aki

cadastre-se aqui
aki
Política
30-03-2016, 9h42

Moro interferiu politicamente contra Dilma e Lula

Temer não é inimigo do governo, mas o impeachment
106

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

O juiz federal Sérgio Moro reconheceu perante o STF (Supremo Tribunal Federal) que errou ao gerar polêmica quando decidiu tornar públicos grampos de conversas do ex-presidente Lula.

Ora, só pede desculpa, somente solicita “respeitosas escusas”, quem admite que errou. É importante que Moro tenha tomado tal atitude. sinaliza maturidade. É bom para a Lava Jato.

No entanto, Moro fez uma tremenda interferência no processo político que foi desfavorável a Lula e à presidente Dilma Rousseff. Isso não é papel de juiz.

Ao se justificar para o Supremo, Moro afirmou que “não haviam sido alcançadas condutas criminais” das autoridades com foro privilegiado e que precisam de autorização do Supremo para serem investigados.

Se não havia crime, por que divulgar? Isso gerou desgaste para Dilma e o ministro Jaques Wagner, por exemplo.

Em relação ao diálogo entre Dilma e Lula, Moro disse que a presidente “não mostrou propósito de influenciar, intimidar ou obstruir a Justiça”. Ora, esse aúdio foi gravado às 13h32 e à noite serviu para um julgamento sumário de Dilma perante o tribunal da opinião pública. Desde então, piorou a situação política da presidente.

Sobre Lula, Moro diz ver tentativa de obstruir a Justiça e de influenciar autoridades. Essa manifestação dele serviu depois para barrar a posse do ex-presidente na Casa Civil, fundamentando decisão liminar do juiz Gilmar Mendes.

Há também diálogos sem interesse público nenhum, como uma conversa entre dona Marisa e um filho dela. Mas é algo constrangedor para  a pessoa. É preciso ter cuidado com o que se divulga porque, uma vez causado um dano, fica difícil a reparação em caso de erro.

A mão de Moro pesou contra Dilma e Lula politicamente. Os juízes têm garantias especiais, como cargo vitalício e proteção contra remoção de vara, justamente porque são importantes para a sociedade e precisam ser imparciais. Numa democracia, a Justiça tem a última palavra. A última palavra é do Supremo, que é o guardião da Constituição. Portanto, um erro da Justiça tem peso grande.

No caso em questão, a ação de Moro deu mais força ao impeachment da presidente e enfraqueceu Lula publicamente.

*

Estratégia arriscada

Após o rompimento do PMDB com o governo, o impeachment deixa de ser possível, de ser uma ameaça à presidente Dilma Rousseff, e passa a ser provável. Outros partidos da base de apoio da presidente poderão se sentir mais à vontade para votar o impedimento.

Nas palavras de um ministro, uma das principais linhas de reação do governo deverá ser o que ele chamou de “varejão”. Leia-se: oferecer cargos e verbas para quem quer ficar. O governo avalia que Temer tem expectativa de poder. Dilma ainda tem poder.

O risco dessa reação é ser uma negociação parecida com a que foi feita com o PMDB da Câmara para manter Leonardo Picciani na liderança do partido. O governo entregou dois ministérios para Leonardo Picciani, mas o pai dele, Jorge Picciani, se acertou com Temer.

O governo vai lidar com o PSD, o PR, o PP e o PRB. Todos são tanto quanto ou até mais fisiológicos do que o PMDB. Logo, podem fazer jogo duplo. Pegar cargos agora, acompanhar o ritmo dos acontecimentos e trair o governo. Mas não há alternativa. Dilma precisa de votos na Câmara.

Ontem à noite em reunião no Palácio da Alvorada, Dilma e Lula tiveram uma reunião para avaliar os riscos dessa estratégia, entre outras linhas de reação. Alguns deputados e senadores petistas já estão adotando a linha de ataques a Temer. Subir ainda mais o tom pode ser arriscado.

Essa estratégia agressiva de desconstrução pode se voltar contra o governo. Como escolheram alguém que teria tantos defeitos para ser companheiro e vice durante cinco anos? É perigoso.

O inimigo do governo não é Temer. É o impeachment. Dilma não está nessa situação porque Temer conspirou, mas porque ela errou muito na política e na economia. Ela explodiu sua base no Congresso e agora tem de buscar apoio na bacia das almas. Ela está colhendo o que plantou.

O Supremo dá sinais de que não deverá entrar no mérito do pedido de impeachment. Ou seja, não deverá dizer se houve crime de responsabilidade ou não. Isso deixará a decisão nas mãos dos deputados e senadores.

O governo avalia pedir uma manifestação do Supremo sobre isso. Se o Supremo confirmar que não vai se intrometer, pode ser mais gasolina na fogueira do impedimento. Isso daria mais contornos políticos ao impeachment.

Há ainda o peso da crise econômica. Os empresários não estão defendendo a presidente, como fizeram no ano passado. O mercado aposta na queda de Dilma.

Logo, há um clima para se votar um impeachment por incompetência. E a História vai julgar se houve um claro crime de responsabilidade e Dilma foi deposta legalmente ou se ele não existe e ocorreu um golpe jurídico.

Por isso, é muito importante avaliar a consistência jurídica do parecer que será dado pela comissão da Câmara. Se prevalecer um fator político, a tendência é predomine no longo prazo a versão de que Dilma teria sido derrubada por um gol de mão.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
106
  1. Maria Aparecida Ramos Tinhorão disse:

    Segundo o dramaturgo Nelson Rodrigues: “a unanimidade é burra”.
    O juiz Sergio Moro não tem obrigação de agradar a uns poucos corruptos e sim de servir aos interesses da nação e fazer cumprir a lei.
    Tudo isso é “jus esperneandi”, ou seja, gritaria de perdedor !

    • Edi Rocha disse:

      A única coisa que o juiz Sérgio Moro deveria fazer é seguir a lei.
      .
      O que ele fez foi prejudicar o governo politicamente e depois pede desculpa ao STF porque sabe que pode sofrer sanções pelas infrações (crimes) cometidas.
      .
      Ora, desculpa não apaga o estrago feito. Mesmo que o STF chegue à conclusão que não houve tentativa da presidente de interferência, enfim que o processo de nomeação de Lula foi totalmente legítimo, não importa, todo o estrago político foi feito “antecipadamente”. Foi um jogo sujo, que comumente ocorre na política, mas que partiu de alguém que não deveria estar envolvido na política, o juiz Sérgio Moro. Vamos ver a quê cargo ele vai se candidatar depois, pelo PSDB.

      • pedro disse:

        Da mesma forma que dizer “eu não sabia”, não evitou que o país ficasse na lama que está, não é meu caro?

        • Apenas leitor disse:

          Um erro não justifica o outro, além do mais o político, se errar, será julgado pelas urnas, mas um juiz tem cargo vitalício e é mais difícil de ser punido por abusos. Se um juiz for mal caráter, fará muito mais mal que um político mal caráter.

          • pedro disse:

            Putz, meu caro, considero o Juiz Moro uma pessoa de muito bom caráter, agora você dizer que político mau caráter causa menos danos que um juiz mau caráter.. Fala sério. Na ânsia de defender o indefensável vocês esquecem doas milhares de pessoas que sofrem nas filas dos hospitais. Muitas morrem por falta de atendimento. E de quem é a culpa?

