Quatro anos em crise.

    • Helena/S.André SP disse:

      Não dou nem 2 anos pro povo perceber o verdadeiro engodo que foi votar em Marina, caso ela seja eleita, pois Marina é o “Collor de saias”

  42. Antonio Adalmir Fernandes disse:

    Quer queira ou não, a situação político-administrativa do Brasil é indiscutivelmente periclitante, diante do quadro composto pela classe política, dominantemente comandada por homens públicos de muito pouca credibilidade. Veja-se que as discussões, sempre bastante acaloradas, gizam em torno da péssima qualidade da atuação dos políticos, principalmente porque ela tem sido pautada e centrada exclusivamente na realização de seus objetivos políticos e na perenidade do poder, em cristalina degeneração dos consagrados conceitos da honestidade e da dignidade, notadamente por não serem levadas em conta as causas da sociedade e do país, que são ser priorizadas nos países sérios e civilizados, onde os cidadãos são conscientizados sobre a imperiosa necessidade do estrito respeito às boas condutas e aos princípios da moralidade, legalidade e da honorabilidade, como forma possível para a consolidação dos pilares da democracia e do desenvolvimento do país. No caso do país, os dois principais candidatos à Presidência padecem de deficiências gravíssimas, visto que a candidata à reeleição já demonstrou, de forma cabal, que não tem a mínima capacidade para administrar um país com a grandeza e as potencialidades do Brasil, ante o fracasso no desempenho das políticas públicas essenciais, a exemplo do desastrado desempenho da economia, que cada vez empobrece as estruturas econômicas da nação, as suspeitas relações estreitadas com os políticos considerados da pior qualidade, seladas mediante as coalizões de governabilidade por meio do loteamento de ministérios e empresas públicas entre os partidos da aliança de sustentação à base do governo, com a plena inobservância dos princípios da meritocracia e da eficiência que se impõem na administração pública, entre tantas precariedades na prestação de serviços públicos, que nunca foi considerada de qualidade, ante a suntuosidade das arrecadações sempre superando recorde seguidos de recordes. Com relação à candidata pessebista, não existe qualquer evidência de que ela tem capacidade para modificar o status quo da administração do país, principalmente porque a sua origem é do mesmo partido que conseguiu conduzir a nação para os piores índices de desempenho das políticas governamentais, que mereceram a desaprovação dos brasileiros conscientizados sobre a gravidade da situação. Custa acreditar que o país tão grande como o Brasil não seja capaz de atrair homens públicos com efetivas qualidades e condições compatíveis com a grandeza das responsabilidades para conduzir o país com segurança e eficiência, de modo haver esperança e tranquilidade quanto à correta gestão dos recursos públicos, com embargo dos conchavos maquiavélicos de conveniência como vêm sendo feitos, com a finalidade tão somente de existir governabilidade sem a menor certeza de resultados satisfatórios para os brasileiros. Nas circunstâncias, quem perde é o povo brasileiro, que não tem opção para mudar o que se apresenta como fórmula pronta, que, à toda evidência, não satisfaz ao seu anseio de governabilidade ideal para o país, ante os fatos colocados à sua deliberação, no próximo dia cinco de outubro. De qualquer maneira, convém se atentar que a mudança faz parte da salutar alternância de poder, que serve senão de alternativa para se tentar trocar o pior, que se já conhece, por algo que certamente não poderá ser pior do que está, pelo menos no que diz respeito às alianças feitas por pelo governo, que conseguiu juntar do mesmo lado a nata da classe política considerada da pior estirpe. O povo precisa reagir com a força da sua consciência cívica, não permitindo que a perversidade da incompetência administrativa perpetue impunemente, pois é sua a responsabilidade de aceitar ou não que o caos gerencial, moral e legal possa continuar interferindo nos processos de desenvolvimento da nação. Acorda, Brasil!

  43. SAURO disse:

    Caros, só há uma maneira da Marina ter a governança que precisa par aplicar as mudanças necessárias, ter uma esmagadora vitória já no primeiro turno, essa é a força e o apoio que ela precisa, ou vocês acham que o restantes dos políticos irão contra a maioria da população?

