aki

cadastre-se aqui
aki
Política
10-05-2018, 20h23

Memorando da CIA ajuda Brasil a conhecer melhor golpe de 64

Geisel comandou execuções de opositores
25

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Já se sabia que o general Ernesto Geisel havia endossado a tortura e assassinatos na ditadura. Apesar de ter feito um governo que procurou conter os mais radicais, Geisel também comandava autorizações para assassinatos, de acordo com um memorando de 1974 da CIA que veio a público no Brasil hoje. Geisel continuou a deixar que a prisão, a tortura e a morte fossem usadas contra adversários do regime.

No livro “A Ditadura Derrotada”, do jornalista Elio Gaspari, há informações sobre o aval de Geisel à repressão política da ditadura militar. Esse memorando traz mais dados sobre essa política de extermínio e mostra que Geisel comandou a repressão.

O relato da CIA mostra uma discussão fria e pragmática a respeito de execuções em massa do CIE (Centro de Inteligência do Exército). Num momento em que há uma intervenção federal para lidar com a segurança pública no Rio e no qual muitos políticos e cidadãos acham que um golpe militar deveria ser aplicado no Brasil para, entre outros objetivos, acabar com a criminalidade, é importante ler esse memorando. Ele revela envolvimento direto de três presidentes militares com a repressão política (Médici, Geisel e Figueiredo). É importante para nos lembrar que Ditadura Nunca Mais.

A ditadura foi corrupta e assassina, apesar da tentativa de alguns de reescrever a História. Esse memorando é fundamental para ajudar os brasileiros a saber a verdade, a ter o direito de conhecer a própria história. É um alerta numa hora em que manifestações golpistas são feitas até por integrantes da ativa nas Forças Armadas. Aliás, os militares deveriam pedir desculpa pelo golpe que aplicaram em 1964. Esse episódio reforça essa necessidade histórica e nos ajuda a compreender melhor o que foi o golpe que instaurou uma ditadura de 21 anos no Brasil.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN” a partir dos 4 minutos e dez segundos:

Comentários
25
  1. BRAGA-BH disse:

    E o pior de tudo é que ainda existem “cidadãos de bem” que pregam a volta dos milicos ao poder!!
    Ai meus sais!!

  2. walter disse:

    Nada aprendemos com a Ditadura caro Kennedy, finalmente conseguimos as diretas já, com uma constituinte prejudicada, carregada de sonhos…infelizmente, a partir do Sarney, só construímos abismos; uma sequencia desenfreadas de planos, enquanto isso a meia dúzia de sempre, que vieram, muitos deles, das capitanias hereditárias, passaram a conduzir o país, com pouca capacidade…quando verificamos a história dos últimos trinta anos, chegamos a grande conclusão, que todos os arrochos propostos, nos levaram aos 13 anos do lulismo, quando finalmente; todas as reservas, foram consumidas, por falta total de gestão, independente dos criminosos do colarinho branco, em evidencia; ou seja, nos sentimos um bando de idiotas…pior, alguns ficaram milionários, com a sujeira, e não foi confiscados seus bens; a classe média que trabalha até então, não tem mais uma aposentadoria digna, acreditaram…

  3. mano disse:

    prezados: infelizmente boa parte da população brasileira interpreta esse documento da CIA da mesma forma que encara o preço da gasolina no governo Temer, ou seja, com absoluta passividade. Batem panela não sei pra quê, enchem a avenida paulista para tirar um governo corrupto e por outro ( do mesmo) no lugar, e enchem as ruas das grandes cidades para conseguir vetar aumento de centavos nas passagens de ônibus, e há quem compare isso com a primavera árabe. Isto é incrível, é fantástico, é inacreditável, é estúpido, é insensato, é “vira-lata”!

  4. Fabio disse:

    Agora vivemos a ditadura do Judiciario, onde juizes e procuradores rasgaram a Constituição e fazem suas proprias leis.
    Triste Brasil

  5. ANDRE disse:

    Caro Kennedy, recomendo a todos a leituras dos quatro volumes sobre a ditadura escrito pelo jornalista Elio Gaspari, que são a ditadura envergonhada, a ditadura escancarada, a ditadura encurralada e a ditadura derrotada. Um dos melhores documentários escritos sobre este período sombrio da história brasileira, escrito com maestria e sem filtros ideológicos. Desconfio muito das verdadeiras intenções de pessoas que indignados vivem clamando “justiça” para a corrupção, mas na contra-mão defende a memória de assassinos covardes e corruptos da ditadura militar.

