aki

cadastre-se aqui
aki
Política
02-03-2015, 9h32

Na Lava Jato, governo não tem estratégia política e econômica

32

Postado por: Daniela Martins

O governo Dilma Rousseff não tem estratégia política e econômica para enfrentar a crise da Lava Jato. Faz uma gestão de crise com ações pontuais e descoordenadas na política e na economia. O governo tem agido a reboque enquanto aguarda um eventual alívio da lista de Janot.

O Palácio do Planalto tem a expectativa de que a manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a respeito dos políticos com foro privilegiado no STF (Supremo Tribunal Federal) possa dar um alívio à presidente. Mas isso tende a ser uma ilusão. A seguir, bastidores das batalhas jurídicas, políticas e econômicas em curso entre governo, empresas, executivos e investigadores:

*

Front político e jurídico

Na política, a tentativa do governo de articular um acordo de leniência com as empresas, ação feita pela Advocacia Geral da União, tem sido vista como desconfiança e desinteresse pelas empresas e pelo Ministério Público Federal.

O acordo de leniência não alcança as acusações penais, apenas as cíveis e administrativas, ao contrário dos Estados Unidos. Lá, é feito acordo global em que a empresa assume responsabilidade, paga multa e suaviza as punições cíveis e penais contra os executivos e acionistas.

Na visão das empresas, ao admitir culpa num eventual acordo de leniência, elas reforçam as acusações penais que sofrem. E a maior preocupação das empresas é com o juiz Sérgio Moro, da Justiça Federal de Curitiba. Toda vez que o governo fala em salvar as empresas e punir as pessoas, as famílias dos executivos presos em Curitiba os pressionam a fazer acordo de delação.

É o que aconteceu com dois executivos da Camargo Corrêa, primeira grande empreiteira que terá seus negócios expostos na Lava Jato. As empresas gostariam que o governo as ajudasse a libertar executivos presos há mais de cem dias em Curitiba, mas o Palácio do Planalto não tem poder para isso.

Nos últimos dias, tem havido manifestações de advogados e de entidades de classe que questionam prisões preventivas por tanto tempo. Alegam que elas ferem direitos e garantias individuais. Há acusação de que são uma forma de tortura, por levar o preso a ser obrigado a aceitar a delação. Advogados afirmam que isso pode levar a nulidades jurídicas futuras em tribunais superiores.

Já os defensores da delação premiada negam que seja uma forma de tortura. Afirmam que faz parte do mecanismo da delação conceder benefícios a quem aceita falar. Daí serem soltos ou irem para prisão domiciliar após um acerto de delação. O mecanismo estaria alcançando seus objetivos e seria legal, assegurando consistência para sustentar as acusações nos tribunais superiores.

Há um embate entre advogados e investigadores. O fundamental é lembrar que não são incompatíveis combater a corrupção e respeitar o Estado democrático de direito.

Se a lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, confirmar apenas os pedidos de abertura de inquérito contra políticos com foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal, haverá uma leitura das empresas de que os políticos poderão escapar com mais facilidade do que os seus executivos e acionistas.

Presos em Curitiba dizem às suas famílias que não vão seguir o exemplo de executivos e acionistas do julgamento do mensalão que não fizeram delação premiada e pegaram mais anos de cadeia do que os políticos que foram acusados naquele julgamento. Ou seja, poderiam delatar em mais detalhes, por exemplo, o financiamento para o PT, o PMDB e as campanhas da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014.

Isso é dinamite pura, apesar de os tesoureiros de Dilma dizerem que não haveria com o que a presidente se preocupar. Delações de executivos e acionistas de grandes empresas poderiam dar a munição que o juiz Sérgio Moro vem buscando.

*

Efeito Lava Jato sobre a economia

Do ponto de vista econômico, a presidente Dilma tem armas disponíveis, mas não as usa ou não sabe utilizá-las. Com todas as dificuldades de caixa e com o rebaixamento de sua nota de crédito pela Moody’s, a Petrobras está em melhor situação financeira do que todos os grupos econômicos do setor de óleo e gás do país.

Para o setor não afundar, a Petrobras deveria pagar para essas empresas pelos serviços que já foram executados e medidos. Mas a gestão de Maria das Graças Foster, com medo do que estava por vir em termos cíveis e penais, suspendeu negócios com 23 empresas. Colocou um pé no freio desses pagamentos.

