aki

cadastre-se aqui
aki
Política
20-09-2016, 21h23

Moro age de forma coordenada com Ministério Público

Juiz federal aceita denúncia contra o ex-presidente Lula
19

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

A aceitação da denúncia contra o ex-presidente Lula é um endosso claro do juiz Sérgio Moro ao trabalho do Ministério Público Federal em Curitiba. Mostra que eles estão atuando de maneira afinada, coordenada.

Já era esperado que Moro aceitasse a denúncia. Não surpreende, porque há uma forma de trabalho em que a Polícia Federal, o Ministério Público e o próprio juiz dividem muita informação.

Para Lula, é uma notícia ruim. Ele vira réu em mais uma ação. Sérgio Moro é um juiz muito rigoroso. Se Lula for condenado na primeira instância da Justiça Federal, o recurso caberá ao Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, que tem uma tradição de confirmar quase todas as sentenças de Moro.

É provável uma condenação tanto em primeira quanto em segunda instância, o que enquadraria Lula na Lei da Ficha Limpa e inviabilizaria uma eventual candidatura 2018. O petista teria de lutar em instâncias superiores para reverter essa condenação.

Moro admite no despacho que a aceitação da denúncia não significa que haja um juízo conclusivo. O ex-presidente terá o direito de se defender. O juiz fala que, neste momento, não cabe um exame aprofundado das provas, mas avaliou que as acusações feitas pelo Ministério Público tinham “substrato probatório razoável” para dar seguimento.

É um duelo com um lado jurídico e outro político. O procurador Deltan Dallagnol, na semana passada, adotou uma linha política ao anunciar a denúncia. Essa atitude foi muito criticada.

Lula diz que é vítima de uma perseguição e de uma investigação injusta. O Ministério Público afirma que está fazendo o trabalho dele com imparcialidade e independência. Na linha jurídica, há a questão probatória. Isso é fundamental para Lula, porque essa questão jurídica tem desdobramentos políticos concretos.

Se Lula obtiver uma vitória, o que é improvável mas não é impossível, isso lhe daria um argumento importante. Se for condenado por Moro e evitar uma condenação depois em segunda instância, ele poderá dizer que foi acusado e provou sua inocência.

Se for o contrário, Lula terá de lutar nos tribunais superiores para tentar reverter a condenação. O petista corre o risco de ficar fora da disputa presidencial de 2018, caso tenha vontade de ser candidato.

Essa é uma outra questão. Todo mundo dá de barato que Lula será candidato, mas ele tem dúvida a respeito disso.

Neste momento, o PT não tem um outro nome. Ele é o principal líder do partido. E ser candidato ajuda na frente de batalha política. Mas Lula pode ter um empecilho legal lá na frente. Desse ponto de vista, há um desafio grande para o ex-presidente.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN 2ª Edição”:

Comentários
19
  1. BRAGA-BH disse:

    INCRIVEL!! Uma nova reedição da AP 470! “Não temos provas mas temos convicção..”. “Não tenho provas para condená-lo mas a legislação me permite”. O direito e as garantias básicas do contraditório estão sendo jogadas no esgoto. Kennedy foi muito feliz na sua afirmação de que a linha de acusação é política. Lula foi condenado quando deixou de ser presidente do Brasil. Faltava apenas conseguir, encontrar, garimpar um crime que colasse nele e o deixasse inelegível.Seremos ainda mais chacota no resto do mundo por essas peripécias jurídicas!! Que pobreza!!

  2. walter disse:

    Caro Kennedy, realmente,”nunca antes neste País” houve uma coordenação, de “caça as bruxas”, tão bem entabulada; há uma revolução no judiciário como um todo; sabem, que muito do que aconteceu, passou nas barbas de todos, e muitos se fizeram de rogados…
    Quanto ao indiciamento do lula e esposa, é apenas a “ponta do iceberg”, muito foi investigado: estarão encrencando o lula e seus companheiros, e muitas delações, onde houve de tudo, mas o principal…grandes desvios consentidos…mesmo o zé Dirceu, será inquirido novamente; o lula esta numa encruzilhada sem saída; não há como justificar.
    Todo este tempo, o ministério público, e a policia federal, investigaram quietinho; muitas revelações, surgirão, como avalanche; obrigará, o lula a se posicionar, e pedir asilo, em qualquer lugar fora do Brasil; não há defesa possível, diante de tantas coincidências, e encontro em trânsito de recursos, que seguiram sempre p/ o mesmo Mar…

