aki

cadastre-se aqui
aki
Política
16-03-2016, 11h51

Na Casa Civil, Lula vira primeiro-ministro e mudará economia

Ao falar de planos, Lula disse que não daria "cavalo de pau" econômico
101

KENNEDY ALENCAR
BRASÍLIA

Agora é oficial: Lula será o ministro-chefe da Casa Civil. Na prática, vira primeiro-ministro e mudará a economia. Jaques Wagner comandará o gabinete da presidente Dilma Rousseff e o Conselho De Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão. Wagner terá status de ministro.

Aqui o bastidor de 0h29 que antecipou essa decisão, que teve lances como o pedido de prisão do Ministério Público paulista freando a articulação temporariamente e um vaivém sobre pastas desde a semana passada, quando Dilma ofereceu a Casa Civil ao ex-presidente pela primeira vez.

Na manhã de hoje, Lula negociou com Dilma autonomia para definir a política econômica. Impedir o impeachment e recuperar o apoio de parcelas do PMDB também são missões do novo ministro.

Todos os temas do governo passam pela Casa Civil. De lá, Lula coordenará toda a interação entre os ministérios e os principais temas do governo. Em resposta ao semipresidencialismo articulado por segmentos do PSDB e do PMDB e ao movimento que cresceu a favor do impeachment, Dilma e o PT resolveram transformar Lula no primeiro-ministro, numa aposta para superar as crises política e econômica.

“Não vou dar cavalo de pau”, disse Lula, ao falar ontem dos seus planos para a economia. Ele avalia que é preciso dar um sinal para os mais pobres, mas com responsabilidade econômica. Quando assumiu o poder em 2003, o petista surpreendeu os que julgavam que faria uma política econômica irresponsável.

O mercado financeiro comprou a tese de impeachment. Com Lula, deverá haver turbulência até que fiquem claras quais serão as primeiras medidas na área econômica e também na tentativa de reorganização da base de apoio no Congresso.

A eventual saída de Alexandre Tombini, que fez gestão medíocre no controle da inflação e subordinada politicamente ao intervencionismo de Dilma, faria bem ao país, na visão de pessoas que conversaram com Lula.

*

O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) assumirá a Secretaria de Aviação Civil, obedecendo ao plano de tentar recuperar terreno entre os peemedebistas.

Comentários
101
  1. Evaldo disse:

    Realmente o Brasil não é um país sério. Estou profundamente decepcionado.

    • Silvio Benetti disse:

      Grande Evaldo

      Vamos perguntar juntos?

      -ISSO PODE ARNALDO?????????????

    • Ronaldo Paes disse:

      Comprar e mascarar. Ver mas não enxergar. Dizer que não sabia de nada. Dizer que a culpa é dos outros. Negar, negar, negar qualquer coisa que “manche a figura do partido”. Ainda que esteja gravado em áudio. Ainda que esteja gravado em vídeo. Distorcer o sentido das palavras e dos fatos. Manipular a opinião pública, com grandes empresas de propaganda pagas pelo dinheiro público. Fazer grandes obras com grandes desvios de dinheiro e mais uma vez dizer que não sabiam de nada. Apenas assinaram os documentos por erro dos assessores. A culpa é do assessor ou do outro partido ou da oposição. Por quanto o brasileiro vende seu voto? Não importa. O governo do PT paga. Quando vale uma aliança política com outro partido? Não importa, o governo do PT paga e os outros partidos recebem com cara de pau. Quanto vale um Juiz ou um ministro do STF? Não importa, o governo do PT paga. Com o seu dinheiro, com o meu dinheiro, com as riquezas da Nação, com o dinheiro do petróleo, com o dinheiro dos impostos..

      • Micheli disse:

        Ronaldo, vc tá falando do Aécio sobre a lista de furnas? Pq se sim, concordo plenamente. Do contrário só posso pensar que sua parcialidade está sob manipulação da grande mídia.

  2. Thiago Ruiz disse:

    Isto é o Brasil … Ter foro privilegiado porque sabe que o STF como é corja de eleitos pelos Presidentes, não vão querer se manifestar contra … Os ignorantes que não leem jornal, aliás, que só usam eles para ir no banheiro devem estar contentes … Aliás … Parabéns ao povo brasileiro que elegeu seus mandatários. Digo ainda que não sou partidário nenhum, somente um cidadão que não aguenta mais ir no mercado e ver as coisas subindo, abastecer o carro e toda vez o preço muda, a água (antes falava que era por causa da chuva), a energia (antes era por causa da chuva) … No geral …

  3. Claudemir disse:

    ” Deixa o Homem Trabalhar ” – Seremos felizes Novamente – Aécio na cadeia

  4. Giovanny disse:

    Bravíssimo! Em seis meses nosso país estará de volta ao cenário mundial, economia forte, credibilidade e emprego para o povo. Em um ano, terá apoio novamente de 80% da população. Claro, todos trabalhando e ganhando dinheiro, será o Brasil que o brasileiro quer e merece.

    • Roberto disse:

      Isso mesmo! Então no dia 27 deste mês o coelho vai trazer ovos de chocolate, e em dezembro o Papai Noel trará emprego para os 9 milhões (hoje, até lá já terão passado de 10) de desempregados!
      Viva o Lulla lá!

    • Wilson disse:

      E por que não fez isso antes?