  44. Valdecir disse:

    No último ano, se não me falha a memória, foram criados 3 novos partidos políticos, o PPL, o PROS e o Solidariedade por políticos que não têm muita representatividade e nem tiveram 20 milhões de votos na última eleição presidencial. Como acreditar que a Ex-Senadora e candidata a presidente da república Marina conseguirá governar o Brasil se ela não teve competência nem para criar a sua rede(teia) de sustentabilidade. Como acreditar em alguém que, em seus relatórios de assinaturas para a criação da nova legenda, a justiça eleitoral encontrou várias irregularidades como duplicação e falsificação de assinaturas. Como alguém pode achar que isso é “Nova Política”. Se alguém conseguir me convencer eu voto nela.

    • r.bs disse:

      SENHOR VALDECIR, NÃO A MARINA SILVA QUE ÃO TEVE COMPETÊNCIA PARA CRIAR O PARTIDO, FOI A PRESIDENTA DILMA JUNTO COM O PT E SEUS MINISTROS NO TSE, QUE NÃO DEIXARAM QUE O PARTIDO DA MARINA FOSSE CRIADO E AGORA QUEREM IMPEDIR O POVO DE GOVERNAR OS SEUS PRÓPRIOS DESTINO. NÃO VENHA O SENHOR QUERER ENGANAR A POPULAÇÃO BRASILEIRA COM SUAS INVERDADES OU MELHOR COM MENTIRAS. FUI COM ÉTICA, RRUAN.

  45. roger disse:

    Pobre Brasil de um povo BURRO.Manter o PT 12anos no poder foi burrice.Agora nos vemos com a possibilidade da Marina assumir.Mais longos quatro anos.E olha que já se foram 12 hein.Mas cada população tem o governo que merece e infelizmente o povo brasileiro é BURRO .Por um Brasil melhor voto AÉCIO sem dúvida.Para o Brasil se arrumar novamente AÉCIO.

  46. QUALQUER QUE SEJA A ALTERNATIVA, É MELHOR DO QUE DILMA, O MOLUSCO E SEUS ASSECLAS, FORA COM O PT, BANDO DE QUADRILHEIROS, MENSALEIROS, PREGUIÇOSOS, DESQUALIFICADOS E PICARETAS, VÃO TER QUE PROCURAR OUTRO LUGAR PARA MAMAR, POIS NÃO GOSTAM DE TRABALHO.
    DILMA VÁ EMBORA, E LEVE O PT COM VOCÊ, PT NUNCA MAIS.

  47. Josias disse:

    Gostaria que fosse no primeiro turno,
    mas infelizmente a Dilma só vai ganhar
    no segundo turno. DILMA

  48. Wanderley disse:

    Meus caros… nova politica com aliança geraldo alkimim, nova politica com aliança Itau, nova politica com economista do PSDB… so para leigo ver mesmo… marina é marionete e nao se deu conta ainda… sem falar no tal silas malafaia imagina ele tem tendo acesso livre ao planalto… meu Deus quanto retrocessos vamos ter com a Marina…

  49. Pasquale disse:

    Josias a Dilma vai ganhar o que a Luzia ganhou na horta hehehe

  50. João Haro disse:

    Não adianta culpar esse ou aquele, achar que esse ou essa, vai resolver os problemas de nosso Brasil, porque não irão! É preciso que de uma vez por todas, façamos valer o nosso voto, os nossos direitos como cidadãos de bens, acompanhando, cobrando, exigindo deles, políticos, mais responsabilidades sobre seus atos, e principalmente suas omissões, diante da saúde, da nossa educação, segurança entre outras… Perder as esperanças jamais! O que precisamos mesmo é de vergonha na cara!!!!!!

  51. CLEITON MENDES disse:

    Marina representa a esperança de mudanças! pode até fracassar mas o que não podemos é insistir no mesmos erro do presente e do passado. Dilma é uma decepção a cara da incompetência e corrupção, não vale apena apostar nessa figura do atraso.

