aki

cadastre-se aqui
aki
Economia
21-08-2019, 19h40

Mudança do Coaf para BC pode atrapalhar autonomia do Banco Central

Corpo técnico avalia que ideia perderá força no Congresso
1

Kennedy Alencar
BRASÍLIA

A transferência do antigo Coaf para o BC pode prejudicar o projeto de autonomia do Banco Central, assunto em análise no Congresso Nacional e outra promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes, que não saiu do papel.

O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) virou UIF (Unidade de Inteligência Financeira). Manchete do jornal “O Globo” mostrou que a medida provisória que transferiu o antigo Coaf para o âmbito do BC permite brechas para indicações políticas, exatamente o que desejam Bolsonaro e parte dos parlamentares.

O corpo técnico do BC entende que a aprovação da autonomia do Banco Central acabaria deixando essa possível interferência política sem efeito, tudo o que Bolsonaro e congressistas não querem. Perderia força no Congresso a ideia de autonomia do BC.

O Coaf funcionou bem durante anos na Fazenda. Sergio Moro virou ministro da Justiça e quis aparelhar a instituição, colocando no comando Roberto Leonel, o mesmo personagem que vazava informalmente dados da Receita para a Lava Jato, segundo reportagem da “Folha de S.Paulo” e do “Intercept Brasil”.

O Congresso devolveu o Coaf à Fazenda, retirando-o da pasta Justiça. Moro tentou aparelhar, mas quem aparelhou mesmo foi Bolsonaro. E o presidente ainda fez uma trapalhada administrativa, própria da falta de conhecimento de gestão pública dele e de seus principais ministros.

Ouça o comentário no áudio abaixo:

Comentários
1
  1. walter nobre disse:

    Não acredito que seja tão grave o “problema” Kennedy, terão que separar o COAF, do dia a dia do Banco central, como é HJ; terá identidade própria, com uma supervisão a parte…terá que transitar em movimentos de volumes diários acima do permitido, com esta condição caminhará discretamente, como Hj em dia…será um setor do Banco, com postura de um agente especial de segurança; seguindo tal conceito, ficará bem melhor instalado, sem problemas…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

 
2019-09-22 00:36:33