      • Manuel Antonio Fialho disse:

        Edi, seja qual for o cargo eu voto nele. Já quanto a qualquer candidato da auto intitulada esquerda, eu só votaria neles para presidente do Flamengo. Advinha qual o time que torço ?

      • Nadia disse:

        A única coisa que o Lula e a Dilma deveriam fazer é seguir as leis morais.
        O que eles fizeram foi prejudicar o povo brasileiro e depois dizer que não sabia.
        Roubar o povo não apaga os estragos.
        Gostaria de lembrar que Golpe é querer se perpetuar no governo.
        Lula é Dilma não estão preocupados com o povo brasileiro, só querem se dar bem e nem admitem largar o poder.
        Acredito que quando todos os senadores e deputados tiverem que usar os mesmos transportes, escolas e hospitais que o povo, não haverá tanta desigualdade social.
        Quero lembrar também que quanto mais pobre for o povo desse país, precisando de auxílio do governo, mais forte e maior será o poder desse governo. Pensem nisso.

        • Eduardo disse:

          Leis morais???
          Então congresso e supremo pra que? Tantos politicos criando leis pra que?
          Perpetuar no poder sendo eleito democraticamente pelo povo, numa eleição licita de acordo com que rege esse pleito…
          Quem deveria julgar se bom ou se ruim deveria ser os eleitores, Aécio não chegou a Presidencia por culpa do PT.
          Alias quem perdeu perdeu. Criaram vários cenários instáveis para que Dilma não conseguisse governar, alias o Brasil é um dos únicos lugares onde isso acontece, preferem ver o País afundar do que apoiar o governo. Passaram anos no poder e nunca olharam pra nada, só ficaram acumulando riquezas e privilégios. E agora vem falar que Lula e Dilma roubaram do povo. Safados!!!

    • Raphael Sanches disse:

      O juiz Sérgio Moro tem de fazer cumprir a lei DE ACORDO COM A LEI …. e não ACIMA DELA !!!! …. não é mesmo ????

      Não há como atingir a JUSTIÇA sendo INJUSTO.
      Não há como acabar com a CORRUPÇÃO sendo CORRUPTO.
      Não há como acabar com os CRIMES cometendo mais CRIMES.

      Os fins não justificam os meios…

      • Daniel disse:

        Qual é a injustiça em falar a verdade?
        Os politicos devem satisfação aos eleitores. Tudo o que envolve politica deve ser transparente para a população.
        Agora o seguinte, o Lula não tem foro privilegiado, por que o Teori puxou para o STF sua investigação? Por que ele conversa com quem tem foro? Então se eu ficar amigo de algum ministro e ligar para ele eu tambem vou ter foro?
        A verdade liberta meu caro! E os Lulistas são apaixonados demais para enchergar o que esta na sua frente.

        • GunneR disse:

          Daniel,
          .
          Então que MUDEM A LEI! Não podemos aceitar que um Juiz cuspa na CONSTITUIÇÃO sob o argumento de que “é importante a população ficar sabendo de certas coisas”…
          .
          Quanto ao Teori…
          A investigação envolve a Dilma! Quer reclamar?! Reclame com a CONSTITUIÇÃO! (ou, assim como o Moro, continue cuspindo nela)

    • João Brandão disse:

      Errado é esta roubalheira. Se formos depender de ir pelo caminho certo, como indica o Kennedy, em o Moro fazer o papel correto de pedir permissão ou então submeter antes ao Supremo, nunca que se vai conseguir mudar a história. Quem esta errado, como PT, Dilma e Lula sabem que são protegidos e se utilizam das Leis. É nós brasileiros? Kennedy totalmente despropósito, embora o que diz a Lei, este seu comentário. Estamos no front da guerra contra os ladrões.

    • Kao Valadares disse:

      Sabe o que parece mais gritaria de perdedor? É tentar derrubar um governo democraticamente eleito, cujo o governante não cometeu nenhum crime de responsabilidade, através de um instrumento constitucional que exige tal crime, apenas porque não se gosta do governo e, principalmente, perdeu no voto o direito que tinha de mudar o governo. Parece a história do menino perna de pau que leva a bola embora porque não deixam ele jogar.

    • vagner disse:

      Felizmente, para o nosso bem, fomos informados pelo Moro do ato dos cafajestes que nos rodeiam com o ( paz e amor )
      !

    • Osvaldo Vieira disse:

      Quando a Constituição Federal é descumprida somos todos perdedores.

    • Joaquim disse:

      É isto ai. Para min ele agiu a fim de preservar as investigações. Pois estava claro a intenção de dificultar as mesmas.Parabéns juiz Sergio Moro, demonstrou coragem e destruindo a “casinha de caboco” antes que fosse concluída.
      Comungo de seu entendimento de que: a sociedade brasileira tem o direto de saber o que os que foram eleitos ( portanto figuras publicas ) estão fazendo, principalmente quando seus atos são feitos na surdina, ou sobre a excrescência do foro privilegiado. Transparência sempre, a coisa é publica e não privada como gostariam.

    • Rogério Sant'Anna disse:

      Bem que o Lula tinha razão, ele ia pedir desculpas pela sua atitude, pediu indiretamente, mas pediu.
      Agora aquela cambada que se abraçaram em frente o Fórum, policia Federal também deveriam pedir desculpas, defenderam o erro de um Juiz…

    • Glauco Ramalho disse:

      Não, mas ele é obrigado a seguir a Lei e a ética. Se ele pediu desculpas, é pq admitiu o erro.

    • Jose Monteiro disse:

      O juiz Mouro realmente não tem obrigação de agradar a todos, mas sim de cumprir rigorosamente a Lei, coisa que não o fez. Isso é “juz expertalhandiz”

    • luis monteiro disse:

      Cara Senhora, se Nelson Rodrigues está certo, o impedimento é “burro”, já que ao que parece é unânime. entretanto, o caso do Magistrado Moro é muito mais grave, veja, a atitude da divulgação dos grampos telefônicos,foi contra qualquer preceito de direito. Embora ninguém parece se importar, como até onde sei não existe ação judicial contra o Lula, essas gravações foram feitas em sede de investigação policial, portanto, em hipótese nenhuma poderiam ser publicizadas, o processo judicial pode e deve ser publico, investigação policial, nunca. Ele Magistrado deveria saber disso, alias ele sabe. houve claro interesse de intervir politicamente. agora a pergunta é: desde quando esse interesse vem ocorrendo? essa “burrada” põe em divida tudo. será que só errou desta vez? houve outros erros? que confiança ter no trabalho desenvolvido?

      • pedro disse:

        Achei interessante a sua explanação, e fiquei pensando se caberia o mesmo raciocínio para o que acontece nesses 13 anos de governo PT. Eles nunca sabem de nada. Agora a pergunta é: desde quando essa ignorância vem ocorrendo? essas “burradas” põe em dúvida tudo. será que só errou desta vez? houve outros erros? que confiança ter no trabalho desenvolvido?