  3. José Dias disse:

    Graças à DEUS, espero que que o próximo seja o debochado do Renan e aos poucos vamos nos livrando desses consagrados artistas corrutos que destruíram o Brasil nos últimos anos !
    Não obstante da quase votação noturna e as escondidas a qual tentaram dar mais um golpe de esconderem o caixa dois e não conseguiram, espero começar a ver uma luz no fim do túnel.
    Começo também a ver o Brasil voltando a ser Verde e Amarelo !
    Chega do abusado Vermelho, que por muito pouco não se perpetuo no poder.

  4. Daniel disse:

    Veja que nao sobrou ninguem no PT. Todos estao em cana.
    Que fim deploravel.
    E pensar que eu acreditei na primeira eleicao do Lula e votei nele. Fizeram a maior robalheira da historia. Uma decepcao sem precedentes.
    Que apodreçam na cadeia.

  5. Francisco carlos disse:

    Está explicado. Outros também fazem parte deste coordenado plano de ação – principalmente a propagandista mídia golpista.

  6. Joaquim José da Silva Xavier disse:

    há mais de 10 meses td mundo sabia que a PF iria indiciar Lula, independente do que colhesse nas investigações, bem como td mundo sabia que o MPF iria oferecer denúncia, independente das provas . . .

    é óbvio que Moro condena Lula, independentemente do que acontecer na instrução processual, ou seja, independente do que a defesa alegar, do que as testemunhas falarem… não importa, há um ano eu sabia que Lula seria condenado por algum crime na lava-jato . . . apesar de não ter poder da advinhação nem jogar búzios… eu sabia, é td muito previsível!!
    o criminoso fora escolhido nas eleições de 2014, com a vitória de Dilma Rousseff, faltava um crime …

  7. TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI... INCLUSIVE PARA IR PARA A CADEIA! disse:

    O curioso é haver quem se preocupe apenas com o fato dele ser ou não candidato em 2018!
    Para o bem do país esse cara jamais poderia ser candidato a mais nada, pois é corrupto inveterado, incorrigível, irrecuperável. A prova disso foi ter sido blindado no Mensalão e continuar comandando o Petrolão e outros crimes.
    O cara chefiou os maiores escândalos de corrupção da História, todo mundo sabe disso, até seus aliados. Provar é outra coisa, mas 99% da população do país sabe que ele é o chefe. Infelizmente há muito hipócrita nesses 99%, que têm a cara de pau de fazerem de conta que não sabem disso.
    Ele tem que ser condenado e ir para a cadeia, como todo brasileiro que comete crime, sob pena da justiça ficar desmoralizada!
    Dá vergonha ver gente o defendendo, sabendo que a ex-presidente Dilma foi seu “poste” nos dois mandatos – nada fazia sem consultá-lo – chegava a vir de Brasília a São Paulo, para consultá-lo antes de tomar atitudes. Todo mundo sempre viu isso.

  8. Marco Túlio Castro disse:

    Lula disse que não há neste mundo alguém mais indignado do que ele.
    Há sim! Eu, pelo fato dele ainda andar a solta utilizando sua força política para impor sua vontade, fazer pessoas perderem o emprego por irem contra suas ideias e ainda por cima deixar o Brasil como deixou, acabando com todos os avanços conseguidos com o plano real.
    Lula dividiu os brasileiros, corrompeu o estado ainda mais e jogou o país na maior crise de sua história. Um arrogante e mentiroso que fez um governo baseado em mentiras.

    • Pasquale disse:

      Concordo Marco.