Há empresas, como a OAS e a UTC, em situação difícil. Ao suspender os negócios com as 23 empresas, travou o fluxo de caixa e contaminou a imagem dos grupos econômicos, que são maiores do que as empreiteiras. Dilma poderia orientar o novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, a destravar pagamentos devidos, mas os relatos de bastidor são em sentido contrário.

Existe também um problema de obtenção de crédito não só para as empreiteiras, mas também para as outras empresas que compõem os grupos. Isso piora o efeito econômico da Lava Jato, com reflexos sobre o desemprego.

O Banco Central e os bancos públicos, BNDES, Banco do Brasil e Caixa, deveriam separar as empresas que são alvo da Lava Jato das demais companhias dos grupos econômicos. Mas está acontecendo o contrário, com efeito sobre grandes bancos privados. Aí se junta o pior dos mundos, que agrava os problemas de um setor que gera empregos. Uma ação capitaneada pelo Banco Central, separando o joio do trigo, deveria ser colocada em prática.

Ouça o comentário no “Jornal da CBN”:

Comentários
32
  1. Daniel disse:

    E da-lhe corda para a Dona Dilma se enforcer.
    Ruim demais.

    • Lori Schiavo disse:

      Essas grandes empreiteiras têm de trazer de volta para o País o dinheiro roubado nas obras da copa do mundo, que afundaram o Brasil. Era muito cômodo antigamente: corrompiam o setor público e ficavam de boa sem serem penalizados por nada,rindo dos corruptos da administração pública. Agora, estão com o rabo preso também. Vai diminuir em muito as falcatruas, pois, pensarão duas vezes antes de entrarem nessas enrascadas. Sem contar que esmagaram tantas pequenas empresas que tentaram entrar para prestar serviços ao Governo federal, utilizando-se do dinheiro da corrupção dos lobies para readequação nos preços de licitações públicas. Eu estou achando lindo. Embora o preço a pagar seja caro, um dia ou outro isso teria de acontecer para purificar as obras públicas no Brasil.

  2. guilherme disse:

    Muito bom os comentários aqui tecidos. De se lembrar a patética manifestação do Sr. Bresser ex-ministro da fazenda no fim de semana e a ótima manifestação do Dr. Modesto Carvalhosa sobre a Dilma estar incorrendo em crimes.

  3. saulo flaneto disse:

    Já vimos isso antes. Enquanto políticos e empresários – sempre os mesmos – estão se dando bem a coisa flui como um mar de rosas. Aí, chega o momento de pagar a conta pelos roubos e facilitações e só então clamam pela compreensão “publica”. Se no final tudo der errado, se o país falir, a culpa será dos que não foram complacentes com a roubalheira. O pensamento é pelo amor de Deus, parem de investigar ou o pais afunda! Em nenhum momento pensaram em parar com as roubalheiras pelo bem desse mesmo país. É comum ouvir hoje que o Brasil se recente de um grande estadista que pudesse dar credibilidade e uma cara nova às mudanças necessárias. Na verdade a República carece de uma única coisa, simples e básica e que deveria ser a regra e não exceção: apenas um pouquinho de honestidade.

    • Afonso Carlos Marcondes disse:

      Muito bem escrito Sr. Saulo, o que o país está precisando é de um choque de moralidade, honestidade etc. principalmente esta classe política que envergonha a nação.

  4. jotagc disse:

    Certeza absoluta que o comentarista e toda a velha mídia estariam criticando o governo se liberasse pagamentos a empresas envolvidas no Lava-jato.
    Quem está quebrando às empresas e destruindo a imagem da Petrobrás é essa velha mídia, o irresponsável juiz Moro e a oposição que transformam denúncias de malfeitores em provas irrefutáveis e até em sentenças. Que partidarizam uma questão criminal. Que manipulam informações para enfraquecer o governo, sem se importar o estrago que fazem na imagem da empresa. Que omitem o fato de todas as petroleiras do mundo e muitas outras empresas que negociam commodities (a Vale por exemplo) sofreram e estão sofrendo perdas iguais ou maiores que as da Petrobras.
    Como fizeram no mensalão, tentaram empurrar sumariamente para o STF o julgamento dos julgados, mas só dos que tiverem alguma relação com o PT. E para isso se utilizaram da tal delação premiada dos corruptor, dos vazamentos seletivos e da pressão da mídia partidária. O procurador geral Janot, diferente do que fariam oo Brindeiro e o Gurguel, não engoliu o golpe branco. Em outra palavras, está mandando investigar mais e com mais seriedade.

