aki

cadastre-se aqui
aki
Política
26-10-2014, 9h53

Na economia, 2015 deverá ser ano mais difícil desde 2003

11

Postado por: ISABELA HORTA

O ano de 2015 deverá ser o mais difícil para economia desde 2003. Em 2008 e 2009, a crise econômica internacional afetou o cenário brasileiro, mas o país tinha gordura para queimar. Hoje, boa parte dessa gordura se foi. O cenário internacional continuará complicado. A economia doméstica apresentará desafios para o próximo presidente.

A maioria dos economistas afirma que haverá necessidade de ajuste. Apesar de terem visões diferentes na economia, PT e PSDB estão defendendo medidas graduais nessa área. Mas o debate ficou escondido ao longo da campanha. Os dois candidatos não explicaram quais sacrifícios pretendem cobrar do cidadãos no próximo ano.

Dilma não deixou muito claro como implementaria esse ajuste na economia, mas afirma que não fará um governo para desempregar ou arrochar salários. Já Aécio, que falou em “medidas impopulares” no começo da campanha em um encontro com empresários, recuou um pouco. O tucano terminou a campanha com promessas que também resultam em mais gastos, com maiores investimentos em saúde e em educação.

O cenário político também não será fácil. O presidente eleito contará com uma oposição mais forte. Se Dilma Rousseff (PT) vencer, o PSDB terá uma atitude mais aguerrida que teve nos últimos anos. Se Aécio Neves (PSDB) for eleito, o PT deverá ser bastante duro na oposição para fazer um contraponto em defesa de políticas petistas no poder.

O Congresso Nacional também estará mais fragmentado, com 28 partidos na Câmara. A nova composição de parlamentares tem perfil mais conservador, com bancadas setoriais muito fortes. Então, além de ter de fazer negociação com os partidos, o próximo governo terá de entrar em acordo com bancadas com agendas muito corporativas. Isso será uma dificuldade a mais para o próximo presidente.

A Operação Lava Jato, que está na Justiça Federal do Paraná, também vai acuar ainda mais deputados, senadores e partidos políticos.

*

As duas últimas pesquisas de intenções de voto publicadas neste sábado apontam uma folga apertada para Dilma Rousseff. Segundo o Datafolha, ela tem 52% dos votos válidos contra 48% de Aécio Neves. Já no Ibope, a diferença entre os dois candidatos é fora do limite da margem: Dilma alcança 53% enquanto o candidato do PSDB tem 47%. Não é uma folga confortável para a petista.

O diretor do Datafolha, Mauro Paulino, e o jornalista José Roberto de Toledo, dois excelentes analistas de pesquisa, lembram que um fator de uma última hora, como abstenção em determinada região ou erros na hora de votar, pode trazer mudanças em relação ao resultado apontado pelas pesquisas. No primeiro turno, houve uma movimentação nos últimos dias que favoreceu o candidato Aécio Neves. A eleição ainda está aberta.

O PT atribui o aperto que Dilma está sofrendo à reportagem da revista Veja, que o partido considera mentirosa e sem provas. Já o PSDB avalia que a matéria é consistente e pode ajudar os tucanos a ganhar pontos em São Paulo, em Minas e nas grandes cidades.

Comentários
11
  1. nilson fonseca disse:

    Isto que os Brasileiros estão pedindo votando no PT.

  2. Pasquale disse:

    Claro, vai ser um ano para descascar os abacaxis.
    Deixados por quem ?
    O PT só sabe falar que esta tudo uma maravilha,pergunto eu,porque 2015 vai ser difícil se a Dilma fala que temos que ser comparados a Alemanha????????????????
    A única semelhança que vejo são os hospitais públicos,que parecem verdadeiros campos de concentração, da antiga e de triste memória Alemanha.

  3. Jonas Moreira disse:

    Difícil para quem cara-pálida?

    Compare o desemprego, a inflação, a dívida pública, o controle fiscal, as reservas internacionais, etc. quando saímos de 2002 entrando em 2003 e o que é hoje. 2015 terá alguns ajustes, mas serão menores e mais rápidos, pois a situação econômica é MUITO, mas MUITO melhor do que em 2003. E temos muitos impactos positivos pela frente, como os Jogos Olímpicos e os resultados do pré-sal, quando poderemos investir em educação e saúde como nunca antes nesse país.