    • P/ Marco Túlio Castro: Épreciso passar o país a limpo, doa a quem doer! disse:

      E SE O JUIZ SERGIO MORO NÃO COLOCÁ-LO LOGO NA CADEIA ATRAVÉS DE UMA PRISÃO PREVENTIVA (E A TROPA DE CHOQUE DO STF NÃO REVOGAR A PRISÃO PREVENTIVA), ESSE CORRUPTO VAI CONTINUAR TENTANDO INCENDIAR O PAÍS, COM ESSA MENTIRA DE “GOLPE DAS ELITE”, ESSA SAFADEZA DE “NÓS E ELES”, CONSIDERANDO-SE “NÓS” MAS COM MILHÕES DE REAIS DE PATRIMÔNIO, A MAIOR PARTE DE PROPINAS DE DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS, CONVERSA DE POPULISTA CORRUPTO QUE ENGANA OS INCAUTOS!

  9. Armando Pinto disse:

    Lula será condenado,mas PT tem a alternativa de lançar a candidatura de Dilma. O povo tem a memória curta!

  10. Altair Oliveira da Silva disse:

    É triste assistir a tudo isso e ver os 54 milhões de eleitores que estão sendo assaltados por uma quadrilha composta por políticos bandidos, MPF, PF e STF, passivos, pacatos, sem que tomem uma atitude mais enérgica. Vamos parar o País; o que está acontecendo é muitas vezes pior do que o golpe de 64 quando assassinos fardados tomaram o poder mas o fizeram de peito aberto, com as armas não, mostrando a cara. Dessa vez a covardia de todos os que fazem parte desse golpe é que se torna o maior escárnio. Infelizmente temos outras milhões de pessoas que só pensam no seu próprio umbigo,não estão nem aí para a pobreza, para a desigualdade social é esse tipo de gente que acredita, confortavelmente, que o Lula enriqueceu, que é dono de um apartamento que comprovadamente nunca foi dele, que é o chefe da quadrilha, quando na verdade o chefe está no poder; não sei se são apenas brasileiros burros, desinformados, manipulados pela mídia que domina as suas cabeças ou se enquadram no grupo dessa escória

  11. LEOPOLDOBENICIO@IG.COM.BR disse:

    Apesar de sabermos que a classe politica brasileira é totalmente corrupta, indiferente a partidos e que certamente se houvesse imparcialidade no judiciário. certamente todos seriam inelegíveis, com raríssimas exceções as quais não estaria nos partidos que fizeram parte do governo e nem nas oposições clássicas ao PT (psdb, demos e outras facções).
    Para mim todos deveriam estar na cadeia!!!

  12. Romanelli disse:

    Não sou de defender homens, partidos ou ideologia ..prefiro o campo das idéias e propostas programáticas
    .
    ..mas sobre Lula e o apto, até agora não há documento, cheque ou contrato ..o unico respaldo se vale de transação conhecida entre Marisa e uma massa falida. O “enrosco” teria se dado QUATRO ANOS depois de Lula sair do Planalto e fazer uma visita
    .
    ..não basta falar em retribuição de favor de forma aleatória ..aqui há que se ligar o dano direto (ou crime) cometido contra a Petrobrás, e a contrapartida pra empreiteira ..fora de se dar sentido a acusação ao se atribuir ao “chefe dos chefes” o recebimento de módicos R$ 3,7 mm – menos que um apto em Higienóplois – por “todas as suas mandracarias” (antes fosse sempre assim, penso)
    .
    olha, somado a isso a notícia de que a MESMA empreiteira tb deu dinheiro a demais bandeiras (saído dum mesmo caixa) ..francamente, esta acusação precisa ser melhorada
    .
    ..ainda mais por estarmos vivendo sobre a égide dum governo GOLPISTA !!!!

  13. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    a partir do título da matéria, que por sinal está neutra, posso lhe afirmar que “choveu no molhado”, pois com quem vc acha que ele deveria estar trabalhando “afinado”??? Isso é o óbvio ululante, pois só faltava que o juiz Moro, como na Venezuela, estivesse afinado com o PT ou com Lula ou Dilma, etc. Ou seja um partido escuso seria mais importante que a nação. É so essa que estaria faltando!!! Lula quer ser absolvido pela sua história política, se auto intitulando o maior patrimônio politico da nação. Pois bem, dentro da filosofia de esquerda, o fim justifica os meios. Foi o pai dos desempregados para depois colocar sobre os ombros dos que pagam impostos o ônus da manutenção desses desempregados, transformando-os em malandros e lá no poder a corrupção “rolando” solta. Fica fácil sustentar “a maioria”. Temos hoje, por exemplo, mais de 500 mil funcionários fantasmas no INCRA.