    • Edgard disse:

      Hj todos estão contra a nomeação de Lula e não veem que todo o cenário politico ficará mais leve e voltará a trabalhar com aprovação dos projetos parados.
      O Pais esta em crise por culpa exclusiva de parlamentares da oposição, tudo esta bem, dinheiro o país tem ( e muito) se não tivesse já estaria em outra pagina e não esta.Todos são culpados em deixar a crise atingir um grão desta natureza, mais se resolve rápido, basta começarem a trabalhar e deixarem de briguinhas quem pode mais.
      Com a chegada do ministro (novo presidente) tudo irá voltar a normalidade logo, porque todos da oposição terão que passar por Lula ( e lá esta a chave de tudo) um pouquinho aqui outro ali e ninguém mais irá reclamar(podem ver o que vai acontecer).Ninguém e inocente no meio politico, apenas uns querem mais do que deveriam.

      • valdeci disse:

        muito bom EDGARD ,queria ouvir mais pesoss dizendo ESA grande verdade , que esa corja de ladrão não liga para o povo e sim para os seus pro pios intereses

  5. neves disse:

    Os Pobres terão vez novamente – Fora Coxinhas…. Obrigado Lula

  6. Sônia Ribeiro disse:

    Verdadeira VERGONHA da minha NACIONALIDADE! A pergunta que não quer calar: porque não nasci na Dinamarca, Suécia, Suíça ou qualquer outro país civilizado?! E pensar que existem pessoas que defendem esta manobra macabra, demoníaca, imoral…..Fazer o que, né?!! Nasci em terras tupiniquins, na qual poucos cidadãos são preparados e se preocupam com o coletivo, com a saúde de uma nação, mas com suas “convicções” factoides e repletas de fanatismo…..Contra o demônio, só Deus! VERGONHA IMENSA!!!!!!!!! Desculpe, BRASIL! Quem sabe, talvez daqui muitos e muitos séculos sejamos um país sério, comprometido, civilizado e culto. Por hora, é isto que é…..

    • José disse:

      Fique a vontade Sônia, mude-se para estes países que citou, você não é obrigada a estar aqui. Afinal, precisamos de posturas opostas as suas e as que citou no seu texto. Se está indignada, faça algo para mudar, e não fique aí de mimimi menosprezando nossa nação e sociedade.

      • Sandra disse:

        Não é o povo brasileiro que tem que se mudar do País. Os governates é que têm que tomar vergonha na cara e fazer desse país um país decente, onde todos têm direito à educação, saúde, segurança. Essa corja que está no poder, só saqueando o Brasil, é que deveria se mudar, se possível pra marte.

    • Thiago Lourenço disse:

      Sônia, desdenhar do país que também é seu fruto não te isentará de ser brasileira.

      Antes, sim, saudemos a responsabilidade daqueles que são chamados de última hora.
      Lula, diferentemente de Pelé ou FHC (só para falarmos de brasileiros), está arriscando seu patrimônio político para, quem sabe, num futuro mais próximo, te oferecer essa Dinamarca sonhada…
      O projeto foi iniciado por ele mesmo, mas perdido em erros políticos de ambos lados. Agora, novamente ele, tenta demonstrar que o Brasil é grande sim.

      • Fabio disse:

        O Lula esta arriscando uma Nação toda e não ele.
        Pois ele não tem o que perder. Já perdeu tudo, até a dignidade aceitando ser Ministro para fugir da Lava Jato.

    • Ana Paula Rocha disse:

      VERGONHA DEFINE O QUE SOU,VERGONHA DA MINHA NACIONALIDADE É ISSO

  7. Cleber disse:

    Dá-lhes LULA – Tamo Junto – Ensine como se faz um país andar

    • sousa reis disse:

      eu tambem estou com o lula os encomodados que se lasque rsrsrs

    • cmj disse:

      Não entendo Cleber! Não é o nosso partido que esta no governo? não é o Lula que estava aconselhando Dilma em suas decisões? fomos traídos por um plano de governo que não existe…o povo esta cansado, como eu cansei de defender uma ideologia que hoje para mim ela esta enterrada.

  8. Jorge Alves disse:

    É o povo tem o governo que merece.

  9. JEFFERSON NERY DE ALMEIDA disse:

    URNAFOBIA – O MAL DA OPOSIÇÃO JÁ FOI DIAGNOSTICADO

    FICA CLARO PARA TODOS, AQUELES QUE EVENTUALMENTE APOIAM OU MESMO SÃO CONTRA O GOVERNO.
    A OPOSIÇÃO SOFRE DE UM MAL SÚBITO, ESSE MAL CHAME-SE URNAFOBIA.
    TEM-SE UM TIME DE POLÍTICOS OBSOLETOS, DIGNOS DE SE OCUPAREM COM A ARRUMAÇÃO DA SUA BIBLIOTECA OU MESMO CUIDAREM CARINHOSAMENTE DE SEUS NETOS, QUE AO SE APROXIMAREM DE UMA URNA, AS PERNAS BALANÇAM E FRAQUEJAM.
    ENTENDEM QUE A ÚNICA OPORTUNIDADE DE CHEGAREM AO PODER É SURRANDO A DEMOCRACIA.