  6. Alberto disse:

    A divulgação,em data de ontem,do tal memorando(sigilo liberado em 2015 pelas autoridades americanas)por professor da FGV-SP e colunista do jornal Folha SP causou “furor”.Em época de eleição mira em candidato específico.Sei não…………..

  7. AS "PRAGAS COMUNISMO E CORRUPÇÃO", IRMÃS GÊMEAS, GERAM DITADURA! disse:

    O pior de tudo é não entender que os comunistas provocaram a ditadura militar no país em 1964, e que os corruptos travestidos de políticos e governantes estão provocando a possibilidade disso acontecer novamente. Mas ainda há esperança, tênue, mas há: FAXINA GERAL NO SENADO E NA CÂMARA FEDERAL, NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES PARA QUE SE POSSA GOVERNAR SEM “TOMA LÁ DÁ CÁ” COM CORRUPTO – APOIO TOTAL ÀS AÇÕES DA LAVA JATO, COLOCANDO A LADRÃOZADA NA CADEIA, DOA A QUEM DOER!

    • Miguel Ângelo disse:

      Não precisamos mais que alguns cliques para evidenciar que a maioria dos brasileiros não tem noção alguma do que é o comunismo. Então lançam em caixa alta tal besteira ligando o comunismo com a Ditadura. O Google, com seu tropeços possíveis, evidencia claramente, faça uma planilha “praga” da preguiça de leitura, e verá que: o Comunismo matou milhões, o Capitalismo mais, e matará ainda mais neste século, agora o Imperialismo matou perto da população somada da Indonésia, Brasil e EUA. Ao contrário do dito por você. Nossa Ditadura, e as demais na América Latina, tem origem no falso capitalismo. Este que a Lava Jato mostra. Onde empresários, políticos a maioria em peso, dos Estados Gastões: RJ, SP, PR, MG, RS, BA, SC, ou usam a corrupção, ou dinheiro dos Bancos Públicos, sem pagar a conta por décadas, até esta presente data. Na Ditadura a saúde estava na costa da Igreja Católica.

    • Gabriel disse:

      Ah, para Bicho. Acorda para vida…
      Antigamente tinha-me medo de passar vergonha em opinar sobre o que não sabe.

      • Miguel Ângelo disse:

        A história prova que o sistema de governo imperialista matou mais que os sistemas econômicos juntos: Capitalismo e Comunismo. Colonizadores a moda antiga: Europeus pelos mares, e Asiáticos por terra e mar, mataram perto de um bilhão de pessoas. Quanto ao que acontece com os bancos, entenda povo que existem trilhões em recursos que nunca saíram da mão da elite financeira a custa das mazelas do povo. É de rir a ideia de cadastro positivo. Tem milionário dentro do Brasil, que se pagar tudo que deve de uma vez para o BNDES, e outros Bancos, sem repactuar, renegociar “ad eternum” vira dono de pequena empresa. E não mantém o custo de ter uma Ferrari. Como ficam estes que enrolam com dinheiro público há décadas sem nunca pagar o principal no cadastro positivo? E as taxas destes não ficam mais caras? Não! Pelo que desenhou o Congresso Nacional, se o governo com no RJ atrasar os pagamentos você vai para o SERASA e perde pontos no Cadastro positivo. Mas se for a elite financeira, juros baixo.

    • Wellington Alves disse:

      Como Kennedy disse, alguns querem reescrever a história. E acham que com caixa alta, terão maior relevância. Sua máscara caiu lá no impeachment, Stanislau.