  52. Antonio, Palmas-TO disse:

    O mundo fácil e mágico de Marina acredito que não vai vingar nessas eleições a medida que a população começa de fato a conhece-la e o que ela defende de fato. Primeiro ela diz que vai unir o Brasil, porém cada fala e projeto polariza-se ainda mais grupos no país de modo que precisa fazer e refazer programa de governo. Imagina quando estiver no governo. Segundo para ela o Brasil é conto de fada, tudo será resolvido com mágica, não precisa de luz, de petróleo, nem de comida. Recomendo ler o programa de governo da Marina.

  53. gesiel disse:

    Os votos da Marina, NÃO VOLTARÃO MAIS AO AECIO, isso é fato, porque aquela questão da construção do Aeroporto construido nas terras do tio dele, o Aecio parece NÃO TER COMO EXPLICAR! Resta saber se com os ataques que a Marina vai sofrer daqui pra frente, ela vai conseguir se manter, como se manteve a Dilma; para levar a eleição para um segundo turno, e num eventual segundo turno, é preciso também saber se aqueles “LIDE”, que apoiavam o Aecio, vão votar apoiar a marina, que disse que não sobe em palanques do PSDB; ou vão acreditar no Aecio de que a Marina é apenas uma aventureira querendo ser presidente?

  54. Marcelo Vieira disse:

    Vamos nos lembrar do por qué milhares de pessoas foram para as ruas no meio do ano passado. Vamos nos lembrar das falsas promessas do Governo Federal com relação a Reforma Tributária, Processual Penal e Política… Não saem do papel nem por reza brava. O PSDB também decepcionou, principalmente em Minas, basta perguntar para os professores do Estado mineiro sobre a famigerada Lei 100/2007, lei esta que ferrou com a vida de muitos professores contratados pelo estado e agora estão próximos da degola. Há também em Minas um sério problema com relação às carreiras públicas, a pessoas estuda muito, gasta dinheiro, passa e na hora H… Quem entra é um contratado. Sem contar a política neo-liberalista já tão tradicional nos redutos tucanos. Respeito a opinião de todos, mas para mim chega de papo furado por parte de candidatos tradicionais, agora é MARINA!

  55. Mario Moraes disse:

    Sra. Marina, favor reforçar e oxigenar as instituições/empresas públicas, onde a administração seja dada a funcionários de carreira, comprometidos com o serviço público e alçados a direção/chefia por meritocracia.
    – Receita Federal;
    – Supremo Tribunal
    – Polícia Federal;
    – Tribunal de Contas da União;
    – Eletrobras;
    – Petrobras;
    – Anac;
    – Anatel;
    – Anel…
    Atuando com independência institucional e sem interferência política, a máscara dos políticos corruptos e seus capangas, poderá enfim ser exposta.
    No atual trabalhismo brasileiro, basta a alegação de desconhecimento das leis/pareceres/ relatórios… como prova de defesa, mesmo que tenham sido assinados pelos respectivos diretores corruptos e criminosos. Ela/Ele (s) nunca sabe/sabem de nada! É incrível a cara de pau!
    Sucesso e transparência!

  56. Marcelo Vieira disse:

    O PT TEM APOIO DE COLLOR, JOSÉ SARNEY, RENAN CALHEIROS, TIRIRICA, MALUF.

  57. Ozeias Soares disse:

    O “T” do pt, é uma ofensa ao TRABALHADOR, mas é uma homenagem às trapalhadas.
    “partido das trapalhadas” com letras minúsculas

  58. Marcelo Vieira disse:

    REALMENTE NÃO ENTENDO O POVO, FALAM QUE MARINA É UM RISCO, MAS E A DILMA? NÃO É NÃO? NÃO SE ESQUEÇAM QUE JÁ ENTRAMOS EM RECESSÃO TÉCNICA GRAÇAS A SUA FAMIGERADA FORMA DE GOVERNAR. PELO AMOR DE DEUS MINHA GENTE, TENHAM PERSONALIDADE PRÓPRIA. ESTAMOS ATRASADOS EM RELAÇÃO AO RESTO DO MUNDO E AINDA FICAMOS DISCUTINDO O “SEXO DOS ANJOS”. VOU VOTAR NA MARINA, NÃO POR SER A MELHOR, MAS POR SER A MENOR PIOR.