  14. KENEDY, EU COMO, COMO SIMPLES MORTAL, LEIGO EM DIREITO, SINCERAMENTE, VEJO DENTRO DA MINHA IGNORÂNCIA, QUE O CIDADÃO BRASILEIRO ESTÁ DEFINITIVAMENTE, COMO DIZ UM ADÁGIO POPULAR, “FERRADO COM ESTA JUSTIÇA” QUERO PRIMEIRO EXPLICAR AQUI QUE NÃO ESTOU DEFENDENDO O LULA, NÃO, ESTOU ESTUPEFADO COM AS DENÚCIAS DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, QUE FEZ UMA DENÚNCIA CONTRA UM CIDADÃO DE EXTREMA POPULARIDADE, E QUE ESTÁ SENDO A ELE IMPUTADO DEZENAS DE SUPOSTOS CRIMES, O QUE EU QUERO DIZER É QUE ATÉ AGORA NÃO FOI CONFIRMADO DE MANEIRA CONCLUSIVA E CLARA, A PARTICIPAÇÃO DESTE CIDADÃO NAS DENUNCIAS EXPOSTAS, O BRASILEIRO QUE ENTENDE DE DIREITO, ESTÁ CONFUSO, ESTÁ PARECENDO UMA BRIGA DE GATO E RATO, E NÓS EXPECTADORES, CONTINUAMOS PAGANDO UM PREÇO MUITO ALTO, O DE FALTA DE SEGURANÇA, EDUCAÇÃO, COMIDA NA MESA, TRABALHO, E POR FIM FALTA DE DIGNIDADE, ISTO É O QUE NÓS BRASILEIROS QUEREMOS, E NÃO ESTÁ COM UM PAÍS PARADO POR SIMPLES PRETEXTO DE UM MONTE DE CORRUPTOS QUE A JUSTIÇA NÃO CONSEGUE CONDENAR.