  8. DIRETO AO ASSUNTO: NÃO É HORA DE HIPOCRISIAS... É TEMPO DE “LAVA JATO”! disse:

    Não se quer ditadura, nem os próprios militares! Os militares derrubaram o governo em 1964 para evitar o comunismo no país. Quem viveu aquele tempo sabe disso. Houve crimes dos dois lados e, quase sempre, o lado mais forte comete mais. No Youtube é possível, digitando: “Genoíno, o herói de barro”, conhecer um tipo de crime cometido pelos guerrilheiros que enfrentaram os militares: um rapaz de 17 anos, por ter ajudado os militares, no Araguaia, foi “esquartejado vivo, membro a membro do corpo”, diante dos próprios pais e familiares, pelos companheiros de Genoíno! Hoje milhões de brasileiros, incluindo os militares, não querem a atual corrupção institucionalizada no país! É por isso que temos que apoiar a LAVA JATO para colocar a ladrãozada na cadeia, doa a quem doer, e fazer uma “FAXINA GERAL NO SENADO E CÂMARA FEDERAL”, nas próximas eleições, para que possa haver governo sem o toma lá dá cá da corrupção! Só assim ficaremos livres dos corruptos… e de ditadura!

    • Miguel Ângelo disse:

      A Lava Jato está mostrando porque a Ditadura assassinou, sumiu com as pessoas? Ela melhorou a economia do País? Junto com a imagem de corrupção de toda a base política. É toda. Pois em breve aparecerá também coisas do Sr. Bolsonaro, talvez até o teste do barril. Atá! É uma piada de Marinheiro sem bom gosto. Mas serve ao Bolsonaro, pois sua capacidade, seu vigor em fronte de batalha vai morrer com ele falando fino se eleito a Presidente, quando o povo exigir que os americanos saiam do Brasil, pois eles nada fazem agora, amanhã e não fizeram no passado para você brasileiro. Falam tanta asneiras aqueles que debatem o comunismo, que não conseguem por terem pouca crítica que na segunda guerra nós brasileiros fomos matar nossos parentes imigrante, os que deram origem ao nosso povo. E contra o Império Alemão quem estava do outro lado? Bolsonaro? Não! Estavam os ditos Socialistas-Comunistas. Temos uma Elite Financeira que a corrupção sustenta. E Moro e Cia sustentamos também. E só isto!

  9. JOSE ROBERTO DE FRANÇA disse:

    CAROS AMIGOS: ESSES DOCUMENTOS DO GOVERNO AMERICANO NÃO REVELAM NADA DE NOVO. TODAS AS BARBARIDADES COMETIDAS PELA DITADURA JÁ ESTÃO EXAUSTIVAMENTE CONHECIDAS. PORÉM HÁ UM DETALHE DA MAIOR IMPORTÂNCIA QUE PRECISA SER CONSIDERADO. É A QUESTÃO DA LINGUAGEM USADA PELOS COMENTARISTAS QUANDO FALAM EM “DITADURA MILITAR”. NÃO FOI NADA DISSO. E OS SENHORES SABEM DISSO. O QUE HOUVE FOI MUITO PIOR. FOI UM ASSALTO AO PODER LIDERADO POR UMA QUADRILHA DE LADRÕES E ASSASSINOS. VEJAM AÍ A DIFERENÇA. UMA DITADURA MILITAR NÃO PRECISAVA EXERCER O PODER COM TANTAS ROUBALHEIRAS, CORRUPÇÕES E ASSASSINATOS. OS DONOS DO PODER TINHAM TODAS AS OPORTUNIDADES DE USAR ATÉ A DEMAGOGIA PARA ELIMINAR AS ALEGADAS (FALSAMENTE) CORRUPÇÕES DO GOVERNO DO GOULART. MAS NEM DEMAGOGICAMENTE FIZERAM ISSO. PARTIRAM IMEDIATAMENTE PARA A BARBÁRIE, ASSASSINANDO, ESQUARTEJANDO E ESCONDENDO OS CADÁVERES, DESAPARECIDOS ATÉ HOJE. PORTANTO O TERMO “DITADURA MILITAR” NÃO CORRESPONDE Á REALIDADE QUE EU VIVENCIEI EM 21 ANOS.

  10. Luiz Bttencourt. disse:

    Para descobrir a verdade é necessário saber que um fato tem muitos lados, falar em justiça noticiando um fato apenas por um lado não é fazer justiça. Busque os fatos criminosos de ambos os lados para aí sim se falar em verdade e justiça. O poder NUNCA será puro, inocência do “jeca” acreditar que democracia se faz com palavras. O mundo democrático (que não existe aqui) é feito de sangue, suor e lágrimas. O “jeca” hoje derrama sangue alheio de 60 mil homicídios por ano, lágrimas pro futebol e suor pro carnaval! O Tristeza!!!!