    • MARCOS ROCHA disse:

      Muito bem colocado………..enquanto isso temos que aguentar o FHC e seu bando organizando um golpe.

      Quer ver o país pegar fogo…..

      • Pedro Lago disse:

        Com certeza foi a mídia golpista quem indicou a diretoria que montou o esquema de corrupção, foi o FHC quem determinou a construção das refinarias do MAranhão, Ceará, COMPERJ e Abreu e Lima. Foi a “direita” golpista quem comprou a Refinaria de Pasadilma, foram os malvados norte americanos quem segurou os preços da Gasolina só para gerar fluxo de caixa negativo.
        PelamordeDeus! A culpa nunca é do PT ? É sempre dos outros?

    • Joaquim disse:

      Jota, quer dizer que você acha que um gerente da Petrobrás devolver quase U$ 100.000.000,00 é invenção da mídia?
      Temos um governo que só sabe fazer politicagem. Incapaz que assumir os seus erros, incapaz de unir o pais e incapaz de traçar uma rota com final definido.
      Como este governo, escolhido pelos brasileiro não credibilidade, o ajuste será mais pesado e mais longo. demos um passo maior que as pernas e este passo começou lá em 2009.
      Espero que este aprendizado politico seja absorvido pelo eleitorado brasileiro e boa parte dele deixe de ser iludido pelos marqueteiros e procure se inteirar melhor das consequências de se voto.
      E espero que o judiciário dê o exemplo mostrando que a corrupção não compensa.

    • Pasquale disse:

      “Quem está quebrando às empresas e destruindo a imagem da Petrobrás é essa velha mídia”
      Meu caro,o problema da empresa é que acabaram com o caixa e a dívida é enorme.
      Claro e evidente não foi a mídia que fez,CUMPANHEIRO.
      Uma refinaria custar 18 BILHÕES é brincadeira,ou será que não é??????
      HUMILHAM E ZOMBAM DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

    • Robson disse:

      A culpa é da mídia e do FHC? Esta conversa de querer culpar os outros não cola mais. Fatos: Inflação alta, PIB NEGATIVO, divida interna passando os 2 trilhões, má gestão e corrupção desenfreada. Sem manifestar opiniões ou impor ideologias, estes FATOS falam por si só!

    • Daniel disse:

      Quanta bobagem…. Todos estão contra o PT então?
      Até o mensalão foi montagem da mídia e da oposição?
      Meu Deus cara….

    • Lori Schiavo disse:

      Engraçado que a Globo, a Band, a Record, o Estadão, a Zero Hora,a Veja, a Isto é e tantos outros meios de comunicaçaõ perseguem o PT, quando o Governo Federal está em suas mãos, com todas as propagandas feitas nestes veículos. No Brasil, segundo a opinião deles, só quem fala a verdade são os jornalecos do partido. Meu avô me ensinou que quando nenhum vizinho presta, é hora de fazermos uma auto-análise porque o problema deve estar conosco.

  5. Que solução a presidente pode dar a situação lava jato?Nao podemos esquecer que tudo isto aconteceu quando a presidente era presidente do conselho de administração da Petrobras ela mesmo durante o governo Lula ou através do sr. Guido Mantega ministro da fazenda dela.Devemos lembrar que perante a legislação de mercado de capitais o presidente do conselho de administração de uma empresa e responsável pela gestão desta empresa,portanto a sra. Dilma e o sr. Guido Mantega são responsáveis por este problema assim como os membros da diretoria executiva e todos os membros do conselho de administração da Petrobras…???!!!
    Durante as duas gestões dos presidentes do conselho de administração da Petrobras esta provado que a empresa não tinha procedimentos,nao tinha controles,a auditoria interna e externa não estavam atuando corretamente perante o comitê de auditoria do conselho de administração e assim…o que fazia o conselho?O conselho não estava cumprindo as obrigações que lhe correspondia…Somente autorizavam um controle de preço do petróleo que não atendia aos interesses da empresa mas atendia aos objetivos políticos da presidente Dilma de controlar a inflação não pela maneira correta?

