aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
23-04-2015, 21h54

Mercado recebe bem balanço da Petrobras

14

Postado por: ISABELA HORTA

O desempenho das ações da Petrobras nesta quinta mostrou que o mercado recebeu bem o balanço da estatal. Isso levou alívio político ao governo, que acha que a companhia poderá começar uma nova fase.

Os papéis da empresa começaram o dia em queda. Mas a ação ordinária fechou o pregão em alta de 5,63%. Já a ação preferencial terminou o dia em queda de 1,52%.

Pela manhã, houve venda de ações de quem comprou bem baixo há algumas semanas e queria embolsar o lucro. Ao longo dia, os papéis foram se estabilizando.

A ação ordinária dá direito a voto e teve performance melhor do que a preferencial, que tem esse nome porque dá prioridade ao recebimento de dividendos. Como a Petrobras registrou prejuízo no ano passado e não vai pagar um prêmio adicional ao acionista, isso explica o desempenho pior da ação preferencial.

Mas a poeira está baixando na Petrobras.

*

Os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), travam uma guerra sobre o projeto que amplia a terceirização.

Cunha diz que, se o Senado mudar a proposta aprovada nesta quarta, a Câmara dará a última palavra.

Nos bastidores, Renan ameaça engavetar o projeto. O presidente da Câmara rebate dizendo que poderá analisar devagar os projetos de lei que venham do Senado. Essa briga ainda vai longe.

Cunha cumpriu o que tinha prometido aos empresários durante sua campanha. Votou a jato uma proposta que tramitava na Câmara havia 11 anos.

Já Renan é contra a liberação da terceirização para qualquer atividade de uma empresa. Quer impor limites à atividade-fim.

Se o Senado mudar o projeto, correrá o risco de ver a Câmara recuperar a proposta que já tinha aprovado. Ou Cunha e Renan chegam a um acordo ou esse projeto de lei poderá caminhar a passo de tartaruga no Senado.

O ideal seria que cada lado cedesse um pouco. Esse jogo de ameaças não ajuda.

E ainda tem a presidente Dilma Rousseff esperando ver como fica a proposta final do Poder Legislativo para saber se vetará algum ponto ou não.

Ou seja, essa novela será longa.

*

Confira o comentário do “SBT Brasil”:

Comentários
14
  1. César disse:

    Eu quero saber onde andam os petistas que se dizem defensores da Petrobrás como “empresa nacional”, agora que o Presidente da Petrobrás disse com todas as letras que vai vender parte da companhia? Desinvestimentos = privatização. Cadê a coerência? Vocês não sabem nem o que vocês defendem! Vocês não sabem nem mesmo contra o que estão lutando. Defendem a Presidente Dilma Rousseff que colocou o Senhor Aldemir Bendine Presidência da Petrobrás para fazer com a empresa tudo o que o PT sempre disse ser contra. É PT, quem te viu , quem te vê! Nada como um dia após o outro.

    • Edy disse:

      Caro César, antes dessa confirmação é preciso saber o que será desinvestido e analisar o cenário. Houveram outros erros que fazem a empresa ter que tomar atitudes para se recuperar. Uma dessas atitudes é ficar com o que for mais rentável a curto prazo.
      Já quanto ao novo presidente, ele tinha a missão de apresentar o balanço auditado da empresa, E CONSEGUIU. Missão cumprida. Você sabe que não é uma tarefa fácil pois se fosse não teria ocorrido todo esse atraso, portanto, parabéns à nova diretoria e todos que colaboraram para dar o primeiro passo rumo à recuperação da empresa.

  2. César disse:

    Começaram a descobrir como o mundo funciona? Descobriram que o mercado financeiro tem regras? Voltaram para o mundo real? Perceberam que estavam errados e vieram para a economia de mercado? É isto mesmo dinheiro não dá em arvore, como achavam os eleitores petistas.

  3. Augusto disse:

    Cunha -prometeu aos empresários apresar a terceirização, se é de interesse dos empresários será que é boa para os trabalhadores ? Não é preciso ser inteligente, basta não ser burro, para saber que essa terceirização, quarteirização, quiteirização…….levará a precarização do trabalho! Como esperado o PSDB-Pior Salário Do Brasil está apoiando os empresários enquanto o PT está contra esta terceirização

    • Edy disse:

      Complementando: Ainda tem o risco maior, que é de os empregados serem substituídos por outros contratados como empresa individual.Existirão poucos trabalhadores diretos. Haverá um monte de gente como “empresa individual”: “sem férias”, “sem 13º”, “sem licença maternidade”, “sem participação nos lucros”, etc (afinal “empresa individual” não é pessoa física). O “achacador Eduardo Cunha” ainda vai ver o que é revolta popular e será derrotado.