  59. Ricardo Neme Nasralla disse:

    Numa eleição na França, uma parte do povo votou sem saber num extremista, o qual não ganhou as eleições. O POVO FRANCÊS PEDIU DESCULPAS AO MUNDO INTEIRO ao descobrir que o cidadão tinha conceitos extremistas. Não é o Collor, mas é a volta para o tempo dele. Sem dúvida o atraso na mentalidade do brasileiro será inegável diante de todo o planeta. E não tem como pedirmos desculpas (os brasileiros) por apoiarmos (os brasileiros) quem se alia as coisas pérfidas em termos de ética. Ainda que eu não o faça, sou brasileiro. LAMENTÁVEL!

  60. Marcelo Vieira disse:

    O QUE O PT QUER FAZER COM A MARINA É O MESMO VENENO DA QUAL JÁ FORAM VÍTIMAS NO PASSADO. PROCUREM SABER SOBRE O MARQUETEIRO DE COLLOR NA ELEIÇÕES DE 1989, VALER ASSISTIR AOS VÍDEOS NO YOUTUBE SOBRE A SUJEIRA E O MONTE DE MENTIRAS QUE FORAM ESPALHADAS POR SUA EQUIPE. ALIÁS, COLLOR QUE HOJE APOIA A DILMA.

  61. A nova base política do Congresso, se constituirá agora em outubro-2014, mandando pra casa todos os parlamentares que tem sobrevivido à sombra do Poder, no estilo da barganha, no é dando que se recebe…
    Marina ganhando, levará consigo um novo mapa político para o Congresso.
    Dilma teve grande dificuldade de se cercar de pessoas honestas em seu governo, e a base parlamentar que diz ter, se mostrou ineficiente em colaborar na governabilidade do país, pelo contrário.

  62. Orlando Cardoso disse:

    Continuo afirmando que o candidato mais preparado e experimentado para governar o país é Aécio Neves. Como Governador de Minas foi um administrador exemplar e desenvolveu o Estado, além de implementar ações inovadoras na área da saúde, Educação, Infra estrutura e segurança pública. Além disso tem a seu lado o grupo mais preparado para avançar o país rumo à modernidade. O governo FHC foi responsável por introduzir o país em um novo ciclo, apesar da irresponsabilidade do PT e seus aliados CUT, MST e UNE, que são outros grupos que mamam na teta do dinheiro público.
    Caso ocorra um 2º turno Dilma e Marina, voto em Marina, pois o PT e Dilma já nos deixou uma imensa herança maldita.

  63. Edison Aguiar disse:

    Interessante os analistas. Marina é uma aventura. O que não foi o Lula? A própria Dilma? O que não falar do Aécio? Todos, nessa perspectiva tornam-se “uma aventura”. Ao se posicionar, os evangélicos são chamados de homofóbicos. Porque atitude tão preconceituosa, quando se discorda de uma minoria? realmente o Brasil não amadureceu! Pois para alguns amadurecimento é ir na “onda” de alguns. Não sou eleitor da Marina, agora querer desqualificar um líder apenas por preconceito, isso é demais. Democracia não devia ser uma coisa retórica, deveria ser, uma realidade aonde se critica sem discriminar ou menosprezar o outro, o diferente. Não é isso que os gays do Brasil querem? Porque não fazem o mesmo (gays e não gays), com os que divergem?