        • luis monteiro disse:

          Meu Caro, se o Lula ou a Dilma ou seja lá quem for cometerem um crime devem pagar por isso, não é disso que se trata, mas salvo engano, nenhum deles dilma ou lula foram processados. por outra volta se aquele que nem se sabe ainda se é quem vai julgar, o que ainda não existe, já comete um crime, pois ele Juiz é o ultimo que pode dizer que não sabia, pois ele tem o dever de conhecer a lei, como ficamos? será que a paixão nao está cegando a razão. isso é linchar, e me perdoe, é assim que queremos ser? é isso que queremos ter como padrão ético? esse padrão não me parece ser o que se pretende, ou então, somos todos farinha do mesmo saco.

    • Amalia Maria de Oliveira disse:

      Isso mesmo Maria Aparecida. Seria justo ficarmos aturando esses facistas no governo???? só para agradar os militantes petistas e alguns meliantes??? Moro fez o que deveria ser feito. Muito Justo!

    • Rodrigo Soares disse:

      Primeiro tenho dúvidas se o Golpe vai realmente se consolidado. Quanto ao Sergio Moro não serviu a nação, ajudou os corruptos que querem derrubar a Dilma pra acabar com a lava jato, perseguiu e prejudicou Dilma e Lula e ainda interferiu na politica a ponto de pedir desculpas como narra a matéria acima. Quanto ao esperneio de perdedor fica por conta daqueles que desde que governaram, e deixaram o país quebrado, pior que hoje, perderam todas as eleições, e pra voltar ao poder só com GOLPE mesmo, pra daqui a 02 anos, em 2018, perder novamente

    • Izildo Corrêa Leite disse:

      NÃO SE TRATA DE “JUS ESPERNIANDI” NEM DE GRITARIA DE PERDEDOR. Como você mesma escreveu, um juiz “deve fazer cumprir a lei”. O que Moro fez, no caso em questão, foi DESCUMPRIR A LEI. Gravou o que não podia ser gravado e divulgou o que não podia ser divulgado, segundo as normas legais. Grampeou telefones de advogados de defesa, o que é inconstitucional e pisoteia o direito de qualquer cidadão. Imagine você mesma ser acusada injustamente e ter gravadas suas conversas com seu advogado, buscando estabelecer a estratégia de defesa.

      • Luiz Silva disse:

        Izildo, seu comentário é bastante oportuno para a discussão sobre o direito ao sigilo. Se alguém é inocente, por que teria que montar uma “estratégia de defesa” com seu advogado, combinada em conversas sigilosas entre você e ele? Não bastaria simplesmente dizer a verdade?

    • walter disse:

      Perfeita, querida Maria Aparecida Ramos Tinhorão…estas campanhas, contra tudo o que dá certo no País, nos trouxeram o PT de “presente”…as tais contestações par um mundo melhor, não passaram de falacias…seu lula deveria se envergonhar, e sair do País primeiro…ao contrário do que dizer, a dilma tem uma REJEIÇÃO MINIMA DE 90%, E O LULA SE FOR CONDENADO POR TUDO E MAIS UM POUCO; PEGARÁ UMA CONDENAÇÃO DE 300 ANOS…
      Como dizem os especialistas, quando abrirem os “armários” do Palácio…a sistematização do “jeitinho torto e desonesto, já tem 14 aninhos; pouco importa, que desculpas, que no passado se fazia;o que importa, é “lavar a alma” e jogar sal grosso em tudo; a dilma saí e se inicia uma nova era…

    • Paulo Lourenção disse:

      ele não tem a obrigação de agradar a ninguém. Aliás, está É a obrigação dele: não agradar ninguém, mas infelizmente está fazendo isso de forma seletiva.

    • Jorge Sculder disse:

      COMENTÁRIO IGNÓBIL É A MAIOR PORCARIA. A sabidona diz : “Moro não tem obrigação e… fazer cumprir a lei ” . É mesmo ? Uns poucos corruptos ?E os outros muitos corruptos que ele perdoou com sua investigação canhestra ?
      Ele só tem obrigação . Ele tem que ter uma postura ética e moral acima de qualquer suspeita , por conta do cargo que ocupa. Não é um juiz de roça . É um Juiz Federal. Mas o cara é um tucano desbragado , não se contém , vai a palestras de tucanos , não tem ética, aceita prêmio da Globo.
      Moça , seu comentário é estéril , porque vc o faz sob a égide da ignorância e do ódio . Ele é tão culpado de ação escusa, que veio a público pedir desculpas .Claro , são desculpas de um cínico , dissimulado , que visam apenas agradar o STF para manter o processo de Lula .
      O que ele fez foi deliberado e tinha endereço . O que mostra que ele é , acima de tudo , um mau caráter. E quem o apóia não fica longe .

    • Maria da Consolação disse:

      Os dois grandes momentos que o impeachment ganhou força foi pelo “empurrãozinho” do Moro. O primeiro foi com a condução coercitiva do Lula; o segundo, com divulgação das conversas de Lula com Dilma. E qual o motivo de autorizar escutas exatamente no dia em que o Lula foi nomeado Ministro? Juiz não é político, se for, tem que abandonar a toga antes. Além disso, existe uma regra básica na magistratura: o juiz só deve falar nos autos. O Moro tem por hábito vir a público comentar os motivos de tomar certas decisões, fez isso quando determinou a condução coercitiva do Lula. Agora vem com esse pedido descabido de desculpas para o STF. E para o Lula e a Dilma, não vai pedir desculpas? Bem disse Rui Barbosa: quando a política entra por uma porta, a Justiça sai pela outra.

    • Rogerio disse:

      Parabéns Maria Aparecida pelo comentário! Faço suas minhas palavras! Bravata de perdedor, Sérgio Moro agiu com coragem e audácia ao mostrar para a população deste país quem nos governa…. Ele nunca irá agradar ao grupo de criminosos e corruptos deste país.

  2. Daniel disse:

    Parabéns ao Juiz Sergio Moro.
    Ele foi astuto e corajoso atuando em defesa da população.
    Basicamente ele mostrou a verdade ao povo. Não inventou nada.
    Amigo é aquele que te mostra a verdade ou prefere se omitir para não constranger?
    Evidentemente, que a nomeação do Lula para ministro foi uma jogada para tira-lo do julgamento de Moro, um juiz competente e eficiente, e jogar nas mão do STF, em um processo moroso, e embora todos sejam respeitados, foram indicados em sua maioria pela propria Dilma.
    Cabe a nós avaliarmos o que é melhor para o País, um juiz transparente que nos disponibiliza a verdade ou o continuarmos as cegas e manter os processos politicos sigilosos passiveis de engavetamento?
    Kennedy, se não fosse verdade, voce acha que todos estariam pulando do barco?
    Verdade em primeiro lugar. Salve Moro.

  3. Mauricio Pereira disse:

    Moro tinha o dever e obrigação, de mostrar a todos o submundo da politicagem, é um absurdo sermos feitos de palhaços, que continue assim, desmascarando todos eles.

  4. Celso Antônio Messias disse:

    Temos o dever de apoiar o juiz Sergio Moro, pois temos um só defensor de uma sociedade oprimida e esquecida diante de tantos erros políticos no Brasil.

  5. Paulo Waikamp disse:

    O erro de Sérgio Moro já era óbvio. Agora erra novamente ao dizer em sua carta que sua atitude poderia estar incorreta, mas mas mesmo estando correta… etc… etc. Não pode ser própria de juízes essa dualidade de idéias, que coloca em dúvida a qualidade de suas decisões, inclusive as consideradas acertadas.

