aki

cadastre-se aqui
aki
Entrevistas
01-11-2018, 11h09

Moro é político que frauda toga, diz Ciro

Fusão de ministérios não dará certo, diz pedetista
21

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Candidato derrotado na eleição presidencial, Ciro Gomes (PDT) disse que o juiz federal Sergio Moro deveria aceitar o cargo de ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

“O Sergio Moro devia aceitar logo. Sergio Moro não é um juiz. Sergio Moro é um político que tem sistematicamente fraudado a sua toga com intrusões na política brasileira”, afirmou Ciro, em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”.

O pedetista comentou o convite feito pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para que Moro assuma um superministério da Justiça. “[Sergio Moro] deveria assumir logo esse ministério para que ele mostre ao Brasil como ele, de fato, pode ajudar sem o arbítrio do Judiciário”.

Ciro também acredita que Moro “se orienta pelo mapa da Operação Mãos Limpas na Itália [evento que ocorreu nos anos 90]”. Ele disse ter lido artigo do juiz no qual ele faria “apologia” dos instrumentos da Mãos Limpas, “inclusive de vazamentos que são, no Brasil, ilegais”.

No entanto, Ciro não crê que a Lava Jato tenha sido o principal fator a contribuir para a vitória de Bolsonaro. Ele avaliou que “a força vitoriosa mais importante no Brasil é o antipetismo”. Para ele, a estratégia de Lula e da cúpula do PT elegeu Bolsonaro, impondo Fernando Haddad como candidato a presidente num processo que considerou “uma fraude” política. Para Ciro, Lula “manteve a candidatura num processo de fraude”, pois sabia que seria barrado pela Lei da Ficha Limpa.

Ele reiterou que foi convidado para ser vice de Lula. Recusou por considerar que seria uma fraude. Não acreditou que poderia virar cabeça de chapa. Mas disse que, mesmo que fosse o titular da chapa, essa solução política resultaria num “presidente miúdo”.

Desejando boa sorte a Bolsonaro e tendo a “humildade” de reconhecer como legítima a eleição do deputado federal, Ciro criticou as fusões ministeriais que o presidente eleito pretende realizar. “Isto não pode dar certo. As contradições nessas fusões são absolutamente orgânicas.”

Ele afirmou que seria um erro reunir Fazenda e Indústria e Comércio, bem como fundir outras pastas na proporção desenhada por Bolsonaro e equipe. “Só quem, de fato, nunca administrou um pequeno estabelecimento pode acreditar que uma coisa dessa vai dar certo”.

Dizendo-se disposto a “lutar” por um novo caminho na oposição, o pedetista afirmou: “O Brasil precisa desesperadamente construir um caminho diferente dessa polarização mesquinha que nos trouxe a esse momento que estamos vivenciando”.

Ciro destacou três prioridades na sua caminhada pela oposição. Afirmou que é preciso “organizar um movimento capaz de proteger as regras da democracia”.

Também considera que a agenda econômica de Bolsonaro internacionalizará “de forma insustentável os essenciais pilares da economia brasileira”. Citou como exemplo possíveis privatizações do Banco do Brasil, da Caixa e da Petrobras, que seriam vendidos ao capital internacional.

Por último, disse que seria preciso “proteger os pobres”. Segundo ele, a gestão Bolsonaro tem “uma agenda grave de desmonte do Estado de bem-estar social rudimentar” que o Brasil construiu.

Ouça a íntegra da entrevista, concedida ontem à noite:

Comentários
21
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Ciro Gomes é irrelevante como ficou demonstrado por suas atitudes e opiniões atrapalhadas e erráticas.
    Falar mal de pessoas dignas é uma forma indecente de conseguir seus 15 minutos de fama… Ninguém o leva a sério !

    • walter disse:

      Exatamente cara Maria Aparecida, o sujeito conseguiu complicar se, com todos, inclusive como o PT; foram sacanas, ele e o Cid, depois falam em lisura; estes oligarcas do Ceará, destroem tudo o que tocam, já deveriam estar presos…por isso as criticas ao Sergio Moro, contavam com a extinção da Lava jato…sabem muito bem, que o supre ministro vai frusta los, nas próximas eleições, além de manter o malandro Mor preso; jogar pedra, é a última saída deles.

    • Cesar Barbosa disse:

      Maria Aparecida! Corroborando com o que você postou, se o Juiz Sérgio Moro tivesse se candidatado a presidência do Brasil, certamente teria tido muito mais votos que a nulidade Ciro Gomes, e possivelmente sairia vencedor.

  2. […] Fonte: Moro é político que frauda toga, diz Ciro | Blog do Kennedy […]

  3. João Grilo disse:

    Metade das pessoas que conheço que votaram no Bozo, dizem que teriam votado no Ciro “fácil”…
    O Jacques Wagner, e acho que o Rui também, preferiam o Ciro… Mas a cúpula sulista do PT insistiu na candidatura própria… Deu no que deu !
    Quem devia mandar no PT é o Nordeste ! Onde estão os votos do partido ???