    A CRISE TEM ESSA VIRTUDE. AS PESSOAS SE REVELAM

  10. davi disse:

    Hierarquicamente Lula, Dilma e tds outros políticos estão certos. (e todo o povo está errado). Eles se mantem no poder (continuam algozes) com suas regalias, luxos e imunidades.., enquanto a população se vira pra sobreviver ao mandos e desmandos dessa classe maligna. Não se importam com o povo !! Não querem nem saber a opinião das ruas, que se dane. O importante é eles se manterem lucrando à nossas custas! NÃO AO VOTO! não ao VOTO Obrigatório! NÃO IR VOTAR (EM MASSA) nas próximas eleições! Eles estarão a nos cegar novamente com suas campanhas nas próximas eleições. Depende de nós população dar a resposta.

    • Max Turbano disse:

      Concordo com você em partes…
      O problema do voto ser facultativo é que seria mais fácil manipular as eleições e permanecerem no governo. O voto deveria sim ser facultativo, no entanto…

      O que o povo deve fazer é reclamar nas ruas pela saída de todos os políticos; dos vereadores ao presidente e que nunca mais pudessem se candidatar. Haver prova mínima para ocupar o cargo. Como pode um presidente de um país não saber falar inglês? Sequer o português! Uma coisa é não falar para defender nossa cultura nas reuniões da ONU, outra coisa é não falar por não saber… Aí fica essa coisa de “armazenar vento”.

      Quem defende um partido ou outro é fanático e a política acaba virando briga como as que víamos, e vemos, até hoje no futebol.

  11. Boca no Trombone disse:

    Taí. Enquanto a oposição fica discutindo filosofias, constituição e leis por meses a fio e não resolve coisa alguma, o PT, com uma manobra feita as pressas, em menos de 1 semana coloca Lula de novo na presidência, sem eleição, sem manifestações e sem nada. Simplesmente dão a ele o cargo de 1o ministro, onde passará de eminência parda que influenciava por detrás das cortinas para chefe de estado. Estou curioso para saber o que dizem ‘os mercados’ depois dessa. E mais, que será que vai acontecer com as notas de agências de risco? Já está claro para mim que o Brasil deixou de ser democrático. Nomeou-se presidente sem voto. É a ditadura petista que está se instalando. E ninguém vai fazer ‘análises’ filosóficas agora?

  12. JM disse:

    Quem quiser fugir da polícia é só entrar no PT que vira ministro…

  13. RAfael disse:

    Lastimável.Esse pais nao vai pra frente.

  14. Frank disse:

    Lula no ministério de Dilma é a pior alternativa, mas a única possível.

    As manifestações de domingo mostraram que há um sentimento anti-política, que acolhe a extrema direita e repulsa a centro-direita, bem como toda a esquerda.
    Com isso, liga-se o sinal amarelo que forçaria a abertura de diálogo e acordos para que o país chegue até 2018 sem ruptura institucional (sem GOLPE) e com uma economia menos arrasada, mas para isso todos os atores responsáveis da vida política brasileira precisam encontrar um acordo mínimo de convivência e consenso, por mais difícil que isso possa parecer.

    Que Lula possa construir esse diálogo, com sua enorme habilidade política, mas isso só ocorrerá se houver disposição da oposição e principalmente do PMDB.
    Insistir no Impeachment, me parece um caminho perigoso e imprevisível, apostar na imprevisibilidade é irresponsável e inconsequente.

    Não há mais tempo.
    A democracia está em risco, que a estrela de Lula brilhe mais uma vez!

  15. nmneto disse:

    Não entendi o seu comentário…
    Lugar de bandido é na cadeia…TODOS os bandidos!!! ou vc tem alguma dúvida!!!!????
    É por causa de posicionamento como o seu é que o Brasil está assim.
    Os marginais nesse país ridicularizam a justiça.

  16. Fabio disse:

    Em 3/4 meses o Brasil volta a andar, Todos Ganham, os menos favorecidos voltam a ter dignidade… BOA SORTE COMPANHEIRO — Lula LÁ !!!

    • Antenor disse:

      Em três meses o Brasil acaba com essa VERGONHA LULA! Ele vai preso e o Brasil sai dessa BANDALHEIRA CHAMADA PT/LULA/DILMA.
      Espere e verá.
      Não passa de mais um tiro no pé.

  17. Flavio Antonio disse:

    A Estrela vai brilhar Novamente – Coxinhas de plantão… o Sapo é barbudo terão que engolir..Povo Feliz, Povo Contente LULA LÁ !!!

  18. Antenor disse:

    Manobras, manobras e mais manobras! Agora escancararam a POUCA VERGONHA! Isto, sim, é GOLPE! O “cara” já fala como dono do pedaço! “Não VOU dar cavalo de pau”. Ele nem disfarça que é ele quem manda, daqui pra frente .CADÊ AS AUTORIDADES JUDICIAIS? CADÊ AS OPOSIÇÕES? CADÊ O STF, O MINISTÉRIO PÚBLICO, O PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA E O TSE? Agora se vê que o Brasil virou a CASA DA MÃE JOANA.

    • Belchior disse:

      Lula, sabe conduzir a oposição, tem maestria para isso,é e será o melhor presidente que o Brasil já teve, a condução coercitiva que a mídia fez levando os mais abastados às ruas para protestos de nada servirão as vozes do povo brasileiro, os menos favorecidos que com o grande estadista LULA vivem em condições mais humanas. ” DEIXEM HOMEM TRABALHAR “.