  6. Antonio disse:

    O juiz Moro, como qualquer ser humano nao é perfeito. Mas certamente seu nível de acerto é muito, mas muito maior que a média. É extremamente preparado, talvez mais do que a maioria dos ministros do supremo. E sabe exatamente o que tem que ser feito. Se a presidente da republica tem o pessimo habito de se envolver com investigados, condenados, suspeitos e outros mulambos em geral, isto é um defeito dela, e nao do poder judiciário.

  7. TELMA DE CARVALHO FLEURY disse:

    Kennedy. O senhor é muito inteligente. Mas acho que pode ler com mais vagar as mais de 30 páginas que compõem o ofício do Juiz Sergio Moro ao STF. Verá que a realidade é outra. Maturidade nunca faltou ao Sergio Moro, que atuou em todos os momentos dentro da lei, como bem reconheceu o DECANO DO STF, Celso de Mello, em recente entrevista.

  8. A Presidente Dilma Rousseff disse que não sabia de algumas clausulas do contrato prejudiciais à Petrobrás na compra da Refinaria de Pasadena.
    O ex-Presidente Lula disse que não sabia o que estava acontecendo na Casa Civil durante o seu governo, quando foi descoberto o “Mensalão”.
    O Juiz Sergio Moro não sabia que abrir o sigilo das gravações implicaria Ministros e a Presidente.
    Eu e muitos brasileiros não sabíamos que em um mundo de gente egoísta e gananciosa, havia tanta generosidade, por parte de empresários e empreiteiros, que doam milhões com tanto desprendimento, para políticos e para partidos políticos, sem pedir nada em troca. Quanta bondade!
    Errar é humano. Todos inocentes!
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  9. edu ferrrari disse:

    Para mim o verdadeiro golpe foi que uma certa pessoa mentiu sistemática e orquestradamente durante um ano inteiro com fins bem determinados de ganhar uma reeleição. Ao meu ver um procedimento destes seria um ato continuado e criminoso contra a nação, mas infelizmente parece não estar previsto na frágil constituição brasileira. Parabéns ao juiz Moro, pela coragem, determinação e patriotismo

  10. andre oliveira disse:

    O ideal seria um ou dois dias antes do julgamento do impedimento, a presidente em rede nacional expor ao povo quais são as razões do processo, pagar bolsa família, programa minha casa minha vida, e outros benefícios ao povo em geral. Se fosse para pagar os serviços da dívida, dúvidas existem se isso estaria acontecendo agora.

  11. João Alberto Afonso disse:

    Só posso ser tentado a concordar que a divulgação da conversa da Dilma com o Lula,foi um erro. Mas, quanto ao mais, o povo tem o direito de saber qual é a relação promíscua entre as maiores autoridades do País e a aberrante tentativa de conseguir benesses junto ao STF, bastando ver a conversa entre o Presidente do PT e o Ministro da Casa Civil, sem prejuízo do Lula sugerir contato com uma das ministrar de indigitada corte. Ainda mais, a forma chula e degradante com que se referem as pessoas e as manifestações populares, bastando observar onde a Marisa mandou enfiar as panelas. Portanto, se Moro errou, causou um bem maior para o povo. Agora, Lula, recentemente, de forma clara e contundente, pregou o desmonte da Lava Jato e isso é muito grave, motivo porque, dar ênfase ao alegado erro de Moro, é dar munição para todos os corruptos deste País. Aliás, ainda bem que os corruptos do tucanato estão sendo alcançados, especialmente o Serra, sujeito sem nenhum princípio ético.

  12. juá disse:

    Depois do Moro ter Admitido seu erro ao TSF, acho que deveriam abrir uma investigação politica ao Juiz Sergio Moro.
    Não credito que ele esteja agindo sozinho nas relevância politica, que hoje assolam o pais.( Que acredito ser a REDE GLOBO )
    Tbem não descarto sua importância no combate a corrupção de nosso pais, isso é preciso, mais com responsabilidade de justiça.

  13. pedro disse:

    Me parece que o FHC arrumou um parceiro para dividir a culpa pelo fracasso do PT.

  14. João Grilo disse:

    O PMDB está dando o golpe debaixo do nariz de todo mundo ! Já tem a presidência da câmara, a presidência do senado e agora vai ter a Presidência da República ! Estão dizendo que o Temer fica “pouco tempo”… Será ? Falta combinar com os russos… Eu acho que a hora que ele sentar naquela cadeira, fica todo mundo: ele, o Cunha , o Renan… É o PMDB total !

  15. davi disse:

    Moro interferiu politicamente no des”governo”???.., e Lula e Dilma fizeram e fazem o quê?..Interferiram e ainda interferem politicamente (de forma negativa) ao desgoverno para manter-se no poder e prosseguir com seus projetos de enriquecimento pessoal e do seu bando. Caso houvesse gestão competente dessas pessoas que estão no poder (apenas pra meter a mão no dinheiro do povo), diríamos com tranquilidade “É golpe”, coitada da Dilma, eximia gestora…transformou um País cheio de recurso em uma Potencia Mundial Reconhecida e tudo mais. Mas infelizmente pra nós, foi justamente ao contrário. FORA TODOS POLÍTICOS BANDIDOS. PUNIÇÃO EXEMPLAR para que os que venham a seguir temam a justiça sobre os LADRÕES DO POVO!!!

  16. Romanelli disse:

    quanto a MORO
    .
    ..pra mim só pedir desculpas NÃO basta ..ou então todos os delitos e crimes deveriam ser “perdoados” com um tapinha nas costas (tipo matei !! ..ôhh, discupaí ..tão_tá)

    ..não ! a função que ele exerce já tem regras e muitos privilégios ..ficou evidente o USO e abuso político-golpista ..há que se ter punição pra, no mínimo, servir de exemplo e coibir novas tentativas ..agora me diga: quem vai ter coragem de, uma vez que o STF esta sim de joelhos e ao sabor das notícias ?!
    .
    quanto aos fisiológicos ..DILMA pode dar, Temer prometer ..mas como confiar no mordomo que apunhala até companheiro de chapa ?
    .
    e mais, pra mim NÃO existe nas nossas regras de civilidade democrática o Impeach por INCOMPETÊNCIA, portanto é GOLPE
    .
    ..ou uma oportunidade ÍMPAR de nos permitirmos instituir PRA JÁ o “recall” pro POVO decidir se segue ou pára em 2017

    • Daniel disse:

      Romanelli,
      E quanto aos conteudos das gravações?
      Para os apaixonados a verdade doi.
      Salve Moro. A verdade liberta.

    • Luiz Silva disse:

      Romanelli, nas nossas regras de civilidade democrática existe o impeachment por improbidade administrativa, crime previsto no art.85 da Constituição. Este crime ocorre p.ex. quando o Presidente da República atenta contra a Lei de Responsabilidade Fiscal permitindo que a União demore meses para repassar aos bancos estatais o dinheiro do Bolsa Família. Entende agora porque O IMPEACHMENT NÃO É GOLPE?

  17. Pesquisa Datafolha divulgada hoje.
    69% de péssimo.
    69% da população não a querem mais.
    Dois terços do Brasil a rejeitam.
    Dois terços do Brasil sabe que caiu em um “golpe” nas ultimas eleições.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  18. Reginaldo disse:

    O Juiz Sergio Moro, pediu desculpas pelos efeitos causados e não por ter divulgado e não querer confusão com o STF. Inclusive, reiterou a divulgação dos áudios, legalmente apurados pela PF.