  64. antonio barbosa disse:

    Enquanto isso… As candidaturas importantes para renovação do Congresso Nacional estão em quinto plano. Ninguém fala nada e as velhas raposas de sempre desfilam suas campanhas rumo ao novo mandato. E é ai que mora o perigo. Se o povo não votar em candidatos dos partidos aliados do candidato vencedor teremos um Congresso às avessas e bye bye projeto de governo. Mais do que o cargo majoritário de presidente é preciso estar atento aos cargos de Senador e Deputado Federal, porque caso contrário as negociatas continuarão e nada vai mudar. É disso que Dilma e Aécio estão falando, portanto sem apoio parlamentar não haverá governo sustentável. Quer Marina goste ou não terá de fazer concessões. Só basta saber se será ao psdb e coligados ou ao pt e coligados. Sem uma das alianças alicerçadas no Congresso seu futuro governo correrá sérios perigos de estagnar e até desmoronar. E não adianta dizer que vai governar com o povo, isto é balela e inocência política. Há forças muito maiores que irão interferir e dai vem a frase de Dilma em associá-la a Jânio e Collor com razão.

  65. Orlando Cardoso disse:

    Gesiel, os petistas são incríveis. Diante de uma imensidão de corrupção nos seus governos querem forçar a barra em cima do aeroporto construído em Cláudio. Ali não ocorreu corrupção e o Ministério público deu seu parecer. A obra está lá assim como outras milhares construídas por Aécio no Estado. O fato de uma dessas milhares ser próxima a um local onde a família de Aécio tem propriedades não a torna desnecessária e incorreta, pois caso for procurar detalhadamente todas as obras realizadas irão estar próximas a propriedades de outros políticos, inclusive do PT.
    Sorte teria o Brasil se a única acusação comprovada fosse que o governo Lulla e Dilma tivessem construídas umas cem obras dessas, mas o que se vê são bilhões desviados.
    A lei 100 na área da educação foi uma tentativa de solucionar problemas anteriores, pois não é fácil simplesmente desempregar pessoas que estão a mais de 20 anos no serviço público, portanto, anterior a Aécio, as quais estariam mais velhas e sem capacitação para um novo emprego. A lei procurou justiça e humanidade. Quem não se lembra de uma senhora agarrada a Itamar Franco no Palácio da Liberdade, chorando e implorando pelo o emprego, pois o contrário estaria na miséria. Petistas são desumanos e corruptos.

  66. aristhides disse:

    Gosto e me enrosco de ver os conservadores subirem nas tamancas com as ameaças da victoria da Marina. Isso é o comportamento típico desse pessoal, quando Ignacio Lula fo
    candidato falaram tanta coisa..Depois com Dilma foi a mesma coisa e agora então…é que
    eles estavam acostumado com aquelas caras bonitas e cheias de arrogância kkk. É!…O
    mundo mudou brutucu!…

  67. Walter disse:

    Ao meu ver, tanto o PT quanto o PSDB estão provando do próprio veneno ao polarizar a politica acusando-se mútuamente. O PT citando o FHC fora de cenário a mais de 12 anos!
    O PSDB por sua vez acusando o PT de falcatruas já sobejamente conhecidas e administração
    delituosa. A Marina é fruto do “saco cheio” do povo que já não aguenta mais.Tanto é que
    agora o alvo dos dois partidos é a Marina, mas tem um problema, eles não tinham munição contra ela. Agora podem ter certeza que vai começar a baixaria, como sempre acontece ao faltarem fatos e argumentos de ataque…Ex:Comparar Marina ao aliado Collor é o máximo.

  68. Adalberto disse:

    Estamos assistindo, como em um filme em câmara lenta, a cambaleante caminhada da messiânica candidata em direção às posições políticas da direita neoliberal, comprovando a razão daqueles que sempre afiramm que não existe espaço para a anunciada terceira via na política brasileira, pelo menos não nestas eleições.
    Não nos esqueçamos que o tal FHC só não aderiu o Collor porquê o Mario Covas foi veementemente contra; portanto, agora nada lhe impede de embarcar, levando uma boa parte do seu tucanato, para essa aventura sem futuro.
    Aviso aos oportunistas navegantes: cuidado que a moça messiânica é incontrolável, como o foi ao seu tempo o tal Jânio Quadros; aliás os velhos “socialistas” do PSB bem conhecem e podem nos contar essa página vergonhosa da história política brasileira.