    • Nivea Conceição disse:

      Avante Brasil – Lula tu és um Guerreiro – Mostra sua cara para os Coxinhas que aproveitam a mídia para denegri-lo – Agora SIM o país vai andar #lula………#Brasil

  19. Rogério Câmara disse:

    Como o próprio Lula dizia lá atrás, quando ainda era pobre: “No Brasil pobre vai para a cadeia e rico vira ministro”!!

  20. Celso disse:

    Podem falar mas o PT tem coragem.E Lula tem um método de negociação,ele conhece tudo sobre seus opositores.sabe que multidão que foi as ruas esta sendo conduzida,não e informação e convencimento diario

  21. davi disse:

    Como diria um grande filosofo Paulista: Rouba mais faz !!! HAHAHA !! Fogo são todos os outros políticos que só Surrupiam mas não fazer nada ! É duro. O povo gosta disso… é a cultura instalada em nossa “nação”. Se o brasil inteiro está na esbornia é porque são iguais aos políticos que os governam. Deprimente e salutar aos que se beneficiam desta “casa da mãe Joana” (Nada contra a mãe Joana real heim!)

  22. Marcellus disse:

    Pronto! Agora temos uma presidenta ministra da pescaria e um ministro presidente para manter o “projeto de poder”. Presidencialismo faliu.

  23. Rodolfo C Domingos disse:

    Bem, creio que agora a única saída seria acelerarmos o impeachment da Dilma. E quando o vice assumir a presidência desinstituir imediatamente o Lula do cargo. Mesmo que para isso tenha-se que extinguir a pasta.

  24. Sabino Reis disse:

    Habilidade Política nota 10, precisamos juntar as forças para sairmos da “crise instituida” e LULA sabe disso, é um Pelé na política, vai apaziguar os ânimos e fazer a Economia retomar seu caminho. Força Lula

  25. André Gabriel disse:

    Como cidadãos de bem não podemos aceitar isso, é uma afronta a dignidade do povo brasileiro, cadê a OAB, O MP e até o exército, se esses órgãos não fizerem nada diante desta afronta, não caberá outro caminho senão a invasão do planalto pelo povo, povo que já não aguenta mais tanta falta de caráter e vergonha na cara, não podemos aceitar isso.

  26. Guerreiro disse:

    Faço meu nome ao seu LULA GUERREIRO – Força Brasil – Ensine como se faz um pais andar e crescer dia a dia. LULA LÁ !!

  27. Alberto disse:

    A terra brasilis é sui-generis.É parlamentarista pois um investigado vira ministro e comanda,a presidente é apenas decorativa.Ao mesmo tempo uma monarquia pois temos agora uma rainha vivendo no palácio.Conjuntamente um presidencialismo,ou melhor,um bi-presidencialismo( o presidento e a presidenta).O negócio é fuga da 1ª instância e impedir o impeachment.Quanto ao resto é tudo golpe “das oposição”,”das elite” e outros mantra conhecidos da orcrim. E tome rivotril,rsrsrsrs.

  28. Adenildo disse:

    Pessoal, acorda! o nosso país está indo para o buraco, precisa ser passado a limpo. Eu fui eleitor do Lula e o admirei pelo que ele fez pelos mais “pobres”, mas diante de tantos absurdos contra ele que ele não consegue se defender, fica evidente que estamos bem próximos da verdade sobre o Lula, e só resta a decepção. Gente! o cara foi um super-herói mesmo, mas do que adiante termos um SUPER-HERÓI VILÃO. Que segurança tem o traficante da favela que garante a “paz” aos moradores da comunidade? a que custo ele garante essa segurança? até quando? UMA HORA A CASA CAI.

  29. Stanislaw: ISSO É UMA VERGONHA! PRECISAMOS PASSAR O PAÍS A LIMPO! disse:

    AGORA FECHOU O QUADRO DO ABSURDO: EX-PRESIDENTE DA REPÚBLICA LULA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DILMA, MINISTRO DA CASA CIVIL LULA, MINISTRO DA EDUCAÇÃO MERCADANTE, PRESIDENTE DO SENADO E CONGRESSO NACIONAL RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL EDUARDO CUNHA, LÍDER DO GOVERNO NO SENADO FEDERAL DELCÍDIO DO AMARAL, VÁRIOS SENADORES DA REPÚBLICA, VÁRIOS DEPUTADOS FEDERAIS, PRESIDENTES E DIRETORES DAS MAIORES EMPRESAS NACIONAIS PRIVADAS E ESTATAIS ETC ETC ETC, TODOS SOB SUSPEITA DE CORRUPÇÃO, INVESTIGADOS E (OU) PRESOS!
    COMO PODEM ANALISAR POSITIVAMENTE O CRÉDITO DE UM PAÍS COM TAL SITUAÇÃO POLÍTICA, AINDA MAIS COM A SITUAÇÃO ECONÔMICA COM TRÊS REBAIXAMENTOS PELAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS DE ANÁLISE DE RISCO?
    QUE INVESTIDORES NACIONAIS OU ESTRANGEIROS PODE TER CONFIANÇA PARA INVESTIR NUM PAÍS COMO UM NOSSO, QUANDO ALGUÉM QUE ESTÁ PRESTES A IR PARA A CADEIA É NOMEADO MINISTRO?