  19. Jorge disse:

    É impressionante a obsessão de alguns em focar no “pecadilho” do juiz Sergio Moro – segundo o comentário do ministro do Supremo, Marco Aurelio Melo – e tentar ofuscar a gravidade dos fatos revelado nos áudios.

  20. Arlindo Orlando disse:

    Ele fez um favor ao país. Deixando bem claro o que alguns fazem para se manter no poder. Infelizmente o ex-presidente se envolveu com coisas erradas. A Presidenta também, com o objetivo claro de tirar as investigação da mãos do Moro e levar para o STJ, onde o PT consegue manobrar alguns…

    Dúvida? Os condenados do Mensalão ganharam perdão de suas penas…

  21. Tomaz Campos disse:

    OBS.: O STF não é órgão consultivo.

  22. Willian disse:

    Não, não e não. A desculpa dele foi mais nas linhas “Me desculpe se eu incomodei, mas a justiça precisa ser feita”. Ele justificou seus atos pela Lei. Houve conseqüências políticas pela decisão dele? Claro que sim. Isto importa pra justiça? Claro que não. Se seguir a lei tiver conseqüências políticas, isto não é da conta da justiça. Isto se chama imparcialidade. Algo que as ações do STF e do Janot não demonstram (lembrando que estes últimos são indicados pelo Presidente da República, o que me faz questionar ainda mais a imparcialidade de tais).

    Quanto ao haver crime: não havia crime de autoridades com foro privilegiado, o que não significa que não havia crime de pessoas sem foro privilegiado, por isto a divulgação. Erro grosseiro de lógica do artigo.

    Honestamente, a primeira metade do artigo parece mais choradeira de lulista ao ver o mito do Lula honesto desmoronar do que um artigo jornalístico sério. Decepcionado com você Kennedy. Muito decepcionado.

    • Luiz Silva disse:

      Reforço seu brilhante comentário lembrando o Art.5 inciso LX da Constituição: “A Lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”. Que intimidade havia no diálogo de Lula com Dilma que justificasse o sigilo?

  23. Onda Vermelha disse:

    Notou a expressão “mesmo sendo correto” usada pelo Moro? Ou seja, apesar das desculpas esfarrapadas, o Moro ainda se dá o desplante de supor que ao ferir o direito a privacidade/intimidade de uma série de pessoas próximas ao Lula, autoridades com foro ou não, possa ter agido de forma “correta”. A que nível chegou a desfaçatez desse cara! Parece acreditar mesmo que não será punido. Que está acima lei. Que será blindado pela mídia hegemônica e por parcela da opinião pública. Veremos se na próxima quinta-feira, dia 31/ 03, quando analisar o caso, o Ministro Teori, STF, e posteriormente o CNJ assinarão um atestado de “idiotas” ou aplicarão um “belo corretivo” nesse juiz. E que Lula e seus familiares, amigos e colaboradores movam vários processos na esfera cível contra essa violação para que ele possa sentir no bolso o mal que causou a tanta gente. E se o MPF fosse, minimamente, sério moveria uma ação coletiva por danos e distúrbios causados a paz pública por esse juiz irresponsável!

    • Gustavo disse:

      ainda bem que Lula, Dilma e& cia nada fizeram, nada viram, de nada sabem, sao realmente perseguidos políticos. Por sinal, o país atravessa sua melhor fase, o melhor lugar do mundo para se viver… Pela pesquisa de hoje somos a cada 100, 70 cegos que não queremos ver… É verdade. Desemprego, recessão, economia na falência, é tudo mentira da oposição. Mensalão foi uma farsa, Petrolão… só na imaginação do povo, pois temos o combustível mais barato do mundo, e faz muito tempo que tarifas públicas, como energia e impostos não tiveram aumento. É que nem chifre: isso é coisa que colocaram na tua cabeça… Tem razão, tudo bobagem…

  24. Israel disse:

    Será que reconheceu mesmo, ou foi pressão de alguém do STF? Também vale para o suposto “erro” que você menciona. Acho estranho tudo isso, principalmente depois de ouvir ministros da mais alta corte do país, juristas e o Procurador Geral da República dizendo publicamente que em momento algum ouve abuso ou erro ao divulgar os áudios. Gosto muito das suas análises Kennedy, mas não acha que estamos nos preocupando com o menor dos males? O conteúdo desses áudios são devastadores para a sociedade como um todo e expõe toda a nudez dos atos escusos perpetrados por um governo frágil e incapaz de resolver seus próprios problemas. Sinceramente, como cidadão que paga os impostos em dia, acho muito mais relevante nos preocuparmos com o conteúdo em si do que sua mera legalidade. Para isso existem os tribunais.

  25. v.silva disse:

    Os demagogos também pedem desculpas.

  26. Eduardo Oliveira disse:

    Moro agiu como o zagueiro q derruba um atacante prestes a fazer um gol, se arriscando a ser expulso. Sabemos bem em que time joga, quem ele defende e quem ataca.
    Seria perfeito no futebol, mas não é futebol. Ele deveria ter mais vergonha na cara, pois não se combate a corrupção corrompendo a lei, com abuso de poder e apuração seletiva dos fatos.

  27. Luiz disse:

    Resumindo tudo isso,Moro conseguiu tocar fogo no país e por causa da dele a situação do Lula e da Dilma piorou.O objetivo do Moro foi alcançado,Deus tenha misericórdia da alma dele,aqui se faz aqui se paga,pois a justiça divina nunca falha!

  28. Marcos A. S. Almeida disse:

    O Moro contra-atacou de forma rápida e precisa.Eles fingem que não nomearam o Lula pra fugir da cadeia e o Moro finge que não cometeu interferência política.E quem saiu ganhando foi o povo brasileiro.

  29. jose julio o. neto disse:

    O caso Watergate foi um escândalo político ocorrido na década de 1970 nos Estados Unidos que, ao vir à tona (ILEGALMENTE), acabou por culminar com a renúncia do presidente americano Richard Nixon (CULPADO, mas HONESTO), eleito pelo voto popular, infelizmente a mentalidade dos governantes brasileiros está a anos luz da ética da verdade e da HONRA.

  30. Fabio disse:

    Vamos ser sinceros, o dr Moro cometeu um crime e por ele deveria ser punido.
    Opa, punido?ele usa toga e esses podem o que quiser.

  31. João Carlos Salgado disse:

    Se comes farelo… com porcos andas…

  32. Se ele fez bem o mal não me interessa, o importante é que de um jeito ou de outro ele está descobrindo toda a sujeira dessa enorme quadrilha, e que deixou o Brasil nesta situação. Só falta agora colocar as algemas em todos os culpados e colocar na cadeia. pois lá é lugar de ladrão.

  33. sergioBilly disse:

    PT e demais esquerdas, nunca mais no Brasil. Misericórdia.