  69. vera ligia aquila squisato disse:

    ANALISEI OS COMENTÁRIOS , ALGUNS COERENTES OUTROS FORA DE PROPÓSITO AO SE REFERIREM A MARINA PESSOA DÚBIA SEM RUMO PERDIDA EM BUSCA DE PODER NA HORA MAIS DIFÍCIL ABANDONA O BARCO ASSIM FOI NO GOVERNO DE LULA, NÃO CONSEGUIU CONCLUIR SUA ENTREVISTA DA GLOBO DIA 01/09 NO JORNAL DA NOITE COM A JORNALISTA CRISTIANE, AO PERGUNTAR: A SENHORA CRITICA O ATUAL GOVERNO MAS NÃO RESPONDEU COMO CONCRETIZARÁ AO PROBLEMA DE ENERGIA, VAMOS PONTUA NOS VAMOS GOVERNAR COM O POVO, NOS QUEM??? NÃO TEM BASE POLÍTICA E É MUITO FRACA POLITICAMENTE, DEVE ESTAR ALIADA AO PSDB, QUE GOVERNO O MAIOR ESTADO DO PAÍS E TEM A PIOR EDUCAÇÃO OS PIORES SALÁRIOS, BEM SENHORINHA É MELHOR SE ARTICULAR POIS ELEIÇÃO É UMA CAIXINHA DE SURPRESA E O MELHOR NESTE MOMENTO TODOS ESTÃO COMOVIDOS COM O FALECIMENTO DE EDUARDO CAMPOS E VC É NOVIDADE, MAS VAZIA E DESPREPARADA POR ISSO ARTICULE E TENHA RESPOSTAS PELO MENOS!!!!!!!!!!!

  70. Antonio Carlos disse:

    Berlusconi, vou procurar ser didático para que você possa entender, muito embora eu ache que você não tem essa intenção. Critica por criticar, quer porque quer, acha que valoriza, acha bonito, é uma competição de critica. O cara que critica mais, por mais insano que seja a critica, sai vitorioso.
    Mas vamos lá. Vocês acham que políticos corruptos ficariam 20 anos na oposição sem compor com os governantes? É claro que não. Só aqueles que são conduzidos pela mídia e simplesmente repetem o que leem podem pensar assim. Se eu entrasse para a política para roubar iria compor com todos, como fez o Roberto Jefferson, que foi aliado do Sarney, do Collor, do Itamar, FHC e Lula, sempre esperando encaixar meu partido em ministérios, estatais, etc. Eu fico impressionado quando leio que o Genoíno é corrupto e está rico.
    Os representantes do PT foram condenados por corrupção ativa (quem paga) e não passiva (quem recebe). E pagaram sim, porque todos os governos, sejam do PT, do PSDB e qualquer outro, são reféns do PMDB e de outros partidos menores que estão no Congresso para vender seus votos. Ninguém aprova um projeto neste País, sem molhar a mão destes caras. O Mensalão sempre existiu ou alguém imagina que na época do Sarney tudo era diferente. Muito pelo contrário, era muito pior, mas só agora, porque é o PT, fizeram este estardalhaço. É como o Roberto Barroso disse, foi um julgamento político, instigado pela Mídia. Por exemplo, o PSDB, roubou 1,5 BILHÃO do Metrô de SP, mais 1 BILHÃO da Secretaria de Fazenda e não repassou não, ficou com tudo e ninguém fala nada. Nem estou falando do Mansalão de MG. Só em SP, roubaram 40 vezes mais que o valor do Mensalão do PT e fica todo mundo fazendo cara de estátua, sabe porque, porque a Mídia quer assim e aí a MANADA, da qual você faz parte, segue no caminho pré-determinado. Eu também sou contra a corrupção, mas se quisermos resolver este problema temos que acabar com estes partidos de aluguel. Lamentavelmente o povo é totalmente despolitizado e facilmente é conduzido por uma Mídia que faz o que quer, transforma bandidos em heróis e heróis em bandidos. Virou moda reclamar, passou a ser status, o cara é ignorante, não raciocina, escreve errado, mas acha que reclamando passa a ser inteligente. Muita coisa tem que melhorar, mas não ficou ruim de 12 anos pra cá não, sempre foi ruim.