  30. Sidiclei Pavi disse:

    “Não vai ter golpe”…Aí está o golpe. Lula Ministro…Piada

  31. marcos disse:

    Em grandes democracias do mundo, grandes Democratas responderam com a cabeça erguida as acusações judiciais, Bill Clinton foi um exemplo disso não se escondeu atrás de ninguém ou de uma nomeação.
    Agora temos somente um ex-presidente que minimamente respeitou a democracia brasileira, e cumpri e cumpre o seu papel de ex-presidente.
    Parabéns Fernando Henrique Cardoso, você é o único ex-presidentes que respeita o povo brasileiro e suas decisões, Quer se mantenha longe de cargos públicos e eleições, Esse é o papel da instituição ex-presidente do Brasil.
    Parabéns!

  32. Marco Valverde disse:

    Lula mordeu o zangarilho!

  33. Ota disse:

    Isto é um tapa na sociedade, o povo pedindo punição para Lula, e o que Dilma faz? Em três dias bota ele como super ministro, eu acho que o povo não deve ficar calado, tem que ir para as ruas novamente, isto é uma vergonha !!!

  34. Newton Lima disse:

    Do que estão reclamando? vocês, oposição idiota, praticamente empurraram o Lula para o governo! Agora ele tem a chance de se viabilizar para 2018 e a culpa é exclusivamente de vocês…

  35. pedro disse:

    Greve geral!!!!!!!!!!

  36. MARCOS DE OLIVEIRA LEITE disse:

    Estou indignado, é uma manobra para não ser julgado, e ao mesmo tempo que assume a culpa,

  37. Augustinus disse:

    Penso que, representando o bem e o mal, Lula ainda é a maior liderança política do país. Não há outra saída: ou se entrega para ele a situação ou o país iria para o fundo do poço!

    • Francisco Miranda disse:

      Concordo com voce quando disse que o Lula é líder. Toda seita tem um líder. Agora, quando ele saiu do governo, ele deixou já a bomba armada para a Dilma. Lembra-se ?? Ele estourou e a culpa ficou com ela.

  38. Expedito disse:

    isso mesmo Lula no governo um lugar que nunca deveria te saido
    nunca se ouve um presidente que fes tando pelo o pais povo ingrato
    fica ai acreditando em jogada politica para derrubar o governo e o pais indo cabeça
    para baixo pra vrente LULA LA

  39. André Quintanilha disse:

    Compatriotas, Lula não será ministro com o proposito de salvar a economia do Brasil, e sim à si próprio da cadeia, Lula está mais preocupado com o PT e seus amigos militantes do que com o povo. Enquanto levantamos o orgulho do verde e amarelo nas ruas, o Lula Levanta o fascismo do vermelho do PT, enquanto chamamos nossos amigos de cidadãos brasileiros, Lula se refere a seus amigos de companheiros militantes. Não vamos as ruas para defender e apoiar nenhum partido, vamos para as ruas para defender o direito de termos um país digno e ético para todos (inclusive para a parte do povo que apoia o PT). Só queremos um país sem corrupção. Não devemos também dar margens aos partidos com políticos oportunistas igualmente corruptos que aproveitam o momento de crise para tentar assumir o poder. Só estamos pedindo para “o povo pensar pelo povo em prol do povo” sem pretensão politica de A ou B.”Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo” VOLTEIRE

  40. Carlos Pereira Da Silva disse:

    Realmente lamentável, só ficou de fato o que já era obscuro(sic),
    ele vai fazer as claras o que fazia por trás dos bastidores,
    quer maior golpe de estado do que este contra o povo brasileiro,
    o cara assume um cargo destes sem eleição, sem a concordância
    do povo, temos mais um chavista nas mãos, mais um Morales, onde vamos parar…..!!!???

  41. Alison disse:

    Tivemos a chance de concertar tudo isso no plebiscito de 93, mas jogamos a oportunidade fora.

  42. Stanislaw: ATÉ QUANDO VAMOS SUPORTAR TANTA VERGONHA? disse:

    NUM PAÍS ONDE UM CORRUPTO QUE TENTA COMPRAR O SILÊNCIO DE OUTRO CORRUPTO (MERCADANTE TENTANTO COMPRAR O SILÊNCIO DO DELCÍDIO) CITA, NA MAIOR NATURALIDADE QUE VAI FALAR COM “O LEWANDOVSKI” (PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNALFEDERAL) PARA SE DAR UM JEITO, ESPERAR MAIS O QUÊ?
    FICA NO MESMO NÍVEL A PRESIDENTE NOMEAR UM INVESTIGADO PELA JUSTIÇA, PARA SER “MINISTRO DA CASA CIVIL” – O CARGO MAIS IMPORTANTE ABAIXO DA PRESIDENTE – EXATAMENTE ONDE ELA ESTEVE, ONDE SÉ DIRCEU ESTEVE, ONDE ERENICE GUERRA ESTEVE, ONDE PALOCCI ESTEVE, ONDE JAQUES VAGNER ESTAVA – E ONDE AGORA ESTARÁ AQUELE QUE DIZ QUE NÃO É DONO DO TRIPLEX DO GUARUJÁ, NEM DO SÍTIO DE ATIBAIA – AH, IA ME ESQUECENDO: QUE TAMBÉM NÃO É O CHEFE DO MENSALÃO, NEM DO PETROLÃO!

  43. Sônia Ribeiro disse:

    Considerando-se o conjunto da coreografia, o Brasil, com sua presidente autoconvertida em ex-presidente ainda no exercício da Presidência, virou uma sub-República de Bananas. É o primeiro país do planeta a ser presidido por uma piada.