  15. Miguel disse:

    Moro não é imparcial. E sua esposa filiada ao PSDB. A questão política é principal. Moro trabalha cometendo excessos buscando holofote. O Brasil está perdendo. Enquanto Moro foca em Lula. Não vejo ele fazer nada para tirar de empresários (muitos ligados ao PMDB, DEM, PSD etc.) o dinheiro que eles superfaturaram em obras, envios a Bancos Internacionais em Paraísos Fiscais. Lula é tolo politicamente. Já passou da hora dele se pronunciar como vice e indicar alguém com uma imagem menos prejudicada midiaticamente. O PT devia ser extinto. Criado novo partido, e que tivesse uma peneira para ficarem aqueles não ligados a escândalos. Numa segunda opção, já devia declarar sua saída da política e apoiar o Mercadante por exemplo. Se de um lado não se tem o Lula participando da próxima eleição. Pergunto: O que os outros partidos tem para oferecer ao Povo brasileiro? Serra! Incompetente em São Paulo, maior arrecadador de verbas e fundos perdidos do Brasil. Um horror de administração, ano após ano: Serra, Maluf. Ministros… Que Ministros? Ultrapassados, com pós, mestrado e doutorado onde Delfin Neto era o Mestre. Na era Delfin ninguém trabalhava. Todos viviam de correção monetária e juros. Existia aplicação ao portador. E a maioria dos créditos rurais concedidos por Bancos, nunca impulsionava nada. Retornando para as aplicações que pagavam absurdos 10% a 70% mês. Nossa crise é existencial, social. Ou mudamos mexendo a estrutura social, ou estaremos devagar para criar um povo que não gosta dele mesmo. O brasileiro não vive 78 anos. Isto é fato. Minha esposa morreu com 46, meu vizinho com 51, o pai de meu amigo com 70. Todo dia no jornal vejo centenas de jovem que vão embora antes dos 28 anos. Para se ter uma média de 78 anos (76, 74), alguém devia estar vivendo mais de 100 anos. São poucos. E deste dever-se-ia estudar o modo de vida. O Rio Doce está contaminado com 30% de dejetos de Mariana. 70% dos dejetos estão aguardando as próximas chuvas de 280 milímetros para descer e contaminar o resto que ainda não foi contaminado. Futuro: alumínio, mercúrio e outros metais na água. Qual extensão do rio? Quantos vão morrer com doenças no fígado, no SNC, coração, rins? Quais perspectivas de se alcançar 78 anos de vida? Com a crise hídrica, quem está preocupado com uma guerra internacional. O que estes juízes de pataca estão fazendo para um Brasil melhor. Só acusar um ou outro político que está envolvido em falcatrua. Todos estão. Como estão a bancada religiosa, a bancada ruralista, a bancada feminista, os homossexuais etc. O Brasil tem fome, tem falta de saúde, insegurança. Temer quer fazer acordos com os americanos. Ele não sabe que os EUA não abrem espaço para ninguém. Pelo contrário, querem o privilégio de vender sem dar nada em troca. Os Ingleses são iguais. A UE sabe disto. Por isto, esquecem eles. Kennedy, a única saída é um crescente aumento nos salários menores da classe trabalhadora. Congelamento dos altos salários por 12 anos. Não é interessante manter gastos, controlar gastos. Tem que se diminuir. Representações políticas em tempo de crise: tem que ser diminuída. 40% no número de Senadores, 50% dos Deputados Federais, 50% dos Deputados Estaduais, 50% para os Vereadores. Prefeituras: Passou da hora das emancipações. Temos agora é que juntar Prefeituras, criar imobilizado conjuntos e elaborar trabalhos com logísticas e a serviço das comunidades próximas. Gastamos demais a toa. Quem recebe bem – R$ 50.000,00 não precisa de vaga preferencial, de auxílio saúde, paletó, transporte. Estes gastos são bancados pela maioria dos trabalhadores. E mesmo se custeados pelo cidadão comum. Haveríamos de pensar que os custos são inferiores as fortunas registradas nas contas das despesas administrativas dos municípios, estados e União. Moro está fazendo um desfavor ao Brasil, a classe dos magistrados – que terão que mostrar produtividade em vez de cumplicidade para manter seus salários. O povo sabe que para ser honesto não precisa torrar os tributos pagos para bancar aposentadoria de Juiz acusado e provado culpado. Contudo eles ganham mesmo tão sujos ou mais que o Lula. No meu estado tem uma Juíza com 32 anos, acusada, incriminada aposentada até o fim da vida ganhando uns míseros R$ 26.000,00. Onde ser juiz é sinal de honestidade? Sejamos honestos. No Nordeste, Norte e Centro-Oeste ainda temos meninas se prostituindo por um prato de comida. Bandidos recebem auxílio reclusão. O homem trabalhador não consegue emprego. E a culpa não é do Lula, nem da Dilma. Sabemos que politicamente os governadores tardaram pagamento de despesas já empenhadas e serviço concluído. No ES só agora véspera de eleição é que o governador está pagando. Tinha município que os braçais da área rural estavam trabalhando em obras públicas, deixaram de plantar para receber salário e reinvestir na agricultura. Dois anos sem receberem, com crise hídrica, tudo tardou. Estamos perdendo tempo demais para acusar um Cristo. Toda nossa representação é ridícula. Temer é uma vergonha. Um velho tolo. Se fosse realmente um homem sábio. Faria menos barulho e passava de liso até as novas eleições. E Moro, deve ficar realmente na história. O Promotor também. Contudo, uma vez não havendo culpa. O brasileiro aposentado aos 65 anos, sem emprego, sem saúde, sem um futuro palpável, seria digno de cadeia para o resto da vida. E o que ele se reserva. Mesmo se comprovada sua culpa e incriminados, aposentados pela vida eterna com salários de realeza. O povo brasileiro, independente de sua cor, escravos.

  16. Alberto disse:

    Quando não há defesa,ataca.The end.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2020-01-17 10:55:37