  71. Valdenir caetano disse:

    Vou votar na Dilma pois aqui no Rio de Janeiro a maioria das pessoas de bem que converso diz que sua vida e da sua família melhorou. E tenho certeza que vai melhorar ainda mais.
    Leio a Privataria Tucana de Amauri Ribeiro Junior. É uma boa reflexão!

  72. Claudio Lourenço disse:

    Marina/FHC/Agripino do mesmo lado se isso não é contradição então …Acompanhei discursos inflamadissimos da Marina contra coisas que ela hj defende. E tem mais evangelica pregando plebiscito para legalização aborto, casamento gay, liberdade banco central para transforma-lo em agencia tipo anatel dos banqueiros…Marina Silva abraça o lema: Vale tudo pelo poder…..Marina Silva é 2ª via do PSDB to fora

  73. Matilde Faleiros Rocha disse:

    Marina não é Jânio, marina não é Collor. Marina é Carlos Lacerda.

  74. Francisco Tavares disse:

    Seu texto não passa de uma mera repetição de suas perguntas à candidata Marina Silva no debate. Será que você não entendeu o que ela explicou? A Constituição é bem clara. Casamento é para pessoas de sexos diferentes, união civil tem por objetivo garantir os direitos dos que embora sejam do mesmo sexo, decidem ter uma vida em comum. É esse apoio obtido a troco de favorecimentos ao PMDB de Sarney, você chama de base política? É isso que você chama de garantir a governabilidade? NÃO isso tem outro nome, isso é safadeza e Marina já afirmou que não ocorrerá no governo dela. De fato alguns do PSDB serão convidados para integrar alguns Ministérios, mas 02 nomes você pode anotar. Joaquim Barbosa no Ministério da Justiça e o General Augusto Heleno no Ministério da Defesa. PT nunca mais! O Brasil não aguenta mais tanta corrupção, tanta incompetência. Sinto até pena de Dilma, quando submetida ao confronto direto com Marina a diferença é muito grande, sua “presidenta” é muito despreparada, tem compromisso com os erros e não volta atrás. O PT esta colhendo o que plantou. Destruíram a Petrobras e os brasileiros que trabalham lá honestamente, vão às urnas dia 05 de outubro. Construíram porto em Cuba, com o dinheiro do contribuinte brasileiro que também estará presente nas próximas eleições, mas os cubanos, Ah! esses não podem votar em Dilma e estão tentando se livrar de Fidel.

  75. Orlando Cardoso disse:

    Claudio, onde ia se imaginar Lulla, Collor, Sarnei, maluf, Newton Cardoso todos no mesmo campo de luta e interesses. No entanto, o mais corrupto de todos os partidos foi sem dúvida alguma o PT, pois o seu governo desviou comprovadamente bilhões dos cofres públicos, e a sua cúpula está presa não é em vão.
    O PT na oposição acusava o governo FHC de forma irresponsável e bem pensada, fazendo que uma imagem negativa passasse para o governo de então. Afirmavam que quando assumissem iriam desvendar toda a corrupção, mas mesmo diante de todo aparato institucional isso não ocorreu, simplesmente porque elas não existiram. Porém foram capazes de continuar a fazer falsos dossiês e quebrar sigilo bancário de um simples caseiro.

  76. Marcos Roberto disse:

    Kennnedy, as discussões aqui nos remetem a um único fato: MARINA será a próxima presidenta! Ela tem todos os ingredientes necessários, respeitará os governos anteriores, preservando o que é certo e consertando o que é ruim… Adota a gestão da qualidade, visão estratégica para remeter o país ao correto crescimento. O melhor de tudo: ela nunca foi envolvida em quaisquer escândalos de corrupção, coisa que é comum no atual governo. Quanto a sua religião, quando Senadora, nunca se viu ela apresentar algum projeto referente à religião. Portanto separar o que é privado do público é, obviamente, o correto. Agora não esqueça também, de colocar aqui matéria escandalosa petista, onde a atual presidente faz reunião em suíte com diária de R$ 15 mil.