  11. Antonio disse:

    Quando se critica a economia dos anos de governo Lula e PT, nota-se infelizmente uma total ignorância sobre o assunto. Elevação das reservas cambiais para quase US$ 400 bilhões, criação de dezenas de universidades, inflação controlada, quase pleno emprego, crescimento dos salários, indústrias com recordes de produção, previdência superavitária, respeito pelo Brasil no cenário internacional, etc., não representam nada para certos críticos. Respeite-se as ideologias e simpatias políticas de cada um, mas que não se deturpe dados reais facilmente constatados nos indicadores econômicos. Parece até que a qualidade de vida do ser humano não tem o menor valor para certas pessoas.

  12. mano disse:

    prezados: é tempo de lava jato, mas também é tempo de Gilmar Mendes que tá cag_ _do pra lava jato e consequentemente na sua cabeça. Paulo Preto, entre outros que o diga.

  13. Miguel Ângelo disse:

    Na Ditadura não chegava aos nos morros, com a comunidades, e também aqueles de loteamento privado, os asfalto, a água, e o que fazia os governantes da época, cheirava mal grudado no sapado do trabalhador que só podia ir a pé para o trabalhado já que transporte era luxo daquelas figuras que ostentaram estrelas vivendo no seu mundo da Lua. Se alguém passasse mal, injeção de boa noite selava e sedava a falta. Comida, era tão difícil, que você tinha o SAPES, depois COBAL, para que o brasileiro pudesse sonhar pequeno a compra dos “pegue e pague” da vida. Na escola não era possível pintar ela de outra cor. O Comunismo é Utopia. E dizer que a Ditadura foi fruto de se querer uma Utopia. Onde não se tinha nada. E nada davam. Uma fraqueza de caráter que você só encontra em pessoas com o nível de compreensão do que se passou, igual a do Bolsonaro que acha que como Capitão vai ser líder, com os EUA em Alcântara. Você e o Congresso plantaram o Imperialismo dentro do Brasil. O pior que se dá ao povo

  14. Jonas disse:

    Se querem “conhecer melhor” o golpe de 64, então liberem o memorando sobre a Operação Brother Sam, que era a invasão do Brasil pelos EUA. As esquadras navais dos EUA já estavam a caminho do Brasil em 1964 trazendo 25000 a 50000 soldados, que desembarcariam em Recife e/ou Santos, para iniciar a “guerra do Brasil” caso houvesse resistência ao golpe militar, mas como não houve, abortaram a operação. Os EUA promoveram golpes brutais, selecionaram e treinaram torturadores sádicos e grupos de extermínio em toda américa latina. O mais famoso instrutor de tortura dos EUA no Brasil foi Daniel Mitrione, que mandava sequestrar mendigos nas ruas para serem torturados até a morte em “salas de aula” lotadas de policiais militares.
    A classe média brasileira que se acha “instruída” e “gente de bem” é na verdade autoritária e ignorante ao extremo, e por isso é manipulada pelos meios de comunicação de massa, criados com dinheiro dos EUA na era militar e defensores do atraso e submissão do Brasil.

  15. renata soares disse:

    Não é de hoje que o Brasil é problemático.

  16. Anamaria Fontes disse:

    Basta um pouco de boa vontade e se dispor a ler as asneiras repetitivas que o brasileiro está sempre escrevendo nas redes – e só isto este povo omisso costuma fazer – para ficar óbvio o porquê da nossa história política tenha sido, desde o começo da república, uma enorme fanfarronada, uma generalizada roubalheira, uma sucessão de perfídias e ditaduras violentas, sanguinárias e espúrias. Pena que o brasileiro deteste ler e nada saiba de sua própria história. Este povo indolente gosta só de futebol e de novelas. Só consegue raciocinar no limite da idiotice e tem tanta coragem quanto um estafermo. Sendo assim o Brasil, coitado, só pode estar onde está – entre os países que chafurdam na lama!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-09-24 12:06:53