  34. Pedro disse:

    O país vive um Estado policialesco movido por ódio político. Sergio Moro é um juiz que age como promotor. As investigações evidenciam atropelos aos direitos consagrados da privacidade e da presunção de inocência. São prisões midiáticas, condenações prévias, linchamentos públicos, interceptações telefônicas questionáveis e vazamentos de informações seletivas para uma imprensa
    controlada por cinco famílias que nunca toleraram a ascensão de Lula.
    Arrepio-me sempre que escuto alguém dizer que precisamos “limpar” o Brasil. A ideia estúpida de que, “limpando” o país de um partido político, a corrupção acabará remete-me a outras faxinas horrendas que aconteceram ao longo da história do mundo. Em comum, o fato de todos os higienizadores se considerarem acima da lei por fazerem parte de uma “nobre cruzada pela moralidade”. (Wagner Moura, Folha de São Paulo, 30/03/2016).

  35. Lucio disse:

    Mas não foi num dos diálogos entre a Sra.Marisa e o filho, que este avisou a mãe que estaria levando o amigo “dono do sítio” ao sítio que “não é de Lula”????? Como assim as conversas não fazem parte do processo?????

  36. VIVA SERGIO MORO, MPF, PF, TCU, RF, STF, OAB, VIVA A LAVA JATO, VIVA O BRASIL! disse:

    Ladrões de cofres públicos posam de vítimas mas suas conversas gravadas provam seus altos graus de periculosidade – que não lhes permite se sensibilizarem ao verem todos os dias milhares de brasileiros morrendo em macas pelos corredores dos hospitais sem leitos, sem médicos, sem medicamentos; ou por falta de saneamento básico, moradia, alimentação, segurança pública etc – e nem reconhecerem que tudo isso é o fruto de seus crimes!
    Mas em gesto próprio de alguém reconhecido internacionalmente como digno de honra, o juiz Moro pediu escusas – gesto de humildade, respeito à hierarquia funcional, submissão à lei.
    Esperemos que o povo enxergue que há bandidos abrigados em todos os partidos políticos e que o impeachment é a 1ª fase da luta; depois é preciso mudar as leis que protegem os corruptos e aumentar as penas que os punem – e a arma está nas mãos do povo: O VOTO!

  37. Wagner E. Moreira disse:

    Prezado Reporter;

    A grande diferença entre o Juiz Sergio Moro e aqueles que o acusam é que o 1° poem em risco seu cargo para SALVAR O BRASIL enquanto os que o acusam poem o BRASIL EM RISCO para salvar seus CARGOS E MANDATOS…..
    SÓ NÃO ENXERGAM que o governo acabou quem recebe uma boquinha para defender, ou uma mortadela para protestar a afvor, além dos mais de 100 mil cargos comissionados pelo país afora que a classe “BURGUESA” decidiu não sustentar mais…..
    Quem produz e gera riqueza sabe o que é melhor para nosso País.
    Prefiro o FRACASSO do modelo Alemão, Inglês, Americano, Suéco, Dinamarquês, AUSTRALIANA, ETC ( Capitalista ) de organização social do que o SUCESSO SOCIALISTA DE CUBA, VENEZUELA E CORÊIA DO NORTE.

    Muda Brasil, fora PT.

  38. Amalia Maria de Oliveira disse:

    Independente de qualquer coisa, Sergio Moro fez um bem para o País. A saúde quebrada, a educação quebrada, a segurança quebrada, as empresas quebrando e o País quebrado. Até quando teríamos que aguentar isso? Dizem que o país está divido, mas, acho que estão calculando errado. Vejo 10% de militantes fanáticos, tão barulhentos que acabam impressionando as pessoas. PT SAUDAÇOES!
    ESSES POLÍTICOS/PT ME DECEPCIONARAM E MUITO. VIERAM PARA ACABAR COM A CORRUPÇÃO E FORAM OS PIORES!!!!!!!!!!!!

  39. Alberto disse:

    Tudo isso é “jus esperneandi”, ou seja, gritaria de perdedor ! Perfeita frase comentário de seu comentário sra(srta) Ramos Tinhorão.

  40. COBRA TEM QUE MATAR NO PAU, NA CABEÇA E NÃO NO RABO! disse:

    A GRANDE VERDADE É QUE NINGUÉM AINDA HAVIA TIDO A CORAGEM QUE OS “ATUAIS” MEMBROS DA PF, MPF,RF, TCU, JUDICIÁRIO E, EM ESPECIAL, MATANDO TUDO NO PEITO E TOCANDO PARA A FRENTE, O EXMO. JUIZ SERGIO MORO, PARA ENFRENTAR ESSAS QUADRILHAS REFESTELADAS NO GOVERNO, NAS EMPRESAS CORRUPTAS, NOS PARTIDOS POLÍTICOS CORRUPTOS, NAS POLÍCIAS CORRUPTAS, NO JUDICIÁRIO CORRUPTO ENFIM, NESSA CORRUPÇÃO GENERALIZADA QUE LEVOU O PAÍS A ESSE MAR DE LAMA!
    O QUE O POVO TEM QUE FAZER É APOIAR ESSES BRASILEIROS QUE SE DISPUSERAM A COLOCAR SUAS CARAS A TAPA E ENFRENTAR ESSA LADRÃOZADA INFILTRADA EM PRATICAMENTE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA. SEM O APOIO DO POVO A VITÓRIA NÃO VIRÁ, POIS A LADRÃOZADA É DE ALTÍSSIMA PERICULOSIDADE E VAI MORRER LUTANDO!ELES TÊM NO SANGUE QUE ROUBAR COFRE PÚBLICO É COISA NORMAL, PORQUE SEMPRE HOUVE ROUBO, É O ARGUMENTO DELES! É PRECISO MATAR A COBRA, A PAU, NA CABEÇA E NÃO NO RABO, COMO DISSE UM DOS BANDIDOS MAIS PERICULOSOS QUE ESSE PAÍS JÁ VIU!

  41. e o mérito da troca de mensagens entre os dois e os demais que trocaram telefonemas, não vamos discutir o mérito, para mim o propósito do princípio da publicidade e demonstrar o que realmente os governantes fazem às escuras. Interferir politicamente seria não publicar o diálogo nada republicano entre os chefes da bandidagem que tomaram conta de nosso governo.

  42. Andre disse:

    Sergio Moro terá sempre a gratidão dos verdadeiros brasileiros. Graças a essa escuta foi revelado o esquema de dar foro privilegiado a um elemento investigado. Esse foi mais um de tantos outros crimes praticado por esse governo corrupto. Obstrução da Justiça é crime pra quem não sabe ou não quer saber.

  43. Francisco disse:

    Sócrates foi morto assim. Mandela foi preso assim. Assim, também, foi preso (inúmeras vezes) Gandhi.

    Assim foram derrubados Vargas, Allende e João Goulart. Nesse clima morreu JK.

    Dilma está em boa companhia.

    Moro terá a companhia daqueles juízes da foto de Dilma sendo julgada pelos militares…

    Escondendo o rosto – e já de agora, dando desculpas esfarrapadas para a própria falta de caráter.

    Moro: bem vindo à História!!!

  44. LUIZ disse:

    O acidente DILMA deu PT e, pt final!

  45. Luiz Silva disse:

    A quem interessava deixar em sigilo a conversa de Lula com Dilma?
    a) ao povo brasileiro
    b) a quem defende que governantes possam agir “nas sombras”
    c) a quem defende a legalidade e o estado democrático de direito
    Para os que acham correta a alternativa “c”, lembro o Art.5-LX da Constituição Federal do Brasil:
    “A Lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem”.
    Se Dilma disse que sua conversa com Lula tinha “caráter altamente republicando”, quem seria capaz de defender que aquilo era um diálogo “íntimo”?