  4. César disse:

    O jogo de poderes e de vaidades no Congresso Nacional fica cada vez mais evidente quando duas cabeças de Cérbero começam a se estranharem. Cérbero o cão de três cabeças que guarda a porta do inferno que se transformou o nosso Congresso, está descontrolado. Só um titã para conseguir controla-lo, será uma tarefa de Hércules.

  5. Douglas disse:

    Aproveitando o gancho que levantou o escandalo de corrupção na Petrobras divulgado pela mídia como a maior robalheira de todos os tempos por aqui no Brasil e amplamente divulgado por nossa imprensa…Enquanto isso passamos fome com a alta de alimentos essenciais (carne, pão,arroz, feijão, etc), pagamos inúmeros impostos municipais, estaduais e federais, bandeira vermelha nas contas de luz, multa para quem utilizar água (nenhum orgão governamental vinculado a gestão de consumo/utilização de águas observou o sistema Cantareira em São Paulo esvaziando através destes anos? Esperando a solução vir do céu ?); dentre inúmeras outras armadilhas criadas para gerar recursos para os caixas do governo, como se nós do povo pagando resolvesse o problema… Assim já com o olho nas próximas eleições, visto que agora em diante deve ficar mais difícil gerar recursos para sustentar partidos políticos que estão por lá com nosso voto, a Dilma e sua turma aprovaram em quase 3 vezes a maior, cerca de somente R$ 817 milhões proveniente de recursos publicos (dinheiro do povo arrecadado através de impostos) para serem repassados ao partidos políticos, visto que só o PT leva cerca de R$117 milhões… Chega de PT, de Dilma e destes corrúptos que vão ficar presos em suas manções e bem alimentados somente utilizando uma tornozeleira eletronica… Chega de pagar por inconpetência de governantes que somente sabem “falar bonito na televisão” e na realidade contornam estes problemas hídricos dentre outros que por aí estão sem solução. Nós que votamos nesse pessoal já estamos pagando demais e agora estamos arrependidos e queremos mudar tudo isso. Como cidadão nunca deixei de cumprir minhas obrigações como patriota neste país, porém agora me sinto muito incomodado com este cenário decadente. Todo esse dinheiro para os políticos terem boas condições e “nóis”aqui pagando a conta.. Isso é uma vergonha…

  6. César disse:

    Será que o excelentíssimo Juiz Sergio Moro vai conseguir realizar as suas tarefas Hercúleas e nos salvar do caos político?

  7. César disse:

    Os eleitores do PT nos deram a Medusa como Presidente da Republica e em contra partida ganharam um presente de grego como Congresso Nacional.

    • Inides disse:

      César, eu não sou um economista, mas não acredito na lisura desse balanço. Eu acho que o maquiador é muito bom. Eu acho que tem dedo de “esteticista” nessa maquiagem. Esse rombo deve ser bem maior, pois são 12 anos só vazando, sem que houvesse um estancamento estratégico da sangria. Mas, conforme o Victor Hugo mencionou, numa frase bem direta:
      Entre um Governo que faz o mal e o Povo que o consente, há uma certa cumplicidade vergonhosa.
      Eu acho que, nós povo, deveríamos ser mais prudente ao escolher um mandatário da Nação, do Estado ou Município, pois se for ruim, nós é que vamos pagar a conta.

  8. César disse:

    Vivemos a nossa tragédia grega. Que seria cômica se não fosse trágica.

  9. Antonio Celso Alencar disse:

    Este projeto tem por finalidade única, a diminuição do salário médio pago no Brasil, que nos últimos 12 anos cresceu muito acima de qualquer outro indicador. Ponto!
    Traduzindo… O trabalhador vai pagar a conta, deixar mais dinheiro com os Patrões que estão ficando pobrezinhos…

  10. David Dias disse:

    Já vi esta historia (com H) muitas vezes pois embora mudar é viver e parar de mudar e parar de viver, o que é novo sempre assusta os acomodados. Vou citar alguns, quando foi criado o FIT, Fundo de Indenização Trabalhista, que durou menos de um ano, foi uma gritaria só, depois com a criação do FGTS foi a mesma coisa e quando vieram os supermercados e depois com o computador, o bug do milênio, a eleição do SAPO BARBUDO e agora com esta nova Lei para os terceirados. Eu sou à favor pois o Governo nada perde e os terceirizados vão ganhar e o que é bom muitos sindicatos que hoje só sabem fazer greves irão perder a força, o que é ÓTIMO .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 06:08:07