  6. Antonio Celso Alencar disse:

    Em breve descobriremos a quem realmente interessa a terra arrsada.
    Ao povo, eu garanto que não é!

  7. César disse:

    Não se preocupe Jotagc. Tem outra investigação em curso nos EUA e está os partidos políticos, os parlamentares sendo do governo ou oposição, não poderão influenciar. Só que discordo de que seja a “Mídia” quem está destruindo a imagem da Petrobrás e do governo. este governo não precisa que ninguém trabalhe contra ele, a incompetência é tamanha que se alto-destrói. Até o Ministro Levy já falou que antes dele brincavam de fazer economia, não no sentido de economizar, mas no de retirarem receitas na ordem de $25 Bilhões de forma amadorística para não falar irresponsável, o que não gerou empregos e nem os protegeu. Marta Suplicy, pelo que eu me lembro não é da Mídia destrutiva. Ou será que é? A Presidente Dilma, e sua teimosia, bancou Graça Foster na Petrobrás até que ela resolveu falar em perdas de $88,6 Bilhões em prejuízos para a companhia. Mais uma vez, não foi a mídia e sim gente do próprio governo a minar os fracos argumentos de quem quer defender o indefensável. Até gente do PT anda dizendo que é necessário uma renovação profunda no partido, isto foi dito por Tarso Genro. Será ele um pau mandado da Mídia? Alguns que sofreram um processo de lavagem cerebral pelo partido sempre se acham vitimas de conspiração da Mídia e já nem olham os fatos com isenção. Falou mal é golpista! Narrar fatos não é golpe e criticar faz parte da democracia.

  8. NORBERTO FRIAS disse:

    “F.A.”, S O C O R R O !!!

  9. Jose Maria disse:

    Os governos do PT deixaram o país em ebulição. O sistema financeiro, antes sólido e abastecido de Dólares, as commodities proporcionaram essa fartura, hoje fazem falta, o desperdício matou a galinha dos ovos de ouro. A Petrobras está em situação calamitosa, com débitos estratosféricos, cerca de 280 bilhões de Reais, e pior, desacreditada e desclassificada. Culpa de má gestão e uso indevido do caixa dessa que já foi mega empresa brasileira. É lastimável tudo isso!!!

  10. César disse:

    que aqueles que estão defendendo a Presidente Dilma escreveriam aqui? Será que se o Aécio Neves tivesse ganho as eleições e estivesse aumentando o preço dos combustíveis, da energia elétrica, dos impostos federais, retirando direitos trabalhistas, mandando a Força Nacional desbloquear as estradas que os caminhoneiros bloquearam, defendendo acordo de leniência com as empreiteiras que ajudaram a desviar dinheiro da Petrobrás para salva-las, feito um porto nas Ilhas Falkland, emprestado dinheiro do BNDES para o Eike Batista, Emprestado dinheiro do BNDES para a um Frigorifico e recebido $ 400 milhões de reais de doações de campanha para se reeleger da mesma empresa, etc, etc, stc. Como será

  11. Rogério Cavenaghi disse:

    Mas este governo federal tem estratégia para alguma coisa? Pergunto aos meus botões…

  12. trower disse:

    O PT, sites OMO (mais branco impossível),militontos e demais tentam de forma desesperada imputar a culpa disto que esta aí a mídia e a partidos de oposição. Até agora do que sabemos das investigações é que a coisa mais próxima do Governo FHC que surgiu é que um dos envolvidos no esquema recebeu propina na Petrobrás em 1997 e 98. Mas afirmou que era um esquema interno sem tentáculos de partidos e políticos. Ou seja nada que envolva o Governo FHC. Alem disso sabemos, pelo que foi divulgado, que o esquema foi montado para fazer caixa para o PT e alguns partidos aliados.A única saída para o estilo PT de governar é tentar envolver os outros para amenizar a culpa. Essa tática parece que não cola mais. A população esta vacinada e faz chacota. Tudo culpa de FHC virou meme na internet.