  46. MARINA FONTANA disse:

    Realmente o que importa é a divulgação de áudio, nada mais não é? Isso soa como a banda tocando violino enquanto o titanic afunda…

  47. Gustavo disse:

    Caro Kennedy,
    pode até ser que o Juiz Sergio Moro teve nota “0” na questão legal; mas na questão moral foi nota “10” ou melhor, nota “1000”. Eu sou cidadão, pago o salário dessa gente, sou brasileiro e QUERO saber o que essa gente está fazendo com os impostos que pago, e que não são poucos, tenho absoluto amparo legal para saber isso e boçal é o infeliz que dizer que isso é golpe!!!!! SOCIALISMO AQUI NÃO!!!!!!!! Essas praticas de segredinhos comunistas para ninguém ficar sabendo não são e nunca serão atributos da democracia. São atributos petralhas. Acho muito difícil esse comentário ser publicado, mas coragem de falar a verdade não é para muitos.

  48. denize lial disse:

    ô Kennedy! vc não está acreditando na veracidade dessas desculpas, tá????
    Sergio Moro cara-de-pau inacreditável – rí do STF, rí de todos nós – agrediu a Constituição, afrontou o estado de direito e está SOLTO!.
    Se eu disser aqui o que deveria ou ainda pode e na minha opinião, deve – acontecer com ele, você não publicará meu desabafo. Sergio Moro não está desculpado, inocentado, nunca será, etc – todos, mas todos mesmo, tenham certeza que em algum momento da “história” já ou logo mais, ele pagará por usar sua profissão para derrubar, rasgar a democracia no Brasil. Ah! isso vai.

  49. Jessé disse:

    Como disse aqui outra vez, a história irá demonstrar que a decisão hoje é correta, pois, tudo indica que a chapa será cassada no TSE, e que Dilma no mínimo sabia dos problemas da Petrobras e de sua campanha, o que vai ser revelado ainda com as delações de Delcídio, Bumlai e “companhia limitada” a história com certeza não vai reprovar o que esta ocorrendo hoje, na verdade esta desculpá do governo do julgamento da história é uma forma de desviar o foco.

  50. SALOMÃO disse:

    Aos amigos tudo! Aos indiferentes a lei! Aos inimigos os rigores da lei.

  51. Marcio disse:

    Não importa se o Juiz Sérgio Moro expôs as gravações de forma incorreta como estão dizendo, até mesmo porque ninguém esta preocupado em comentar os conteúdos das gravações, mas só exposição dela. Se o digníssimo juiz cortou o braço pra salvar o corpo de uma necrose chamada PT, isso faz dele um herói nacional, um exemplo a ser seguido, pois mostrou ao país (e ainda mostra) toda a corrupção que existe na política, principalmente vinda do PT que esta na vanguarda do poder (por enquanto), e que seja mais e mais corruptos presos e condenados. Precisamos de pessoas que conduzam a nação de forma digna e correta.
    Salve o Juiz Sérgio Moro!

    • Carlos Augusto de Souza disse:

      Concordo Marcio, as leis brasileiras a maioria foram feitas só para punir os pobres, nunca vi um corrupto ser julgado e preso até hoje, os políticos e governantes corruptos cometem atos que influenciam na vida de milhões de pessoas.
      Não sei onde vivem as pessoas que defendem os corruptos.
      Se tivéssemos pelo menos a metade e mais um dos juízes do STF com a mesma coragem e determinação do juiz Sergio Moro, muitos desses ladrões ai já estariam na cadeia.
      Como a corte maior do poder judiciário pode ser independente se são indicados pela presidente da República e assim são todos os demais tribunais que deveriam acompanhar o poder executivo em todas as esferas na execução de suas tarefas.

  52. Aecioporto disse:

    Moro + Globo + Cunha = GOLPE
    Daqui 50 anos a Globo pede desculpa novamente.

    • ForaCorrupto disse:

      Golpe previsto na Constituição? Esse argumento já tá patético…puro mimimi

    • Luiz Silva disse:

      AECIOPORTO, a União levou meses para repassar dinheiro do Bolsa Família aos bancos estatais. Isso configura empréstimo proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Quem responde pela União frente a esta lei é a presidente da República. Logo, ela está enquadrada em crime de responsabilidade por improbidade administrativa, conforme previsto no Artigo 85 da Constituição. Você acha que o impeachment teria alguma base legal?

    • Governo corrupto + Empreiteiras + Doleiros + Partidos políticos da Base = O maior roubo da História da Humanidade!
      3% de cada obra realizada no país dividido entre eles.
      Polícia Federal + Ministério Público Federal + Juiz de Primeira instância honesto = Prisões de corruptos.
      Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  53. Francisco Miranda disse:

    BOA TARDE. NA VERDADE NÃO SEI O QUE É PIOR. O IMPEACHEMENT DA DILMA OU A FOTO DO CÚPULA DO PMDB COM CUNHA, JUCÁ, EUNICIO, PADILHA, RENAN, MAURO LOPES, HELDER BARBALHO, COMO REPRESENTANTE DO PAI, E CIA. TODOS COM A FICHA MUITO SUJA. JÁ PENSOU ? O QUE NOS ESPERA ?

  54. LADRÃO DE COFRE PÚBLICO TEM QUE IR PARA A CADEIA... IMPEACHMENT NÃO É GOLPE! disse:

    Quem critica que todos os atos públicos (exceto os relacionados à segurança nacional, exclusivos ao Exército, Aeronáutica, Marinha) devam ser às claras, como hoje têm sido as sessões do STF, Câmara Federal e Senado Federal, devem refletir:
    1 – se a compra da Refinaria de Pasadena tivesse sido às claras, teria sido evitada a roubalheira que foi;
    2 – Se as operações da Petrobras fossem às claras, o país não teria sido vítima da maior roubalheira aos cofres públicos da História Mundial;
    3 – Se houvesse constante vigilância por parte dos órgãos competentes aos enriquecimentos ilícitos, políticos, governantes, funcionários públicos, empresários etc, não teriam roubado tanto os cofres públicos.
    É PRECISO PASSAR O PAÍS A LIMPO, COM PENAS MAIS PESADAS PARA OS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS E COM APOIO TOTAL DA POPULAÇÃO AO COMBATE AOS CORRUPTOS!

  55. Kleber disse:

    Pago impostos, muito elevados por sinal, para políticos ficarem roubando e se fazendo de vítimas. O juiz acertou em botar na mídia esse bando.
    O que se percebe são alguns descontentes e outros que se acham donos da verdade falares bobagens e querer que alguém com o mínimo de massa cinzenta acredite.
    Destruíram empresas e a economia para manutenção de um projeto de poder. Dando “pão e circo” aos ignorantes.
    O Brasil é capitalista, e deve continuar assim.
    Quem paga a conta tem a prevalência do pedido. Por isso não terá golpe, terá IMPEACHMENT.
    A turma da CUT, Sindicalistas, MST e os demais que desejam mamar… Procurem uma lavagem de roupa.

    Antes de reclamar, acho que devemos aprender fazer escolhas.