  44. EU NÂO SOU PALHAÇO disse:

    Extremamente lamentável

  45. Stanislaw: EXECUTIVO ESCULHAMBADO, LEGISLATIVO REPUDIADO... SÓ RESTA AO POVO, O JUDICIÁRIO! disse:

    GOSTARIA DE ENTENDER POR QUE LULA PREFERE SER JULGADO PELO STF (11 JUÍZES), INSTÂNCIA QUE NÃO DÁ DIREITO A RECURSO, EM VEZ DE SER JULGADO PELO JUIZ SERGIO MORO, SENDO QUE TERIA POSSIBILIDADE DE RECORRER EM INSTÂNCIAS SUPERIORES DE UMA EVENTUAL CONDENAÇÃO?
    ISSO NÃO ESTÁ PEGANDO MAL, PARA O STF, PRINCIPALMENTE DEPOIS DA CONVERSA DO MERCADANTE SOBRE “FALAR COM O LEWANDOVSKI” (SOBRE O CASO DO DELCÍDIO DO AMARAL)?
    EXECUTIVO ESCULHAMBADO E SEM CRÉDITO, LEGISLATIVO VERGONHOSAMENTE REPUDIADO PELO POVO, JÁ ENTROU PELA GARGANTA DO POVO MAS, O JUDICIÁRIO, NÃO!
    NEM O JUDICIÁRIO PODE ACEITAR ISSO, NEM O POVO TEM CONDIÇÕES DE IMAGINAR TER QUE ENGOLIR TAMANHA VERGONHA!

  46. Joenio disse:

    Não tenho partido, não torço para bandidos, sou militar e penso que: errou paga, seja ele do PT, PMDB, PSDB, PDT ou outro Partido qualquer. Não acredito em mentiras pois acho que acreditar em mentiras e fazer papel de bobo. Exmo Sr Juiz Moro, parabéns por não jogar a sujeira para baixo do tapete.

  47. marcose disse:

    Ótima notícia!! quem foi o melhor presidente do Brasil e enfrentou crise econômica, poderá ajudar o país a sair dessa crise que todos nós que somos verdadeiramente brasileiros queremos que passe logo!!!

  48. Elias Borges da Silva disse:

    Que loucura Brothers. O Brasil para se tornar um país totalmente comum deverá se Deus quiser nos próximos dias ter bastante terremotos, tsunami, furacão e neve.E os brasileiros acharam que ficaríamos apenas com as mordidas do mosquitinho, né.Viu o que dá deixar cobra viva.O mais vergonhoso de tudo isso que todo o mundo esta sabendo. Mas… o que é um probleminha a mais e outro a menos, né. Aqui é Brasil. Aqui tem PT. Aqui tem Congresso. Aqui tem povo pobre, burro, cego que não aprende. Que vergonha, hoje, tenho eu de ser brasileiro. Que país nojento está se transformando o Brasil. Mas para que se preocupar nossos sucessores estão nascendo sem cérebro mesmo. Então esta tudo em casa.Sei que não será publicado minhas palavras mas sei que alguém vai ler. E saberá a decepção que tenho hoje de ser brasileiro. Sei que não fará diferença. Nem pra mim. Quando morrer não serei lembrado mesmo. Então para que me preocupar em fazer parte da estória.

  49. Peter disse:

    Um dia vergonhoso para nosso país. Meu Deus, a que ponto chegamos…

  50. ruoger disse:

    Assinou a confissão de corrupto. A verdade é que fez isso para adquirir imunidade frente ao Moro. Cara de pau , e tem muito inocente que aplaude. Enquanto essa maioria come mortadela e talvez daqui a pouco nem isso, tem gente fazendo churrasco na beira da piscina em Atibaia com cara de deboche. Mas as urnas de 2018 falarão o que a maioria realmente acha, porque segundo o malandrão ele já ganhou. Tá convencido hein…coitado vai tomar um pau na eleição .ps : claro que se não houver alguma maracutaia, típico de quem quer se perpetuar no poder como o pt.

  51. Roberto disse:

    Os cidadãos de bem não merece isto, o que o povo quer é prisão de lula e não ministério para ele. Tem que ter mais manifestações, cada vez mais o povo nas ruas.

  52. giovanna disse:

    Estou horrorizada!!! Esse país está pior que CUba, Korea, CHina, RUssia. Agora sim virarfemos uma ditadura comunista.
    TEnho vergonha de pensar que sou brasileira. Um país que não honra a populaçao que sustenta os politicos atrves dos impostops e mais impostos que pagamos! OS ladroes são absolvidos! Esse homem nao estava nas eleiçoes passadas! PQ ele vai comandar o Brasil?! GOlpe politico desses comunistas!!!Socorro!!! Queria poder mudar de país!!! Que vergonha desse país!!!!

  53. L Souza disse:

    ( ) Recebia uma mesada pela corrupção em Furnas e tem conta de fundação aberta em Liechtenstein da qual é beneficiário.
    ( ) Remeteu mesada em dólares não declarada à Receita para a amante exilada profissionalmente por conta de reeleição.
    ( ) Construiram uma casa de mais de 1.000 m2 em terreno público na Mata Atlântica de Parati e dizem que desconhecem a propriedade.
    ( ) Abriu várias contas na Suíça com dinheiro cuja a origem não foi explicada, porém já aplicado em academia de Miami.
    ( ) Chancelou ex-diretores corruptos da Petrobras, inclusive durante a era FHC, aceitando indicações de representante de donos do maior grupo de mídia do Brasil.
    ( ) Teria recebido de presente de uma construtora toda a mobília de um apartamento de cobertura no Guarujá caso ficasse com ele.
    Assinale aquele que foi levado coercitivamente para depor na Lavajato.