    • Denise disse:

      Quero pensar que não li o que estou lendo, quer dizer que a mídia agora é a culpada igual ao mensalão? que o Zé Dirceu enojou todos pq fez o que fez e quem foi para a cadeia foram os que mexiam no dinheiro como eles estivessem no planalto governando? agora a presidente do conselho tornou-se presidente da republica e tanto ela como o Lula não tocaram em nada? e nada aconteceu? Pois infelizmente se vcs não se emendarem nem Deus vai ajudar, pq breve vcs nem papel higiênico,sabonete e pasta de dentes terão como na Venezuela acontece, mas as riquezas do Brasil continuarão saindo para os países que estão invadindo a América do Sul, na Argentina já estão chorando, na Venezuela se matando e vcs irão para o mesmo lugar para deixarem de ser idólatras, elegeram um deus chamado Lula e uma deusa chamada Dilma. E nenhum empresa desceu tanto, de 3 mundial a ser a 7 da América do sul é muita coisa. e se estava ruim ficou pior doando dinheiro para Argentina e Bolívia, hj os projetos sociais da Bolívia são bancados por Petrobras, e acionista injeta dinheiro em ações para ter lucro e nenhum terá aliais se vc não sabe há 9000 profissionais na Bahia sem salário desde novembro, uma multidão desempregada no pais inteiro, e olhe gente que trabalha nas plataformas viu pq são terceirizados, e vem mais ai é só esperar.O povo não quer acreditar e ai prefere acreditar em mentiras pois será menos dolorido.mas a verdade é. O BRASIL FALIU.OU O PT FALIU O BRASIL.

  13. César disse:

    Será que, se o Aécio Neves tivesse ganho as ultimas eleições e estivesse aumentando o preço dos combustíveis, da energia elétrica, dos impostos federais, retirando direitos trabalhistas, mandando a Força Nacional desbloquear as estradas que os caminhoneiros bloquearam, defendendo acordo de leniência com as empreiteiras que ajudaram a desviar dinheiro da Petrobrás para salva-las, feito um porto nas Ilhas Falkland, emprestado dinheiro do BNDES para o Eike Batista, Emprestado dinheiro do BNDES para a um Frigorifico e recebido $ 400 milhões de reais de doações de campanha para se reeleger da mesma empresa, etc, etc, etc. Como será que aqueles que estão defendendo a Presidente Dilma escreveriam aqui?

    • Lori Schiavo disse:

      Se o Aécio tivesse ganho as últimas eleições, já estaríamos pagando 4,50 o litro da gasolina há tempos. O Salário mínimo estaria em R$ 500,00 com o tucanato alardeando aos 4 ventos que haviam colocado o salário para 200 dólares. Os americanos já haveriam comprado a Petrobrás, a troco de merreca, pois, FHC vendeu a Vale do Rio Doce, maior empresa mineradora do mundo, com reservas minerais incalculáveis por uns 3 bilhões de dólares, enquanto Antonio Brito vendeu 2/3 da CEEE, Companhia de energia do RS pelo mesmo valor. Portanto, devemos buscar alternativas novas para administrar o país. Tucanos não são solução prá nada.

  14. Nilson disse:

    Que estratégias??? Defender o indefensável, que o seu partido PT (Pior de Todos) montou o maior esquema de corrupção na história brasileira cujos chefes mensaleiros tem a cara de pau de achar que ainda podem mudar alguma coisa???? Este partido que dizia ser diferente, de fato foi muito mais astuto em engendrar a roubalheira sem nenhuma vergonha. FORA PETISTAS…..MUDA BRASIL, NINGUEM AGUENTA MAIS ESTA GENTE CANALHA….

  15. Tulio disse:

    O problema é que a Lava Jato vai virar troco quando resolverem investigar tudo sobre o BNDES.Espero que passem o país a limpo e na próxima eleição o povo vote em uma terceira via não comprometida com PT, PSDB ou PMDB. Renovação já!

  16. Sarmanho disse:

    É nítido que a corrupção destrói o futuro de muitos (digo milhões) em detrimento do desejo nefasto de poucos de quererem se dar bem a qualquer custo, mesmo que seja pra tirar leite da boca de crianças. Se você fazer uma conta básica verá que esses bilhõõõõõõõõõõõõõõõõõõõõões durante esses anos todos (desde 1996 como retrata a investigação) é apenas uma pequena parte de tudo que existe. Como a forma de auferir riquezas já está descoberta, não há dúvida alguma de que em todos os outros setores, obras, projetos e construções do governo federal há o mesmo mecanismo de corrupção. O juíz Sérgio Moro tem os culhões necessários para mergulhar mais fundo ainda. Com a Camargo Correa entrando na história (fez delação), vamos percebendo que o conluio está em todas as grandes obras anunciadas pelo governo. A solução é simples: a verdade deve ser revelada!