  56. S. Bezerra disse:

    É irritante às vezes ler comentários de militantes petistas. Não passa de uma argumentação furada baseada em repetição, e em difamações. O que mesmo vocês entendem por estado democrático de direito? Vocês não enxergam a dimensão dos crimes cometidos pelo PT? Estamos lidando com um dos maiores esquemas de corrupção da história do mundo e uma gigantesca estratégia de domínio e influência política. Esqueçam essa guerrinha de “esquerda boazinha vs direita coxinha malvadinha”, essas categorias já estão bastante dissolvidas, ( o PSDB, que nem chega a ser oposição, não tem grande apoio da população). Eu só não quero ser conivente com tudo o que está acontecendo, assim como a maioria dos brasileiros. Se Moro reconheceu que pode ter errado, ele ganhou mais ainda meu respeito e a Dilma não deixou de ser corrupta por causa disso.

  57. Vania disse:

    Moro nos Estados Unidos e aqui Lula e Dilma estariam na cadeia ha muito tempo atraz. Imagina um presidente aqui ganhar as eleicoes a custa de dinheiro de proprina? e dinheiro do povo. Imagina se Lula teria a chance de com tantas provas contra ele seria convidado para ser ministro? Tah de brincadeira neh soh nao ve quem nao quer. Agora o Senhor Dignissimo Juiz Moro esta fazendo um trabalho explendido que nenhum brasileiro ateh hoje teve a capacidade ou coragem de fazer, e ele eh reconhecido mundialmente por isso nao soh aqui nos Estados Unidos nao, no mundo. Palmas a ele. Admiro muito e ele esta do lado de todos os cidadaos de bem. Para mim quem defende corrupto eh corrupto tambem.

  58. marcio mariano disse:

    Se fosse em um país civilizado já estariam na cadeia enquanto isto no Brasil tem proteção de tudo e de todos , ora bolas … bandido é bandido e ponto final, estamos lá preocupados se a liberação dos áudios são legais ou não , o que importa é o conteúdo deles …

    Avante Moro, a população de bem que não mama na teta do governo esta 100% contigo !!

  59. Beto disse:

    Como militar da reserva, me reservo no direto.de.achar que há GOLPE a vista. Nada deve estar acima da justiça, muito menos juízes ligados a.partidos.políticos.do.PR

    • Fernando disse:

      Não há golpe nenhum, uma vez que o impeachment é previsto na Constituição e Dilma cometeu crime de responsabilidade, o que segundo a mesma Constituição é motivo para impedimento de um presidente. Esse discurso engana militante do PT de dizer que é golpe é o mesmo usado por Collor em 1992, mas não cola.

  60. Por favor não saque arma no saloon disse:

    A mim me preocupa o estrelismo, a vaidade, o egocentrismo, a sensação de poder, de influência nos destinos da nação. O certo ou errado de agora pode vir a se tornar o inevitável transtorno de amanhã. A democracia pressupõe poderes que, se por um lado interagem, por outro, devem respeitar limites de atuação. Um juiz não é um paparazzo. Por mais bem intencionado que sabemos que ele estava, atravessou a fronteira de seu cargo e objetivou forçar um efeito. Conseguiu. Mas essa não é a função de um magistrado. Hoje força com vazamentos, amanhã vai querer resolver na bala? Talvez lhe falte cabelos brancos, talvez não aceite que a vida traz contrariedades, e quantas. Penso que tanto para ele, quanto para seus colegas do supremo, está faltando calçar e caminhar um pouco com as sandálias da humildade. Não queremos ditadores juristas, por mais bem intencionados que sejam. E Lula tem tanto a explicar, que mais dia, menos dia, vai-se enrolar na própria corda. O que não podemos é torná-lo um mártir.

  61. DIOGO ALEIXO GONCALVES disse:

    As desculpas poderiam ser sinceras se fossem dirigidas aos Grampeados LULA E DILMA e não ao STF.
    Para mim não passou de mais um hipocrisia deste Juiz politico.

  62. luciano silva nascimento nascimento disse:

    CAROS AMIGOS, PETISTAS OU NÃO, É UMA REALIDADE QUE ESTAMOS PASSANDO POR UMA PERÍODO DIFÍCIL E PODEMOS CONCLUIR QUE ESTA CRISE É MAIS POLITICA E MAL ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS PUBLICAS, POR EXEMPLO, A PETROBRAS E ENTRE OUTRAS.
    DESDE, QUE EXISTIR EMPRESÁRIOS PATROCINADO CAMPANHAS POLITICAS INDEPENDENTEMENTE, VAI ACONTECER CORRUPÇÕES. OH QUERIDOS LEITORES, POR QUE SERÁ QUE OS EMPRESÁRIOS DOAM MILHÕES DE REAIS PARA OS PARTIDOS? O QUE ESTÁ FALTANDO É AMOR AO PAÍS, NO DIA QUE OS FILHOS DOS POLÍTICOS PASSAREM A USAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS, AI SIM, ELES SENTIRAM NA PELE, QUANTO CHEGAR ESSE MOMENTO, PODERÍAMOS ACREDITAR QUE REALMENTE NESSE PAÍS, IREMOS TER EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E TRANSPORTE DE QUALIDADE, O QUE NÓS PRECISAMOS, SÃO DE MAIS PESSOAS COMO O JUIZ MORO, QUEM SABE UM DIA DESSE, APARECE UM JUIZ E CRIA UMA LEI OBRIGANDO TODOS OS POLÍTICOS, PARA QUE ELES E SUAS FAMÍLIAS SEJAM OBRIGADOS A USAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS.

  63. Marc disse:

    “a História vai julgar se houve um claro crime de responsabilidade e Dilma foi deposta legalmente ou se ele não existe e ocorreu um golpe jurídico.”

    Não sei sobre a história, mas o STF julgou e inocentou o Collor. Se inocentou, então por definição não houve crime de responsabilidade, nem crime nenhum. Então o impeachment do Collor foi “golpe jurídico”? Se for assim, começa a parecer que a melhor coisa para o Brasil é ter “golpes” de vez em quando.

  64. Claudio disse:

    Não vou entrar no mérito se Moro cometeu algum erro, o que me importa é que tudo resultou na saída dessa quadrilha que se instalou no poder, essa verdadeira organização criminosa chamada PT. Assim, que o Moro acabou influenciando em tudo que aconteceu, foi bom para o Brasil. Os petistas precisam é criar vergonha na cara e em vez de se preocupar com uma gravação que vazou, deveriam é avaliar o conteúdo da gravação. Por exemplo, se temos num áudio a evidência de que a Dilma colocou Lula de ministro para dar a ele foro privilegiado, o que é mais importante: admitir que o que a presidente fez foi imoral ou focar no fato que a gravação não poderia ter se tornado pública? Eu vejo petistas acreditando na fábula de que não houve crime de responsabilidade e que é tudo um golpe, eu vejo petistas achando que o Lula é honesto e está sendo injustiçado, eu vejo Lula acreditando em saci Pererê, mas o bom mesmo é ver petista chorando ao ver essa quadrilha maldita checar ao seu fim.

  65. Tito Lívio disse:

    Sérgio Moro agiu de caso pensado. Não existe desculpas para o mal que esse cara causou ao Brasil. Lula e Dilma, nesse caso, foram apenas o boi de piranha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 19:41:19