  54. david santos disse:

    aos que se sentem insatisfeitos recomendo…VÃO EMBORA e deixem o Brasil andar. Fora oposição oportunista que por razões egoístas não tornam nosso Brasil ingovernável. A oposição sabe somente chorar e não apresenta nenhuma proposta de solução… para eles vale o quanto pior, melhor. CHUPA oposição (PSDB, PSB, SOLIDARIEDADE e tudo quanto é partidinho). Se vc que esta lendo não gostou…DANE-SE!!!

    • Ana Carolina Rimenes disse:

      Deveríamos pensar menos em partidos e muito mais em nosso país… quem acaba “chupando” (como vc disse) são todos os brasileiros, e não apenas a oposição. Pensar assim é meio egoísta.

  55. José antonio de Oliveira disse:

    Só mesmo no Brasil do ( Jeitinho ) onde tudo acaba em pizza para uma pessoa investigada por lavagem de Dinheiro/Corrupção e Formação de quadrilha ser Nomeado Ministro ……. Infelizmente este Brasil não tem jeito …………….

  56. Rafael Veiga Pinto disse:

    Vejam como é a política:

    O Lula é o presidente, a Dilma e o Temer vices.

  57. Lindemberg Irineu Silva disse:

    Parabéns, Kennedy Alencar, vc está provando que é um jornalista sério que não joga para a plateia. Critica quando deve e não para agradar A OU B. Excelente análise.

  58. Iara Stefanini disse:

    Lula novo ministro-chefe da Casa Civil e nós brasileiros que trabalhamos e pagamos impostos tendo uma saúde pública e educação de péssima qualidade seremos os NOVOS PALHAÇOS DA CORTE REAL existente em Brasília. Que país é este. Onde vamos parar???. Dá vergonha de ser brasileira… Lula lá bem longe… Que tal ele doar o salário dele aos brasileiros necessitados para pagarem um plano de saúde? Que vergonha é este país!
    VERGONHA……

    • Geraldo Silva disse:

      Ele trabalhará pra o povo ter mais direito a saúde. Doar o salário dele em nada vai ajudar, isso seria puramente demagógico. O problema é a alta concentração de renda, onde o povo para proporcionalmente muito mais imposto que os ricos, que têm acesso à rede privada.

  59. Luiz Fernando disse:

    Não estou aqui para defender partido nenhum e muito menos seus membros, mas quando a delação do senador cita Aécio Neves ninguém critica o tucano. O povo e muito seletivo critica tanto o Lula, a Dilma e o PT, mas não faz o mesmo quando se trata dos tucanos que são protegidos por nós. Quanta hipocrisia a nossa se queremos punição devemos exigir para o outrem também isso sim e fazer justiça

  60. Sidnei Niederle disse:

    … fico lendo os comentários e o que me vem à mente é uma frase clássica do Nelson Rodrigues!

  61. Debribto disse:

    Agora o Brasil vai pois estávamos precisando dele. O melhor de todos os tempos. Lulaaaaaaa. Boa tarde!

  62. AILTON disse:

    Como tenho comentado nessa coluna, o governo da Sra. Presidenta Dilma estar mais perdido do cego no meio de um tiroteio. Não teve outra alternativa há não ser entregar a governabilidade a Sr. Luiz Inácio Lula da Silva. Passamos de agora em diante ter 2 presidentes, só não sei como vai ficar essa M.

  63. Eduardo disse:

    Eu estou contente que Lula entrou. Muito mesmo. Agora, veremos se ele é competente.
    Veja bem, não vou votar nem no PSDB, nem, principalmente, no PT e PMDB. Pra mim, temos que mudar tudo.
    Mas, vejamos o seguinte, Lula, quando entrou, anos atras:
    -planos sociais já ativos, simplesmente, juntou e aumentou o que já existia;
    -economia mundial em crescimento. China importando muitas commodites (ferro, aço), petróleo com preço alto, justificando até o Pré-sal (estranho, não se falam mais nele);
    -colocou como presidente do BC, Meireles, uma pessoa muito competente. É engraçado que Meireles havia ganhado como deputado federal mais votado de Goias. Qual partido se elegeu???? PSDB. Mas, como houve um apelo pelo lado patriota, ele aceitou o cargo.
    -E o principal: ECONOMIA ESTÁVEL, graças a Itamar Franco (PMDB) e FHC
    E ATUALMENTE, COMO TÁ A ECONOMIA???? Ou seja, vamos ver se ele é bom mesmo.
    Fora a vergonha de estar fugindo do Sergio Moro. Quem não deve, não foge.

  64. wagner disse:

    QUE VERGONHA DE SER BRASILEIRO. QUE TRISTEZA!!!!!

