aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
06-08-2014, 22h59

Mercosul é “inócuo”, diz assessor de Aécio

14

ISABELA HORTA
Brasília

Em entrevista ao SBT, o ex-embaixador Rubens Barbosa afirmou que o Mercosul se enfraqueceu devido a “influências ideológicas”. “O Mercosul praticamente se estiolou, se tornou inócuo, do ponto de vista comercial. Ele virou um exercício político e social.” Barbosa é coordenador de política externa do programa de governo do candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves. Ele falou que o Brasil não tem “cacife político e militar” para interferir no conflito entre Israel e o Hamas, na faixa de Gaza. “O que o Brasil pode fazer, através do exemplo do comportamento das comunidades árabes e israelitas aqui no país, é dar um exemplo para tentar avançar o processo de paz. Nós temos que brigar para que as partes cheguem a um entendimento.”

Comentários
14
  1. carlos alberto linhares bezerra disse:

    Só faltava essa, o PSDB culpar o PT pelo fracasso das negociações de paz em Israel. É muita falta de projeto e, não ter o que mostrar a sociedade.

    • Engraçado… esse figurinha que aparece no vídeo está sendo dando entrevistas para Globo News de forma “independente”.
      Outra coisa, que o Sr. Aécio vai fazer com a Constituição Federal de 88, rasgar? (Lá é que está previsto o Mercosul se os “pseu-sabetudo do facebook” não sabem. É um projeto do país e não um projeto do PT. Sobre a questão Israel x Palestina, sem comentários…. se eles pensam que vão entrar no clubinho dos Estados Unidos estão enganados…. a história mostra que sempre entramos com a b….. na associação com nossos “melhores amigos”.

  2. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    NO caso do Oriente Médio, o Brasil adotou a posição correta: de imediato condenar a guerra e o massacre da população Civil. Os Países que mais tem força política, militar e econômica são exatamente os que querem a guerra (e não somente lá na “Terra Santa”).
    O Mercosul ainda tem apenas 05 paises integrantes. Mas está caminhando bem. Poderia tudo ser mais rápido e definitivamente resolvido: os entreguistas sabem disso..

  3. Pasquale disse:

    Mercoul é inócuo?Claro com os Países que formam.
    É isso que acontece,me diga com quem andas…
    Se este maravilhoso País…fosse arrendado ou administrado ou que fosse gerido.
    Por EUA ou Japão,seríamos um outro País em todos os aspectos,principalmene no econômico(uma potencia mundial)
    E o mais importante,com povo tendo:muita dignidade e sendo respeitado.

    • Eduardo Ribeiro disse:

      Eu vou mais além, se o país fosse gerido pelos israelenses os EUA, a Europa e a China estariam de joelhos diante de nós. Em 60 anos se tornaram uma potência temida no mundo e um território inóspito e improdutivo como o deserto do Sinai e toda a região onde foi estabelecido o seu território.

  4. mauribs disse:

    É por isso que meu voto é do AECIO.

  5. gesiel disse:

    Acho que o Mercosul NÃO CHEGA A SER INÓCUO, mas certamente é fragil. E é fragil porque no GOVERNO DO FHC do PSDB não conseguiu atingir os avanços necessarios. No governo do FHC do PSDB, o Brasil PERDEU MUITO TEMPO ACATANDO AS REGRAS QUE OS ESTADOS UNIDOS E O FMI DITAVAM, e por isso o FHC DEIXOU QUE O CHILE e a COLOMBIA SE BANDEASSEM PARA A ALCA. No entanto o governo DILMA do PT trouxe a Venezuela, UM PARCEIRO FORTE NA AREA DE PETROLEO. MAS A GRANDE TACADA dos governos do PT do LULA e da DILMA, foi JUSTAMENTE TER PERCEBIDO ISSO, que esse senhor Rubens Barbosa do PSDB, VEM DIZER AGORA, DE MANEIRA QUE NÃO PAROU NO TEMPO, e TEM SE DEDICADO A OUTRO BLOCO FORTISSIMO, MUITO MAIS PROMISSOR QUE O MERCOSSUL que é o BRICS. O BRICS em pouco tempo contará com a CHINA COMO MAIOR POTENCIA ECONOMICA DO MUNDO, A RUSSIA QUE OS ESTADOS UNIDOS SEMPRE PIPOCAM MILITARMENTE e a India que ja é uma das maiores potencias na area de TI; e essas parcerias por si só ja colocam o Brasil no olho do furacão da tecnologia, tão indispensável no mundo moderno. O PT TEVE VISÃO DE FUTURO.

  6. VitalBrasil disse:

    Tudo é ideológico. Ou é dito ideológico. Notem que parcerias com cuba é ideológico mas não é ideológico parcerias com a China!?. Pra eles médico cubano é ideológico mas médico espanhol não. O discuro desse mediocres é ideológico. Ideológico é falar grosso com Bolivia e falar fino com USA como disse Chico Buarque. Ideológico é apoiar o massacre na faixa de gaza e dizer que é ideológico se posicionar contra a matança.

  7. Alvaro disse:

    Esse era o nosso embaixador em “Uóxinton”, em 2002 quando o Celso Lafer (Relações Exteriores de FHC) foi obrigado a tirar os sapatos no aeroporto.

  8. Fábio de Camargo disse:

    Agora vai começar aparecer os abutres políticos, o Brasil e o restante do Mercosul nunca teve força política em guerras, é ano de eleição o povo brasileiro tem que ser cauteloso com certas entrevistas, promessas absurdas, a verdade é que não temos opção pra votar.

  9. Pasquale disse:

    Geisel niguem permitiu que o Chile debandasse,o Chile é eu foi muito sábio,viu que daquele mato não sairia cachorro.Alem de o País ser soberano ele participa se quiser.Da forma que vc colocou,até parece que o Brasil pode influir em algum País.
    O Chile só tem cobre e vinho,e é exemplo para a América do Sul.

  10. SILVIO MIGUEL GOMES disse:

    Eu não assino mais a FOLHA. Mas procurei e realmente é verdade a notícia igual a BOMBA publicada pela Veja. No entanto, não teve repercussão nenhuma. PUBLICADO EM 05/06/2014 – FOLHA – PAINEL – Bernardo Mello Franco; MONTANDO A RETRANCA: …. Governo de São Paulo começou a treinar os parlamentares do PSDB escalados para defendê-lo na CPI MISTA que investiga CARTEL DO METRô.
    Presidente DO PSDB PAULISTA DUARTE NOGUEIRA defendeu atenção redobrada à CPI.
    DESFALQUE: Os Tucanos lamemtam não poder contar com o dep. Carlos Sampaio na defesa do Governo Paulista. Ele já estava escalado para fustigar o Planal na CPMI da Petrobrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-26 05:01:46