  77. thiago disse:

    O que vcs ainda não entenderam ou são tão alienados ao petismo que não conseguem compreender é que os políticos ou partidos são como ienas, abutres…são carniceiros e sem caráter… Se lhes for dado qualquer carguingo de ministro ou secretáris já basta para Marina ter todo apoio que precisa…é só ler as matérias referentes ao próximo passo do PSDB… Eles já estão falando em apoio incondicional para Marina PSB…podem ficar tranquilos em relação ao apoio de Marina no congresso nacional… Não tenho partido algum…mas leio procuro saber tudo sobre os partidos e candidatos…vamos mudar essa corja que domina o Brasil…Marina neles…vamos dar uma resposta à esses PT que hoje é um câncer no Brasil…

  78. MARINA SILVA PRESIDENTE: COM PSB, COM PSDB, COM PMDB, COM PT, COM PSOL, COM PCB ETC ETC ETC disse:

    A FALTA DE PRIORIZAÇÃO DA CAUSA PÚBLICA ENTRE OS POLÍTICOS NO BRASIL, CHEGOU AO PONTO DE VERMOS COMENTÁRIOS COMO O DO COLUNISTA KENNEDY, NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DA COLUNA ACIMA, COMO SE TAL FOSSE UM ABSURDO:

    “Há políticos tucanos dispostos até mesmo a integrar o ministério de um eventual governo Marina”.

    QUANDO SERÁ QUE CHEGAREMOS AO NÍVEL DE ENTENDIMENTO QUE “ADVERSÁRIO POLÍTICO” NÃO DEVE SER NECESSARIAMENTE “INIMIGO”?
    QUE O CONFRONTO DEVE SER EXCLUSIVAMENTE NO CAMPO DAS IDEIAS, VISTO QUE O INTERESSE MAIOR É O INTERESSE PÚBLICO ?
    SE NÓS ELEITORES COMEÇÁSSEMOS A ENXERGAR DESSA FORMA, COM CERTEZA, TRANSFORMARÍAMOS MUITAS MENTES CORRUPTAS DESSES BANDIDOS TRAVESTIDOS DE POLÍTICOS, QUE NÃO ENTENDERAM AINDA QUE SÃO ELEITOS PARA “REPRESENTAREM” O POVO, E NÃO PARA “ROUBAREM” O POVO.
    QUEM SABE, COM A ELEIÇÃO DE MARINA SILVA, NÓS A VEREMOS DAR INÍCIO A UM PERÍODO DE TRANSFORMAÇÃO TAL QUE, EXCLUSIVAMENTE VISANDO O MELHOR PARA O PAÍS E PARA A NAÇÃO, A VEREMOS ESCOLHENDO MINISTROS, ASSESSORES ETC TANTO DO PSB, QUANTO DO PSDB, QUANTO DO PT, QUANTO DO PMDB, QUANTO DO SOLIDARIEDADE, QUANTO DO PCB, QUANTO DO PSOL, EM SUMA, EXCLUSIVAMENTE POR MÉRITO, GENTE DE TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS, SEM “TOMA LÁ DÁ CÁ”, SEM ROUBALHEIRA, SEM MENSALÕES, SEM POLÍTICOS COM “FALTA DE VERGONHA NA CARA”!

  79. Danilo Ribeiro disse:

    Marina parece ser uma boa pessoa, bem-intencionada, humilde e simpática, mas essas qualidades nao faz de ninguém competente, acho muito difícil ela ter pulso firme para governar um país como o Brasil ainda mais sem força politica, creio q um governo da Marina levaria o Brasil a uma viagem ilusória com grandes consequências. Politica não é copa do mundo onde torcemos pelo mais fraco, temos de analisar a fundo o plano de governo de cada um e escolhermos o mais competente, preparado!

  80. Paulo disse:

    Infelizmente estamos f…, primeiro o PT agora a Marina todos vinculados ao Foro de São Paulo, em breve vamos pagar caro pela péssimas escolhas

  81. SAMYA disse:

    Marina é uma cria do PT não confio nessa mulher,queria mesmo é que viesse um disco voadoar e levasse esse ET para outro planeta..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-11-24 03:33:23