  65. ALEXANDRE ALMEIDA disse:

    EU tentei ler alguns comentários de pros e contras, eu fico tentando entender como uma quadrilha se instala no governo rouba bilhões e nada acontece, manobras políticas fazem com que estas mesmas pessoas que comandam a máfia permaneçam ilesos sem que nada os aconteçam. Não gostaria de dizer que estou perdendo as esperanças por ter tido uma educação de nunca desistir. Eu nao fui para rua…mas desta vez serei o primeiro a inflamar em oposição a esta manobra sem limites do Partido dos trabalhadores.O governo acha que e forte…o Povo vai dar a resposta.

  66. Richard Torres disse:

    Boa tarde!!!

    Isso não se trata de LULA x AÉCIO e sim do País e da Situação do Povo, pois estamos chegando a casa de 10% de inflação com desemprego batendo 9% e PIB caindo na casa dos -5%. Para reverter isso vai demorar pelo menos uns 4 anos.

    Se ocorrer o que estão falando que o Lula vai usar as Reservas cambiais e abrir mais o crédito, aumentando ainda mais o endividamento das famílias, vamos virar outra Argentina.

    Abraços.

  67. Ana Carolina Rimenes disse:

    Independentemente de ser o Lula ou o Aécio… é vergonhoso um pais onde se aceita uma pessoa que está sendo investigada, tomar posse de um cargo público e de confiança. Enquanto não tiver limites, nada mudará. Aqui tudo pode e “eles” todos sabem disso!

  68. Marcos Sá disse:

    Isso tudo é simplesmente vergonhoso. Que vergonha de ser brasileiro e ser representado por essas pessoas. Que nojo!!!!

  69. rangel disse:

    Sinto-me profundamente envergonhado de presenciar episódio como este no meu país. Tenho orgulho da minha nação não por pessoas como estas que sujam cada vez mais, mas pelos que mesmo com este vexame ainda lutam para manter suas famílias e seus filhos com integridade! FORA LADRÕES!

  70. Fabio Gomes disse:

    Parabéns Brasileiros e Brasileiras!!!!
    O governo é um reflexo do povo….

  71. Cleber disse:

    Desde que politica existe sempre existiram negociações, acordos, favorecimentos entre outras formas de fazer “politica”, isso é o minímo que todas as pessoas deveriam saber, mas também saber quem foram os mestres nisso, talves deveriamos falar da Ditadura, dos filhos deles, dos netos de tantas e tantas fortunas acumulada através de decadas que estiveram no poder, deixando de lado os menos favorecidos, distribuindo um crecimento cada vez mais desproporcional, que nos levou a um analfabetismo politico enorme, aproveitando-se da falta de circulação da informação, talves propositalmente para quem interessa, levando tudo isso em consideração cadê as investigações, punições, vergonha de ser brasileiro?
    Gostaria de deixar claro meu apoio ao presidente Lula, que sempre lutou para incluir os menos desfarorecidos a algo melhor, que todos tenham chance real de vencer, seja com uma bolsa para comer melhor, com uma casa no minha casa minha vida, com educão no pró uni, com milhares de empregos …

  72. Romanelli disse:

    passaram de todos os limites
    .
    Moro e PF divulgam GRAMPO de conversa entre a Presidente e o ex presidente do BR havido hoje
    .
    Na conversa NADA demais, apenas Dilma dizendo que o termo de Posse esta pronto e sendo enviado ..de estranho a violação das Instituições, o ultraje ..o desapego e a arrogância de quem pensa que tb tudo pode, essa turma que anda investigando a Lava Jato
    .
    em tempo ..e aquilo que eu falei aqui acontecendo ..Delcidio acabou falando que DILMA é mal querida por ter combatido velhos esquemas (falava de FURNAS, de Aécio e Cunha)
    .
    estou chocado, pra falar a verdade com tanta brutalidade vinda de Coritiba

  73. Diga não ao GOLPE! Vamos parar o Brasil até a saída desta gente corrupta que se instalou no poder. Ao brasileiros honestos não podem aceitar isto! Estão falando até no exterior. Sujando o nome do Brasil e dos brasileiros.
    Que zika! Corrupção Mata mais que mosquita!

  74. marcio disse:

    O pai dos POBRES ta de volta
    #mexeucomlulamexeucomigo

  75. Sandro Roberto dos Santos disse:

    Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:
    “Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”. Alguma semelhança com um país que vocês conhecem?
    Alguma semelhança com um país que vocês conhecem.

  76. Heloísa Coellho disse:

    Lendo sem histeria ou viés ideológico e com imparcialidade e equilíbrio a notícia sobre o áudio de grampo com a Presidente da República, liberado pelo juiz de primeiro grau (Kennedy, isso não é crime?) fica muito claro: caso houvesse manifestações agressivas na posse coletiva dos novos ministros, com a participação do Presidente Lula, fato bastante previsível, como já se ouvia em redes sociais, seria conveniente ele assinar o termo em outro lugar, que não na cerimônia do Planalto, para não dar ibope a baderneiros. Essas são, obviamente, as dificuldades de comparecimento referidas no diálogo. É tão óbvio que qualquer pessoa com QI acima de “0” entenderia. No entanto, a mídia tentou criar a impressão de que seria para evitar prisão. Ficou clara a tentativa de golpe de Estado paraguaio. Até o juiz no despacho disse que não havia nada demais. Ridícula a manipulação da mídia e da oposição, querendo criar baderna. Irresponsáveis!!!

  77. Rondinele disse:

    Esse Brasil esta uma desgraça msm viu…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 06:12:08