  4. Marcelo Heredia disse:

    O resultado da Datafolha está errado. Não pondera o numero de eleitores de cada estado consultado. O resultado certo ponderado e projetado (com os mesmos dados da Datafolha) é: Aécio 53,13% Dilma 46,87%

  5. Diogenes disse:

    É de fato estarrecedor ver a cegueira dos petistas. O MUNDO diz que 2015 vai ser difícil, seja qual for o vencedor. O cego petista acha que não, que tudo está bem, que a inflação não está fora de controle, que a economia não está uma porcaria, e que o Batman está à postos, para salvar a city deixada por Dilma! Robin diria: Santa cegueira, Batman!

    • Antonio Carlos disse:

      Claro que vai ser difícil, assim como foi este ano, devido a crise internacional que o PSDB faz questão de negar para culpar o Governo.
      Agora, uma coisa é certa, para o povo, com o PT será muito melhor do que com o PSDB.
      Outra coisa, quem promete fazer milagres é o seu candidato. Vai melhorar tudo que a Dilma fez, vai reduzir a inflação para 3%, …. é o verdadeiro PROMETEDOR GERAL.
      Bom, de qualquer maneira o seu comentário serviu para alguma coisa, já que você foi o primeiro a reconhecer que existe uma crise Mundial.

  6. Jose Mané disse:

    AS esquerdas adoram isso, adoram a miséria, adoram oprimir, oprimem pelo medo, pelo clientelismos, pelas bolsas famílias, tudo com ajuda de uma imprensa sórdida que das tripas coração para apoiar o sistema.

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      O que é isso Zé Mané?!?!?!
      O que ocorre é exatamente o contrário, você deve ter lido alguma coisa de trás pra frente ou de cabeça para baixo, mas o mais provável é que tenha ouvido falar e não tenha entendido nada.

  7. Paulo Cesar Diderot disse:

    Desde 5ª feira eu estou apreensivo com o desenrolar das notícias. Percebe-se que a Mídia Hegemônica vem tentando induzir a população que o Aécio está reconquistando eleitores, embora não haja motivo aparente para isso e com o Ibope, Datafolha e Vox Populi indicando a vitória da Dilma nas pesquisas divulgadas no final da tarde de sábado.
    Na sexta feira, a Veja faz uma divulgação terrorista, com o objetivo claro de desestabilizar a candidatura da Dilma. Hoje, pela manhã, surge outra informação terrorista que declara a morte do doleiro Youssef, supostamente envenenado, induzindo que o ato foi cometido pelo PT.
    Talvez envolvido pela “teoria da conspiração”, já que a conspiração tem sido plenamente aplicada pela quadrilha que pretende dominar o Brasil, comandada pela Mídia Hegemônica, vislumbro a grande possibilidade de um Golpe.
    O Golpe seria feito, agora como última tentativa de tomar o poder, através da aplicação de FRAUDE nas urnas eletrônicas. Não há dúvida que os poderosos teriam condições de fazer isto já que seus tentáculos vão além da nossa imaginação.
    A justificativa perfeita seria a mudança na preferência de eleitores indecisos e até de parte dos eleitores da Dilma que ficaram decepcionados com as últimas notícias veiculadas.
    Ora, não havendo a divulgação de pesquisa de boca de urna a FRAUDE fica mais fácil ainda, já que não haverá o que ser contestado, o que não aconteceria se fossem divulgados percentuais favoráveis à Dilma na boca de urna, no momento do voto, ou seja, sem possibilidade de mudanças posteriores, mostrando percentuais semelhantes àqueles que foram divulgados no sábado. Havendo a pesquisa de boca de urna, com os percentuais de sábado se mantendo, como justificar uma inversão nestes percentuais? Seria mais difícil justificar o Golpe.
    Espero que eu esteja TOTALMENTE ENGANADO e que a minha apreensão seja apenas fruto do temor de ver um Brasil andando para trás com a vitória do Aécio.

    • Paulo Cesar Diderot disse:

      EU QUERO FALAR QUE NÂO FUI EU QUE ESCREVI.
      Estão escrevendo no meu lugar,pode ser a minha filha.
      A minha filha não tem autorização para isso.

    • Maria Izilda de Souza disse:

      é isso aí Paulo Cesar, falou e disse, tanto disse e certo, que hoje segunda feira 27/10temos de volta a Dilma, nossa Presidente…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-30 21:15:36