aki

cadastre-se aqui
aki
Recomendo
22-01-2015, 8h02

Mulheres de Corpo e Alma

O olhar de Victor Brecheret sobre as formas femininas

Daniela Martins
Brasília

O Monumento às Bandeiras, enorme grupo escultórico em pedra que levou mais de 30 anos para ficar pronto, acabou se consolidando como um ícone da paisagem paulistana. Mas a primeira escultura que Victor Brecheret fez para a cidade de São Paulo não foi a representação de um feito histórico, foi uma mulher: Eva, esculpida em mármore polido e premiada na Itália em 1919.

A representação da figura feminina é justamente o tema da exposição “Brecheret: Mulheres de Corpo e Alma”. A montagem reúne trinta e sete esculturas e cento e sete desenhos de Brecheret no Museu dos Correios, em Brasília.

As peças apresentadas abrangem o período de 1920 a 1955, destacando várias fases e diferentes tendências da trajetória do artista. São mais de três décadas de trabalho e experiência em diversos materiais, como mármore, bronze, gesso e pedra. Os desenhos permitem conhecer o processo de criação do escultor.

Nascido na Itália, Brecheret chegou ao Brasil ainda criança. Embora tenha estudado e morado na Europa por vários anos, sentia-se brasileiro. Com traços elegantes, que evidenciam a busca pela simplificação das formas e pelo desenho geometrizado, seus trabalhos fizeram parte da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Entre as obras apresentadas nesta exposição estão algumas da época em que o artista ganhou projeção internacional na Escola de Paris. Há também peças marcadas pela estética do Art Déco e outras da fase influenciada por elementos da arte indígena, um de seus temas preferidos a partir da década de 40.

A mostra pode ser visitada até 15 de março. Veja aqui os horários e endereço.

Brecheret. Jair Xavier (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-22 07:34:42