    • Miguel Ângelo disse:

      João, acabou a eleição. Em verdade nós brasileiros só garantimos mais 4 anos de incertezas. Moro, Bolsonaro e todos outros políticos de carteirinha, sempre do lado de todos, como Magno Malta, tem salários pagos por nós contribuintes. Não votei na esquerda, votei em quem achava melhor para mim. Certo ou errado, é um direito meu, e de qualquer um brasileiro. Não sou Nordestino, nem Nortista, mas sou nacionalista. E entendo serem regiões que crescem sozinhas se tiverem investimento em igualdade com as outras regiões. Esta é a realidade, e obrigação dos governos conforme Constituição Federal. Leia lá, que todos as UFs devem receber igual tratamento para igual crescimento. O que nunca aconteceu. Sou do Sudeste, mas não tem porque me achar melhor que eles, não tem porque acreditar que no Sul, se tem o que há de melhor na sociedade financeira do País (não há). E deixar o Centro-Oeste para o latifúndio (Que recolhe impostos dos empregados?). Ciro era a saída em 2018. Para 2022 é só uma aposta.

  4. Alberto disse:

    É direito do enforcado balançar as pernas,simples assim.

  5. walter disse:

    “Olha quem esta falando” caro Kennedy; Ciro Gomes falando em fraude, tem realmente problemas em suas conclusões, primeiro apoiava o PT depois não, depois sim; seu irmão foi a um evento na reta final, das eleições, chamar todos ali de babaca…falar em fraude, deve ser uma especialidade da família; o medo é muito grande, os ajustes nos procedimentos jurídicos serão mais “arrochados”; os membros políticos da esquerda, não querem regularidade, muito menos os acertos da justiça, são fatos; chamar um Juiz de “fraudador”, é no mínimo covardia, e sem comprovações de fatos…parabéns aos dois, principalmente ao Bolsonaro, demonstram ter credibilidade, com este ato…teremos regularidade nos procedimentos deste amplo ministério….

    • Miguel Ângelo disse:

      Walter a eleição acabou. Só cego não observa sua ligação com a direita (que não existe) contra uma esquerda (mais capitalistas na atualidade do que o próprio EUA). O que o irmão do Ciro disse, é o que ele imagina. Se começarmos a levar na ponta do lápis tudo dito. Você tem seus familiares, parentes próximos a 18 anos, na fila de soldados que vão a guerra de estilingue. Em frente de batalha, o que não se precisa é de militares, presidente de um país que não mede suas falas e grita asneiras em alto tão. A China já alertou o Brasil. Entre Brasil e China, a Rússia verterá a China com decisões conjuntas. O seu Ministro da Fazenda já disse que não pensa agora em acordo bilateral com a Argentina. O Uruguai estava receoso com nosso possível presidente. O Mercosul tem países que tiveram a Ditadura Militar. Você ainda comenta Ciro! Leia economia e dedique aqui umas ideias para ajudar Bolsonaro com uma economia 25% menor em 2019. Estude economia local, suas consequências. Não pense 2018 ou 2022.

  6. ANDRE disse:

    Respeito o Ciro, e acho que seria a melhor escolha no pleito deste ano, mas estou sentindo um pouco de oportunismo nestas críticas muito contundentes ao PT e ao Lula. O Ciro talvez precise entender que o PT tem um capital eleitoral alto e que se pretende chegar algum dia ao planalto, precisa se entender com ele.

  7. BRAGA BH disse:

    Que Moro é um político que usa o judiciário da forma que bem entende é público e notório!
    Quero ver os defensores cegos da Lava Jato agora perceberem que tudo foi feito medido milimetricamente para costurar isso que está aí. Cada passo foi dado para que Moro seja alçado de Super Homem de Curitiba a Super Ministro da Justiça com a garantia de ser alçado no futuro a candidato da direita à presidência. Quem achava que não poderia ficar mais ruim está descobrindo que pode sim!!

  8. jose disse:

    Foi o antipetismo, mas hegemonicamente alimentado pela lava jato. Mesmo assim, Haddad foi para o 2º turno derrotando o Ciro, Marina e Alckmim. Ciro tentou se aproxamar do DEM e quem ousa essa empreitada vem falar de fraude do Lula. Se houvesse coerência, Ciro sabendo que Lula não seria candidato por força da ficha suja, e pretencioso como é, não aceitou sabendo que seria o candidato da oposição herdando votos do Lula, que preso, censura e perseguido demonstrou que o seu pretígio é forte. Vai aumentar, ainda, com os fatos do governo de coalizão do exército com a justissa (aquela que condena sem prova), pois a justiça tem andado ofuscada nos últimso tempos, daí o árduo e eficaz combate do STE às notícias falsas no submundo da internet.