  17. Luis Roberto Moraes disse:

    É fácil constatar a verdadeira situação que enfrentamos: 1) O governo do PT não tem planejamento, não tem organização. Sua base de sustentação é o “Bolsa Esmola”. Os integrantes do PT não tem e nunca tiveram ideologia, jamais combateram a Revolução porque tinham ideais , porém , estavam revoltados porque estavam fora da ” boquinha da mamata “. Sempre que aparece um escândalo, os petistas colocam a culpa nos outros e nos governos passados. Estamos vivendo uma ditadura pior do que a da Revolução de 1964,. É terminantemente proibido discordar ou criticar a terrorista presidanta (presidente + anta). O pior da novela é que nós, o povo brasileiro, vamos pagar a conta de todos os desmandos do amaldiçoado governo petista. Pobre Brasil, dá pena.

  18. Chuck norris disse:

    Kennedy, como a Petrobrás vai pagar seus fornecedores e colocar os projetos da empresa para funcionar se o preço do petróleo no mercado internacional está abaixo do preço de custo de extração? A crise não é apenas política, esta empresa entrou em um buraco tão grande que nem com combustível a 6 reais vai resolver e os diretores da empresa sabem disso. A solução é rezar para o barril de petróleo aumentar o preço, e isso pode demorar até anos para acontecer. O único dinheiro que poderia fazê-la aguentar neste tempo de crise de preços foi surrupiado por bandidos e partidos políticos, agora junte outra reza para a Petrobrás sobreviver até lá.

  19. fretas aires disse:

    ENQUANDO ENSISTIR ESTA DESGRAÇA DESTE PARTIDO DO PT O BRASIL ESTA FUDIDO TEM QUE MANDAR TODOS PARA CADEIA A SIGRA DELES COMPANHEIRO EU NAO VI E NAO SEI SAO TODOS ANJOS DO CABETA

  20. gesiel disse:

    Mas o que é A CRISE DO LAVA-JATO? Meu, a Petrobras É APENAS UMA EMPRESA do governo brasileiro; que TEVE UM LUCRO DE 15 BILHÕES no ano passado e o GOVERNO ARRECADA 3 TRILHÕES ANUAIS. De maneira NENHUMA UMA CRISE da Petrobras VAI AFETAR A ECONOMIA DE UM PAÍS FORTE COMO O BRASIL. A imprensa conservadora, SE ANTENCIPOU À DAR SEU NOTICIA HIPOTÉTICA E TERRORISTA, de que A LAVA-JATO “”PODERIA””” TER DADO UM PREJUIZO DE “”88 BILHÕES À PETROBRAS””, quando a “””JUSTIÇA, QUE FEZ AS INVESTIGAÇÕES E TEVE ACESSO A TODOS OS DEPOIMENTOS E A TODO O PROCESSO DA LAVA-JATO””, afirmou que “”O PREJUIZO DA LAVA-JATO À PETROBRAS FOI de 2,7 BILHÕES””. Assim dá pra perceber quem são os inimigos externos da Petrobras que a Dilma disse não é mesmo? Nunca é demais lembrar que “””TODAS AS EMPRESAS PETROLIFERAS DO MUNDO, TIVERAM SEU VALOR DE MERCADO REDUZIDO. EIKE BATISTA QUE O DIGA.””” A Dilma FOI FIRME e fez o que precisava ter feito: APOIOU A INVESTIGAÇÃO E A PUNIÇÃO DO DIRETORES CORRUPTOS DA ESTATAL (ao contrario do Alckmin que mantém no cargo, o PRESIDENTE DA CPTM, indiciado por corrupção), e nomeou o presidente do Banco Central, para presidir a petrobras, cujo em sua gestão o Banco central TLIPLICOU O SEU FATURAMENTO. Assim fica dificil acreditar que a Dilma não tem estratégia politica e economica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

Não serão liberados comentários com ofensas, afirmações levianas, preconceito e linguagem agressiva, grosseira e obscena, bem como calúnia, injúria ou difamação. Não publicaremos links para outras páginas devido à impossibilidade de checar cada um deles.

2020-09-29 06:34:43