  9. Laura Porto disse:

    Bolsonaro como personagem faz muito sucesso, mas sabemos que como político é um fracasso retumbante,Para quem dúvida da falta de competência desse senhor,é fácil, análise a sua trajetória em quase 30 como deputado federal.Para quem dúvida de seu despreparo assista a suas entrevistas. Bolsonaro precisa de muletas para se manter de pé.
    E ele se apoia em fake news, em emissoras de TV comandadas por bispos e pastores e em figuras que representam o anti petismo, como Moro por exemplo . Bolsonaro eh como o Mágico de Oz: muito showzinho
    e nada por trás da cortina. Quanto a Moro, ele está recebendo a sua paga pelos bons serviços prestados, não exatamente pelo combate a corrupção, pois a lista de corruptos que a lava a jato não incomodou é extensa, mas por ter pavinentado o caminho de Bolsonaro a presidencia…em relacao a Ciro, acaba de ganhar um concorrente , a tropa de choque do Bozo já falou que Moro pode ser candidato a presidência. ..Moro foi imparcial? Os fatos falam por si…

  10. Jozy disse:

    o Jornal Francês Le Monde, antes da confirmação já perguntava: “Será que foi por ter emprisionado o líder da esquerda brasileira que o magistrado será recompensado por Jair Bolsonaro?”
    Além de ganhar o Ministério da Justiça, pode ficar tranquilo que em 2020, também já está lhe prometido o STF, “Moro recebe promessa de indicação ao STF, juiz deve ocupar vaga de Celso de Mello em 2020″.

  11. Adivar Ferreira de Aguiar disse:

    Boa noite caro Kennedy..o nosso prezado Ciro é inteligente e experiente,mas como sempre,morre pela boca..vai bem até que escorrega…tornou-se inimigo do PT,com justa razão,e agora é o paladino da oposição,tão necessária ao processo democrático..com o PT em decomposição acelerada,ele vai emergir como a grande liderança,desde que coloque freios na lingua..quanto as opiniões sobre o Moro,parecem inveja de homem..palavras vazias e sem sentido..Moro é uma unanimidade nacional e não há como negar isto..mesmo que os “formadores de opinião” da mídia lutem contra..quem manda é a opinião pública..o povo.ele é um icone na luta contra a corrupção,reconhecido nacional e internacionalmente…e voltando ao Ciro,torçamos que ele se equilibre,pois pode contribuir muito para o crescimento de nosso Brasil..obrigado

  12. jose disse:

    No governo movido a fofocas do submundo virtual e de superministérios, haverá um superministro para prender o mineirinho?

  13. É HORA DE MÍDIA PARA O PRESIDENTE DO BRASIL - UNIÃO DE TODOS OS BRASILEIROS PELO BRASIL! disse:

    Não entendo o porquê de darem mídia para um membro do time das velhas raposas políticas, apagado nacionalmente, ressurgido das cinzas como candidato à presidência. Derrotado no 1º turno colocaram-no como o fiel da balança no 2º turno, como se seu apoio ao PT fosse fundamental para derrotar Bolsonaro. Não deu o apoio “explícito”, como deu o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, que a nação não esqueceu de como “fugiu da raia”, após o Mensalão – mas que, agora, no apagar das luzes no 2º turno, disse que votaria no PT! Não fedeu e nem cheirou – como também o apoio “por baixo do pano” do irmão do Cid – este, veraz, chamou a todos de “BABACAS”! Agora é hora de união de todos os brasileiros, para que o novo Presidente da República do Brasil faça o melhor para o Brasil, para os brasileiros, eliminando a corrupção e a criminalidade, elevando a Bandeira Nacional, verde-amarelo-azul-branco a nível de ser vista e admirada em todo o mundo!

  14. PRÁ NÃO DIZER QUE SÓ FALEI DE BOLSONARO E MORO: SE É POR FALTA DE ADEUS... disse:

    Todos deveriam refletir antes de falar de um juiz que teve a coragem de enfrentar um “sistema” controlado por quadrilhas de corruptos, travestidas de partidos políticos. Um sistema onde o ar era o de um lamaçal de corrupção edêmica, capaz de matar, literalmente falando, quem se opusesse a ele. Sistema especializado em roubar cofres públicos, em proveito próprio e visando “perpetuação no poder”. Moro colocou sua própria vida em risco; como agora o fez também o Presidente Bolsonaro. O brado estridente do “jucá”: “É PRECISO ESTANCAR ESSA SANGRIA” foi dado, mas ambos não retrocederam! É tempo de deixar essa bandeira vermelha e se unir ao Presidente Bolsonaro, a Moro, para salvar o Brasil. Ou, se assim não fizerem, pelo bem do país, peguem suas bandeiras vermelhas e vão hasteá-las nesses países aos quais tanto admiram – representados por essas bandeiras vermelhas!

  15. Sergio Luis disse:

    Privatizar CEF, BB Bolsonaro já descartou e a Petrobras vai depender mas não deve ser privatizada. Críticas construtivas da oposição como algumas coisas mencionadas por Ciro são válidas.

  16. renata frias disse:

    Discordo totalmente da opinião do Ciro Gomes, acho o Moro um excelente juiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2018-11-19 19:41:02